Ver Versão Completa : SW4 99 - Semi-eixo traseiro vazando pra roda.
Prezados,
Já troquei o retentor do semi-eixo (bengala) traseiro esquerdo da minha viatura 04 (quatro!) vezes em 15 meses, sempre originais Toyota, mas o vazamento sempre retorna e o óleo do diferencial meleca as sapatas de freio. Tô achando que o problema pode estar no semi-eixo (bengala), uma vez que o rolamento tb já foi trocado. Gostaria de ouvir a opinião dos companheiros, pois para trocar o conjunto de semi-eixo + rolamento + mancal + retentor + M.O., custaria em torno de R$ 3.000,00 na concessionária. Só o semi-eixo custa R$ 1.897,00...
Seguem fotos anexadas.
Aguardo opiniões... Um abraço, Delfim.
Delfim só pela foto da pra ver o que está errado, mas para dar 100% de certeza eu preciso que voce tire outra foto do semi eixo bem pertinho do rotor do abs. Voce pode fazer isso?
Claudio Samuca
21/08/2009, 21:18
Acho que o Tadi matou a charada. Parece que o semi eixo está com um desgaste ali...
Eu tenho essa foto, segue anexada. Muito obrigado, Delfim.
Eu tenho essa foto, segue anexada. Muito obrigado, Delfim.
Ok. Isto ja aconteceu comigo. O problema está na posição do rotor e a pista do retentor, ou seja, quem colocou o rotor do ABS pela primeira vez, colocou fora da posição. Estas peças tem uma medida para ser instalada no semi-eixo. A pista ficou fora do seu correto local e por consequencia o oleo passa direto. Retire novamente o rotor do ABs e a pista do retentor. Para instalar corretamente aguarde até amanha que eu te enviarei as medidas atravéz de imagens. Ok.
Caramba... Vc não sabe como eu lamento que sua oficina não seja aqui no Rio de Janeiro...
Teria um cliente cativo !!! Ficarei aguardando as medidas amanhã. Muito obrigado pela ajuda !!! Um abraço, Delfim.
Vou precisar de um favor seu. Meça com um paquimetro de profundidade a peça que eu estou enviando conforme a marcação vermelha. Da parte externa até o final do assento do retentor. Essa medida deve ficar entre 40 a 50 mm.
Desculpe agora estou enviando a imagem.
Quem está me prestando um imenso favor é vc !!!
Eu não sei fazer isso, mas na segunda-feira levarei o carro na oficina e mando desmontar e medir. Vou imprimir as fotos e esse post para mostrar para o dono da oficina e orientar o mecânico. Obrigado mesmo ! Um abraço, Delfim.
Caramba... Vc não sabe como eu lamento que sua oficina não seja aqui no Rio de Janeiro...
+ 1 :mrgreen:
Excelente contribuição, Tadi :concordo:
Valeu !
A imagem com a marcação vermelha que vc anexou não abre pra mim, por favor, envie direto para meu email: delfim@delfim.eti.br
Obrigado !!! Um abraço, Delfim.
Tadi,
Vocês também trabalham com Bandeirante? Eu não estou muito longe, de repente viro cliente...
Abraços,
Aqui está a medida e os passos para a instalação do rotor do abs e a pista do retentor.
1- Voce deve desmontar rodos os componentes do semi eixo, (deverá ser feito com uma ferramenta de sacar) com isso o rotor poderá ser danificado e voce deverá troca-lo. A desmontagem toda se deve ao fato de que quando o retentor vaza o oleo fica no alojamento de borracha e voce deverá limpa-lo.
2- Monte o rolamento no prato.
3- Coloque o prato com o rolamento no semi eixo (na prensa).
4- Coloque a 1a. pista do retentor e o anel.
5- Coloque o rotor do abs, juntamente com a 2a. pista, observando a medida constante no desenho que é de 122,2mm da ponta do semi-eixo até a pista do retentor.
Qualquer duvida me escreva.
Tadi,
Vocês também trabalham com Bandeirante? Eu não estou muito longe, de repente viro cliente...
Abraços,
Não amigo eu só trabalho com os importados da Toyota e Mitsubishi.
A imagem com a marcação vermelha que vc anexou não abre pra mim, por favor, envie direto para meu email: delfim@delfim.eti.br
Obrigado !!! Um abraço, Delfim.
Mandei tambem para o seu e-mail este procedimento. Ok.
Não tenho como agradecer tamanha generosidade e companheirismo, a não ser externando o meu MUITO OBRIGADO !!!!!
Vou levar o meu notebook para a oficina e mostrar o texto desse post e as figuras que vc me enviou. Tomara que o chefe de oficina seja capaz de entender e executar tudo direitinho. Senão terei que encher o tanque da viatura e rumar em direção à Orleans-SC... hehehehe...
