PDA

Ver Versão Completa : Trocando os Bicos da Ranger 2.5

EDEM2008
13/08/2009, 21:47
Boa noite Edin,
É difícil trocar os bicos injetores da ranger 2.5 hsd?
Valeu amigão!

Edintruder
14/08/2009, 12:25
É bem fácil. Solta as porcas de cima e tira os parafusos de retorno no lado dos bicos. Cuidado pra não perder os vedantes dos parafusos. Solta os parafusos e retira as castanhas de baixo dos bicos e com um alicate pra cano, vai forçando e trabalhando até o bico sair. É importante lavar o motor antes de iniciar a retirada dos bicos pra não cair sujeira pros cilindros. Lava com alta pressão. Depois confere se os vedantes dos bicos estão no local ou preso nos bicos. Coloca os bicos novos e reaperta tudo.
A troca dos bicos leva entre 1 e 2 horas de trabalho e precisa de uma chave 17mm pross bicos, 10mm de boca ou estrela, 10mm de biela ou cachimbo e alicate de bico virado (esse com regulagem).

Bem fácil.

EDEM2008
14/08/2009, 19:58
Valeu amigão!
Vou colocar a mão na massa neste fim de semana.
Um grande abraço!

Edintruder
14/08/2009, 21:13
Vais colocar os bicos da 2.8? Fica melhor.
Chegasses a trocar os diferenciais da Explorer?
Abração!

EDEM2008
15/08/2009, 05:16
Edin,
Qual a referência do bico da 2.8?
Os diferenciais continuam os mesmos (originais).
Valeu!

Edintruder
15/08/2009, 14:28
Não sei as referências, mas é só pedir os bicos da 2.8 PS que o pessoal sabe. O preço deve ser quase o mesmo. Depois de colocar os bicos novos, se for o da 2.8 talvez nem precise mexer na lenta. O melhor é que melhora bastante o uso com a BI aberta.

EDEM2008
16/08/2009, 23:42
Boa Noite Edin,
Já tinha comprado os bicos da 2.5, porém vou verificar uma possível troca.
Um grande abraço!

Edintruder
16/08/2009, 23:54
Faz a troca que não te arrependerás. Na verdade, diminui a fumaça quando usas a BI aberta, como no teu caso, pois o próprio bico permite uma vazão um pouco maior e de quebra reduz a pressão de trabalho da própria BI, pois ela trabalha sempre sob calço hidráulico entre o came e o corpo distribuidor, em casos aonde abre-se muito o débito, chega a quebrar o eixo de ressaltos na base do came. Com bicos proporcionais esse esforço reduz um pouco, podendo inclusive aumentar o débito ainda mais na BI.

Anthoniusnikos
17/08/2009, 00:31
Edin, explica melhor esse calço hidráulico entre o came e o corpo distribuidor da BI.
Abs
Anthon

Edintruder
17/08/2009, 00:48
Quando abre-se o débito, ele reduz a restrição de entrada de diesel entre a área de baixa pressão (primária) e a parte de alta pressão (secundária, após a bomba de palhetas). Com o aumento de pressão, ao sincronizar os orifícios, o diesel entra em maior quantidade para o came de injeção (no corpo distribuidor), e quando bate o ressalto para injetar o diesel em transferência para os bicos, esses precisam receber todo o diesel enviado, dessa forma se o bico não dá conta de pulverizar e retornar o excesso para o tanque, dá um calço hidráulico dentro da BI. Esse calço ocorre quando está com o acelerador a pleno, pois o orifício de retorno interno da BI fica completamente fechado forçando o motor gerar potência máxima.
Um bico de maior vazão permite esse fluxo de forma mais "natural" com a BI aberta. Na Ranger eu abri 3 voltas, porém de 1 e 1/2 até 3 não muda muito, porém sei de casos que houve a quebra da BI ao abrir além de 3 voltas.

Anthoniusnikos
17/08/2009, 01:13
Valeu Edin. Imaginava coisa semelhante. Ficou claro.
Então, pro pessoal que abre mais a BI, fica a dica de instalação de bicos com maior vazão para evitar a quebra.
É isso ? Daí usar os bicos das 2.8 nas 2.5 com BI abertas.
Nas 2.5 que as BI estão ainda lacradas e originais, melhor usar os bicos das 2.5 originais mesmo ?
Abração
Anthon

