Ver Versão Completa : Bomba de Gasolina elétrica - CJ 4.1
Trilha4x4
14/12/2004, 10:27
All.... já é a segunda vez que a bomba de gasolina (Gol GTI) do Terraplanagem trava, eu to achando que é sujeira.
O filtro de combustivel está depois da bomba o que é normal, mas em compensação eu não tenho nenhuma proteção entre o tanque e a bomba, o que pode mandar a sujeira direto p/ ela.
Funcionaria se eu passar o filtro de combustivel p/ entre o tanque e a bomba?
Eu preciso acertar isso nesse fds, pois quero vender o Terraplanagem e quero entre a semana do natal e ano novo vir com ele p/ começar a anunciar.
Grilo
geralmente nas bombas eletricas existe uma "redinha" que serve como pre-filtro que proteje as bombas eletricas contra sujeitas que por menor se sejam danificam a bomba.
mas observe tambem se vc nao ficou sem combustivel.
as bombas eletricas tem esse inconveniente: precisam o tempo todo de combustivel para que estejam lubrificadas, e se vc deixou o tanque vazio ou na reserva por muito tempo, pode danificar a bomba.
eu perdi uma bomba novinha por causa disso. ficou sem combustivel por muito tempo e zinabrou tudo, resultado: bomba nova. :?
e o retorno? esta em boas condiçoes? nao esta obstruido?
nao eh normal essa bomba travar tao facil, ainda mais duas vezes.
tem algo errado ai, vc instalou um rele auxiliar/fusivel independentes para a bomba? uma boa ligaçao eletrica ajuda a preservar a vida da bomba.
[]´s
Trilha4x4
14/12/2004, 14:52
Pois é, não tem, normalmente essas redinhas são em bombas internas, a que eu estou usando é uma bomba externa, e no tanque não tem redinha, e nem tem como colocar. Ela está sim com um relê e fusivel, não ficou sem combustivel, o retorno está em perfeito estado... se não tivesse eu teria notado no relogio de pressão de combustivel.
Eu tô pensando em passar o filtro p/ antes da bomba, e trocar as mangueiras de combustivel, como notei elas bem ressecadas, pode ser que tenham soltado fragmentos e entrado na bomba tambem.
Então, estou precisando saber se tem algum problema passar o filtro para antes da bomba.
Existe um tipo de filtro de tela que não oferece quase nunhuma restrição e que poderia ser usado na sucção da bomba. É como um copinho que enrosca por cima e dentro vai uma telinha. Tipo os de moto. Vou tirar umas fotos e enviar.
Uso este antes da bomba e outro comum depois da bomba.
Trilha4x4
14/12/2004, 16:24
Não é a mesma coisa que usar um bom filtro antes?????
Vinicius_4x4
14/12/2004, 17:08
Olha!
Já vou avisando que sou leigo :lol: ! Mas eu tenho (a minha bomba de gasolina é original do BF 161) um filtro de gasolina antes e um depois da bomba, daqueles normais mesmo, nada de telinha e sei lah eu o que :!: huahaauh.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Olha!
Já vou avisando que sou leigo :lol: ! Mas eu tenho (a minha bomba de gasolina é original do BF 161) um filtro de gasolina antes e um depois da bomba, daqueles normais mesmo, nada de telinha e sei lah eu o que :!: huahaauh.
Espero ter ajudado.
Abraço.
oi Vinicius.
a bomba original do BF eh mecanica e nao eh tao chata como as bombas eletricas.
me lembro que muito antigamente tinha um filtro nas veraneios que era uma telinha muito fina usada como filtro de combustivel.
eu ainda tenho um filtro desses em boas condiçoes que devo estar usando como pre-filtro da bomba eletrica.
mas vc pode usar um filtro de combustivel normal para isso.
basta prestar atençao para o fluxo de combustivel marcado pela seta estampada na bomba.
[]´s
Élcio,
Tão me pedindo R$ 390,00 numa bb de injeção de Vectra, modificada. Dizem que é indicada para o motor do Omega 4.1, que a original custa muito, etc, etc,..... É do tipo externa (fora do tanque, na linha de comb). Eu preciso de uma bomba para instalar no motor do meu Engesa. É um Ford V6 da Ranger.
