PDA

Ver Versão Completa : Fio do carburador



VKASP
20/08/2009, 13:00
Pessoal,

comprei um carburador novo da Ladaparts.ru, do modelo correto para o meu carro.

O carburador chegou e é exatamente igual ao original, exceto por um detalhe: um conector com um fio, que é ligado a um contato na base do parafuso de ajuste da marcha lenta. Na peça instalada no meu carro, o conector e o fio foram removidos. Olhando com cuidado, vi que o contato ainda está lá.

Então estou com um problema: aonde ligo este fio???

A base do parafuso de ajuste da marcha, onde está ligado o final do fio, parece fazer contato com uma alavanca, que no momento não me recordo se é a do acelerador ou a do afogador.

Então... alguém saberia me dizer para que serve esse fio/contato?

Um abraço,

Valdomiro


PS: Anexei umas fotos tiradas do ladaparts.ru apenas para ajudar a entender. A primeira é do modelo do meu carburador. A segunda é só para visualizar melhor o conector. Este final de semana vou tentar tirar uma foto em close do contato.

Rones Jr
20/08/2009, 14:29
Não seria o fio da agulha magnética da lenta? Se sim...acho o fio é ligado na bobina de ignição...acho. A bobina ficou ready to go....a agulha é liberada.

VKASP
20/08/2009, 14:37
Não seria o fio da agulha magnética da lenta?

Oi Rones,

não, não é o fio da agulha magnética da lenta. Esse aí SAI da macarronada geral e VAI para a válvula no carburador (nas fotos, a tampa preta mais à esquerda esconde o conector da válvula).

O fio do qual estou falando SAI do carburador e VAI para algum lugar, isto é está conectado ao carburador, mais precisamente a um contato na outra ponta da parafuso de regulagem da marcha lenta.
É um mistério!

Mas e aí, já superou as saudades do verdão?

[]s!

Gustavo Niva
20/08/2009, 16:20
Valdomiro, desisto :) Talvez o anexo te ajude...

[]s...

VKASP
20/08/2009, 17:32
Valdomiro, desisto :) Talvez o anexo te ajude...


Ajudou!:concordo:

Já sei que o fiozinho é o "idle switch wire" (no. 30... tem outros desses diagramas por aí?). Daí Mestre Google me mostrou o documento que anexei aí em baixo.

TALVEZ este fio seja simplesmente o aterramento da nossa famosa válvula eletromagnética da marcha-lenta.

Faz sentido pois de certa maneira o carburador está "mais ou menos" isolado e não serve muito bem como "terra" da válvula.
Não faz sentido, porque minha válvula ( :!: ) atual sempre funcionou bem sem esse terra.

O mistério vai se desfazendo...

Valeu!

cesar_am
21/08/2009, 10:32
Mas cruzes, pessoal, e eu que nem sabia que o carburador tinha filho ...:mrgreen:

E ainda mais com este nome "Idle Switch Wire"...:mrgreen:

É isto ai camaradas, antes de entrar neste mundo NIVA tinha algumas dúvidas, agora tenho mais.....mas o prazer em desvendá-las é muito maior....

Acho que é isso que alimenta essa nossa paixão.

Um abraço a todos.

Gustavo Niva
21/08/2009, 23:47
Valdomiro,
o laika também tem aquela caixa preta que fica acima da bateria no niva?

[]s

VKASP
22/08/2009, 13:55
o laika também tem aquela caixa preta que fica acima da bateria no niva?
[]s

A única diferença entre o Niva e o Laika é o nível de diversão que proporcionam: no Laika está próximo de ZERO! :mrgreen:

Sério, tem uma caixa (pequena) preta sim, próxima da bateria. Nunca soube para quê serve. Alguma idéia?

Marcelo2008
22/08/2009, 18:38
Pessoal,

comprei um carburador novo da Ladaparts.ru, do modelo correto para o meu carro.

O carburador chegou e é exatamente igual ao original, exceto por um detalhe: um conector com um fio, que é ligado a um contato na base do parafuso de ajuste da marcha lenta. Na peça instalada no meu carro, o conector e o fio foram removidos. Olhando com cuidado, vi que o contato ainda está lá.

Então estou com um problema: aonde ligo este fio???

A base do parafuso de ajuste da marcha, onde está ligado o final do fio, parece fazer contato com uma alavanca, que no momento não me recordo se é a do acelerador ou a do afogador.

Então... alguém saberia me dizer para que serve esse fio/contato?

Um abraço,

Valdomiro


PS: Anexei umas fotos tiradas do ladaparts.ru apenas para ajudar a entender. A primeira é do modelo do meu carburador. A segunda é só para visualizar melhor o conector. Este final de semana vou tentar tirar uma foto em close do contato.


Cara, esse carbura é 1.6L?

VKASP
23/08/2009, 14:59
Cara, esse carbura é 1.6L?

