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Ver Versão Completa : Indicação de Empresa sobre Relogios e velocimetros!



rubensx
20/08/2009, 11:33
Pessoal

Como agente as vezes vem aqui SOCAR O PAU em quem faz merda... Justiça seja feita e venho elogiar a quem faz um trabalho digno de nota e de voltar sempre!

Quero agradecer o Doriar da empresa VISUMAIS e agradecer ao pessoal da GUSTER RACING pelo ótimo trabalho que me entregaram o velocimentro multi funcional MF-70 e os indicadores feitos sobre encomenda do IS-40!

o site é

http://www.visumais.com.br/

Procurem por MF-70 e por IS-40 (no meu caso como meu 4x4 será eletronico o acionamento que vem da Explorer/Ranger e Troller eu pedi para que alterassem a configuração de alguns leds e ficasse 4x2-4x4H-4x4L ficou muito bom) Fotos acessos ainda virão:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=186957&stc=1&d=1250778598

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=186958&stc=1&d=1250778613

Escolhi eles por causa dos sensores eletronicos da ranger e de sempre achar burrice usar ponteiros em trilha, pois na chacoalhada vc num vê mais nada... enfim o MF-70 é velocimetro, odometro e RPM só que tme uam particularidade muito boa para nós, dá pra AFERIR vc mesmo colocando o diametro do pneu e ou relaçãod e engrenagens e pneu! SHOW DE BOLA

As fotos falam por si as peças são muito bem feitas, a prova dágua, pude escolher as cores e ainda le direto o sensor VSS de velocidade da ranger, De quebra ainda vem o sensor magnetico caso queira usar o sensor deles da roda e tem 2 anos de garantia e tudo entregue certinho...

fantátisco

zenzen 4x4
20/08/2009, 14:38
Pessoal

Como agente as vezes vem aqui SOCAR O PAU em quem faz merda... Justiça seja feita e venho elogiar a quem faz um trabalho digno de nota e de voltar sempre!

Quero agradecer o Doriar da empresa VISUMAIS e agradecer ao pessoal da GUSTER RACING pelo ótimo trabalho que me entregaram o velocimentro multi funcional MF-70 e os indicadores feitos sobre encomenda do IS-40!

o site é

http://www.visumais.com.br/ (http://www.visumais.com.br/)

Procurem por MF-70 e por IS-40 (no meu caso como meu 4x4 será eletronico o acionamento que vem da Explorer/Ranger e Troller eu pedi para que alterassem a configuração de alguns leds e ficasse 4x2-4x4H-4x4L ficou muito bom) Fotos acessos ainda virão:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=186957&stc=1&d=1250778598

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=186958&stc=1&d=1250778613

Escolhi eles por causa dos sensores eletronicos da ranger e de sempre achar burrice usar ponteiros em trilha, pois na chacoalhada vc num vê mais nada... enfim o MF-70 é velocimetro, odometro e RPM só que tme uam particularidade muito boa para nós, dá pra AFERIR vc mesmo colocando o diametro do pneu e ou relaçãod e engrenagens e pneu! SHOW DE BOLA

As fotos falam por si as peças são muito bem feitas, a prova dágua, pude escolher as cores e ainda le direto o sensor VSS de velocidade da ranger, De quebra ainda vem o sensor magnetico caso queira usar o sensor deles da roda e tem 2 anos de garantia e tudo entregue certinho...

fantátisco
Caro Rubens!

Parbéns pela aquisição! Show de bola estes instrumentos!
Me fala, coloquei motor da S10 2.8 com bomba inj. na minha Grand Cherokee 97 V8 5.2, mantive o módulo original,principalmente para manter o painel original,mas não conseguimos fazer funcionar o RPM.
Será que este pessoal não teria uma solução para fazer funcionar o RPM original ?
Se puderes me ajudar, ficarei grato!
Um Abraço!

rubensx
20/08/2009, 20:12
o original num creio, eles devem funcionar out er solução pro produto deles mesmo...

Eu num entendi, vc manteve o modulo original do V8 num motor 2.8 diesel?

:-s


me explica isso direito

zenzen 4x4
21/08/2009, 08:11
o original num creio, eles devem funcionar out er solução pro produto deles mesmo...

Eu num entendi, vc manteve o modulo original do V8 num motor 2.8 diesel?

:-s


me explica isso direito
Bom Dia!
O motor da S10 2.8 é com bomba injetora,portanto não precisa de módulo.
Mantive o módulo da cherokee, sòmente para o funcionamento do painel e demais acessórios que eram comandados pelo módulo.
O problema é que o marcador de RPM da cherokee é eletrônico,e da S10 é ligado no alternador, daí a complicação.

rubensx
21/08/2009, 10:46
não tem como funcionar, porque o o sinal que o rpm da cherocka procura é da bobina já do motor a diesel como nÀo existe bobina é sinal de alternador beemm diferente inclusive pode até queimar se vc ligar lá

de toda forma procura o usuário SUKYS aqui do forum eu acho que ele pode falar com mais propriedade e como o mesmo é engenheiro eletronico e vende produtos pode talvez criar algo pra resolver esse problema

procura ele! boa gente paca :concordo:

Elmer_Jeep
22/08/2009, 09:20
Valeu Rubão, eu desde que conheci os produtos da Guster sempre tive interesse em usar, agora que temos uma cobaia ficou mais fácil... (brincadeirinhaaaaaaaaa)

Diz uma coisa, qual o diametro desse teu velocimetro ?