EDEM2008
17/08/2009, 21:46
Bem Edin,
consegui trocar os bicos pelos da 2.8 sem maiores problemas. Estou com meia volta na BI, acho que não vou mexer, só pra ver o resultado. Deve melhorar bastante, visto que o bombista alertou-me para que trocasse os bicos devido aos testes feitos nos mesmo, onde acusaram baixa pressão em todos. Os sintomas apresentados eram os seguintes: 1) carro fraco nas retomadas; 2) muita fumaça preta nas acelerações; 3) carro muito fraco em aclives; 4) consumo irregular.
obs: esse motor estava parado a +/- 2 anos, quando eu o comprei. Mesmo fazendo todas as revisões possíveis, sei que alguns componentes mais sensíveis poderiam vir a estragar mais cedo, foi o caso dos bicos. Graças a Deus, que a bomba está ótima, só foram trocados os reparos costumeiros.
Em tempo Edin, estou com um barulho, tipo martelinho me incomodando. Aparece quando ligo o carro, quando estou subindo uma ladeira íngrime na 1ª e o carro vai chegando ao topo ou em regime de alta velocidade, nada que venha a preocupar pois não perde potência. Aí pergunto é barulho normal do motor maxion ou estou procurando chifre em cabeça de porco?
Brigadão cumpadi!

Edintruder
18/08/2009, 00:43
O maxion é barulhento mesmo. Na minha acompanhei cada barulho novo que apareceu no motor. É normal mesmo. Parece uma chave de fenda fina batendo em uma garrafa de vidro, começa num regime de 2000rpm e depois quando nota-se está constante em todos os regimes. Eu regulei as válvulas 2 vezes e nada de diminuir, aonde o Walter disse que no 2.5 dele também fazia esse mesmo barulho.
O caso é não dar bola e ir te acostumando...

Walter L. L. Casitta
18/08/2009, 08:14
Esse barulho era a única coisa que me incomodava nesse motor desde os 70.000Km. O PS2.8 não tem disso ou pelo menos ainda não teve...

EDEM2008
03/09/2009, 02:34
Edin,
como posso fazer pra verificar se os vedantes dos bicos, aqueles que ficam dentro, na parte interna do motor, estão no lugar e ou como posso extraí-los caso não saiam com os bicos velhos?
Comprei novos, (são de cobre ou latão) e queria trocar, já que colocarei os bicos novos.
obrigado companheiro!

Edintruder
03/09/2009, 20:49
Na minha quando tirei o cabeçote e os bicos não vi vedante nenhum, ficaram os 4 no lugar. Deixa assim pois na tentativa de tirar pode quebrar e cair dentro do cilindro.
Se sair com o bico tu encaixas no bico e coloca no lugar, se não sair com o bico tu deixas o velho mesmo pra evitar maiores dores de cabeça.

Anthoniusnikos
04/09/2009, 03:12
EDEM2008, pelo que entendi, você mesmo vai trocar os bicos, plug and play ?

Daí, como tenho minhas dúvidas ! Pergunto:
Edin ou Casitta. É possível trocar simplesmente os bicos, sem precisar de posterior regulagem com algum equipamento especializado ?

Quando trocar os meus pretendo colocar os especias da Raschmotoren, ou os bicos 2.5 TD Euro II.

Bom, esses bicos das 2.8L nas 2.5L não vão aumentar muito o consumo ?

Qual desses três seria o mais econômico em consumo ?

Abs
Anthon

Edintruder
04/09/2009, 14:37
A única regulagem que deve precisar é a marcha lenta. Fora isso o débito fica inalterado.

Edem, observa o aperto dos parafusos do retorno dos bicos, pois se não ficarem bem apertados, pode dar entrada de ar pelo retorno e fica ruim de ligar.

Anthoniusnikos
05/09/2009, 03:19
Mas, a marcha lenta não é regulada automaticamente !?

Edintruder
06/09/2009, 11:30
Mas, a marcha lenta não é regulada automaticamente !?

Em BI mecânicas não. A regulagem é feita no parafuso lateral que serve de batente de curso do acelerador. No outro lado da BI tem o parafuso da regulagem da rpm máxima do motor. Então regula a marcha lenta e a máxima de forma manual. Na minha andei muito tempo com a máxima além dos 5000rpm, chegava a 5200, mas reduzi para 4800rpm pois sempre que usava a reduzida ou perdia a tração com o pé no fundo o rpm ia além dos 4640rpm (limite estabelecido pela Maxion). Teve casos de quando olhava no painel estava encostando no 5000rpm, então reduzi o giro, abri mais a BI e tenho mais força com menos rpm, e raramente deixo o giro subir muito nessa condição.

