PDA

Ver Versão Completa : Caixa de direção do samurai



Teo
14/12/2004, 21:45
Estou precisando trocar a caixa de direção do Samurai.
Ano 93 - Feixe de molas
Alguem sabe se existe generica?

lg_gustavo
15/12/2004, 01:02
Teo,

Eu estava mais ou menos na mesma situação. Quando olhei a folga com o mecânico na oficina achamos que não teria jeito...muuuuita folga e vazando óleo pra k7. Resultado: caixa condenada. Resolvemos então abrir a bendita e dar uma mexida. Limpamos todas as peças da caixa e então trocamos o óleo, que estava parecendo doce de leite com muito barro. Fizemos então um respiro mais elevado para evitar que aconteça novamente. Ficou nota 10.
Fiz o serviço com o Reinaldo, da Motor Lodge.
www.motorlodge.com.br

[]s com o Samuca 100% revisado

Fabil
15/12/2004, 07:56
Ae Gustavo..
vcs simplesmente abriram a caixa, trocaram o oleo, retentor e regularam e pronto?? ficou nova??? se sim... entao vc teve sorte, pois as pecas nao sofreram desgaste acentuado, pois o setor quando gasta, só trocando ou recondicionando..
T+

Teo
15/12/2004, 09:51
Oi Gustavo,

Obrigado pela dica, vou falar com meu mecanico, e passar o relatado.

Quem sabe pode ser igual. Eu pelo menos não tenho folga exagerada.

Valeu

Teo

Walter L. L. Casitta
15/12/2004, 10:10
Quando eu coloque DH no meu Samurai 97, a caixa original com 10000KM eu troquei com o Edimur (31)3411-6996 e ta com ele até hoje. Eu vi ela lá na oficina dele.

Teo
15/12/2004, 13:14
Oi Walter

Voce colocou DH no seu Samurai.

De que carro voce colocou, e quanto custou?

Abraços

Teo

Walter L. L. Casitta
15/12/2004, 14:05
Do Vitara com Kit DH da Calmini e o Kit RockCrawler. Foi em 98 e não lembro mais quanto gastei. Quase tudo foi importado na época em que o dólar era cotado em 1:1. Esse Samurai já está no terceiro proprietário e esta até hoje exatamente com vendi.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/52b569a07b48d9a013334972914c578b.jpg

Teo
15/12/2004, 22:33
Valeu Walter, esse Samuca tá bem legal.

Qual o tamanho dos pneus, voce lembra?

Abraços

Teo

Walter L. L. Casitta
15/12/2004, 23:22
O bom e velho BF31x10.5x15. Rodei quase 70.000Km com eles e o segundo dono ficou com eles ainda quase 2 anos.

Elio
17/12/2004, 15:30
Na Av Imperatriz Leopolidina, 1800 em SP (próximo ao Ceagesp) existe uma oficina especializada em cx de direção chamada Chepar. Já usei os serivços deles e foi muito bom.

Teo
17/12/2004, 21:43
Gustavo

Valeu, mexemos na caixa, e o óleo tava com bastante agua.

Trocamos e parece que ficou 10

Sem jogo, e tudo ok.

Tambem tinha, aquela bucha de borracha que vai na barra de torção antes da caixa, quebrada.

Comprei nova lá na Carrera do Ceagesp.

Valeu

Teo

EDUOARDOO+
15/05/2005, 18:59
PESSOAL CAIXA E SETOR PARA MIM É TUDO IGUAL.

PRECISA ALGUMA CHAVE ESPECIAL PARA ABRIR O SETOR?
QUE NÃO SEJA MARRETA E TALHADEIRA(PF)
QUAL É O RETENTOR QUE VAI?
QUAL O ÓLEO?
AQUELA CHAPINHA CROMADA É O RESPIRO?
COMO TIRAR?
ELA TA TRAVADA E AINDA É PLÁSTICA?

NO AGUARDO VALEU.

EDUOARDOO+
19/05/2005, 20:51
O PESSOAL VALEU PELAS DICAS! :twisted: :twisted:

biero
10/08/2006, 18:04
Qual foi o óleo colocado na caixa de direção ?
Grande abraço,

Marcelo

Eduardo Chaves
16/08/2006, 11:09
Pessoall,

Alguem sabe as medidas ou o retentor equivalente que vai na caixa de direção do samuca feixe ???
Preciso com urgência....

[]´s...

TDuran
07/08/2008, 20:35
Fala galera!!!!

dei uma\ pesquisada pelo fórum e não achei nenhuma resposta esclarecedora.

Tô com um problema na caixa de direção, e talvez tenha que trocar(se não der p/ recondicionar), alguém sabe me dizer se existe alguma caixa que dê p/ gente adaptar lá????

Valeu!!!!

Henanh
07/08/2008, 21:23
Opala Mecânica, é bem fácil a adaptação!

Marcos W
07/08/2008, 21:49
Bom, vou aproveitar o tópico para tirar uma dúvida. É normal ter muita folga na direção do Samurai??

Já levei no mecânico para fazer um ajuste mas não melhorou muito não, andei até pensando em trocar a caixa de direção.

Obrigado.

