PDA

Ver Versão Completa : Leilão Engesa



Jorge Grego
14/12/2004, 16:26
Para quem quiser aproveitar ai vai:

LOTE 36. Veículo marca ENGESA, modelo JIPE, ano de fabricação 1987, placa LZO-5824 e chassi nº 9BBX012122XHJ000916. (Encontra-se no pátio do Almoxarifado do IPESC - situado a Rua XV de novembro esquina com Casemiro de Abreu, s/nº - Balneário do Estreito - Fpolis -SC) - FOTO

Preço mínimo............................................ ................. R$ 3.000,00

http://www.hastapublica.lel.br/lote36.jpg

http://www.hastapublica.lel.br

NeRo
14/12/2004, 17:16
Putz! Dia 16?
Em cima da hora hein? :?
Vou ter que rastejar uma dispensa do trabalho. Catapora, talvez...
:mrgreen:

NeRo
15/12/2004, 12:10
Jorge,
A minha chefe maravilhosa me liberou pra ir... :D
Mesmo você morando em Curitiba. Conheceria a região? Dá pra me adiantar se o local de vistoria é perto de onde será efetuado o leilão?
Abraços!

NeRo
15/12/2004, 14:04
A vistoria é em Floripa e o leilão em Joinville :(
Agora quero ver como vou pra Floripa olhar o carro, e de lá ir pra Joinville dar o lance... se eu arrematar, volto pra Floripa. Caraio!
Alguém do Fórum sabe quanto leva de Floripa pra Joinville de busão?
Preciso montar um cronograma de quanto tempo tenho para fazer tudo. Já sei que chego em Floripa 8h da manhã.
Abraços!

Jorge Grego
15/12/2004, 15:02
Caro amigo.
Se o leilão for em Joinville e melhor vc vir para Curitiba e pegar um Bus para lá , vai dar um 100 km , se vc vier de Flotipa vai dar uns 230 km.
O aeroporto de Curitiba fica em S. Jóse dos Pinhais que é bem na beira da estrada para Joinville e super fácil.
Abraços
Jorge
PS. Se vc arrematar o carro e passar por Curitiba, me ligar para nos encontrarmos. 41 - 336-0587

Boa Sorte.

NeRo
15/12/2004, 15:37
A questão é que a vistoria é em Floripa, e o Leilão, em Joinville as 13h.
De Sampa pra Floripa, 11h de viagem, chego as 8h.
Ponho duas horas de deslocamento e vistoria, 10h.
230 km, umas 3h, 3h30 de busão. Não dá tempo. Dá se eu jogar no tempo do lote... mas não há como saber se será rápido ou não. :?

Aeroporto? Eu tô de busão! Não tenho dinheiro não... :mrgreen:
Talvez eu vá somente até Joinville, mas aí, sem vistoria, não posso arriscar tanto.
Não prometo passar em Curitiba pra tomar uma breja porquê consegui somente tirar a quinta livre. Mas valeu o convite irmão!
:mrgreen:

hugo.morais
15/12/2004, 16:26
Nero,

Será que não tem ninguém de Floripa que possa olhar o engesa pra vc? Daí vc pode ir direto pra Joinville e alguém te passa a ficha do engesa por telefone ;)

NeRo
15/12/2004, 16:33
Será que não tem ninguém de Floripa que possa olhar o engesa pra vc? Daí vc pode ir direto pra Joinville e alguém te passa a ficha do engesa por telefone.
Mas é por isso que eu gosto do Fórum!
Quando entrei pra fazer justamente isso, já tem colega postando a idéia. :D ô Cabra Bom! 8)

Algum colega forista de Floripa que possa dar uma olhada no carro?
O endereço está no primeiro tópico.
Eu pago a breja! Reembolso táxi, gasosa... :D
Abraços!
Meu tel. 11 97485438
Até as 19h30 dá tempo de combinar algo. 20h30 o busão parte pra Floripa.

Martin Melcop
15/12/2004, 16:42
Manda MP para o matoso (JPX), sei que ele é de floripa, na assinatura dele se não me engano tem a empresa onde ele trabalha da uma fuçada na net que vc deve achar um contato de lá.

Acho que o LucasPW tb é de Floripa

[]´s ajudando

NeRo
15/12/2004, 17:02
Die Hard!
Você podia deixar de ser muquinha e me emprestar o helicótero, não?
Seu mão-de-vaca! :D

Eduardo Chaves
15/12/2004, 17:07
NeRo,

Tenta falar com o Dennis, a cidade dele naum é próxima de Floripa ?

msn: dennisfigueiredo@hotmail.com

email: ficresa@konector.com.br

[]'s...

Martin Melcop
15/12/2004, 17:14
Die Hard!
Você podia deixar de ser muquinha e me emprestar o helicótero, não?
Seu mão-de-vaca! :D

O meu heli de longo alcance o Chinok está na revisão de 10 horas de voo :D

Aqui eu só estou com os Esquilos, eles não tem autonomia de mais de 3 horas :(

Encomendei o BL (Black Hawk) mas o ainda num chegou.


O Dennis, é de Tubarão, que são uns 100 Km de Floripa ou mais.

NeRo
15/12/2004, 17:17
Fala Edu!
Nao é... Tubarão fica a um bom chão de Floripa...
Mesmo assim, já seria pedir demais por algo que não é certeza, meu limite é 5k, passando disso tenho que largar o osso. :D

Die!
Já mandei MP e e-mail pros dois.
:mrgreen:

NeRo
15/12/2004, 17:50
O Matoso se dispôs a ajudar (obrigado, velho!)... mas combinando os horários, vi que a vistoria só seria permita até hoje as 17h30. Falta de prática com isso.
Eu vou assim mesmo pra Joinville, vamos ver o que acontece. :?
Valeu a força galera!
:mrgreen:

siovani
15/12/2004, 18:06
Colegas,

Esta é a primeira vez que participo deste fórum, tenho um CJ5 1976 e participo da Jipenet desde 2001 e venho relatar aos colegas que viajei para Florianópolis para ver este Engesa.
Infelizmente, esta viatura está tão detonada quanto os outros veículos que estão em Joinville para leilão (a maioria são viaturas da PM), a caixa de câmbio está fora do lugar e também falta o cardã e diversas outras peças da transmissão. A situação da funilaria também é precária.
Vale lembrar que uma viatura do Estado vai para leilão quando o custo de manutenção atinge 40% do valor do veículo (pelo menos este era o coeficiente em SP).