Um abração, Delfim.
Qualquer duvida escreva ou me ligue. Vou enviar o fone fixo por MP.
Claudio Samuca
24/08/2009, 14:10
Tadi,
Você é o cara!!! Desculpe o palpite de leigo... rsrsrs!
Um abraço,
Claudio
Não tenho como agradecer tamanha generosidade e companheirismo, a não ser externando o meu MUITO OBRIGADO !!!!!
Vou levar o meu notebook para a oficina e mostrar o texto desse post e as figuras que vc me enviou. Tomara que o chefe de oficina seja capaz de entender e executar tudo direitinho. Senão terei que encher o tanque da viatura e rumar em direção à Orleans-SC... hehehehe...
Um abração, Delfim.
E aí. Deu tudo certo com a montagem?
Resolvi fazer na concessionária Toyota, não senti firmeza no meca da outra oficina quando mostrei teus escritos e desenhos... Conversei com o chefe de oficina na concessionária e ele leu e viu o desenho, me disse que tem os manuais lá e que estará presente acompanhando a montagem. As peças já foram pedidas e já chegaram da fábrica: Rotor ABS, retentores interno e externo, O' ring de borracha, Anéis espaçadores. Ele me disse que seriam duas horas de M.O., ao custo de R$ 195,00 cada hora, procede? As peças, com desconto de 12%, custaram R$ 412,00. Está agendado para a próxima quarta-feira, dia 02/09...Pelo menos terei garantia de tudo... Acha que fiz bem? Um abração, Delfim.
Se voce não sentiu firmeza no mecanico, não adiantaria ele fazer o serviço e voce ficar na expectativa de que ficaria bom. Voce fez bem em levar na concessionaria. Só o preço da mao de obra que é salgado. Esse serviço eu faço na minha oficina por R$ 100,00. Mas o importante é que eles irão dar a garantia. Mesmo assim após um mes +/- verifique se não ha vestigio de vazamento (só pra confirmar) Ok.
Mais uma vez lamento muito que a tua oficina não seja aqui no Rio de Janeiro. Mas então, farei isso sim, verificarei depois de um mês se as sapatas de freio estarão secas e o tambor livre de vetígios de óleo. A propósito, será que dá pra lavar as lonas de freio (estão praticamente novas) ou terei que trocá-las tb? Um abração, Delfim.
Mais uma vez lamento muito que a tua oficina não seja aqui no Rio de Janeiro. Mas então, farei isso sim, verificarei depois de um mês se as sapatas de freio estarão secas e o tambor livre de vetígios de óleo. A propósito, será que dá pra lavar as lonas de freio (estão praticamente novas) ou terei que trocá-las tb? Um abração, Delfim.
Sim. Eu ja fiz isso varias vezes. Lave bem com gasolina e passe o ar comprimido. Repita o procedimento e pode montar.
Levei hoje a viatura na concessionária Toyota e acompanhei parte do serviço. Trocaram o retentor interno (onde vazava), o rotor do ABS, os dois espaçadores de aço (pistas do retentor), o retentor de borracha (mais próximo à roda) e o O'ring de borracha de vedação do conjunto.
Acompanhei a desmontagem, que foi feita na base do esmeril, marreta e talhadeira. Questionei se não havia um "saca" e disseram que esse é o procedimento padrão, inclusive me mostraram o manual de serviço para comprovar. Fiquei horrorizado com essa desmontagem, parecia trabalho de fundo de quintal...
Não vi a montagem das peças novas, pois montaram tudo numa área reservada, longe do elevador onde estava a viatura, provavelmente onde se situa a prensa, mas a conversa do meca e do supervisor foram bastante convincentes.
No final das contas me deram garantia de um (01) ano no serviço e peças, e cobraram só uma hora da cara M.O. (R$ 195,00) + R$ 360,00 nas peças. Tomara que não vaze mais...
Um abração e, mais uma vez, MUITO OBRIGADO !!!!! Delfim.
Levei hoje a viatura na concessionária Toyota e acompanhei parte do serviço. Trocaram o retentor interno (onde vazava), o rotor do ABS, os dois espaçadores de aço (pistas do retentor), o retentor de borracha (mais próximo à roda) e o O'ring de borracha de vedação do conjunto.
Acompanhei a desmontagem, que foi feita na base do esmeril, marreta e talhadeira. Questionei se não havia um "saca" e disseram que esse é o procedimento padrão, inclusive me mostraram o manual de serviço para comprovar. Fiquei horrorizado com essa desmontagem, parecia trabalho de fundo de quintal...