MaGao
07/08/2008, 22:29
Bom, vou aproveitar o tópico para tirar uma dúvida. É normal ter muita folga na direção do Samurai??

Já levei no mecânico para fazer um ajuste mas não melhorou muito não, andei até pensando em trocar a caixa de direção.

Obrigado.

não é normal ter folga não...
a minha eh justinha sem folgas..

ja a do meu irmão tem puta folga.. eheheh

Abraços,

JEFFCATUNDA
09/08/2008, 02:45
Pessoal.
Qual é a vantagem de colocar a direção mecânica do opala no samurai????

Fica mais leve?????

Poc
09/08/2008, 18:37
não é normal ter folga não...
a minha eh justinha sem folgas..

ja a do meu irmão tem puta folga.. eheheh

Abraços,

MaGao, vc é de muita sorte, porque é o único samuca sem folga que já ouvi falar, o normal é ter folga mesmo e se acostumar com ela.
[]s.

leo cabral
09/08/2008, 18:45
MaGao, vc é de muita sorte, porque é o único samuca sem folga que já ouvi falar, o normal é ter folga mesmo e se acostumar com ela.
[]s.

tem outro aqui , o meu não tem nenhuma folga.

e ter folga não tem nada de normal

MaGao
09/08/2008, 21:09
MaGao, vc é de muita sorte, porque é o único samuca sem folga que já ouvi falar, o normal é ter folga mesmo e se acostumar com ela.
[]s.

Meu carro tem 0 de folga.. e o parafuso do ajuste ta LLAAAAA em cima.. ao contrario do meu irmão que ta totalmente apertado e tem PUTA folga.. heheh =)

MaGao
09/08/2008, 21:09
Pessoal.
Qual é a vantagem de colocar a direção mecânica do opala no samurai????

Fica mais leve?????

Dizem ficar bem mais leve que a original.. particularmente eu nunca usei.. so ouvi falar..

JEFFCATUNDA
09/08/2008, 21:38
Será que a gente consegue alguem que tenha feito est adaptação do dh do opala para dar um depoimento????

MaGao
09/08/2008, 22:57
Será que a gente consegue alguem que tenha feito est adaptação do dh do opala para dar um depoimento????

tem o rapaz ai do topico SAmurai com direção Hidraulica.. ele coloco DH de opala com bomba de santana se não me engano.. disse que ia sair o kit por esses dias.. mais eu me contento com uma caixa mecanica de opala.. dizem ficar mais leve.. e afinal ja é leve a direção do samuca ^^

JEFFCATUNDA
11/08/2008, 01:13
Eu até acho leve a direção do samuca....mas é que ando com os pneus bem vazios...21lb na diant....e 18lb na traseira...para ele ficar macio e pular menos....ai pesa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

rija
11/08/2008, 09:26
Meu samuka também não têm folgas. Alias este é o meu segundo e ambos estavam com a direção justinha.
Mas vocês acham a caixa do Samurai pesada? Tenho 31 no meu e não acho pesado. Fica mais leve que aquilo?
[]s

diogo ludovico
11/08/2008, 10:23
Confesso que me surpriendi com a caixa de direção do samurai. Ao colocar os 33" pensei que o carro se tornaria inguiável sem uma DH, mas para minha surpresa a direção continuou leve:shock: alias leve até demais, pois em velocidades acima de 60 ela leve a torna sensivel demais.
Claro que estou usando uma calibragem alta 30lbs, mas se com uma calibragem mais baixa a direção ficar um pouco mais firme, ai ficaria ideal.

Fabil
11/08/2008, 18:12
que isso Diogo?? tá doido??? 30lbs em pneu 33"??? fica duro p/ kcte... pode baixar isso ae p/ no maximo 22lbs... eu uso 20lbs no meu 31"..heheh

diogo ludovico
11/08/2008, 18:44
Fabil, realmente fica duro, foi colocado desta forma apenas para os testes preliminares, assim testamos a suspenção quanto ao conforto com os pneus duros (eliminando o fator pneu), e tambem para evitar que a direção ficasse pesada demais no teste.
Em condições normais o numero exato vai depender, vou deixa-lo o mais baixo possivel sem pesar a direção, será que com 20 vou conseguir virar o volante??:mrgreen: heheheeh :mrgreen:

leo cabral
11/08/2008, 19:05
diogo , vai colocando logo no orçamento uma DH , pois vai ficar pesado , mas se você não achar ruim , nem precisa ir na academia , basta fazer umas 5 balizas com seu Samurai:D

Fabil
11/08/2008, 19:08
o problema é que se ele insistir em usar duro demais é apenas uma questao de pouco tempo p/ detonar o setor e jogar ele no lixo... eu penso diferente.. um setor de samurai em perfeito estado vale uns 500,00, entao antes de fuder o setor já socaria logo um hidraulico de opala e venderia o original ainda em bom estado

T+

diogo ludovico
12/08/2008, 09:00
Pois é, está nos planos, o meca instala a DH de S10 por 1200 (completo, peças + mo), mas tenho que aliviar um pouco o orçamento, afinal a reforma tá levando uma boa $$$.
Assim vou deixar a grana guardada e esperar pelo menos a entrega em definitivo do carro, assim que não tiver mais ajustes a serem feitos eu paro novamente e coloco a DH, senão vai atrasar mais ainda a suspenção

JEFFCATUNDA
13/08/2008, 23:42
Diogo estas de d20 devem ser iguais as dos opalas....acho isso porque eu tinha uma bonanza e as peças par direção e alguns comandos no volante eram de opala.....


estou certo?

