Conectar

Ver Versão Completa : Dúvida sobre diesel e biodiesel

CYK
20/08/2009, 22:46
Sou novo aqui no forum e no mundo 4x4. Acabei de adquirir uma Toyota Hilux SRV 3.0 4x4 mecânica 2009 para fazer viagens, mas pretendo fazer trilhas off-road leves para apreciar a natureza. Mas, primeiramente, minha dúvida gira em torno do diesel, pois pesquisando, verifiquei que nosso diesel é "sujo" com muitos ppm's. Verifiquei que o melhor diesel é o Podium da Petrobras por possuir apenas 50 ppm.
Posso misturar o diesel Podium com biodiesel ? Por exemplo 50% Podium e 50% biodiesel no tanque.
Somente os postos BR vendem diesel 50 ppm ? Se sim, é melhor usar somente biodiesel para aumentar a vida útil do motor ? Pois, somente SP, RJ e PR estão vendendo Podium (50 ppm).
Qual consome menos ? Podium ou biodiesel ?

Antecipadamente agradecido,
CYK

afs
20/08/2009, 23:24
Honestamente eu prefiro o Pódium. O bio emite mais fumaça e o redimento é um pouco menor, pelo menos no meu Grand Vitara. Normalmente os postos que vendem o Podium são mais cuidadosos no quesito contaminação por água.

A Leoni
23/08/2009, 11:17
CYK

Todo o Diesel que é vendido no Brasil recebe 3% de BioDiesel, independente de ser o Podium ou não. O Pódium recebe um tratamento especial e, provavelmente, vai estar mais "limpo" na bomba, com menos contaminação por água.
Quanto ao enxofre, que é medido em ppm, quanto menor o número, menor a emissão de poluentes (não confunda com a "fumaça preta", que é diesel que não foi bem "queimado"). O enxofre é um problema sério no Brasil, pois as refinarias da Petrobras são antigas e só agora estão recebendo melhorias para reduzir essa quantidade de enxofre no diesel. Só que, apesar de prejudicial ao meio ambiente, o enxofre funciona como "lubrificante", aumentando a vida útil dos componentes de injeção, principalmente as bombas mais antigas.....
Um detalhe que me chama a atenção e que me disseram que está ligado a baixa qualidade do nosso diesel é o barulho, tipo "batida de pino", que o motor da Hilux produz quando está frio e voce acelera um pouco. Voce já notou isso na sua? Na minha chega a ser incomodo, mas......

[]'s

CYK
23/08/2009, 12:43
Caro A Leon

Eu ainda estou esperando ela chegar na concessionária. Talvez eu a pegue no final deste mês.
Você já chegou a utilizar somente biodiesel no tanque ou já colocou 50% diesel comum e 50% biodiesel ? Se sim, qual foi sua impressão ?

Ass.,
CYK

cRiPpLe_rOoStEr
23/08/2009, 20:38
tb curto a idéia do biodiesel... o problema é que esses motores mais novos acabam requerindo uma atenção maior na parte eletrônica, justamente como nos carros flex... em concentrações baixas de biodiesel não há problema, mas acima de 20% já tem que ter uma certa atenção maior quanto ao sistema de injeção, tanto que no exterior os adeptos do biodiesel e mesmo do óleo vegetal bruto costumam usar sistemas de aquecimento do tanque e das linhas de combustível... e quanto ao fato do enxofre lubrificar bombas injetoras, isso para mim é uma surpresa, e diga-se de passagem mesmo se tiver algum poder de lubricidade não faz tanta diferença nos sistemas common-rail, com bem menos peças móveis que um sistema de injeção mecânico... mas o biodiesel ainda requer mais cuidados quanto a contaminação por água para evitar proliferação de algas...

CYK
24/08/2009, 00:41
cRiPpLe_rOoStEr,

Quer dizer que o melhor seria usar somente diesel Podium ? Mas, segundo o site da Petrobras, são poucos os postos que distribuem o Podium.
Então, em lugares onde não encontro o Podium, o que seria melhor utilizar ?
- somente diesel aditivado;
- 80% diesel comum + 20% de biodiesel (que parece ter uma quantidade de cetano maior que o diesel comum);
- diesel comum + aditivo.

Ass.,
CYK

cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 02:27
faz o que tu achar melhor... se for o caso, misturar o diesel aditivado com biodiesel... mas como o diesel ja tem 3% de biodiesel tem que dosar bem a mistura... a propósito: alguns modelos à venda no exterior não necessitam de nenhuma preparação especial para rodar com até 30% de biodiesel...

folgado
24/08/2009, 08:32
Sobre esse assunto tem muita informação aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41065&highlight=biodiesel (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41065&highlight=biodiesel)

CYK
24/08/2009, 09:55
Galera,

Obrigado pelas explicações. Vou dar uma olhada no link que o folgado passou.

