Ver Versão Completa : Motores p/ Adaptação - Sorte??!!! Montando a Bela
Mais um dia, mais um dolar!!!!
Bom pessoal, moro em Brasília e comprei um J a algum tempo e não sei se por descuido ou por azar, tive problemas com a viatura. É minha primeira e gostaria de fazer direitinho, mas com a vida é boa, fiquei sem $tempo$. Agora, também não sei se por sorte ou azar, estou com problema no carro e terei de vende-lo, então não teve jeito, vou ter de arrumar a força. Hehehe...
Estou decidido a trocar o motor, pois como vou fazer o J meu carro do dia dia, não gostaria de ficar me aporrinhando com óleo, água, temperatura, etc... Como não estou com tempo ou dindim,pó em quanto, vou fazer somente a parte mecânica e aos poucos irei melhorando. Meu J é 95 e está bem original, com pequenas mudanças, acredito que isso me trará uma ótima flexibilidade para montar a viatura com menos gambiarras possíveis...
Bom, gostaria de pedir uma opinião rápida de vcs, eu pesquisei bastante aqui no fórum e com alguns troperos, e cheguei a conclusão de 3 motores:
Hilux
GM Opala
TDI Golf argentino.
Não sei se é o mesmo do Hilux mas vi também uma L200 Triton 09 em um leilão, e não sei se este seria uma opção, devido o tamanho do cofre e adaptações. Também li aqui no fórum alguém falando sobre adaptar o motor do peugout 307 na viatura, mas não achei nada especifico. Fiquei grilado, pois o torque é bom, mas acho que ele possui força em altas rotações, ele seria outra possibilidade?
Estou caindo mais para o Hilux, já que sou meio fanático por potencia, porem o motor tem um preço salgado. O TDI acho interessante, já que algumas pessoas que conversei que tinham este motor falam que é incrível e um Jotero comentou que faz 16km/l na cidade e vou usa-lo como meu carro, então me balançou. Porem fico na duvida, pois a manutenção não sei ate quando vai ser fácil de achar. O GM, só encontrei 4.1, pensei bastante em colocar ele, já que ficaria barato e mais fácil de encontrar as peças, porem é um bebedor profissional, e penso um pouco no bolso do pós adaptação.
Minha dúvida é qual seria a melhor opção já que estaria transformando o J em meu carro de uso pessoal!!??
Compra do motor!!! Onde compro? Novos nem pensar, muito caros. Estou procurando em leilões aqui perto, mas não achei quase nenhum... muito menos leilão de seguradoras... os que achei a maioria, para não falar todos, eram apenas de carros comuns, sem possibilidade de adaptação. Alguém tem alguma dica aqui em Brasília ou aqui perto?
Valew
gvogetta
14/08/2009, 02:50
Olá Popous, bem-vindo!
Algumas considerações:
1. Fuja de maluquices, tipo motor do Peugeot 307 - manutenção cara, motor eletrônico (em jipe de shopping = ótimo, em jipe de verdade = caca e dor de cabeça) :mrgreen: O mesmo princípio se aplica ao motor da L200 Triton 2009.
2. Entre as opções de motores citados, o que me agrada mais é o da Hilux (opção pessoal), mas o AP 1.9 TDi (Golf Exportação) é bom também. Peças para ambos não serão problema. A Toyota Hilux possui bastante tempo em nosso mercado e várias lojas comercializam peças de motor e plugins. O VW AP 1.9 Diesel é fabricado no Brasil e possui bom suporte de peças nos concessionários VW em vários pontos do país. Inclusive se encontram para comprar (novos, 0 Km, em muitas concessionárias VW). Minha escolha, pela simplicidade, economia e facilidade de adaptação e reposição de peças recairia num destes dois...
Detalhe: com o motor da Hilux sentirá que a viatura ficará amarrada com a relação de diferencial original. Precisará mudar a relação para uma mais longa, especialmente para pegar a estrada. Com o VW a relação original fica bem aceitável.
O GM 4.1, como você citou, é um beberrão e, cá para nós, é um motor ultrapassado. Tem boa força e torque mas creio que não compensa, a não ser que as outras opções fiquem economicamente muito inviáveis pela relação preço/bolso.
3. Não sei como é a compra de motores na sua região. Boa idéia procurar em desmanches, que costumam comprar carcaças de veículos baixados por seguradoras em leilões. Procurar sempre motores com procedência e NF do vendedor, senão depois não consegue legalizar no Detran.
Outra dica: há geralmente lojas especializadas em venda de motores, especialmente no eixo SP-Rio. Dê uma sondada. Talvez exista algo assim na sua região. Creio que não será difícil, pois sei que tem muita picape rodando em Goiás e DF, impossível não ter muitas batidas.
Deverá ter paciência. Na minha região fiquei 6 meses caçando um motor quando repotencializei a minha viatura, mas valeu a pena... Claro que não era meu único carro.
No mais, mudei o título do teu tópico para ficar mais amigável e compatível com o assunto. Evite títulos sem conexão direta com o assunto tratado na msg.
Abraço e sorte,
Léo_Babiski
14/08/2009, 13:55
Eu discordo do Getúlio quanto aos motores eletronicos, com exceção dos à diesel, a adaptação e manutenção desses motores está mais do que sacramentada nas trilhas.
Eu não comprei um motor peugeot 2.0 porque o mais barato que encontrei saiu por R$ 4.500,00. Segundo informações do forum, é P&P no J, e isso não tem preço (praticamente nada de adaptação com suportes e caixa).
Hoje eu optaria pelos motores ford duratec 2.0 0Km (não tem carreia dentada). Tem um monte no mercado, sendo que saiu da ford por menos de R$ 1.500,00 (já vi pessoas vendendo a 2 mil). Deve ficar muito bom com caixa clark. E mtr zero é otra conversa...
No meu tenho o do opalinha.. É antigo e sempre tem que trocar alguma coisa mesmo o motor estando bom. Só a revisão e troca do kit do carburador 3E sai mais de R200,00. Fora o consumo de 5,5 Km/L de gas.
Ainda tem os motores GM 2.4 e 2.0 flex.
Depois que meu J ficar pronto vou começar a olhar um novo motor com calma. Dentre todas opções já testadas vou escolher a melhor "oportunidade" que aparcer para comprar.
Abs.
Opa....
confesso que me decepcionei com os motores diesel (eu sei, eu sei que eu tinha um xud e não era parametro...mas é muito dinheiro por pouca vantagem)....
adaptação é sempre complicada...às vezes um motor pode parecer uma boa idéia mas a execução e pessoal adequado para fazer a adaptação podem tornar problemas simples em problemas graves.
pelo que já li por aí...o hilux fica bom...não sei como é a adaptação...mas diesel, acho que só vale a pena se vc rodar muuuito com o carro...o preço do diesel não é mais tão vantajoso frente à gasolina.
concordo com o lance da eletronica em motores otto...tanto que to injetando meu motor de opala....
o motor do golf tdi (no eletronico) é um motor caro, hoje deve sair quase o mesmo preço de um mwm...e apesar de estarem se difundindo por aí...acho que um motor meio complicado ainda...são poucas pessoas que sabem mexer nele e exige um bom conhecimento. aí em bsb tem o adriano que tem um motor desses no jota..já seria uma boa ajuda...a adaptação é mole, como todos os aps.
o motor de opala, 4 cil, é fantástico e cabe como uma luva no jota...a adaptação é uma das mais fáceis...são motores indestrutíveis, mas são velhos e ultrapassados (ou nem tanto)....um motor desses em sp custa próximo de 500 reais....e se tiver que retificar custa uns 2.000 no máximo. meu carro é só p trilha...então fui com esse aí mesmo e ainda dei uma fuçadinha no motor.
o motor de opala 6 é grande e violento demais....melhor esquecer...o carro perde na dinâmica.
o motor peugeot 307 16v é tentador....contudo, tem que achar um em um bom preço....não sei como é de manutenção, mas todos esses motores hoje em dia funcionam muito bem....
o mesmo vale pro duratec que deve ser show....só que não sei como seria a adaptação.
se é para modernizar tudo....hoje eu iria de v6 gm (meu próximo motor) que tem grande chance de moer tudo..já que tem o torque de um mwm....ou, para não ficar exagerado, gm 2.2 ou 2.4....motor moderno, injetado, economico, fácil de instalar (a gm tem uma boa padronização nos seus carros, logo a instalação não é muito diferente de um opala). aqui no rio se acha esses motores por 4500 completos, inclusive módulo.....
em relação a onde achar esses motores, sugiro procurar o tópico de venda de motores do afonso da tt4 aqui no fórum (na parte de venda de peças)...ele tem muitas opções, tem uma boa fama por aqui e despacha para todo brasil. além dele, tem a http://www.pontodiesel4x4.com.br/ que também vende motores e despacha para todo brasil.
abs
Valew galera pela ajuda...