Espero ter ajudado.

Siovani
CJ5-1976

NeRo
15/12/2004, 18:15
Fala Siovani!
Bem vindo, amigo!
Você olhou painel, bancos, volante, estado da capota?
A intenção é manter original.
Transmissão é caro mas se acha, o problemas são as "pecinhas"... isso sim é f*da e relativamente muito mais caro.
Só o painel, se estiver detonado, custa 1.000,00 na rota.
Capota Pissoletro 2.000,00
Aí realmente não vai compensar...
Grande abraço e obrigado pelo aviso!

siovani
15/12/2004, 18:24
O painel está bom, apenas queimado pelo tempo.
Este veículo está parado por muito tempo e a capota parece uma peneira, para mim tem que ser trocada.
Provavelmente os bancos estão rasgados, não deu para ver pois a caixa de câmbio e algumas peças da transmissão foram "jogadas' sobre os bancos dianteiro e traseiro.
O pneu de estepe também foi "arremessado" para dentro do veículo e por isso entendo que os bancos também devem estar avariados.
Quanto ao motor, ele está no lugar, é um 4cc a álcool. Não tem bateria e há muita ferrugem na suspensão e no cofre.
Amanhã estarei no leilão, mas não estou muito entusiasmado com este veículo, entendo que o Engesa do colega de Brasília por R$ 18.000,00 seja mais negócio do que este, mas cada cabeça é uma sentença.

Cordialmente.

Siovani
CJ 5 1976

NeRo
15/12/2004, 20:01
cada cabeça é uma sentença.
Não... palavra de irmão forista vale mais que qualquer coisa. :D
Com a sua ajuda e a bronca do Betinho por MP, que tinha mais detalhes do carro, já desisti da encrenca. :wink: Essa viatura chegou a obter 7k, mas teve briga e a leiloeira retirou o lote. Inclusive já liguei pro Matoso, interessado numa topic, passando a sua informação que tudo naquele pátio tava detonado demais e ele desistiu também.

Quero agradecer a todos pela disposição!
Mais uma vez está provado o poder de mobilização que o fórum tem!

Valeu galera! :D
Até amanhã no Ibira pra quem é de Sampa.

siovani
15/12/2004, 23:19
Então esta viatura já foi leiloada em outra oportunidade!!???? E ainda por 7k!!!

Amanhã vou até o local para assistir o leilão e depois relato para os colegas do fórum o que rolou.

Siovani

siovani
15/12/2004, 23:21
Então esta viatura quase foi leiloada em outra oportunidade!!???? E ainda por 7k!!!

Amanhã vou até o local para assistir o leilão com reduzidíssimo interesse e depois relato para os colegas do fórum o que rolou.

Siovani

siovani
16/12/2004, 20:01
Hoje fui ao leilão deste Engesa, havia um sr. que o arrematou por R$ 11.000,00, não entendi como este veículo obteve este lance...
Este sr. é o mesmo que ofertou R$ 7.000,00 no leilão deste mesmo veículo há alguns meses. Enquanto as pessoas participavam com lances de R$ 100,00, as suas ofertas eram de R$ 500,00.
A Toyota cujo lance inicial era R$ 2.800,00, foi arrematada por R$ 10.000,00.

Siovani

siovani
16/12/2004, 20:02
Hoje fui ao leilão deste Engesa, havia um sr. que o arrematou por R$ 11.000,00, não entendi como este veículo obteve este lance...
Este sr. é o mesmo que ofertou R$ 7.000,00 no leilão deste mesmo veículo há alguns meses. Enquanto as pessoas participavam com lances de R$ 100,00, as suas ofertas eram de R$ 500,00.
A Toyota cujo lance inicial era R$ 2.800,00, foi arrematada por R$ 10.000,00.

Siovani

siovani
16/12/2004, 20:03
Hoje fui ao leilão deste Engesa, havia um sr. que o arrematou por R$ 11.000,00, não entendi como este veículo obteve este lance...
Este sr. é o mesmo que ofertou R$ 7.000,00 no leilão deste mesmo veículo há alguns meses. Enquanto as pessoas participavam com lances de R$ 100,00, as suas ofertas eram de R$ 500,00.
A Toyota cujo lance inicial era R$ 2.800,00, foi arrematada por R$ 10.000,00.

Siovani

siovani
16/12/2004, 20:04
Hoje fui ao leilão deste Engesa, havia um sr. que o arrematou por R$ 11.000,00, não entendi como este veículo obteve este lance...
Este sr. é o mesmo que ofertou R$ 7.000,00 no leilão deste mesmo veículo há alguns meses. Enquanto as pessoas participavam com lances de R$ 100,00, as suas ofertas eram de R$ 500,00.
A Toyota cujo lance inicial era R$ 2.800,00, foi arrematada por R$ 10.000,00.

Siovani

Fabil
17/12/2004, 17:11
cara.. leiloes ultimamente tem sem mostrado apenas uma otima alternativa de fazer PESSIMOS negocios... só tem doido dando lances... em meados desse ano, teve um leilao do estado aqui em BH, onde tinham 2 JPX 95 da PM no pregao... um deles, com motor todo desmontado e enferrujado, eixo dianteiro todo canibalizado, painel canibalizado, porem , carroceira boa, capota de lona aproveitavel, chassis bom, caixa e T-case no lugar e aparentemente bons.. saiu pelo ABSURDO de 8.000,00 ( fora comissao e demais despesas p/ tirar o carro do patio)
ou outro só se aproveitava chassis e carroceria, o resto, motor, eixos, cambio, etc.. tudo fudido... saiu por R$5.000,00!!!!!

enfim,, quem vai em leilao achando que vai fazer um bom negocio, está enganado!!! salvo RARISSIMAS excessoes!!

