Ver Versão Completa : Mudança de pneu,altera a kilometragem?
Luiz1903
20/08/2009, 21:23
Olá pessoal.Gostaria de saber se a kilometragem de um carro altera quando seu pneu original eh trocado.Quero saber isso porque troquei o pneu da minha Hilux STD,o original q eu nao me lembro os numeros,por um 265/70 R16.Obrigado
Olá Luiz,
altera com certeza! Se o pneu for maior que o original, seu velocímetro passará a marcar uma velocidade menor, e vice-versa caso o pneu seja menor que o original.
Considerando que os velocímetros, em geral, já tem uma defasagem para mais, pode ser que com este pneu, seu velocímetro esteja mais próximo da velocidade real.
De qquer forma, o ideal é aferir com algum equipamento (GPS, por exemplo) evitando multas por excesso de velocidade.
[ ]s
Cesar Machado
24/08/2009, 09:25
também altera o consumo e o desempenho do jipe, conforme a situação.
Lembre-se que as rodas são a ponta do sistema de transmissão.
Rodas (e/ou pneus) mais altas aumentam a velocidade final, mas diminuem o desempenho na subida.
Um abraço
Luiz1903
24/08/2009, 14:17
Pois eh,eu nao queria trocar o pneu original,mas a Hilux STD vem com pneus muito pequenos,a ponto de ficar feio no carro,como se o pneu fosse muito pequeno para o tamanho carro.
guilhermeabreu
24/08/2009, 16:51
LUIZ1903
Realmente muda a kilometragem qdo muda o pneu , é exatamente o que o PITÃO relatou , na minha SW4 veio com pneu 225x75x15 agora estou com o 255x75x15 , qdo estava com o 225 , qdo estava a 100km/h no velocímetro , na realidade estava a 92km/h , agora com pneus 255 qdo estou a 100km/h no velocímetro , na realidade estou a 98,5 km/h conferido pelo GPS .
ABRAÇOS
Realmente muda, tirei os 265/70/16 da Pajero e coloquei os 265/75/16, a diferenca chega a quase 10% A MENOS no hodometro e velocidade, aferidos pelo GPS.
Olá, será q alem da velocidade a troca de pneus altera a distancia percorrida?
sergiopincelli
28/08/2009, 14:10
AJRT, é claro que altera a distância percorrida : exemplo com pneu 2357515 vc em uma volta percorre 2,28 metros e com um 31-10,5-15 percorre 2,37 metros , aproximadamente 10% a mais.
guilhermeabreu
28/08/2009, 14:38
Olá, será q alem da velocidade a troca de pneus altera a distancia percorrida?
Sim lógico que sim .
está acontencendo o inverso com minha "hilux SDT Motor 2.5 diesel 4x2 q tinha pneus originais aro 15 e coloquei aro 16" a cada 10 km ela roda 1,2km a menos testei com um gps, será mesmo os pneus ou falta de aferição , pelo que colegas responderam aumentaria o percuso pecorrido.
Cesar Machado
28/08/2009, 17:25
É necessário considerar todo o conjunto.
Se vc colocou aros 16 com pneus 215 x 80 e usava aros 15 e pneus 265 x 75, por exemplo, a quilometragem vai diminuir porque a circunferência do conjunto com aro 16 será menor.
Um abraço
guilhermeabreu
28/08/2009, 19:06
está acontencendo o inverso com minha "hilux SDT Motor 2.5 diesel 4x2 q tinha pneus originais aro 15 e coloquei aro 16" a cada 10 km ela roda 1,2km a menos testei com um gps, será mesmo os pneus ou falta de aferição , pelo que colegas responderam aumentaria o percuso pecorrido.
CARO AJRT
O diametro da roda , não tem nada a haver com a diferença de velocidade e distancia percorrida , o que importa é o DIAMETRO DO PNEU , como o CESAR MACHADO EXPLICOU , qto maior o diametro do pneu , maior distancia ele percorrerá em cada volta que der , assim como a velocidade que marca no velocímetro , normalmente qquer velocímetro temum erro para menos , ou seja qdo vc esta andando com um carro qquer a 100km/h na realidade vc esta andando a 92km/h , tendo variações de um carro para outro , se vc trocar o pneu original por um pneu maior este mesmo carro qdo estiver a 100km/h no velocímetro , o carro estará a 97km/h dependendo do qto vc aumentou o pneu .