Eu esqueci de falar sobre os motores da MWM que também são uma opção, mas tudo vai depender do preço. Vou conseguir uns 13k e mais um pouco, dependendo do tempo que levar para montar, para fazer a adaptação e não sei se conseguiria bancar um motor destes. Aqui em Brasília acho que está tudo muito caro. Eu já estava indo para os ferros velhos para dar uma olhada, mas o problema é que ninguém sabe informar direito sobre os motores. A ultima vez que vi um MWM estava uns 11.5k na base de troca, não me lembro bem o ano, mas ele não sabia me informar qual a quilometragem. Ai fica difícil saber um pouco mais sobre o motor. Não sei se este preços são compatíveis, mas tenho que procurar mais...
Gvogetta, obrigado pela ajuda. Não quero fazer nada complicado, mas quero algo bacana. Essa vai ser minha amante... hehehe. Você teria algum nome de alguma destas lojas? Já ajudaria para orçar algumas coisas.
Não estou preocupado em pensar muito para fazer a adaptação, afinal, sou arquiteto e adoro ficar bolando estes pequenos detalhes... porém preciso estudar bastante mecânica...
Léo Babiski, eu vi o motor duratec 2.0, e não tinha visto nada sobre ele. Parece que pode ser uma boa opção, mas eu ainda tenho muitas dúvidas em relação ao torque em altos giros.... Potência: 147 cv a 6.000 rpm e Torque: 19,06 kgfm a 4.250 rpm, não é interessante que ele tenha um bom torque com rotações baixas? Quando estiver subindo uma ladeira e tiver que estar lento, como faz??!!! Isso eu tenho uma dúvida tremenda, não sei se tem como regular isso. Vi que estão usando este motor no ECOESPORT, mas não é por nada, não gosto muito da eco, mas me parece que a motorização é boa e não me parece um beberrão como os mais antigos...
Leogc, também estava com este pensamento, não sobre o valor da manutenção mas o custo benéfico de kl/l, hoje acho que a tendência do diesel é só tende a aumentar. Não tenho nenhum preconceito em mudar o combustível, porém já me comentaram que se mudasse a motorização de diesel para gasolina por exemplo, seria um inferno para legalizar... é uma coisa que eu não vi ainda, mas futuramente terei de enfrentar. O motor da GM V6 é surpreendente, acho que é um sonho para muita gente... 261cv em um motor não é brincadeira, mas o preço deve ser absurdo... hehehe
Achei algumas coisas do afonso, agora tenho que ter um tempinho para analisar direito, mas essa procura, acho, que é uma boa forma de se definir o coração de minha amada... valew pela dica.
Amanha vou a caça novamente, procurar procura procurar, garimpar garimpar garimpar... vou procurar mais aqui no fórum mais algumas possibilidades, mas de qualquer forma eu estou um pouco perdido... não vai ser amanha que vou finalizar a procura...
Valew....
Estava pesquisando o Duratec e fiquei interessado, já que está bem barato, é forte, e 0Km...
Não consegui muitos dados sobre este motor, nem mesmo alguém que tenha feito. Fiquei em dúvida muita coisa, mas consegui algumas informações:
Ford Duratec 2.0 16 v
Ficha geral
Modelo: 2.0L Duratec 16V, bloco de alumínio.
Número de cilindros: 4 em linha.
Cilindrada: 1.999 cm³.
Diâmetro e Curso: 87,5 mm x 83,1 mm.
Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro.
Alimentação: Injeção eletrônica digital multiponto seqüencial.
Taxa de compressão: 10,8:1.
Potência máxima: 145,5 cv a 6.000 RPM.
Torque máximo: 18,86 kgfm a 6.000 RPM.
Combustível recomendado: Gasolina.
Peso: aproximadamente 90 kg
Focus
Consumo cidade: 11.1 km/l
Consumo estrada: 16.1 km/l
Ecosport
Consumo cidade (km/l): 9,4 km/l
Consumo estrada (km/l): 12 km/l
O que VEM no motor vendido pela Ford
Motor completo
Corpo de Borboleta
Sensor de Borboleta
Motor de Passo
Flauta
Bicos injetores
Chicote bicos
Coletor de admissão
Velas
Cabos de velas
Bobina de ignição
Sensor de detonação (fica escondido atrás do coletor de admissão)
Bomba d´água
Válvula termostática
Polia da Bomba d`água
Roda fônica
Sensor de rotação
Volante do motor
Platô
Embreagem
Suporte filtro
Filtro
Sensor de temperatura do óleo
óleo
etc.
O que NÃO vem
1- o coletor de escape
2- alternador
3- arranque
4- chicote
5 -módulo...
6- Filtro de ar (a admissão vem até a tbi só, não tem mangueira ou filtro de ar).
7- Mangueiras de água
8- Correia p/alternador (vem com as polias) e eventualmente DH/AC.
9- Capa superior preta (não sei se é só enfeite ou proteção necessária)
10- Coxins
11- bomba de gasolina
O que eu li sobre o assunto é que este motor é muito forte e mesmo com a configuração original, com pequenas modificações, se consegue aumentar sua potencia a 200cv. O Umberto comentou que também é possível, mudando o ECU do Ecosport, consegue aumentar o RPM de 6600 para 7000. Falam que para aumentar a potencia deste motor precisa mexer apenas em coisas simples como injeção, filtro de ar, coletor e escape, sendo que o resto é basicamente o motor original.
Com tudo isso, fiquei interessado neste motor, Mas minhas dúvidas foram muitas, então vai lá:
Este motor é realmente bom?
Ele encaixa no cofre do J? Ou tem que fazer muitas mudanças que ficaria inviável?
Como seria o desempenho dele em trilhas se seu torque máximo é alcançado do em alto giro?
O que teria que mudar no J para agüentar um motor deste porte?
Gostaria de ter uma velocidade de cruzeiro de 120 a 130km/h no máximo, qual relação vocês sugerem?
Minha intenção sempre foi colocar um MWM 2.8 ou o motor da Hiliux, mas como tenho que tomar uma decisão rápida, e economicamente não estou tão afiado, teria ainda um dinheiro para deixá-lo mais belo e já arrumaria algumas coisinhas que não estão muito boas. Com este preço eu conseguiria comprar o motor até antes mesmo de vender meu carro, assim, não ficaria tanto tempo a pé. Hehehehe
Valew...
Léo_Babiski
16/08/2009, 00:53
Cabe facilmente no cofre do J.
Duas grandes vantagens: não tem correia dentada (é por corrente) e é muito leve. Deve dar uma relação peso/potencia bem superior ao original.
Teste um J com motor ap 2.0. Ele é alto giro e salvo engano tem 17 kgf de torque (ou algo próximo). Ninguém reclama, pelo contrário. Na trilha reduzido vai em qualquer lugar. Na estrada o ap é muito melhor pra andar que o GM151.
Na lista do yahoo tem um programinha que calcula a rotação do motor de acordo com a velocidade, pneus e etc., acho que está em arquivos.
obs. Se encontrar desse motor barato me fala.
Cabe facilmente no cofre do J.
Duas grandes vantagens: não tem correia dentada (é por corrente) e é muito leve. Deve dar uma relação peso/potencia bem superior ao original.
Teste um J com motor ap 2.0. Ele é alto giro e salvo engano tem 17 kgf de torque (ou algo próximo). Ninguém reclama, pelo contrário. Na trilha reduzido vai em qualquer lugar. Na estrada o ap é muito melhor pra andar que o GM151.
Na lista do yahoo tem um programinha que calcula a rotação do motor de acordo com a velocidade, pneus e etc., acho que está em arquivos.
obs. Se encontrar desse motor barato me fala.
Leo, aqui no forum estava vendo o aqui no forum vi 2 pessoas vendendo. O umberto e outro usuario. O outro eu nao achei para postar aqui, e nao sei se ele ainda tem, mas o umberto acredito que tenha. Nao perguntei para ele, mas vai ai o link.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55331
també há algumas pessoas vendendo no mercado livre.
amanha vou falar com o mecanico que vai pretendo fazer a adaptaçao para ele me dar umas dicas, volto com o que descobri.
ainda estou bem na duvida, mas acredito que é agora seria a melhor forma de sair com um carro que me desse um conforto melhor. ja que sobraria uma graninha para arrumar outras coisas que preciso mudar nele...
forte abraço
se o mecanico topar a adaptação e esta não for nada complicada, não vejo motivos para esse motor não ficar bom....
abs
ALEXANDRE CERQUEIRA
17/08/2009, 08:27
E aí pessoALL!