Muito obrigado novamente,
CYK

cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 16:23
cyk, se tu se entusiasma com a idéia do biodiesel, dá uma pesquisada num projeto da embrapa para uso de óleo de dendê para mover geradores de eletricidade em vilarejos da amazônia... diga-se de passagem, a malásia produz bastante biodiesel de dendê, que me parece ser uma das oleaginosas mais adequadas à produção de biodiesel... só não sei se dá para plantar dendê aqui no rio grande do sul, mas acredito que sim...

A Leoni
24/08/2009, 19:55
Caro A Leon

Eu ainda estou esperando ela chegar na concessionária. Talvez eu a pegue no final deste mês.
Você já chegou a utilizar somente biodiesel no tanque ou já colocou 50% diesel comum e 50% biodiesel ? Se sim, qual foi sua impressão ?

Ass.,
CYK

CYK,

A minha está com 2000km rodados apenas, e eu não acho que utilizar biodiesel puro ou mesmo 50% seja uma boa idéia.... Acho até que 3% já é suficiente para criar problemas a longo prazo, então vamos usar o que temos disponível de melhor qualidade, que seria o Pódium e onde ele não estiver disponível, abastecer em postos que tem uma grande movimentação de caminhões, pois pelo menos o diesel vai ser mais novo.
Já acompanhei a adaptação e testes de veículos para rodarem com óleo vegetal puro e, além do cheiro de "pastelaria" que saia pelo escapamento, o resultado não era uma maravilha. Era necessário preaquecer o óleo para diminuir sua viscosidade e permitir a injeção, o rendimento era um pouco inferior e o consumo um pouco maior. O pior mesmo era a "borra" que se formava dentro do motor, como uma graxa pegajosa, que nos obrigava a trocar o óleo do motor em períodos inferiores. O sistema de injeção também sofria maior desgaste, com problemas principalmente nos bicos. Isso ocorre com óleo vegetal puro, com biodiesel deve ser um pouco melhor.
Enfim, num motor moderno, projetado para usar óleo diesel de boa qualidade como existe fora do Brasil, o melhor mesmo é utilizar o "menos ruim" disponível, que no caso é o Podium, manter o tanque sempre cheio para evitar condesação de água e só utilizar os filtros originais.

[]'s

cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 22:08
Já acompanhei a adaptação e testes de veículos para rodarem com óleo vegetal puro e, além do cheiro de "pastelaria" que saia pelo escapamento, o resultado não era uma maravilha. Era necessário preaquecer o óleo para diminuir sua viscosidade e permitir a injeção, o rendimento era um pouco inferior e o consumo um pouco maior.

O pior mesmo era a "borra" que se formava dentro do motor, como uma graxa pegajosa, que nos obrigava a trocar o óleo do motor em períodos inferiores. O sistema de injeção também sofria maior desgaste, com problemas principalmente nos bicos. Isso ocorre com óleo vegetal puro, com biodiesel deve ser um pouco melhor.

Enfim, num motor moderno, projetado para usar óleo diesel de boa qualidade como existe fora do Brasil, o melhor mesmo é utilizar o "menos ruim" disponível, que no caso é o Podium, manter o tanque sempre cheio para evitar condesação de água e só utilizar os filtros originais.

[]'s

é por causa da glicerina que dá esse problema da borra... mas agora com os sistemas de injeção eletrônicos modernos, mais parecidos com os de motores do ciclo otto, creio eu que dê menos problemas ao se usar biodiesel ou mesmo óleo vegetal bruto, devido à possibilidade de se fazer ajustes semelhantes ao que um motor flex faz para alternar entre álcool e gasolina... a propósito: na extinta alemanha oriental se usava bastante o óleo de colza como alternativa ao diesel, mas deve ser levado em conta que basicamente só tinha motores a diesel pesados por lá, e com injeção indireta, que é o sistema mais fácil de adaptar para rodar com "coisas estranhas"...

a indústria já tem o domínio da tecnologia para usar combustíveis de origem 100% renovável com qualidade e a durabilidade característica dos motores a diesel, mas o lobby da indústria do petróleo ainda é bastante forte... para adaptar um motor a diesel para queimar álcool, por exemplo, o custo chega a $20000, justificável para empreendimentos que podem negociar créditos de carbono... a propósito: esse negócio de ter que manter o tanque cheio para evitar água no diesel é um absurdo...

CYK
25/08/2009, 08:34
Pessoal,

Onde moro, até conseguirei abastecer com Podium na cidade vizinha (São Bernardo do Campo - SP), mas em locais onde o Podium não estiver disponível, abastecerei somente com diesel aditivado e onde não houver nem aditivado, abastecerei o suficiente juntamente com um aditivo.
Vocês acham que o que eu vou fazer será o mais apropriado para manter o motor em bom estado de conservação ?

