PDA

Ver Versão Completa : Direcao francesa



Afajoses
20/08/2009, 23:44
Olá Amigos,

Gostaria de um dica de voces !

Qual o valor medio para instalação de uma direção francesa no niva,alguem tem como me dar uma ideia de valor e se possivel oficinas aqui no rio que faca a instalação ?

Obrigado !

Alexandre Banana
20/08/2009, 23:52
Isso é uma coisa bem relativa de lugar para lugar. Aqui em Fortaleza um mecênico me ofereceu a um tempo atrás uma direção do maverik por 700 no lugar.

iglupolarartico
21/08/2009, 09:48
um amigo meu colocou aqui em BH por 900 reais! a instalação é bem simples segundo ele, tipo plug and play mesmo!!!

robertofs
21/08/2009, 14:29
Em se tratando da direção francesa, basta tirar a russa e colocar a francesa. Eu já fiz isso, e a única coisa que tive de ajustar foi o alinhamento da direção, e só.

100% plug&play!

O duro é achar uma num preço bom.

[]'s
França.

jorgeffn
21/08/2009, 20:37
Pois é... eu sou o amigo aí da mensagem anterior... haha Aqui em BH paguei 900 reais pelo setor francês usado... estava num Laika, está em bom estado, e para colocar não tem segredo... é exatamente igual ao original...(no francês vem escrito GEMMER - Made in France ou só France... não me lembro bem.. hhehehe) Caso não compre no mesmo lugar que for coloca-lá (como foi no meu caso) o mecânico não vai cobrar muito caro não.. é um serviço rápido... Na Sarancar o setor francês a base de troca (por um "original" claro) está 1.200... vale a pena dar uma pesquisada... mesmo sendo dificil de achar o setor vale muito a pena... já que não requer nenhuma adaptação e o resultada é muito bom.....

Afajoses
22/08/2009, 20:56
O claudio ( ele tem uma oficina só de niva, indo para marica aqui em Niterói) ele me cobrou 1000,00 para colocar, na hora eu achei caro mas pelo visto o preço é esse mesmo :cry: vou dar mas uma pesquisada mas acho que vai ficar por isso mesmo.

De qualqer forma vou tentar ve o preço dela e ver se meu mecanico coloca para mim já que parece não ser nada muito complicado.

Alguem sabe onde eu posso comprar ?

:concordo::concordo:Valeu mesmo !! :concordo::concordo:

cRiPpLe_rOoStEr
23/08/2009, 01:11
tem que dar mais voltas no volante de batente a batente com esse setor francês?

Girti
24/08/2009, 00:51
tem que dar mais voltas no volante de batente a batente com esse setor francês?

Sim, ela é mais desmultiplicada que a original. Mas, além disso, deve ser mais evoluída tecnicamente do que a original russa, o que explica a sua maior maciez

Prof Magno
24/08/2009, 15:35
Caro colega, acabei de ver com o Dinho da Dicar (fica em Ramos - Rio de Janeiro) ele me cobrou R$1.000,00 pela direção revisada e colocada. Tel 21 8125 6573. Espero ter ajudado.

shuther4x4
25/08/2009, 00:13
Galera, mil conto numa caixa de direção, e em algumas vezes a base de troca!!!!
Num tá meio salgado isso não?
Se não, é eu que estou mais pobre do que pensava:putz::putz::putz:!

Com uma grana dessa eu pensaria em garimpar uns desmanches e conseguir uma hidráulica para adaptar. Tá bom tá bom, essa não é adaptação!!!

cRiPpLe_rOoStEr
25/08/2009, 00:25
Com uma grana dessa eu pensaria em garimpar uns desmanches e conseguir uma hidráulica para adaptar. Tá bom tá bom, essa não é adaptação!!!

fora isso, não rouba potência do motor como uma hidráulica, e sem preocupação com vazamentos ou problema com correia...

robertofs
25/08/2009, 09:41
Galera, mil conto numa caixa de direção, e em algumas vezes a base de troca!!!!
Num tá meio salgado isso não?
Se não, é eu que estou mais pobre do que pensava:putz::putz::putz:!

Com uma grana dessa eu pensaria em garimpar uns desmanches e conseguir uma hidráulica para adaptar. Tá bom tá bom, essa não é adaptação!!!

Com certeza!