Que bb cê instalou no seu 6 canecos 4.9?
[]´s
oi Luca:
390,00 to achando caro, muito alias!!
o que vc precisa saber qual eh a pressao, em bar, de trabalho desse motor.
o meu motor, por exemplo, trabalha com uma pressao de 4.5~5 bar, mais ou menos como os motores V8 atuais.
baseado nisso eu coloquei a bomba - alcool - do gol 2.0 que tem pressao maxima de 7 bar, ou seja, tem pressao sobrando, paguei 80,00 e to feliz.
eu poderia ter colocado a bomba original pro 4.9 mas nao tem a alcool, e alem disso eh cara pra c#cete.
esse negocio de colocar bomba de gol GTI, vectra, mustang etc e tal eh pra carro que precisa , e muito, de pressoes elevadas de trabalho para suprir a demanda de combustivel, como por exemplo em carros turbinados ou com blower ,com bicos injetores de competiçao, carburadores monstro, etc
baseado nisso, acho que vc nao precisa de uma super bomba pra colocar no seu carro. basta ver do que ele precisa e pronto.
procure uma casa especializada em bombas, eles vao te orientar na melhor escolha.
nao precisa comprar nova, uma recondicionada , com garantia, vai ajudar vc a economizar um dinheiro.
eu tambem tinha essa ilusao, mas depois eu percebi do que esse motor eh capaz usando uma bombinha de merda, entao desencanei de colocar uma super bomba.
talvez um dia, quando a grana estiver sobrando quem sabe.
mas antes disso coloco uns bicos NOS/fogger e ai ja compro um auxilio funeral junto.:mrgreen:
[]´s injetados
DanielCardoso
15/12/2004, 19:46
O pessoal que turbina os GM família 2 usam uma interna de Astra álcool EM SÉRIE com uma externa de Monza álcool.
Tudo para a segurança...
Luis Assis
20/12/2004, 01:48
Grilo e Todos que possam contribuir
O Tornado esta com motor e bomba identico ao Terraplanagem, e tem me dado problema na bomba... Vou descrever o que ta rolando, o que eu ja fiz, e quais minhas suspeitas, se conincidir com alguma coisa , agente pode, quem sabe, chegar a uma falha na adaptação e matar o problema...
Usei no Tornado, um tanque de opala, que esta instalado debaixo do assoalho traseiro. A boca instalada, foi a de moto RD-350 na lataria. De principio o ligamos o retorno da linha de combustivel, no suspiro do tanque, e a tampa nao estava vedando muito bem, tanto que as vezes, vaza um pouco de combustivel por ela. Arrumei uma borracha de vedação mais justa e o problema do vazamento pela tampa parou...
Teve um Raid numa cidade aqui perto, que no meio do Raid, o motor morreu, bati o olho no manometro da linha e vi que estava zerado. Verifiquei se a bomba estava energizada e se estava tudo ok, e estava... Na falta de ferramenta para desmontar o sistema todo, fui até a valvula da linha de combustivel, que fica na flauta e resolvi sangra-la com a mão pra ver se ainda tinha pressão. Percebi que junto com o pouco de gasolina que saiu, saiu tambem bastante ar... ( os dois ficavam se alternando, hora saia ar, hora combustivel) Zerei toda a pressão do sistema, depois dei partida e o motor voltou a funcionar... Tive que fazer isso diversas vezes, até chegar ao final da prova, em ultimo lugar, é claro. :evil: Discutindo com o Leandro, mecanico que montou o Tornado, ele logo suspeitou de que o tanque estava dando pressão negativa pela falta de suspiro. Instalamos então um canister original do Gol, ligando portanto um suspiro no tanque. ( o canister serve tambem como suspiro, pois ele possui 3 entradas: Valvula do canister no motor, respido do tanque e meio ambiente )
Acontece que ontem, voltei de Franca ( 100km ), de pé em baixo, a 4.000 rpm, pra ver como estava o novo sistema de arrefecimento do motor, e ele não deu problema, mas a bomba voltou a pipocar... Na entrada da cidade, o Jeep deu uma engasda, e vi que o ponteiro do manometro ameaçou a despencar de novo, andei mais alguns quarteirões e ele foi pro zero novamente. Enconstei o Jeep, e como o marcador de combustivel estava na reserva ( mas no Raid ele nao estava ), imaginei que tinha acabado mesmo a gasolina e o marcador esatava desregulado. Fui busca combustivel, 20 minutos depois, por desencargo de conciencia, tentei dar a partida novamente, e o sistema pressurizou de novo, o motor voltou a funcionar e o Jeep chegou até em casa, sem reabastecimento, ou seja, não era falta de gasolina.