Só vi o tópico hoje. Popous, aqui em Brasília comprei meu 2.4 gm gas na Filé do Automóvel por 5.7K (completo) já a uns 3 anos. Lá em Ceilândia tem o setor H Norte, com várias lojas de desmanche, nosso shoping center preferido, hehehe.
Quanto à adaptação, fiquei muito satisfeito com o 2.4 gas da Blazer 2001, tive que fazer uma retífica completa nele (2,5K) mifuuuu, mas... Troquei o câmbio pelo clark, mas também funcionava satisfatoriamente com o peugeot. Agora está zero, depois da retífica não deu problema algum. Ainda com mal costume, abro o caput quase todos os dias, mas nunca baixou água nem óleo, já rodei uns 6 mil KM, fui a Miguel Pereira no IV enc J e não nenhuma zica. Já tinha viajado com o motor original, a diferença á grande. Tanto na estrada quanto na cidade, o consumo fica perto dos 7km/l.
Ainda não alterei o documento, aqui em Bsb é muita burocracia. Só trocaria o motor pelo MWM sprinter, mas por pura teimosia, pois não vale mais essa despesa.
Apareça no encontro do Jeepclube de Brasília no Terraço Shoping nas quintas à noite para trocarmos idéias, tem outros donos de J por lá, com uma salada de opções de adaptações. Caso queira conversar meu tel é 61 8134.0453.
Tem também encontros dos jeeps clubes de Taguatinga às quartas e do Gama às sextas. Vale a ida nas reuniões para maiores conversas.
Abraços,
Alexandre - Brasília - Caveirão
fala alexandre, valew pela força.
já fui lá algumas vezes, um pouco antes de comprar o J, e depois o tempo apertou e acabei relaxando. vou aparecer lá esta quinta para falar com o pessoal melhor...
eu não tive muito tempo para ir no setor H norte, mas a um tempo eu tinha ido lá e liguei hoje para umas lojas lá e o q vi foi o motor da MWM a 11.5k o 2.8 e 13.5k o 2.4, dizendo ele que este 2.4 estava mais zerado, mas não vi nada... vou lá amanha dar uma rondada para ver melhor....
vlw
ALEXANDRE CERQUEIRA
17/08/2009, 19:51
Tem também o pessoal de Cocalzinho-GO, o Vimaldo e o Reinaldo da Jeepmania, eles sempre conseguem motores a bom preço (tudo documentado) e também fazem a adaptação, já fizeram no J do Robertinho e ele ficou satisfeito. Não decida nada sem pesquisar muito antes. Na próxima quinta não vou de J no encontro, que está baixado, mas estarei por lá, se Deus quiser.
Abraços e boa sorte.
Alexandre - Brasília - Caveirão
To achando que vou ter que morrer na grana...
Depois de muita pesquisa conversei com 3 mecânicos, e os 3 me aconselharam a não fazer com o Duratec.
- Primeiro falaram sobre a mão de obra, que por ser 16 válvulas, já é mais caro, assim como as peças.
- Segundo por ser um motor pequeno, mesmo sem saber sobre adaptações com ele, comentaram que se precisar-se aumentar o torque do motor vai fazer o motor consumir mais. Isso me fez refletir no consumo da Eco que é de 9.4 na cidade, se aumentar mais vai cair par um 6 ou 5 e para um uso de dia a dia ficaria meio apertado.
- Terceiro que eu fiquei com medo, já que ninguém fez uma adaptação com ele, e já tem bastante tempo e ninguém postou nada sobre uma adaptação com esta motorização
Acredito que esta motorização é muito boa, mas não estou querendo me arriscar. Seria uma adaptação mais barata e tendo um motor zero, mas não dá para ficar testando agora. Estou pensando seriamente em colocar um MWM. Mesmo sem arrumar o resto do carro vou ficar mais satisfeito com o desempenho e talvez, se não der muito problema ira arruando o resto com calma.
Vou ao encontro amanha e acredito que vou dar um veredito até sábado.
Valew pela força moçada...
Amigo,
O pioneirismo tem um preço....sempre....
particularmente eu não concordo com os mecânicos...não tem nada a ver ser 16 válvulas e o torque é mais do que suficiente para empurrar o jota.....
em todo caso, a minha sugestão, por experiência própria, se vc não arrumou um mecânico disposto a topar a parada e eles ficam arrumando desculpa é pq não querem fazer o serviço...então ou vc arruma alguem disposto ou é melhor partir para algo mais fácil....
Já é um problema lidar com mecânico, ainda mais quando eles não estão com vontade de fazer o serviço.
abs
joão k. chikui
20/08/2009, 12:43
Popous
Como vc não disse o ano do teu Jota , vou imaginar que seja de 96 para trás , ainda com cambio Peugeot e com os excelentes eixo carraro ainda sem Roda livre.
Leve em conta que se vc colocar um MWM com 132 CV a 3500rpm e 34.7 mkgf de torque a 1800 rpm , terá um carro estúpido , mas com vel final de 105 km/h e possivelmente teu cambio vai estourar . Isso pediria cambio clark e rel 10:41 ou novos eixos(dana de Rural ou Band), mas ,vai demandar mais 7 a 13 k.
Uma opção que fica bem mais fraca, mas muito equilibrada, por ter curva de potencia e torque parecida com o XUD são os motores 3L e 5L de Hilux 2.8 e 3.0 , pois estão de 80 a 90 CV a 4300 rpm e torque de 19 a 22 mkgf a 2200 rpm, porém ,com uma confiabilidade absurda.
Domingos Cassiano
20/08/2009, 16:13
Eu uso Ap 1.9 Golf Argentino fala com Javae 048-84058337 ele sempre tem motores Ap - MWM - Hilux e outros a´bom peço ele esta no ml e so entrar como motor ap disel o cara e ponta firme
Amigo,
O pioneirismo tem um preço....sempre....
particularmente eu não concordo com os mecânicos...não tem nada a ver ser 16 válvulas e o torque é mais do que suficiente para empurrar o jota.....
em todo caso, a minha sugestão, por experiência própria, se vc não arrumou um mecânico disposto a topar a parada e eles ficam arrumando desculpa é pq não querem fazer o serviço...então ou vc arruma alguem disposto ou é melhor partir para algo mais fácil....
Já é um problema lidar com mecânico, ainda mais quando eles não estão com vontade de fazer o serviço.
abs
fala leogc,
pois é, eu concordo com vc que este motor tem torque suficiente para empurrar e puchar outro J, mas não foi apenas isso. Também comentaram que este motor não pega retifica... é ruim para o concerto, por isso fiquei com o pé atraz para esta adaptação.
eu arranjei mecanico para fazer esta adaptação, porém ele comentou o que poderia acontecer após adaptação e me desanimei...
ainda estou ná luta a procura do motor, o MWM é muito caro, se conseguisse fazer algo do nivel mais barato eu concerteza irei fazer...
valew pela força
forte abraço
Popous
Como vc não disse o ano do teu Jota , vou imaginar que seja de 96 para trás , ainda com cambio Peugeot e com os excelentes eixo carraro ainda sem Roda livre.
Leve em conta que se vc colocar um MWM com 132 CV a 3500rpm e 34.7 mkgf de torque a 1800 rpm , terá um carro estúpido , mas com vel final de 105 km/h e possivelmente teu cambio vai estourar . Isso pediria cambio clark e rel 10:41 ou novos eixos(dana de Rural ou Band), mas ,vai demandar mais 7 a 13 k.
Uma opção que fica bem mais fraca, mas muito equilibrada, por ter curva de potencia e torque parecida com o XUD são os motores 3L e 5L de Hilux 2.8 e 3.0 , pois estão de 80 a 90 CV a 4300 rpm e torque de 19 a 22 mkgf a 2200 rpm, porém ,com uma confiabilidade absurda.
joão, e já estava prevendo colocar isso dentro do orçamento. pelo que eu vi, isso vai me adicionar por volta de 5.5k e é uma coisa que não é bom esperar quebra, no meu ponto de vista... o motor da hilux estou procurando, mas não encontrei em nenhum lugar. está bem dificil de encontrar, mas não parei de procura...
valew...
