Ver Versão Completa : Turbinar meu willys
WICABAMILITAR
12/08/2009, 15:38
PESSOAL,
SOU UM FELIZ POSSUIDOR DE UM WILLYS 79 COM MOTOR ORIGINAL 4 CIL-MAVERICK GOSTARIA DE MATER O MOTOR PELO ASPECTO DA ORIGINALIDADE, POREM ACHO MEU MOTOR UM POUCO FRACO PARA SUBIR DETERMINADAS LADEIRAS E GOSTERIA DE AJUDA AFIM DE MELHORAR A POTENCIA DO MOTOR....PRIMEIRAMENTE PENSEI EM COLOCAR TURBO, MAS COMO O CARRO JAH GASTA BASTANTE MUDEI DE IDEIA..PENSEI EM UM LEVE REBAIXO NO CABEÇOTE...MAS TO COM MEDO..DIZEM QUE PODE ME DAR PROBLEMAS COMO CONSTANTES QUEIMA DA JUNTA AO FORÇAR NUMA SUBIDA OU UMA TRILHA UM POUCO MAIS PESADA....ALGUEM SUGERE ALGO???:concordo::concordo:
pode rebaixar 2 mm sem medo
homerohermida
12/08/2009, 20:01
pode rebaixar 2 mm sem medo
Já rodou muito com este cabeçote? Tem idéia de para quanto foi a taxa? Alguma mudança de regulagem de ponto ou carburador?
a taxa original do motor é realmente baixa, se caso for colcoa rum kit turbo procure uma turbina T2 das pequenas e nào dê taxa, caso for manter aspirado existem varias receitas de colocar um carburador 3E até coletores dimensionados
tirar 2mm vai taxar bem o bixo e fica bom mesmo na gasolina sem pré detonação
vai firme adoro esse motor
Rafaminc
13/08/2009, 11:01
Pessoal, já ouvi falar que esse motor tem 2 problemas:
1º Mesmo sendo a mesma cilindrada do Opala 4cc, esse motor tem pouco torque em baixa, portanto tem que estar sempre embaixo de mau tempo.
2º O pessoal aqui da região reclama que esses motores são fracos e vão pro saco logo se der muito pau.
Será que taxando ele, não vai forçar muito?
Eu pensaria em dar uma melhorada em ítens como dimensionado, carburador maior, polir dutos de adm/escape, colocar uma bobina melhor, etc...
[QUOTE=Rafaminc;956569]Pessoal, já ouvi falar que esse motor tem 2 problemas:
1º Mesmo sendo a mesma cilindrada do Opala 4cc, esse motor tem pouco torque em baixa, portanto tem que estar sempre embaixo de mau tempo. O do opala tem 2.5 L e o OHC 2.3, só que por difererenças de projeto, o OHC trabalha em altas rotações, assim como o AP, o regime de funcionamento é outro. O OHC tem mais torque e potencia. Depois de vários anos de uso, acertos e manutenção difentes, cada motor é um motor.
2º O pessoal aqui da região reclama que esses motores são fracos e vão pro saco logo se der muito pau.
O pessoal lá nos Estados Unidos venera o OHC do mesmo jeito que o pessoal aqui faz com os AP, é motor que quanta preparação pesada e só abre o bico quando num sabem dar manutenção nele(coisa bem comum por aqui). tenho OHC em uso aqui desde 1976 que nunca foi aberto.
Será que taxando ele, não vai forçar muito?
Não, a taxa original é muito baixa(7,8:1), dimensionada pra rodar com gasolina da decada de 70, pode taxar pra 9:1 sem problema algum.
Eu pensaria em dar uma melhorada em ítens como dimensionado, carburador maior, polir dutos de adm/escape, colocar uma bobina melhor, etc...
Tudo isso melhora um pouco. Carburador num precisa de nada além do solex duplo que vinha no OHC do Maverick(aproveitar o coletor de admissão do maverick que já é pra cabrburador duplo) Ignição eletronica é fundamental, se for uma de alta potencia, melhor ainda, coletor de escape da Ranger 4 cil serve.
procure por um topico que tem aqui sobre o motor OHC e suas possibilidades.
abraço
victor massinha
13/08/2009, 14:19
lembrese de quanto mais vc meche mais longe da originalidade vc ficará (que é sua intenção) e mais problemas dará! não gaste muito dinheiro em algo que no final não possa apresentar um bom resultado, o motor OHC é um excelente motor mas em trilhas não é muito bom ter muitas modificaçoes (nuca tive sorte nem meus amigos)
veja o quanto vai gastar e reflita sobre instalar um novo conjunto um pouco melhor tipo o 4cc do opala que fica excelente!!
abraços e boa sorte!
Falam muito do OHC mas fazem pouco...
Basta dizer que o motor da Ranger 2.3L e 2.5L de rangers até 2001 gasolina são o memso OHC com algumas diferenças, não aguenta??
o dodger já explicou o que tinha que explicar.