Eu só tenho uma direção francesa no meu Niva porque arrematei de um camarada meu que, além da direção, trocou motor, câmbio, diferenciais, painel etc. Peguei com ele motor, câmbio, direção francesa e muitas outras coisas que iriam sobrar por R$ 500,00. Qualquer coisa acima de R$ 600,00 eu já pensaria numa hidráulica logo, sem dúvidas.

Iria colocar um setor de Maverick que tenho, mas como apareceu esse francês, que é plug&play, quando fui trocar o motor por esse que comprei já aproveitei e troquei o setor também, e foi moleza.

Um amigo meu aqui gastou R$ 450,00 para colocar a do Maverick no Niva dele, e o comportamento é muito parecido com o da francesa, ou seja, vc tem que girar mais vezes o volante para esterçar de batente a batente, mas depois que acostuma fica tranquilo. Sem dúvida que ambas as opções são melhores que a original russa.

Um outro camarada meu tem hidráulica no Niva dele, e confesso que não gostei muito por um detalhe, que talvez seja em função de como foi montada. Quando você esterça, ao sair da curva e soltar o volante ele não volta sozinho, sendo necessário desfazer o giro do volante para alinhar a direção. Esperei isso acontecer e não aconteceu, e tomei um baita susto :-)

[]'s
França.

Luciano SHAKALL
25/08/2009, 13:38
" ... outro camarada meu tem hidráulica no Niva dele, e confesso que não gostei muito por um detalhe, que talvez seja em função de como foi montada. Quando você esterça, ao sair da curva e soltar o volante ele não volta sozinho, sendo necessário desfazer o giro do volante para alinhar a direção. Esperei isso acontecer e não aconteceu ... Cara, ACHO que o Niva do teu amigo (o que tem direção hidráulica) tá com problema de CASTER.... :pensativo:
Geralmente, "ângulo pequeno" de caster, faz o volante não retornar após a curva - ou o faz de forma mais lenta - ;)

[]'s

robertofs
25/08/2009, 14:30
Cara, ACHO que o Niva do teu amigo (o que tem direção hidráulica) tá com problema de CASTER.... :pensativo:
Geralmente, "ângulo pequeno" de caster, faz o volante não retornar após a curva - ou o faz de forma mais lenta - ;)

[]'s

Huummm!

Vou repassar a dica a ele ;-)

Valeu!

[]'s
França.

Gustavo Niva
25/08/2009, 18:20
Galera, mil conto numa caixa de direção, e em algumas vezes a base de troca!!!!
Num tá meio salgado isso não?
Se não, é eu que estou mais pobre do que pensava:putz::putz::putz:!

Com uma grana dessa eu pensaria em garimpar uns desmanches e conseguir uma hidráulica para adaptar. Tá bom tá bom, essa não é adaptação!!!Pois é... eu gastei menos que isso e já fico em dúvida se não teria sido melhor juntar mais $$ e tentar uma hidraulica... até porque, não sei se é impressão minha ou pelos pneus "grandes" 215/80/16, mas o peso da direção com o carro parado (que é quando me incomoda) mudou muito pouco :parede: ... andando a diferença parece maior...



Um amigo meu aqui gastou R$ 450,00 para colocar a do Maverick no Niva dele, e o comportamento é muito parecido com o da francesa, ou seja, vc tem que girar mais vezes o volante para esterçar de batente a batente, mas depois que acostuma fica tranquilo. Sem dúvida que ambas as opções são melhores que a original russa.Nunca dirigi niva com direção de maverick, mas me disseram que fica mais leve que a francesa... é isso mesmo?


[]s,
Gustavo.

robertofs
25/08/2009, 18:56
Nunca dirigi niva com direção de maverick, mas me disseram que fica mais leve que a francesa... é isso mesmo?
[]s,
Gustavo.

Como o Niva do meu amigo tem o volante menor que o meu, e o peso é basicamente o mesmo, então a do maveco deve ser mais leve sim.

[]'s
França.

shuther4x4
25/08/2009, 23:18
fora isso, não rouba potência do motor como uma hidráulica, e sem preocupação com vazamentos ou problema com correia...

Concordo com o roubo de potência, que no Niva já é escassa pra quem usa motor original!! Qualquer mero cavalinho já faz uma falta:parede::parede:!!
Agora problema com correia e vazamento vai depender mais da colocação, se bem feita (centralizada em relação a polia, com um suporte decente, mangueiras no tamanho certo e boas conexões) não deve ter maiores problemas não.
Abraços.

