PDA

Ver Versão Completa : Rodas Traseiras da Ranger Travando!!!!



Vinicius Hauagge
13/12/2004, 11:18
Pessoal, o negocio é o seguinte.... As rodas traseiras da minha ranger comecaram a travar em piso molhado e tambem logo depois de mandar lava-la.....Isso acontece quando piso no freio... Mas nao e sempre que ocorre...
A luz do abs nao acende e os "tecnicos" da concessionaria ford da minha cidade disseram que nao sabem o que é, pois o scanner nao detectou nada....
Eles sugeriram trocar o conjunto de lona traseira (que esta meia vida) pra ver se melhora.... Será que tal informacao procede?
Alguem sabe o que pode ser o que esta ocorrendo? Apenas para esclarecer, já tirei o sensor do abs (na minha ranger so tem um, mais parece um sensor de velocidade) e ja limpei o mesmo! Outra coisa... as pastilhas dianteiras sao novas!
Espero dicas e sugestoes, blz?
Obrigado,
Vinicius!

danielgab
13/12/2004, 11:50
Vinicius,
Estava acontecendo exatamente o mesmo com meu carro. Ele não tem ABS, mas o sistema de freio traseiro também é tambor/lonas. Uma limpeza no sistema (lonas/campana/articulações) e uma regulagem no freio de mão resolveu o problema.
Talvez também funcione com vc...

[]s

Vinicius Hauagge
13/12/2004, 15:34
Valeu, obrigado! Amanha vou abrir o tambor... Apenas para conhecimento de vcs, sabe quanto a concessionaria Ford pediu no conjunto de lonas traseiras? R$ 640,00!!!!!!!!!! Isso mesmo, seiscentos e quarenta reais! Achei no paralelo, marca fraslee por R$ 140,00!!!!!! So tenho que abrir o tambor antes, pois tem tres medidas (9, 10 e 11 polegadas)!
Na concessionaria falaram que o preco é assim tao alto em razao do sistema vir completo (com os patinhos, pois as lonas nao sao rebitadas).....
Mas nada que se justifique, pq a do paralelo tb vem completa....
Abraco,
Vinicius!

danielgab
13/12/2004, 15:46
É isso aí Vinicius...
O procedimento de colar ou rebitar as lonas também é comum. Uma boa casa especializada em freios pode fazer. Eu optei por isso (no meu caso elas foram coladas) ao invés de comprar o conjunto todo.
Saiu bem mais barato e eu não tive nenhum problema...

[]s

Walter L. L. Casitta
13/12/2004, 15:56
Viniciu,
Isso que ta cantencendo com a sua Ranger é absolutamente normal. O freio com lona é assim mesmo, ainda mai na Ranger que tem os freios dimensionados pra carga de até 1T e anda anda vasia. Toda vez que molhar vai acontecer isso. É normal!

Vinicius Hauagge
13/12/2004, 16:11
Mas se é normal, pq começou a fazer só agora? Faz mais de 03 (tres) anos que estou com o carro e isso comecou há menos de 15 dias! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Walter L. L. Casitta
13/12/2004, 16:31
Isso só acontece em baixa velocidade e nas duas ou três primeiras freadas. Depois não acontece mais.
Se as primeiras freadas forem em velocidade mais alta, não acontece, mesmo se logo após você frear em baixas. Por isso você pode não ter notado antes ou deixou passar.
Isso não chega a comprometer a segurança mas as pessoas na rua ficam te olhando e você com cara de... :oops:
Alem do mais só uma das rodas chega a travar, do contrário o ABS entra em ação.

haundrich
24/12/2004, 17:27
Olha Vinícius

Isso já aconteceu comigo algumas vezes e tudo me leva crer que entrou líquido de limpeza (desses lava jato) nos tambores de freio de alguma forma. Uma vez a fita ficou colada.
Bastou dar uma ré e frear, que as sapatas ficam liberadas.

Flávio

Walter L. L. Casitta
27/12/2004, 09:50
Não é produto de limpeza não. Só a água é o suficiente. É só jogar água no sistema, puxar o freio de estacionamento, esperar secar e pronto. As lonas ficam grudadas no tambor.