Não vi a montagem das peças novas, pois montaram tudo numa área reservada, longe do elevador onde estava a viatura, provavelmente onde se situa a prensa, mas a conversa do meca e do supervisor foram bastante convincentes.
No final das contas me deram garantia de um (01) ano no serviço e peças, e cobraram só uma hora da cara M.O. (R$ 195,00) + R$ 360,00 nas peças. Tomara que não vaze mais...
Um abração e, mais uma vez, MUITO OBRIGADO !!!!! Delfim.
Na verdade o manual manda cortar com marreta e talhadeira, mas eu inovei e fiz uma ferramenta especial para este tipo de serviço. Com isso economizo tempo e o cliente não ficará espantado com o procedimento.
Caro Delfim, o problema com o vazamento no eixo traseiro foi resolvido? Era o problema na medida? Pergunto pq tbem estou com o mesmo problema de "mela" a roda e o meca nao consegue descobrir...
Abs. INZAO
INZAO,
O problema foi resolvido sim, nunca mais vazou (toc, toc, toc)...
Mas até obter as informações do Tadi e levar na concessionária, amarguei o problema várias vezes, trocava o retentor e logo vazava outra vez, pois a medida na montagem anterior havia ficado errada.
Um abraço, Delfim.
INZAO,
Mas até obter as informações do Tadi e levar na concessionária, amarguei o problema várias vezes, trocava o retentor e logo vazava outra vez, pois a medida na montagem anterior havia ficado errada.
Um abraço, Delfim.
Obrigado. Vou levar as medidas por mecanico (ta agendado por dia 08/10/12). Espero que resolva o meu problema.
Abs.
INZAO,
Um abraço, Delfim.
Oi, Delfin... eu tive o mesmo problema na minha SW4 e o pessoal da oficina aqui da Barra consertou sem nenhum problema este vazamento de primeira... A oficina é de alto nível, não são barateiros mas resolvem.... Eu os conheço pq tb tenho um Subaru na família e eles são especializados nesta marca tb. Mas vejo eles fazendo motores de BMW's, Mercedes, Subarus, etc... logo, sabem o que fazem....
# # # Total Import Barra # # # (http://www.totalimportbarra.com.br/localiza.htm)
Pode falar que é amigo do Jorge da SW4 Branca e do Subaru Bugeye Preto que eles me conheçem muito bem lá....
Inclusive quando eu estava comprando a minha, levei vários carros lé e eles me livraram de várias arapucas.... Quando fui comprar a branca eles me disseram: Se vc não comprar essa, nós compramos.....estav perfeita.... O problema do vazamento foi o único que precisei consertar, o resto foi só alegria, e olhe que viajo bastante com a branquela......Agora vou vendê-la pq comprei uma 2002 em ótimo estado e de procedencia...
Um abraço
Jorge
Engels Kbça
03/11/2012, 22:58
Na verdade o manual manda cortar com marreta e talhadeira, mas eu inovei e fiz uma ferramenta especial para este tipo de serviço. Com isso economizo tempo e o cliente não ficará espantado com o procedimento.
Tadi
Na próxima semana vou substituir os rolamentos/retentores do eixo traseiro e para não danificar o rotor do ABS queria fazer (ou comprar) um saca para esse serviços. Tem como mandar as medidas desse que vc fez ?
Um abraço
Kbça
Engels Kbça
11/11/2012, 20:57
Tadi
Na próxima semana vou substituir os rolamentos/retentores do eixo traseiro e para não danificar o rotor do ABS queria fazer (ou comprar) um saca para esse serviços. Tem como mandar as medidas desse que vc fez ?
Um abraço
Kbça
Tadi
Encontrei uma oficina, aqui em Salvador, de um pessoal que trabalhou na autorizada e eles tem o saca, já troquei os rolamentos traseiros. Para quem é da região a dica: Oficina Toyotec - Oficina Especializada Toyota Rua da Adutora, São Cristovão Salvador - Bahia - Brasil, CEP: 40301-110 Telefone:(71) 3365-2655.
Abs.
Kbça
Jamil Carlos
26/11/2013, 10:19
Tadi, bom dia!
É a primeira vez que utilizo o fórum 4x4, estive acompanhando suas dicas em relação o vazamento no semi-eixo da sw4, estou com o mesmo problema na minha sw4 3.0 tb 99, o rolamento esta com folga, e, o mecânico disse que para trocar o rolamento é preciso tirar a bucha que o trava, porem não sabemos tirar e colocar a tal bucha. Se puder ajudar com seu conhecimento ficarei muito agredecido.
andredesa
03/05/2022, 12:16
OLa Amigo, estou com esse mesmo problema de vazamento na roda esquerda. qual consercionaria no rj vc fez servico?