T+

Beto
17/12/2004, 19:30
Na casa civil do ano passado teve 2 que saiu 12k cada uma e estava só o osso.
Sucata de 110, faltando um monte de coisas +/- 10k.
Já foi os bons tempos de leilões.......

NeRo
17/12/2004, 20:34
Fala pessoar!
Realmente o pessoal tá perdendo a "loção" das coisas... 11k é muito! :evil:
Eu já vi 2 Engesa não muito bons, mas rodando e sem a estrutura comprometida por 10 e 12k.
O pessoal fica meio desesperado e acaba fazendo essas coisas...
:mrgreen:

Luiz Claudio
17/12/2004, 21:29
Nero,

Pelo menos você desistiu a tempo e economizou a viagem!!!

[]'s...

NeRo
17/12/2004, 21:55
Pois é Luizão... eu tava muito a fim de ir... nós já sabemos quanto gastamos com nossos brinquedos e temos uma base... com o descrição detalhada do Siovani e Rosquinha, não havia realmente porquê arriscar.
Tem hora que me dá essas idéias. :D
Ainda bem que sempre tem alguém do fórum pra me dar uma paulada na cabeça! :mrgreen:

Eu tenho muita curiosidade sobre leilões... precisava aprender mais disso na prática...
Existe um tópico que acho que valeria a pena ser mantido, onde o pessoal poderia passar informações:
O Guilherme comprou o CORAÇÂO VALENTE em leilão. :D

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6620

Abraços!

Alemão/ F II
18/12/2004, 22:39
Fala NeRo , LC ..........BLZ....!
Estou meio distante mas sempre no QAP do que acontece .... só pra constar ....
Meu Engesa tb foi comprado em leilão do Governo do Estado do Amapá , isto foi em 2000 e pelo que o ex-dono me disse ficou na casa dos 3.000 , lembrando que veio bem completo .
Abraços

guilhermeabreu
20/12/2004, 17:19
NERO

Aí NERO, não desiste não. Este aí saiu inflacinado por causa da região.
Tem regiões como a minha, que quase ninguem conhece o valor do ENGESA , por isto que comprei aqui barato. Como falei anteriormente, qdo tiver um por aqui te aviso.

Jorge Grego
20/12/2004, 17:26
Olha ai gente, mais um leilão dia 23/12/2004.
Abraços
Jorge

http://www.jonasrymer.lel.br/leilao-2004_12_23.html

Martin Melcop
20/12/2004, 18:29
Olha o que diz

02 WA-1420 Jeep Engesa, 4X4 (sucata) 87/87


Acho que esse talvez só se sair muito barato.

NeRo
20/12/2004, 19:25
Olha ai gente, mais um leilão dia 23/12/2004.
Vai começar tudo de novo! :lol:

guilherme junior
21/12/2004, 14:53
Esse leilão de sao joao da barra/rj é do lado da minha cidade(campos-rj). Fica a 40 km daqui.´ Sai barato demais os carros no leilão por aqui pq o povo nao tem noção direito de preço desses carros e tb por sjb/rj ser um lugar com renda muito baixa. Meu pai comprou engesa dele nesses tipos de leilões como esse que vai ter agora mas só que em outro municipio perto tb daqui de Campos-rj e com baixa renda tb. Comprou esse ano e ja ta quase pronto a montagem dele com todas as mudanças. Mudou da água pro vinho o engesa desde que ele comprou em dez de 2003 pra agora.

guilhermeabreu
22/12/2004, 10:50
NERO e MARTIN MELCOP

Pena que descobrimos em cima da hora deste leilão.

Como disse NERO , que aqui na minha região o ENGESA é pouco valorizado, nos leilões saem barato.

Por incrível que possa parecer, ontem eu estava de plantão lá em São João da Barra , local do leilão do ENGESA. Fui lá para ver o carro.

Eles me informaram que este ENGESA sairá COMO SUCATA , SEM PODER DOCUMENTAR ,alegaram que o carro era doação do governo federal e não houve a doação no diário oficial da união, por isto não poderia ser transferido.

Vistoriando o carro, só serve o chassi , suspensão e motor que tb que esta bom , o resto é sucata mesmo.

Mesmo assim ele foi leiloado no ano passado , saiu por R$800,00 e o cara não retirou. Por este valor , acho que vale a pena comprar quem já tem um ENGESA .
Pena que gastei todo meu cascalho$$$$$$$$$$$$ na reforma do meu. Pois fiquei louco pra comprar, mas não posso.

ENCERRANDO: se alguns de voces aí tiverem interessado na compra por este valor ( em torno de R$1000,00), posso fazer isto pra vcs, sem precisar da vinda de vcs agora, viria só para levar.

NeRo
22/12/2004, 11:20
Grande Guilherme!
Eu passo! :D Para montar esse brinquedo eu teria que morrer com uma boa grana...
Valeu irmão!

Bicho, vou ter que sossegar meu facho com isso... vou ficar só corujando.
Quando eu descobrir algo na net posto aqui ou no outro tópico.
Abraços!