Fabil
14/08/2008, 08:32
né nao... o setor da D20 é muito maior que o de opala e se nao me engano o pitman é p/ frente..

igual de opala só de o omega..

T+

JEFFCATUNDA
14/08/2008, 10:33
E dá para adaptar no samuca?... o nivel de dificuldade deve ser então maior que adaptar o dh do opala... estou certo??????

e quanto a colocar então uma mecãnica de d20....ficaria mais leve?

com qual mecânica ficaria bem leve????

falam dumas tais semi-hidraulicas....a do santana seria semi-hidraulica...

TEM FUNDAMENTO??????

Fabil
14/08/2008, 11:38
esquece a de D20.. pois a do opala que já é muito maior que a original ja fica apertadasso, a de D20 vai ter que cortar lata, afastar radiador, etc..

mesmo a mecanica de opala já fica uma mixaria mais leve, pois o fator de reducao dela é maior que a do samurai.. um conhecido nosso aqui usava no samurai dele com pneu 31 e ficava legal..

quanto a mecanica, eletrica, hidraulica, vc escolhe, desde que seja do tipo pinhao e cremalheira vc pode usar até de caminhao, porem vai ter que se virar na adptacao.. a mais facil que eu conheco p/ adaptar em samurai é de opala/omega.. qualquer outra diferente dessa vc vai "inventar moda".... se for, manda bala e nos diga como foi a adaptacao

T+

JEFFCATUNDA
14/08/2008, 23:49
Fabil....

a direção do meu samuca tá com aquela junta que pega lá no final...uma bem grossa....meio rasgada...como é o nome dela? ela pode ser a respossavel por uma folga qua aparece as vezes quando forço uma curva?

Henanh
15/08/2008, 13:17
Eu tenho no samura a direção mecanica do opala, realmente ela é um pouco de nada mais leve, mas esterça mais, pelo menos eu acho. So vale a pena sair da original se realmente ela tiver zebrada...

abraço

MaGao
15/08/2008, 13:29
Eu tenho no samura a direção mecanica do opala, realmente ela é um pouco de nada mais leve, mas esterça mais, pelo menos eu acho. So vale a pena sair da original se realmente ela tiver zebrada...

abraço

ta boa ela? quer quanto nela ?=)

Henanh
16/08/2008, 21:32
A minha tava zebrada... folga.... coloque uma de opala se a sua estiver ruim...

abraço

Fabil
18/08/2008, 08:10
ô Jeff... se for o que estou pensando é a junta elastica... se tá rasgada troca logo... se acabar de rasgar vc fica sem controle nenhum da direcao... a de fusca serve

T+

JEFFCATUNDA
18/08/2008, 22:30
Valeu Fabil!

Higor Renck
18/08/2008, 23:38
esquece a de D20.. pois a do opala que já é muito maior que a original ja fica apertadasso, a de D20 vai ter que cortar lata, afastar radiador, etc..

mesmo a mecanica de opala já fica uma mixaria mais leve, pois o fator de reducao dela é maior que a do samurai.. um conhecido nosso aqui usava no samurai dele com pneu 31 e ficava legal..

quanto a mecanica, eletrica, hidraulica, vc escolhe, desde que seja do tipo pinhao e cremalheira vc pode usar até de caminhao, porem vai ter que se virar na adptacao.. a mais facil que eu conheco p/ adaptar em samurai é de opala/omega.. qualquer outra diferente dessa vc vai "inventar moda".... se for, manda bala e nos diga como foi a adaptacao

T+

Olá Pessoal,

Andei falando com um mecânico que indicou o setor hidráulico da L200, disse-me que é muito parecida.

O que me dizem???

Higor Renck

JEFFCATUNDA
22/08/2008, 00:25
ô Jeff... se for o que estou pensando é a junta elastica... se tá rasgada troca logo... se acabar de rasgar vc fica sem controle nenhum da direcao... a de fusca serve

T+


Fabil....

Troquei a junta ontem...a direção melhorou muito:concordo:...e a junta do fusca custa o absurdo de 6 reais :mrgreen:....e é plug and play...

A junta que tava no lugar era feita de BORRACHA DE PNEU CORTADO NO MOLDE DA JUNTA :parede::parede::parede:...Imagina o trabalho que deu para economizar 6 reais:mrgreen:...


VALEU CARA :palmas::palmas::palmas:

Renan Gustavo
07/04/2014, 17:37
Galera!
ressuscitando o tópico;

sobre adaptar o setor do opala no samurai, tanto faz o ano do opala? e se for hidraulico ou mecanico?
lembrando que nao quero por DH, apenas trocar o setor pois estou precisando!

o pitman continua o original ou vai o do opala?

teh+