Eu uso Ap 1.9 Golf Argentino fala com Javae 048-84058337 ele sempre tem motores Ap - MWM - Hilux e outros a´bom peço ele esta no ml e so entrar como motor ap disel o cara e ponta firme
domingos, vou entrar em contato com o Javae hoje ainda. eu até tinha pensado em colocar o AP 1.9 do golf, mas a adaptação, pelo que vi, os preços dos motores são muito proximos do MWM, por isso que não fiquei tão animado em fazer esta adaptação.. tira uma dúvida minha, quanto está consumindo seu J como o AP 1.9???
cRiPpLe_rOoStEr
23/08/2009, 20:52
o ap 1.9 a diesel é o que mais me parece adequado pelo fato de não ser tão difícil adaptar para rodar com "coisas estranhas" como biodiesel, óleo vegetal bruto e álcool (mantendo a ignição por compressão, mas como ja disse o afonso carlos num outro tópico, o problema é a lubrificação da bomba injetora que fica comprometida ao se usar álcool puro), principalmente nas versões com bomba injetora mecânica...
Achei um motor MWM 2.8 que vale apena...
Estou pesquisando a adaptação, mas não achei nenhum tópico que fala da adaptação detalhadamente. Ainda tenho muito que aprender com estes motores, e como não sou eu que vou fazer a adaptação fico mais encucado ainda... Alguém sabe onde posso encontrar um tópico detalhado desta adaptação?
É um MWM da S10 e ele me indicou para manter o cambio da própria S10, e não sei se fica bom, mas ainda comentou que não precisaria de trocar a relação, pois o cambio é mais longo. Isso procede, ou seria melhor colocar o da Clark?
Achei um arquivo no clube do J mas não consegui fechar tudo. Meu J é original 95 e ainda possui a relação 8:43 não sei se o carro vai ficar muito preso. Acredito que se conseguisse chegar a uma velocidade de cruzeiro, viagem de 120 a 130, embora não espero chegar a 130, acho que teria uma relação uso trilha boa... me corrigem se estiver errado.
Tem como alguém me dar um help nesta tabela de relação de cambio???
Valew
Eduardo Tescarollo
26/08/2009, 06:34
Amigo, o cambio da S-10 ficaria bom sim, mas voçê terá de alongar de qualquer forma, a adaptação mais facil e com o cambio CL 2215A original do JPX, é só colocar a caixa seca da propria S-10 que da certo no cambio e no motor.
Blz
Só complementando o eduardo....
se usar o cambio da s10, o ideal era usar a tcase também (não sei o quão complicado seria colocar a tcase do jota no cambio da s10)...
aparentemente o motor da s10 é o mais fácil de adaptar na 2215A..no cambio tem que fazer as seguintes modificações (o padrão é o mesmo que o opala):
- trocar o eixo piloto original pelo nº 3343050 (era 3317050) usado nas c20;
- trocar também a Tampa Retentora do Piloto nº 3317166 (se não me engano essa é a moringa), mas se não for, tem que trocar a moringa também.
- colocar uma placa espaçadora (também chamada tampa do cambio), é uma placa que fica entre o cambio e a capa seca. no jpx a própria capa seca exerce essa função. eu tinha essa referência aqui, mas não to achando...
algumas dessas peças eu comprei novas em lojas autorizadas pela eaton...a única exceção foi a placa espaçadora que tive que comprar usada..
nota: a 2215 saiu na c20, a 2215A saiu no jpx...a diferença está nessas partes que eu falei e na flange para adaptação na tcase do jpx. essas caixas do jpx tão ficando bem difíceis de se encontrar.
feito isso, só falta conseguir uma capa seca e embreagem de c20 (ou c10) e adaptar o garfo da embreagem.....fazer os calços do motor e coloca-lo no lugar.
se não me engano, é necessário um calço de carroceria de pelo menos 5cm para ter espaço....
não esqueça de medir a distância da polia para o triângulo da suspensão, para não ter surpresas desagradáveis.
como vc vai colocar um motor mais pesado, certamente terá que usar molas mais duras na frente.
é provável que de para recuar um pouco o conjunto motor+cambio (no opala tem espaço, creio que é o mesmo pro mwm)....com certeza seria a melhor solução, não só pelo espaço existente para poder mexer no motor, como também pelo equilíbrio do carro.
se não alongar o diferencial e usando um pneu 31, para vc andar a 116 km/h o motor estará a 4500 rpm...botando um pneu 33 melhora um pouco...mas ainda assim vc está subutilizando o seu conjunto...fora o fato de estar forçando demais o diferencial.
meu jota não tem mwm, mas eu sei dessas coisas pq a adaptação do opala é bem parecida...fora que pesquisei um pouco na época e com ajuda do joaoponeiz descobri essas coisas todas....
além disso, nós já vimos algumas adaptações de motor...e talvez o ideal seria procurar alguem que já tivesse mais experiência nisso, pq o motor é grande e dependendo do jeito que se coloca ele no lugar pode não ter espaço para mexer em nada depois....
agora....se for adaptar no cambio peugeot....ACHO que não precisa mudar nada no cambio, com exceção de soldar a ponta de um eixo piloto eaton no eixo piloto original...não muda mais nada no cambio, só a capa seca e a embreagem. no resto acho que tudo é igual...
abs
Léo_Babiski
26/08/2009, 09:56
Léo, só por curiosodade, quanto vc pagou nessa placa espaçadora? Comprei por R$192 mas mesmo assim achei que fui lesado... A capa seca comprei aqui no forum por R$180,00, e a moringa nova mais o retentor 122,00. Tinha uma mais em conta (R$ 37,00, C-10) mas não se encaixava perfeitamente, aí resolvi não arriscar. O eixo piloto já veio trocado (pelo menos nisso dei sorte).
Popous, tem um cara aqui no forum que já rodou mais de 100 mil Km com MWM2.8 e cambio pegeout, fazendo trilhas. Se $$ estiver curta, roda assim até quebrar, depois vc compra a clark.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16961&page=6
Segue uma foto das peças que vc precisa comprar.
Flange, moringa e eixo piloto da C-20. São as mais claras, digo, limpas, rs.
No www.eaton.com.br você baixa o catalogo de peças. É um programa muito bem feito. Você vai no demanche e anota a referencia da peça, em casa confere e ve se a aplicação serve para o seu cambio. Separa por marcas. Tem o do JPX em "outros".
Abs.
Leo,
Não lembro quanto paguei, foi entre 100 e 200 reais mesmo....(só para ilustrar, a placa espaçadora é aquela vermelhona onde prende a moringa)...eu tinha a referencia dessa peça, mas perdi.
a moringa eu paguei 140, eu cheguei a comprar essa mais barata mas ela é diferente...no eixo piloto, zero, na caixa, eu paguei 435.
ah eh...o marcelo roda ha bastante tempo com a peugeot....que é muito mais confortável para dirigir.
abs
alguem sabe +ou- quanto custa o o cambio CL 2215A?
umberto xxxrrr
26/08/2009, 10:49
>> Na Ford vende pistão com "sobremedidas" para os motores (Duratec/rocam e etc), de modo que é LENDA o fato de que eles não "levam retífica". Agora, sabem quanto custa um "parcial" de Rocam 1.6 flex na concessionária? (com bloco, vira, bielas, pistões e anéis). R$ 1.500 !!! Aí alguém vai fazer retífica? Por isso virou lenda de que não faz. (PS.: O parcial de Duratec custa R$11.000,00, por isto o frisson da promoção, onde tem gente que como eu comprou Duratec até para ser peso de papel hehehe).
>> Em minha opinião, um erro comum que cometemos ao avaliar dados como potência e torque em fichas técnicas é nos prendermos em dados MÁXIMOS.
Exemplificando, no caso do Duratec 2.0 o torque máximo é atingido numa rotação (relativamente) alta, como é característico de um motor "multiválvulas" (entre aspas porque o termo está incorreto) pois assim é o uso num veículo urbano/estradeiro (originalmente o Focus).
O correto seria avaliar todo mapa ("curva") de torque/potência em dinamômetro, olhem que legal esta informação:
80% de seu torque máximo é disponível em 1.500 rpm (fonte: http://www.parana-online.com.br/canal/automoveis/news/129934/ (http://www.parana-online.com.br/canal/automoveis/news/129934/)
Ou seja, a 1500 RPM tem 15,8kgfm.