V8
22/12/2004, 18:59
GUILHERME ABREU

Eu tenho interesse em comprar o Engesa no leilao, moro no Rio de Janeiro e estou pensando em ir de manha cedo para ver a viatura...
Voce pode me informar o estado dela, como ta a lata, que motor esta nela, qual o cambio e sera que esta bom?
Sempre tive o sonho de ter um Engesa.... ja tive alguns carros antigos e adoro restaurar, por isso eu acho que talvez seja uma boa comprar essa viatura.
É impossivel licenciar mesmo?
Se vc tiver alguma ideia ou sujestao, por favor me avise. :lol:
Grato, um abraço,
Flavio

Martin Melcop
22/12/2004, 19:12
Eu fico para a próxima, estou ainda tentando vender o meu JPX, agora estou concentrando o meu tempo$ para equipar o Troller para o USHUAIA

[]´s e valeu

rosegledson
22/12/2004, 23:46
Alguem foi?

guilhermeabreu
23/12/2004, 01:04
AMIGO V8

Este ENGESA esta no leilão como SUCATA.
São João da Barra é cidade praiana, logo a lata esta toda podre, como diz NERO: cupim de ferro.
Mas a lata tem nova na CINFEL por R$3000,00 zero.

Esta faltando radiador, miolo do diferencial dianteiro, bancos todos fu@#$%¨&&*(((*os. Segundo o funcionário da prefeitura; o motor esta bom, a caixa tb.

O problema maior é com a documentação. Aqui em CAMPOS, tem um MECÂNICO/ADAPTADOR QUE TEM UMA FIRMA AUTORIZADA EM CONSTRUIR ATÉ 3 CARROS POR ANO . Foi o cara que fez minhas adaptações. Perguntei a ele se eu comprasse esta sucata e montasse ,se ele colocaria a numeração dele como se ele tivesse construido. Ele respondeu que sim.
Então tem jeito, perguntei a ele qto que ficaria este registro de número e homologação no INMETRO e DETRAN, ele falou que ia ver.
Outro detalhe , não SAIRÁ com nome/marca ENGESA. Sairá com a marca da firma dele. O 1º que ele fez e foi autorizado pelo INMETRO e DETRAN e já vendeu , saiu com nome de SCALT. SE ele mantiver esta MARCA sairá como SCALT tambem, sendo JEEP SCALT CHASSI nº 000000002, pois será o 2º fabricado por ele .

Um palpite , se ele cobrar até uns R$4000,00 , acho que compensa, pois ficará pronto abaixo do preço de mercado.

SÓ QUE TEM QUE TER UMA PACIENCIA DE JÓ AO QUADRADO.

guilhermeabreu
23/12/2004, 01:18
MARTIN MELCOP

A partir de março de 2005 estarei juntando latinhas$$$$$$$$$$$$$para ir tambem a USHUAYA meu sonho , mas alguns amigos daqui me convenseram que para USHUAYA anda-se +ou- uns 5000 Km só de deserto. Que valeria mais a pena ir a BARILOCHE e subir pelas cordilheiras ,ir até SANTIAGO e descer os CARACOLES e voltar por MENDOSA , FOZ DO IGUAÇÚ e pronto. Irei eu e o amigo da RURAL 58 com mecânica da PAGERO TDI 141 Hp, a mais bonita que já vi.

A DATA PREVISTA PARA PARTIR É JANEIRO DE 2007.

V8
23/12/2004, 07:57
CARO GUILHERME,

Obrigado pelas informaçoes, assim o sonho fica mais proximo da realizaçao.
A minha ideia e trocar o motor tb.... colocar um a Diesel (mais forte e confiavel)... e colocar uma capota de lata ou fibra...
Estava lendo num site de engesa que as engrenagens do diferencial dianteiro soa as mesmas do ALFA 2300... alguem sabe se isso e verdade?
Eu vou ligar para o escritorio do Leiloeiro para saber mais detalhes como o dia da retirada etc...
De repente eu tiro o carro e vou fazendo com o seu mecanico que pelo visto e bom e de sua confiança... o mais dificil e a distancia... ate pra ir ao leilao e complicado (nao conheço a estrada ai pra cima...).
Mais uma vez obrigado por tudo....
Se tiver mais alguma dica.... ou informaçao que possa me ajudar... me avisa por favor!
De repente, se o meu engesa ficar pronto e estiver tudo ok, quem sabe eu participo da expediçao...
Um abraço,
Flavio

guilhermeabreu
23/12/2004, 08:46
AMIGO FLAVIO

A distancia do RIO até aqui é em torno de 260 Km , de estrada de pista única de ITABORAÍ para cá e muito movimentada , cuidado com os caminhões que não respeitam nada, e nos ultimos 30 Km tem muitas curvas que não da pra ultrapassar. Chegando em CAMPOS serão mais 42Km até SÃO JOÃO DA BARRA de estrada boazinha.

O MECÂNICO/ ADAPTADOR que tem a FÁBRICA DE CARRO , realmente é de confiança e ele mesmo tem caminhão de reboque que pode trazer o JEEP até a OFICINA dele, ele cobra R$ 1,00 o KM rodado.
O nome dele é CEZINHA fone:99821937.

Eu não poderei te esperar aqui pra ir com vc pq estou de plantão em CARDOSO MOREIRA outra cidade distante daqui 50 Km e onde eu comprei o meu ENGESA de leilão.

UM ABRAÇO

V8
23/12/2004, 09:31
CARO GUILHERME,

Obrigado pelas informaçoes.
Estou tentando falar com o escritorio do leiloeiro para ver se eu posso acompanhar e dar o lance pelo escritorio deles pois ja nao vai dar pra eu chegar ate o local do leilao a tempo, eu me confundi com BARRA DE SAO JOAO, que e bem mais perto...
Mesmo assim, nao desisti...
Se eu nao conseguir arrematar esse, por favor me informe se vc souber qq leilao desses por ai!!!
Por eu ser medico, fica as vezes meio dificil a coordenaçao com os horarios e a disponibilidade para resolver essas coisas... mas agente da um jeito.
Mais uma vez, MUITO OBRIGADO.
Se precisar de alguma coisa aqui no Rio.... e so me avisar!!!