Algumas conclusões...
O problema ainda esta lá, e não tem nada a ver com respiro do tanque. Até mesmo por que quando ele parou, desta vez em Franca, tentei abrir o tanque e a tampa nao apresentou nenhum sinal de estar sob pressão negativa.
Minhas suspeitas...
1- A Bomba que comprei ( remano ), ta bichada, e vou ter que troca-la, quando ela esquenta ou trabalha algum tempo sob alta demanda, ela acaba dando pau e dai quando esfria ou sei la o que, volta ao normal... Se bem que uma bomba de combustivel, principalmente uma Bosch, e ainda mais essa usada em GTI que funciona até em 7 Bar, nao deveria fazer isso...
2- O sistema esta pegando ar, e a bomba perde pressao. No Gol GTI, onde essa bomba é usada, ela é instalada na linha de combustivel, no entando, dentro do Tanque, existe uma outra bomba auxiliar, que garante sempre uma certa quantidade de combustivel na entrada da Bosch. Talvez não tenhamos ( ou pelo menos eu ), pensado nisso, e em dado momento, ela aspira um pouco de ar, e acaba por perder toda a pressão. Quando se desliga o jeep, de alguma forma sua entrada volta a ser inundada de combustivel novamente e ela volta a funcionar. Se bem que a minha bomba esta instalada abaixo do nivel do tanque, o que deveria garantir-lhe sempre alimentação de combustivel, e inibir qualquer entrada de ar.
3- Percebo em meu manometro, quando o motor esta operando normalmente, que ela sofre pequenas ocilações... Segundo o cara que me vendeu a bomba, e só trabalha com isso, portanto seria sua obrigação entender do assunto, isso se dá por falta de um desborbulhador. To com isso na cabeça tambem e com a mistura ar+combistivel que saia da valvula da linha de combistivel, quando eu tinha que despressuriza-la por completo pra que o motor voltasse a funcionar no Raid.... Será que tem algum lugar que ela ta aspirando ar, e acaba por perder a pressão por completo em determinado momento?
4- E muito pouco provavel, seria o motivo de eu estar andando com mistura gasolina/alcool na base de 50%/50%. Mas ja ouvi diser que essa bomba foi feita pra andar no alcool, portanto nao deveria dar problema nenhum...
Desculpem pela Biblia que escrevi, mas acredito que qualquer detalhe pode ajudar a matar mais esse probleminha cronico do Tornado.
[]´s
Gustavo
Luis:
vc percebeu se o manometro de combustivel fica oscilando? pode ser que ela esteja suja, verifique o pre filtro, se nao tiver coloque um.
quando o combustivel chega ao fim entra ar e ai começa a falhar ( que pode tbem queimar a bomba se rodar muito tempo assim) e dependendo da bomba, se a pressao for muito elevada, vc nao percebe isso e ai quando for verificar, ja era.
o cara onde eu levei a minha da primeira vez disse que o povo costuma deixar a gasolina acabar ate secar, ai a bomba vai pro pau mesmo, pois fica aspirando ar e como o proprio combustivel a lubrifica entao ela acaba esquentando e queima.
pra vc ver se esta dando muita pressao negativa, tente andar com a tampa da boca de combustivel aberta e ve se melhora, talvez seu respiro esteja estrangulando, o que acho pouco provavel.
eu tbem ja tive varios problemas com bomba. espero ter ajudado.
[]´s
Thiago Rodeghel
21/12/2004, 14:36
Fica como opção, uma bomba elétrica externa ao tanque...
A do Kadett GSI e Monza MPFI, tbm usam bomba externa, só que com pressão menores que a do Gol GTI :wink:
Gustavo, vc está usando um dosador pequeno pelo menos, no sistema de alimentação de combustível??? Em motores aspirados, usando bomba de GTI o pessoal coloca um dosador para regular a pressão da bomba.
