Ver Versão Completa : Como substiruir o Fluido de freio???
FábioBananal
17/08/2009, 23:35
Rapaziada
Estou querendo fazer a troca do oleo de freio da camionete, já esta com 110 mil rodados e creio eu que nunca foi substituido completamente. Como Faço para esgotar o oleo sem que ocorra entrada de ar? Se der entrada de ar como faço para tirar? poderiam explicar o passo a passo e postar algumas dicas?
**Sim!!! já fiz pesquisa no forum e nao encontrei topico especifico explicando o passo a passo, se alguem tiver o link que eu nao tenha achado pode postar aqui e encerrar esse topico.
vlw
Walter L. L. Casitta
18/08/2009, 08:28
O que é o mais recomendável é ir até um desse centros automotivos especializados em troca de óleo e mandar fazer o serviço se ele tiverem aquela maquininha de sangrar o freio.
Rápido, sem sujeira e sem precisar ficar bombeando no pedal de freio. Depois que vi aquilo funcionado nunca mais fiz isso em casa...
giovanihappy
18/08/2009, 17:58
Sempre ouvi que fluido de freio era só completar, que não precisa trocar.
Dieselboy
18/08/2009, 18:46
Sempre ouvi que fluido de freio era só completar, que não precisa trocar.
Eu já penso diferente, e confesso que sou bem cético, sobretudo qdo alegam que não precisa trocar ou que não requer manutenção.
Vc já imaginou alguém utilizando em sua cozinha o mesmo óleo de fritura, por anos e anos a fio? :shock: isso mesmo, sem trocar, apenas completando o que falta na frigideira! :shock:
Ahh, mas porque "raios" então tem "fresco" que troca óleo da fritura a cada 2 ou no máximo 3 frituras? :pensativo: porque as proprieadades físico-químicas se alteram drasticamente em relação às originais.
Os indícios são perceptíveis a olho nú, basta observar a coloração, odor, viscosidade, entre outros ... so que o que mais chama a atenção neste caso, é o gosto de ranço que ele deixa em tudo que passa por ele :putz:
Com o óleo de freio não é diferente :discordo: só que, ao invés dele ser "frito", ele é literalmente "cozido"! basta levar em consideração a temperatura de trabalho à qual é submetido o disco e as pastilhas quando requisitadas, pois gde parte desse calor é repassado ao óleo de freio :shock:
Evidentemente que vc não irá sentir cheiro, nem gosto diferente numa frenagem :mrgreen: contudo, o comportamento da frenagem será diferente, que pode ser crucial numa situação de emergência.
O exposto acima, refere-se à um regime "normal" de utilização, agora imagine se esse veículo trafega em cidades cuja topografia se assemelha à uma montanha russa?:shock: aí nem precisa dizer o que ocorre com o óleo de freio, né? :mrgreen:
Zegenesio
18/08/2009, 19:15
Cuidado com o óleo de freio, se cair na pintura já era.
Toda montadora manda trocar o oleo do freio, se não me engano a cada 30000km. Tem que tirar todo o oleo inclusive das tubulações, os mecânicos costumam não tirar da tubulação pois dá trabalho tirar o ar. Oleo está sempre sob pressão com o tempo perdem a compressibilidade.
Acrescentando ao que já foi informado, o fluido de freio, por conter um tipo de álcool que não sei se é o de cana, absorve umidade perdendo suas propriedades em pouco tempo. É aconselhável seguir as recomendações de troca conforme manual, e caso não tenha, seguir recomendação do fabricante do fluido.
Abraços
Diego Matos
18/08/2009, 20:50
Se a sua for equipada com abs,pode ser feita a sangria pelo aparelho de diagnostico...(sei pq quando comprei a minha frontier levei na oficina de um amigo e ele passou o aparelho para ver se estava tudo ok com o abs e o air-bag e ele me comentou que este veiculo sangrava o freio pelo aparelho) qualquer duvida prenda o grito...
abraços...
Rodrigo Baratti
18/08/2009, 21:20
Concordo com o Walter, trocar com maquina é bem mais facil, não faz sujeira e não fica caro.
[]
FábioBananal
18/08/2009, 21:23
Concordo com o Walter, trocar com maquina é bem mais facil, não faz sujeira e não fica caro.
[]
That´s Ok!! tudo bem vcs venceram, vou trocar na oficina!!
vlw
rodrigocbt
18/08/2009, 21:29
Exatamente, a troca de fluido de freio TEM que ser anual, pois o fluido é higroscópico e com o tempo, ao ir absorvendo água, vai baixando seu ponto de ebulição, e como já foi dito, o uso do freio gera calor, se essa porcaria ferver dentro do sistema, vai gerar bolha e deixar o freio borrachudo... além disso, com muita água no fluido há corrosão em cilindros de freio, válvulas, etc....