Um abraço,
Flavio

guilherme junior
23/12/2004, 13:07
V8

Meu pai é médico tb e sabe bem disso !!! :D :D . Ele tá de plantão hj!Abraço

V8
23/12/2004, 14:42
guilherme junior,

FALA...
pelo jeito perdi mesmo essa oportunidade... :( é uma pena!!!
Espero que no próximo eu tenha mais sorte...
Se vcs souberem de alguma coisa por ai... me avisa!!!
Obrigado pelo apoio...
Um abraço,
Flavio

guilhermeabreu
24/12/2004, 11:59
AMIGO FLAVIO

Empatamos na profissão, eu sou CLÍNICO GERAL formado em 1978.

Voltando a vaca fria. EXISTE ainda a possibilidade de vc comprar esta sucata. Na próxima 3º feira estarei de plantão lá em SÃO JOÃO DA BARRA, pode ser que esta sucata não tenha saido; aí eu vou no responsável pelo leilão na PREFEITURA e faço minha oferta, é assim que funciona os leilões.

Se vc quizer posso fazer isto pra vc. oferecer R$500,00, se não aceitarem vou subindo até R$1000,00 , que acho que vale a pena. ELES tem como referencia que no leilão passado foi arrematado por R$800,00 e o cara desistiu e não levou. ACHO EU , que serão capazes de entregar por R500,00. ÍSTO , SE O JEEP NÃO TENHA SIDO ARREMATADO NO LEILÃO .

AGUARDANDO RESPOSTA.

V8
25/12/2004, 21:53
CARO GUILHERME,

Bom conhecer um colega de profissão por aqui tb!!!
:lol:
Como foi o natal? Td tranquilo???

Eu tava fazendo um levantamento para saber dos custos para refazer o carro, nao sei se estao proximos da realidade... se vc puder me dar uma ajuda...
Pensei mais ou menos isso:
1.000,00 - Sucata
4.000,00 - Carroceria + vidro + painel + alguma coisa...
2.000,00 - Parte eletrica + preparo da suspensão (buchas, troca de algum componente) + preparo do chassi para instalação do motor
7.000,00 - Motor MWM2.8 ou Motor Maxion S4t (completos)
3.000,00 - Rodas + Pneus BF33
2.000,00 - Cambio toyota + reduzida (seria o idela para essa motorizaçao ne?)
1.000,00 - Instalaçao de ar condicionado
4.000,00 - Capota de fibra
2.000,00 - Amortecedor Rancho c/ controle
------------
26.000,00 (seria o ideal-> carro todo pronto só faltando o guincho)

mais a legalizaçao.... claro que tem que se levar em consideraçao a troca c/ desconto pelo fornecimento das peças antigas.... mas isso eu nao consigo mensurar...
Ainda teria que se trocar os eixos c/ diferenciais Dana44 seriam ideias ne!?)

Se puder me orientar nestes calculos.... to fazendo as contas se vale a pena pegar desse jeito ou esperar por outro melhor, mais completo e ir fazendo depois o resto... oq vc acha?

Um abraço,
Flavio

Luiz Claudio
25/12/2004, 23:22
Pensei mais ou menos isso:
1.000,00 - Sucata
4.000,00 - Carroceria + vidro + painel + alguma coisa...
2.000,00 - Parte eletrica + preparo da suspensão (buchas, troca de algum componente) + preparo do chassi para instalação do motor
7.000,00 - Motor MWM2.8 ou Motor Maxion S4t (completos)
3.000,00 - Rodas + Pneus BF33
2.000,00 - Cambio toyota + reduzida (seria o idela para essa motorizaçao ne?)
1.000,00 - Instalaçao de ar condicionado
4.000,00 - Capota de fibra
2.000,00 - Amortecedor Rancho c/ controle
------------
26.000,00 (seria o ideal-> carro todo pronto só faltando o guincho)

mais a legalizaçao.... claro que tem que se levar em consideraçao a troca c/ desconto pelo fornecimento das peças antigas.... mas isso eu nao consigo mensurar...
Ainda teria que se trocar os eixos c/ diferenciais Dana44 seriam ideias ne!?)

Se puder me orientar nestes calculos.... to fazendo as contas se vale a pena pegar desse jeito ou esperar por outro melhor, mais completo e ir fazendo depois o resto... oq vc acha?

Flávio,

Desculpe me intrometer, mas acredito que o custo para se montar um Engesa (ou qualquer outro 4x4) começando do zero é um pouco mais complexo do que isso...

Por mais que a gente coloque tudo no papel, pode ter certeza que trabalhar com uma margem de pelo menos 30% a mais não é exagero nenhum.

Outro fator importante é saber quem vai fazer todo o serviço, desde funilaria e pintura até as adaptações necessárias, elétrica, instalação de acessórios, etc... Se for você mesmo fica mais barato pois você economiza a mão de obra, mas se for mandar pra algum mecânico tem que contar o $$$ que você vai gastar com os serviços dele e, diga-se de passagem, esse tipo de mão de obra não é nada barata.

Pense bem, na maioria das vezes sai bem mais barato comprar um 4x4 pronto com poucas coisas pra fazer do que comprar uma sucata e começar do zero!!!

Segue abaixo um trecho de uma mensagem que eu postei a algum tempo atrás para um amigo aqui do fórum que pensava em montar um Engesa a partir de um kit (chassis + suspenção + carroceria) da Envesa...




Essa história do kit vc acha mesmo que sai mais caro que um pronto? Vou dar uma sondada para ver certinho quanto sairia pra montar um do jeito que eu quero, sem muita firula.
Pelas contas que fiz na época ia sair bem mais caro.
Você tem que levar em conta que precisa comprar praticamente tudo e se você quer ter um "carro zero" as peças precisam ser novas, ou seja, mais caras.
Se você optar por peças usadas acaba praticamente tendo um "carro usado".
Basta você fazer uma relação completa do que precisa (motor, câmbio, painel completo, pedaleira, bancos, cintos de segurança, faróis, lanternas, tanque, capota, portas, rodas, pneus, retrovisores, limpador de pára-brisa, estepe, todo sistema de freio, direção hidráulica, embreagem, amortecedores, sto. antônio ou gaiola, parte elétrica, buchas, calços, volante, manoplas, buzina, bateria, porcas, parafusos, arruelas, etc, etc, etc...) e somar nisso tudo mais funilaria e pintura, mão de obra do mecânico (isso se não for você mesmo) e mais toda a documentação (inclusive do Inmetro) que com toda certeza você vai chegar a mesma conclusão que eu.
E olha que nessa "pequena relação de peças" que eu fiz ainda falta muiiiita coisa...

