Ver Versão Completa : Problemas com freio Hilux e SW4....
Sabe Qual Foi a Resposta da Toyota para esta reportagem abaixo:
NÃO PAREM SEUS VEICULOS DIRETO EM (D) O USUARIO TEM QUE IR REDUZINDO AS MARCHAS ANTES DE PARAR O VEICULO COMPLETAMENTE OU SEJA D,3,2 E PARE...
Disco empenado - Impasse no ar
Pedro Cerqueira (pedrocerqueira.mg@diariosassociados.com.br) - Estado de Minas
Vários proprietários e ex-donos de Toyota Hilux têm se manifestado sobre problema crônico no sistema de freios do modelo. Fabricante atribui defeito ao uso indevido
Euler Junior/EM/D.A Press - 5/3/09http://imgs.vrum.com.br/veiculos/noticias/12385247339604799747.JPEGAltair é um dos muitos donos de Hilux que reclamaram de empeno no disco de freio
A cena parece não ser muito rara para proprietários da Hilux, com pouco tempo de uso: quando o motorista aciona o freio, o volante treme. O problema ocorre devido aos discos de freio empenados. O produtor rural Paulo Roberto de Oliveira Cardoso, que foi proprietário de uma Hilux 05/06, disse que enquanto ficou com o veículo precisou trocar os discos e pastilhas de freio por sete vezes, todas em garantia. "O chato é que, com apenas 1,5 mil quilômetros, o problema voltava. No final, eu esperava chegar às revisões para não ter que ir toda hora à concessionária", relata Cardoso, que chegou a acionar o Procon para tentar resolver o problema de forma definitiva.
De acordo com o produtor rural, a Toyota alegou uso indevido do veículo. Cardoso se defende dizendo que faz uso normal dos freios. "Já tive outras picapes do mesmo porte e com nenhuma delas aconteceu isso", disse Cardoso. Caso semelhante ocorreu com o empresário Altair Antônio de Sales Carmo, dono de uma Hilux 07/07 que apresentou empeno nos discos de freio com apenas 12.971 quilômetros rodados. Nessa primeira vez, em 11 de setembro de 2008, a autorizada sanou o defeito em garantia. O empresário usou o veículo por mais 3 mil quilômetros e o problema voltou. Mas, em 27 de novembro 2008, a concessionária se negou a fazer o reparo em garantia.
Sem garantia
O cliente acionou o Serviço de Atendimento ao Cliente da Toyota. A fábrica alegou que discos e pastilhas, assim como itens que sofrem desgaste devido ao uso, não são cobertos por garantia. Segundo a Toyota, o empeno dos discos de freio acontece pelo superaquecimento do sistema, que ocorre apenas com o uso severo do sistema. A informação encontrada na concessionária Green foi que, nesse caso, a troca dos componentes não está mais sendo realizada em garantia. Já a Toyota afirma que, a não ser que fique constatado o uso severo do veículo, os clientes podem fazer o reparo em garantia.
Outro cliente Toyota que teve problemas com a Hilux foi o comerciante Hilário Alves de Brito. Com 27 mil quilômetros rodados, ele já tinha trocado os discos e pastilhas em garantia por quatro vezes. "Esse aborrecimento contribuiu para que eu vendesse o carro", disse Brito, que relata ter um perfil de motorista que preserva o veículo. "Como moro num lugar alto, com um declive de quatro quilômetros, desço sempre engrenado, com o câmbio automático na posição 'low'. Além disso, eu praticamente não uso a tração 4x4 e nem ando em estrada de terra", explica.
A Toyota reconhece que o empeno dos discos de freio da Hilux tem sido alvo de um número significativo de reclamações por parte dos clientes. Segundo a fábrica, as peças trocadas em garantia foram recolhidas para análise. A Toyota alega que os testes comprovaram a inexistência de qualquer desconformidade do produto em relação ao projeto e à montagem e reafirmou que o motivo do desgaste do sistema de freio (pastilhas, discos e lonas) está diretamente ligado à forma de condução e uso do veículo. A fábrica japonesa afirma que, com o resultado dos testes, não pretende fazer um recall e cita que não existe registro de falha do sistema de freio.
Análise da notícia
Não é só na Hilux que os discos de freio empenam. Este é um mal crônico da Toyota, o problema se manifesta também no Corolla e já foi detectado até no luxuoso Lexus, o modelo nobre da marca produzido no Japão. É difícil entender como esse "calcanhar de Aquiles" não é resolvido por um fabricante de tanto conceito em todo o mundo e que produz dezenas de modelos de elevado padrão de qualidade. A rigor, seus engenheiros poderiam alegar mau uso do sistema de freios se fossem registradas apenas algumas ocorrências sem significado estatístico. Mas eles sabem - e não confessam - que os discos de freio de seus automóveis empenam com mais facilidade que os de outras marcas. E o argumento do "mau uso" cai diante de um defeito que se manifesta com muita frequência. Ou, como dizem os donos da Hilux, "será que só eu não sei frear os carros da Toyota?" (Boris Feldman)
B
Se fosse com a Mit, os Toytoteiros já teriam pedido a prisão Do Sousa Ramos.....
moral da Historia.....todo veiculo dá problemas inclusive os da Toyota, e toda fabrica emrola para pagar na garantia inclusive a Toyota....
Walter L. L. Casitta
14/08/2009, 10:39
Eu tenho 3 amigos chegados que tem Hilux AT
Um nunca teve problemas com o freio. Outro está com os discos empenados esperando a revisão pra tocar e o terceiro está indo para o terceiro jogo de discos.
Em tempo, o par de discos custou R$170,00 e o da SW4 uns 10 ou 20 Reais a mais....
Marcelo-HPE
14/08/2009, 11:35
hehehehe . PKP .pensei que as Toyotaaaaaaaaaass , não vinham com defeitos assim . pior que isso é carcterístico de Recal , talvez a toyota venda um KIT-gelo para os disco de freio não aquecerem e não empenarem .
hehehe.
bricadeiras a parte . é só trocar o fornercedor o disco não está aguentando o aquecimento e a abrasão então empena.
Marcelo-HPE
14/08/2009, 11:38
Caramba Walter 170,00. aqui na Kurumá autorizada , um par de disco de Hilux custa 1.450,00 .latinhas . nem as pastilhas aqui custam isso .
Craisiler
14/08/2009, 12:21
Solução!
Faça dois furos do assoalho e freia com os garão...
okspoksaopkpsokposakpoksaopksa
Eduardo Eustaquio
14/08/2009, 18:21
Já troquei por 3 vezes os discos de freio e as pastilhas de freio de minha Hilux. Não deve demorar muito para ir ao quarto jogo de discos. Até o momento todos trocados na garantia. Vamos ver como será o quarto jogo, tomara que eu consiga.
Aproveitando, alguém aqui já teve problema com relação a um barulho no motor de manhã cedo (apenas de manhã, na primeira partida do motor) com suas Hilux? A alguns dias atrás, a minha apareceu um barulho estranho. Levei a uma concessionária e indicaram a troca de óleo e filtros. O óleo que estava no motor, não tinha mais que 3100quilômetros. Após a troca, já rodei perto de 1800 quilômetros e hoje eu acho que escutei esse barulho novamente num engarrafamento. Amanhã cedo, vejo se escuto este barulho novamente. Alguém tem alguma idéia?
Já troquei por 3 vezes os discos de freio e as pastilhas de freio de minha Hilux. Não deve demorar muito para ir ao quarto jogo de discos. Até o momento todos trocados na garantia. Vamos ver como será o quarto jogo, tomara que eu consiga.
Aproveitando, alguém aqui já teve problema com relação a um barulho no motor de manhã cedo (apenas de manhã, na primeira partida do motor) com suas Hilux? A alguns dias atrás, a minha apareceu um barulho estranho. Levei a uma concessionária e indicaram a troca de óleo e filtros. O óleo que estava no motor, não tinha mais que 3100quilômetros. Após a troca, já rodei perto de 1800 quilômetros e hoje eu acho que escutei esse barulho novamente num engarrafamento. Amanhã cedo, vejo se escuto este barulho novamente. Alguém tem alguma idéia?
Se o motor estiver frio pouco tempo apos 1 partida ela bate os tuchos...aki no meu predio tem uma sw4 e uma hilux, de manha ao subir a rampa da garagem um barulho é bem metalico e forte...ai com o esquentar do motor os tuchos enxem e para...pode ser isto
Gente engraçado mas me desculpe Eduardo Estaquio, os toyteiros acho que escodem os problemas das suas viaturas, pois acompanho sempre seus post e vc nunca falou deste quarto problema da sua viatura( só citou agora para falar que a toyota pagou na garantia) ou nos que temos mit(que somos verdadeiros ou burros de ficar falando pois afinal parece que as toyotas são inquebraveis, perfeitas etc.......quero só lembra-los que as toy são maquinas e graças a Deus as maquinas não são perfeitas...
Gente engraçado mas me desculpe Eduardo Estaquio, os toyteiros acho que escodem os problemas das suas viaturas, pois acompanho sempre seus post e vc nunca falou deste quarto problema da sua viatura( só citou agora para falar que a toyota pagou na garantia) ou nos que temos mit(que somos verdadeiros ou burros de ficar falando pois afinal parece que as toyotas são inquebraveis, perfeitas etc.......quero só lembra-los que as toy são maquinas e graças a Deus as maquinas não são perfeitas...
Se você usasse a ferramenta de busca antes de iniciar um novo tópico veria que esse problema vem sendo relatado a algum tempo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54098
Inclusive na 4 rodas desse mês que vem com o HONDA CITY na capa tem relatando problemas com disco de freio das Hilux, que a partir de 2007 foram equipadas com espelho ventilado do disco de freio, cujo código é o 477820K031.
Mesmo com esse espelho ventilado algumas unidades continuaram apresentando problema nos discos, como por exemplo a do Eduardo Eustáquio que é 2008/08.
Lucas Nassif
15/08/2009, 10:15
A Hilux daqui de casa é 2006, AT, 98.000km e até hoje, nunca precisou trocar os discos. Somente pastilhas mesmo. E nós não temos o costume de ficar reduzindo no câmbio toda hora. Ele sempre fica em D. Só reduzimos em longas descidas (serras, por exemplo).
Se o motor estiver frio pouco tempo apos 1 partida ela bate os tuchos...aki no meu predio tem uma sw4 e uma hilux, de manha ao subir a rampa da garagem um barulho é bem metalico e forte...ai com o esquentar do motor os tuchos enxem e para...pode ser isto
Toda Hilux e SW4 D4-D faz esse barulho quando frio. Começa a aproximadamente 1200 rpm, e só para quando o motor esquenta um pouco. A daqui, depois de andar uns 2km na cidade ela já fica normal.
Já li isso aqui mesmo no fórum, e parece que é por causa do diesel brasileiro, que faz o motor "ratear" quando frio.
Nao podemos esquecer tambem q segundo a Toyota houveram mudancas no freio das hilux modelo 2009.
No tamanho do disco, pincas e pastilhas de freio.
Q gerou ate a mudança no tamanho da roda.
Eduardo Eustaquio
17/08/2009, 17:40
Prezado Fxavier. Não tem mais que 2 meses que postei vários problemas que tive com a Hilux. Dentre os problemas, falei a respeito do disco de freio.
Em outros momentos, aqui no fórrum eu disse que não tenho amor algum a nenhuma marca. Se eu gostar até mesmo daquela camionete de nome mahindra, até ela eu compro. Não há problema.
Relato tudo o que ocorre com meus veículos e até como tem sido o atendimento nas concessionárias. Atualmente, o que tem me chamado muito a atenção são as novas F-250 que estão sendo utilizadas somente no trabalho pesado. Até o momento elas passaram com êxito nos primeiros testes.
Eduardo Eustaquio
17/08/2009, 17:46
Prezado Prezado Fxavier. Segue a mensgem que postei no dia 02/05/2009
Falando da Hilux que adquiri em 18/07/2008.
Ela entra para a revisão de 70.000 nesta segunda.
Os principais problemas até agora são:
- Vazamento de óleo no motor desde a revisão de 50.000. Novamente sera verificado nesta revisap
- Diesel adulterado até agora foram 4x;
- Nesta revisão novamente vão verificar o vazamento no cardan.
- Achei que os amortecedores foram trocados muito cedo, 40.000km. Comparando com a Ranger e a L-200 foram trocados na casa dos 60.000 sendo que não há diferença alguma no uso
- Revisão de 40 e 60.000 ficou acima dos R$ 1200,00
- Pior Consumo 8,12 e o melhor 11,23
- Nesta revisão sera verficvado tambem a falha que está ocorrendo pela manha
Eduardo Eustaquio
17/08/2009, 17:48
Mensagem que postei logo em seguida do comentário do colega Walter Casitta.
Esqueci de mencionar o item do disco de freio empenado ao qual já havia relatado anteriormente aqui no forum. O Problema de discos de freio ocorreu tanto com a minha hilux quanto na SW4 de minha esposa.
Num geral a camionete é ótima e até agora, mesmo com a necessidade de ligar algumas vezes no SAC da toyota para ter meus direitos, estou satisfeito com o veículo e o atendimento pos-venda.
O que digo que é péssimo da Toyota é sem sombra de duvidas a parte de vendas. Vendedores parecem que estão lhe fazendo o favor em vender o veículo que for. Vários amigos falam o mesmo e acabamos comprando o veículo mais por satisfazer o nosso ego em ter esta camionete. Se não fosse isso, teria ficado em alguma outra marca.
Duas semanas atrás, estive em Brasília de passagem e mostrei ao consultor de uma das concessionárias o problema do vazamento. Aproveitei e fui conhcer a Hilux 2009 e ver se teria alguma boa negociação em trocar a minha pelo novo modelo. Quase que tive de implorar para ser atendido e quando isso ocorreu, que atendimento péssimo. Além disso a depreciação do meu veículo foi tão grande que quase falei para o avaliador que eu doaria meu carro a uma instituilçao de caridade, mas não repassava-a para a concesionária de Brasília. Sai de lá e fui na concessionária da Mitsubishi que fica ao lado, so para ver se a avaliação seria a mesma coisa. Na Mitsubishi pagaram R$ 6.200,00 (seis mil e duzentos reais) a mais que a na toyota para que eu adquiri-se uma L200 Triton a pronta entrega.
vejam, não falei em nenhum momento que esta camionete é ruim, muito pelo contrário. Apenas ela tem os mesmos defeitos existentes em qualquer veículo.
Me desculpe Eduardo não tinha visto estes seus relatos, desculpa tá
Walter L. L. Casitta
17/08/2009, 22:01
Esse ruído é normal em motor CR. No nosso caminhãozinho Iveco Daily acontece igualzinho nas Hilux e também nos motores de caminhões Volvo. É o modo de pre-injeção que causa o ruido. Não é um defeito!
Eduardo Eustaquio
18/08/2009, 11:13
Esse ruído é normal em motor CR. No nosso caminhãozinho Iveco Daily acontece igualzinho nas Hilux e também nos motores de caminhões Volvo. É o modo de pre-injeção que causa o ruido. Não é um defeito!
Prezado forista Walter,
Ontem, sai para almoçar com dois amigos e um deles que entende de motores, não achou ser o barulho da injeção de diesel e sim de cabeçote. Este barulho ocorre logo na primiera ligada do motor e some em menos de 10 segundos e mesmo assim, não é todo dia. Desde que escrevi aqui até hoje, não houve o barulho pela manhã.
Ontem, estavamos num semáforo aguardando a luz verde e por instantes fez o barulho que relato. É algo metálico batendo e quando acelero, para. Está perto da próxima revisão e devo deixar para saber o que é nela.
