Conectar

Ver Versão Completa : Part Time : Quando usar ?



Marcelo B. A.
15/12/2004, 13:50
Olá, apesar de haver alguns posts sobre o assunto no fórum, ainda tenho dúvidas sobre o modo de tração Part Time. Meu jeep é a Cherokee Sport automática 97/97, gasolina. A principal dúvida é quando e porquê usar a tração 4x4 Part Time, se a Cherokee tem a 4x4 FullTime. Em que situações usaria a Part Time em vez da Full Time ??

Grato,

Marcelo

Marcos Ojeda
15/12/2004, 14:18
Voce pode usar o Part Time e só quando o terreno tem pouca aderencia
o Full time pode ser a qualquer momento, mas eu prefiro em dia de chuva da muita estabilidade

leopoldo
15/12/2004, 20:14
É bem assim como o Sr. Ojeda explicou mas sendo um pouco mais detalhado é o seguinte:

O jeep CJ (como exemplo) tem a tração traseira como normal do dia-a-dia. Quando em terreno escorregadio, aciona-se a alavanca de tração nas 4 rodas e as rodas livres. Nesse momento ele vira um Part-time. Muito bem, só que ele tem 2 limitações que todos conhecem:

1-não usar em Part-Time acima de 40km/h.
2-não usar em Part-time no asfalto ou terreno sêco.

Por que?

Porque o Jeep não tem diferencial central, que vai dentro da caixa de transferência ou no meio do caminho. Sem isso, nessas condições acima, o acoplamento constante entre os 2 diferenciais destruiria as engrenages da caixa de transferência.

AH! mas em benefício de uma segurança defensiva, ainda meio duvidosa( existem prós e contras), como por exemplo: dirigir na chuva a mais de 100 km/h, ou poder dirigir na neve, sem moer a transferência, as fábricas começaram a oferecer veículos com tração permanente nas 4 rodas, o Full-Time, que nada mais é que um Part-time com o dito diferencial central e que nem precisa mais das rodas-livres.
Só que tem um probleminha: no modo Full-time, se uma roda qualquer patina, as outras 3 desaceleram, perdem tração até parar de rodar.

Para que um veículo full-time possa então fazer fora de estrada, tem que haver um modo de travar o diferencial central........um bloqueio.......então há um dispositivo para isso, não importa se elétrico, manual, pneumático.....é isso que ele faz......trava o diferencial central........e nesse instante, você tem um veículo como o jeep no modo Part-Time. :shock:

Ou seja: para sua Jeep Cherokee Sport andar na lama, tem que virar um bom e velho JEEP. :D

Até o TJ é assim hoje!. :oops: :oops:

corrigindo:

não é não! o bicho é part-time.....mas a WARN tem kit de conversão para por roda livre

Wallace
15/12/2004, 22:52
O jeep CJ (como exemplo) tem a tração traseira como normal do dia-a-dia. Quando em terreno escorregadio, aciona-se a alavanca de tração nas 4 rodas e as rodas livres. Nesse momento ele vira um Part-time. Muito bem, só que ele tem 2 limitações que todos conhecem:

1-não usar em Part-Time acima de 40km/h.
2-não usar em Part-time no asfalto ou terreno sêco.

Por que?

Porque o Jeep não tem diferencial central, que vai dentro da caixa de transferência ou no meio do caminho. Sem isso, nessas condições acima, o acoplamento constante entre os 2 diferenciais destruiria as engrenages da caixa de transferência.

AH! mas em benefício de uma segurança defensiva, ainda meio duvidosa( existem prós e contras), como por exemplo: dirigir na chuva a mais de 100 km/h, ou poder dirigir na neve, sem moer a transferência, as fábricas começaram a oferecer veículos com tração permanente nas 4 rodas, o Full-Time, que nada mais é que um Part-time com o dito diferencial central e que nem precisa mais das rodas-livres.
Só que tem um probleminha: no modo Full-time, se uma roda qualquer patina, as outras 3 desaceleram, perdem tração até parar de rodar.

Para que um veículo full-time possa então fazer fora de estrada, tem que haver um modo de travar o diferencial central........um bloqueio.......então há um dispositivo para isso, não importa se elétrico, manual, pneumático.....é isso que ele faz......trava o diferencial central........e nesse instante, você tem um veículo como o jeep no modo Part-Time. :shock:

Ou seja: para sua Jeep Cherokee Sport andar na lama, tem que virar um bom e velho JEEP. :D

Até o TJ é assim hoje!.......mas a WARN tem kit de conversão Ful-Time para Part-Time
Na Cherokee e em outros 4x4 modernos pode-se andar em qualquer velocidade em 4x4 part-time, basta só andar em linha reta ou que o piso seja de baixa aderencia para as rodas poderem escorregar entes de forçar a transmissão.
A Cherokee fica muito mais segura em 4x4 full-time mesmo a baixa velocidade. É muita potencia, muito reduzida e muito leve para andar em 4x2 em piso molhado, por exemplo.
Pode fazer fora de estrada sim em 4x4 Full-time... normalmente é 45% da força no eixo dianteiro e o resto para o traseiro, mas em Part-time fica tudo mais previsivel.
O TJ e assim pois é muito curto para ter a caixa select-track.

leopoldo
16/12/2004, 10:16
Na Cherokee e em outros 4x4 modernos pode-se andar em qualquer velocidade em 4x4 part-time, basta só andar em linha reta

Só se for em linha reta, apenas em linha reta, com a pressão dos pneus exatamente a mesma, aferido na 2º casa depois da vírgula, com a distribuição de peso por roda exatamente a mesma, idem a precisão.

Isso é irreal. Então não pode, Wallace...........bom, poder até pode, a longo prazo é você que vai pagar as peças mesmo !



A Cherokee fica muito mais segura em 4x4 full-time...........