Mais que um ap 1.8 (que é 8v) gera a 3000rpm(que é o SEU máximo). (fonte: http://noticias.vrum.com.br/veiculos_correiobraziliense/portlet,modulo,noticia,interna_noticia,id_noticias =1660&id_sessoes=160.shtml (http://noticias.vrum.com.br/veiculos_correiobraziliense/portlet,modulo,noticia,interna_noticia,id_noticias =1660&id_sessoes=160.shtml) )
Mesmo os motores Opala (reconhecidamente "torcudos" na prática) geram seu máximo (entre 16,7 e 17,1 kgfm) a 2500 rpm. Arrisco dizer que a 1500 e 2500 rpm se equivalem estes dados num comparativo entre ambos.
Resumindo, eu iria de Opala 4 cil (se for pelo custo do motor), Duratec 2.0 (por ser novo nestas ocasiões agora) ou mesmo um VW ap (que não tenho).
Abraços a todos.
Léo_Babiski
26/08/2009, 11:20
Também acho os duratec 2.0 uma boa opção. Só rodo de opala pq eu já tenho o mtr.
Umberto, você esqueceu de mencionar a relação peso potencia desse mtr em relação aos outros, que pesa somente 90kg.
Só para comparar, o volante do mtr mais embreagem do meu opala (leia-se C-20), deve pesar quase 20kg.
Agora cuidado, já vi neguinho comprando desse mtr da ford cheio dágua dentro, kkk.
Abs.
Eduardo Tescarollo
26/08/2009, 16:11
[QUOTE=umberto xxxrrr;967542]>> Na Ford vende pistão com "sobremedidas" para os motores (Duratec/rocam e etc), de modo que é LENDA o fato de que eles não "levam retífica". Agora, sabem quanto custa um "parcial" de Rocam 1.6 flex na concessionária? (com bloco, vira, bielas, pistões e anéis). R$ 1.500 !!! Aí alguém vai fazer retífica? Por isso virou lenda de que não faz. (PS.: O parcial de Duratec custa R$11.000,00, por isto o frisson da promoção, onde tem gente que como eu comprou Duratec até para ser peso de papel hehehe).
>> Em minha opinião, um erro comum que cometemos ao avaliar dados como potência e torque em fichas técnicas é nos prendermos em dados MÁXIMOS.
Umberto,
É fato que os motores zetec da ford não tinham retífica quando foram lançados, só se vendia o motor parcial, quando cotei já a uns 5 anos custava em torno de R$ 7.000,00, precisei achar uma biela usada para conseguir montar o motor, não sei a quanto tempo, mas já é possivel fazer a retífica. Com certeza os outros motores que vieram na sequência pegaram a fama destes. Agora R$ 1.500,00 por um motor parcial zero e um achado.
Valeu
"NÔMADE"
26/08/2009, 21:35
Boa noite a todos! sou novo na comunidade sendo assim, não me manifestarei a respeito do exposto até agora...o fato e que acabo de comprar um JPX ano 95 muito conservado e original, porem com a junta do cabeçote queimada parado a cerca de um ano e meio; detalhe sou seu segundo dono!Pertencia a esposa de um senhor que a presenteou com o mesmo... Logo de cara tive de gastar uma nota para realizar a retifica do cabeçote bem como bomba e bicos. Ainda não consegui sequer andar no bendito, pois o mecanico não consegue acertar a junta correta para o concerto realizado, vaza compressão do motor para o sistema de arrefecimento, aí to completamente desgostoso com o fato e desconfiando de que me meti numa roubada em tentar manter a originalidade do "J" a custo muito alto por sinal!!!! Bom, pesquisando na net, achei esta comunidade e os vários relatos sobre o problematico motor Xud 1.9; também notei que vcs tem uma serie de soluções atrativas para este problema congenito, a que mais me agradou tanto por custo como por durabilidade foi a adoção do Coraçãozinho Duratec 2.0, pois estive pesquizando e achei o mesmo novo completo a um preço muito acessivel, abaixo inclusive dos APs, bem como o modulo da Eco Sport, que segundo alguns relatos lidos, pode-se facilmente alcançar os 200cv de potência realizando algumas simples mudanças, desta forma pensei por que não? Porem há algumas duvidas que necessito tirar antes de me meter em outra roubada:
Quanto a adaptação do mesmo, sera que terei de mexer no câmbio e relação? estarei usando-o estritamente no dia a dia como condução principal e esporadicamente para viagens nos fins de semana, para tanto necessitarei de pelo menos 120-130Km/h de velocidade cruzeiro, não pretendo realizar trilhas! Já adquiri um jogo de rodas de aço 15x10 e estou pesquisando a melhor medida de pneus para meu uso pessoal, acho que vou optar pelo 31x12,5x15, desta forma sera que o conjunto se tornara muito pesado para este motor? Sera que seu consumo se tornara muito alto nesta configuração? Preciso estabelecer um equilibrio dentro desta receita, pois não disponho de mais recursos para ficar tentando indefinidamente, minha meta era o 3.0 turbo alimentado da hilux, porem devido a falta de verba tenho que me ater a realidade dos fatos: Não confio no motor original para ficar com ele e tambem não possuo recursos para adoção da tão sonhada modificação Hilux, assim dependo de realizar uma escolha coerente e duradoura para desfrutar do meu novo companheiro de aventuras! que atualmente encontra-se engessado dentro da oficina, até ter possibilidade para atingir minha meta...Por favor mandem suas opinioes a respeito para minha referência quanto a adoção do novo propulsor e quanto ao menor custo nas adaptações para tanto ok? Conto com a colaboração de todos e desde já agradeço pela oportunidade de me tornar um membro e poder participara desta grande familia, obrigado!!!
Léo_Babiski
26/08/2009, 22:03
Nômade, não sei se ainda há tempo, mas já que (esse já que é soda..) você está com o motor em aberto e deve ter comprado as peças novas, antes de jogar o mtr no lixo, entra em contato com o Valdemar. Ao que parece ele monta o super xud satisfatoriamente. Converse com ele, talvez ainda de tempo de recuperar o seu investimento. Tem o telefone dele aqui: http://br.groups.yahoo.com/group/clubedojpx/
Já tem gente acelerando o super xud: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56293
E não gastaria 1 real com o xud, mas "já que" você começou a investir, agora pode ser vantajoso terminar.
Boa sorte.
netto mietto
26/08/2009, 22:17
Boa noite a todos! sou novo na comunidade sendo assim, não me manifestarei a respeito do exposto até agora...o fato e que acabo de comprar um JPX ano 95 muito conservado e original, porem com a junta do cabeçote queimada parado a cerca de um ano e meio; detalhe sou seu segundo dono!Pertencia a esposa de um senhor que a presenteou com o mesmo... Logo de cara tive de gastar uma nota para realizar a retifica do cabeçote bem como bomba e bicos. Ainda não consegui sequer andar no bendito, pois o mecanico não consegue acertar a junta correta para o concerto realizado, vaza compressão do motor para o sistema de arrefecimento, aí to completamente desgostoso com o fato e desconfiando de que me meti numa roubada em tentar manter a originalidade do "J" a custo muito alto por sinal!!!! Bom, pesquisando na net, achei esta comunidade e os vários relatos sobre o problematico motor Xud 1.9; também notei que vcs tem uma serie de soluções atrativas para este problema congenito, a que mais me agradou tanto por custo como por durabilidade foi a adoção do Coraçãozinho Duratec 2.0, pois estive pesquizando e achei o mesmo novo completo a um preço muito acessivel, abaixo inclusive dos APs, bem como o modulo da Eco Sport, que segundo alguns relatos lidos, pode-se facilmente alcançar os 200cv de potência realizando algumas simples mudanças, desta forma pensei por que não? Porem há algumas duvidas que necessito tirar antes de me meter em outra roubada:
Quanto a adaptação do mesmo, sera que terei de mexer no câmbio e relação? estarei usando-o estritamente no dia a dia como condução principal e esporadicamente para viagens nos fins de semana, para tanto necessitarei de pelo menos 120-130Km/h de velocidade cruzeiro, não pretendo realizar trilhas! Já adquiri um jogo de rodas de aço 15x10 e estou pesquisando a melhor medida de pneus para meu uso pessoal, acho que vou optar pelo 31x12,5x15, desta forma sera que o conjunto se tornara muito pesado para este motor? Sera que seu consumo se tornara muito alto nesta configuração? Preciso estabelecer um equilibrio dentro desta receita, pois não disponho de mais recursos para ficar tentando indefinidamente, minha meta era o 3.0 turbo alimentado da hilux, porem devido a falta de verba tenho que me ater a realidade dos fatos: Não confio no motor original para ficar com ele e tambem não possuo recursos para adoção da tão sonhada modificação Hilux, assim dependo de realizar uma escolha coerente e duradoura para desfrutar do meu novo companheiro de aventuras! que atualmente encontra-se engessado dentro da oficina, até ter possibilidade para atingir minha meta...Por favor mandem suas opinioes a respeito para minha referência quanto a adoção do novo propulsor e quanto ao menor custo nas adaptações para tanto ok? Conto com a colaboração de todos e desde já agradeço pela oportunidade de me tornar um membro e poder participara desta grande familia, obrigado!!!
