PDA

Ver Versão Completa : óleo da caixa do samurai, qtos litros? GL4 ou GL5?



Ney
14/12/2004, 19:05
Senhores, vou sair pela manhã para comprar oleo para a caixa do meu samuca 93 que esta sendo revisada, quero aproveitar e troca da t-case e dos diferenciais mas não sei quantos litros eu compro, outo detalhe, há duas discurções abertas sobre olheo de caixa, uma diz que é GL4, outra diz que é GL5. Afinal qual é o correto?

Fabil
14/12/2004, 20:42
na caixa pode ser 75W90 GL4... nos diferenciais e T-Case prefira os 75W90 GL5 $$$$$
T+

Samurai_MOA
19/12/2004, 10:01
na caixa pode ser 75W90 GL4... nos diferenciais e T-Case prefira os 75W90 GL5 $$$$$
T+

Na verdade na t-case e caixa eh o 75W90 (R$ 26,00 o litro), mas nos diferenciais pode ser usado o 80W90 (R$ 12,00 o litro). Segundo a tabela Tutela/Sellenia!

Rafael_Reis
20/12/2004, 10:45
GL4 na caixa e GL5 nos diferenciais.
Para saber a quantidade é facil: encha ate vasar pelo furo...
Estou terminando uma tabelinha de lubrificantes q logo vou por no site, nao tenho as quantidades exatas agora. Mas como expliquei ai em cima, nao tem erro.

Abracao,

lsleite
10/01/2005, 13:07
Semana passada fui procurar óleo pro câmbio do meu Samurai, e como não estava achando o API GL-4, só o GL-5, lembrei deste tópico.
Encontrei este texto que explica a diferença das duas especificações API GL-4 e GL-5:

"Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 ao invés do GL-4?
R: A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. O produto da BR para esta aplicação é o LUBRAX TRM-4.

Já a especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais). Os produtos BR para esta aplicação são o LUBRAX GL-5 e o LUBRAX TRM-5.

A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e "arranhamento" durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas."

Pra quem quiser ver mais, o texto completo está aqui:

http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/BE6B7AB55210B54803256DAD004CC8DB?OpenDocument&SDuvidas

E quanto à especificação correta, isso eu retirei do manual de oficina do samurai helicoidal:

Câmbio (1,3l) e cx. de transferência (0,9l): API GL-5 / 80W90,75W85 ou 75W90
Diferenciais (1,35l dianteiro + 1,5l traseiro): API GL-4 / 80W90 ou 75W85

diogo ludovico
24/07/2006, 13:51
Leandro, no final da sua mensagem voçe colocou gl-4 como o oleo de diferencial e gl-5 como oleo de caixa de cambio, as especificações estão corretas. Desculpe o incomodo...:oops:

luiztacco
25/07/2006, 10:43
Acabei de comferir o manual do samuca

transmição - GL4 -- capacidade - 1,3L
caixa de mudança - GL4 -- capacidade - 0,9L
diferencial dianteiro - GL5 (óleo para engrenagens hipóides) capacidade- 1,35L
diferencial traseiro - GL5 (óleo para engrenagens hipóides)


Eu uso o óleo da marca Havoline e até agora tudo 100%

MUTS
25/07/2006, 11:08
Bom dia a todos!!

Presciso substituir e limpar as "borras" de oleo dos diferencias do meu Samuca, pois misturou oleo com agua/lama, etc..(inclusive vou fazer o snokel que vi em um forum aqui). Alguém sabe a melhor maneira??? Posso usar aquele aparelho para trocar oléo a sucção???

Abraços !!!

Muts

cacanakagi
26/12/2008, 10:16
Bom dia a todos!!

Presciso substituir e limpar as "borras" de oleo dos diferencias do meu Samuca, pois misturou oleo com agua/lama, etc..(inclusive vou fazer o snokel que vi em um forum aqui). Alguém sabe a melhor maneira??? Posso usar aquele aparelho para trocar oléo a sucção???

Abraços !!!

Muts
Olha Muts... Na minha opinião eu faria o seguinte... retirava todo o óleo do diferencial, depois com um Spray (daqueles de compressor) Mandava querosene pela entrada de óleo do diferencial para diluir a sujeira interna.... Usaria em torno de 3 litros espirrando por cima e por baixo até que fique limpo... Depois só passa um ar pra tirar o excesso de querosene, tampa em baixo e manda óleo....

rogeriomasih
15/09/2009, 21:25
fui trocar o óleo do diferencial traseiro do samurai e, como recomenda o manual, solicitei que fosse utilizado um API GL-5.

Ao ver a embalagem verifiquei que era um óleo específico para diferencial com LSD - o que não é o caso do samurai.

Isso pode causar algum tipo de problema?

cacanakagi
16/09/2009, 07:53
fui trocar o óleo do diferencial traseiro do samurai e, como recomenda o manual, solicitei que fosse utilizado um API GL-5.

Ao ver a embalagem verifiquei que era um óleo específico para diferencial com LSD - o que não é o caso do samurai.

Isso pode causar algum tipo de problema?
Bom... Não sou o maior entendido de lubrificantes mas costumo não contrariar a lógica... Se diz q é específico pra LSD... Volta lá e troca pelo GL5 comum q é o q eu uso no meu... Aliás o meu tem bloqueio e até hoje não descobri se precisa de algum óleo diferente........

Samuka Shrek
29/09/2009, 23:02
Olá pessoal...

Depois de longa procura achei o oléo 75W90 para o cambio e t-case do meu samurai...

Achei o da Ipiranga, Ipergerol 75W90 - GL4 . Paguei 210,00 o balde de 20 (vinte) litros... Antes que perguntem, vou dividir com outros colegas....


Só uma pergunta.... Acho que ele é mineral... Tem alguma diferença quanto a desempenho em relação ao sintético??? Diferença no tempo de trocas???


Quem precisar e não achar me dá uma alô que passo o telefone do fornecedor!!!...

Abraços a todos suzukeiros...

:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::razz::raz z::razz:

rogeriomasih
12/08/2010, 09:32
apresentei um comentário sobre este óleo em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1231361#post1231361

MODERADORES: é possível fundir os dois tópicos?