Obrigado pela ajuda. Assim que tiver um diagnostico eu posto neste tópico.
É, mas sempre recomendei a Hilux aos interessados porque, segundo os relatos daqui do Forum raramente essa pick up apresenta problemas; o único que eu soube é do pára-choques dianteiro ser frágil.
Agora, não entendo como uma viatura tão valorizada pode apresentar um problema tão grave. Para mim, já não serve porque desço e subo serra íngreme todos os dias e, de acordo com o tópico, vou ter de trocar o sistema de freios toda semana.
Abraços.
Breno Costa
18/08/2009, 16:15
É, mas sempre recomendei a Hilux aos interessados porque, segundo os relatos daqui do Forum raramente essa pick up apresenta problemas; o único que eu soube é do pára-choques dianteiro ser frágil.
Agora, não entendo como uma viatura tão valorizada pode apresentar um problema tão grave. Para mim, já não serve porque desço e subo serra íngreme todos os dias e, de acordo com o tópico, vou ter de trocar o sistema de freios toda semana.
Abraços.
concordo com você.
Isso é um problema grave se dar um problema no freio descendo uma serra ou em alta velocidade...
A garantia cobre o carro mas a vida de seus passageiros não.
concordo com você.
Isso é um problema grave se dar um problema no freio descendo uma serra ou em alta velocidade...
A garantia cobre o carro mas a vida de seus passageiros não.
Menos amigo, estamos falando de disco empenado e não em falta de freio.
Pequeno jr
18/08/2009, 23:31
Menos amigo, estamos falando de disco empenado e não em falta de freio.
X2 !!!!!!!
totalmente diferente a situação
Breno Costa
19/08/2009, 01:18
X2 !!!!!!!
totalmente diferente a situação
Acabei me empolgando mas com os discos empenados ele não perde a eficiencia?
Eduardo Eustaquio
19/08/2009, 18:06
Acabei me empolgando mas com os discos empenados ele não perde a eficiencia?
Prezado Breno Costa,
Em parte, perde sim a eficiência, mas nada a comprometer a dirigibilidade. Outra coisa, na última vez que estive na concessionária e perguntei a causa do constante problema e disseram que era devido as altas velocidades que os donos de hilux empregavam em seus veículos e depois submetiam a uma enorme carga de frenagem. Ex: Vir a 150 ou 160 quilometros por hora e freiar forte até chegar aos 30 ou 40 quilômetros por hora.
Falaram até mais. Disseram que deviamos andar em velocidades menores, pois caso fosse necessário uma freada brusca para sair de algum acidente poderia ocorrer um superaquecimento repentino do conjunto, conforme já mostrado em um vídeo aqui no fórum de um forista do Norte Brasileiro. (Alguém ainda tem este vídeo?)
Achei o cúmulo do absurdo a pessoa ter me dito isso, pois é como se fosse um atestado. Quem faz um veículo para correr tanto assim, deve dimensionar seu sistema de freio para o mesmo, pelo menos é assim que penso.
Breno Costa
19/08/2009, 18:47
Prezado Breno Costa,
Em parte, perde sim a eficiência, mas nada a comprometer a dirigibilidade. Outra coisa, na última vez que estive na concessionária e perguntei a causa do constante problema e disseram que era devido as altas velocidades que os donos de hilux empregavam em seus veículos e depois submetiam a uma enorme carga de frenagem. Ex: Vir a 150 ou 160 quilometros por hora e freiar forte até chegar aos 30 ou 40 quilômetros por hora.
Falaram até mais. Disseram que deviamos andar em velocidades menores, pois caso fosse necessário uma freada brusca para sair de algum acidente poderia ocorrer um superaquecimento repentino do conjunto, conforme já mostrado em um vídeo aqui no fórum de um forista do Norte Brasileiro. (Alguém ainda tem este vídeo?)
Achei o cúmulo do absurdo a pessoa ter me dito isso, pois é como se fosse um atestado. Quem faz um veículo para correr tanto assim, deve dimensionar seu sistema de freio para o mesmo, pelo menos é assim que penso.
Se o carro não tem freio suficiente para ser forçada quando nessessario por que simplismente não limitam a velocidade do veiculo!?
Michelangelo
19/08/2009, 19:44
Já estou no terceiro Corolla e eles nunca apresentaram problema!
Tive uma RAV4 que troquei por uma Prado recentemente. A RAV4 aos 20000km apresentava um ruído que parecia um assobio que após a troca das pastilhas foi solucionado! As pastilhas foram trocadas na garantia sem nenhum ônus!
Comprei a Prado e ainda não levei-a pra revisão! Assim que levá-la veremos se está tudo OK com os freios. Ela está com 47000Km e nunca trocou nada no sistema de freios e seu funcionamento está perfeito!
Em tempo, o que acham de colocar os freios da prado na hilux? so teria q trocar as rodas por 17 pol
Michelangelo
19/08/2009, 23:12
Em tempo, o que acham de colocar os freios da prado na hilux? so teria q trocar as rodas por 17 pol
Você sabe o que existe de diferença entre o sistema de freio da Prado com o da Hilux?
Sei que mecanicamente a Prado tem o bloqueio do diferencial traseiro (LSD) que as Hilux não possuem!
Há algo que seja melhor no freio da Prado?
Anthoniusnikos
20/08/2009, 01:49
Para quem anda com o pé embaixo por necessidade, melhor colocar discos ventilados e frisados, ou de fibra de carbono. Também, já existe no mercado discos de cerâmica, que suportam até 750 graus Célcius, mais pastilhas de competição. Assim, evita-se o problema de empenamento e insegurança durante as frenagens bruscas em alta velocidade.
Abs
Anthon
marcos ambrogi
20/08/2009, 11:19
Sempre achei a capacidade de frenagem da Hilux inferior ao restante do veículo. Por isso a atenção era redobrada e sempre reduzia a marcha quando estava em alta velocidade. Achava estranho esse problema, tanto que levei ao mecânico para saber se os discos estavam gastos. As respostas foram de que os discos estavam sempre ainda bons e que havia apenas a necessidade de dar uma lixada para retirada do material que se formava pelo atrito. Essa inseguança eu não observava na Ranger e não observo na Triton.
A Hilux, salvo engano, tem motor com 163 cv que eu acredito deve convidar a dar uma esticadas. Então fico imaginando a viatura com 05 ocupantes mais carga na caçamba e um freio pouco confiável.... Será que não é falha no projeto? Acho que, pelo tamanho, a Hilux deveria ter um sistema de freio mais eficiente. A concessionária alegar que o piloto está a 160 e freia até 40 e, por isto, empena os discos acho um absurdo.
Abraços.
GalegoFerrari
20/08/2009, 18:25
Para quem anda com o pé embaixo por necessidade, melhor colocar discos ventilados e frisados, ou de fibra de carbono. Também, já existe no mercado discos de cerâmica, que suportam até 750 graus Célcius, mais pastilhas de competição. Assim, evita-se o problema de empenamento e insegurança durante as frenagens bruscas em alta velocidade.
Abs
Anthon
Anthon, aproveitando sua colocação, q é muito pertinente, vc sabe onde encontrar esses discos e pastilhas e qual o custo? tenho uma sw4 97 q já está na hora da troca do conjunto e dependendo do valor pode ser uma boa pedida. Vc já usou este tipo de disco, será q existe para este ano ou só para as mais novas?
[]'s
edpadilha
20/08/2009, 20:34
Abs
Anthon
Com estes discos, com certeza ganhara "durabilidade" nos freio, mas nao se esqueca que quando os mesmo estao frios, freiam menos!
Somente depois de algumas freiadas fortes para subir a temperatura, eles teram uma boa eficiencia.
Acho que no dia a dia, esta nao seria a saida....
Daniel.Shimomoto
20/08/2009, 21:17
Prezado Breno Costa,
Esse tópico tá parecendo a historia dos primeiros VW Santana....Tinha motor, tinha tudo mas freio...Superaqueciam e perdiam a eficiencia por qualquer coisa.
Não defendendo a Toyota, nem a Ford, nem Mitsubishi, mas não podemos nos esquecer que dirigimos veículos de mais duas toneladas e diferentemente dos carros de passeio, temos que maneirar no uso dos freios. E isso influi até na forma de condução: Quantos aqui não tem o costume de, ao ver um sinal fechado, colocar a transmissão em ponto morto e deixar o carro andar??? Conheço um punhado de gente assim. Outros pegam descida de serra, por exemplo, esquece o carro em 5 marcha (ou D, se for A/T) e só vai segurando no freio...E assim sucessivamente.
Não estou dizendo que não exista problemas nos freios da Hilux até porque nunca tive uma para dizer. Mas, sabendo que eles POTENCIALMENTE existem, acredito que devamos porque não, mudar o estilo de condução.
Uma duvida aos Toyoteiros: A Hilux automática, quando em velocidade média, tipo 50km/h, ao cessar a aceleração, a transmissão mantém engatada na marcha que vinha em curso ou ela "passa" para a marcha superior???
Abs!!!
Pequeno jr
20/08/2009, 22:05
Esse tópico tá parecendo a historia dos primeiros VW Santana....Tinha motor, tinha tudo mas freio...Superaqueciam e perdiam a eficiencia por qualquer coisa.
Não defendendo a Toyota, nem a Ford, nem Mitsubishi, mas não podemos nos esquecer que dirigimos veículos de mais duas toneladas e diferentemente dos carros de passeio, temos que maneirar no uso dos freios. E isso influi até na forma de condução: Quantos aqui não tem o costume de, ao ver um sinal fechado, colocar a transmissão em ponto morto e deixar o carro andar??? Conheço um punhado de gente assim. Outros pegam descida de serra, por exemplo, esquece o carro em 5 marcha (ou D, se for A/T) e só vai segurando no freio...E assim sucessivamente.
Não estou dizendo que não exista problemas nos freios da Hilux até porque nunca tive uma para dizer. Mas, sabendo que eles POTENCIALMENTE existem, acredito que devamos porque não, mudar o estilo de condução.
Uma duvida aos Toyoteiros: A Hilux automática, quando em velocidade média, tipo 50km/h, ao cessar a aceleração, a transmissão mantém engatada na marcha que vinha em curso ou ela "passa" para a marcha superior???
Abs!!!
Daniel, essa do santana me lembrou de cada apuros na época dos 18 aos 21 anos .. rs !!! aff !!! .... coração chegava perto aos 200bpm nos sustos .. prncipalmente qdo tive alguns carros gripados.
Mas, pelo visto, não é um caso que ocorre com todas as Hilux, pois alguns colegas ai postaram que nunca tiveram problema. Talvez possa ser o tipo de utilização.
Aproveitando, Michelangelo a HIlux tem LSD no eixo trazeiros desde 2008 salvo engano. Outra coisa a Prado tem LSD nos eixos dianteiros e traseiros. Se o Serjão passar por aqui ele deve dar melhores explicações sobre o sistema utilizado na Prado.
Lucas Nassif
20/08/2009, 22:16
Mas, pelo visto, não é um caso que ocorre com todas as Hilux, pois alguns colegas ai postaram que nunca tiveram problema. Talvez possa ser o tipo de utilização.
X2..
Mas se esse problema não for por "mals hábitos" de utilização, com certeza é defeito de algumas picapes fabricadas. Se realmente for isso, já passou da hora de um RECALL!
Walter L. L. Casitta
20/08/2009, 22:32
...pelo visto, não é um caso que ocorre com todas as Hilux, pois alguns colegas ai postaram que nunca tiveram problema. Talvez possa ser o tipo de utilização...
X3! Dos três que conheço o que mais gosta de pisar é o que está no terceiro jogo de discos enquanto o que sempre anda dentro dos limites permitidos das estrada nunca teve problema...
marcos ambrogi
20/08/2009, 23:38
Eu mesmo nunca precisei trocar (também não sou de passar dos limites de velocidade permitidos), mas também não posso negar que o sistema de freio da Hilux não me passava muita segurança.
X3! Dos três que conheço o que mais gosta de pisar é o que está no terceiro jogo de discos enquanto o que sempre anda dentro dos limites permitidos das estrada nunca teve problema...
E esse que passa dos limites e gosta de pisar anda vazio ou carregado?
Eduardo Eustaquio
21/08/2009, 18:04
Prezados,
Já escrevi em alguns momentos aqui que ando sim em velocidades um pouco altas em minhas viagens. Claro que não é sempre, mas para terem uma idéia, a velocidade média que ando na estrada é entre 120 a 140 quilômetros por hora. Como fico muito tempo na estrada, não dá para ficar andando a 80 ou 100 quilômetros o tempo inteiro, pois senão demoraria 2 dias para chegar em um local em que normalmente em 1 dia chego.
Em certos momentos há alguns picos a 160 ou alguma coisa a mais, mas como disse, são picos. Não consigo contar quantas vezes, mas tive sim alguns momentos em que estava a uma velocidade de 140 por hora ou um pouco mais e tive que frear bruscamente para evitar algo. Se isto é o problema, então tem algo de errado, pois em todos os meus outros veículos fiz a mesma coisa e tanto faz se foi carregado ou vazio. Na L200 outdoor troquei os discos de freios se não estou enganado na revisão de 90.000.
Abaixo, transcrevo os primeiros comentários a respeito da Hilux no comparativo entre picapes que fiz em 22/07/2008:
Freios:
Mais uma surpresa. Aos que já andaram e efetivamente precisaram, sabem que o freio da L200 é muito bem dimensionado para ela. Meu irmão achou até que isso é devido a ela ter um peso menor que as demais, mas eu já penso que, se fez um veículo mais pesado, melhore o freio do mesmo. Mais uma vez comento, não estou falando que o freio das outras são ruins e perigosos, mas o da L200 é bem melhor. Após a L200 outro freio muito bom é o da S-10, depois vem a Ranger e por ultimo a Hilux. Recordo que os testes que fiz foram tanto vazio quanto utilizando as camionetes carregadas. A Hilux talvez tenha um freio um pouco pior devido ao cambio ser automático, mas como disse antes, isso não pode ser desculpa.
1º - Mitsubishi L200 Outdoor
2º - GM S-10
3º - Ford Ranger XLT 3.0
4º - Toyota Hilux SRV Automática
Esse texto e outras informações podem ser vistas em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43680 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43680)
Walter L. L. Casitta
21/08/2009, 18:10
E esse que passa dos limites e gosta de pisar anda vazio ou carregado?
Vazio com a maioria...
Vazio com a maioria...
Então seria o mesmo que andar carregado a 100 ou 120 km por hora, concorda comigo?
Desta forma, creio que os freios da Hilux são subdimensionados.
Abraços.
Walter L. L. Casitta
21/08/2009, 18:34
Então seria o mesmo que andar carregado a 100 ou 120 km por hora, concorda comigo?
Desta forma, creio que os freios da Hilux são subdimensionados.
Abraços.
Para o Brasil certamente esta subdimensionado, mas não acredito que esse problema acontece também nos países onde o pessoal tem o hábito de respeitar os limites de velocidade.
Eu tive um Cherokee que empenou os discos também com entre 15000 e 20000Km, mas no pais de origem, USA, acho que isso não acontece com tanta freqüência...
Para o Brasil certamente esta subdimensionado, mas não acredito que esse problema acontece também nos países onde o pessoal tem o hábito de respeitar os limites de velocidade.
Eu tive um Cherokee que empenou os discos também com entre 15000 e 20000Km, mas no pais de origem, USA, acho que isso não acontece com tanta freqüência...
Na descida da serra Grajaú/Jacarepaguá eu uso muito o freio motor; sendo que a Natasha tem cambio MT. Será que o câmbio AT tem a mesma reduzida do câmbio manual? Ou seja, qual o câmbio mais eficaz na reduzida? O AT ou o MT? Para descer a serra com câmbio automático, é possível descer em "D"? Valeu pelas dicas.