Markito Amato
06/01/2005, 09:58
Salve, Vinicius! Tudo legal?!

É muito difícil fazer um diagnóstico preciso sem nem ao menos ver o carro de perto. Porém, ao que tudo indica, parece que o sensor do ABS que fica no topo do eixo traseiro está com algum problema. Nesse sentido, ao invés de só passar um scanner na central do ABS, retire o sensor e peça para testar o funcionamento do mesmo em uma bancada. Quem sabe, né?! :wink:

Abraços,

Walter L. L. Casitta
06/01/2005, 11:01
Salve, Vinicius! Tudo legal?!

É muito difícil fazer um diagnóstico preciso sem nem ao menos ver o carro de perto. Porém, ao que tudo indica, parece que o sensor do ABS que fica no topo do eixo traseiro está com algum problema. Nesse sentido, ao invés de só passar um scanner na central do ABS, retire o sensor e peça para testar o funcionamento do mesmo em uma bancada. Quem sabe, né?! :wink:

Abraços,

Não é necessário retirar o sensor pra testar. É só olhar pro velocímetro, se tá funcionando o sensor também :wink:

Markito Amato
06/01/2005, 12:25
Grande Walter! Beleza?!

Em tese a coisa funciona desse jeito. Ou seja, você está certo! :D

Porém, segundo o próprio manual de manutenção da Ford, caso o sinal de saída do sensor não esteja dentro dos valores normais o freio traseiro pode travar. E isso sem que haja qualquer alteração na marcação do velocímetro. :wink:

É claro que a quantidade geral de pontos a serem observados é grande. Sem falar nas válvulas do RABsII. Mas como a verificação do sensor é bem simples, acho que vale a pena começar por lá. Aliás, uma checagem nos dentes da roda dentada que fica dentro do diferencial também é bastante válida. :wink:

Abraços,

Vinicius Hauagge
10/01/2005, 13:27
Pessoal, eu tava viajando e por isso nao respondi as mensagens...
Pode parecer brincadeira, mas depois que troquei as lonas traseiras, o problema acabou!
Sei la o motivo, mas mandei lavar o carro, peguei chuva e tudo, mas gracas a deus nao travou mais a roda!
Alguem sabe o motivo?
Abraço,
vinicius!

Markito Amato
10/01/2005, 13:54
Rapaz, mas isso é problema de junta!

Junta tudo e joga fora!!! :D :D :D

Brincadeirinha, viu?! 8)

Olha, eu não sabia que as lonas estavam tão gastas assim. Isso é difícil de ocorrer, mas, quando as lonas acabam por completo e as sapatas começam a encostar no tambor, o freio pode travar. Porém, você ouviria um baita silvo durante a frenagem.

Aliás, você viu como estavam os tambores? Estavam riscados? Tinham sulcos ou cavas? Enfim, qual era o estado deles?

Quanto ao sensor, um amigo daqui do Rio teve o mesmo problema, contudo, as lonas estavam OK. Daí, foi trocar o sensor e o freio não travou mais. :wink:

Abraços,

Vinicius Hauagge
12/01/2005, 13:43
As lonas estavam meia vida.... sempre fui atencioso com a manutencao de meus carros, dava pra rodar com elas um bom tempo....
Acho que na verdade foi um conjunto de fatores, as lonas meia vida, o sensor do abs sujo, etc etc etc...

F. Andrade
08/01/2011, 19:16
Gostaria de saber se algum colega do fórum já adaptou lonas ( colando ou furando o patim e rebitando ) no patim da ranger, como forma de diminuir custo, pois já tive que comprar os cabos do freio de mão e os rolamentos dianteiros, haja grana. Se possível passar o tamanho e marca/número da lona. Obrigado.

Pequeno jr
08/01/2011, 23:10
Bixo comprei as lonas da Minha RAnger não faz mais que 2 meses.

Frass-lee e paguei R$ 164,00 (se não estou errado) no jogo completo.