A troca nada mais é do que uma sangria completa, retirando todo o fluido velho e adicionando novo até sair pelo sangrador. Não existe nem como completar, nem como fazer sem entrar ar... dá pra fazer pedalando no freio, ou com a maquininha que é o ideal...
abraços
Rodrigo
Edintruder
23/08/2009, 11:41
O fluido é basicamente feito com alcool, e esse absorve a umidade do ar. Com o calor a água que começa a acumular na tubulação pode até gerar gases (bolhas de ar) durante frenagens mais prolongadas e o pior, podem corroer as linhas de freio. Eu fiquei sem freios na minha Saveiro justamente porque uma linha traseira estava corroída e quando pisei no freio o tubo se rompeu, a minha sorte foi que freei apenas para entrar no supermercado e quando faltou freio apenas "desisti" de entrar e segurei no freio de mão.
Como moro em uma região q ñ tem dessas máquinas de trocar o fluído por perto e tenho vala em casa. Eu msm coloquei o carro na vala, soltei os pontos de sangria 1 a 1 colocando fluido novo no reservatório e bombando o pedal (pedi pra minha mãr ir bombamdo o pedal :mrgreen:) até sair fluído novo e apertando novamente.
Achei prático, rápido e gastei aprox. 1L de fluído Varga dot3! :concordo:
A minha esta c/ 100.500Km e acredito q nunca tinha sido trocado o fluído, a coloração mudou completamente. Agora é azulzinho:!:
Nos meus 4x4 e de passeio, faço troca no meu mecânico que tem a bombinha, a cada 12 meses, independente da quilometragem, só uso dot 4, pois o ponto de ebolição é mais alto, o que é ideal para ABS e discos nas 4, fica por menos de 100 reais cada carro.
dot3, dot4, dot5.1, qto maior o nº maoir o grau de ebulição!
Acabei colocando dot3 pois era o indicado no manual, era o único q tinha em casa e tbm ñ sabia sobre o grau de ebulição...:neutral: De qualquer forma, esta dentro da especificação do manual? Esta ok!
Marcelo R. A. da Cunha
21/09/2009, 01:45
Como moro em uma região q ñ tem dessas máquinas de trocar o fluído por perto e tenho vala em casa. Eu msm coloquei o carro na vala, soltei os pontos de sangria 1 a 1 colocando fluido novo no reservatório e bombando o pedal (pedi pra minha mãr ir bombamdo o pedal :mrgreen:) até sair fluído novo e apertando novamente.
Achei prático, rápido e gastei aprox. 1L de fluído Varga dot3! :concordo:
A minha esta c/ 100.500Km e acredito q nunca tinha sido trocado o fluído, a coloração mudou completamente. Agora é azulzinho:!:
A forma mais rápida e segura (na minha humilde opinião) sem a maquina e com 2 pessoas é:
1- Abra a sangria em uma das rodas
2- Solicite que a pessoa ao volante pise no freio até o pedal dar batente e segure dessa forma.
3- Feche a sangria.
Agora o pedal pode ser liberado.
Repita esse procedimento até sair fluido novo na sangria.
Isso x 4 rodas
NUNCA PISE E SOLTE o pedal com a sangria aberta, pois dessa forma além de ser MUITO mais difícil, demora mais e pode dar AR no sistema.
Um abraço e espero ter ajudado
Marcelo
lostensos
12/10/2009, 11:07
só um detalhe:
Simplesmente substituir o fluido de freio por um mais moderno
não é garantia de compatibilidade...
Meu colega comentou que as vedações e borrachas podem ser de material
diferente de um sistema para outro, ou seja, o jipe tem dot3, vc coloca dot 4 ou 5
pensando na temperatura de ebulição, mas não sabe se o fluido novo pode
ser mais agressivo nas borrachas antigas...
O mesmo é para oleo novo em carro com motor antigo... as folgas sao calculadas
para determinada viscosidade de oleo...
Algum especialista pode confirmar isso aqui no forum?
Grato
rafaelfernandez
12/10/2009, 20:57
Nao sou especialista, mas nao vejo motivos para nao se seguir as especificações do fabricante do veiculo. Afinal, o todo o desenvolvimento e testes do projeto foram feitos com as especificações que vem no manual.
Seguir a risca as recomendações do mesmo, acredito eu, seja a melhor forma de se conservar sua viatura. Afinal, toda especificação contida num manual tem origem TECNICA e não "achista" ou obtida atravez de uma unica perspectiva. No caso do fluido, observando-se por exemplo somente o ponto de ebulição e nao se levando em consideração as outras caracteristicas dos oleos.
[]´s
Rafael
Fernando Massad
04/02/2010, 21:40
Só mais um detalhe:
Ao fazer a sangria, deve-se iniciar sempre pela roda mais distante do cilindro mestre (normalmente a traseira direita), terminando com a mais próxima do cilindro mestre (normalmente a dianteira esquerda).
Abraços a todos
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.