PDA

Ver Versão Completa : Como o cabeçote trinca?



marcomurro
13/08/2009, 14:36
Boa tarde, recentemente tive a péssima noticia de que minha ranger estava com o cabeçote trincado...porem, desde q estou com ela, nunca deixei nem tive a oportunidade de ferve-la, sempre tudo normal....aconteceu depois q precisei remover a bomba injetora para tirar um vazamento de diesel nela...depois deste dia, a picape começou a fumaçar demais na marcha lenta e quando abria a tampa de valvula parecia estar abrindo uma garrafa de pepsi, de tanta pressão lá dentro...será q a trinca ja existia ou o mané do mecânico a ocasionou?
Abraços

sergiopincelli
13/08/2009, 14:59
Marco, o simples fato de vc retirar a BI para corrigir vazamento não poderia PROVOCAR a trinca do cabeçote. Alguma M grande foi feita pelo mecânico , procure pesquizar tendo uma boa conversa com ele.

Elmer_Jeep
13/08/2009, 15:13
Qual é o motor ? 2.5, 2.8, 3.0 ?

Quem garante que tá trincado ? Retiraram o cabeçote e viram a trinca ?

marcomurro
13/08/2009, 15:19
Meu motor é o 2.5 maxion turbo, e as trincas eu vi com os proprios olhos...minha duvida é q ela funcionava muito bem antes de remover a bomba injetora, que começou a vazar diesel para a correia devido a folga na carcaça...e ela assoprava um pouquinho de oleo para a turbina, por isso eu desconfiava q o cabeçote ja tava zoado entende...eu acho q como troquei turbina e recondicionei a bomba injetora, aumentou a pressão dentro do pistão e esse começou a soprar para cima....será???

Elmer_Jeep
13/08/2009, 15:42
Aaaaaaaa Taaaaaaaa, agora melhorou.

Vamos la, já vi vários HSD trincados, isso é um acontecimento "natural" nesse motor, alguns trincam entre as sedes de ADM/ESC, outros trincam da sede até o furo de passagem do bico injetor e alguns trincam na sede em direção as laterais da face.

Até aí nada demais, manda fazer um teste de trincas, se a Retífica aprovar pode remontar o bixo.
Se der vazamento na bancada de teste aí pode comprar outro.

Se o motor tá soprando deve ter anel gasto, cilindro gasto e válvulas gastas, não tem nada haver com o reparo executado na bomba, esse sintoma é de motor cansado, deveria ter mandado testar a compressão antes de desmontar o bixo.

marcomurro
13/08/2009, 18:13
Então, nem dava para medir a compressão, porque a mesma vazava para cima no cabeçote...foi perda total, comprei um novo(cabeçote) pois não dava para remendar ele...detalhe, tinha uma valvula com trinca tambem....vai montar ele amanhã e daí eu vou poder verificar a compressão do bicho...o q eu estranhei é que a picape funcionava antes, e bem, e estou com duvida se o mecanico tivesse colocado a bomba fora de ponto....mas daí ela nem pegaria, certo?
O duvida!!!
Abraços

Edintruder
13/08/2009, 20:49
Pode pegar sim, porém se ficar muito adiantando gera detonação e dá um bom soco no motor. Ele pode ter feito isso até achar o ponto correto de injeção da BI. Eu quando mexi nisso na minha, tive o cuidado de montar bem atrasado e ir ajustando aos poucos.

marcomurro
15/08/2009, 16:24
Pior q agora montei o cabeçote novo, tudo funcionou q foi uma beleza...até colocar a tampa do cabeçote...tá fazendo muita pressão como se tivesse um compressor dentro do bloco...isso mesmo, está vindo pressão do respiro lateral do bloco do motor,não do carter...estou desconfiado q a turbina esteja mandando pressão junto com o retorno do oleo para o bloco....alguem já viu isso? segunda vou tirar a turbina e testa-la para ver se esta tudo bem...

Anthoniusnikos
15/08/2009, 16:58
O negócio é ir por partes, e ficar de ôlho messe mecânico.
Abs
Anthon

Elmer_Jeep
15/08/2009, 20:43
Já "cantei a pedra" ali no final da mensagem #5... (vejo isso todo dia)

[]'s

Edintruder
15/08/2009, 23:29
Realmente pode ter algo pior mesmo...
Qual a kilometragem desse motor?

marcomurro
16/08/2009, 09:36
o motor está cim 114000, pelo menos no painel....desconfiei de anel gasto, mas daí sairia pressão de combustão no carter de óleo certo, nunca no bloco...e outra, ela não tinha problema antes de mexer na bomba....isso me deixa louco!!!estou esnucado!!!!outra, ja vi anel gasto, a pressão q fica no carter é conforme o ciclo do motor, ou seja, fica tipo pulsando o oleo, ja no meu caso, parece um compressor mesmo...
vou ficar louco com isso...rs
abraços