Isso já foi muito mais caro, hoje em dia está em preço pagável. Não vale a pena fazer isso.

mauro cesar trannin
09/01/2011, 14:43
Gostaria de saber se algum colega do fórum já adaptou lonas ( colando ou furando o patim e rebitando ) no patim da ranger, como forma de diminuir custo, pois já tive que comprar os cabos do freio de mão e os rolamentos dianteiros, haja grana. Se possível passar o tamanho e marca/número da lona. Obrigado.
Como já foi dito,pelo valor a ser pago não compensa adaptar,não ficaria nem confiavel a sua segurança.:palmas::palmas::palmas:

Edintruder
09/01/2011, 15:21
F.Andrade, fiz exatamente isso na minha Ranger. Usei as lonas da F1000. Elas são mais estreitas um pouco, mas nada demais. Ficou 100%. Paguei 18,00 nas lonas e em 2 ou 3 horas estava pronto. Eu usei cola de sapateiro e os rebites. Nunca tive problemas.
Na época custava cerca de R$150,00 cada lado, mas ainda hoje, R$164,00 nessas peças acho um absurdo. Não pago mesmo! :discordo:
Não muda absolutamente nada a frenagem e a durabilidade. Recomendo!

F. Andrade
09/01/2011, 17:08
Aí Edin! Pelo menos vc compartilha da minha opinião, pois se em caminhões e até rodo-trens, que podem rodar com quase 80 ton de PBT usa-se rebites nas lonas numa ranger de 2 ton não é nada de mais, e se podemos economizar vamos lá. Pode ser até que esta lona seja mais grossa e dure mais por que a campana ( tambor ) já tá meia vida. Meu meca é de confiança e se o patim tiver legal deverá ficar bom sim. Muito obrigado!

fverna
21/01/2011, 19:34
Pessoal,

Tive o mesmo problema com a minha Ranger de travar as rodas depois que molhava.

Inclusive rodei duas vezes na Raposo Tavares e quase morri (de susto).

Tirei o sensor ABS como falaram e procedi com a limpeza que era só poeira.

Nada resolveu. Troquei as lonas que ainda estavam mais que meia vida e pronto, acabou o problema.

Meu relato.

Flávio

avenger
03/05/2016, 23:39
Hahaha! Parece piada o que vou contar, mas é verdade... e muita gente aqui não vai duvidar!

Levei a graúda pra uma revisão completa, e ela voltou com o freio de estacionamento bem "alto". Notei na primeira pisada quando tirei do estacionamento. Além disso, deu pra sentir que ela tava freando "com força" ao frear normalmente quando bem devagar (estacionando).

Também senti ela "presa", andando em piso reto e liso (estacionamento de supermercado) mas, na garagem em casa, até consegui empurrar ela sem muito esforço.

Mas, bem, travou a roda duas vezes quando voltava de uma pequena viagem. Foi sempre a mesma, traseira do lado do passageiro.

Levei na concessionária e o carro tá lá... mas achei meio "overkill" o orçamento. Quase 8 mil reais pra trocar todo o sistema de freio.

Bom, levei na concessionária porque acreditava que poderiam fazer uma medida melhor, mais séria. Mesmo se ficasse mais caro, estava disposto a fazer... mas isso aí já está um pouquinho além da imaginação, não acham? E a certeza que tenho é de que vou pagar uns R$500,00 só para cobrir o orçamento feito na concessionária. Agora tou vendo mensagens com o pessoal reclamando de pagar 600, 700 reais no serviço... rsrs.

Essa aqui é a relação do orçamento:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527770&stc=1

Salgado, né?

Acho que preciso urgentemente uma segunda opinião, vou procurar tópicos sobre boas oficinas em Belo Horizonte!

avenger
18/05/2016, 23:35
Pessoal, ninguém mais parece ter tido problemas com ranger travando a roda traseira, mas consegui uma boa orientação no grupo de rangeiros do whatsapp (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/153589-whatsapp-ranger-explorer.html).

Tirei a Ranger da concessionária e eu mesmo meti a mão na massa e resolvi o problema!!. A história eu contei aqui ó: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/30193-freio-traseiro-rodas-travando-com-facilidade-13.html#post2371198