EDEM2008
06/09/2009, 11:45
Aí galera,
fiz o serviço no tempo que Edin falou (+/- 2h). Três bicos vieram com as arruelas vedantes de cobre. Visto isso, coloquei um pouco de graxa no assento do bico e o recoloquei no lugar, quando retirei a arruela que faltava veio junto. Edin as arruelas novas que coloquei tem uma espessura um pouco maior que as anteriores, tem algum problema?
Anthonius, vou deixar a regulagem como está, e aí vou testar por alguns dias, mais de ante mão o carro melhorou d+, nas arrancadas e subidas está mil, quanto ao consumo, não deu para medir ainda.
Edin, como ficaria este carro com uma tgv da 2.8?
Um bom domingo a todos!

Edintruder
06/09/2009, 12:03
Com a TGV ela responde ao turbo mais cedo. Em vez de começar a "andar" a 1600rpm, ela responderá a partir de 1400rpm.
Tem que medir o comprimento do injetor, pois tem que ficar na mesma altura do 2.5. Se ficar mais pra dentro do cabeçote pode cavitar o cabeçote. Tem uma margem de tolerância.

Anthoniusnikos
07/09/2009, 02:34
Beleza Edem, trocou os tubos de alta pressão(BI aos bicos) também ou ficaram os velhos mesmo ?
Abs
Anthon

EDEM2008
07/09/2009, 15:52
Aí Antonius,
deixei os mesmos, estão bons, quando fiz a bi, o meca, limpou tudo. Edin, as tais arruelas de vedação, eram de 1 mm e alguma coisa, as novas são de 2 mm, quanto a altura dos bicos injetores, são iguais as do 2.5, e aí cumpadi, será que vai dar problema?

Edintruder
07/09/2009, 19:49
Quando aperta essas arruelas são amassadas e reduzem a altura, então deve ficar igual. De qualquer forma fica de olho na temperatura, pois um sintoma será a temperatura levemente mais elevada. Se o motor trabalhar um pouco mais quente tu retiras um bico e comprara o vedante. Se amassou tu deixas assim, se não amassou colocas o antigo.

Sendo a diferença pouca, eu não me preocuparia com isso não.

EDEM2008
07/09/2009, 21:37
Valeu Edin,
hoje retirei um bico para comparar as dimensões com as do 2.5, e são todas iguais, não tem diferença, usei paquímetro de precisão. A diferença deve ser no diâmetro dos orifícios de injeção, creio eu. Em relação as arruelas, os bicos devem ficar mais para fora do cabeçote, evitando mais ainda, a colisão com a superfície do pistão, estou certo? faz sentido o que estou pensando?
brigadão amigo!

DieselPower
08/09/2009, 17:56
Em relação as arruelas, os bicos devem ficar mais para fora do cabeçote, evitando mais ainda, a colisão com a superfície do pistão, estou certo?

Colisão sim, mas o que pode gerar problemas, é o fato de que o diesel deve ser pulverizado no ângulo correto, caso tenha alguma alteração, algumas partes da câmara de combustão podem receber mais diesel, e outras menos, causando uma queima irregular.
Inclusive os bicos do Rasch (se não me engano) devem ser instalados em uma posição diferente dos originais.
Abraço.

Edintruder
08/09/2009, 19:23
Edem, olhei nos manuais do HSD e percebi que o teu motor é o Euro I e pra toda linha Euro II e 2.8 as arruelas de vedação são mais grossas mesmo. Então o ideal é colocar os vedantes antigos mais finos para respeitar as diferenças entre os cabeçotes Euro I e II.
Mas nada urgente.

EDEM2008
09/09/2009, 00:15
Edin,
o meu motor é o Euro II, ele é de março de 2001, um dos os ultimos 2.5.
O que acho que deve ter acontecido, é que quando comprei os meca, devem ter trocado os bicos, quando mandei trocar os motores. Mas vou observar.
Valeu amigo!

Edintruder
09/09/2009, 14:52
Se é Euro II então tá certo! deixa assim.

EDEM2008
10/09/2009, 06:01
Edin,
uma dúvida, um meca falou que os bicos da 2.8, não serviria para 2.5, em virtude da pressão de trabalho da bomba do 2.8 que é de 200 bar, enquanto da 2.5 é de 230 bar, faz sentido?
abraço amigo!

Edintruder
10/09/2009, 21:19
Edem, isso é o primeiro estágio dos bicos, o segundo estágio abre a 300 bar.

EDEM2008
10/09/2009, 21:50
Edin,
explica o fucionamento dos bicos, na verdade o que importa é o segundo estágio?