Já citei o exemplo de minha SW4 que tinha pneus 225x75x15 , qdo o velocímetro estava a 100km/h ela realmente estava a 92km/h , agora esta compneus 255x75x15 qdo o velocímetro marca 100km/h na realidade esta a 98,5km/h aferido por GPS .
Voce tem algum manual pra citar onde podemos fazer estes calculos?
Ronaldo Andrade
28/08/2009, 21:03
Pessoal
Na minha G. Cherokee, aconteceu o seguinte com a troca de pneus.
Originais eram 225-70/15 agora uso 265-75/16.
Antes a velocidade indicada era maior que a do GPS, normal como na maioria dos carros, e o odometro batia certinho.
Agora o velocimetro bate exato com o GPS e o odometro marca bem menos, uns 7 a 10% para menos.
O mesmo aconteceu com a Dodge, agora com pneu 35"-12.5/17. (eram 265-70/17).
Velocidade bate com GPS, odometro 8% exato para meno.
Como diria o Bill, não tem almoço gratis. :mrgreen:
Temos de conviver com isto ou ficar com os pneuzinhos.
Abs
Ronaldo
guilhermeabreu
28/08/2009, 22:57
AMIGO TADI
Tem em algum lugar aqui , mas meu cunhado HUGO4X4 tem as formulas .
Grande HUGO4X4 , favor colocar a formula do calculo da velocidade com relação de caixa , relação de diferencial e tamanho de pneus .
RONALDO ANDRADE
Eu acreditava que o odometro teria que andar junto com o velocímetro , agora com sua explicação , misturou tudo aqui na minha cabeça .
ABRAÇÃO
Ronaldo Andrade
30/08/2009, 13:11
Pessoal
Na minha G. Cherokee, aconteceu o seguinte com a troca de pneus.
Originais eram 225-70/15 agora uso 265-75/16.
Antes a velocidade indicada era maior que a do GPS, normal como na maioria dos carros, e o odometro batia certinho.
Agora o velocimetro bate exato com o GPS e o odometro marca bem menos, uns 7 a 10% para menos.
O mesmo aconteceu com a Dodge, agora com pneu 35"-12,5x17. (eram 265-70/17).
Velocidade bate com GPS, odometro 8% exato para meno.
Abs
Ronaldo
Pessoal,
Relendo meu post, vi que tenho que fazer algumas correçoes.
Correçoes:
- G.Cherokee LX: Pneu anterior: 225-70/16 (o resto esta correto) Ou seja, o odometro estava calibrado para o erro do velocimetro qdo original de fabrica, o que leva a crer que esta marcaçao para mais do velocimentro é proposital. Serå?
Dodge Ram 2500: Velocimetro e odometro, estavam relativamente corretos, com os pneus originais. (265-70/17)
Agora com os 35"-12,5x17, o velocimetro e odometro estao incorretos em 8%.
Por exemplo: Ela cortava a aceleraçao qdo a velocidade atingia +- 180km/h
Agora, no GPS vai até 186 ou 187 km/h, com o velocimetro marcando em torno de 180. Como o velocemetro marca para menos agora, engana o limitador na mesma proporçao do erro.
Abs
Ronaldo
Ronaldo Andrade
30/08/2009, 13:18
Eu acreditava que o odometro teria que andar junto com o velocímetro , agora com sua explicação , misturou tudo aqui na minha cabeça .
ABRAÇÃO
Guilherme,
Voce estå certo.
Na ZJ, o velocimetro marcava para mais e odometro estava correto.
Agora o veloc. esta' certo e odometro marca menos.
Na Dodge, agora os dois marcam para menos.
Ronaldo
André CO
30/08/2009, 21:27
Desculpem minha ignorancia...Mas tem como regular o velocimetro?
abs
guilhermeabreu
30/08/2009, 22:49
ANDRÉ CO
Tem sim aí em SP tem muitas oficinas que mexem nisto , é oficina de velocímetro e/ou tacógrafo . Mas tem que ser de confiança pq aqui tem um cara que mexe e deixa errado não corrige , vc paga e fica errado ainda é uma M , por ísto comprei um TRIP TOTEM , gasta uma só vez .
André CO
31/08/2009, 12:18
Legal Guilherme!
Vou procurar saber mais...Tenho em mãos um cartão da Tecnica Soares que fica na vila dos remedios em SP, vc ou alguém conhece esse pessoal?
