Ver Versão Completa : óleo da caixa do samurai, qtos litros? GL4 ou GL5?
Senhores, vou sair pela manhã para comprar oleo para a caixa do meu samuca 93 que esta sendo revisada, quero aproveitar e troca da t-case e dos diferenciais mas não sei quantos litros eu compro, outo detalhe, há duas discurções abertas sobre olheo de caixa, uma diz que é GL4, outra diz que é GL5. Afinal qual é o correto?
na caixa pode ser 75W90 GL4... nos diferenciais e T-Case prefira os 75W90 GL5 $$$$$
T+
Samurai_MOA
19/12/2004, 10:01
na caixa pode ser 75W90 GL4... nos diferenciais e T-Case prefira os 75W90 GL5 $$$$$
T+
Na verdade na t-case e caixa eh o 75W90 (R$ 26,00 o litro), mas nos diferenciais pode ser usado o 80W90 (R$ 12,00 o litro). Segundo a tabela Tutela/Sellenia!
Rafael_Reis
20/12/2004, 10:45
GL4 na caixa e GL5 nos diferenciais.
Para saber a quantidade é facil: encha ate vasar pelo furo...
Estou terminando uma tabelinha de lubrificantes q logo vou por no site, nao tenho as quantidades exatas agora. Mas como expliquei ai em cima, nao tem erro.
Abracao,
Semana passada fui procurar óleo pro câmbio do meu Samurai, e como não estava achando o API GL-4, só o GL-5, lembrei deste tópico.
Encontrei este texto que explica a diferença das duas especificações API GL-4 e GL-5:
"Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 ao invés do GL-4?
R: A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. O produto da BR para esta aplicação é o LUBRAX TRM-4.
Já a especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais). Os produtos BR para esta aplicação são o LUBRAX GL-5 e o LUBRAX TRM-5.
A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e "arranhamento" durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas."
Pra quem quiser ver mais, o texto completo está aqui:
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/BE6B7AB55210B54803256DAD004CC8DB?OpenDocument&SDuvidas
E quanto à especificação correta, isso eu retirei do manual de oficina do samurai helicoidal:
Câmbio (1,3l) e cx. de transferência (0,9l): API GL-5 / 80W90,75W85 ou 75W90
Diferenciais (1,35l dianteiro + 1,5l traseiro): API GL-4 / 80W90 ou 75W85
diogo ludovico
24/07/2006, 13:51
Leandro, no final da sua mensagem voçe colocou gl-4 como o oleo de diferencial e gl-5 como oleo de caixa de cambio, as especificações estão corretas. Desculpe o incomodo...:oops:
luiztacco
25/07/2006, 10:43
Acabei de comferir o manual do samuca
transmição - GL4 -- capacidade - 1,3L
caixa de mudança - GL4 -- capacidade - 0,9L
diferencial dianteiro - GL5 (óleo para engrenagens hipóides) capacidade- 1,35L
diferencial traseiro - GL5 (óleo para engrenagens hipóides)
Eu uso o óleo da marca Havoline e até agora tudo 100%
Bom dia a todos!!
Presciso substituir e limpar as "borras" de oleo dos diferencias do meu Samuca, pois misturou oleo com agua/lama, etc..(inclusive vou fazer o snokel que vi em um forum aqui). Alguém sabe a melhor maneira??? Posso usar aquele aparelho para trocar oléo a sucção???
Abraços !!!
Muts
cacanakagi
26/12/2008, 10:16
Bom dia a todos!!
Presciso substituir e limpar as "borras" de oleo dos diferencias do meu Samuca, pois misturou oleo com agua/lama, etc..(inclusive vou fazer o snokel que vi em um forum aqui). Alguém sabe a melhor maneira??? Posso usar aquele aparelho para trocar oléo a sucção???
Abraços !!!
Muts
Olha Muts... Na minha opinião eu faria o seguinte... retirava todo o óleo do diferencial, depois com um Spray (daqueles de compressor) Mandava querosene pela entrada de óleo do diferencial para diluir a sujeira interna.... Usaria em torno de 3 litros espirrando por cima e por baixo até que fique limpo... Depois só passa um ar pra tirar o excesso de querosene, tampa em baixo e manda óleo....
rogeriomasih
15/09/2009, 21:25
fui trocar o óleo do diferencial traseiro do samurai e, como recomenda o manual, solicitei que fosse utilizado um API GL-5.
Ao ver a embalagem verifiquei que era um óleo específico para diferencial com LSD - o que não é o caso do samurai.
Isso pode causar algum tipo de problema?
cacanakagi
16/09/2009, 07:53
fui trocar o óleo do diferencial traseiro do samurai e, como recomenda o manual, solicitei que fosse utilizado um API GL-5.
Ao ver a embalagem verifiquei que era um óleo específico para diferencial com LSD - o que não é o caso do samurai.
Isso pode causar algum tipo de problema?
Bom... Não sou o maior entendido de lubrificantes mas costumo não contrariar a lógica... Se diz q é específico pra LSD... Volta lá e troca pelo GL5 comum q é o q eu uso no meu... Aliás o meu tem bloqueio e até hoje não descobri se precisa de algum óleo diferente........
Samuka Shrek
29/09/2009, 23:02
Olá pessoal...
Depois de longa procura achei o oléo 75W90 para o cambio e t-case do meu samurai...
Achei o da Ipiranga, Ipergerol 75W90 - GL4 . Paguei 210,00 o balde de 20 (vinte) litros... Antes que perguntem, vou dividir com outros colegas....
Só uma pergunta.... Acho que ele é mineral... Tem alguma diferença quanto a desempenho em relação ao sintético??? Diferença no tempo de trocas???
Quem precisar e não achar me dá uma alô que passo o telefone do fornecedor!!!...
Abraços a todos suzukeiros...
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::razz::raz z::razz:
rogeriomasih
12/08/2010, 09:32
apresentei um comentário sobre este óleo em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1231361#post1231361
MODERADORES: é possível fundir os dois tópicos?