Edintruder
10/09/2009, 22:21
Os dois estágios funcionam de acordo com a necessidade.
O primeiro funciona sempre que se necessita de pouco torque e o segundo abre sempre que pisa fundo. Isso serve pra reduzir fumaça consumo e melhorar o rendimento do motor.

EDEM2008
10/09/2009, 23:20
Edin,
quer dizer que mesmo a bomba trabalhando a 230bar e o bico injetor, no primeiro estágio, trabalhando com 200bar, não teria prejuízo para o sistema ou danificar o bico, pois logo que a pressão subir passará para o segundo estágio, estou certo?

Valeu amigo.

EDEM2008
11/09/2009, 23:37
Edin, outra dúvida:
quantos litros de óleo lubrificante o 2.5 euro II pega?
Valeu companheiro!

Edintruder
12/09/2009, 00:00
O que consegue-se ajustar na BI é apenas a pressão máxima de injeção que está diretamente relacionada com o volume de injeção. Sempre que aumentar o volume de injeção a pressão nos bicos também sobe. Então essa pressão de referência é apenas a abertura dos bicos não sendo influenciada pela pressão da BI. Inicialmente essa pressão reduz quando gera folga entre o came e o corpo injetor da BI e aí sim começa a perder potência quando não chega mais a abrir mais o 2° estágio, trabalhando somente com o primeiro dos bicos.
Em relação ao óleo, com filtro são 6 litros.

Rasch Motoren
13/09/2009, 20:26
Diesel Power

Realmente houve um equivoco. Os injetores do motor HS que a Rasch fornece são montados da mesma forma que o original.
Não querendo entrar em paranóia , porém atento a projeção do injetor ,deve-se levar em conta o comprimento do seu elemento até a base, assim como arruela de vedação altura do cabeçote do motor (se já foi retificado ou não) , projeção do pistão sobre a face do bloco , altura da junta de cabeçote , ponto da bomba e ângulo de injeção.
Todos esses fatores influenciam. É claro que existem fatores de tolerância.

Edintruder
13/09/2009, 21:55
Por isso que o ideal seria reutilizar os vedantes velhos pois mantém os mesmos perâmetros, porém a diferença é 0,5mm...

EDEM2008
13/09/2009, 22:14
Boa noite, pessoal!
Estou com essa dúvida sobre os vedantes, pois os que eu encontrei nos bicos velhos, eram os mais finos (+/- 1,2mm), enquanto os que comprei em uma especializada mwm, e confirmei na concessionária são de 2,0mm. O "meca" que fez a limpeza dos bicos colocou essa mais fina e me disse que as de 2,0mm são usadas em blazer e s10 por exemplo. Será que essa informação procede?
Aí Edin, valeu a dica do óleo, sempre estava colocando 6,5 l com o filtro.

Rasch Motoren
14/09/2009, 11:54
A dinamica do funcionamento e´a seguinte: o seu funcionamento e´quase que simultaneo e em tempo integral (lenta a plena carga) o primeiro estagio tem pressaõ de abertura em170 bar ja´ segundo em torno de 210 bar e devem ser regulados separadamente , mas quando somados atingem os 230 bar.

Objetivo: iniciando a abertura com pressão mais baixa o impacto e´menor , tendo o curso
de movimento percorrido o trajeto encontra a resistência do segundo estágio dificultando ainda mais apassagem do fluido criando uma maior atomização, promovendo assim melhor combustão com menor ruido.

DieselPower
14/09/2009, 12:38
Diesel Power

Realmente houve um equivoco. Os injetores do motor HS que a Rasch fornece são montados da mesma forma que o original.

Obrigado pela correção.
Meu comentário foi levando em consideração mensagens do fórum de picapes GM, onde um membro havia instalado os bicos no MWM 4.2 de uma Gran Blazer, e segundo ele foi recomendado que realizasse algumas alterações em angulo dos bicos.... Não lembro ao certo.
Mas, com a retificação da Rasch, retiro o que eu digo.
Abraço.

Rasch Motoren
14/09/2009, 13:53
Diesel , Para o sprint a informação procede. Temos também uma novidade no brasil. É o lançamento do rotor head 14 mm ( o original tem no max 12 m m ) Pode ser utilizado em qualquer bomba ve tanto 4 ou 6 cilindros ,dando maior poder de injeção diminuindo o ruido do motor (onda de choque ) maior torque ,potencia, e pode ser usado com bicos originais.

Edintruder
14/09/2009, 17:19
Opa, eu tinha o conceito através de leitura na internet apenas, porém agora foi que realmente entendi os 2 estágios dos bicos...