Pelo cartão diz que conserta e instala velocimetros em geral...Acho que mais voltado pra tunning mas se for legal ele deve saber como arrumar
Meu Velocimetro esta marcando 9km a mais do que deveria e a 15 dias dei uma pancada com a roda numa pedra e parou geral, não marca nem a kilometragem...
Valeu as infos
Gde abs
guilhermeabreu
31/08/2009, 13:39
ANDRÉ CO
Não conheço nada aí em Sampa , mas alguem daqui do forum deve dar as informações que vc nescessista .
ABRAÇÃO
André CO
01/09/2009, 16:11
ANDRÉ CO
Não conheço nada aí em Sampa , mas alguem daqui do forum deve dar as informações que vc nescessista .
ABRAÇÃO
Valeu ae Guilherme!
abs
Amigos foristas.
Estava com esta dúvida tb.Os lojistas especializados não souberam responder.Até que um amigo aqui do forum enviou-me o seguinte site:- www.miata.net/garage/tirecalc.html (http://www.miata.net/garage/tirecalc.html)
Aqui vcs podem calcular tanto no sistema americano ou no nosso métrico, com exatidão as alterações na velocidade,comparando com os pneus em uso.Divirtam-se.
[ ]'' JOFRAN.:concordo:
voce tem algum manual pra citar onde podemos fazer estes calculos?
entre no lik na pg.4 deste tópico.
Lá está o programa para estes cálculos.
[ ]''jofran.
guilhermeabreu
01/09/2009, 20:06
NÃO ESQUEÇAM QUE ESTES CALCULOS NÃO DÃO CERTO
Pq as medidas que nós temos dos pneus , NUNCA CORRESPONDEM A REALIDADE , OU SEJA : EX : Qdo vc coloca na formula um pneu 31x10,5x15 , quer dizer que ele tem 31" ( polegadas de diametro ) , mas se vc pegar um metro e medir o diametro de um pneu 31polegadas ele não tem 31 polegadas tem menos , DAÍ A FORMULA VAI PARA O ESPAÇO .
A não ser que vc faça a medição em casa do diametro real do pneu e colocar a medida na formula SÓ ASSIM terá o que vc quer .
ABRAÇÃO
André,
acho que o melhor conselho é o do Guilherme Abreu, vá de Trip Totem.
Este equipamento te permite aferir quando quiser, e ainda vai te fornecer um monte de funções a mais que certamente seu odômetro original não tem.
Sem contar que, se amanhã você resolver trocar novamente o pneu, ou a relação dos diferenciais, é só fazer nova aferição.
[ ]s
:oops: Caros Amigos Foristas.
Peço desculpas.Na verdade os resultados dos cálculos são aproximados.
Sabemos que todos os materiais envolvidos sofrem variação em função da temperatura e pressão.Mas já dá para nós leigos termos uma idéia da variação.
Como O proprio nome diz,é uma variação,portanto varia,e o que varia,varia.
[ ]''.JOFRAN:concordo:
Pessoal bom dia!
Veja se podes me ajudar, eu tenho uma Dodge Journey 2009, troquei os pneus originais que 225,65,17 por 265,65,17o mesmo da hilux, o carro ficou lindo mais robusto, e tambem troquei pq comprei mais barato semi novo de um amigo.
Problema, o carro não marca mais a KM correta, até aí tudo bem, mas agora o cambio deu problema ta trancando as marchas, fica cravado em terceira quando estou andando, aí tenho que parar desligar o carro e ligar novamente para destravar, levei na oficina e eles disseram que pode ser problema no sensor devido a troca dos pneus, vc acha que procede essa informação deles?
Desde ja lhe agradeço.
Marcelo Spinosa
Você já experimentou voltar com a medida original pra ver como fica? Pode ser que a relação de troca de marchas fique alterada pelo aumento do diâmetro do pneu, ok!
Você já experimentou voltar com a medida original pra ver como fica? Pode ser que a relação de troca de marchas fique alterada pelo aumento do diâmetro do pneu, ok!
Ola Herick, isso mesmo, mandei trocar os pneus para originais para fazermos o teste, então reiniciar o sistema do carro, trocar o sensor se for o caso. Se for ver ele só tranca quando aumenta o giro, se andar na maciota ele não tranca....
Se for isso até fico tranquilo, estou com medo que seja problema serio na caixa.
Marcelo