amigo leva seu jota no waldemar em mogi das cruzes ele so mexe com xud
nomade,
primeiramente seja bem vindo ao fórum...como o leo sugeriu inscreva-se também na lista do yahoo, onde as informações são mais ligeiras....
o duratec deve dar e sobrar para o jota....mas vc não precisa de rodas e pneus tão largos...se vc trocar a sua roda 15x10 por uma 15x7, vc ganha um troco nelas e ainda pode colocar pneus 31x10,5 que vão ficar bom demais....acho que mesmo que colocasse pneus 33x12,5 em rodas 15x10, as rodas seriam largas demais (o ideal era usar 15x8). fora que com o xud, seria bem difícil empurrar o 33..
como dissemos antes, creio que o pior de colocar esse motor no jota é arrumar um mecanico disposto...se o seu mecanico estiver disposto e a adaptação ficar decente, o resultado deve ser bom...
abs
Tem como prever o consumo do Duratec fazendo esta adação???
Eduardo Tescarollo
27/08/2009, 11:02
Nomade,
Pergunte ao seu mecanico se ele verificou o bloco, com certeza deve estar empenado. Agora se quer um carro com velocidade de cruzeiro de 120 a 130, comprou o carro errado, jeep não é para andar nesta velocidade.
Blz
umberto xxxrrr
28/08/2009, 11:29
Tem como prever o consumo do Duratec fazendo esta adação???
É difícil acertar numa previsão de consumo (pois depende muito do pé do piloto) , mas considerando que a Ranger a gasolina usa também um Duratec (2.3 no caso) e tem um consumo "razoável", acredito que estejamos falando em algo em torno de uns 8 km/l ? :pensativo:
Sobre os motores na concessionária:
1- O parcial de rocam 1.6 Flex é R$1500 (ou pouco mais, comprei o último há um ano mais ou menos e não "cotei" mais) FORA DE PROMOÇÃO, é o preço NORMAL (só com o desconto de "oficina" que na prática todo mundo consegue).
2- Quanto aos Duratecs "com água" , é preciso mesmo estar atento, ver com quem está comprando é uma boa dica... das 13 unidades que comprei 5 estavam com água :evil: . Estão na Ford, foram periciados, constatados os problemas está se decidindo se serão reparados (sem nenhum custo, estão na garantia) ou se serão trocados por outros novos.;)
Os que tenho anunciados são os que não tinham a água.:palmas:
umberto xxxrrr
28/08/2009, 11:38
Sobre os Zetec (tá, este link não é a "melhor fonte", mas o primeiro que apareceu no google...)
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090514060608AA8stZy (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090514060608AA8stZy)
umberto,
estava pesquisando os motores, e este motor é eletrico, correto?
com isso em um trilha pode trazer problemas.. não estou certo???
umberto xxxrrr
31/08/2009, 11:32
umberto,
estava pesquisando os motores, e este motor é eletrico, correto?
com isso em um trilha pode trazer problemas.. não estou certo???
Olá Popous,
Vc está falando do Duratec? Caso positivo, talvez esteja querendo dizer que ele é (normalmente) "injetado" (usa injeção eletrônica como a maioria dos motores "modernos")...
Pressupondo que seja isto, diria que, como a quase totalidade dos atuais motores que assim o é, isto não é problema (nem em trilha nem em nenhuma outra condição), e sim uma característica que (em alguns) ainda gera um certo desconforto frente à "novidades" (quando comparado ao carro/motor "carburado").
De toda forma, nada impede (a não ser o "passo atrás", e várias adaptações) de montar o dito cujo "carburado" (existem aplicações de competição que ainda o fazem), mas a única coisa que diria "relevante" a ser feita no caso de uso de um motor "injetado" para condições "de trilha", seria talvez promover a instalação do(s) módulo(s) em lugar mais elevado/estanque para salvaguardá-lo(s) para a travessia de alagados.
Caso estivesse se referindo a "életrico" em outro quesito, desconsidere o texto todo. rsrsrs.
Abração. :concordo:
"NÔMADE"
01/09/2009, 20:37
Boa noite Eduardo, tudo bem? Bom obrigado pela dica do bloco porem o problema se resumia a utilização de uma junta de cabeçote de qualidade duvidosa que acabou por acarretar o mal funcionanmento conforme mencionado; quanto a questão da velocidade, pretendo utilizar o J no meu dia a dia no deslocamento entre minha residencia e o trablho e para viagens ecológicas e acampamentos nos fins de semanas com minha esposa, desta forma não necessito de um bólido de ralye, porém gostaria de obter a máxima vantagem dentro dos limites desta motorização para eventuaias viagens para outros estados sem tornar o passeio um martirio em estradas onde a velocidade padrão puder ser atingida...
De qualquer forma, agradeço pelas dicas e solicito caso tenha conhecimento, se com modificações na relação dos diferencias, seria possivel tornar o J um carro mais esperto na estrada, se alguem possuir tal informação fico por demais agradecido, pois como ja mencionei pretendo manter o máximo da originalidade do veículo até por conta dos gastos excessivos a que são remetidas mudanças extremas e desnecessárias! Agradeço mais uma vez e conto com a colaboração de todos os parceiros nesta empreitada!
"NÔMADE"
14/06/2010, 20:35
Boa noite novamente Srs.! Aproveitando a situação de acertar o motor Xud original que decidi conservar e seguindo o conselho de leva-lo ao Valdemar de Mogi das Cruzes, acabei contraindo a doença do off-roader: já que tiramos o motor, confira a carroceria; já que estamos fazendo a funilaria, acerte a eletrica; já que esta tudo desmontado, confira a suspenção e assim por diante... Estou dando aquele trato no meu novo companheiro de aventuras, funilaria e lanternagem completa com direito a aquisição deguincho eletrico e tudo mais! Assim acabei deixando o mesmo no estaleiro aqui mesmo em Guarulhos e levei o motor para o Valdemar acertar, com a aquisição de turbina nova e inter-cooler da L200 de competição em aluminio!Como tudo depende da injeção muitas latinhas, estou tendo um bom tempo de reflexão acerca das decisões a serem tomadas, daí surgiu uma duvida que não pude deixar de pensar e que até agora me assombra, sera possivel adaptar o motor da Toyota 14B Bandeirantes no JPX? Pois estive pesquisando o mesmo e cheguei a conclusão de que alem de ser muito confiável e robusto o mesmo possuí baixa manutenção e sua mecanica é bem simples se comparada ao Xud...Porém gostaria de saber a opinião de todos para formar uma conjectura a este respeito com relação aos tópicos a seguir:
1 - Terei de utilizar o conjunto todo, motor, cx de câmbio e tração ou da para aproveitar alguma coisa do JPX?
2 - Sera que os eixos Carráro se trocadas as relações por mais alongadas aguentam ou terei de adquirir oeixos da band também?
3 - O peso do mesmo é de 240 Kg e sua potencia declarada 3.7 lts/100cv sem a utilização da turbina, seria necessário muitas mudanças quanto a suspenção e sistema de freios para aguentar este conjunto?
4 - Vcs conhecem ou sabem de alguém que fez esta adaptção para postar sobre seu comportamento posterior em situações adversas quanto as quebras e durabilidade do conjunto?
Sei que são muitas perguntas, porém estive cotando diversos motores quando não acreditava mais no Xud e uma destas cotações foi justamente esta opção que se mostrou muito acessivel para aquisição, porém quanto as adaptções necessárias para tanto preciso de opiniões realmente claras de quem entende para julgar sua viabilidade tecnica e monetária...
Assim, agradeço a todos que puderem me ajudar nesta duvida e quem sabe num futuro não tão distante, terei um hibrido Toyota/JPX rodando por este mundão de meu Deus!!!!!