[s]
...390,00 to achando caro, muito alias!!
Élcio, valeu a dica. Mas nessa eu já me fú... Pena que não te perguntei antes. Paciência, tive que fazer o negócio sábado mesmo, pois fiz o V6 funcionar. Engoli o que o entendido em injeção me vendeu. :twisted: :twisted: Tô cansado de levar trolha.
[]´s
Fica como opção, uma bomba elétrica externa ao tanque... A idéia é interessante, Thiago. Valeu a dica.
[]´s
Luis Gustavo,
Existe, e depois podemos falar melhor, a possibilidade de formação de bolhas na linha, mesmo sem entrada de ar falso. Mas quase nenhum meca conhece este efeito. Até porque só ocorre com o motor dissipando alta potência (num quer dizer giro elevado, é bem mais que isso), e com o combustível em alta velocidade na linha de combustível antes da bomba, ou dentro da bomba.
Prá resumir, sugiro aumentar o diâmetro da mangueira entre o tanque e a bomba. Ponha um pescador maior, ou com tomada maior. Em suma, diminua a restrição.
Gostaria que vc falasse mais sobre este assunto.
[]´s
Luis Assis
22/12/2004, 02:19
Continuando a novela, até mesmo para que mais pessoas fiquem informadas e que no futuro isso tudo conste como arquivo....
Hoje pela manha, resolvi procurar os especialistas no assunto e colher suas diversas opiniões pra ver em qual eu acreditaria....
Primeiro vamos ao sujeito que remanufatura e vende bombas ( isso inclui a minha )...
O Tanque que usei, é de opalão 6 canecos, e portanto não foi desenvolvido pra IE. Os carros mais modernos, que possuem Injeção Eletronica, possuem em seu tanque um reservatorio seprado, chamado de Cache Tank, esse reservatorio, pelo que entendi, acumula uma maior quantidade de combustivel perto de onte é instalada uma bomba submerça, para que ela nunca tenha falta de combustivel mesmo estando o tanque um pouco mais baixo. ( Isso até confere, pois quando fui trocar a bomba do meu vectra, ela ficava dentro de uma caneca palstica que ia dentro de outra caneca plastica, que por sua vez, era sempre inundada pelo retorno do motor... )
Ele falou que o que pode estar ocorrendo, é a falta desse Cache ( pessnei que isso só tinha em computador :D ), e como o tanque tem pescador, a bomba pode sim, estar em determinado momento passando por falta de combustivel e melecando todo o sistema... Disse tambem que realmente o GTI possui uma bomba auxiliar, que ja fica no Cache, e dai ela manda pra bomba externa, a famosa bomba de GTI que todos nós conhecemos. Solução segundo ele: Minha bomba ( a que ele vendeu ), esta perfeita, o problema é seu tanque. Coloque um tanque que tenha uma outra bomba submerça e o tal Cache... ( não me convenceu ainda, vou colher mais informações )
Especialista em carros turbo, que instala bomba de GTI aos tubos inclusive em carro carburado
A bomba de GTI é uma bomba de alta potencia de saida, no entando ela não é uma bomba de grande potencia de sucçaõ na outra ponta.... Por isso que o Gol tem uma bomba auziliar, pra sempre deixa-la com bastante volume em sua entrada... O tal Cache Tankl procede, mas fazemos algo mais simples... Na parte mais baixa do tanque, contamos ele com uma serra copo, e soldamos uma espécie de caneca nesse orificio. Dele saimos para a bomba de GTI, e tudo funciona beleza...
Esse reservatoriozinho, funcionaria como um cache tank, pois sendo ele na parte mais baixa do tanque, e sendo ele mais profundo que qualquer outra parte do tanque, mesmo em curvas, e com o combustivel baixo, ele sempre estará cheio ( Procede ). Coloca-se a Bomba de GTI ali do lado, bem perto desse orificio, e usa-se o pescador como retorno. ( Idéia aparentemente simples, inteligente e com grande possibilidade de dar certo ). Pelo sim, pelo não, me disse que 380 latas é uma economia besta pra quem gastou, o que gastei no tornado, e se fosse ele, compraria uma bomba zero, mesmo não sendo ela o problema... ( tambem procede, é uma pecinha meio complicada pra ficar usando remanu, ainda mesmo essa empresa de remanu, que não tem tido uma procedendia muito boa na minha cidade )
No meio da tarde, liga meu eletricista...