Abraços.
Na descida da serra Grajaú/Jacarepaguá eu uso muito o freio motor; sendo que a Natasha tem cambio MT. Será que o câmbio AT tem a mesma reduzida do câmbio manual? Ou seja, qual o câmbio mais eficaz na reduzida? O AT ou o MT? Para descer a serra com câmbio automático, é possível descer em "D"? Valeu pelas dicas.
Abraços.
Raposo,
No cambio da Hilux qnd vc poe no 2, o cambio soh funciona em primeira e segunda, e no 3, em primeira segunda e terceira, entendeu?
eu acho q descendo em D acontece esse problema dos freios ai.
Raposo,
No cambio da Hilux qnd vc poe no 2, o cambio soh funciona em primeira e segunda, e no 3, em primeira segunda e terceira, entendeu?
eu acho q descendo em D acontece esse problema dos freios ai.
Sim, entendi.
Com a Natasha eu desço em terceira ou quarta marcha (MT) que na Hilux seria posição 3, correto? Mas isso descendo serra. Creio que os problemas nos freios ocorrem quando há excesso de velocidade, marcha "D".
Abraços.
Pessoal
Confirma uma duvida que não ficou clara neste post afinal quando desço uma serra sem acelerar num motor diesel eletronico com cambio automatico o combustivel é cortado?
Pessoal
Confirma uma duvida que não ficou clara neste post afinal quando desço uma serra sem acelerar num motor diesel eletronico com cambio automatico o combustivel é cortado?
Depende do câmbio.
Exemplificando, no FORD fusion o câmbio AT faz redução de marchas, ou seja, se você vem andando e freia para passar em um quebra molas, ele reduz a marcha. Já na hilux isso não é feito, quando você pisa no freio é como se o câmbio jogasse em ponto morto e consequentemente o desgaste das pastilhas são maiores.
Abraço.
Abraços.
Raposo, estou raciocinando na mesma linha de pensamento sua...
A turma do MT usa muito o "freio motor" (redução de marchas), tanto para parar em sinaleiras quanto nas rodovias (curvas acentuadas, descidas íngremes, frenagem iminente, etc). Creio que no AT os proprietários forcem bem mais o sistema de freio...aliás, tenho certeza!
Poucos devem fazer uso do kick-down como "freio motor"...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29519&page=2
Eduardo Eustaquio
25/08/2009, 10:21
Depende do câmbio.
Exemplificando, no FORD fusion o câmbio AT faz redução de marchas, ou seja, se você vem andando e freia para passar em um quebra molas, ele reduz a marcha. Já na hilux isso não é feito, quando você pisa no freio é como se o câmbio jogasse em ponto morto e consequentemente o desgaste das pastilhas são maiores.
Abraço.
Concordo plenamente com o seu comentário, caro Loyer. Se não estou errado, a Frontier SEL faz também a mesma redução que você descreve do ford Fusion.
Algum forista que seja proprietário da Frontier SEL automática poderia confirmar?
A turma do MT usa muito o "freio motor" (redução de marchas), tanto para parar em sinaleiras quanto nas rodovias (curvas acentuadas, descidas íngremes, frenagem iminente, etc). Creio que no AT os proprietários forcem bem mais o sistema de freio...aliás, tenho certeza!
Eu só uso kick-down no caso de uma retomada de velocidade e não em reduções.
Sinceramente, desculpe a ignorancia mas não consegui imaginar kick down em freiadas. Nesse caso eu uso a alavanca do câmbio que no caso da hilux não tem que apertar botão para mudá-lo de posição.
EVANDRO MOURA
25/08/2009, 16:42
concordo plenamente com o seu comentário, caro loyer. Se não estou errado, a frontier sel faz também a mesma redução que você descreve do ford fusion.
Algum forista que seja proprietário da frontier sel automática poderia confirmar?
se vc esta ja em quinta e freia bruscamente ela reduz as marchas até o momento que vc tirar o pe do freio ( não ajudando muito ao meu ver) agora se vc vem descendo uma serra ela vai usando freio motor de acordo com a velocidade, variando as pisadas que vc da no freio, fazendo com que o motorista sinta mais confiança em sua, sendo assim economizando pastilhas de freio... Deu pra entender....
se vc esta ja em quinta e freia bruscamente ela reduz as marchas até o momento que vc tirar o pe do freio ( não ajudando muito ao meu ver) agora se vc vem descendo uma serra ela vai usando freio motor de acordo com a velocidade, variando as pisadas que vc da no freio, fazendo com que o motorista sinta mais confiança em sua, sendo assim economizando pastilhas de freio... Deu pra entender....
Foi assim que pensei. Em que pese eu nunca ter pilotado uma nave diesel automática.
Em linha reta, no trânsito intenso do dia-a-dia, andando de terceira com a Natasha se você tirar o pé do acelerador ela vai reduzindo até o motor ficar em marcha lenta, daí é só pisar na embreagem e beliscar o freio. Desço e subo serra praticamente todos os dias e as pastilhas duram cerca de 40 mil km.
Abraços.
Concordo plenamente com o seu comentário, caro Loyer. Se não estou errado, a Frontier SEL faz também a mesma redução que você descreve do ford Fusion.
Algum forista que seja proprietário da Frontier SEL automática poderia confirmar?
Ok
Ate ai entendi mas a titulo de economia volto a perguntar quando desço uma serra sem ascelerar ou freiar (e engato uma marcha para fazer o famoso freio motor) os diesel eletronicos cortam o combustivel, com posso saber no caso do meu motor.
Ok
Ate ai entendi mas a titulo de economia volto a perguntar quando desço uma serra sem ascelerar ou freiar (e engato uma marcha para fazer o famoso freio motor) os diesel eletronicos cortam o combustivel, com posso saber no caso do meu motor.
No caso da Hilux AT o diesel é cortado, mas desde que voce selecione uma marcha mais curta, de forma que o motor esteja numa rotação superior a marcha lenta (não sei exatamente a partir de quantos rpm) e é logico, sem acelerar.
Isso nas novas Hilux é fácil de notar pelo computador de bordo, na função "consumo instantâneo". Já no seu, eu não sei como poderia ser confirmado.
[]'s
Que legal!!! :dance: :dance:
Os mitsubicheiros aparecem, jogam gasolina na fogueira e depois somem.... :mrgreen: :mrgreen:
Falando sobre o tópico, vou relatar o que tive de experiência com minha ex-Hilux. Mesmo puxando reboque pesado, ou com caçamba lotada e etc, nunca presenciei nenhum tipo de problemas com freios. Usava o carro em serras, andando forte e também nunca tive problema algum.
Somente quando mudei os pneus e comecei a usar os 33, os freios ficaram meio "borrachudos". Porém os discos nunca foram trocados enquanto a pkp estava comigo. A minha era 2008 e quando vendi ela estava com 20 e poucos mil km. Não me lembro a km agora...
Abraço,
Olás,
não entendo muito de cambio AT mas pesquisei a relação das marchas da Toyota Hilux AT e pelo que entendi a primeira dela é semelhante a segunda de uma com cambio MT e assim por diante ou seja 2AT=3MT; 3AT=4MT e 4AT=5MT.
sendo assim se a descida for muito íngreme e vc usar o cambio na posição low (ou fixo em primeira) vais usar freio motor semelhante a segunda marcha no cambio MT o que não é suficiente em todos os casos...
fica a dúvida... neste caso o negócio é reduzir o carro? mas mesmo em asfalto seco?
abs,
Pequeno jr
28/08/2009, 13:07
kkkk
:pipoca::pipoca::pipoca:
Para falar mal das Hilux aparecem uns 10 !!! rs !!
Thiago PickUPs
28/08/2009, 14:45
eu tenho um conhecido q jah tah no 2º jogo de discos... a 1ª vez q a dele deu pau tava na garantia ainda... é uma vergonha isso q a toyota tah fazendo!!!
marcos ambrogi
28/08/2009, 15:25
Não sou mitsubicheiro, toyoteiro ou fordeiro... Aliás, não entendo bulufas de mecânica e pouco me importa a briguinha de uns com outros. Só sei usar e estragar.
Mas, como já disse, dos três, o sistema de freio da Hilux é o pior, ou menos bom, pra não criar mais fogo. E em relação à reduzida, o freio motor da Triton AT é mais acertado. O Low da Hilux é extenso demais pra uma picape. Apenas impressão pessoal, sem qualquer critério científico.
Abraço
SÉRGIO HOLANDA
28/08/2009, 18:56
Eu rodei 100mil km com a minha Hilux SRV 2005, comprada em março de 2005 e vendida em Maio de 2006, e nesse período não tive nenhum probelma com empeno de disco de freio. Olha que brincava muito nas dunas quentes e depois metia o carro dentro dos riachos e lagoas frias, além dos maceiós na praia.
Abrs,
Os mitsubicheiros aparecem, jogam gasolina na fogueira e depois somem.... :mrgreen: :mrgreen:
Falando sobre o tópico, vou relatar o que tive de experiência com minha ex-Hilux. Mesmo puxando reboque pesado, ou com caçamba lotada e etc, nunca presenciei nenhum tipo de problemas com freios. Usava o carro em serras, andando forte e também nunca tive problema algum.
Somente quando mudei os pneus e comecei a usar os 33, os freios ficaram meio "borrachudos". Porém os discos nunca foram trocados enquanto a pkp estava comigo. A minha era 2008 e quando vendi ela estava com 20 e poucos mil km. Não me lembro a km agora...
Abraço,
Michelangelo
28/08/2009, 20:15
Pelo que vi a questão dos freios da Hilux está sendo um pouco deixada de lado aqui no tópico!
E pra jogarmais pimenta na briga entre os defensores de uma marca ou outra aí vai:
Hoje fui a uma loja no intuito de adquirir uma pick-up e cheguei a confirmar o que eu já sabia! Não consigo sair da Toyota! Fiz um test-drive de uma Hilux SRV 2008/08 com 41000Km e gostei muito. As pastilhas de freio nunca foram substituídas. Perguntei a meu consultor de vendas e amigo pessoal se sabia de problemas sobre os freios da Hilux e ele desconhece esses defeitos. Na minha experiência o carro freia muito bem.
Logo em seguida pude perceber a presença de uma linda L200 Triton 2008/09 com apenas 2800km e resolvi fazer o test-drive pois o preço dos dois carros era o mesmo! Me perdoem a L200 é muito ruim de suspensão no quesito conforto, passando quaisquer irregularidades do piso para a cabine! Não gostei!
Depois disso confirmei mais uma vez que pra mim carro tem que ser Toyota por enquanto! Até tento ver outros mas não consigo! Me sinto confortável e seguro nessa marca e a minha impressão sempre será o test-drive!
marcos ambrogi
28/08/2009, 21:56
Pelo que vi a questão dos freios da Hilux está sendo um pouco deixada de lado aqui no tópico!
E pra jogarmais pimenta na briga entre os defensores de uma marca ou outra aí vai:
Hoje fui a uma loja no intuito de adquirir uma pick-up e cheguei a confirmar o que eu já sabia! Não consigo sair da Toyota! Fiz um test-drive de uma Hilux SRV 2008/08 com 41000Km e gostei muito. As pastilhas de freio nunca foram substituídas. Perguntei a meu consultor de vendas e amigo pessoal se sabia de problemas sobre os freios da Hilux e ele desconhece esses defeitos. Na minha experiência o carro freia muito bem.
Logo em seguida pude perceber a presença de uma linda L200 Triton 2008/09 com apenas 2800km e resolvi fazer o test-drive pois o preço dos dois carros era o mesmo! Me perdoem a L200 é muito ruim de suspensão no quesito conforto, passando quaisquer irregularidades do piso para a cabine! Não gostei!
Depois disso confirmei mais uma vez que pra mim carro tem que ser Toyota por enquanto! Até tento ver outros mas não consigo! Me sinto confortável e seguro nessa marca e a minha impressão sempre será o test-drive!
Xiii esse negócio de ficar defendedo marca só dá merda.
Acho que vc confundiu o test drive, não? A Triton tem a suspensão macia e demais. A que passa qualquer solavanco é a Hilux, que tem a suspensão muito mais firme. Acho que isso até é unânime mesmos nos testes mais meia-boca que tem por aí. Quanto ao conforto, se me falar em triton e Hilux 2009 até dá pra discutir, mais pelas frescuraiadas. O resto é chover no molhado. Mas de frenagem...hum...tenho minhas ressalvas com a Hilux (ATÈ 2009).
galera, não sei como eram as hilux 2005-2008, mas eu tb achei a suspensão traseira da hilux 2009 mais confortavel pra quem vai atrás do que a triton. meu pai foi dirigindo e eu fui atrás qnd ele fez o test drive. eu pulei d+ na triton. até achei estranho.....na hilux não fiquei pulando.
mas na dirigibilidade em sí, eu gostei mais da triton. tem mesmo uma pegada mais esportiva.
Anthoniusnikos
29/08/2009, 01:57
Pelo fato das pickups serem muito pesadas, quem costuma rodar a 140 - 160 Km/h e sempre está precisando usar os freios para reduções repentinas, sugiro discos de fibra de carbono ou os de cerâmica, pois nessas situações, os discos convencionais não aguentam muito, devido a grande quantidade de calor liberado. Também usar as pastilhas para competição.
Os empenamentos dos discos ocorrem mais quando os mesmos estão quentes e pegam poças de água.
Abs
Anthon
Abraço,
Sem dizer que o FXavier abriu um tópico achando que tinha descoberto petróleo heehhe. Esse problemas já vinha sido relatado pelo Eduardo Eustáquio a meses atrás assim como a troca da turbina.
E ainda assim alguns insistem em dizer que os toyoteiros não relatam os problemas que tem ou tiveram com as hilux.
Só pra citar, eu relatei problema com bateria, Eduardo Eustaquio e um outro forista com comom rail, Lucas Nasif com pastilha de freio, Sérgio Holanda com filtro de diesel e sensor de abs e por ai vai...
Anthoniusnikos
30/08/2009, 11:07
Neste belo mundo globalizado, com tantos mui amigos querendo se ajudar, não vai ser de se estranhar que uma Toyota não tenha componentes embarcados produzidos na China.
Pessoal, ainda não assimilei: O câmbio MAZDA é memo chinês ? :pensativo:
Abs
Anthon
Eduardo Eustaquio
31/08/2009, 18:05
Pessoal,
Certas coisas não podemos generalizar. Sempre que posso, posto aqui no fórum minhas alegrias, tristezas, preocupações e etc., com meus veículos e os que usamos na fazenda. Sabemos que usamos máquinas e devido a isto é totalmente possível e racional ocorrer problemas com eles. Com tudo isso, essa coisa que vez ou outra o pessoal posta aqui no fórum que só a marca X não quebra, não existe e olha que eu pelo menos imagino que tenho já um tempo bom utilizando estes tipos de veículos.
Além disto, há outro fator chamado utilização. Não falo apenas dos foristas, mas em termos gerais, a grande maioria dos usuários de camionetes jamais a utilizará em terra e nem chegará perto do acionador da tração, seja ele elétrico ou manual. Buscar informação com este tipo de consumidor em nada vai acrescentar numa escolha de veículo. Outro caso que também não é tão interessante de buscar informações é com os “amigos” consultores de concessionárias de carro, pois pode ser o seu maior amigo e você acha que ele vai lhe dizer que o produto dele é ruim, sendo que é você quem paga o salário dele? O que vocês acham.