O indicador de sinais eles fariam com essa mesma configuração mas no formato redondo ?

[]'s

rubensx
23/08/2009, 00:23
fala tio Elmer

Sim fazem sim, só encomendar...

é 80mm parece pouco, mas acontece que é pouco para ponteiros (seria ruim de enxergar), porém... é tão grande o numero de velocimetro e os numeros do odômetro que não dá rpa ser maior ia ficar ridiculo

muito foda o acabamento e 2 anos de garantia...

foda demais

zenzen 4x4
23/08/2009, 12:14
não tem como funcionar, porque o o sinal que o rpm da cherocka procura é da bobina já do motor a diesel como nÀo existe bobina é sinal de alternador beemm diferente inclusive pode até queimar se vc ligar lá

de toda forma procura o usuário SUKYS aqui do forum eu acho que ele pode falar com mais propriedade e como o mesmo é engenheiro eletronico e vende produtos pode talvez criar algo pra resolver esse problema

procura ele! boa gente paca :concordo:
Obrigado pela dica!
Mandei e-mail para o Sr Sukys,que me respondeu imediatamente,mas infelizmente ele acha impossível fazer funcionar o contagiros.
Mas como sou alemão teimoso,não vou desistir,qualquer hora aparece uma dica,talvez um prof.Pardal.
Um Abraço ao Sr. Sukys, que foi muito gentil,e sua Pessoa tb.
SDS.

CAVESO
23/08/2009, 23:40
Galera,

Tenho uma dúvida sobre adaptar o painel da S10 no Engesa, me ajudem aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=61363

[]'s

CAVESO
01/09/2009, 00:24
Uma dúvida, pessoal: como é feita a leitura digital do velocimetro da S10?

Há um sensor eletronico na caixa?

É intercambiável?

Pablo.pinto2007
01/09/2009, 19:38
Obrigado pela dica!
Mandei e-mail para o Sr Sukys,que me respondeu imediatamente,mas infelizmente ele acha impossível fazer funcionar o contagiros.
Mas como sou alemão teimoso,não vou desistir,qualquer hora aparece uma dica,talvez um prof.Pardal.
Um Abraço ao Sr. Sukys, que foi muito gentil,e sua Pessoa tb.
SDS.

Olá, não sou, mas estudei (um pouco, na verdade) eng. eletronica, adoro esse troço e no que penso, você só tem que comparar o que o sensor que é instalado na bobina lê e adaptar uma solução!, o que o sensor da bobina lê? a cada quatro pulsos uma rotação, certo? ou melhor, no seu caso eram quantos oito (cilindros?)? então é isso, você só tem que igualar as unidades, um bom projetista, ou eng. eletrônico faz isso pra você, ou até mesmo os caras lá... então vamos voltar pra teoria, a cada oito pulsos um giro no motor (ou se não é assim procure saber, ok?), pára por aí, agora vamos ao outro lado, agora você tem um motor que não tem pulsos para informar quantos giros tem no motor, mas existe por aí sensores de rotação de motores (não sei a precisão), mas existe, e seria uma saída, ou até mesmo a saída do alternador, o que ela te informa? sinal de corrente? giros proporcionais (procure saber), assim, converte-se sinal de rotação em pulsos pela quantidade de giros proporcionais.
Pode dar certo...
Eu estou apenas sugerindo uma idéia que pode dar certo, por isso não chegue pra quem entende dizendo que eu disse que ia dar certo, ok?
É apenas o meu raciocínio.

Abraços e boa sorte na sua adaptação...

rubensx
01/09/2009, 21:24
Uma dúvida, pessoal: como é feita a leitura digital do velocimetro da S10?

Há um sensor eletronico na caixa?

É intercambiável?

Caveso blz??

então o da RANGER é assim:

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/speed/vss_withgear.JPG

vai no fim do cambio ou na T-case da RAGER (nas 4x4 na t-case claro)


na S10 provavelmente seja isso aqui:

http://shop.oreillyauto.com/product_images/img/sta/sc25-1.jpg

e deve ser ago na T-case tb

Alessandro Henrique
02/09/2009, 12:19
Olá, não sou, mas estudei (um pouco, na verdade) eng. eletronica, adoro esse troço e no que penso, você só tem que comparar o que o sensor que é instalado na bobina lê e adaptar uma solução!, o que o sensor da bobina lê? a cada quatro pulsos uma rotação, certo? ou melhor, no seu caso eram quantos oito (cilindros?)? então é isso, você só tem que igualar as unidades, um bom projetista, ou eng. eletrônico faz isso pra você, ou até mesmo os caras lá... então vamos voltar pra teoria, a cada oito pulsos um giro no motor (ou se não é assim procure saber, ok?), pára por aí, agora vamos ao outro lado, agora você tem um motor que não tem pulsos para informar quantos giros tem no motor, mas existe por aí sensores de rotação de motores (não sei a precisão), mas existe, e seria uma saída, ou até mesmo a saída do alternador, o que ela te informa? sinal de corrente? giros proporcionais (procure saber), assim, converte-se sinal de rotação em pulsos pela quantidade de giros proporcionais.