"NÔMADE"
16/06/2010, 20:07
Srs. ninguem se habilita a pautar sobre o assunto em questão, sei que vcs todos podem me ajudar quanto a esta questão e relamente estou muito inclinado a adotar tal motorização, porém realmente preciso de opinioes de pessoas mais esclarecidas, que possam me nortear a realizar tal mudança...Conto com todos vcs para me exclrecer melhor quanto a este tópico!Por favor colaborem!!!
netto mietto
16/06/2010, 20:25
nomade..........
que eu saiba os motores para adaptar no jota que fica façil sao esses.
ap 1.9 diesel maxion 2.5 mwm 2.8 da s10 e ap 2.0 do santana e opala 4cc
o joao k.chikui + conhecido com joaoponeis aqui do forum tem jota e toyota manda uma m.p para ele e veja o que ele fala do seu motor que vc quer adaptar. boa sorte.
Léo_Babiski
16/06/2010, 20:43
Nômade, essa questão de motorização já foi muito discutida por aqui. Pesquise nos tópicos já existentes. Usa o botão pesquisar. Esse pode te dar um norte: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=75169&page=3
Com relação ao mtr 14b acho muito pesado, talvez grande e de desempenho não tão bom.. O conjunto completo de band não deve ficar ruim, mas se vc comprar um conjunto completo de toy hilux 2.8 até 95 provavelmenete ficará melhor, de troler moderno idem.
Se não fizer trilhas pode ser q os eixos originais alongados deem conta. Eu resolvi não arriscar. Qualquer duvida é só perguntar. Na lista jpx yahoo também tem muita informação e as respostas são mais rápidas. Abs.
fguerreiro
10/11/2010, 06:54
Nômade, bom dia!
Como ficou seu Jota?
Abs
joão k. chikui
10/11/2010, 21:27
Nomade , adaptou o 14B ? Se bem adaptado fica show . É motor prá toda vida.
"NÔMADE"
01/12/2010, 19:21
Ainda não ficou! kkkkkkkkkk...Porém estou terminando a longa e tenebrosa injeção de latinhas e o resultado final esta quase completo e posso garantir que estou satisfeito, pois se comparar aos novos modelos do mercado alem do alto custo, ainda tem o problema de serem muito visados e isto encarece em tudo, porem com meu J nada disso preocupa! Assim que tiver terminado mando fotos da VTR para todos os companheiros!
"NÔMADE"
01/12/2010, 19:25
Acabei optando por manter o velho e problematico Xud, porém com várias melhorias realizadas pelo mestre dos motores Valdemar da Maxxima de Mogi das Cruzes, se tudo correr bem terei um Super Xud by Valdemar até no máximo em fevereiro proximo, assim que findarem os trabalhos de reformulação postarei os resultados aqui para apreciação de todos! Obrigado.
"NÔMADE"
06/05/2014, 14:31
Depois de muitas dificuldades e várias pesquisas sobre como aproveitar melhor as latinhas que iria investir, (Que foram muitas mesmo!!!) concluí que não deveria mexer com o malfadado Xud A-9 e abandonar de vez este problemático motor que iria me ancorar novamente a apenas um profissional.
Parti para o VW 1.9 modelo ALH 110cv do Bora Argentino que apos muita pesquisa e pechinchar muito mesmo, acabou entrando na historia que iniciaria a partir de sua aquisição... Este motor é originalmente eletrônico mas quando o encomendei pedi para que fosse passado para BI mecânica e retirado toda e qualquer eletrônica embarcada para me aliviar no preço para instalação bem como facilitar na manutenção, fato que fui atendido! O otor chegou e sem sombra de duvida impressionou pelo porte e seu pequeno tamanho e peso se comparado ao original XUD. Longos e difíceis anos de espera me separaram da realização deste sonho que por pouco mesmo não abandonei devido a dificuldade em conseguir adquirir os itens faltantes e adequar o sistema ao J com sua transmissão que também reformulada para calçar um câmbio do Chevette Junior, esta parte realizada pelo Valdemar mesmo, idêntico ao utilizado por ele em seu J de uso pessoal. No demais tudo foi realizado pelo Barracão 4x4, oficina que escolhi para efetuar a adaptação do conjunto e adequar o JPX a seu novo visual...
Muita coisa rolou daí por diante, mais posso garantir que nada é fácil em se tratando de adaptações e suas variáveis de custo e possibilidades de acertos e erros... O fato é que meu J está pronto e quando possível crio um tópico para contar a odisseia em detalhes, com fotos do longo trajeto percorrido até chegar ao resultado final que tenho hoje... Ainda faltam alguns ajustes, mais no geral ele atende a minhas expectativas, agora só falta por para rodar e afinar o bicho conforme meu gosto... Agradeço a todos pela paciência e prestatividade nas respostas enviadas e assim que me recuperar de um acidente que sofri estarei com ele pelas trilhas!
"NÔMADE"
06/05/2014, 14:50
461792461793461795461796
"NÔMADE"
06/05/2014, 15:00
Seguem acima algumas fotos do meu acervo pessoal, só para dar uma pequena ideia do que envolve uma empreitada desta proporção: ainda estou catalogando as fotos do inicio de tudo até a presente data e garanto que a cada foto tirada as mudanças foram caminhando a passos de formiga devido a complexidade do trabalho envolvido e ao custo das várias etapas deste projeto que ainda está em fase de conclusão final, apenas as perfumarias e detalhes finais para eu poder realmente respirar e dizer ACABOU!!! A última foto é do motor já instalado dentro do cofre do J com o intercooler acoplado ao sistema de pressurização do conjunto... Tudo foi feito para parecer original e com muito capricho dos envolvidos no projeto... Agradeço aos profissionais que tornaram isto possível, uma verdadeira equipe formada por pai e filho que fazem do seu trabalho uma arte digna de ser exposta aos apreciadores do bom e velho trabalho bem realizado! Forte abraço família Barracão 4X4!!!
parabens nomade. na minha opinião essa é a melhor opção de motor diesel que temos para o jpx.
abs
wilson ghetti
06/05/2014, 16:33
Parabénsss e sucesso....que curta muito a sua viatura...e quem sabe...vc vá ao encontro de J's em Junho....abraçosssss
Léo_Babiski
07/05/2014, 09:02
Também acho que sua decisão foi muito acertada!
Quando puder posta vídeo do J rodando.
ALVARO ANGELO
07/05/2014, 11:46
parabens nomade. na minha opinião essa é a melhor opção de motor diesel que temos para o jpx.
abs
Olá para todos amantes do J.
Me ofereceram um J com motor de S-10 (2.2 gasolina) e com eixo traseiro de rural.
Está em condições razoáveis de lataria. Vale a pena este motor ?
Alvaro Angelo
Me ofereceram um J com motor de S-10 (2.2 gasolina) e com eixo traseiro de rural.
Alvaro Angelo
eu acho esse motor ótimo pro jpx. pequeno, com torque razoável, manutenção simples....p mim vale.
abs
ALVARO ANGELO
08/05/2014, 06:57
eu acho esse motor ótimo pro jpx. pequeno, com torque razoável, manutenção simples....p mim vale.
abs
Olá Leonardo.
Grato pela resposta.
Alvaro Angelo
ricardoma
08/05/2014, 09:19
Depois de muitas dificuldades e várias pesquisas sobre como aproveitar melhor as latinhas que iria investir, (Que foram muitas mesmo!!!) concluí que não deveria mexer com o malfadado Xud A-9 e abandonar de vez este problemático motor que iria me ancorar novamente a apenas um profissional.
Parti para o VW 1.9 modelo ALH 110cv do Bora Argentino que apos muita pesquisa e pechinchar muito mesmo, acabou entrando na historia que iniciaria a partir de sua aquisição... Este motor é originalmente eletrônico mas quando o encomendei pedi para que fosse passado para BI mecânica e retirado toda e qualquer eletrônica embarcada para me aliviar no preço para instalação bem como facilitar na manutenção, fato que fui atendido! O otor chegou e sem sombra de duvida impressionou pelo porte e seu pequeno tamanho e peso se comparado ao original XUD. Longos e difíceis anos de espera me separaram da realização deste sonho que por pouco mesmo não abandonei devido a dificuldade em conseguir adquirir os itens faltantes e adequar o sistema ao J com sua transmissão que também reformulada para calçar um câmbio do Chevette Junior, esta parte realizada pelo Valdemar mesmo, idêntico ao utilizado por ele em seu J de uso pessoal. No demais tudo foi realizado pelo Barracão 4x4, oficina que escolhi para efetuar a adaptação do conjunto e adequar o JPX a seu novo visual...