Que deve levar um tempo pra montar isso deve mesmo. Mas vc disse que levou 7 meses até achar o seu. E pelo que vc tem postado aqui ainda tá fazendo coisa nele.
Acho que pra montar não leva tudo isso.
Dependendo da sua disponibilidade de tempo e do mecânico que for fazer o serviço, essa montagem pode passar tranquilamente de 1 ano. No Barão Vermelho, assim que eu comprei, fiz uma revisão geral e algumas melhorias.
Agora, quem tem um jipe, nunca para de "fazer coisas". Sempre tem o que melhorar, trocar, colocar, etc...





2.000,00 - Cambio toyota + reduzida (seria o idela para essa motorizaçao ne?)

Eu estou totalmente por fora dos preços praticados hoje no mercado, mas um câmbio Toyota + reduzida por R$2000,00 seria um achado e tanto... Arrisco dizer que um conjunto desses não sairia por menos de R$5000,00 / R$6000,00...

Ah, e só pra finalizar... Não estou querendo te desencorajar, muito pelo contrário... Só acho que, pra dar um passo como o que você pretende, levar tudo isso em consideração é muito importante pra não se arrepender depois.

[]'s e Feliz Natal...

V8
26/12/2004, 00:37
CARO LUIZ CLAUDIO,


[quote=V8]
Flávio,

Desculpe me intrometer, mas acredito que o custo para se montar um Engesa (ou qualquer outro 4x4) começando do zero é um pouco mais complexo do que isso...

De maneira alguma e intromissao... com certeza vc e muito mais experiente que eu... pra mim, é realmente um privilegio poder contar com vcs do forum pra ajudar na minha empreitada rumo ao sonho (importante que nao vire pensadelo!!!).
Qualquer ajuda, com certeza sera muito bem vinda!!!

Por mais que a gente coloque tudo no papel, pode ter certeza que trabalhar com uma margem de pelo menos 30% a mais não é exagero nenhum.

Outro fator importante é saber quem vai fazer todo o serviço, desde funilaria e pintura até as adaptações necessárias, elétrica, instalação de acessórios, etc... Se for você mesmo fica mais barato pois você economiza a mão de obra, mas se for mandar pra algum mecânico tem que contar o $$$ que você vai gastar com os serviços dele e, diga-se de passagem, esse tipo de mão de obra não é nada barata.

No inicio, a mecanica pesada, vai ter que ser especializada mesmo, pretendo apenas acompanhar o serviço... Vou participar mais efetivamente nas adaptaçoes e instalaçao de acessorios e alguma mecanica nao tao complexa...


Pense bem, na maioria das vezes sai bem mais barato comprar um 4x4 pronto com poucas coisas pra fazer do que comprar uma sucata e começar do zero!!!

Depois que eu comecei a fazer as contas... tava chegando a mesma conclusao... mas como nao tenho experiencia, podia estar equivocado.

Eu estou totalmente por fora dos preços praticados hoje no mercado, mas um câmbio Toyota + reduzida por R$2000,00 seria um achado e tanto... Arrisco dizer que um conjunto desses não sairia por menos de R$5000,00 / R$6000,00...

Realmente nao faço ideia do preço... estipulei este pensando na troca do cambio original por este na base de troca....

Ah, e só pra finalizar... Não estou querendo te desencorajar, muito pelo contrário... Só acho que, pra dar um passo como o que você pretende, levar tudo isso em consideração é muito importante pra não se arrepender depois.

Com certeza... o sonho nao e desencorajado, tenho certeza que a sua ajuda foi muito importante tb!!!

[]'s e Feliz Natal...

FELIZ NATAL pra vc e sua familia tb!!!
.... e pro pessoal do forum tb!!!

Um abraço,
Flavio

Luiz Claudio
26/12/2004, 02:19
Pois é Flávio,

Montar um jipão é bem mais complicado do que parece...

Se você não tem pressa, espere até ouvir mais opiniões a respeito, faça uma lista com os prós e contras (tanto de comprar um pronto como de começar um do zero), veja quais são suas necessidades e gostos, faça e refaça as contas e só depois tome uma decisão.

Estou com a impressão de que muito em breve teremos mais um Engeseiro por aqui...

[]'s...

Alemão/ F II
26/12/2004, 16:18
Fala V8 !
Pode acreditar que o Luiz Claudio tem razão . Um cara experiente em Engesa a mais tempo do que eu ...e não pra desencorajar vc mas a parada é dura sim. Passei por isto durante o ano de 2003 e 2004 .
Primeiro de tudo meu Engesa chegou em casa de guincho e foi jogado dentro da garagem pela plataforma do mesmo , aí olhei bem pra ele e ele olhou pra mim e não sabia dizer se tinha feito um bom negócio.
Resolvi cobri-lo com uma lona e deixar meus neuronios funcionar em paz por pelo menos um ano e decidir por onde começar a gastar.
Confesso que passei várias horas sob e sobre o Engesa , apenas a funilaria e o chicote da parte elétrica eu mandei fazer o resto resolvi fuçar e aprender ao mesmo tempo , já que havia feito outros Jeep Cj antes.
Durante este tempo aprendi a lidar com a paciencia e esperar por resultados que pareciam demorar anos em funcionar na pratica.
Se resolver encarar , acho uma medida louvável , mas seria melhor analisar muito bem o veículo e ter certeza do que vc irá precisar para levantar o herói novamente.
Alguma coisa em mecanica vc pode adaptar sem problemas mas a parte que mais gastei tempo em solucionar foi no acabamento e detalhes tendo em vista que há uma grande variedade de novidades no mercado e vai de acordo com seu bolso..... :!:
Mas para terminar e falando em $$$ , gastei em torno de 18.000 + 1.500 de Documentação . Vale lembrar que não mudei a mecanica que existia nele (GM 6cc e T-Case original ).
Abraços e boa sorte na nova empreitada se assim for.
Feliz Ano Novo Pra Galera Do Forum........ :D :D [/b]

V8
26/12/2004, 18:36
Caro Luiz Claudio,


Pois é Flávio,

Montar um jipão é bem mais complicado do que parece...