O OHC só num vale a pena se
1- for gaxeta e vc não colocar retentor
2- mau cuidado no fim de vida e for fazer meia boca o motor
3- mau taxado e mau regulado
4- se vc quer algo injetaod vai no classificados que por 3 mil tem o motor da ranger 2.5L com toda a injeção e tudo mais prontinho do jotinha4x4 a venda, negoc'ão vai com injeção alternador, bomba e tudo mais
ATENÇÃO
já postei isso é só pesquisar, mas se vc tiver um pouco de grana vou escrever DENOVO procurem o topico OHC e suas possibilidades
1- escape dimensionado da ranger 2.5L (até 2001) é originalmente dimensionado
2- cabeçote com toda a injeção eletronica da ranger do 2.3 e 2.5 servem e fica 2 velas por pistão, fica ANIMAL
3- cambio da ranger 5 marchas serve plug n play, de quebra ganha uma embreagem hidraulica
4- pistões da ranger 2.3 + bielas da 2.5 no cabeçote e bloco do ohc com taxa vira um canhão maior ainda
5- aguenta turbo de fábrica (eram feitos turbinados e exportados do brasil pros mustangs americanos SVO), as peças eram exatamente as mesmas, mudava coletor e tinha injeção
6- Se vc tem um OHC parabéns vc tem fluxo cruzado de fábrica, caso não tenha sido informado
7- qualquer sistema DIS, ignição eletronica, CDI-D etc que aumente a potencia da parte eletrica resolve muito o consumo e a eficiencia
8- não brinque muito com o ponto desse motor, ele não tolera muito avanço, se for injetar e usar variável é a melhor coisa
9- troque a valvula PCV por uma nova que fica na mangueira para ter certeza que não está entupida, respeite o funcionamento original das peças
10- respeite os limites do bixo ele chega até 7 mil giros mas o aconselhável é 6.600rpm, verifique correia e esticador
Se você fizer tudo isso a cima, colocar pelo menos uma ignição decente da DIS por exemplo vc vai se surpreender com o que tem nas mãos, até o AP é bom motor em jeep mas precisa dimensionar tudo de diferencial a cambio! Eu particularmente prefiro o OHC, mass
o Opala 151 (iron duke) é um ótimo motor, mas em termos de preparação não alcança as possibilidades do OHC que são de fábrica até, como por exemplo o fluxo cruzado
victor massinha
14/08/2009, 14:07
1- escape dimensionado da ranger 2.5L (até 2001) é originalmente dimensionado
2- cabeçote com toda a injeção eletronica da ranger do 2.3 e 2.5 servem e fica 2 velas por pistão, fica ANIMAL
3- cambio da ranger 5 marchas serve plug n play, de quebra ganha uma embreagem hidraulica
4- pistões da ranger 2.3 + bielas da 2.5 no cabeçote e bloco do ohc com taxa vira um canhão maior ainda
5- aguenta turbo de fábrica (eram feitos turbinados e exportados do brasil pros mustangs americanos SVO), as peças eram exatamente as mesmas, mudava coletor e tinha injeção
6- Se vc tem um OHC parabéns vc tem fluxo cruzado de fábrica, caso não tenha sido informado
7- qualquer sistema DIS, ignição eletronica, CDI-D etc que aumente a potencia da parte eletrica resolve muito o consumo e a eficiencia
8- não brinque muito com o ponto desse motor, ele não tolera muito avanço, se for injetar e usar variável é a melhor coisa
9- troque a valvula PCV por uma nova que fica na mangueira para ter certeza que não está entupida, respeite o funcionamento original das peças
10- respeite os limites do bixo ele chega até 7 mil giros mas o aconselhável é 6.600rpm, verifique correia e esticador
Se você fizer tudo isso a cima, colocar pelo menos uma ignição decente da DIS por exemplo vc vai se surpreender com o que tem nas mãos, até o AP é bom motor em jeep mas precisa dimensionar tudo de diferencial a cambio! Eu particularmente prefiro o OHC, mass
Puts meu... com tudo isso no motor OHC deve ficar o bixo :twisted:
já ouvi falar que o motor OHC com uma preparação mais forte fica melhor que AP, é dificil ver motores OHC mais preparados, o comum são os AP. o duro é quanto que gasta numa brincadeira dessa?
Puts meu... com tudo isso no motor OHC deve ficar o bixo :twisted:
já ouvi falar que o motor OHC com uma preparação mais forte fica melhor que AP, é dificil ver motores OHC mais preparados, o comum são os AP. o duro é quanto que gasta numa brincadeira dessa?
gasta um bom dinheiro, uma boa retifica com tudo novo num sai menos de 2500 (tudo)
os agregados e coisas a amis devem sair mais 1 mil
mas dura seus 250 mil km bem tratado
regisbellini
14/08/2009, 21:40
Estou melhorando aos poucos meu OHC.
Com ignição eletronica pega na primeira.
Acabei de comprar um carburador duplo original, junto com o coletor
e estou atras de um coletor da ranger, não achei um a custo viavel ainda.
O que seria essa valvula PCV?
[]'s
Regis
Estou melhorando aos poucos meu OHC.
Com ignição eletronica pega na primeira.
Acabei de comprar um carburador duplo original, junto com o coletor
e estou atras de um coletor da ranger, não achei um a custo viavel ainda.