Foi o que eu disse sobre direção defensiva mas, veja bem que existem discussões que provam o contrário, mas isso é como a história do ovo e a galinha.



É muita potencia, muito reduzida e muito leve para andar em 4x2 em piso molhado, por exemplo

Isso não é argumento para justificar o full-time. Não foi por esse lado da história que resolveram colocar o full time nesses veículos. Duvido que um pé bem adestrado não controle bem um carro assim.



Pode fazer fora de estrada sim em 4x4 Full-time... normalmente é 45% da força no eixo dianteiro e o resto para o traseiro, mas em Part-time fica tudo mais previsivel

Não é que não pode mas se a lama for braba mesmo, acontece exatamente o que eu disse lá em cima. O que ajuda é um bloqueio no eixo traseiro.

billj
16/12/2004, 10:35
Na Cherokee e em outros 4x4 modernos pode-se andar em qualquer velocidade em 4x4 part-time, basta só andar em linha reta

Só se for em linha reta, apenas em linha reta, com a pressão dos pneus exatamente a mesma, aferido na 2º casa depois da vírgula, com a distribuição de peso por roda exatamente a mesma, idem a precisão.

Isso é irreal. Então não pode, Wallace...........bom, poder até pode, a longo prazo é você que vai pagar as peças mesmo !






Na teoria não pode. Na prática pode, pois o contato do pneu com o solo não é 100% sincronizado, mesmo em piso seco........

Mas que estressa mais os componentes, sem dúvida...........

Me lembro uma vez quando usava os BF 31 no Samurai. Estávamos em Parati quando bati num puto buraco no Rio-Santos e começou a ter um PUTO shimmy. Não consegui nem dirigir o carro.

Para chegar em casa, não deu outra, engatei o 4x4 e fui embora. Com o c* na mão, fazendo curvas bem abertas e tudo. Mas chegamos via o mesmo Rio-Santos, sem moer nada........

Abraços,

Wallace
16/12/2004, 10:52
Só se for em linha reta, apenas em linha reta, com a pressão dos pneus exatamente a mesma, aferido na 2º casa depois da vírgula, com a distribuição de peso por roda exatamente a mesma, idem a precisão.

Isso é irreal. Então não pode, Wallace...........bom, poder até pode, a longo prazo é você que vai pagar as peças mesmo !
Deixa de falar besteira!

Foi o que eu disse sobre direção defensiva mas, veja bem que existem discussões que provam o contrário, mas isso é como a história do ovo e a galinha.
Mais besteira!

Isso não é argumento para justificar o full-time. Não foi por esse lado da história que resolveram colocar o full time nesses veículos. Duvido que um pé bem adestrado não controle bem um carro assim. Anda mais besteira! Estamos falando do motorista medio.
Lembre-se que antes de lama tais veiculos foram feitos para neve.
Assim é obviamente muito mais seguro andar em 4x4 full-time em qualquer piso, assim como é muito melhor ter ABS, etc e tal.
Deixa de ser chato e aprenda a ter uma visão mais global, e não só a sua trancada na sua garagem.

Não é que não pode mas se a lama for braba mesmo, acontece exatamente o que eu disse lá em cima. O que ajuda é um bloqueio no eixo traseiro.Novamente você não sabe pensar de forma generalizada... só dentro de sua caixa de sapatos.

Meu amigo tinha uma XJ igual a minha e sempre colocava em Full-time quando a esposa dele pegava a Cherokee. Porque... porque ela é uma motorista da media que tinha um Clio 1.0 e não estava acostumada com tração traseira, motor forte etc e tal.
Mas certamente voce vai dizer que é burrice e que ela tinha que aprender a pilotar com um pé adestrado. E enquanto não aprender todos correm risco de acidente né.
É burrice não aproveitar da vantagem do Full-time quem tem.
Estou achando que voce é muito invejoso e queria ter a opção de Full-time, mas como não tem, não quer que os que tem usem.

leopoldo
16/12/2004, 10:55
Bill, concordo contigo.

O que eu disse é A LONGO PRAZO.

As engrenagens não são feitas de banana para moer em 5 minutos.

É que se a gente não alerta, vai ter nó cego que vai ler e vai pensar assim:

Já que eles disseram que pode, vou andar só em part time,

e daquí a um ano, quando começar a aparecer folga até no documento o cara vai falar:

foi aquele bando de burros que disse que podia

Então eu digo :

Não pode, não deve e quais as diferenças específicas em um sistema e outro.

billj
16/12/2004, 11:01
Leopoldo,

Eu prefiro falar de uma forma mais objetivo. Se o nó cego não souber como interpretar isso para a sua circunstância, problema dele..........

A responsibilidade pelo uso de informações adquirido na Internet é por conta e risco do comprador.......... :wink:

Abraços,

leopoldo
16/12/2004, 11:28
Wallace,

Não perca a linha comigo porque você só perde tempo.

A DISCUSSÃO AQUI É PURAMENTE TÉCNICA E NÃO SE VOCÊ FICA AFETADO COM ISSO OU NÃO

O rapaz fez uma pergunta, responda o que é correto e não oque você acha.

Se quiser contrariar dados de engenharia masi que conhecidos, por exemplo, escaneie e mostre a página do manual do proprietário da cherokee onde diz que pode rodar em part-time sem problemas!

E sobre inveja.......isso é coisa de incompetente !

Nem se preocupe com isso porque se eu quiser tenho plena capacidade de montar um sistema desse no meu CJ a hora que eu quiser.

Luca
16/12/2004, 12:17
Leopoldo,

Nem se de ao trabalho de justificar. Quem sabe, sabe.