Se você não tem pressa, espere até ouvir mais opiniões a respeito, faça uma lista com os prós e contras (tanto de comprar um pronto como de começar um do zero), veja quais são suas necessidades e gostos, faça e refaça as contas e só depois tome uma decisão.

Não tenho pressa mesmo... o importante e nao fazer besteira etransformar o prazer em desprazer... vou esperar e analizar, pensar bem antes de tomar uma decisão, a nao ser que me apareça uma boa oportunidade...
Estou com a impressão de que muito em breve teremos mais um Engeseiro por aqui...

Com certeza... ja sou Engeseiro de coraçao... em breve, serei de fato!!! :D

[]'s...

Um abraço,
Flavio

V8
26/12/2004, 18:39
CARO ALEMÃO,

De fato o acabamento da mais trabalho e consome masi tempo pois cada um tem um gosto e um ideal.... ai as adaptaçoes sao inumeras... mas assim que e bom... faz do seu jeito.... e no final, vc ve que e aquilo que vc queria!!!

Como tava a sua viatura qdo vc pegou?
A lata tava ruim?

Um abraço,
Flavio

guilhermeabreu
26/12/2004, 18:44
FLÁVIO

REALMENTE é muito trabalhoso a montagem, e os seus cálculos estão corretos mas ,REALMENTE deve acrescentar 30% de imprevistos.

Aqui na minha região tenho tido sorte. Hà uns 45 dias atrás me ofereceram um conjunto de caixa de marcha da BAND 5 marchas com reduzida por R$2500,00, e coloquei aqui no forum e ninguem respondeu, PERDEU grande oportunidade, como o LUIZ CLAUDIO disse o preço normal é em torno de R5000,00.

Com relação a montagem, meu meca/adaptador é de confiança, mas SÓ trabalha qdo está INSPIRADO coisa de ESTRELA MESMO. Mas o cara é um gênio, por ísto fiquei com o carro lá 4 meses. Se tivesse trabalhado normal era serviço pra 3 semanas de trabalho, e eu indo lá todo dia . Tinha dia que dava vontade de tirar o carro como estava , mas aí era prejuízo pq já tinha trato.

TEM QUE TER UM SA@#$%¨&*O DE ELEFANTE.

PARA SE TER UM IDÉIA: O MEU QUE COMPREI HÀ 1 ANO ATRÁS POR R$5100,00, SÓ AGORA QUE ESTÁ NA PINTURA, E NÃO COLOQUEI A CAIXA DA BAND NEM EIXO DANA 44 NA FRENTE, FALTA CAPOTARIA ,RODAS E PNEUS , E JÁ ESTÁ EM TORNO DE R$23000,00 .

E NÃO FICOU PARADO POR FALTA DE RECURSO$$$$$$$$$$$$, SÓ POR ENROLO DELES MESMO.

TIVE UM FELIZ NATAL, GRAÇAS A DEUS.

UM ABRAÇO

OBS: REALMENTE VALE MAIS A PENA COMPRAR UM JÁ QUASE DO JEITO.

Eduardo Velo
27/12/2004, 07:50
Pensei mais ou menos isso:
1.000,00 - Sucata
4.000,00 - Carroceria + vidro + painel + alguma coisa...
2.000,00 - Parte eletrica + preparo da suspensão (buchas, troca de algum componente) + preparo do chassi para instalação do motor
7.000,00 - Motor MWM2.8 ou Motor Maxion S4t (completos)
3.000,00 - Rodas + Pneus BF33
2.000,00 - Cambio toyota + reduzida (seria o idela para essa motorizaçao ne?)
1.000,00 - Instalaçao de ar condicionado
4.000,00 - Capota de fibra
2.000,00 - Amortecedor Rancho c/ controle
------------
26.000,00 (seria o ideal-> carro todo pronto só faltando o guincho)

Ainda teria que se trocar os eixos c/ diferenciais Dana44 seriam ideias ne!?)

Um abraço,
Flavio

Flavio , onde vc arrumou esses preços ???
Carroceria completa com pintura pode colocar 6 a 7k
Só a parte elétrica , se vc não for fazer é 0,8 k , o preparo de suspensão e chassi pode chegar a 2k
Se aparecer um Motor MWM ou S4t em bom estado e NF nesse preço , vai ter muita gente por aqui querendo tbm ... isso fica nuns 10 a 11 k
Rodas e pneus , AC e os Rancho - OK
Instalação de capota aqui em sampa tá saindo 5 k
Cambio de toyota + red. é o que o LC falou prox. dos 6k sem contar MO de adaptação (flange) pra caber entre as longarinas ...
Ainda não falamos dos diferenciais e a MO que é uma paulada ...
Acho que deve ficar uns 40k essa reforminha , mas vc estaria com uma vtr invejável na mão , cjto motor/câmbio excelente , suspensão e preparação do carro pra viagem longa , tudo novo , parte elétrica que é o pto fraco nos Engesas funcionando perfeitamente ...
É um investimento considerado , mas se vc tiver $$$$ vai valer a pena cada $ gasto , te garanto ...

[]s aguardando o Fenix 2005 ...