Como já falei em outros momentos, sim a Hilux também dá problemas, pois ela é uma máquina passível a isso. No caso da minha, já tive problemas com disco de freio, vazamento de óleo, vazamento no cardam, um retentor que fica lá embaixo que não me recordo o nome, mas é luva de alguma coisa (espigão?), problemas com painel e grilos internos, Diesel adulterado e os constantes problemas com o pára-choque ( Já desisti dele)
No meu uso, praticamente “todos” os dias ando no mínimo com 200kg na caçamba, sendo que em alguns momento, viajo com bastante peso. Muitos aqui que já conversei, viajei e até aqueles que apenas lêem, sabe que não sou de andar devagar, principalmente devido aos grandes deslocamentos que preciso fazer. Agora então nem se fala, Sul para o Centro-oeste é chão que vocês não têm noção.
Da mesma forma que eu, vários outros amigos e conhecidos que também tem Hilux tiveram alguns problemas, seja freio, seja algo elétrico, seja motor, enfim, como disse no início, totalmente passível ocorrer problemas com nossos veículos, ainda mais da forma que precisamos utilizar. Para constar, tenho um amigo com uma 2008 no mato grosso que já teve que abrir a caixa, suspensão e etc. Vocês acham que um veículo assim terá sua revisão por menos de R$ 500,00?
Nesta última revisão que estou fazendo, a fábrica não pagou o disco de freio e a revisão até agora está saindo um pouco cara comparando com as demais até o momento. Claro que além de freio, houve alguns itens de suspensão e o tal problema que havia relatado anteriormente era mesmo o cabeçote que foi plenamente coberto pela garantia. O único problema é que até agora estou aguardando a entrega de minha camionete, pois o cabeçote ainda não chegou.
Falaram sobre a questão de a Hilux ser mais macia que a L200 Triton, de fato isso é verdade, mas só se pegarmos a Hilux 2009, pois as anteriores, ou seja, de 2008 para trás pulam mais que a Triton. Além disso, há um falo que o jovem Loyer relata que foi a troca da turbina da SW4 que era de minha esposa, prontamente trocada pela garantia.
Uma coisa que falo a vocês, não adianta ficar defendendo marca, fabricante e etc. Defendam os seus bolsos, isso sim! Além disso, meus caros companheiros, penso que devemos nos propor a conhecer o mercado e não só ficar fechados a uma única marca. Falar mal da marca X ou Y sem nunca ter tido fica um tanto complicado. Escutar apenas relatos e sair por ai na base do achismo inverídico é bem complicado.
- Me falaram antes que o melhor veículo era a S-10 o que para mim não é. Desculpa-me quem gosta, mas essa eu não indico.
- Depois me disseram que se eu comprasse L200 teria que fazer motor a cada 100.000 e apenas aquela primeira que precisei fazer, mas foi com bem mais que isso. Elas aqueciam e graças a fórum consegui achar a solução. Enquanto muitos criticam, eu digo que indico L200.
- Falaram que a Ranger não prestava, que não ia agüentar que a Ford é péssima e etc. Meu irmão comprou e até hoje está aqui a serviço. Foi completamente diferente do que falaram e também indicamos
- Hilux camionete muito boa, marca confiável (como muito de vocês dizem) e inquebrável (como muito de vocês dizem). A minha deu problema como muitas outras, mas digo que é uma camionete sensacional e também indico. Não é por estes problemas que houve na minha que ela perdeu o brilho.
A Toyota é sim uma marca respeitável pelo seu pos vendas, carros e etc., mas não achem que em todos os locais (estados) é assim, bem como será em toda e qualquer concessionária que vocês serão bem atendidos. Bem, isso fica para eu escrever em outro momento.
Boa noite aos colegas do 4x4 Brasil.
Marcelo-HPE
31/08/2009, 20:29
Sr Eduardo , mais uma vez o Sr nos brinda com mais um sábio comentário .
tudo em seu comentário é puramente verdade.
Sr Eduardo , mais uma vez o Sr nos brinda com mais um sábio comentário .
tudo em seu comentário é puramente verdade.
x2!!!!!!!!!!!!!!!
a grande maioria dos usuários de camionetes jamais a utilizará em terra e nem chegará perto do acionador da tração, seja ele elétrico ou manual. Buscar informação com este tipo de consumidor em nada vai acrescentar numa escolha de veículo.
Eduardo, acho que você está correto em quase tudo que escreveste. Só não concordo com a afirmação acima, porque há consumidores que só querem a pkp para uso rodoviário e, assim, quem utiliza a pkp nestas circunstâncias poderá dar bons conselhos, concorda?
Abraços.
Pequeno jr
01/09/2009, 23:31
Eduardo, acho que você está correto em quase tudo que escreveste. Só não concordo com a afirmação acima, porque há consumidores que só querem a pkp para uso rodoviário e, assim, quem utiliza a pkp nestas circunstâncias poderá dar bons conselhos, concorda?
Abraços.
X2 !!!
Tem gente q não faz o uso do 4x4, mas roda pra kct e com bastante peso na pick-up que tbm podem ser bom referencial.
Eduardo, qual o lance com as autorizadas???
Gui_Franzoi
16/10/2010, 11:51
Alguém pode me dizer se em 2009 (SW4 com 7 lugares) houve mudança dos freios?
Um amigo do meu pai tem uma 2009 e falou que melhoraram...
abraço
Potência
13/03/2011, 20:37
Olá, Eduardo! Acredito que minha caminhonete esteja c este problema: quando fica parada por um tempo ao ligá-la escuto um barulho vindo do motor semelhante a estalos. Algumas vezes há corte de elétrico. Este problema veio após começar a surgir uma fumaceira horrível também ao ligar o motor. Troquei os anéis e os oringuis mas os problemas persistem. Você conseguiu resolver a bronca? Abç
Pequeno jr
14/03/2011, 09:00
Olá, Eduardo! Acredito que minha caminhonete esteja c este problema: quando fica parada por um tempo ao ligá-la escuto um barulho vindo do motor semelhante a estalos. Algumas vezes há corte de elétrico. Este problema veio após começar a surgir uma fumaceira horrível também ao ligar o motor. Troquei os anéis e os oringuis mas os problemas persistem. Você conseguiu resolver a bronca? Abç
A sua ainda está na garantia???
Se não .... prepara a facada, pois isso é cabeçote!
SAPO-BOMBA
14/03/2011, 09:11
WTF? Hilux agora anda espocando cabeçote???
É defeito de fabricação ou é causado por alguma situação em particular?
Pequeno jr
14/03/2011, 09:13
WTF? Hilux agora anda espocando cabeçote???
É defeito de fabricação ou é causado por alguma situação em particular?
as que vi problema parecido não comentaram defeito de fabricação. FAlaram do uso mesmo e etc.
Vi 3 aqui na PCDF com esse problema, mas eram 2008 e 2009.
Madureira
14/03/2011, 11:52
A minha apresenta esse barulho também com o motor frio após atingir 1.500 rpm, após esquentar o motor não se ouve mais. Questionei na
toyota e o chefe de oficina me disse que era normal e que eram os tuchos que faziam tal barulho. Como está na garantia e após esquentar o motor, desaparece, não me preocupo. Quanto ao empenos dos discos das hilux anteriores a 2008/2009 acredito que havia algum problema, tanto que eles melhoraram o sistema de freios a partir das 2008/2009. Agora, também acho a questão do uso indevido uma coisa que pese nesse ponto. Sabemos como relatados aqui, que a maioria dos donos desse tipo de picapes usam na maioria das vezes so em asfalto e sua grande maioria, me incluo, andam 140 - 180 km/h, reconheço que não é o tipo de carro para isso, mais elas andam demais. Ocorre que o cara numa velocidade dessa mete o pé no freio em "D" e não quer haja empeno de disco e desgaste prematuro de pastilhas, o freio desses carros ao meu ver não é projetado para isso. Abaixo de 100km/h freio normalmente em "D", acima disso reduza para "3" e "2" no cambio, como se estivesse em um carro manual.
abraço
Walter L. L. Casitta
14/03/2011, 12:26
A Hilux de um amigo também tinha um barulho parecido que desaparecia depois de aquecida. Era só os anéis de vedação nos bicos.
edpadilha
14/03/2011, 12:33
A Hilux de um amigo também tinha um barulho parecido que desaparecia depois de aquecida. Era só os anéis de vedação nos bicos.
Como curiosidade, semana passada vendi minha pkp Frontier para um cara e a mulher dele é dona de uma SW4 2008. O cara me perguntou se os freios da Frontier duravam, pois na SW4 a cada troca de oleo, tinha que torcar as pastilhas de freio!
Fiquei impressionado com o relato dele...
Lewis Sw4
14/03/2011, 12:42
Como curiosidade, semana passada vendi minha pkp Frontier para um cara e a mulher dele é dona de uma SW4 2008. O cara me perguntou se os freios da Frontier duravam, pois na SW4 a cada troca de oleo, tinha que torcar as pastilhas de freio!
SW4 60.000km , apenas uma unica troca de pastilahas aos 40.000km , o carro tem reprogramacao Reiko 220cv .
carro automatico , voce tem que saber o usar os freios e tambem o acelarador .
grande abraco
LOCATELLI BSB
14/03/2011, 12:52
Caros colegas, comprei hoje uma hilux (vou postar novo tópico com as primeiras impressões, revisóes etc., para troca de informações) e o assistente técnico disse que o barulho que vem do motor quando este esta frio é do turbo tgv (vtg, gvt....) que esta se reposicionando! não sei se procede,
abçs a todos
Milton C.
14/03/2011, 16:45
Tópico imenso em linhas, não em páginas.
Mas foi lido.:mrgreen::mrgreen:
Com relação ao barulho, veja nas páginas anteriores que há alguns falando disto.
Abraços!
Mulher não costuma trocar óleo de carro com frequencia. hehehe
Vendemos a SW4 2007 com 37.000 Km e não tinhamos trocado as pastilhas ainda. O uso era de 95% em estradas, velocidade alta e com 5 adultos mais bagagens.
Abraço.
Emerson Girotto
06/08/2012, 21:56
A minha apresenta esse barulho também com o motor frio após atingir 1.500 rpm, após esquentar o motor não se ouve mais. Questionei na
toyota e o chefe de oficina me disse que era normal e que eram os tuchos que faziam tal barulho. Como está na garantia e após esquentar o motor, desaparece, não me preocupo. Quanto ao empenos dos discos das hilux anteriores a 2008/2009 acredito que havia algum problema, tanto que eles melhoraram o sistema de freios a partir das 2008/2009. Agora, também acho a questão do uso indevido uma coisa que pese nesse ponto. Sabemos como relatados aqui, que a maioria dos donos desse tipo de picapes usam na maioria das vezes so em asfalto e sua grande maioria, me incluo, andam 140 - 180 km/h, reconheço que não é o tipo de carro para isso, mais elas andam demais. Ocorre que o cara numa velocidade dessa mete o pé no freio em "D" e não quer haja empeno de disco e desgaste prematuro de pastilhas, o freio desses carros ao meu ver não é projetado para isso. Abaixo de 100km/h freio normalmente em "D", acima disso reduza para "3" e "2" no cambio, como se estivesse em um carro manual.
abraço
Com 25 mil km troquei os discos e consequentemente as pastilhas da minha hilux auto 2010. A concessionária não cobriu, tive que pagar do bolso mesmo após ter reclamado com todos de lá. Sobre o mau uso comentado pelo colega acima, acho isso um absurdo. Ninguém que esteja a 140-180 km/h freia reduzindo as marchas...isso é história...principalmente se for necessário fazer uma redução de velocidade rápida. E mesmo que não seja rápida, ninguém que conheço que tem carro manual, camioneta ou carro baixo, freia usando o freio motor. Então, essa é uma teoria que duvido que seja recomendada pela toyota. Ela tem mesmo que aguentar sim, freiando a 140-180km e se o disco não tá aguentando, tem que trocar o fornecedor...que no meu caso foi o Vargas.
EBS HILUX
26/10/2012, 10:26
Amigos,bom dia alguem já teve este problema, a minha Hilux esta com um barulho forte quando freio com mais força, parece que esta raspando algo, mas lonas e pastinhas estão normais, obrigado, seia algo no ABS ? Obrigado a todos.
Ressuscitando o tópico:
Toyota vai pagar R$ 12 mil por não trocar freio com defeito.
Toyota vai pagar R$ 12 mil por não trocar freio com defeito - Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/toyota-vai-pagar-12-mil-por-nao-trocar-freio-com-defeito-7749703)
Estou com uma 2012 com 35mkm e o MESMO DEFEITO.
Temos que correr atrás dos nossos direitos!
E ainda tem gente que acha que não é erro do projeto! Ou o tipo de material usado!
Encontrei os discos abaixo em uma loja na Austrália - lá não são caros, equiv. aprox. R$350 (par dianteiro) - alguém conhece quem venda discos assim aqui no Brasil?
Brakes Direct - Drilled & Slotted Rotor interchangeable with DBA2714 & RDA7786 (http://brakesdirect.com.au/aus/drilled-slotted-rotor-interchangeable-with-dba2714-rda7786.html)
434574
Já comentaram de usar os discos de freio da FREMAX linha High Performance Carbon+ Slotados:
Fremax Brakes - Discos de Freio (http://www.fremax.com)
E pastilhas EBC brakes Yellow:
EBC BRAKES BRASIL (http://www.ebcbrakes.com.br)
GALEGUITO
23/10/2013, 18:49
E ainda tem gente que acha que não é erro do projeto! Ou o tipo de material usado!
Reitero meus agradecimentos a você lembrando exatamente de algumas pessoas que criticaram minha insistência nesse ponto:
Falha de projeto
e/ou
Baixa qualidade do material usado na fabricação dos freios
TCHEIGOR
23/10/2013, 18:56
Dalhe Galeguito, é isso ae, tem que bater o pé mesmo! Parabéns pela insistência, conseguiu uma grande vitória pra todos toyoteiros!
A grande maioria dos problemas que acometem os consumidores são "resolvíveis" com certa tranquilidade na justiça. Eu mesmo tento não deixar passar nada que me atinja em branco!
Pode demorar, mas um dia sai e corrigido pela SELIC!
GALEGUITO
23/10/2013, 19:08
Dalhe Galeguito, é isso ae, tem que bater o pé mesmo! Parabéns pela insistência, conseguiu uma grande vitória pra todos toyoteiros!
Meu problema foi resolvido "administrativamente" depois de acionar o MP do Consumidor.
Publiquei a petição para os interessados fazerem o mesmo em cada Estado, mas, até o momento, não tive notícia se alguém o fez.
Detalhe 01:
- Não precisa ser proprietário de um toyota para acionar o MP do Consumidor porque o problema dos carros da toyota podem atingir qualquer pessoa.
- Se apenas uma pessoa acionar o MP do Consumidor do seu respectivo Estado veríamos um interesse substancial dos fabricantes em resolver definitiva e satisfatoriamente os problemas dos produtos comercializados.
Detalhe 02:
- Assistam o filme "Erin Brockovich" com Julia Roberts e verão do que estou falando.
GALEGUITO
23/10/2013, 19:24
A grande maioria dos problemas que acometem os consumidores são "resolvíveis" com certa tranquilidade na justiça. Eu mesmo tento não deixar passar nada que me atinja em branco!
Pode demorar, mas um dia sai e corrigido pela SELIC!
Dordef, permita complementar sua afirmação:
Todos os problemas são "resolvíveis" administrativamente. Depende apenas do fornecedor respeitar quem tanto trabalha para sustentá-lo, afinal o que seria do fabricante se não existisse o consumidor?