[]´s

leopoldo
16/12/2004, 12:26
E para não dizer que eu não sei do que falo:

Traduzindo, página 51 - Jeep owner bible - Moses Lund - Operating Your Jeep:

"A transmissão do jeep [com exceção do Quadratrac ou do Full-time] não tolera o uso em 4x4 em superfícies rígidas - lei-se asfalto.
A tração do eixo dianteiro e do traseiro não se faz em perfeita sincronização e o resultado É engripamento de engrenagens. Esta condição se caracteriza por alavanca travada e/ou o mesmo com as rodas-livres, danificando a transmissão (Um diferencial central dentro da caixa de transferência nos cambios Full-Time evitam o engripamento)"

Ou seja......Full-Time em Part-Time danifica a transmissão.

Tem mais, depois coloco aqui.

E Obrigado Luca, é um dos que sabe.

andretomasi
16/12/2004, 12:35
Daqui a pouco o Mallace aparece dizendo que o Leopoldo ofendeu ele e começou a discussão..

[ ]´s

Luca
16/12/2004, 12:58
Keko,

Criatividade brilhante. :lol: :lol: :lol:
[]´s

Marcos Ojeda
16/12/2004, 18:55
E para não dizer que eu não sei do que falo:

Traduzindo, página 51 - Jeep owner bible - Moses Lund - Operating Your Jeep:

"A transmissão do jeep com exceção do Quadratrac ou do Full-time não tolera o uso em 4x4 em superfícies rígidas - lei-se asfalto.
A tração do eixo dianteiro e do traseiro não se faz em perfeita sincronização e o resultado É engripamento de engrenagens. Esta condição se caracteriza por alavanca travada e/ou o mesmo com as rodas-livres, danificando a transmissão (Um diferencial central dentro da caixa de transferência nos cambios Full-Time evitam o engripamento)"

Ou seja......Full-Time em Part-Time danifica a transmissão.

Tem mais, depois coloco aqui.

E Obrigado Luca, é um dos que sabe.

Leopoldo, não concordo com a forma que o Wallace escreve, mas no caso do Full Time de Cherokee na sua resposta diz
(exceção do Quadratrac ou do Full-time não tolera o uso em 4x4 em superfícies rígidas - lei-se asfalto.)

No full time o diferencial central está destravado, das 4 rodas que estão em curso só uma está tracionando efetivamente a roda que estiver fazendo menos força ou em caso de curva a roda que estiver fazendo o raio maior, por isso pode-se usar full-time o tempo todo, uma situação que é excelente e quando vc está rebocando. veja foto em anexo
quando vc trava o diferencioal central ele vira um 4x4 normal part time tracionando os dois eixos ao mesmo tempo, ou seja uma roda de cada eixo esta efetivamente tracionando, e é a mesma situação eum uma curva seas rod da frente não giram igual as de trás e por isso gera trancos e desgaste prematuro da transmissão,

Concordo com vc que entre usar 4x2 e 4x4full time no full time há o desgaste natural de estar usando toda transmissão dianteira e se não houver um motivo (chuva ou reboque) para que usar.

Não sei se ajudei,

Sergio Rocha
16/12/2004, 21:20
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

leopoldo
16/12/2004, 21:24
Ojeda,

lógico que ajudou .... você escreveu exatamente o que estive defendendo até agora !

Só que no caso desta tradução você confundiu o texto :

o que o manual diz é:

a menos que esteja em full-time, não dá para dirigir tranquilamente e em velocidade em piso seco !

MAs para não deixar dúvidas vou colocar um parênteseis lá em cima.

DougBRSP
16/12/2004, 23:39
Não sou especialista como os colegas do fórum, mas a minha opinião segue a lógica:

Se está escrito "full time" significa que posso usar o tempo todo ou não

"part time" durante intervalos de tempo em que se faça necessário.

Simples assim.. :oops:

[]s tentando conter o ânimo dos colegas

Wallace
17/12/2004, 10:05
Se quiser contrariar dados de engenharia masi que conhecidos, por exemplo, escaneie e mostre a página do manual do proprietário da cherokee onde diz que pode rodar em part-time sem problemas!
Contrariando a "SUA engenharia", pois na minha já podia... o grifo é meu.

Manual da Cherokee 98 em portugues... assim não tem o perigo de tradução...

Pagina 79:
Nunca use o Command-Trac no modo 4x4 em estradas secas de superficie dura por muito tempo e use 4L somente quando necessário para obter força de propulsão extra.

Ou seja, não só fala que pode usar a Part-time como até a reduzida...

Quem tiver alguma duvida, ainda tem logo abaixo a explicação de como fazer para desengatar a 4x4 ou mesmo 4L quando estiver em tais pisos.

Será que agora vão falar que o que esta escrito no manual não vale nada?
Vamos ver qual a desculpa agora. :?

leopoldo
17/12/2004, 10:54
Wallace, to começando a achar que você não leu o que eu tinha a escrito.
O seu manual fala exatamente a mesma coisa que eu tinha escrito lá em cima e você disparou essa tempestade toda:

"Nunca use o Command-Trac no modo 4x4 em estradas secas de superficie dura por muito tempo"

E de novo a conclusão é: andar em part-time desnecessariamente em terreno seco detona a transmissão. Espero que estejamos todos de acordo que não é imediatamente mas, causa prejuízos possivelmente a curto prazo.

Part time é para situações fora de estrada ou por exemplo para subir a ladeira da rua ou garagem coberta de gelo, ou escorregadia debaixo de chuva.

Wallace
17/12/2004, 17:14
Bem agora que eu tenho razão vamos voltar a alguns pontos...


AH! mas em benefício de uma segurança defensiva, ainda meio duvidosa( existem prós e contras), como por exemplo: dirigir na chuva a mais de 100 km/h, ou poder dirigir na neve, sem moer a transferência, as fábricas começaram a oferecer veículos com tração permanente nas 4 rodas, o Full-Time, que nada mais é que um Part-time com o dito diferencial central e que nem precisa mais das rodas-livres.
Só que tem um probleminha: no modo Full-time, se uma roda qualquer patina, as outras 3 desaceleram, perdem tração até parar de rodar.