Anthoniusnikos
16/08/2009, 10:04
Elmer, X2 ....!
Marco: " Se o motor tá soprando deve ter anel gasto, cilindro gasto e válvulas gastas, não tem nada haver com o reparo executado na bomba, esse sintoma é de motor cansado, deveria ter mandado testar a compressão antes de desmontar o bixo."
Nota: O mecânico deve ter aumentado a pressão na BI (ou após retirado o vazamento ficou mais eficiente) e aí os problemas das peças acima mencionadas ficaram mais aparentes.
Quando se abre um motor, é para se fazer tudo o que tem que ser feito e, de preferência, bem feito.
Troca de mecânico.
Abs
Anthon

Edintruder
16/08/2009, 10:17
Se tiver algum anel quebrado ou gasto, (estou apostando na quebra), ele sopra pra dentro do carter e vai jogar óleo fora. Se te referes "bloco" como sendo para a água do radiador, daí é junta do cabeçote lascada.

Renato Fraga
16/08/2009, 10:20
...mas daí sairia pressão de combustão no carter de óleo certo, nunca no bloco...

Eu não compreendo essa distinção que você está fazendo!!!!!!!!

Se exite vasamento de compressão do cilindro, o escape será o bloco. Mas carter e bloco compreendem a mesma cavidade. Não tem como distinguir da forma como você está dizendo.

Abraços

marcomurro
16/08/2009, 19:23
então galera, eu falo isso porque quando se coloca a tampa de oleo no cabeçote, a vareta pula fora e jorra oleo...porem quando deixo ela destampada, tudo normal, a nõ ser pelo ar que sai de la....muito mais do que simples respiro do motor....então tem duas mangueiras do lado esquerdo do motor (oposto a turbina, visto de frente) a primeira, sai da lateral do bloco, que é onde sai toda a pressão de ar, e a segunda é ligada no carter, onde não tem pressão alguma...se fosse anel quebrado, sopraria por ali invariavelmente de eu abrir ou não o tampa de óleo...verdade q aumentou a presão da bomba, por isso o defeito no cabeçote, penso eu...agora a quantidade de ar que sai, está esquisito,,,

marcomurro
16/08/2009, 19:27
e tem mais um detalhe...se fosse camisa trincada, vazaria compressão para o radiador, o que não ocorre, nem falha de explosão....o ar que sai é realmente esquisito...nao é pulsando, mas sim continuo....segunda vou abrir é tudo para verificar....antes, tinha verificado visuamente a situação das camisas, que aparentemente estavam em ordem, e os pistões bem justos, sem folga...por isso montei o cabeçote novo...se descobrir alguma novidade, posto aqui...agradeço a atenção desde já
abraço

Edintruder
16/08/2009, 19:44
Xiii. Parece desgaste de anéis ou anel quebrado.
Se o uso da picape foi muito urbano, a kilomentragem final de durabilidade pode reduzir muito, porém ainda assim é muito cedo pra ter que fazer esse motor por mero desgaste.

Renato Fraga
16/08/2009, 19:52
Então, mas entenda que essas cavidades que você se refere comunicam-se, afinal, quando você completa o óleo lubrificante, o faz por onde????

E o fato de expulsar a vareta com a tampa fechada é porque a pessão tem que sair por algum lugar. Com a tampa aberta a pressão se alivia com mais facilidade.

Verifique se o respiro do bloco não está obstruído. Pode também estar acentuando o problema que você relata !!!

Abraços

Anthoniusnikos
17/08/2009, 01:00
"O motor está soprando"
Marco, retire a vareta de medição do óleo e, com o motor em funcionamento e quente (com a tampa de abastecimento de óleo do cabeçote fechada), verifique se espirra óleo pelo furo da vareta.
Mas, como o Edin disse, basta sair uma ventania pelo furo, que pode ser mesmo anel quebrado ou gasto.
Também como o Fraga disse: Antes limpe a válvula PCV, ou válvula anti-chama, ou simplesmente respiro do motor.
Abs
Anthon

marcomurro
17/08/2009, 10:20
Verdade galera, estou até com vergonha agora...não tem por onde vir aquela pressão, adiantei, atrasei, desliguei a turbina....são os anéis mesmo...eu me atrapalhei pelo fato de o respiro q vai ligado na valvula anti-chama para o carter fica submerso no óleo, daí não soprar pressão por lá...rs...aprendo!!
agora estou cotando peças, pistão anel e camisa. Sabem se compensa abrir os cilindros ao inves de encamisar o bloco e colocar pistoões da 2.8? Alguem ja fez isso? (ela é 2.5)
abraços

Elmer_Jeep
17/08/2009, 10:45
po, eu já ia sugerir fazer um bolão pra quem tivesse o palpite certo. Tava aqui igual ao Renato querendo entender sua teoria...

Pra transformar em 2.8 tem q trocar muita coisa. É mais fácil vc comprar pistões 0,50 e usinar os cilindros sem trocar camisas.

[]'s