Ass.,
CYK

A Leoni
25/08/2009, 17:02
é por causa da glicerina que dá esse problema da borra... mas agora com os sistemas de injeção eletrônicos modernos, mais parecidos com os de motores do ciclo otto, creio eu que dê menos problemas ao se usar biodiesel ou mesmo óleo vegetal bruto, devido à possibilidade de se fazer ajustes semelhantes ao que um motor flex faz para alternar entre álcool e gasolina... a propósito: na extinta alemanha oriental se usava bastante o óleo de colza como alternativa ao diesel, mas deve ser levado em conta que basicamente só tinha motores a diesel pesados por lá, e com injeção indireta, que é o sistema mais fácil de adaptar para rodar com "coisas estranhas"...

a indústria já tem o domínio da tecnologia para usar combustíveis de origem 100% renovável com qualidade e a durabilidade característica dos motores a diesel, mas o lobby da indústria do petróleo ainda é bastante forte... para adaptar um motor a diesel para queimar álcool, por exemplo, o custo chega a $20000, justificável para empreendimentos que podem negociar créditos de carbono... a propósito: esse negócio de ter que manter o tanque cheio para evitar água no diesel é um absurdo...

A diferença básica entre o biodiesel e o óleo vegetal é a retirada da glicerina por um processo que pode ser o craqueamento, a esterificação ou o mais usado, a transesterificação. Desta forma, o biodiesel "queima" melhor e de forma mais limpa que o óleo vegetal. Já o oleo vegetal puro, devido a algumas características, como por exemplo viscosidade, não pode ser utilizado diretamente no motor diesel, devendo no mínimo ser preaquecido, ou o motor simplesmente nem liga. O que se usa normalmente, inclusive na Alemanha, que é de onde vem a tecnologia do uso do óleo vegetal, é ligar e funcionar o motor com diesel e só então passar a utilizar o óleo vegetal preaquecido, voltando ao diesel pouco antes da parada do motor, ou ele não irá ligar quando frio devido ao óleo vegetal que permaneceria no sistema de injeção. Existem atualmente na Alemanha frotas de caminhões Mann rodando com óleo vegetal importado do Brasil, e os testes que foram feitos aqui foram desde motores com sistema de injeção convencional até Common Rail e os resultados que citei são os mesmos ( e os problemas, como necessidade de troca frequente de óleo também...) independente da tecnologia dos motores.
A tecnologia "flex" que voce cita, na minha opinião, não está bem resolvida até hoje, e olha que já fazem alguns anos que está sendo desenvolvida, tanto que eu costumo chamar os carros "flex" de "pato" (voa, nada e anda, mas não faz nada bem....) e para comprovar o que eu digo, basta comparar o consumo de um carro a gasolina com um do mesmo modelo "flex" abastecido com gasolina.... Os motores "flex" são motores que estão "no meio" entre o ideal para gasolina e alcool, não sendo ideal para nenhum dos dois.
Quanto ao uso do alcool em motores diesel, tem muita gente misturando alcool no diesel simplesmente, outros usando motores com dois sistemas de injeção, outros usando um carburador no motor diesel, mas ninguem conseguiu um resultado que justificasse as mudanças(também já fiz testes com alcool, em dinamômetro e em campo...).
A falta de informação sobre manter o tanque cheio eu também acho um absurdo, pois tem muita gente que não sabe que, principalmente em regiões mais frias como no RS, a umidade presente no ar se condensa no interior do tanque, se mistura com o diesel (pior ainda com o biodiesel) e acaba passando pelos filtros de ótima qualidade que se costuma usar (aqueles comprados por 10 merreis e que substituem perfeitamente os originais...) indo parar na bomba injetora, bicos, etc.... reduzindo muito sua vida útil e cujo reparo costuma ser bem baratin...
Bem, já falei demais, e como minha Hilux não tem motor de injeção indireta produzido na Alemanha Oriental nem sistema de injeção de motor ciclo Otto, vou continuar usando diesel de boa qualidade e manter o tanque cheio(afinal, qual a diferença???).

cRiPpLe_rOoStEr
25/08/2009, 20:59
O que se usa normalmente, inclusive na Alemanha, que é de onde vem a tecnologia do uso do óleo vegetal, é ligar e funcionar o motor com diesel e só então passar a utilizar o óleo vegetal preaquecido, voltando ao diesel pouco antes da parada do motor, ou ele não irá ligar quando frio devido ao óleo vegetal que permaneceria no sistema de injeção.
A tecnologia "flex" que voce cita, na minha opinião, não está bem resolvida até hoje, e olha que já fazem alguns anos que está sendo desenvolvida, tanto que eu costumo chamar os carros "flex" de "pato" (voa, nada e anda, mas não faz nada bem....) e para comprovar o que eu digo, basta comparar o consumo de um carro a gasolina com um do mesmo modelo "flex" abastecido com gasolina.... Os motores "flex" são motores que estão "no meio" entre o ideal para gasolina e alcool, não sendo ideal para nenhum dos dois.