To sabendo que voce ta com problema de gasolina no seu Jipe?? Haa Taa... Sabe o que pode ser, é que quando eu fui comprar o Rele da Bomba de Gasolina, o cara não tinha um original e nem um de boa marca ( Simens ou similar ), dai ele me vendeu um genérico, mas me garantiu que não desarma mesmo quando quente.... Eu to achando que pode ser ele, voce ficou na mão, o jipe tava quente nas duas ocasiões??? ( SIM !!! ) Troca ele então, que pode ser ele.... :evil: :evil: :evil: :evil:
Relamente, nas duas vezes que a linha caiu, eu esperava um pouco, e ela presurizava de novo... Vi o tal rele na caixa de fuzivel, e o infeliz, não tem nem marca....
Mediante aos fatos cidatos, penso na seguintes condutas....
1º - Rele Novo, lias vou trocar todos, e bomba nova, na mesma condição e local, sem mecher nada com tanque....
Caso não funcione....
2º - Fazer o tal Cache Tank como o cara do turbo falou...
Caso não funcione....
3º - Pensar num esquema de colocar uma bomba interna no tanque, tirando ou não a externa.
Caso não funcione....
4º - E mais dificil, mandar fazer um novo tanque, nas medidas do tanque do Opala, só que com o tal Cache Tank Interno, bomba Interna e tudo mais...
Caso não funcione....
5º - Vender o Powertech e voltar ao BF ( he he ai tb não, nem que eu tenha que bombear a gasolina na mão ) :lol: :lol: :lol:
[]´s esperando comentários...
Gustavo
1º - Rele Novo, lias vou trocar todos, e bomba nova, na mesma condição e local, sem mecher nada com tanque....
Já ouviu a frase "dar festa e economizar no palito"? É isso ai...
Existe alguma chance do relé ser o culpado, mas não dá para afirmar com certeza.
2º - Fazer o tal Cache Tank como o cara do turbo falou...
A necessidade do cache depende muito do ponto de captação do combustível, da geometria do tanque e da existência ou não de quebra-onda (placas de metal, cheias de furos que ficam no interior do tanque). Para saber desta necessidade é só andar com o tanque cheio e observar quando que o problema ocorre. Se ocorrer sempre com o tanque abaixo de um determinado volume, matou a charada.
3º - Pensar num esquema de colocar uma bomba interna no tanque, tirando ou não a externa.
Muito provavelmente não é a causa do problema, mas em todo o caso...
Instale a bomba o mais próximo possivel do tanque e não precisará de bomba auxiliar. Outra medida é utilizar uma mangueira de maior diâmetro entre a bomba e o tanque (mas tem que mudar inclusive a conexão com o tanque, não pode haver restrição). Estas duas medidas simples dão um belo alivio na sucção da bomba.
Aliás, qual o diâmetro do caninho de metal que sai do tanque e vai prá mangueira? Se for muito inferior ao diâmetro de entrada da bomba do Gol (12mm) convém pensar em alterações.
5º - Vender o Powertech e voltar ao BF ( he he ai tb não, nem que eu tenha que bombear a gasolina na mão )
Powertech 4.1 MPFI?
De que forma está controlando o relé que aciona a bomba?
Abraços,
Luis:
como eu disse vc nao pode ficar sem combustivel - conforme comprovado no seu primeiro relato.
fazer ou nao o cache tank eh relativo. eu uso a bomba - interna - do gol 2.0 (ou 1.8 tanto faz) e se vc observar esses tanques nao tem cache tank, apenas um rebaixo onde o combustivel fica acumulado conforme o nivel vai baixando.