Para que um veículo full-time possa então fazer fora de estrada, tem que haver um modo de travar o diferencial central........um bloqueio.......então há um dispositivo para isso, não importa se elétrico, manual, pneumático.....é isso que ele faz......trava o diferencial central........e nesse instante, você tem um veículo como o jeep no modo Part-Time. :shock:

Ou seja: para sua Jeep Cherokee Sport andar na lama, tem que virar um bom e velho JEEP. :D
So que você esquece que o diferencial central possa ter um mecanismo tipo deslizamento limitado... o que alias 'w muito comum.


Até o TJ é assim hoje!.......mas a WARN tem kit de conversão Ful-Time para Part-TimeOnde tem isso?
Nunca vi!
Ou você estaria confundindo com o kit de rodas livres?

Wallace
17/12/2004, 17:31
Só se for em linha reta, apenas em linha reta, com a pressão dos pneus exatamente a mesma, aferido na 2º casa depois da vírgula, com a distribuição de peso por roda exatamente a mesma, idem a precisão.
Isso é irreal. Então não pode, Wallace...........bom, poder até pode, a longo prazo é você que vai pagar as peças mesmo !
Bem já vimos que não é assim né, é muito comum precisar do part-time, muitas vezes até reduzido para reboque, principalmente para tirar e colocar pesados barcos da água ou para transpor uma rampa acentuada com reboque pesado.
Lembrando que muitas vezes é mais importante usar a reduzida para segurar o peso no freio motor que usar a reduzida para subir a mesma rampa.
Outra posibilidade é como aconteceu comigo.
Uma chuva absurda na Rodovia Carvalho Pinto, fui de full-time para part-time mesmo em curvas de tanta água que caia, mesmo assim não era seguro andar a mais de uns 50 km/h.

Foi o que eu disse sobre direção defensiva mas, veja bem que existem discussões que provam o contrário, mas isso é como a história do ovo e a galinha.É muito mais seguro.
O que pode-se se discutir é o tipo da tração usada.
Eu não gosto das tração Full-time das Grand Cherokee vendidas aqui. E 100% tração traseira, quando ela escorrega transfere a tração para frente.
Para mim isso acaba deixando a tração imprevisivel.
Prefiro a full-time da Sport que é 45% da força na frente e o resto no eixo traseiro.

Isso não é argumento para justificar o full-time. Não foi por esse lado da história que resolveram colocar o full time nesses veículos. Duvido que um pé bem adestrado não controle bem um carro assim.
E segundo sua teoria, Lands e Nivas não deveriam rodar, pois não tem opção de 4x2... :D

leopoldo
17/12/2004, 17:40
Bem agora que eu tenho razão......?

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Wallace, agora eu tenho certeza que você não lê o que eu escrevo ou o que você escreve!

Depois dessa, vou tomar um café, vou na locadora pegar um filme, vou repirar fundo e depois eu volto...........

Wallace
17/12/2004, 17:43
Part time é para situações fora de estrada ou por exemplo para subir a ladeira da rua ou garagem coberta de gelo, ou escorregadia debaixo de chuva.Ai muitas vezes pode ficar em Full-time que funciona.

leopoldo
17/12/2004, 20:50
Wallace,

Bom, agora que eu voltei, vamos discutir o assunto mas para isso vamos rebobinar a fita e começar onde tudo começou.

Wallace, por favor, leia com atenção antes de sair bufando ! :shock:

Se você não entender em português eu possso escrever em inglês, mas me POUPE o saco.

Nosso colega perguntou:

"quando e porquê usar a tração 4x4 Part Time, se a Cherokee tem a 4x4 FullTime. Em que situações usaria a Part Time em vez da Full Time ??"

Explicação:

Existem os seguintes modos de tração em um veículo com 2 eixos e 4 rodas - a princípio, não estou contando a presença de reduzida nem de bloqueio nos diferenciais dos eixos :

1- simples tração dianteira (exemplos: golf, fiesta, gol, etc....)
2- simples tração traseira (exemplos: opala, D10/D20/C10/C20, landau, etc...)
3- tração dianteira com opção 4x4 na traseira(exemplo: pampa 4x4- sistema Part-Time).
4- tração traseira com opção 4x4 na dianteira (exemplo: CJ até 1996 sistema Part-Time - caixa DANA 18/20/300, NP207, NP231 do jeep wrangler CJ7/TJ).
5- Tração traseira com opção 4x4 na dianteira com diferencial central. (exemplo: caixa Quadra Trac do jeep CJ7 - com cambio automático, Grand-Cherokee)
6- Tração permanente nas 4 com opção Part-Time(exemplo: selec trac NP242 da Grand-Cherokee, caixa do Niva, etc...)
7- Deve ter outro, mas não importa é variação desses todos. :evil:

O tipo de tração do item 5/6, é normalmente denominada FULL-TIME e já foi conhecido como All-Wheel Drive - vide os primórdios do sistema na perua AMC-AWD. Mas os nomes não importam e sim a funcionalidade.

O sistema full-time obrigatóriamente tem um dispositivo entre o eixo dianteiro e traseiro chamado de diferencial central. Esse dispositivo pode ser mecanico (caixa satélite) - proporcionalidade variável entre os eixos, com escorregamento limitado ou o com o hidráulico, mais conhecido como viscoso com proporcionalidade de distribuição de torque. O controlador dessa proporcionalidade pode por exemplo ser eletrônico ou mecanico.