Quanto ao uso do alcool em motores diesel, tem muita gente misturando alcool no diesel simplesmente, outros usando motores com dois sistemas de injeção, outros usando um carburador no motor diesel, mas ninguem conseguiu um resultado que justificasse as mudanças(também já fiz testes com alcool, em dinamômetro e em campo...).

o pré-aquecimento do óleo é um ponto crítico... tb não vejo os flex como a 8ª maravilha, mas pelo menos uma idéia que poderia ser aproveitada para usar óleo vegetal com mais facilidade mesmo no inverno é o aquecimento dos bicos injetores como no sistema flex-start da bosch, que ja equipa o vw polo e-flex...

às vezes eu tenho vontade de arrancar o motor 3.1 v6 da pontiac do meu pai e adaptar um mwm sprint no lugar, mas devido à BURROcracia do nosso país seria impossível regularizar sem ter que gastar com subornos... mas desde pequeno eu me interesso por motores a diesel, e justamente a questão da proibição só fez aumentar o meu interesse... aí se fosse o caso regularizava como movido a álcool... a propósito: o sogro do kim (viciado em engesa.........) tem um trator que originalmente era flex, a diesel e álcool, e usava duas bombas injetoras e 2 tanques... a propósito: ao se usar carburador para álcool em motor a diesel se mantem a injeção de uma pequena quantidade de diesel como "vela líquida" ou tem que adaptar para ciclo otto como aconteceu com uns modelos antigos de caminhões mercedes-benz?

A Leoni
25/08/2009, 21:43
o pré-aquecimento do óleo é um ponto crítico... tb não vejo os flex como a 8ª maravilha, mas pelo menos uma idéia que poderia ser aproveitada para usar óleo vegetal com mais facilidade mesmo no inverno é o aquecimento dos bicos injetores como no sistema flex-start da bosch, que ja equipa o vw polo e-flex...

às vezes eu tenho vontade de arrancar o motor 3.1 v6 da pontiac do meu pai e adaptar um mwm sprint no lugar, mas devido à BURROcracia do nosso país seria impossível regularizar sem ter que gastar com subornos... mas desde pequeno eu me interesso por motores a diesel, e justamente a questão da proibição só fez aumentar o meu interesse... aí se fosse o caso regularizava como movido a álcool... a propósito: o sogro do kim (viciado em engesa.........) tem um trator que originalmente era flex, a diesel e álcool, e usava duas bombas injetoras e 2 tanques... a propósito: ao se usar carburador para álcool em motor a diesel se mantem a injeção de uma pequena quantidade de diesel como "vela líquida" ou tem que adaptar para ciclo otto como aconteceu com uns modelos antigos de caminhões mercedes-benz?

Talvez, quem sabe, um dia..... Enquanto o óleo vegetal estiver mais caro que o diesel ninguem vai ter interesse em usar óleo vegetal nos motores diesel e esse foi o ponto que emperrou os testes que vinha fazendo.......

Quanto ao alcool nos motores diesel, nos anos 80 ocorreu uma febre de adaptações com todos os fabricantes de tratores lançando seus "flex", cada um com sua "tecnologia". A MWM lançou o motor com duas bombas, que era usado pela Valmet e até que funcionava, mas não valia a pena $$$$$.
Já o sistema com carburador, nunca cheguei a ver funcionando e como achava uma p#*a gambiarra, não dei muita atenção e não lembro se tinha ignição elétrica.....
O que acompanhei bastante foi um tentativa de misturar alcool (cerca de 20%) com o diesel, usando um aditivo para "facilitar" a mistura. Na prática o motor funcionava sem grandes problemas, apenas uma perda sensível de potência. O mais engraçado era que quando aumentávamos o débito para voltar a potência ao mesmo nível da com o motor queimando apenas diesel, o consumo aumentava cerca de 20%, ou seja, o alcool adicionado "sumia" e na prática era jogado fora.
Como dá pra ver, combustíveis alternativos "ecologicamente corretos" estão um pouco mais distantes dos motores diesel do que dos motores ciclo Otto, pelo menos até a próxima crise do petróleo $$$$$$$.

[]'s

cRiPpLe_rOoStEr
25/08/2009, 22:07
Como dá pra ver, combustíveis alternativos "ecologicamente corretos" estão um pouco mais distantes dos motores diesel do que dos motores ciclo Otto, pelo menos até a próxima crise do petróleo $$$$$$$.

com o andamento do projeto de motores hcci (ciclo otto com ignição por compressão) ja vai estar meio caminho andado...

http://www.orbeng.com.au/orbital/adengdev/hcci.htm

http://www.flexdi.com/flexdi-solution-multi-fuel.asp