Girti
26/08/2009, 11:55
...Um amigo meu aqui gastou R$ 450,00 para colocar a do Maverick no Niva dele, e o comportamento é muito parecido com o da francesa, ou seja, vc tem que girar mais vezes o volante para esterçar de batente a batente, mas depois que acostuma fica tranquilo. Sem dúvida que ambas as opções são melhores que a original russa...

[ ]'s
França.

Nunca dirigi um Niva com a direção do Maverick adaptada, mas todos os relatos que ouvi a respeito desta direção informavam que ela de fato é muito leve, mas que, provavelmente devido a esta grande desmultiplicação da caixa de direção do Maverick, o Niva ficava bastante desagradável (alguns até consideraram perigoso) de dirigir em estradas, em linha reta, pois era necessário corrigir a direção a todo momento. Ou seja, a tendência do carro era de andar em ziguezague... :(

Rones Jr
26/08/2009, 12:42
ok, ok, ok...vou deixar meu testemunho! Todos são baseados em fatos reais e vivenciados por mim. Tirem as crianças da sala.

1 - Direção normal - credo! Nunca vi algo tá desagradável. Além de pesada a danada sempre fica com folga. No Laika vai bem....mas no Niva? Os russos foram muito otimistas mesmo!

2 - DH de OPALA - Leve, precisa. Mas usa o mesmo sistema de braços do original, que na minha opnião é uma fonte de possibilidades de folgas. Com a DH as possibilidades aumentam pois como vc não sente o sistema sendo forçado...tudo vira alegria...até a hora que começa a estourar as buchas da barra central...a tal bucha do braço auxiliar...etc. A bucha do braço auxiliar só resolvi quando mandei usinar em material mais duro. Mas depois soube que dava pra por um rolamento por ali...além de mais leve...não estourava nunca mais. Com DH de Opala a direção ficou muito rápida...digo, menos desmultiplicada. Contudo, dá um certo trabalho pra instalar (Flange, Corte de carroceria, Pitman), mas é com certeza a opção barata para o assunto. Aliás tenho o conjunto aqui pra vender (Caixa DH, Flange e Pitman).

3 - Maverick. Dirigi um Niva com esta direção. No meu blog é o Niva branco com faixa vermelha e amarela. Não tem como negar, ficou mais leve que a DH de Opala, uma manteiga. Mas realmente as inúmeras voltas para uma simples conversão de pista me irritaram. Por algumas vezes quase tasquei o carro no barranco! Pelo que vi é muito simples de instalar. Mas eu, pessoalmente, não usaria está opção.

4 - Direção VW. Quando ganhei uma caixa de Santana (meu tio iria instalar em um Willys e desistiu) e havia um vazamento na minha caixa de Opala (depois descobri que era no O-ring da conexão com a mangueira que vinha da bomba) decedi instalar a direção VW. Na verdade confesso, já não havia mais nada pra fazer no carro! Comprei o Kit da ACATAMA 4x4 que veio com berço, braços e parafusos. Perde-se o protetor de carter, pq o berço fica instalado à frente do carro...usando os parafusos do parachoque. Invertem-se os cubos de rodas. É rápido de instalar pois elemina a questão dos cortes de lata e etc. Elimina-se todo o sistema anterior de braços, barras, etc. O Kit é caro, mas vale. A direção ficou mais precisa (acho que por conta de eliminar o sistema antigo de barras e braços) mas ficou mais desmultiplicada que a DH de Opala (mais voltas). O alinhamento ficou de uma simplicidade única. Depois descobri tb que 80% dos barulhos que me incomodavam vinha do sistema original de direção. Há a opção de usar sem ser DH, quem usou disse ter ficado infinitamente mais leve que a original mesmo sem ser DH. Tb há opção de usar a bomba elétrica do Astra ou Polo no lugar das bombas hidráulicas. Se vc pensa em ficar muito tempo com o Niva parta pra esta opção. Tem algumas fotos em meu blog...pode ser referência para quem quer tentar instalar sem comprar o kit pronto.

Tomara que Niva zero venha com DH de fábrica.

Afajoses
26/08/2009, 21:07
Tambem estou achando R$1000,00 na francesa meio caro :putz:

Mas parece que qualquer outra opção vai ficar na mesma faixa de preço, o problema é que a direção que esta no meu niva esta com muita folga e segundo o mecanico não tem muito a fazer a não ser trocar , ai é decidir mesmo com qual opção eu fico :pensativo:

Continuo aceitando dicas :-D:-D:-D:-D

BACALHAU
26/08/2009, 21:26
Meu pitaco.