Dordef, permita complementar sua afirmação:
Todos os problemas são "resolvíveis" administrativamente. Depende apenas do fornecedor respeitar quem tanto trabalha para sustentá-lo, afinal o que seria do fabricante se não existisse o consumidor?
Administrativamente acho difícil. Ainda mais no Brasil que essas cornas dessas empresas estão c... e andando pro consumidor. É incrível que seja assim. É incrível que a maioria aceite que seja assim.
Agora, se um grupo de consumidores de determinado produto se reunisse pra resolver a situação, aí a coisa ia ser diferente.
Tenho uma colega aqui na firma que fez a BREMEN, concessionária VOLKSLIXO aqui do Recife, perder MUITOS clientes depois do Gol G5 dela ir parar mais de 15x na oficina sem resolverem a maioria dos problemas.
Ela chegava de repente na concessionária e começava a gritar e dizer pro povo não comprar o carro que era um lixo e todos iam se arrepender.
Pra mim a justiça brasileira tem 2 gravíssimos problemas.
1º É lenta pra baralho!
2º Arbitra indenizações ínfimas que as empresas nem se estressam muito em pagar. A justiça alega que indenizações mais robustas configuraria enriquecimento ilícito por parte do consumidor. Se pararem dessa "fuleragem" e passarem a meter indenizações milionárias, a coisa muda COMPLETAMENTE de figura.
Em países de 1º mundo as empresas funcionam e tratam bem o cliente (em sua grande maioria) não pq são boazinhas (vide as mesmas empresas ao se instalarem no Brasil mostrarem a verdadeira face), mas pq se fizerem caca, vão levar uma bela ferrada o bolso, com cifras que passam dos 7 dígitos! Aqui qualquer 4 dígitos e o povo sai feliz...
GALEGUITO
24/10/2013, 01:48
Administrativamente acho difícil. Ainda mais no Brasil que essas cornas dessas empresas estão c... e andando pro consumidor. É incrível que seja assim. É incrível que a maioria aceite que seja assim.
Agora, se um grupo de consumidores de determinado produto se reunisse pra resolver a situação, aí a coisa ia ser diferente.
Tenho uma colega aqui na firma que fez a BREMEN, concessionária VOLKSLIXO aqui do Recife, perder MUITOS clientes depois do Gol G5 dela ir parar mais de 15x na oficina sem resolverem a maioria dos problemas.
Ela chegava de repente na concessionária e começava a gritar e dizer pro povo não comprar o carro que era um lixo e todos iam se arrepender.
Pra mim a justiça brasileira tem 2 gravíssimos problemas.
1º É lenta pra baralho!
2º Arbitra indenizações ínfimas que as empresas nem se estressam muito em pagar. A justiça alega que indenizações mais robustas configuraria enriquecimento ilícito por parte do consumidor. Se pararem dessa "fuleragem" e passarem a meter indenizações milionárias, a coisa muda COMPLETAMENTE de figura.
Em países de 1º mundo as empresas funcionam e tratam bem o cliente (em sua grande maioria) não pq são boazinhas (vide as mesmas empresas ao se instalarem no Brasil mostrarem a verdadeira face), mas pq se fizerem caca, vão levar uma bela ferrada o bolso, com cifras que passam dos 7 dígitos! Aqui qualquer 4 dígitos e o povo sai feliz...
Perfeitas as suas observações.
Perfeitas as suas observações.
2X.
http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/toyota-faz-acordo-nos-eua-apos-condenacao-de-us-3-mi
r1o2d3r4i5
05/11/2014, 16:51
olá boa tarde pessoal.
Estou com uma grande duvida sobre o que tipo de disco de freio usa a toyota hilux, o minha já empenou três vezes em garantia, mas se trocar de novo pelo mesmo conjunto, vou ter que trocar de novo e, então, vou ter o mesmo problema. A minha pergunta é: vcs sabem, por acaso, qual é o tipo de disco usado pela toyota? (disco de aço, ferro fundido?) qualquer dica já é de grande ajuda
cordiais saudações
Rubens Linhalis
06/11/2014, 08:52
olá boa tarde pessoal.
Estou com uma grande duvida sobre o que tipo de disco de freio usa a toyota hilux, o minha já empenou três vezes em garantia, mas se trocar de novo pelo mesmo conjunto, vou ter que trocar de novo e, então, vou ter o mesmo problema. A minha pergunta é: vcs sabem, por acaso, qual é o tipo de disco usado pela toyota? (disco de aço, ferro fundido?) qualquer dica já é de grande ajuda
cordiais saudações
r1o2d3r4i5,
Qual é a marcar dos discos de freio e qual o modelo/ano do seu carro?
r1o2d3r4i5
06/11/2014, 09:24
r1o2d3r4i5,
Qual é a marcar dos discos de freio e qual o modelo/ano do seu carro?
olá bom dia a minha Toyota é uma Hilux, aut. 4x4 Turbo, modelo 2012 e a única informação dos discos de freio que usa é este numero de referencia que tirei da embalagem "43512- 0k110"...
Rubens Linhalis
06/11/2014, 09:31
olá bom dia a minha Toyota é uma Hilux, aut. 4x4 Turbo, modelo 2012 e a única informação dos discos de freio que usa é este numero de referencia que tirei da embalagem "43512- 0k110"...
Sao originais então? Se estiver empenando assim, pode haver outro problema com pinças ou pastilha. Elas podem estar forçando e empenando o disco.
Marcelo J Manente
06/11/2014, 13:32
Pessoal,
Minha SW4 2.7 1996 está puxando para a direita quando freio fraco/forte etc. Troquei o cilindro do lado traseiro esquerdo tbm.
Troquei a 3 semanas discos, tambores, pastilhas e lonas de freio dela.
Após a troca tive alguns problemas de aquecimento das rodas traseiras dos dois lados alternadamente.
Levei de volta pro meca e ele não sabe mais o q fazer. Falou da possibilidade de os flexíveis estarem meio entupidos.
Isso procede ou devo levar a outro mecânico.
Obrigado, abçs.
Pessoal,
Minha SW4 2.7 1996 está puxando para a direita quando freio fraco/forte etc. Troquei o cilindro do lado traseiro esquerdo tbm.
Troquei a 3 semanas discos, tambores, pastilhas e lonas de freio dela.
Após a troca tive alguns problemas de aquecimento das rodas traseiras dos dois lados alternadamente.
Levei de volta pro meca e ele não sabe mais o q fazer. Falou da possibilidade de os flexíveis estarem meio entupidos.
Isso procede ou devo levar a outro mecânico.
Obrigado, abçs.
Colocou qual marca de lona de freio?
pergunto pois quando troquei as lonas da Chalana elas também ficaram travando, e consequentemente aquecendo eram da marca wilitec, troquei por fras-le e acabou o problema, cheguei até a trocar um cilindro de roda tentando corrigir a anomalia.
quanto ao puxar pode ser desde alinhamento até pinça travada.
Marcelo J Manente
07/11/2014, 06:46
JSantos,
Eram Fras-le mesmo.
calhiandro
07/11/2014, 08:53
Colocou qual marca de lona de freio?
pergunto pois quando troquei as lonas da Chalana elas também ficaram travando, e consequentemente aquecendo eram da marca wilitec, troquei por fras-le e acabou o problema, cheguei até a trocar um cilindro de roda tentando corrigir a anomalia.
quanto ao puxar pode ser desde alinhamento até pinça travada.
Não pode ser discos empenados?
Rubens Linhalis
07/11/2014, 09:15
Não pode ser discos empenados?
Acho que disco empenado vc sente uns socos no pedal e uma trepidacao ao frear.
Marcelo,
Talvez abrir a pinça e trocar o reparo (nao sei se existe). Dai já tira o flexivel e testa se nao esta entupido. Pode ser a tubulação de freio tambem. Nao tenho muito conhecimento, to indo no chute..rs
guilhermeabreu
07/11/2014, 10:50
bem provável ser entupimento no circuito a começar pelos flexíveis .
FREIOS – HILUX - PROBLEMAS RELATADOS POR USUÁRIOS
Reclame Aqui - Toyota - HILUX SW4 - PROBLEMA NO FREIO (http://www.reclameaqui.com.br/2573082/toyota/hilux-sw4-problema-no-freio/)
Reclame Aqui - Toyota - Empeno disco de freio dianteiro (http://www.reclameaqui.com.br/5945808/toyota/empeno-disco-de-freio-dianteiro/)
Reclame Aqui - Toyota - Não compre Hilux, Só pode andar com ela se tiver sol. se tiver chuva empena disco o molha as malas, na carroceria. (http://www.reclameaqui.com.br/4873586/toyota/nao-compre-hilux-so-pode-andar-com-ela-se-tiver-sol-se-tiver/)
Reclame Aqui - Toyota - TOYOTA SW4 com problemas de freios - Discos empenados - Treme treme na direção (http://www.reclameaqui.com.br/4131303/toyota/toyota-sw4-com-problemas-de-freios-discos-empenados-treme/)
Reclame Aqui - Toyota - Disco de freio empenado da Hilux SRV aut. 2011 (http://www.reclameaqui.com.br/10002414/toyota/disco-de-freio-empenado-da-hilux-srv-aut-2011/)
Toyota HILUX - Opinião do Dono (http://www.carrosnaweb.com.br/opiniaolista.asp?fabricante=Toyota&modelo=HILUX)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/60946-problemas-com-freio-hilux-e-sw4-9.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/54098-em-toyota-hilux-disco-empenado.html
Reclame Aqui - Toyota - Disco de freio empenado ? hilux 2012 ? 20.000 km (http://www.reclameaqui.com.br/4333924/toyota/disco-de-freio-empenado-hilux-2012-20-000-km/)
Reclame Aqui - Toyota - disco de freio toyota hilux (http://www.reclameaqui.com.br/4860273/toyota/disco-de-freio-toyota-hilux/)
Reclame Aqui - Toyota - HILUX 2012/ 4000 KM COM DEFEITO NO DISCO E PASTILHA A MAIS DE UMA SEMANA NA AUTORIZADA SEM RESOLVER E RESPOSTA (http://www.reclameaqui.com.br/3833927/toyota/hilux-2012-4000-km-com-defeito-no-disco-e-pastilha-a-mais-de/)
Avaliação NA ? Toyota Hilux SW4 ? Respondendo as perguntas dos leitores | Notícias Automotivas - Carros (http://www.noticiasautomotivas.com.br/avaliacao-na-toyota-hilux-sw4-respondendo-as-perguntas-dos-leitores/)
Meu caro Guilherme,
O assunto que quero abordar é o tão falado FREIOS DA HILUX, em particular, da SW4, que é uma coisa que me preocupa, nas modelos atuais.
Conforme você vê, há uma “enxurrada” de relatos na internet, alusivos a essa deficiência, por muitos, considerada crônica nas Hilux (não vou aqui, considerar o mesmo problema em veículos de outras marcas, porque não me interessam).
Pode ser que as SW4 novas já venham com este problema definitivamente solucionado, mas, sou fã, mesmo, é das modelos atuais, e meus planos é para adquirir brevemente uma.
E quando o assunto é SW4 Diesel, considero-o uma referência, pois, você já percorreu uma quilometragem bastante expressiva sobre tais veículos. Afinal de contas, já está na quarta, não é mesmo?.
Dentre os relatos postados pelos usuários, você vai ver alguns alegando que perderam a garantia da Toyota porque trafegaram com o veículo em épocas de chuva sobre alagadiços e, em consequência, os discos, então superaquecidos, ficaram susceptíveis ao empenamento. Em outros casos, a Toyota se defende, alegando o modo de dirigir dos usuários. Etc.. Etc.
Entretanto, vejamos o que acontece com você ... você, já está na quarta SW4 ... você mesmo se considera às vezes um “pé-pesado” ... com absoluta certeza, você trafegou por alagadiços em épocas de chuva, eis que você viaja muito ... entretanto ... AINDA NÃO VI VOCÊ RECLAMAR DE TAL PROBLEMA EM SUAS SW4 ...
Pergunto-lhe, então:
Já aconteceu com você, o tal “empenamento” de discos?. Se ainda não aconteceu, a que você atribui isso? ... Seria sorte? ... Seria seu modo de dirigir, em que pese o seu ocasional “pé-pesado”, porém, dirigindo mais no estilo defensivo, utilizando o freio do motor nas ocasiões oportunas? ... Seria outro motivo qualquer? Neste caso (se aconteceu de seus veículos nunca terem apresentado tal problema), gostaria de saber a sua “DICA” para diminuir a possibilidade do tal “empenamento”. E sua "belezura" aí, como está se comportando neste aspecto?
Forte abraço.
AlonsoFausto
05/12/2014, 14:39
Meu Tio e um Vizinho amigo tiveram os discos das pick-ups SRV Top 2013 (ambas com rodas 17" de fábrica e as ajudas eletrônicas) empenados antes dos 10K. Também em ambas foram substituídos em garantia.
TCHEIGOR
05/12/2014, 14:48
Até a minha, que é 93 tá com esse problema... e ninguém dá jeito, já mandei em especialista em freios, já mandei na minha oficina de confiança... to quase indo na concessionária!
PauloTupã
08/12/2014, 11:26
Antes de eu comprar a minha, o ex-dono, que é meu amigo, comentou que havia feito os freios dela há uns 10milkm, mas que estavam trepidando ao frear. Ele mandou dar um passe nos discos e fico ok. Não sei quanto tempo vai durar....
Uma pergunta ao pessoal: sabem dizer se os discos de freios e pastilhas originais comprados do pessoal de Ponta Porã (Ferraço ou América) são melhores que os nacionais??
Para dar mais informacoes ao topico, minha Hilux SW4 2011 ja trocou 4 vezes o disco de freio em garantia, atualmente com 60.000Km. Eh ridiculo o que acontece. E na CCS dizem que um lote veio ruim, outro que pegou poca dagua e empenou, enfim, so enrolacao. Agora a garantia acabou e esta comecando a trepidar de novo.
Solucao: comprei o disco da Fremax modelo Heavy Duty (Carbon+) que saiu de linha agora em setembro. Ele tem mais carbono no aco e parece que aumenta a tolerancia ao calor (e empenamento). Tinha so dois pares na Benetti de Curitiba. Enviaram por correio e custou cerca de R$380,00 o par (mais o envio).
Outra solucao: na Australia tem a marca DBA e o modelo DBA2716 tem exatamente as mesmas medidas do original (319 diametro, 28 espessura, 26 minimo, 108,5 diametro e 6 furos). So que tem modelos especiais com mais carbono, com indicador de overheating (faixas coloridas que mudam de cor se a temp ultrapassar certo valor), especiais para quem puxa trailer ou carga, etc. Lojas dos EUA vendem e a media eh de $130-$140 cada um. O modelo DBA42716S aguenta quase que o dobro de calorias que o original.
Tao facil ter um produto de qualidade e tao distante da gente...
Abs.
Rodrigo
... Agora a garantia acabou e esta comecando a trepidar de novo ...
Relativamente à substituição de discos por empenamento (se necessário, troca de pastilhas, etc.), o amigo já orçou o valor total do conserto? Peças e mão-de-obra, em oficina particular e na autorizada da Toyota.
Ja fiz orcamento na CCS da T-Line Campo Belo em SP. So a hora tecnica esta quase no preco dos discos. E ja fizeram isto por outras 4 vezes. Sinceramente para este servico estou fora da autorizada. Vou receber os discos em breve e depois posto minhas impressoes.
PauloTupã
10/12/2014, 23:44
Ja fiz orcamento na CCS da T-Line Campo Belo em SP. So a hora tecnica esta quase no preco dos discos. E ja fizeram isto por outras 4 vezes. Sinceramente para este servico estou fora da autorizada. Vou receber os discos em breve e depois posto minhas impressoes.