Esse carburador é para os 2105 (Laika) e variações.
A capacidade volumétrica do motor (1.5, 1.6) não é o único nem o melhor parâmetro para definir a utilização do carburador. Vai lá na Ladaparts.ru que tem um catálogo de partes interessante.

[]s

VKASP
23/08/2009, 15:40
A quem interessar possa.

Gustavo Niva
23/08/2009, 18:32
...tem outros desses diagramas por aí?Vários :mrgreen: Mas boa mesmo é a fonte... http://www.turbo-nutter.com/index.htm#Manuals

Acho que no 1.7 part 1 pág. 50, tem a resposta... pelo que entendi, quando tu solta o acelerador a rotações altas, ele aterra esse fio e corta o combustível da lenta... melhorando consumo e freio motor... muito legal mesmo...

:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

Diga-se de passagem, tem módulo de injeção eletrônica programável por aí que não faz isso...........

Aos entendidos... isso é uma característica "comum"?? Ou uma puta gambi de fábrica russa genial??? :mrgreen:


.

cRiPpLe_rOoStEr
23/08/2009, 22:42
esse carburador tem afogador automático?

Rones Jr
24/08/2009, 09:54
Alguns 147 e Spazio sairam com isso. O famoso cut off das injeções teve início na era carburática! Teve tb o carburador eletrônico da VW nos anos 90....uma espécie de Neandertal do sistema de injeção de combsutível....não era nem pré histórico...nem atual.

cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 16:31
Alguns 147 e Spazio sairam com isso. O famoso cut off das injeções teve início na era carburática! Teve tb o carburador eletrônico da VW nos anos 90....uma espécie de Neandertal do sistema de injeção de combsutível....não era nem pré histórico...nem atual.

como era o carburador eletrônico da vw? a propósito: segue foto de um corpo de injeção semelhante ao que tem na caminhonete do meu pai...
http://www.holley.com/data/products/pictures/large502-20S.jpg

VKASP
24/08/2009, 21:32
Camaradas, obrigado a todos pela ajuda!

Acabou o mistério do fio, que já tem até um conector para chamar de seu. Achei o fdp no meio da macarronada.

Valeu! :palmas:

Em breve, os testes do novo carburador...

Grande abraço!

Valdomiro

shuther4x4
24/08/2009, 23:43
Teve tb o carburador eletrônico da VW nos anos 90....uma espécie de Neandertal do sistema de injeção de combsutível....não era nem pré histórico...nem atual.

Difícil é achar um funcionando nos tempos de hoje! Esse era o tal que tinha o afogador "automático" (eletrônico) né?
abraços!

BACALHAU
24/08/2009, 23:47
... Teve tb o carburador eletrônico da VW nos anos 90....uma espécie de Neandertal do sistema de injeção de combsutível....não era nem pré histórico...nem atual.

Tive um desses. :parede:
Ninguém queria nem ver, quanto mais consertar. :putz:

cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 23:48
Difícil é achar um funcionando nos tempos de hoje! Esse era o tal que tinha o afogador "automático" (eletrônico) né?
abraços!

as últimas kombis tinham afogador automático, mas não tinham controle eletrônico da marcha lenta como esse famigerado carburador eletrônico...

dinhorlf
25/08/2009, 15:28
Valdomiro,
o laika também tem aquela caixa preta que fica acima da bateria no niva?

[]s

estou lendo esse topico pra tentar resolver problema de consumo no meu niva, mas essa pergunta eu tambem quero resposta alguem sabe.

t+ abraços agora deniva

VKASP
25/08/2009, 17:21
estou lendo esse topico pra tentar resolver problema de consumo no meu niva, mas essa pergunta eu tambem quero resposta alguem sabe.

Romualdo, Niva e Laika têm esta caixa. O Gustavo é que não disse para quê serve...

Gustavo Niva
25/08/2009, 18:00
Alguns 147 e Spazio sairam com isso. O famoso cut off das injeções teve início na era carburática! Teve tb o carburador eletrônico da VW nos anos 90....uma espécie de Neandertal do sistema de injeção de combsutível....não era nem pré histórico...nem atual.Aposto que todos copiaram dos russos :mrgreen:


Romualdo, Niva e Laika têm esta caixa. O Gustavo é que não disse para quê serve...Valdomiro, disse sim :P acho que a caixa controla o tal cutoff... e o o fio do seu carburador deve ser ligado a ela... não?

Ahhh... hoje um camarada aqui do rj disse que o fio do carburador dele tá ligado na bobina...

Aquela imagem que eu mandei tá no manual também, e lá tem várias outras que eu não tinha aqui, com as explicações... não li tudo... até porque o meu niva não tem a tal caixa mágica :mrgreen: foi retirada pelo dono anterior :evil:

http://www.turbo-nutter.com/index.htm#Manuals


[]s,
Gustavo.

Rones Jr
25/08/2009, 18:49
Oque é ligado na bobina é o fio da agulha magnética da lenta....CutOff é outra coisa...só não sei no cut off de quem ela vai!!!