Ver Versão Completa : ajuda com motor. rural
Pessoal. tenho um jeep cj-5 1958. com motor 6cc da rural. e me assustei quando fiz meus calculos e vi que ele faz incriveis 2 km por litro,seria isso um problema no carburador :
e o que vale mais a pena arrumar esse motor ou colocar um 4cc de opala?
e quantos km ele faria com o 6cc da rural. ?
vlw galera
Mauricio Rotta
20/08/2009, 18:18
O motor original do seu jeep é identico a esse q vc cita como sendo da Rural, são o mesmo motor, o mesmo carburador, tudo igual, a élice da rural é diferente e só.
2km/l realmente é pouco, leve seu Jeep num mecânico das antigas e mande limpar e regular o carburador, troque as velas, ajuste o ponto... vc verá a diferença, ele passará a fazer estonteantes 3km/l.
01javali
20/08/2009, 18:35
A relatos de motor 6cc da rural fazendo ate 6 km mais ai vai de trocar a distibuiçao por uma eletronica trocar toda as velas bobina de alta potencia e regular carburador trocar coroa e pinhao do diferencial para poder alongar um pouco a relaçao e manerar um pouco no pe ai com essas medidas pode se elevar a Kilometragem mais alem de tudo isso depende muito da consernaçao do motor .
SHERE KHAN
20/08/2009, 20:54
Não conheço a configuração do Jeep, mas segue abaixo o que eu acho mais fácil de ser providenciado. Quanto à dica de aferição do odômetro, já vi muitos Jeeps ganhando 1km/l apenas com a aferição correta do instrumento (instalação de redutor na saída da cx).
1) Reforma do Carburador
2) Ignição eletrônica e bobina de alta potência
3) Novas velas e cabos de boa qualidade
4) Instalação de retorno para o tanque (desborbulhador)
5) Aferição do odômetro (Pode estar marcando errado)
SERGIO MOLLO
20/08/2009, 21:06
O motor original do seu jeep é identico a esse q vc cita como sendo da Rural, são o mesmo motor, o mesmo carburador, tudo igual, a élice da rural é diferente e só.
2km/l realmente é pouco, leve seu Jeep num mecânico das antigas e mande limpar e regular o carburador, troque as velas, ajuste o ponto... vc verá a diferença, ele passará a fazer estonteantes 3km/l.
Caro Mauricio; so para constar, o jeep ano 1958, era motor de 4cc, acho que so apartir de 60 e' que passou para o 6cc.
Abs.
Rafaminc
21/08/2009, 00:54
Pessoal. tenho um jeep cj-5 1958. com motor 6cc da rural. e me assustei quando fiz meus calculos e vi que ele faz incriveis 2 km por litro,seria isso um problema no carburador :
e o que vale mais a pena arrumar esse motor ou colocar um 4cc de opala?
e quantos km ele faria com o 6cc da rural. ?
vlw galera
Olha, esse motor bem regulado deve fazer de 4 a 5 na cidade. No meu Bf eu tirava até 7 na estrada, mas tudo vai depender do pé do vivente. E olha que aqui só temos serra e barranco, portanto se fosse uma cidade plana, eu acho que dá para fazer até um pouco mais.
Veja se vc não está com o filtro do ar entupido ou a borboleta do afogador obstruindo a entrada do carbura.
Mauricio Rotta
21/08/2009, 09:08
Caro Mauricio; so para constar, o jeep ano 1958, era motor de 4cc, acho que so apartir de 60 e' que passou para o 6cc.
Abs.