Observação:

Não há restrição de velocidade para o sistema Full-Time. Só para o Par-time (explicação logo a seguir)

Agora vem a explicação para nosso colega Marcelo que já está de saco na Lua (se é que ele vai quere ler esse debate quase filosófico, mas que é obrigatorio para o Sr. Wallace):

SE o seu veículo tem a pretenção de também ser um fora de estrada, além de Full-Time, ele precisa ter um sistema de bloqueio do diferencial central. O bloqueio do diferencial central transforma o Full-Time em Part-Time, mesmo se for com escorregamento limitado.

Porque?

Da mesma forma como num jeep sem bloqueio e sem estar com a tração ligada se uma roda atola ou fica no ar ou patina, a outra desacelera até parar, enquanto que a outra - a que está atolada ou no ar ganha aceleração - no full time acontece a mesma coisa só que as outras 3 param de tracionr o carro. Então, se um veículo full-time, sem bloqueio ou jeep full-time com o diferencial desbloqueado entra com uma roda na lama, as outra 3 param de tracionar e o jeep atola. Exemplo prático: LADA NIVA.

O bloqueio do diferencial central isola o diferencial da frente do de trás. Assim, mesmo que a roda de um eixo atole, ainda tem 2 do outro eixo para transmitir tração.

Observação:

1- se os diferenciais estiverem com blocantes, lógicamente há vantagem tanto para o full-time quanto para o part-time.

Limitações, vantagens e desvantagens dos sistemas:

A- Full-Time:

Como não tem roda livre, não precisa por o pé na lama para ligar/desligar nem molhar a cabeça num toró. Também não precisa de roda livre automática.

Full- time com roda-livre na roda e desligada não é full-time ---é part-time.

Não é lá essas coisas para estradas muito lamacentas se não houver bloqueio dos 2 diferenciais. Rock-Crawling nem pensar.

É relativamente mais seguro no gelo e na chuva quando comparado a um part-time mas se o veículo tiver bloqueio nos 2 diferenciais, é necessário cuidado pois o veículo tem a tendência a desgarrar de lado, literalmente. Em veículos equipados com proporcionalizador de tração entre o eixo dianteiro e traseiro, essa tendência é menor.

Quando é uma vantagem estar em FullTime?

Na chuva, subindo uma rua como a apeninos, no tempo que era de pedregulho.

Quando é vantagem ser Full-Time?

Para o projetista da máquina, pois pode "aliviar" o dimensionamento dos componentes depois do cambio / transferência pois o torque está quase sempre dividido por 4.

Desvantagem - e isso é para o bolso do proprietário:

Em termos de manutenção é um veículo mais caro pois depois do cambio, são 2 cardans, diferenciais, rolamentos e acessórios o tempo inteiro rodando.

b- Part-Time - o nosso CJ:

Tudo bem, também não precisa de roda livre. A gente coloca para as peças não ficarem molinando e gerando desgaste e aumentando o consumo do jeep, que já é um beberrão. Então tem que por o pé na lama e molhar a cabeça num toró.

Tem limitação de uso e velocidade em terrenos SECOS: areia, asfalto mesmo que esburacado de são paulo, cimento liso, pedregulho. Não deve ser usado justamente pela falta do diferencial central. Sem ele, o diferencial da frente luta contra o de trás e o resultado é o esforço entre os dentes das engrenagens da transmissão. Aumenta-se o desgaste e a probabilidade de quebra de um componente. Vide a dificuldade de desengatar a alavanca da tração ou as roda livres depois de um fora de estrada em terreno seco.

Não dá para andar continuamente nem em estrada retas em part-time em alta velocidade. Isto porque as rodas não são 100% iguais, os eixos não estão totalmente paralelos o tempo todo, os pneus nã estão exatamente na mesma pressão, etc...etc...etc....

Invariávelmente, mesmo em linha reta haverá esforço indesejando nos componentes da transmissão.

Porém na lama, a coisa é outra. Com bloqueio nos 2 diferenciais melhor ainda, porém apresenta também a tendência em correr de lado, literalmente. Otimo para o rock crawling pois mesmo com 3 rodas no ar, se os 2 diferenciais tiverem blocante, a roda que sobra empurra ou puxa o jeep.

No gelo e neve, tudo bem mas no asfalto molhado, a velocidade é o limitante por causa da falta do central.

Quando é uma vantagem estar em Part-Time?

Na chuva, subindo uma rua como a apeninos, no tempo que era de pedregulho ou subindo uma estrada de terra lamacenta. No rock Crawling ou assemelhados.

Quando NÃO é vantagem ser Part-Time?

Para o projetista da máquina, pois não pode "aliviar" o dimensionamento dos componentes depois do cambio / transferência pois o torque está só dividido por 2. Pior quando o bloqueio é previsto pois então o dimensionamento do semi-eixo é feito para o torque integral.

Vantagem - e isso é para o bolso do proprietário:

É um sistema mais simples e mais barato de se manter, pois não tem o diferencial central, no mínimo.

--------------------------------------------------------------------------------------

Conclusões:

PART-TIME E FULL-TIME embora parecidos são funcionalmente muito diferentes.

Full-Time não apresenta limitação de velocidade além do bom senso do motorista e da velocidade limite do pneu.

Full-Time tem limitações no fora de estrada que são sobrepujados pelo Part-time.

Part-Time tem limitação de velocidade e tipo de terreno.

__________________________________________________ ___________


Mas, afinal de contas, se o sistema full time é mais seguro que a tração simples e não tem as limitações do part-time, Porque alguns especilistas em direção criticam o sistema????

Devido à obsolência dos motoristas. O que se argumenta é que o automatismo na direção devido aos diversos sistemas automotivos: a cambio automático, ABS, direção hidráulica, computador de bordo e sistema de direção por satélite tem diminuído a capacidade de reflexo dos motoristas em geral.

Wallace, que fique claro que:

a. não é apenas o FUll-time. Ele está no contexto.
b. não sou eu que afirma isso (embora entenda perfeitamente), é a mídia e pesquisadores.