Até porque não é interessante para a css fazer a substituição de discos/pastilhas das hilux e SW4. Com o problema do empenamento, é quase certeza que terão que dar garantia e trocar por outros discos/pastilhas, mas sem receber. Então, para não dizer que não fazem o serviço, cobram uma exorbitância. Assim, o proprietário faz numa oficina e esta que se lasque com a garantia.
Mas se possível, poste msm as impressões sobre esses discos da fremax. Uma opção melhor a esses oferecidos atualmente.
Abraços.
Excelentes informações, meus caros ...
Tupã ... a sua, pela sua informação, rodou 10.000 kms, desde a última troca, com discos normais, em que pese você ter citado que foi dado um passe, e ficou OK ...
Band ... a sua, pela sua informação, rodou 60.000 km com quatro trocas até o momento. Portanto, a média foi de 15.000 km para cada troca de discos normais, substituídos na css ...
É claro que não podemos generalizar, pois depende das condições de dirigibilidade e trafegabilidade a que cada viatura é submetida, mas, para as viaturas de vocês as trocas de discos se deram no intervalo de 10.000 e 15.000 kms, em média. Uma média de 12.500 kms, considerando as duas viaturas. É um dado interessante ...
Agora, resta saber a durabilidade dos Fremax que serão colocados pelo Band ...
Abs
calhiandro
11/12/2014, 11:36
Excelentes informações, meus caros ...
Tupã ... a sua, pela sua informação, rodou 10.000 kms, desde a última troca, com discos normais, em que pese você ter citado que foi dado um passe, e ficou OK ...
Band ... a sua, pela sua informação, rodou 60.000 km com quatro trocas até o momento. Portanto, a média foi de 15.000 km para cada troca de discos normais, substituídos na css ...
É claro que não podemos generalizar, pois depende das condições de dirigibilidade e trafegabilidade a que cada viatura é submetida, mas, para as viaturas de vocês as trocas de discos se deram no intervalo de 10.000 e 15.000 kms, em média. Uma média de 12.500 kms, considerando as duas viaturas. É um dado interessante ...
Agora, resta saber a durabilidade dos Fremax que serão colocados pelo Band ...
Abs
Troca muito prematura. Qualquer carro passa dos 100.000kms tranquilamente para trocar os discos de freios, realmente é um defeito crônico desse carro.
TCHEIGOR
11/12/2014, 15:36
Troca muito prematura. Qualquer carro passa dos 100.000kms tranquilamente para trocar os discos de freios, realmente é um defeito crônico desse carro.
Na minha não tá durando 5mil km...não sei mais o que fazer.
O que mais pode causar o empenamento, além da qualidade dos discos??? Uso normal, sem trilha, sem alagados...
PauloTupã
11/12/2014, 21:24
Na minha não tá durando 5mil km...não sei mais o que fazer.
O que mais pode causar o empenamento, além da qualidade dos discos??? Uso normal, sem trilha, sem alagados...
Que saco isso, hein? Disco empenado com 5 mil km:parede:
Acho q perguntei aí em cima, não lembro de ter visto comentários, mas será que esse problema ocorre também com discos originais fornecidos pelo pessoal da Ferraço ou América?
robsongf1
11/12/2014, 22:10
Estou na 3ª SW4 e nunca tive problemas com empenamento.
Minha última (2011), vendi em março com 40.000 km e ainda tinha pastilha boa.
Puxei muita carretinha nas pescarias, fiz trilhas leves na serra da canastra.
Minha toada é ligeira (120, 140), se a estrada é boa e está livre, não abuso ou arrisco.
A atual (2014) está com 10.000 km e não tenho queixa dos freios.
Evidente que não freia como um carro, mas tenho segurança.
TCHEIGOR
11/12/2014, 22:13
Que saco isso, hein? Disco empenado com 5 mil km:parede:
Acho q perguntei aí em cima, não lembro de ter visto comentários, mas será que esse problema ocorre também com discos originais fornecidos pelo pessoal da Ferraço ou América?
Também já fiz essa pergunta e ninguém soube responder.
Já estou no terceiro jogo de discos que não chegam a 5mil km. É certo que deve ter algum outro problema ou então um lote muito grande de disco falsificado por aqui. Vou ir semana que vem trocar o óleo e já reclamar da garantia dos discos. Enquanto a garantia ficar cobrindo, troco os discos junto como óleo :putz:
Amigo Tcheigor:
Na minha opinião, poderia ser um monte de coisas:
- Condições de dirigibilidade (cada usuário tem lá o seu modo de dirigir, uns, mais conservadores, outros mais agressivos no comando da viatura; uns com mais conhecimento da viatura, outros com menos ...);
- Condições de trafegabilidade (cada situação de tráfego apresenta ao conjunto veículo/motorista singularidades diferenciadas, demandando esforços diferenciados nos sistema de freios: pistas mais planas, outras mais íngremes; tráfego mais na cidade, ou mais na estrada, ou um misto cidade/estrada/campo; e por aí vai ...);
- dimensionamento errôneo do sistema de freios (e aí, não tem jeito ... neste caso, acredito que se pode dizer que o problema é crônico mesmo);
- escolha inadequada da qualidade dos materiais, pela montadora. E se esta hipótese ficar comprovada, pode-se dizer que é caso de recall pela marca. E aí é o caso de os usuários se unirem e exigir da marca a adequação, nem que seja na justiça, através de uma ação coletiva;
Portanto, a melhor coisa mesmo, é cada um atentar para os comentários dos demais, e formar a sua própria opinião, tal como estamos fazendo aqui.
Quanto a mim, acho que já tirei as minhas próprias conclusões.
Pelo alarde que este assunto já provocou, com certeza, o problema já chegou ao conhecimento do presidente da Toyota (que pelo que sei, é muito "ligado" às reclamações de usuários. Vê-se no site "Reclameaqui", e outros do mesmo gênero, que a Toyota é uma das poucas que, na maioria das vezes, se digna a responder às reclamações ali postadas. Pode não resolver ... mas, pelo menos responde). Vê-se que a Toyota até já foi processada aqui no Brasil por causa desse problema de freios, e perdeu na justiça (veja o link: Toyota vai pagar R$ 12 mil por não trocar freio com defeito - Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/toyota-vai-pagar-12-mil-por-nao-trocar-freio-com-defeito-7749703) ). Portanto, se fosse um problema causado em razão simplesmente de má qualidade do material aplicado, com certeza, a Toyota já teria providenciado recall. A causa do problema parece estar bem além disso.
Parece-me, sim, um problema causado em razão de dimensionamento inadequado do sistema de freios, para um veículo de mais de 2.000 kgs. E, neste caso, não há recall que resolva!!!!! A substituição de discos por outros de melhor qualidade (conforme o nosso amigo Band está fazendo), no meu entendimento, vai contribuir para minimizar o problema (vai rodar uma maior kilometragem para voltar a substituir discos e pastilhas), porém, não vai resolver de forma definitiva. E se eu estiver certo, creio que a Toyota jamais vai admitir que seus veículos tem um sistema de freios mal dimensionado, que apesar de seguro é de desgaste precoce. E, considerando que o problema é de mal dimensionamento (ou seja, crônico), é fácil concluir que dificilmente ela vai se flexibilizar pelo recall, pois, se assim o fizer, ficaria num prejuízo desgraçado, pois aí teria que ficar substituindo freios e pastilhas dos vários veículos (até mesmo daqueles que já saíram da garantia), numa eterna “rosca-sem-fim”!!!! E sendo assim, seria de bom alvitre ao usuário conscientizado desta deficiência do veículo, dirigir o mesmo num modo, digamos, mais preventivo (conservador), para não sofrer no bolso depois ... Não sei ... parece-me que é este o melhor caminho ... e se o consumidor não tiver alternativa melhor no mercado, mesmo com o direito de reclamar (e é o que sempre fazemos, pois não nos resignamos com isso), o melhor é aceitar o veículo, simplesmente como ele está disponibilizado - com suas qualidades (muitas por sinal) e defeitos/deficiências (poucos) ... e neste aspecto, se formos analisar profundamente o que temos disponível atualmente neste nosso mal servido mercado brasileiro, todo e qualquer veículo tem lá os seus defeitos/deficiências ... e se formos muito rígidos na escolha ... aí não escolheremos nenhum ... nem mesmo um sedã ... Particularmente, dentre as atuais opções disponíveis, tenho inclinação pela SW4 (mesmo com a indigitada deficiência) ... e já estou conscientizado de que, quando adquiri-la, vou tentar conduzi-la num modo mais preventivo/conservador, de modo a minimizar este problema (tenho um amigo que tem uma SW4 2012 Diesel que está, creiam, com 40.000 km, que nem sabia de tal problema. Mas, esse é daqueles "flanelinha" ... você conhece o tipo, né???!!! ... dirige "na ponta dos dedos", como se o veículo fosse "desmanchar" ... bem ... na medida do possível, vou me espelhar nele ... vai ser muito difícil ... mas, vou tentar!!!) ... e se o indigitado problema se apresentar dentro do período de garantia, vou exigir meus direitos pela recomposição gratuita de peças na autorizada ... E quando acabar a garantia, vou proceder tal como o nosso amigo Band, colocando discos de melhor qualidade, no sentido de ficar mais tempo sem a necessidade de manutenção de freios ...
Bem ... eis aí a minha humilde opinião ... que submeto à apreciação dos amigos mais entendidos.
Abs.
Pois eh Enasor. Esqueci-me de dizer um detalhe: comprei a minha usada com 32.000Km e fiz 4 trocas nos 28.000Km que rodei, portanto uma troca a cada no maximo 7.000Km.
Acho a SW4 um bruta carro, robusta, nao quebra, anda bem, freia bem pro tamanho. Mas esse disco de freio me decepcionou (bem como o pneu original Bridgestone que foi pro saco aos 36.000Km). Tive Troller por varios anos, pesa os mesmos 2.000Kg, pneu grande, andando pra carvalho, trilha, lama, choque termico nos discos, descida com carro lotado e pesado, fiz o Sertoes Expedition com carga e gente e NUNCA precisei trocar os discos, somente as pastilhas. Na verdade foi assim com todos os carros que tive, no maximo dava um passo no disco e com mais de 50.000Km.
Comprei esse disco especial da Fremax mas SAIU DE LINHA DE PRODUCAO, portanto nao vai mais ser uma opcao em breve. Fica a questao de comprar de outras marcas e ver no que da. A propria Fremax tem o disco normal de linha (codigo BD4113), a Hipper Freios (HF 512), a Varga (RCDI 0753-0 - espero ser melhor), Nakata (NKF 6159) e podemos procurar outras linhas pelo codigo da montadora (435120K110).
Se nao der certo com esse disco vou partir para o DBA australiano e acionar a justica para a Toyota. Passou boi, passa boiada. Se um cara ja ganhou, fica mais facil para outros de nos e quem sabe nao vira recall como ocorreu com o primeiro Troller 3.2 que a Ford insistia em dizer que nao havia problema ate que varios acionaram a justica, ganharam e o recall foi feito.
Fica a dica e como vou rodar bem pelo Brasil agora nas ferias, posto depois as impressoes.
Abs, Rodrigo
Até porque não é interessante para a css fazer a substituição de discos/pastilhas das hilux e SW4. Com o problema do empenamento, é quase certeza que terão que dar garantia e trocar por outros discos/pastilhas, mas sem receber. Então, para não dizer que não fazem o serviço, cobram uma exorbitância. Assim, o proprietário faz numa oficina e esta que se lasque com a garantia.
Foi exatamente o que ocorreu Tupa. Troquei na garantia ha uns 6 meses, acabou a garantia em fins de novembro e agora comecou a trepidar de leve (ainda da pra rodar uns 3.000Km ate empenar de verdade). Liguei la e disseram que para o disco a garantia era de um mes (!!!!!) e que ja estava fora da garantia. Foi ai que comprei o da Fremax.
Ainda vou pensar no que faco contra a Toyota.
Abs.
PauloTupã
13/12/2014, 10:03
Amigo Tcheigor:
Na minha opinião, poderia ser um monte de coisas:
- Condições de dirigibilidade (cada usuário tem lá o seu modo de dirigir, uns, mais conservadores, outros mais agressivos no comando da viatura; uns com mais conhecimento da viatura, outros com menos ...);
- Condições de trafegabilidade (cada situação de tráfego apresenta ao conjunto veículo/motorista singularidades diferenciadas, demandando esforços diferenciados nos sistema de freios: pistas mais planas, outras mais íngremes; tráfego mais na cidade, ou mais na estrada, ou um misto cidade/estrada/campo; e por aí vai ...);
- dimensionamento errôneo do sistema de freios (e aí, não tem jeito ... neste caso, acredito que se pode dizer que o problema é crônico mesmo);
- escolha inadequada da qualidade dos materiais, pela montadora. E se esta hipótese ficar comprovada, pode-se dizer que é caso de recall pela marca. E aí é o caso de os usuários se unirem e exigir da marca a adequação, nem que seja na justiça, através de uma ação coletiva;
Portanto, a melhor coisa mesmo, é cada um atentar para os comentários dos demais, e formar a sua própria opinião, tal como estamos fazendo aqui.
Quanto a mim, acho que já tirei as minhas próprias conclusões.
Pelo alarde que este assunto já provocou, com certeza, o problema já chegou ao conhecimento do presidente da Toyota (que pelo que sei, é muito "ligado" às reclamações de usuários. Vê-se no site "Reclameaqui", e outros do mesmo gênero, que a Toyota é uma das poucas que, na maioria das vezes, se digna a responder às reclamações ali postadas. Pode não resolver ... mas, pelo menos responde). Vê-se que a Toyota até já foi processada aqui no Brasil por causa desse problema de freios, e perdeu na justiça (veja o link: Toyota vai pagar R$ 12 mil por não trocar freio com defeito - Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/toyota-vai-pagar-12-mil-por-nao-trocar-freio-com-defeito-7749703) ). Portanto, se fosse um problema causado em razão simplesmente de má qualidade do material aplicado, com certeza, a Toyota já teria providenciado recall. A causa do problema parece estar bem além disso.
Parece-me, sim, um problema causado em razão de dimensionamento inadequado do sistema de freios, para um veículo de mais de 2.000 kgs. E, neste caso, não há recall que resolva!!!!! A substituição de discos por outros de melhor qualidade (conforme o nosso amigo Band está fazendo), no meu entendimento, vai contribuir para minimizar o problema (vai rodar uma maior kilometragem para voltar a substituir discos e pastilhas), porém, não vai resolver de forma definitiva. E se eu estiver certo, creio que a Toyota jamais vai admitir que seus veículos tem um sistema de freios mal dimensionado, que apesar de seguro é de desgaste precoce. E, considerando que o problema é de mal dimensionamento (ou seja, crônico), é fácil concluir que dificilmente ela vai se flexibilizar pelo recall, pois, se assim o fizer, ficaria num prejuízo desgraçado, pois aí teria que ficar substituindo freios e pastilhas dos vários veículos (até mesmo daqueles que já saíram da garantia), numa eterna “rosca-sem-fim”!!!! E sendo assim, seria de bom alvitre ao usuário conscientizado desta deficiência do veículo, dirigir o mesmo num modo, digamos, mais preventivo (conservador), para não sofrer no bolso depois ... Não sei ... parece-me que é este o melhor caminho ... e se o consumidor não tiver alternativa melhor no mercado, mesmo com o direito de reclamar (e é o que sempre fazemos, pois não nos resignamos com isso), o melhor é aceitar o veículo, simplesmente como ele está disponibilizado - com suas qualidades (muitas por sinal) e defeitos/deficiências (poucos) ... e neste aspecto, se formos analisar profundamente o que temos disponível atualmente neste nosso mal servido mercado brasileiro, todo e qualquer veículo tem lá os seus defeitos/deficiências ... e se formos muito rígidos na escolha ... aí não escolheremos nenhum ... nem mesmo um sedã ... Particularmente, dentre as atuais opções disponíveis, tenho inclinação pela SW4 (mesmo com a indigitada deficiência) ... e já estou conscientizado de que, quando adquiri-la, vou tentar conduzi-la num modo mais preventivo/conservador, de modo a minimizar este problema (tenho um amigo que tem uma SW4 2012 Diesel que está, creiam, com 40.000 km, que nem sabia de tal problema. Mas, esse é daqueles "flanelinha" ... você conhece o tipo, né???!!! ... dirige "na ponta dos dedos", como se o veículo fosse "desmanchar" ... bem ... na medida do possível, vou me espelhar nele ... vai ser muito difícil ... mas, vou tentar!!!) ... e se o indigitado problema se apresentar dentro do período de garantia, vou exigir meus direitos pela recomposição gratuita de peças na autorizada ... E quando acabar a garantia, vou proceder tal como o nosso amigo Band, colocando discos de melhor qualidade, no sentido de ficar mais tempo sem a necessidade de manutenção de freios ...