(mesma coisa quando vc lava seu quintal e a agua fica empossada na area mais baixa)
eu ja havia previsto essse problema entao mandei fazer o tanque da seguinte forma:
- tanque de inox com a largura total do assoalho do jeep (sob os bancos do passageiro e motorista);
- 4 quebra ondas interno;
- um rebaixo de 2 cm bem no centro da bomda, de modo a sempre mante-la "regada" com combustivel.
parte eletrica:
-rele auxiliar da bomba (siemens) e fusivel de segurança.
ainda falta fazer:
- colocar uma luz de advertencia no painel na saida da boia, de modo que quando tiver +- 5 litros de combustivel no tanque essa luz acende informando baixo nivel de combustivel (como acontece com um carro "normal") entao fico esperto e vou pro posto ou uso o galao reserva (pouco provavel com um tanque de 100 litros).
mas "nunca" deixo baixar demais esse nivel, pois pode ser perigoso pra bomba funcionar muito tempo sem combustivel.
- manometro de combustivel (pressao) bem aferido para detectar oscilaçoes na leitura, o que pode sinalizar mal funcionamento da mesma e resolver o problema antes de ficar na rua, ou pior no meio do nada.
essa eh realmente uma parte chata mas se fizer bem feito nao vai te dar problemas.
meu pai ja esta 10 anos com o kadett dele e NUNCA deu problema na bomba de combustivel. (mas ca pra nos, acho que o velho ta eh com uma PUTA sorte mesmo).
e o principal: tenha sempre uma bomba de backup dentro da caixa de ferramenta.
nao precisa ser a bomba toda, apenas o motorzinho que eh pequeno e cabe em qquer lugar, mas tem que mergulhar ele na querosene pra ficar sempre lubrificado senao nao adianta nada. deixe ele numa embalagem plastica resistente com bastante querosene.pode ser incomodo mas qdo vou pra trilha levo um comigo.
[]´s injetados
Amigos, qual é a melhor bomba de gasolina para adaptar no 4.1 MPFI ?
OBS: Vou deixar o tanque original mesmo...
Luis Assis
26/12/2004, 02:33
De que forma está controlando o relé que aciona a bomba?
Abraços,
Como no esquema original disponivel para dnload aqui no fórum mesmo.
O Rele é ligado junto da sonda lambda, e mais um monte de coisa...
Uma verdadeira bagunça...
Se bem que algumas pessoas ja me disseram pra colocar um rele auxiliar siemens, universal de 50A, ligado direto na chave de maneira que quando ligada a bateria a bomba ja pressuriza e fica ligada direto...
Mas achei isso meio proco...
Estouu estudando o problema ainda....
[]´s
Gustavo
Luis Assis
26/12/2004, 02:35
Amigos, qual é a melhor bomba de gasolina para adaptar no 4.1 MPFI ?
OBS: Vou deixar o tanque original mesmo...
Diz a LENDA que essa do GTI é um canhão... Ela relamente é bem forte, mas estou apanhando do sistema de alimentação, como voce mesmo pode ver...
Mas não deve ser culpa dela não, pois tudo quanto é carro de arrancada usa essa bomba e a pressão e vazao que esses motores de arrnacapa demandam não é bolinho não...
[]´s
Gustavo
1º - Rele Novo, lias vou trocar todos, e bomba nova, na mesma condição e local, sem mecher nada com tanque.
Gustavo,
Eu trocaria só o relê primeiro... tô apostando que o problema tá aí. Já troquei bomba do meu Kadett de graça! :evil: O problema era o relê.
Se trocar os dois, não vai saber o que deu problema.
Abraços!
Se bem que algumas pessoas ja me disseram pra colocar um rele auxiliar siemens, universal de 50A, ligado direto na chave de maneira que quando ligada a bateria a bomba ja pressuriza e fica ligada direto...
Mas achei isso meio proco...
Estouu estudando o problema ainda....
[]´s
Gustavo
vc tem que fazer um pos-partida e ligar a bomba, assim como farois , etc.
Alessandro Henrique
28/12/2004, 17:45
Srs.,
O módulo de injeção pode controlar o acionamento da bomba de combustível. No caso da Motronic M1.5.2 é o pino 3, que aciona o relê da bomba e alimenta a resistência da sonda lambda, conforme citado pelo Gustavo.
A bomba do Gol GTI se não estou enganado é a mesma do Kadett GSI e do Tempra Turbo. No caso do Tempra não há bomba suplementar.
Já tive problemas com a bomba do Tempra, o problema foi desgaste no acoplamento da bomba e do rotor de roletes.