Se eu não tivesse uma "francesinha" apertadinha :shock: (sem folgas) de 17 aninhos, mas com pouquissímo uso :mrgreen: e depois de ler o que o "eterno" NIVeiro Rones Jr. tão bem explanou acima, partiria para a direção VW mecânica (opção mais barata) ou para a hidráulica (mais cara). Quem tem está muuuuito satisfeito.:concordo:
Por outro lado, a opção da direção hidráulica VW com uma bomba elétrica, me parece bem interessante. :pensativo: Não tenho idéia dos custos e da confiabilidade deste sistema. Talvez seja interessante, neste caso, também substituir o fraquinho alternador original.

Pinaudmaster
28/08/2009, 07:59
Tambem estou achando R$1000,00 na francesa meio caro :putz:

Mas parece que qualquer outra opção vai ficar na mesma faixa de preço, o problema é que a direção que esta no meu niva esta com muita folga e segundo o mecanico não tem muito a fazer a não ser trocar , ai é decidir mesmo com qual opção eu fico :pensativo:

Continuo aceitando dicas :-D:-D:-D:-D


Prezado, o preço de uma caixa de direção francesa usada em bom estado aqui no Brasil é esse mesmo. É a velha lei da oferta e da procura ...

Eu já possuía a caixa espanhola (semelhante à francesa) no meu Niva. A diferença de maciez para a original já era grande, apesar dos meus pneus serem de grandes dimensões e pesadões.

Agora que substituí os pneus pelos de medida original do Niva, a direção espanhola parece uma DH.

Lembre-se: é a única coisa que podes fazer para melhorar a direção sem ser uma ADAPTAÇÃO.

GARCIA/SP
28/08/2009, 23:36
ok, ok, ok...vou deixar meu testemunho! Todos são baseados em fatos reais e vivenciados por mim. Tirem as crianças da sala.

1 - Direção normal - credo! Nunca vi algo tá desagradável. Além de pesada a danada sempre fica com folga. No Laika vai bem....mas no Niva? Os russos foram muito otimistas mesmo!

2 - DH de OPALA - Leve, precisa. Mas usa o mesmo sistema de braços do original, que na minha opnião é uma fonte de possibilidades de folgas. Com a DH as possibilidades aumentam pois como vc não sente o sistema sendo forçado...tudo vira alegria...até a hora que começa a estourar as buchas da barra central...a tal bucha do braço auxiliar...etc. A bucha do braço auxiliar só resolvi quando mandei usinar em material mais duro. Mas depois soube que dava pra por um rolamento por ali...além de mais leve...não estourava nunca mais. Com DH de Opala a direção ficou muito rápida...digo, menos desmultiplicada. Contudo, dá um certo trabalho pra instalar (Flange, Corte de carroceria, Pitman), mas é com certeza a opção barata para o assunto. Aliás tenho o conjunto aqui pra vender (Caixa DH, Flange e Pitman).

3 - Maverick. Dirigi um Niva com esta direção. No meu blog é o Niva branco com faixa vermelha e amarela. Não tem como negar, ficou mais leve que a DH de Opala, uma manteiga. Mas realmente as inúmeras voltas para uma simples conversão de pista me irritaram. Por algumas vezes quase tasquei o carro no barranco! Pelo que vi é muito simples de instalar. Mas eu, pessoalmente, não usaria está opção.

4 - Direção VW. Quando ganhei uma caixa de Santana (meu tio iria instalar em um Willys e desistiu) e havia um vazamento na minha caixa de Opala (depois descobri que era no O-ring da conexão com a mangueira que vinha da bomba) decedi instalar a direção VW. Na verdade confesso, já não havia mais nada pra fazer no carro! Comprei o Kit da ACATAMA 4x4 que veio com berço, braços e parafusos. Perde-se o protetor de carter, pq o berço fica instalado à frente do carro...usando os parafusos do parachoque. Invertem-se os cubos de rodas. É rápido de instalar pois elemina a questão dos cortes de lata e etc. Elimina-se todo o sistema anterior de braços, barras, etc. O Kit é caro, mas vale. A direção ficou mais precisa (acho que por conta de eliminar o sistema antigo de barras e braços) mas ficou mais desmultiplicada que a DH de Opala (mais voltas). O alinhamento ficou de uma simplicidade única. Depois descobri tb que 80% dos barulhos que me incomodavam vinha do sistema original de direção. Há a opção de usar sem ser DH, quem usou disse ter ficado infinitamente mais leve que a original mesmo sem ser DH. Tb há opção de usar a bomba elétrica do Astra ou Polo no lugar das bombas hidráulicas. Se vc pensa em ficar muito tempo com o Niva parta pra esta opção. Tem algumas fotos em meu blog...pode ser referência para quem quer tentar instalar sem comprar o kit pronto.