Discussão semelhante tem na área da aviação. Só que o enfoque é um pouco diferente.

__________________________________________________ ___________


Bom, mas se um veículo FULL-TIME é mais caro, porque as pessoas compram?

Basicamente status e comodidade pois a maioria nunca vai ver lama ou neve. É o que o mercado quer. E paga-se o preço.

Mas tem gente que sabe o que quer e paga pela segurança ou porque precisa. Quem dirige na neve agradece.

__________________________________________________ ___________


Wallace, agora respondendo a outras perguntas :

"segundo sua teoria, Lands e Nivas não deveriam rodar, pois não tem opção de 4x2..."

Foi você que disse isso inferindo nem sei de onde. Isso não saiu pelos meus dedos no teclado.

__________________________________________________ __________


Sobre o TJ, é verdade. :oops: Aqui eu ERREI mesmo, pois estava me lembrando do kit WARN de roda livre mas o bichinho é Command-trac NV-231, então é Part-Time.

O kit roda livre mata o ABS mas salva os componentes que ficam molinando de graça.


__________________________________________________ __________


Obrigado pela paciência,

Agora vou ver ENTERPRISE> :wink:

Cotrim
18/12/2004, 22:11
Leopoldo,

Muito obrigado pela aula. Nada como ler uma explicação de quem sabe. O episódio de ontem foi lega? Eu não cheguei em casa a tempo.

[]'s

leopoldo
18/12/2004, 23:09
Assista o repeteco segunda às 14:00, as histórias
estão ótimas.

Wallace
19/12/2004, 13:38
Caro Leopoldo,

Corrigindo seus errinhos e outras...

4- tração traseira com opção 4x4 na dianteira(exemplo: CJ até 1996 sistema Part-Time. - caixa DANA 18/20/300, NP207, NP231, NP242 do jeep wrangler CJ7/TJ).
NP242 é a Select-Trac que equipa a Cherokee Sport que tem opção 4x4 Full-time.
E pelo que sei ela nunca equipou de fabrica o CJ7 e o TJ.

5- Tração traseira com opção 4x4 na dianteria com diferencial central. (exemplo: caixa command trac:cherokee sport - Quadra trac do jeep CJ7)
A command track é a NP231 que não tem opção de Full-time.

6- Tração permanente nas 4 rodas(exemplo Niva, Gran-Cherokee, etc...)
A Grand (e não Gran) Cherokee pode ser equipada com a command track assim como pode ser só 4x2... são raras mas existem.
Como é um 4x4 sob demanda não devia ser considerado um tração permanente nas 4 rodas, mas tudo bem, é uma questão de opinião.

O sistema full-time obrigatóriamente tem um dispositivo entre o eixo dianteiro e traseiro chamado de diferencial central. Esse dispositivo pode ser mecanico ou hidráulico (viscoso), com ou sem proporcionalidade de distribuição de torque. O controlador dessa proporcionalidade pode por exemplo ser eletrônico ou mecanico.

Observação:

1- Não é porque o veículo é full-time que obrigatóriamente tenha diferencial central.
Quer se decidir se o full-time obrigatoriamente o diferencial central ou não!

SE o seu veículo tem a pretenção de também ser um fora de estrada, além de Full-Time, ele precisa ter um sistema de bloqueio do diferencial central. O bloqueio do diferencial central transforma o Full-Time em Part-Time.

Porque?

Da mesma forma como num jeep sem bloqueio e sem estar com a tração ligada se uma roda atola ou fica no ar ou patina, a outra desacelera até parar, enquanto que a outra - a que está atolada ou no ar ganha aceleração - no full time acontece a mesma coisa só que as outras 3 param de tracionr o carro. Então, se um veículo full-time, sem bloqueio ou jeep full-time com o diferencial desbloqueado entra com uma roda na lama, as outra 3 param de tracionar e o jeep atola. Exemplo prático: LADA NIVA.

O bloqueio do diferencial central isola o diferencial da frente do de trás. Assim, mesmo que a roda de um eixo atole, ainda tem 2 do outro eixo para transmitir tração.
Como falei, existem diferenciais centrais que não precisam se exatamente bloqueado já que é tipo deslizamento limitado.

Full- time com roda-livre na roda e desligada não é full-time ---é part-time.
Para mim não é nada... já que não andaria segundo suas próprias teorias... em tempo... nas minhas também...

É relativamente mais seguro no gelo e na chuva quando comparado a um part-time mas se o veículo tiver bloqueio nos 2 diferenciais, é necessário cuidado pois o veículo tem a tendência a desgarrar de lado, literalmente.
Não. É bem mais seguro.
Se é 4x4 Full-time não deveria ter bloqueio no eixo dianteiro que não o de deslizamento limitado ou selecionavel (delegável).
No eixo traseiro também não tem problema, basta saber usar.

Quando é uma vantagem estar em FullTime?

Na chuva, subindo uma rua como a apeninos, no tempo que era de pedregulho.
Têm muitas outras, mas basicamente com melhor distribuição de tração se tem mais estabilidade sempre.
Assim como evitar de usar a 4x4 Part time em situações que possam danificar ou sobrecarregar a linha de transmissão pelo uso da tracão 4x4 part time.

Quando é vantagem ser Full-Time?

Para o projetista da máquina, pois pode "aliviar" o dimensionamento dos componentes depois do cambio / transferência pois o torque está quase sempre dividido por 4.
Nem sempre, pois a Select Trac da Jipe e a Super Seletc da Pajero tem a 4x4 Full-time e a opção 4x2, assim o torque não esta sempre dividido não.