O que estou achando estranho é a quantidade de ar presente na linha.
Sds.
Thiago Rodeghel
28/12/2004, 19:43
A bomba do Kadett GSI 2.0 e Monza MPFI 2.0, não são iguais do Gol GTI :wink: ... Já tive as duas bombas, tanto a do Gol GTI como a do Kadett GSI. A do Gol é beeem maior que a do Kadett :wink: . e tem pressão diferentes :wink: .
Mas ambas são da BOSCH 8)
[s]
Alessandro Henrique
28/12/2004, 20:36
Thiago Rodeghel,
No catálogo da Bosch tanto o Tempra Turbo, Kadett GSI e GOl GTI possuem a mesma bomba , cujo código Bosch é o seguinte: 0580 464 070.
Sds.
Alessandro,
Tenho aqui duas bombas originais do Gol GTI (Bosch Alemã) e o código não bate com o que você passou.
Nas que tenho constam:
Código Bosch: 0 580 254 927
Código VW: 893 906 091 B/E
Abraços,
O módulo de injeção pode controlar o acionamento da bomba de combustível.
Complementando, o módulo não só pode como DEVE controlar a bomba de combustível.
Acionar a bomba através da chave de ignição (com ou sem relé, não importa) pode se transformar em grande encrenca em caso de incidente ou acidente em que haja vazamento de combustível.
Ao ligar a chave de ignição, qualquer módulo aciona a bomba por alguns segundos, o suficiente para pressurizar a linha de combustivel, e caso o motor não venha a ser acionado a bomba é desligada pelo módulo, evitando assim o funcionamento (e desgastes) desnecessário além, é claro, de aumentar a segurança.
Caso o motor tenha seu funcionamento interrompido e a ignição se mantenha ligada, o módulo desliga instantaneamente a bomba, e isso ocorre principalmente por uma questão de segurança.
Já imaginaram se em caso de acidente ocorre a ruptura da linha pressurizada? Não vai dar tempo nem de desligar a chave de ignição e tudo em volta vira churrasco. :?
Alguns módulos antigos possuiam um módulozinho à parte, com visual de relé mas que internamente contava com um circuito eletrônico que fazia justamente este controle, que é ótimo para controlar bomba em motores carburados.
Abraços,
Thiago Rodeghel
29/12/2004, 01:16
Quando comprei o meu motor, aliás que é o mesmo do Gol GTI 16v, veio com uma bomba Bosch, igual ao que o Gustavo usa, e posso te garantir é diferente do Kadett GSI, que tem um tamanho e vazão menores :wink:
Tenho as 2 bombas aqui!!! Depois posto a foto das duas :wink:
Pode ser que a Bosch ofereça como equivalente a bomba do Gol , a do Kadett, isso as vezes acontece. Com certeza, se vc passar em qualquer loja que venda equipamentos para carros turbo, peça o preço da bomba do Gol GTI e depois peça o preço da bomba do Kadett :wink: . Vai ver que a do Kadett é mais barato, e para o pessoal que não quer gastar muito na bomba de gas. fica como opção$, em média uma recondicionada do Gol sai por 250,00lt$ a do kadett não sei, mas com certeza é menos :wink:
[s]
Alessandro Henrique
29/12/2004, 08:14
Tenho aqui duas bombas originais do Gol GTI (Bosch Alemã) e o código não bate com o que você passou.
Nas que tenho constam:
Código Bosch: 0 580 254 927
Código VW: 893 906 091 B/E
Abraços,
No mínimo alteram algum detalhe, estas informações eu retirei do cátalogo deste ano...
Se houver interesse posso procurar pela bomba velha que tenho em casa para confirmar o código.
Sds.
Alessandro,
Como estou fazendo a costumeira arrumação de fim de ano (que no final não arruma nada :roll: ) encontrei alguns manuais antigos da Bosch.
O código que eu passei (580 254 927) bate com o que está no manual da LEJetronic, e o código que você passou (580 464 070) bate com o que está no manual 2001/2002 para veículos fabricados após 08/93. Só que para antes desta data vale o código 580 463 018, e sabe-se lá até que data anterior.