Bem ... eis aí a minha humilde opinião ... que submeto à apreciação dos amigos mais entendidos.
Abs.
Caro enasor, com todo respeito, mas discordo em parte de seu ponto de vista. Em minha humilde opinião, o problema resume-se a um único: defeito de projeto. O disco parece ser subdimensionado para as hilux e sw4, provocando superaquecimento do sistema em qualquer frenagem mais severa, gerando o empenamento em razão da mudança brusca de temperatura.
Veja bem, todos os veículos estão sujeitos às hipóteses que você aventou, mas por que o empenamento ocorre em massa com as hilux e sw4? O problema, acredito, deve estar nelas e não nas condições de dirigibilidade, trafegabilidade. Fosse assim, como todos os veículos estão sujeitos a essas variáveis, inúmeros veículos, de variadas marcas, sofreriam com esse problema, o que me parece não ser a realidade. Confesso também não acreditar na escolha inadequada dos materiais. Não creio que a Toyota iria escolher bons materiais para freios de toda sua linha (que, me parece, não apresentam tal problema) e pecar nos materiais das hilux. Ademais, o problema ocorre, salvo engano, com todas as marcas de discos e não apenas com os originais, o que, a meu ver, afasta a questão do material inadequado, salvo em alguma falsificação....
Para mim o problema está mesmo no subdimensionamento dos discos, que não conseguem dissipar o enorme calor gerado durante uma frenagem um pouco mais forte e acabam por ir empenando aos poucos até que chegue um ponto insuportável. Vejam que não estou me referindo a uma frenagem extremamente severa, em velocidade elevada numa rodovia, que nem assim justificaria o empenamento, salvo a hipótese de um disco quente pegar uma poça d'água (aí, não tem muito o que fazer....). Falo daquela frenagem mais forte, que você precisa segurar a vtr pra passar numa lombada que vc não viu ou daquele cachorro que entrou na sua frente....
A propósito, estou procurando andar na maciota, olhando uns mil metros a frente, para não ter que afundar o pé naquele pedalzão..... se não.... é um par de discos que se vai....
Grande abraço a todos.
feitosac
13/12/2014, 10:38
Amigos,
A partir de que ano tem acontecido este problema com os discos ????
Abs.
... Em minha humilde opinião, o problema resume-se a um único: defeito de projeto. O disco parece ser subdimensionado para as hilux e sw4 ...
Na minha opinião, poderia ser um monte de coisas:... Quanto a mim, acho que já tirei as minhas próprias conclusões... Parece-me, sim, um problema causado em razão de dimensionamento inadequado do sistema de freios, para um veículo de mais de 2.000 kgs.
Parece-me que pensamos da mesma forma, meu caro Tupã.
... A propósito, estou procurando andar na maciota, olhando uns mil metros a frente, para não ter que afundar o pé naquele pedalzão...
... tenho um amigo que tem uma SW4 2012 Diesel que está, creiam, com 40.000 km, que nem sabia de tal problema. Mas, esse é daqueles "flanelinha" ... você conhece o tipo, né???!!! ... dirige "na ponta dos dedos", como se o veículo fosse "desmanchar" ... bem ... na medida do possível, vou me espelhar nele ...
Até na forma de dirigir ... Rsrsrs ...
Forte abraço.
PauloTupã
13/12/2014, 12:14
Parece-me que pensamos da mesma forma, meu caro Tupã.
Até na forma de dirigir ... Rsrsrs ...
Forte abraço.
E não é que é verdade!!! rs....
Gde abraço e bom fds.
calhiandro
13/12/2014, 12:54
Caro enasor, com todo respeito, mas discordo em parte de seu ponto de vista. Em minha humilde opinião, o problema resume-se a um único: defeito de projeto. O disco parece ser subdimensionado para as hilux e sw4, provocando superaquecimento do sistema em qualquer frenagem mais severa, gerando o empenamento em razão da mudança brusca de temperatura.
Veja bem, todos os veículos estão sujeitos às hipóteses que você aventou, mas por que o empenamento ocorre em massa com as hilux e sw4? O problema, acredito, deve estar nelas e não nas condições de dirigibilidade, trafegabilidade. Fosse assim, como todos os veículos estão sujeitos a essas variáveis, inúmeros veículos, de variadas marcas, sofreriam com esse problema, o que me parece não ser a realidade. Confesso também não acreditar na escolha inadequada dos materiais. Não creio que a Toyota iria escolher bons materiais para freios de toda sua linha (que, me parece, não apresentam tal problema) e pecar nos materiais das hilux. Ademais, o problema ocorre, salvo engano, com todas as marcas de discos e não apenas com os originais, o que, a meu ver, afasta a questão do material inadequado, salvo em alguma falsificação....
Para mim o problema está mesmo no subdimensionamento dos discos, que não conseguem dissipar o enorme calor gerado durante uma frenagem um pouco mais forte e acabam por ir empenando aos poucos até que chegue um ponto insuportável. Vejam que não estou me referindo a uma frenagem extremamente severa, em velocidade elevada numa rodovia, que nem assim justificaria o empenamento, salvo a hipótese de um disco quente pegar uma poça d'água (aí, não tem muito o que fazer....). Falo daquela frenagem mais forte, que você precisa segurar a vtr pra passar numa lombada que vc não viu ou daquele cachorro que entrou na sua frente....
A propósito, estou procurando andar na maciota, olhando uns mil metros a frente, para não ter que afundar o pé naquele pedalzão..... se não.... é um par de discos que se vai....
Grande abraço a todos.
Concordo em gênero, número e grau: problema de projeto.
Martin ávila Witt
19/12/2014, 16:38
Trabalhei em empresa fabricante de freios há uns 15 anos atras. Disco empena normalmente por erro de projeto e construção. Material também é um fator. Mas, o mais importante, é o dimensionamento da canaleta entre o cubo e o disco, o lugar aonde o ar passa para entrar entre as faces do disco quando este é ventilado. É muito critico este local e somente uma ótima fundição faz corretamente. E quanto mais pesado o veículo, pior. O aquecimento rápido faz dilatar e, se as dimensões não forem "exatas", empena mesmo.
Agora, os fabricantes de disco nacionais... dá medo ver o que fazem...
Marcelo J Manente
22/12/2014, 09:19
Então colegas,
A algumas semanas eu coloquei uma msg falando do problema de freios que a minha SW4 96 2.7 estava. Ela puxava para a direita quando eu freava.
Pois bem, na verdade o problema era causado pelo desgaste das buchas inferiores e superiores da suspensão. Após a troca destas buchas (além da bucha da barra estabilizadora) minha SW4 passou a frear retinho sem sustos.
Abraços
Saudacoes a todos e um otimo ano!! Previsao cumprida, viajando de ferias e rodando bastante, tocando na maciota, reduzindo para freiar, o disco original trocado em garantia e que ja estava comecando a trepidar com pouco mais de 3000Km agora com quase 7000Km esta trepidando bastante, claro, empenado. Curiosamente na pousada que fiquei conversei com um senhor que estava de Troller e que tambem tem uma SW4 de 2011. Disse que troca discos a cada 6-8 mil Km e que nao sabia desta "caracteristica". Como tem um filho que mora fora comentei sobre os discos da DBA e ele vai providenciar um jogo. Eu vou trocar o meu original pelo modelo Carbon+. Vamos ver no que da.
PauloTupã
03/07/2015, 23:03
Saudações a todos.
Dando um up no tópico, amigo Band 92, tem mais informações sobre os discos da DBA ou outras marcas que sirvam na SW4 2008? Em verdade, gostaria de saber se tem algum modelo de Toyota vendido nos EUA que use o mesmo disco da nossa SW4. Não sei se procurei errado, mas não encontrei. Isso facilitaria muito garimpar esses discos por lá. A minha começou a trepidar quando freio na estrada. Na cidade em que moro, como o trânsito permite velocidades baixas, ainda não dá para sentir. Dei uma pesquisada no DBA e não é muito barato, algo em torno de 130 obamas cada peça.
Abraços
guilhermeabreu
04/07/2015, 20:22
Eu estou com minha SW4 2011 a 9 meses , comprei com 43.000km e hoje com 70.000km na revisão dos 50.000km me informaram que precisava de trocar as pastilhas , troquei , mas até agora nada de trepidar freio , ando forte e freio muito pouco procuro sempre usar freio motor , acredito que as pastilhas atuais que eu troquei irão rodar muito mais dos os 50.000km iniciais que ela rodou .
Mas sinal de disco trepidar nenhum .
Como falei não sou de andar devagar e nas curvas faço com a velocidade que venho , habitualmente viajo a 100/120km/h e na maioria das curvas faço nesta velocidade , daí acredito que os discos da minha SW4 nunca irá achar ruim .
Acredito que estas reclamações iniciaram a partira das SW4 de 2005 em diante , pois nunca ouvi relato de problema de disco de freio em SW4 de anos anteriores a 2005 .
RicardoSW
05/07/2015, 19:48
No meu caso,percebo o problema em descidas de serras…tive na srv/08 e na sw4/09
ambas automaticas diesel
Passado o trecho onde o freio e' muito exigido o sintoma "some"…
Tive outras Sw4 97,98 e 2000 e nenhuma delas apresentou tal comportamento
Abs
Ricardo
Engels Kbça
19/07/2015, 12:13
Eu estou com minha SW4 2011 a 9 meses , comprei com 43.000km e hoje com 70.000km na revisão dos 50.000km me informaram que precisava de trocar as pastilhas , troquei , mas até agora nada de trepidar freio , ando forte e freio muito pouco procuro sempre usar freio motor , acredito que as pastilhas atuais que eu troquei irão rodar muito mais dos os 50.000km iniciais que ela rodou .
Mas sinal de disco trepidar nenhum .
Como falei não sou de andar devagar e nas curvas faço com a velocidade que venho , habitualmente viajo a 100/120km/h e na maioria das curvas faço nesta velocidade , daí acredito que os discos da minha SW4 nunca irá achar ruim .
Acredito que estas reclamações iniciaram a partira das SW4 de 2005 em diante , pois nunca ouvi relato de problema de disco de freio em SW4 de anos anteriores a 2005 .
Grande Dr. Guilherme
Os disco originais da minha SW4, ano 2000, foram trocados recentemente com 362 mil km. Nem joguei fora, estão aqui em casa para quem quiser fazer alguma análise.
Engels
guilhermeabreu
19/07/2015, 19:34
Grande Dr. Guilherme
Os disco originais da minha SW4, ano 2000, foram trocados recentemente com 362 mil km. Nem joguei fora, estão aqui em casa para quem quiser fazer alguma análise.
Engels
ENGELS
Até que enfim resolveu aparecer .
Forte abraço
Engels Kbça
21/07/2015, 06:03
ENGELS
Até que enfim resolveu aparecer .
Forte abraço
Estava de férias Doutor, e de passagem por Orleans-SC, e fui conhecer o Tadi, o cara é super gente boa, e tenho uma boa dica que recebi dele, sobre as buchas das barras superiores traseiras da SW4,geração 1997 a 2002. Já tem um tópico aberto sobre o assunto, vou postar lá.
Grande abraço
Engels
RicardoSW
21/07/2015, 18:36
O Tadi realmente e' muito gente boa mesmo!!!
Tb estava de passagem e fui conhece-lo
Abs
Ricardo
Ola Paulo Tupa,
Fiquei "off" um tempo mas ja de volta. Ja tinha publicado em um post anterior mas aqui vai:
Outra solucao: na Australia tem a marca DBA e o modelo DBA2716 tem exatamente as mesmas medidas do original (319 diametro, 28 espessura, 26 minimo, 108,5 diametro e 6 furos). So que tem modelos especiais com mais carbono, com indicador de overheating (faixas coloridas que mudam de cor se a temp ultrapassar certo valor), especiais para quem puxa trailer ou carga, etc. Lojas dos EUA vendem e a media eh de $130-$140 cada um. O modelo DBA42716S aguenta quase que o dobro de calorias que o original.
Espero que ajude.
Abraco.
... freio muito pouco procuro sempre usar freio motor ...
Este é um grande lembrete para preservar os freios (discos, pastilhas), principalmente para quem dirige SUVs de grande porte ... sem contar outros prós: economia de combustível, segurança ...
... as pastilhas atuais que eu troquei irão rodar muito mais dos os 50.000km iniciais que ela rodou ...
Com certeza!!! ... e os discos, então, vão durar uma eternidade!!!!
Abs.
PauloTupã
28/10/2015, 21:57
Ola Paulo Tupa,
Fiquei "off" um tempo mas ja de volta. Ja tinha publicado em um post anterior mas aqui vai:
Espero que ajude.
Abraco.
Caro Band92, grato pela atenção.
Não estou mais com a SW4. Acabei pegando uma Hilux, mas também já está apresentando problema de empenamento de disco.
Não discuto a qualidade dos discos da DBA, mas o preço acaba tornando a troca inviável. Não sei quem fornece para a Toyota, mas já ouvi falar bem dos Fremax e TRW. Fica a dúvida se duram mais que os originais.
Paulo LSF
29/10/2015, 11:07
Sou novo por aqui, mais a um ano mais ou menos desde de comprei uma SW4 93/94 venho acompanhando o fórum e aprendendo muito. Agora vou ter que trocar os discos de freio e encontrei disco e pastilhas Bosch queria saber se alguém já usou?
Sou novo por aqui, mais a um ano mais ou menos desde de comprei uma SW4 93/94 venho acompanhando o fórum e aprendendo muito. Agora vou ter que trocar os discos de freio e encontrei disco e pastilhas Bosch queria saber se alguém já usou?
Caro Paulo, nao sei quem produz pra Toyota mas não presta. Esse negocio de ficar poupando freio, usando freio motor, não me convence. No projeto de carro automático esta previsto uso mais intensivo do freio e isso não eh desculpa, eh erro de projeto mesmo ou material de segunda. Para a SW4 existe reposição da Bosch, Freemax e algumas outras ja publicadas no inicio deste tópico. Difícil eh saber qual a melhor (ou menos pior). Mas conta pra gente como fica. Abs.
Caro Band92, grato pela atenção.
Não estou mais com a SW4. Acabei pegando uma Hilux, mas também já está apresentando problema de empenamento de disco.
Não discuto a qualidade dos discos da DBA, mas o preço acaba tornando a troca inviável. Não sei quem fornece para a Toyota, mas já ouvi falar bem dos Fremax e TRW. Fica a dúvida se duram mais que os originais.