Muita coisa rolou daí por diante, mais posso garantir que nada é fácil em se tratando de adaptações e suas variáveis de custo e possibilidades de acertos e erros... O fato é que meu J está pronto e quando possível crio um tópico para contar a odisseia em detalhes, com fotos do longo trajeto percorrido até chegar ao resultado final que tenho hoje... Ainda faltam alguns ajustes, mais no geral ele atende a minhas expectativas, agora só falta por para rodar e afinar o bicho conforme meu gosto... Agradeço a todos pela paciência e prestatividade nas respostas enviadas e assim que me recuperar de um acidente que sofri estarei com ele pelas trilhas!
Nômade, preciso dos agregados desse motor, pois a alguns anos adquiri um desses AGR que foi mecanizado, mas devido ao custo das peças, deixei o projeto parado. Me indicaram o Régis de Florianópolis, pode me indicar mais alguém que tenha peças?
Pode informar quanto pagou nele?
Ricardo
Andrejur
08/05/2014, 19:20
Também acho uma ótima opção, ainda mais com eixo traseiro de rural que permite utilizar vários bloqueios dana 44, inclusive o do Troller, além das pontas de eixo e cubos estriados da Ensimec. Utilizo esse diferencial traseiro na minha PKP JPX com essa configuração, relação 43x8, motor K2700(Kia Bongo e Besta GS 2.7) e posso dizer que está muito bom.
Acho que o torque do GM 2.2 é maior do que o K.2700, além do fato do Jipe ser mais leve, então deve ficar melhor ainda.
Abs.
Alvaro Angelo
"NÔMADE"
09/05/2014, 13:19
Nômade, preciso dos agregados desse motor, pois a alguns anos adquiri um desses AGR que foi mecanizado, mas devido ao custo das peças, deixei o projeto parado. Me indicaram o Régis de Florianópolis, pode me indicar mais alguém que tenha peças?
Pode informar quanto pagou nele?
Ricardo
Boa tarde Ricardo!
Bom cara, comprei meu motor com o Regis mesmo e quando da aquisição paguei R$ 10.000 latinhas em 2011, mais ou menos o mesmo preço que ia pagar no super Xud...
Pesquisei muito estes motores e suas peças de reposição, o caso é que tudo da para comprar pelo E-Bay diretamente do continente Europeu ou pelo Mercado Livre Argentino com cartão internacional. No caso do Mercado Livre Argentino há o inconveniente de em alguns casos não serem remetidos para o Brasil, desta forma vale a pena fazer um pacote e ir viajar para lá e buscar as peças necessárias... Esta é minha opção preferida, pois além de ter muita variedade nos Shopings de carros Usados ( Desmanches) por la para estes motores, há ainda a possibilidade de pechinchar e o passeio que por si só já terá valido a pena!
Pretendo fazer isto logo que tiver melhorado minhas condições tanto físicas quanto financeiras...
Quero deixar um back-up para peças de reposição principais como Kit de retifica, Cabeçote, BI etc.
Ainda não tive o prazer de colocar meu J para andar e viajar, pois como disse devido a um acidente me encontro impossibilitado para tanto, e também há o fato de eu precisar terminar alguns detalhes técnicos para garantir o melhor desempenho deste motor para as condições que preciso no meu J... Será meu carro de uso diário, portanto preciso ter certeza que estará tudo nos conformes para eu poder viajar com ele pelo Cone Sul, minha primeira grande viagem que estou programando a 5 anos e pretendo iniciar até o meio do ano que vem... Aí te conto como foi comprar com "Los Hermanos" , quem sabe não crio um post e aproveito para trazer algo para os amigos do site! Fica a dica...
Espero ter ajudado e caso tenha qualquer outra duvida, ficarei feliz em poder esclarece-la.
Forte abraço e sucesso em seu projeto, mas tenha certeza que os imprevistos irão surgir e vc deverá manter o foco e ter paciência, pois tudo é muito lento quando os recursos como no meu caso são limitados, mas a satisfação de ver seu projeto concluído da forma que vc sempre planejou nos mínimos detalhes, está realmente não tem preço que cubra e no meu caso devo isto ao grande mestre da restauração e adaptações "VADÃO e seu filho Davi" que me auxiliaram e me conduziram sempre com grande maestria e soluções práticas a conclusão do meu sonho! Mais uma vez muito grato por toda atenção e dedicação colocadas neste projeto família BARRACÃO 4X4!Sem sua ajuda com certeza eu ainda estaria procurando uma solução...
Parabens, é um ótimo motor para o JPX, a adaptação é bem mais simples que a do MWM. Por outro lado, as peças do MWM são bem mais faceis de encontrar. Ficou muito bem instalado, caprichado.
Abs
Juninho Flora
29/11/2016, 18:46
boa noite , queria opniao de vcs se compensa colocar um outro motor a diesel no jota , ou colocar um motor de opala 4cc! queria saber sobre consumo , se vale a pena o motor diesel ou a gasolina ?
boa noite , queria opniao de vcs se compensa colocar um outro motor a diesel no jota , ou colocar um motor de opala 4cc! queria saber sobre consumo , se vale a pena o motor diesel ou a gasolina ?
Boa.
como tudo nessa vida, depende.
- Depende se vc anda muitos km com o carro
- Depende se vc tem mecanico de confiança
- Depende se vc tem grana para comprar um motor a diesel
- Depende se vc tem paciência para instalar um AP diesel
- Depende se vc está disposto a gastar com combustível
- Depende se vc não se incomoda de andar com carburador
- Depende se vc gosta de viajar com o carro
- Depende da sua necessidade de potencia
as adaptações dos mwm mecanicos e dos opalas é praticamente a mesma.
eu optei pelo opala....me irritei com o carburador, injetei, deu um trabalho da porra. não ficou 100%. o carro é totalmente funcional, bebe um pouco menos (não sei quanto pq não tenho velocímetro e ando com pneu de trilha), pega sempre, não para nas inclinações e não tem medo de água. mas isso teve um custo (financeiro e de apurrinhação. eu não tenho paciencia para resolver sozinho o lance da injeção). hoje...talvez prefiria um AP 2.0 injetado de fabrica...um pouco menos de torque, mas menos apurrinhação na adaptação e manutenção. os mwm são maiores, um pouco mais trabalhoso de adaptar. Os ap diesel são fantásticos, mas tem que ter a manha para ligar eletronico ou adaptar para mecanico.
enfim...não tem resposta certa.
abs
Juninho Flora
30/11/2016, 18:36
boa noite leogc, to numa duvida cruel !!!! jota nao vai ser o carro do dia dia , vai ser usado trilhas e passeios , eu nao quero é perder o diesel no documento , agradeço sua atenção ! todos falam muito bem do motor do opala no jota , mais vou continuar a pesquisar com calma , seu moto motor de opala vc usou fuel tech?
boa noite leogc, to numa duvida cruel !!!! jota nao vai ser o carro do dia dia , vai ser usado trilhas e passeios , eu nao quero é perder o diesel no documento , agradeço sua atenção ! todos falam muito bem do motor do opala no jota , mais vou continuar a pesquisar com calma , seu moto motor de opala vc usou fuel tech?
particularmente eu prefiro andar na gasolina, principalmente pq o meu caso é parecido (apesar que nem trilha eu faço mais)...mas sabe como é...opinião cada um tem a sua.
eu ando com um opala 4cc mexido. já andei com 446, weber 40, pandoo e agora ando com megasquirt. particularmente eu acho que não vale muito a pena investir em adaptar o motor + injeção...melhor partir para um motor já injetado (AP, astra, s10)...o custo acaba ficando igual. fora que motor de opala anda meio difícil de conseguir peças de qualidade e os custos de uma retífica, por exemplo, já não são tão baixos. a injeção vc gasta uma grana com peças que no fim são adaptadas....então ou vc aprende a mexer (não é difícil mas exige paciencia) ou dependerá de alguem que nem sempre estará disponível (outro exemplo, fiquei semanas tentando falar com o mecanico que instalou a mega no meu carro e depois acabei descobrindo que ele tinha fechado a oficina e se mudado para portugal. no fim consegui um outro, mas deu trabalho).
abs
Juninho Flora
04/12/2016, 17:55
boa noite , cara pega motor da s10 2.4 vai ficar file ... motor ap tem andar com giro alto tempo todo !!
netto mietto
05/12/2016, 08:13
Ando de ap 6 anos com câmbio Clark é não tenho que encher motor pra trilha .