V8
27/12/2004, 08:36
AMIGOS DO FORUM,

É eu to achando que ta valendo mesmo e pegar um semi-pronto, e ir fazendo o restante aos poucos, pelo ao menos ate aprender bem sobre p carro e a parte mecanica e ai sim pegar outro e refazer todo.
O prazer de vc restaurar e fazer o carro do jeito que vc quer e bom demais... por isso que eu tb tava cogitando a possibilidade de começar do zero a montagem do meu Engesa, mas como vcs (muito mais experientes) me falaram, realmente eu nao sei os preços e se fosse pelos meus calculos iniciais certamente ia me aborrecer achando que tava fazendo besteira por falta de conhecimento.

Se aparecer outra barbada dessa por ai Guilherme... me avisa hein...

UM ABRAÇO A TODOS,

Flavio

V8
27/12/2004, 08:40
Eduardo Velo,

Obrigado pelos esclarecimentos... Pelo jeito, eu tava bem fora da realidade...

Esse motor S4T é muito maior (fisicamente) do que o MWM 2.8 ne!?
Será que cabe a adaptaçao para o AC?
Fisicamente o S4T plus muda muito em relaçao ao S4T?

Um abraço,
Flavio

Luiz Claudio
28/12/2004, 03:30
O prazer de vc restaurar e fazer o carro do jeito que vc quer e bom demais... por isso que eu tb tava cogitando a possibilidade de começar do zero a montagem do meu Engesa

Flávio,

Montar seu próprio Engesa começando do zero, sem dúvida nenhuma, deve ser algo muito gratificante... Imagine saber que até mesmo os os parafusos são novos, que tudo foi montado do seu jeito e gosto, com peças novas e confiáveis e que foi tudo feito de acordo com seus padrões e necessidades.

Uma empreitada como essa também tem seu lado positivo, por isso eu falei que você deve pesar todos os prós e contras pra só depois decidir o que fazer...

[]'s...

Luiz Claudio
28/12/2004, 03:36
É um investimento considerado , mas se vc tiver $$$$ vai valer a pena cada $ gasto , te garanto ...

Edu,

É exatamente isso que eu penso, com um pequeno complemento na sua frase...

"É um investimento considerado , mas se vc tiver $$$$, TEMPO E PACIÊNCIA vai valer cada $ gasto , te garanto ..."

[]'s...

V8
28/12/2004, 09:24
O prazer de vc restaurar e fazer o carro do jeito que vc quer e bom demais... por isso que eu tb tava cogitando a possibilidade de começar do zero a montagem do meu Engesa


Uma empreitada como essa também tem seu lado positivo, por isso eu falei que você deve pesar todos os prós e contras pra só depois decidir o que fazer...

[]'s...

Eh Luiz, muito gratificante mesmo... mas esse passo eu vou deixar para quando eu estiver com mais conhecimento do carro e da mecanica dele... se eu me jogasse agora de cabeça numa restauraçao completa.... provavelmente ia quebrar a cara... e o bolso.... :wink:

Vou pegar uma viatura mais pronta... colocar ela do meu jeito.... e ir aprendendo com ela.... depois mais tarde.... sem pressa.... faço um do zero mesmo... mas ai, mais doque nunca, vou precisar da ajuda de vcs hein!!!

Um abraço,
Flavio

Luiz Claudio
28/12/2004, 15:12
...mas ai, mais doque nunca, vou precisar da ajuda de vcs hein!!!

Beleza Flávio, qualquer coisa estamos em QAP...

[]'s...

Alemão/ F II
28/12/2004, 15:14
Caro V8 !
Meu Engesa até que estava com a lataria muito boa , isto deve-se ao fato dele ter sido do Governo Federal e não um Engesa que já tivesse feito muitas trilhas por aí .....Tive sorte , a única coisa que deu mais trabalho foi o assoalho porque o Engesa deve ter ficado parado muito tempo em algum pátio descoberto.... até o leilão sair. Do resto foram pequenos amassados que foram arrumados sem problemas.
Na parte mecanica , só tive surpresas quando abri o diferencial dianteiro e descobri que o mesmo estava vazio .....porém estava com semi-eixos , coisa que me deixou menos preocupado .....tendo em vista o preço , basta vc dar uma olhada no tópico de Semi-Eixo lá no Engesa/Camper.
Por sinal ainda é uma das poucas coisas que falta para ser feito .
Pode estar certo de que quando adquirir o seu Engesa vc terá um grande veículo Off-Road na mão.
Abraços.....

V8
29/12/2004, 00:29
CARO ALEMAO,

Vou ver o topico... obrigado pela dica...
Um abraço,
Flavio

V8
29/12/2004, 00:30
CARO LUIZ CLAUDIO,

....QSL...

Obrigado, um abraço,
Flavio

RBANDEIRA
18/03/2005, 19:02
E ai Siovani ,


O Leilâo??????????? Por quanto ssaiu o Engesa

siovani
19/03/2005, 15:28
A resposta está na página 2 deste tópico.

Siovani

guilhermeabreu
04/05/2005, 23:06
AÊ GALERA

Vcs que não acreditam em leilão de jipe , vai aí mais uma vez , já dei o endereço por email de dois leiloeiros do RIO DE JANEIRO que todas as semanas tem leilão de automóveis , é só ficar de olho qdo sair jipe .

NA ÚLTIMA 4º FEIRA PRÓXIMA PASSADA SAIU NO "ACIRLEILOEIRO" UM TROLLER 1996 COM MOTOR MWM 2.8 , BANCOS DE COURO , SEM ESTAR ACIDENTADO POR R$ 15.000,00 .

VCS NÃO ACREDITAM EM MIM , É SÓ VCS CONFERIREM NOS EMAILS DOS CARAS.

CAVESO
13/10/2005, 19:17
Pessoal, se alguem souber de leilão de engesa aqui pros lados de Minas ou Rio de Janeiro, me dê um toque! Valeu