Com certeza mudaram algum detalhe, ou talvez a bomba toda! :lol:
Abraços,
Luis Assis
30/12/2004, 21:41
Voltando a vaca fria.... Ou seja, o problema de alimentação no Powertech 4.1
- Bomba zero coco, By Dinamica Bombas ( custo R$ 380.00 )
- Todos os Relês substituidos por reles Siemens de 40A Auxiliar com especificação para ar-condicionado e bmba de combustivel MPFI
- Desborbulhador pós bomba do Vectra CD
Tudo isso ta instalado, e até o momento nada...
Vou esperar o tanque chegar no ultimo 1/4 e pegar uma estrada com ele pra ver se é pescador, ou se era eletrica ou bomba bichada mesmo...
[]´s
Gustavo
... Bomba zero coco, By Dinamica Bombas ( custo R$ 380.00 )
Tou mais tranquilo agora. Achava que eu tinha sido tungado. Paguei R$ 390 na do Encrenca.
LAssis, eles te falaram de qual carro é a bomba que vc comprou?
[]´s
Luis Assis
31/12/2004, 10:05
... Bomba zero coco, By Dinamica Bombas ( custo R$ 380.00 )
Tou mais tranquilo agora. Achava que eu tinha sido tungado. Paguei R$ 390 na do Encrenca.
LAssis, eles te falaram de qual carro é a bomba que vc comprou?
[]´sLuca, disse que era de Gol GTI mesmo...
[]´s
Gustavo...
..., disse que era de Gol GTI mesmo...
Valeu, Luis Gustavo! Prá mim, venderam como sendo de Vectra envenenada para servir em Omega :roll: . Vai saber...
[]´s Feliz 2.005!
Alessandro Henrique
07/01/2005, 10:08
Alessandro,
Como estou fazendo a costumeira arrumação de fim de ano (que no final não arruma nada :roll: ) encontrei alguns manuais antigos da Bosch.
O código que eu passei (580 254 927) bate com o que está no manual da LEJetronic, e o código que você passou (580 464 070) bate com o que está no manual 2001/2002 para veículos fabricados após 08/93. Só que para antes desta data vale o código 580 463 018, e sabe-se lá até que data anterior.
Com certeza mudaram algum detalhe, ou talvez a bomba toda! :lol:
Abraços,
Encontrei na garagem a bomba antiga que substituí o código dela é o 0 580 463 018 e o carro era 95.
Estou me recordando de um detalhe, parece que a Bosch possui dois códigos para o mesmo produto, um para a peça original enviada a montadora e outro para o mercado de reposição.
Sds.
Marisco Off Road
11/10/2005, 10:21
Gustavo,
Vc conseguiu resolver o problema da bomba?
Vc está usando a caixa de fusíveis original da silverado ou adaptou outra?
Estou iniciando a instalação do meu motor e gostaria de saber de ante-mão estes detalhes.
Agradeço,
Marilson
Mazaropi-RJ
02/10/2011, 13:55
Opa... Fiquei com a Viatura parada 2 meses seguidos... Quando fui dar a partida, nem sinal da bomba, nenhum estalo sequer... Consequentemente o motor nao pegou... Alguem já passou por isso ? Gostaria de algumas dicas antes de começar pelo lado mais complicado... Tenho um motor AP 2.0 Mi com bomba externa do Gol GTI... Instalado no Maza...
Abçs a tds.
Mazaropi-RJ
12/11/2011, 13:42
Feedback...
Por alguma razão, não estava chegando energia na bomba. também , ao testá-la, constatamos que estava falhando...
Instalei uma Nova, Bosch do GOL GTI e troquei os relés da bomba por de melhor qualidade.. está ótimo agora. Mas ha´males, porém que vem para o bem : A mangueira de gasolina, com menos de 2 anos instalada estava qse podre... Ao ligar a bomba elétrica, ela terminou de rasgar e viatura qse virou uma bomba. Começou a vazar gasolina no cofre do motor na direção da bobina, coletor, etc... graças a Deus deu td certo e não pegou fogo...
Lição : AA./mesmo com a viatura parada, a gente tem que faze-lo funcionar de vez em qdo a fim de manter a Bomba Elétrica lubrificada e em boas condições... BB./ nao se esquecer que as mangueiras tb tem prazo de validade... Trocá-las de tempos em tempos é bom..
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.