Desvantagem - e isso é para o bolso do proprietário:

Em termos de manutenção é um veículo mais caro pois depois do cambio, são 2 cardans, diferenciais, rolamentos e acessórios o tempo inteiro rodando.
Não tem a roda livre para dar problema e manutenção.
E como você mesmo falou, com a tração dividida o desgaste da linha de transmissão traseira pode ser menor; o que pode igualar ou mesmo diminuir os custos. Mas pode ser maior também.

b- Part-Time - o nosso CJ:

Tudo bem, também não precisa de roda livre. A gente coloca para as peças não ficarem molinando e gerando desgaste e aumentando o consumo do jeep, que já é um beberrão. Então tem que por o pé na lama e molhar a cabeça num toró.
Basta planejar e então ligar antes né...

Não dá para andar continuamente nem em estrada retas em part-time em alta velocidade. Isto porque as rodas não são 100% iguais, os eixos não estão totalmente paralelos o tempo todo, os pneus nã estão exatamente na mesma pressão, etc...etc...etc....
Pode sim no caso dos mais modernos (que foram projetados para isso) e em principio quanto maior a velocidade melhor, já que em alta velocidade temos menos aderência com o solo o que facilita o escorregamento de algum pneu.

Na chuva, subindo uma rua como a apeninos, no tempo que era de pedregulho ou subindo uma estrada de terra lamacenta. No rock Crawling ou assemelhados.
Se tiver a opção Full time pode deixar nela para a chuva normal em ruas e outros pisos com uma tração razoável.

Full-Time tem limitações no fora de estrada que são sobrepujados pelo Part-time.
Errado novamente... existe uma situação que é quando se tem bloqueio nos dois eixos. Andar bloqueado nos dois eixos e em Full-time pode ser mais eficiente, com mais tração que andar em Part Time sem bloquear ambos os eixos.

Mas, afinal de contas, se o sistema full time é mais seguro que a tração simples e não tem as limitações do part-time, Porque alguns especilistas em direção criticam o sistema????

Devido à obsolência dos motoristas. O que se argumenta é que o automatismo na direção devido aos diversos sistemas automotivos: a cambio automático, ABS, direção hidráulica, computador de bordo e sistema de direção por satélite tem diminuído a capacidade de reflexo dos motoristas em geral.
Teoria que quem é teórico.
Na pratica quem tem interesse em direção se desenvolve naturalmente.
Existem pessoas que tem limitações a aceitar avanços tecnológicos, muitas vezes por comodismo.
Eu acho, por exemplo, mas seguro a transmissão automática da minha Cherokee onde acredito sem mais rápido e fácil baixar para 1/2 que no Stratus com o automático tipo Tip-Tronic onde só posso baixar uma marcha por vez, mas mais facilmente.
Mas acho que é um tipo caso de comodismo de aprender algo novo.

leopoldo
19/12/2004, 18:59
NP242 é a Select-Trac que equipa a Cherokee Sport que tem opção 4x4 Full-time

Já corrigi a ordem dos modelos.



A command track é a NP231 que não tem opção de Full-time

Correto. É um furo do manual da Haynes que eu usei de referência e não percebi.



Quer se decidir se o full-time obrigatoriamente o diferencial central ou não!

Sim, tem que ter. Já corrigí. Não sei porque escreví aquilo.

Sobre a questão de full-Time com 2 eixos equipados com por exemplo ARB, acho que o desempenho se assemelha ao Part-Time, principalmente ao fato que não poderia exceder velocidade.

Se fossem 2 True-track, acho que ainda em Part-Time seria melhor.

Obrigado por ajudar a tornar um texto melhor.

Jamil
07/05/2008, 12:31
Wallace,

Não perca a linha comigo porque você só perde tempo.

A DISCUSSÃO AQUI É PURAMENTE TÉCNICA E NÃO SE VOCÊ FICA AFETADO COM ISSO OU NÃO

O rapaz fez uma pergunta, responda o que é correto e não oque você acha.

Se quiser contrariar dados de engenharia masi que conhecidos, por exemplo, escaneie e mostre a página do manual do proprietário da cherokee onde diz que pode rodar em part-time sem problemas!

E sobre inveja.......isso é coisa de incompetente !

Nem se preocupe com isso porque se eu quiser tenho plena capacidade de montar um sistema desse no meu CJ a hora que eu quiser.
Gostaria de saber exatamente a diferença entre uma cherokee quadra drive e uma quadra track.

icsfer
11/07/2008, 20:16
Wallace,

Não perca a linha comigo porque você só perde tempo.

A DISCUSSÃO AQUI É PURAMENTE TÉCNICA E NÃO SE VOCÊ FICA AFETADO COM ISSO OU NÃO

O rapaz fez uma pergunta, responda o que é correto e não oque você acha.

Se quiser contrariar dados de engenharia masi que conhecidos, por exemplo, escaneie e mostre a página do manual do proprietário da cherokee onde diz que pode rodar em part-time sem problemas!

E sobre inveja.......isso é coisa de incompetente !

Nem se preocupe com isso porque se eu quiser tenho plena capacidade de montar um sistema desse no meu CJ a hora que eu quiser.
Boa Noite! sou novo participante do forum, acabei de comprar uma GRAND CHEROKEE LIMITED 5.2 e estou com problema de diferencia roncando vc poderia me ajudar onde encontrar bons mecanicos para realizar este concerto?

leopoldo
11/07/2008, 23:44
ICSFER, bom dia.

Infelizmente (pelo menos eu) desconheço quem possa fazer esse serviço.

Outros aqui poderão indicar pessol de confiança.

O único conselho é que vc procure mesmo saber pois, pode ser uma simples cruzeta, pode ser rolamentos de coroa/pinhão, pode ser rolamento de semi-eixo e pode também ser um pouco de tudo.

De qualquer forma, do roncar ao esmigalhar há uma enorme quantia de $$ envolvido.