Tomara que Niva zero venha com DH de fábrica.

Post perfeito, de quem vivenciou as 4 opções. Agora fica mais fácil decidir qual colocar.
Valeu! :concordo:
Abs
Renatão

Gustavo Niva
29/08/2009, 19:43
Post perfeito, de quem vivenciou as 4 opções. Agora fica mais fácil decidir qual colocar.
Valeu! :concordo:
Abs
RenatãoTambém achei ótimo... um dos melhores posts em muito tempo aqui... :concordo:

Só não sei se confio na opinião do Rones sobre a de maverick :mrgreen: só dirigiu 1x e tem muito de costume em 'gostar de uma direção'... e quem tem costuma elogiar, p.ex. Otávio aqui do fórum...

[]s

Otávio Luiz
31/08/2009, 15:06
meus 0,02 cents...
Já tive um Niva com direção francesa e o atual é com a do Maverick.
A cx de direção do Maverick é mais macia e desmultiplicada que a francesa, eu diria que na mesma proporção da original p/ a francesa (medido pelo chutômetro).
No Niva antigo sentia a mesma dificuldade que o Gustavo quando da viatura parada. Já com a do Maverick fica tudo mais fácil. Na estrada tem que tomar cuidado, mas nada demais, afinal, quanto mais leve a direção pior em altas velocidades (estamos falando de cx de direção mecânica).
Eu tenho o volante do Laika, um pouco menor que o original do Niva, talvez por isso não tenha essa dificuldade que relatam.
Rones, acredito que o problema são seus braços de jacaré...:mrgreen:

robertofs
31/08/2009, 16:12
Eu tenho o volante do Laika, um pouco menor que o original do Niva, talvez por isso não tenha essa dificuldade que relatam.

Bate com o que falei antes. Meu Niva tem direção francesa e volante original. Já meu camarada Evaristo tem direção de Maverick no Niva dele e volante esportivo, que é menor, e não vejo muita diferença. Com isso, conclui-se que a direção do Maverick é ainda mais leve que a francesa, pois certamente se eu usasse um volante como o dele teria a direção mais pesada que a dele.

[]'s
França.

GARCIA/SP
31/08/2009, 17:18
meus 0,02 cents...
Já tive um Niva com direção francesa e o atual é com a do Maverick.
A cx de direção do Maverick é mais macia e desmultiplicada que a francesa, eu diria que na mesma proporção da original p/ a francesa (medido pelo chutômetro).
No Niva antigo sentia a mesma dificuldade que o Gustavo quando da viatura parada. Já com a do Maverick fica tudo mais fácil. Na estrada tem que tomar cuidado, mas nada demais, afinal, quanto mais leve a direção pior em altas velocidades (estamos falando de cx de direção mecânica).
Eu tenho o volante do Laika, um pouco menor que o original do Niva, talvez por isso não tenha essa dificuldade que relatam.
Rones, acredito que o problema são seus braços de jacaré...:mrgreen:

Otávio,

Vc saberia dizer se todas as caixas mecânicas dos Mavericks têm a mesma configuração? A sua é uma cx. de dir. mecânica, correto?

Abs
Renato

robertofs
31/08/2009, 17:52
Otávio,

Vc saberia dizer se todas as caixas mecânicas dos Mavericks têm a mesma configuração? A sua é uma cx. de dir. mecânica, correto?

Abs
Renato

Dando pitaco, o ideal é a do Maverick GT, que dá 5,8 voltas de batente a batente, e usa esferas recirculantes. A que foi usada no 6 cilindros era de 6,5 voltas, e apesar de mais desmultiplicada não era tão macia e precisa quanto à do GT.

[]'s
França.

GARCIA/SP
31/08/2009, 19:59
Dando pitaco, o ideal é a do Maverick GT, que dá 5,8 voltas de batente a batente, e usa esferas recirculantes. A que foi usada no 6 cilindros era de 6,5 voltas, e apesar de mais desmultiplicada não era tão macia e precisa quanto à do GT.

[]'s
França.

França,

Valeu pelo pitaco. Era essa mesma a info que eu tava precisando.