:stop:
Lembrando que em motores Otto (4 tempos) são necessárias duas revoluções completas (720 graus) do eixo de manivelas(virabrequim), para conclusão do ciclo. Sem entrar em muitos detalhes, o eixo do distribuidor e comando de válvulas não possuem a mesma velocidade do virabrequim, na verdade possuem a metade. Sendo assim, em um motor 4 cilindros são enviados 4 "pulsos/sinais" a cada 2 rotações do virabrequim e na verdade, como estamos falando de velocidade (RPM), não podemos esquecer que a variável tempo se faz presente. A relação entre pulsos por revolução do eixo é constante, mas a quantidade de pulsos em função do tempo nos dará a frequência e esta sim é o que interessa.
Exemplo para cálculo:
RPM = Rotações por minuto (virabrequim);
Pm = Pulsos por minuto forneciddos pela bobina de ignição;
Nc = Número de cilindros;
RPM= (Pm .2)/Nc
Note que a quantidade de cilindros é importante pois possui relação direta na freqüência.
Motores Diesel por sua vez não possuem bobina de ignição e indicadores de velocidade (RPM) elétricos têm amostragem de sinal proveniente do alternador.
No caso específico da Cherokee o sinal é proveniente do módulo de controle e sendo assim a coisa se complica. Acredito que algo possa ser desenvolvido (circuito) para condicionar o sinal do alternador ao instrumento. Mas apenas através de uma análise e pesquisa para saber se a coisa é viável, pois em alguns casos o sinal para o painel pode ser analógico (0-10V), pulsos ou através de rede CAN-BUS.

Sds.

Pablo.pinto2007
02/09/2009, 20:33
:stop:
Lembrando que em motores Otto (4 tempos) são necessárias duas revoluções completas (720 graus) do eixo de manivelas(virabrequim), para conclusão do ciclo. Sem entrar em muitos detalhes, o eixo do distribuidor e comando de válvulas não possuem a mesma velocidade do virabrequim, na verdade possuem a metade. Sendo assim, em um motor 4 cilindros são enviados 4 "pulsos/sinais" a cada 8 rotações do virabrequim e na verdade, como estamos falando de velocidade (RPM), não podemos esquecer que a variável tempo se faz presente. A relação entre pulsos por revolução do eixo é constante, mas a quantidade de pulsos em função do tempo nos dará a frequência e esta sim é o que interessa.
Exemplo para cálculo:
RPM = Rotações por minuto (virabrequim);
Pm = Pulsos por minuto forneciddos pela bobina de ignição;
Nc = Número de cilindros;
RPM= (Pm .2)/Nc
Note que a quantidade de cilindros é importante pois possui relação direta na freqüência.
Motores Diesel por sua vez não possuem bobina de ignição e indicadores de velocidade (RPM) elétricos têm amostragem de sinal proveniente do alternador.
No caso específico da Cherokee o sinal é proveniente do módulo de controle e sendo assim a coisa se complica. Acredito que algo possa ser desenvolvido (circuito) para condicionar o sinal do alternador ao instrumento. Mas apenas através de uma análise e pesquisa para saber se a coisa é viável, pois em alguns casos o sinal para o painel pode ser analógico (0-10V), pulsos ou através de rede CAN-BUS.

Sds.

O cara agora disse tudo que eu estava pensando, só com uma diferença, ele conhece tudo:concordo: e eu não :discordo:...

É isso, acho que o caminho é esse...:palmas:

Eu gosto dessas coisas, só preciso me aprofundar nos estudos eletrônicos, pra aí sim ver se brota dinheiro da cachola... pois essas coisas devem dar algum dinheiro...


Abraços!

Alessandro Henrique
02/09/2009, 22:35
Sobre a Cherokee, na falta de maiores informações fica a dica para se verificar o sinal proveniente do pino 43 do PWT (Powertrain control module) fio de cores cinza/azul claro; Este sinal é enviado pelo PWT ao módulo de controle do câmbio (motor 4.0) e ao painel de instrumentos (conector preto, pino D5).
Dada a substituição do motor original por um a Diesel, a medição deverá ser realizada em outro veículo.


Sds.

lmaimone
30/10/2009, 18:04
Olá Rubensx,

gostei muito desse velocimetro. Entrei no site e achei este outro que também é legal... não sei se vai ficar muito pequeno no engesa.

Você já instalou? tem foto de como ficou no painel?

Abraços

rubensx
30/10/2009, 19:35
Olá Rubensx,

gostei muito desse velocimetro. Entrei no site e achei este outro que também é legal... não sei se vai ficar muito pequeno no engesa.

Você já instalou? tem foto de como ficou no painel?

Abraços

então esse é pequeno que serve em painel de Honda biz ;-)