Carlão Rover
12/07/2008, 01:06
POde ser o respiro do diferencial obstruido por muito tempo?
Pressão demais no conjunto?
Abraços

leopoldo
12/07/2008, 09:35
Pode ser o respiro do diferencial obstruido por muito tempo? Pressão demais no conjunto?

Não acredito nesta possibilidade, uma vez que pressão excessiva causaria vazamento pelos retetores.

Testes praticos possíveis, sem desmontar, sem necessitar de mecanico:

1) Preparação

- estacione numa garagem de piso plano, seco e bem iluminado
- calce os pneus da frente pela frente e por trás.
- deixe o freio de estacionamento solto
- levante um lado do eixo (pela tubeira, nunca pela "bolota" e coloque cavalete

2) Testes de rolamentos de semi-eixo:

- fica de frente para uma roda/pneu.
- extenda os braços horizontalmente e para frente.
- pegue com a mão a banda de rodagem, e pressione a ponta dos dedos com os sulcos.
- empurra e puxa o pneu.
- O certo é o eixo NÃO estalar ou ir para frente para trás. A folga admitida é ZERO.

Agora, em vez de pegar horizontal e para frente, as mão pegam por baixo e por cima na banda de rodagem.

- faça o movimento de mão de cima empurra, mão de baixo puxa e em seguida, mão de cima puxa e mão de baixo umas 3 ou 4 vêzes.

- O certo é o eixo NÃO estalar ou ir para frente para trás. A folga admitida é ZERO.

Agora, com as 2 mãos em baixo, tente levantar o pneu dando um soquinhos para cima.

- O certo é o eixo NÃO estalar ou ir para cima/para baixo. A folga admitida é ZERO.

Finalmente, rode com a maior velocidade que puder com as mãos impulsionando e escute o rolamento ..... o certo é um assovio ... tipo ... ar escapando de mangueira. Um ronco diferente ou metálico indica rolamento suspeito.

Baixe este lado do eixo e repita o mesmo procedimento com o outro lado. Memorize as sensações tácteis e o ruido para comparação com o outro lado.



Vc terminou o teste dos 2 rolamentos, um lado está no cavalete. Agora, levante o outro também e coloque cavalete.



2- Teste de cruzeta e do rolamento do pinhão:

- Deite me baixo do veículo, bem em baixo da cruzeta.
- faça uma inspeção visual por danos obvios, girando devagar o cardan e observando danos tipo: garfo quebrado, algum copinho da cruzeta polido por estar girando em falso.
-com as dua mãos envolvendo o cardan, mas sem girar, force (com força) a cruzeta para cima e para baixo, para esquerda e para a direita.

- O certo é a cruzeta NÃO estalar ou ir para cima/para baixo. A folga admitida é ZERO.

- O certo é a luva (encaixe) no diferencial não subir, descer ou apresentar estalos.

Agora, puxe e empurre a cruzeta na direção da luva do diferencial.

- O certo é o conjunto não se mover ou estalar.

Agora, gire com a mão o cardan, mas não tire a mão. Gira e sinta o movimento e observe se há engripamentos (prendimentos) conforme gira.

O certo é o cardan girar sem engripar, dar travadinhas ou roncar.

Agora, gire com mais força o cardan, impulsionando as rodas na inercia e tente escutar dentro da carcaça do diferencial

O certo é um assovio, sem estalos ou roncar.


3- Cardan

Aproveita e observe a outra extremidade do cardan, por folgas, danos OBVIOS, folgas para cima e para baixo.

A folga longitudinal pode ser observada uma vez que ele entra e sai do cambio ou da luva na área do entalhado.

Observe se o cardan gira em linha reta ou há empenamento, amassamento ou outro fato estranho no tubo.


4- VC tem o MANUAL do proprietário? Essa GRAN tem diferencial blocado ? (deve ter) . Tem alguma plaqueta de identificação na tampa ?

Se não tem blocante, ao girar o cardan vc verá cada roda girar em sentidos diferentes. Se tem blocante e dependendo do tipo, as rodas giram para o mesmo sentido imediatamente ou um pouco depois. No momento em que as rodas giram, tem algum ruido, tranco ou engripamento no cardan ?


Anote tudo que estiver estranho ou suspeito. Coloque aqui seus achados.

Paraty
15/09/2008, 20:15
Não sou especialista como os colegas do fórum, mas a minha opinião segue a lógica:

Se está escrito "full time" significa que posso usar o tempo todo ou não

"part time" durante intervalos de tempo em que se faça necessário.

Simples assim.. :oops:

[]s tentando conter o ânimo dos colegas
O meu bom senso apóia o seu bom senso!

Mesmo que eu não saiba nada de 4x4 (AINDA, sOZA!)

GUIOMAR
23/05/2009, 11:55
Minha cherokee é 2000 sport, comprei esta semana, porem a opção full time, nao funfa, a maquina fica neutra, nao sai do lugar, as demais opções funcionam, o que pode ser??

Paraty
12/02/2011, 15:21
Legal a diversão de vcs ai!

Mas gente, será que com esses sintomas eu posso tb?

vejam

Quando saio com a Galloper, seja de manhã ou em um sinal, ela parece estar moendo umas engrenagens... depois, anda um pouquinho e para o barulho!

Ja troquei óleo no diferencial traz. e diant., CX auto, completei óleo da embreagem auto (que é a mesma do freio), e até agora nada...

A única coisa que não foi feita a troca do filtro da caixa que o pessoal da loja disse que não havia esse filtro na CX, mas ha! (ele acabou me sugerindo então, baixar este óleo novo e trocar o filtro reaproveitar, pois a sujeira que haja será retida no filtro, não contaminando o novo...?!)

Alguma dica ai gente?

Em tempo, subi e desci uma serrinha de 500mts na sexta a 60/80 km/h e ele subiu bem, mas em saídas, geralmente (não é toda hora) ele apresenta esse barulho...

Obrigado