EDEM2008
14/09/2009, 21:39
Edin,
levando em consideração esta explicação do Rash, não teria problema algum, colocar os bicos da 2.8 na 2.5, visto que a abertura do primeiro estágio seria abaixo dos 230 bar originais e o segundo estágio abriria normalmente, correto?
Estou ainda incafifado com a espessura dos vedantes, porque não sei quais estávam antes.
Valeu pessoal!

Edintruder
14/09/2009, 22:47
Edem, não te preocupa com isso. fica tranquilo e aproveita o semi-2.8!

EDEM2008
15/09/2009, 00:27
Brigadão irmão,
mais uma vez.

frio
25/09/2009, 00:49
ainda tenho uma curiosidade nervosa de ver como fica depois desses bicoes ai... =/

Edintruder
25/09/2009, 15:32
O melhor é ver na prático, ou melhor, sentir o resultado. Sentir os bicões eu não aconselho pra nenhum amigo! ahahahahah

EDEM2008
06/10/2009, 19:53
Ai grande Edin,
peguei a estrada, rodei uns 500 Km, a menina tá um bicho!
Estou pensando em fechar um pouco a BI, pois está uma fumaceira braba nas arrancadas e retomadas, o que voce acha?
Valeu amigão!

Edintruder
06/10/2009, 20:42
Com os bicos melhores pode reduzir a BI sim.

E o mais legal é que a transmissão da tua Explorer continua longa.

EDEM2008
15/10/2009, 21:31
Grande Amigo Edin,
resolvi fechar a bi, aumentar um pouco a lenta, e a turbina. O carro ficou uma droga, principalmente quando liga o ar-cond. Vou tentar outra regulagem, a propósito como posso dar mais pressão na turbina, enroscando ou estendendo a haste da wg.
Brigadão amigo!

EDEM2008
07/12/2009, 19:44
Bem senhores,
fiz uma grande besteira. Resolvi trocar os vedantes dos bicos injetores que eram de 2mm, por outros comprados na bosh que são de 1mm e pouco, imaginando que a fumaceira preta fosse a má distribuição do diesel no interior do cilindro. Como resultado, o parafuso da trava do segundo bico deve ter entrado com a rosca montada e não pegou muito aperto tendo como consequencia a expulsão do bico quando liguei o motor. Vou tentar abrir uma nova rosca e trocar o parafuso por outro de diâmetro maior.
Em tempo, a lda é alimentada direta pela turbina ou uma tomada de ar que sai atras da admissão? outra, com o carro parado a wg funciona se atingir uma determinada rotação?
Um grande abraço pra todos voces!

RGamaJr_4x4
08/08/2012, 18:47
Vou dar uma de coveira para não abrir outro tópico sobre o mesmo assunto.....

Alguém pode informar o preço dos injetores da Ranger 2.8, código DSLA 140 P 112 (nº Bosch 2 437 010 135)?

Vi uns tão baratos no ML. Será que são de marca "genérica" ou retificados?

Edintruder
08/08/2012, 22:51
Na última vez que vi quando ainda tinha a Ranger, cada um custava 235,00.

RGamaJr_4x4
08/08/2012, 23:01
Na última vez que vi quando ainda tinha a Ranger, cada um custava 235,00.

Foi quanto calculei. Mas e esses de R$ 100 do ML?

Corrigindo o post anterior faltou um número no código, o correto é DSLA 140 P 1112?

Carrera Diesel
09/07/2020, 16:59
Boa tarde!

DSLA145P975 s10 mwm 2.8?

Seria essa! bicos ps 2.8

Recondicionamos uma bomba da Ranger hsd 2.5, ficou bruta. 150km chega fácil.
Agora quero testar esses bicos.
Grato.

Carrera Diesel
09/07/2020, 17:06
Vais colocar os bicos da 2.8? Fica melhor.
Chegasses a trocar os diferenciais da Explorer?
Abração!

Boa tardeee
2437010135 esse bicos são da Ranger 2.8
Estes são a sua referencia de 2.8?

CARRERA DIESEL

RicardoFLN
09/07/2020, 21:15
Boa tarde!

DSLA145P975 s10 mwm 2.8?

Seria essa! bicos ps 2.8

Recondicionamos uma bomba da Ranger hsd 2.5, ficou bruta. 150km chega fácil.
Agora quero testar esses bicos.
Grato.

Não amigo, os corretos são: DSLA 140 P 1112 (5 furos, diâmetros de 0,215, ângulo de 140)

Sds.