Salve Tupa!
Realmente agora com o dólar a R$4 não vale a pena trazer o DBA. Mas seria um disco para o resto da vida do carro, re, re. Infelizmente a Freemax não produz mais o Carbon+, que aguenta mais temperatura que o normal. Vamos ver as opções de Nakata, Freemax, Bosch, etc (tem os codigos na pagina 11 deste tópico em que estamos em que falo dos códigos). Um deles deve servir.
Abs.
Olá Pessoal,
Tive 2 Hiluxs(2011,2012) e agora tenho Uma SW4 2015 e uma SRX Pick-UP 2016, e na SW4 assim como nas que já vendi sempre o mesmo problema, trepidação nos freios ! Incrível como em tantos anos a Toyota não corrigiu ainda... ainda não posso dizer se na SRX 2016 este problema foi corrigido pois peguei ela este mês, vamos aguardar ! Espero que tenham corrigido !
Referente a minha SW4, esta trepidando muito o volante ao freiar ! todos nós já conhecemos o problema, disco empena ! Então li bastante sobre o assunto porém não encontrei nenhuma solução ! Somente a sugestão do nosso amigo aqui no forum que sugeriu a troca dos discos pelo DBA, porém não pude encontrar nenhum relato de que fez isso e funcionou ! Lembrando que os DBA's só são encontrados la fora !
O que fiz agora, foi comprar pastilhas Bosh de cerâmica e disco de freio FREMAX Carbon+(BD4113) totalizando cerca de R$600,00 os dois... Irei instalar, não creio que irá resolver o problema, mas se resolver posto aqui daqui uns meses.
GALEGUITO
07/02/2017, 18:13
Olá Pessoal,
Tive 2 Hiluxs(2011,2012) e agora tenho Uma SW4 2015 e uma SRX Pick-UP 2016, e na SW4 assim como nas que já vendi sempre o mesmo problema, trepidação nos freios ! Incrível como em tantos anos a Toyota não corrigiu ainda... ainda não posso dizer se na SRX 2016 este problema foi corrigido pois peguei ela este mês, vamos aguardar ! Espero que tenham corrigido !
Referente a minha SW4, esta trepidando muito o volante ao freiar ! todos nós já conhecemos o problema, disco empena ! Então li bastante sobre o assunto porém não encontrei nenhuma solução ! Somente a sugestão do nosso amigo aqui no forum que sugeriu a troca dos discos pelo DBA, porém não pude encontrar nenhum relato de que fez isso e funcionou ! Lembrando que os DBA's só são encontrados la fora !
O que fiz agora, foi comprar pastilhas Bosh de cerâmica e disco de freio FREMAX Carbon+(BD4113) totalizando cerca de R$600,00 os dois... Irei instalar, não creio que irá resolver o problema, mas se resolver posto aqui daqui uns meses.
Qual é a referência das pastilhas de freio?
BN0976
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714560519-pastilha-dianteira-bosch-cermica-toyota-hilux-sw4-20052015-_JM
Não instalei ainda, irei instalar disco + pastilhas após o carnaval.
Olá Pessoal,
Salve! A Hilux SW4 2011 esta agora com 105.000Km com o Carbon+ (instalacao plug and play) e acreditem, agora começou vibração leve. Foram pelo menos 35.000Km rodando ate começar a empenar de novo. Mas ainda bem de leve, nada a ver com o original. Acho que vou partir para uma mais nova e na primeira oportunidade comprar la fora um DBA. O código da Hilux pela montadora (435120K110) deve servir para quem quiser outro tipo de disco.
Abraços e boa sorte.
Rodrigo
GiovanniP
23/04/2017, 15:08
... ainda não posso dizer se na SRX 2016 este problema foi corrigido pois peguei ela este mês, vamos aguardar ! Espero que tenham corrigido !
Ainda bem que já está acostumado com o problema pois não corrigiram, já troquei os discos uma vez e já começou a tremer novamente em freadas mais fortes. Picape na concessionária pra revisão de 30k km neste momento....
Olá Pessoal,
E ai Luiz, como estão os Carbon+? Os meus ja nos 40.000Km e tremendo quase nada, acho que ja fiquei meio psicado com isso. Revisao de 110.000 e disco e pastilha aprovados na Concessionaria!!!
Se tiver oportunidade poste como ficou.
Abs.
Nilson1212
21/08/2017, 20:15
Quero fazer constar de um problema constante que estou tendo com a hilux 2014, o problema é a alta vibração no volante relacionada ao empeno nos discos de freios (quando se passa de 100 km/h e é feito o uso do freio levemente se nota o problema), já fiz várias reclamações com o fabricante e sempre meus discos são trocados, porém o problema nunca se solucionou; não somente meu carro, como o de vários companheiros relatam o mesmo problema relacionado a este problema. Não deixo de dizer que o problema é crônico, devido que já tive várias outras camionetes e nenhuma delas tive este problema, consta que o defeito não é devido o mal uso de freios e sim da preparação do carro. Não tenho duvida que seja um excelente carro, mas como nada é perfeito esse é o único problema que tive em relação a Hilux.
Quero fazer constar de um problema constante que estou tendo com a hilux 2014, o problema é a alta vibração no volante relacionada ao empeno nos discos de freios (quando se passa de 100 km/h e é feito o uso do freio levemente se nota o problema), já fiz várias reclamações com o fabricante e sempre meus discos são trocados, porém o problema nunca se solucionou; não somente meu carro, como o de vários companheiros relatam o mesmo problema relacionado a este problema. Não deixo de dizer que o problema é crônico, devido que já tive várias outras camionetes e nenhuma delas tive este problema, consta que o defeito não é devido o mal uso de freios e sim da preparação do carro. Não tenho duvida que seja um excelente carro, mas como nada é perfeito esse é o único problema que tive em relação a Hilux.
Infelizmente Nilson o carro é ótimo mas tem esse problema que parece ser crônico. O meu resolvi com a troca por Freemax Carbon+ (SW4 2011, freio código BD4113) e após cerca de 40.000Km continua OK. Veja se consegue achar esses freios.
Abs.
broadcast33
27/01/2018, 21:02
A minha também tinha esse problema crônico, resolvido também com Freemax Carbon+ (BD4113), já são mais de 30kkm e está OK.
Eu troquei as pastilhas e as "sapatas" :twisted: da minha SW4 2012 porque já estavam gastas e o freio estava "murcho".
Depois de 10 mil Km rodados após este serviço, o freio voltou a ficar "murcho".:parede:
Atualizando, a minha SW4 2011 depois de três trocas de discos na garantia por empenamento (e ando tranquilo e pouca carga) troquei por um FreeMax Carbon+. Completo agora 60.000Km com o mesmo conjunto disco-pastilha e na última revisão pastilhas estavam 1/2 vida e disco inteiro. Acho que problema crônico sanado.
Renatopami
18/06/2019, 00:16
A minha pick-up 2006 está com os discos empenados (dirijo como um vovô,meu carro raramente passa de 2000 rpm)...a dirigibilidades da Hilux já não é essas coisas...pula,treme,vibra,quica,e ainda com esse problema nos freios,é de doer.
Esses dias,voltei a dirigir um civic 99 que tinha (vendi para um parente),nossa...que diferença nos freios...o carro freia linearmente,sem dar socos (freio quadrado) e em velocidades,zero de tremedeira.
Na verdade, a gente vai usando a Hilux e acaba se acostumando com a questão do freio...
Já tinha lido todos os tópicos aqui do site sobre essa questão dos freios,e procurei no fórum gringo Tacoma World,onde descobri um tópico,onde um forista disse que um disco empena basicamente por 3 razões:
1- Tamanho....quanto maior o disco,maior é a dissipação de calor e tal (a minha tem os menores discos...rs)
2- Material....quanto mais carbono ou outras ligas,melhor etc...
3- Sistema de ventilação...Ex,a Brembo e a DBA tem um sistema diferente na confecção das paletas internas que ajudam a ventilar os discos,etc e tal...
Como aqui no fórum já tinha visto muitos casos de troca por discos originais,TRW (do meu carro), fremax que voltavam a empenar,resolvi acessar o eBay,chutar o balde,e comprar algum disco importado de qualidade.
Afinal,essa tremedeira ao frear,deve prejudicar buchas,terminais e cx de direção...
A minha preferência era pelo DBA,mas quando clicava em comprar,com o custo de importação mais o frete,dava de 2.500,00 a 3.000,00 mais ou menos...muito caro,com o risco de ser taxado ainda aqui na alfândega.
Bem,comecei a ver outras marcas...Power Stop,EBC,Brembo,etc...achei um vendedor vendendo discos Brembo para a Tacoma com as medidas do meu disco,por módicos $79,00,com frete de $38,00 + $100,00 de custo de importação (tomara que não seja falsificado...kkk)
Chutei o balde e efetuei a compra,no total,deu 900,00 reais,uns 500,00/600,00 a mais que um disco nacional.
O envio foi rápido,mas claro,dona alfândega reteve minha mercadoria para averiguação e taxação (foi o que achei).
A DHL entrou em contato,solicitando preenchimento de uma ficha com meus dados,se o produto seria para uso próprio ou revenda,cópia de identidade,print da tela/anúncio do vendedor,cópia da Fatura do meu cartão de crédito (comprovando que eu que paguei) + o documento do meu carro...expliquei que a nossa Hilux é a Tacoma dos gringos,enfim....deu certo,ontem recebi um email da DHL dizendo que a autoridade alfandegária liberou minha mercadoria e irei recebê-la em breve.Acho que não fui taxado (eu disse que acho...rsrs).
Assim que tiver com os discos em mãos,tiro uma foto deles e coloco aqui.
Depois é instalar e passar as primeiras impressões.
Poxa, que textão hein....rsrsrssr.
Renatopami
23/06/2019, 15:24
567087567087Continuando meu monólogo...rsrs...seguem fotos dos discos que chegaram:
Renatopami
23/06/2019, 15:29
Discos made in China....e o mêdo de serem falsificados kkkk
Mas efetuei a leitura do QR Code que está na cx com meu celular, e confere que são originais.
Vou tentar instalá-los essa semana,depois vou colocando as impressões aqui,e se ele vai empenar também....
Comigo já aconteceu de eu quase trocar os discos pelo mesmo motivo seu, no fim das contas o culpado eram os pneus Dunlop... Na dianteira tremia na frenagem, da traseira fazia barulho igual rolamento roncando
Renatopami
24/06/2019, 13:46
Comigo já aconteceu de eu quase trocar os discos pelo mesmo motivo seu, no fim das contas o culpado eram os pneus Dunlop... Na dianteira tremia na frenagem, da traseira fazia barulho igual rolamento roncando
Pois é,no meu caso acredito serem os discos,pois o freio em baixas velocidades é “quadrado”....os meus pneus são BF.
TCHEIGOR
25/06/2019, 07:35
Pois é,no meu caso acredito serem os discos,pois o freio em baixas velocidades é “quadrado”....os meus pneus são BF.
Minha SW4 também, mesmo em baixa velocidade sentia os tranquinhos do freio. Foram 3 pares de disco fremax trocados na garantia, sempre trocando as pastilhas junto até que resolvi botar pastilhas compradas na ccs e então o disco não empenou mais.
Renatopami
25/06/2019, 16:53
Minha SW4 também, mesmo em baixa velocidade sentia os tranquinhos do freio. Foram 3 pares de disco fremax trocados na garantia, sempre trocando as pastilhas junto até que resolvi botar pastilhas compradas na ccs e então o disco não empenou mais.
Bom saber....estou usando há um ano,pastilhas Bosch ceramic....
Renatopami
13/07/2019, 21:36
Bem....esses discos que comprei,não serviram no meu carro...900,00 jogados no lixo.
As medidas são todas iguais,menos a profundidade do cubo...coisa de uns 3 mm.
Quando instalamos os discos novos,eles ficam colados no defletor e no cavalete/pinça do freio,depois de apertar as rodas,elas simplesmente não giram.
Se a profundidade fosse menor,poderia levar num torneiro até.
Uma solução seria colocar arruelas de aço na espessura de 3 mm,em cada parafuso de roda(6)....mas sei não....e a coragem pra fazer um negócio desses no freio né.
Renatopami
26/11/2019, 11:55
Ressuscitando o tópico...
O meu freio estava muito ruim,horrível mesmo....parecia uma carroça ao frear o carro(tremia e vibrava MUITO!!!!)
Comprei novamente um jogo de discos da Fremax Carbon+(300,00) e eu mesmo os instalei em casa(na última troca de pastilha,a oficina nem usou a graxa que vem no meu jogo de pastilha,Bosch Ceramic)....então é aquilo,quer bem feito faça vc mesmo...
O freio ficou 100%,excelente mesmo....fiquei muitíssimo satisfeito
Depois vou colocando aqui se os discos vão continuar ok,sem empenar(Só o tempo dirá....rs).
Francisco56
05/06/2020, 11:53
Vou ser direto: o par dos freios custa 1.266,00
As pastilhas, 568,00
Mão de obra, 328,00
Preço das autorizadas Toyota aqui de Brasília
Vale a pena gastar esse dinheirão com essa troca? Os freios estão empenados, parece ser um problema comum nesse tipo de caminhonete depois de algum tempo de uso
Arrisco comprar os não originais, muito mais em conta?
EduardoSW
05/06/2020, 15:02
Prezado Francisco56,
Meu centavo de contribuição...
Uso há cerca de 1 ano Disco Carbon + FREMAX com Pastilha Cerâmica Bosch na minha Hilux SRV 2013, sem nenhum problemade empenamento até agora e com pequeno desgaste de pastilhas. Todavia, cada um de nós tem um modo de condução e esse consumo de pastilhas pode variar.
Espero ter ajudado.
Renatopami
06/06/2020, 22:38
Prezado Francisco56,
Meu centavo de contribuição...
Uso há cerca de 1 ano Disco Carbon + FREMAX com Pastilha Cerâmica Bosch na minha Hilux SRV 2013, sem nenhum problemade empenamento até agora e com pequeno desgaste de pastilhas. Todavia, cada um de nós tem um modo de condução e esse consumo de pastilhas pode variar.
Espero ter ajudado.
Estou usando o mesmo conjunto de freio,disco Fremax + pastilhas bosch ceramic....após 6 meses de uso,tudo ok até agora...
FabioLPestana
17/06/2020, 14:25
Boa Tarde! Estou meio perdido aqui.
Tenho uma Hilux SW4 1999 3.0 Turbo diesel motor 1 kzte e estou precisando da tampa de válvula do mesmo, alguém pode me dar uma luz de onde consigo encontrar?
Muito Obrigado
Vou ser direto: o par dos freios custa 1.266,00
As pastilhas, 568,00
Mão de obra, 328,00
Preço das autorizadas Toyota aqui de Brasília
Vale a pena gastar esse dinheirão com essa troca? Os freios estão empenados, parece ser um problema comum nesse tipo de caminhonete depois de algum tempo de uso
Arrisco comprar os não originais, muito mais em conta?
Olá Francisco56,
Para vc se atualizar, troquei meus discos originais (quarto kit) com 80.000Km, tres vezes trocados em garantia na concessionária e outro fora da garantia, mesmo dirigindo como chofer inglês. Aí cansei e troquei pelo Freemax Carbon+. Acabei de vir da revisão de 155.000Km e o mecânico chefe da concessionária me disse que o disco está novo, pastilhas (originais) bem acima de meia vida. Ele concordou que existia sim o problema de empenamento de discos e disse estar maravilhado com a excelente condição do disco mesmo depois de tanto tempo. Para mim, caso encerrado. Freemax Carbon+