O que seria essa valvula PCV?
[]'s
Regis
valvula pcv é uma valvulazinha que fica na mangueira que sai debaixo do coletor de uma peça que parece um sapatinho e sobe até a admissão, serve pra queimar os gases que saem do carter, que é ecologicamente corrento.
o coletor de escape da ranger dá rpa achar só cavar direitinho, mas eu me preocuparia com a taxa do cabeçote a melhora é significativa
rafaelsouza
15/08/2009, 00:57
dá uma olhada aqui
http://www.x4aventura.com.br/img_oficina/Luciana23G.jpg
http://www.x4aventura.com.br/img_oficina/Luciana22G.jpg
ainda não tem muitas fotos e tbm não tenho muitas informações é só para dar uma idéia :twisted::twisted:
http://www.x4aventura.com.br/oficinaonline_view.asp?id=42
uiaaa só o Rafa tirou fotos na oficina e correu pra cá ahuahuahau
Então esse motor ai é turbo e injetado, o pessoal usa injeção de santana e readapta fica interessante mas tem lá seu gasto
Logo mais apareço na X4 (pelo intermedio do Rafa aqui) com a RACE pra vcs analisarem se quiserem ;-)
aposto meu jeep que vc tira melhor desempenho e/ou economia na race do que qualquer injeção adaptada que você use, qualquer, pode escolher até a megasquirt ;-)
aliás rafa preciso falar além de macintoshes contigo sobre os assoalhos que precisarei da iron parts, caso tenha interesse tenho a porta do wrangler no autocad feitas e estou criando já sem muita dificuldade ;-)
WICABAMILITAR
17/08/2009, 07:36
Pessoal,
Vc´s me deram uma ajuda enorme..valeu mesmo...vou começar com pequenas modificação como escape...pensei em colcoar um escape de f250 ou um de caminhao pequeno....o q acham? adianta alguma coisa? eu abri um pouco o gigle sera que dara algum resultado na potencia...Eu na verdade queria dar um rebaixo no cabeçote o carro esta na oficina fazendo o motor por completo..mandei trocar pistoes, casquilhos, dar um passe no cabeçote..resumindo o motor vai sar zero bala..mas tenho medo de tirar 2mm e acabar ficando na mao quando tiver exigindo do motor numa serra ou subida...a maioria das pessoas que falo em rebaixo dizem q o carro pode queimar a junta direto...ai fica um problema cronico e que sempre me deixara na mao...
SHERE KHAN
17/08/2009, 08:06
Espere o motor sair da retífica, talvez não precise do rebaixamento do cabeçote. O OHC é muito forte.
Gustavo de Olliveira
17/08/2009, 21:42
No comeco tive muita dor de cabeca com meu OHC ( que era gaxeta ) ate que pintei o motor de verde e joguei no mato ( pra ninguem achar ) e comprei outro OHC no Ferro velho porem original com retentor, retifiquei completo, coloquei pistoes a alcool, carbura corpo duplo ( alcool ), cabos e velas novas, e bobina do gol MI (ja me aconselharam a trocar ) .
O resultado ficou muito bom , e sei que da pra melhorar um bocado.
Mas em resultado...
No arrancadao na lama o bichinho levou tudo oque apareceu
Bf, opala 4 ,e troller com Ap
O gostoso desse motor e que ele tem SIM torque em baixa e o giro sobe um bocado ....
no Youtube tem uma pancada de videos e culto a esse motor la nos EUA.
WICABAMILITAR
19/08/2009, 11:51
A minha duvida eh eu trocando o escapamento por um mais robusto da alguma diferença significativa? ou eh uma diferença tao pequena q naum vale a pena..?
A minha duvida eh eu trocando o escapamento por um mais robusto da alguma diferença significativa? ou eh uma diferença tao pequena q naum vale a pena..?
Então, o coletor de escape, se vc colocar o dimensionado doa rtanger terá a;guma diferença mas só vale a pena se tiver com um carburador decente e bem regulado...
se vc olhar o original notará que os canos são cada um de um tamanho
dai olhando o da ranger 2.5:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146520&d=1228053731
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146521&d=1228053756
nem preciso falar o quanto melhora a exaustão...
porém se seu motor é original, num tem nada de mais, carburador normal, sei lá se vai surtir algum ganho a nÀo ser no barulho talvez
WICABAMILITAR
19/08/2009, 15:44
O carburador do meu carro eh o de duplo estagio...original..
vou modificar o escape e ver se fara alguma diferença...
Gustavo de Olliveira
20/08/2009, 21:02
o carbura de corpo duplo na hora que abre o segundo estagio, la pelos 2700 RPM da uma p. diferenca no arranque .
Vou procurar um dimencionado tambem
cRiPpLe_rOoStEr
23/08/2009, 00:25
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm
a taxa original é muito baixa(7,8:1), dimensionada pra rodar com gasolina da decada de 70, pode taxar pra 9:1 sem problema algum.
e quanto era a taxa da versão a álcool?
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm
e quanto era a taxa da versão a álcool?
se não me engano era 10, mas no OHC e era meio que fraco, tinha outras diferenças ois o pistão tinah uma saliência tb
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