Abs :concordo:
Renato

MRaizer
31/08/2009, 20:47
E como se faz para instalar uma direção de Maverick? Não tem de fazer cortes e etc. como com a de Opala?
Abraços!

Otávio Luiz
02/09/2009, 10:22
Já peguei a viatura com a cx instalada, mas o que eu sei é:
:arrow:Tem que soldar o braço pitman do Niva na cx do Maverick.
:arrow:Acredito que tenha que fazer uma flange p/ fixar na longarina.
Roberto, valeu pela resposta ao Renato, eu não sabia da diferença.:concordo:

Gustavo Niva
02/09/2009, 12:06
Bate com o que falei antes. Meu Niva tem direção francesa e volante original. Já meu camarada Evaristo tem direção de Maverick no Niva dele e volante esportivo, que é menor, e não vejo muita diferença. Com isso, conclui-se que a direção do Maverick é ainda mais leve que a francesa, pois certamente se eu usasse um volante como o dele teria a direção mais pesada que a dele.

[]'s
França.França,
o Otávio tava falando em relação à suposta insegurança da direção de maverick na estrada... não em relação ao peso da direção parada, pelo que entendi, isso fica 'resolvido' ao usar direção de maverick...

TENGAMA
11/09/2009, 19:42
HA!!!
Descobri hj que o Skavurska tem direção francesa!!!
Comprei assim e nem sabia!!!
Chic no úrtimo!!!!

Chico Almeida
29/09/2009, 19:00
Boa noite, pessoal.
Estou precisando do esquema de fixação da caixa do Maverick no Niva. Já fiz o pitman adaptado, o prolongamento do eixo para o volante mas, para a fixação não estou conseguindo. Acho que vou ter que desmontar a original e apontar a outra no local para uma conclusão. O caminho é esse??? O problema é falta de espaço pra esses serviços!!! Vou postar fotos das peças que fiz!!! Se alguem puder dar uma luz, agradeço muito.

Um abraço a todos,

Eduardo Machado
23/12/2009, 22:14
Pessoal, gostaria de saber o que tem escrito na caixa de direcao francesa. Só o FRANCE mesmo? Tem um ferro velho aqui, onde eu comprei a caixa de chevete pra colocar no Niva e la tem dois Laikas (vendendo as partes). Vou dar uma bisbilhotada neles pra ver se a caixa é a francesa. Todo Laika saiu com caixa francesa?

Obrigado
Eduardo Machado

SERGIO MOLLO
23/12/2009, 23:05
Pessoal, gostaria de saber o que tem escrito na caixa de direcao francesa. Só o FRANCE mesmo? Tem um ferro velho aqui, onde eu comprei a caixa de chevete pra colocar no Niva e la tem dois Laikas (vendendo as partes). Vou dar uma bisbilhotada neles pra ver se a caixa é a francesa. Todo Laika saiu com caixa francesa?

Obrigado
Eduardo Machado

Caro Eduardo;
nao sao todos os laikas que tem a tal francesa.
Na francesa os parafusos da tampa sao de diametros maiores.
Caso for francesa, e sobrar alguma, EU QUERO.
Abracos
Sergio

Eduardo Machado
24/12/2009, 10:02
Sergio, fui la no ferro velho e so tinha um Laika la. O cara vendou o outro inteiro por 2000,00. Tirei umas fotos da caixa de direcao, mas acho que é igual a do meu Niva. Da uma olhada ai. Se nas minhas andanças por verros-velhos eu achar a tal francesa eu aviso pra galera.
Valeu
Eduardo Machado

Nao sei como colocar fotos aqui!!!!

Eduardo Machado
24/12/2009, 10:12
Vamos ver se vai as fotos da caixa!! Estas fotos sao de um Laika que esta num ferro velho!!
Eduardo Machado

Freitas
18/06/2011, 13:51
Estou abrindo este topico novamente para saber se
alguem conhece alguma caixa italiana que veio nos
Laikas é aliviada como Francesa estou com uma em um ferro velho

Freitas
Niva Figurinha
90/91 GNV
Campinas SP

Afajoses
18/06/2011, 17:00
Estou abrindo este topico novamente para saber se
alguem conhece alguma caixa italiana que veio nos
Laikas é aliviada como Francesa estou com uma em um ferro velho

Freitas
Niva Figurinha
90/91 GNV
Campinas SP

Já ouvi falar dessa cx, parece que é um meio termo entre a francesa e a original, mais leve que a original e um pouco mas dura que a francesa

vou ver se acho a referencia e coloco aqui....