Desculpe o meu lapso, vc está coberto de razão.
hurry-gurits
21/08/2009, 15:03
John, eu fiquei com essa duvida desse problema por muito tempo, gastei uma boa grana no motorzão 6cc bf161 que eu tinha na viatura, despois de 2 anos quando não pisava fazia 4,5km/l na cidade, metendo o pé fazia 1,5 na gasosa, porém meu motor após todas as intervenções e verificações continuava com o mesmo consumo, e pra ficar bom como os relatos de quem tem esse bravo motor nas viaturas, e que se o motor estiver realmente bom o melhor é não trocar, voce vai gastar numa retifica completa uns 2.500 á uns 3.500, além de ter que acompanhar o processo bem de perto pra ficar bom, enfim desisti do meu 6cc, hoje possuo um 4cc de opala a alcool com um h34 na carburação, na minha opinião o jipão ficou mais agil e mais leve, to com cambio 3 marchas original, foi colocar a flange e novos suportes p/ fixação do motor e boa , não precisa ficar moendo o bicho pra andar, quando instalei tinha o miniprogressivo do gol a alcool 1.6 na carburação ele era economico, mas era forçar um pouco e ele deixava a desejar, agora com o h34 c/ corpo duplo, ele responde bem, o consumo na cidade é de uns 7 a 8 km/l e na trilha vai bem, tem varios tópicos aqui que me ajudaram a definir o 4cc como uma escolha viável e que o meu bolso agradeceu o custo x beneficio, chega no 120 km/h facinho, o problema é pra parar KKKK
abração.
vlw pelas dicas pessoal. como estou em curitiba vou procurar um motor 4cc de opala. e ver o que eu faço, quanto a caixa, um amigo meu falou que a 3 marchas, nao serve no motor do 4cc , mas acho q eh historia, falando em nao parar, to com um problema no freio, ele ta borrachudo. e quando eu sangro, canta pneu, ando 2 metros o lado direito falha completamente, levando o jeep. la na contra mao. ja troquei o cilindro mestre e os 4 burrinhos,e todas as mangueiras e conectores, nao sei o ue fazer, esses dias fui andar com o de um amigo meu com lona nas 4 tbm, arrasta pneu,
vlw pelas dicas galera. como estou em curitiba vou procurar um motor 4cc do opala, sera que com 450 eu acho um ?me falaram que a caixa 3 machas nao serve nesse motor mas ja que o amigo ai falou que deu entao, já é. falando em nao parar, to com problema no meu freio. to com lona nas 4 . sei que nao eh a melhor escolha. masele estava cantando pneu, de uns tempos pra ca. ele ficou brrachudo, entao resolvi trocar os burrinhos, o cilindro mstre, e todos os conectores, e mesmo assim , quando eu sangro, ando 3 metros, ele canta pneu , depois disso o lado direito para de funcionar, so fico com o esquerdo isolado parece. jogando o jeep. la na contra mao,
Rafaminc
21/08/2009, 22:44
Já trocou os flexíveis? Verificou se não tem nenhum tubo entupido?
hurry-gurits
22/08/2009, 09:36
john, se a sua opção é o 4cc com cambio 3 ou 4 marchas pode instalar sem medo de ser feliz:concordo:, o meu é nesta configuração e vai tranquilo, o que acontece é que se colocar um 6cc de opala, o cambio original 3 ou 4 marchas não vai aguentar nem um pouco mesmo, vai ter que instalar um baldinho em baixo do cambio:parede: pq na primeira acelereda de verdade vai começar a triturar o coitado do cambio original, se voce der uma olhada no forum vai ver que tem bastante jipe em varias configurações(ai tb não te ajudei muito né:putz:), mas tem bastante com opala 4cc e cambio 3 e 4 marchas original.
Quanto ao freio verifica se por agum motivo as lonas não estão encharcadas por algum vazamento de oleo, regulagem das mesmas ou estrangulamento, o que pode gerar a diferença de carga para um lado do sistema, fazendo voce literamente mudar de faixa.
hurry-gurits
22/08/2009, 09:45
vou procurar um motor 4cc do opala, sera que com 450 eu acho um ?,
Aconselho a tentar pegar um em funcionamento, pelo menos em sp achar motor de opala 4cc em bom estado é mosca branca em desmanche e sempre tem algum amigo de um conhecido de um primo que tem jipe e que está fazendo up no power train e tira o mtr de opala pra por ap, mwm etc... no meu paguei +/- á uns 2 anos aqui em sp uns 450lts, mas gastei um pouco :putz:a mais pra deixar o bicho tinindo, tudo porque o francesinho "JAQUE" me pegou, ja que ja ta fora..... ai :parede:vai $$$ latas a mais!
abração