Conectar

Ver Versão Completa : Ranger na trilha

Marcio Martin
10/08/2009, 13:47
Olá pessoal,

Estou vendendo meu J e pensando numa Ranger para resolver meu problema de tranposrte na loja e ainda te-la como segundo carro e uma saida para trilhas qdo o tempo permitir.
Não tenho preferencia por Diesel ou Gasolina, mas o $$$ só deve permitir Gasolina, GNV não gosto.
Não conheço nada sobre a Ranger, fiz algumas pesquisas e as duvidas pipocaram, então é o seguinte:

1- Na faixa até uns 20 ou 25 mil consigo algo interessante, tem algum ano mais interessante ou menos problemático?
2- A Ranger tem reduzida?
3- Vem com algum tipo de bloqueio traseiro?
4- As pontas de eixo ou homocinéticas (não sei opq usa nela) são resistentes?
5- Tem bom desempenho em trilhas leves e médias?
6- Oque necessitaria fazer para encarar trilhas desse tipo?
7- Vi em alguns topicos problemas com rachaduras na carroceria (suportes) por ela suportar a maior parte da torção do chassis, oq devo fazer?
8- Os angulos de entrada e saída comprometem muito?
9- Alguma dica sobre oq olhar qdo comprar, ou devo seguir o ritual comum dos veículos?
10- Tbm vi algumas coisas sobre RL a vacuo e 4x4 elétrica não serem bons, isso é real? Mesmo eu usando pouco em trilhas (talvez aí umas 10 no ano) talvez nem isso afinal com dois anos que tive um CJ fiz umas 6 trilhas.

Por enquanto é isso.

[]´s

Marcio

Marcio Martin
11/08/2009, 10:00
Pessoal,

ja fiz varias pesquisas, encontrei algumas coisas outras não, por isso estou solicitando dicas de quem tem e usa uma Ranger no on e off road.

[]´s

Edintruder
11/08/2009, 10:45
Estou vendendo meu J e pensando numa Ranger para resolver meu problema de tranposrte na loja e ainda te-la como segundo carro e uma saida para trilhas qdo o tempo permitir.
:arrow: Boa opção.

Não tenho preferencia por Diesel ou Gasolina, mas o $$$ só deve permitir Gasolina, GNV não gosto.
:arrow: À gasolina, as econômicas são as mais novas e 4x4 só as V6. A melhor opção ainda é a diesel e a manutenção desse motor é bem barata.

Não conheço nada sobre a Ranger, fiz algumas pesquisas e as duvidas pipocaram, então é o seguinte:

1- Na faixa até uns 20 ou 25 mil consigo algo interessante, tem algum ano mais interessante ou menos problemático?
:arrow: Uma Ranger CS 4x4 diesel fica nessa faixa de preço. Até 2001 tens que conferir o funcionamento das roda livres automáticas.

2- A Ranger tem reduzida?
:arrow: Sim! Muito desatolei caminhão na areia...

3- Vem com algum tipo de bloqueio traseiro?
:arrow: Nas 2.8 tem diferencial traseiro com LSD, mas é de 2002 pra cima.

4- As pontas de eixo ou homocinéticas (não sei opq usa nela) são resistentes?
:arrow: Só vi uma Ranger nesse fórum com homocinética quebrada. É coisa muito difícil de quebrar, inclusive a homocinética que saiu em 98 é ainda a mesma utilizada nas 3.0.

5- Tem bom desempenho em trilhas leves e médias?
:arrow: Vai em trilhas leves todo original.

6- Oque necessitaria fazer para encarar trilhas desse tipo?
:arrow: Pra uma trilha média, coloca uns pneus bons que ela vai embora. Guincho é bom também, mas com jeito ela vai em qualquer trilha.

7- Vi em alguns topicos problemas com rachaduras na carroceria (suportes) por ela suportar a maior parte da torção do chassis, oq devo fazer?
:arrow: Isso é mais incidente nas CD antigas, porém basta observar no momento da compra. Isso só ocorre nas picapes que sofreram algum abuso por muito tempo.

8- Os angulos de entrada e saída comprometem muito?
:arrow: O de entrada é bom e o de saída é um dos melhores entre as picapes. Se fizeres um BL e usares pneus maiores, fica melhor ainda. Se reparares nas fotos, verás que consegui melhorar muito os ângulos. Dessa maneira, subia barrancos de areia de 70cm de altura entrando em diagonal e os para-choques nem tocavam em nada.

9- Alguma dica sobre oq olhar qdo comprar, ou devo seguir o ritual comum dos veículos?
:arrow: É a mesma coisa de qualquer 4x4.

10- Tbm vi algumas coisas sobre RL a vacuo e 4x4 elétrica não serem bons, isso é real? Mesmo eu usando pouco em trilhas (talvez aí umas 10 no ano) talvez nem isso afinal com dois anos que tive um CJ fiz umas 6 trilhas.
:arrow: O sistema elétrico dá problema quando usa pouco. A minha eu usava o 4x4 quase que diariamente. É muito confiável. O sistema de RL pode ser substituído pela manuais da AVM que fica muito melhor inclusive que as 2001 em diante. O único problema que tive com a tração foi o chicote do 4x4 comido pelo meu cachorro. Se não fosse isso, nunca teria dado problema algum. Mesmo com o sistema elétrico debaixo d'água, o sistema funciona perfeitamente bem, com engates rápidos e o melhor, em movimento.

Marcio Martin
11/08/2009, 11:32
EDINTRUDER,

obrigado pelas dicas, mas continuo com mais algumas perguntas para vc.

O seu uso da Ranger é em Dunas ou Trilha em matas, barrancos, etc? No meu caso seria a segunda opção, com um pouco de galhos, pedras, etc.
No caso de fazer BL, qtas polegadas seria ideal e seria possivel fazer em casa, é coisa simples?
Para conferir as RLs automaticas, alguma dica especial ou só rodar?
E por fim ( eu acho ), vi em outros tópicos q o carros 4x4 e com reduzida devem ser usados frequentemente pra lubrificar as peças e sabemos q a marioria dos usuários nem sabem como usar isso, tem alguma forma de testar isso ou tbm é só ligar 4x4 e reduzida e roda um pouco?

[]´s

Márcio

Edintruder
11/08/2009, 14:14
Na verdade o sistema elétrico precisa mexer para evitar possível engripamento do motor e eixos. Se a Ranger é 2001 em diante (modelo) o sistema está sempre se movimentando, dessa maneira não tem o que luibrificar, porém se for antes de 2001 o diferencial dianteiro fica parado e as peças metálicas internas expostas ao O², por isso é interessante o uso eventual. De tiver com RL manuais, bastaria acoplar que movimentam o diferencial. Nada demais.

O ideal é o BL de 3", porém podes ainda calçar mais 2" o eixo traseiro para melhorar a altura livre do solo caso pretendas usar em locais com pedras. Nesse caso também eu aconselharia erguer a dianteira nas barras, porém isso prejudica no uso urbano normal.

Eu usava em tudo o que era lugar que encontrava. A maioria das vezes era dunas pois morava na praia e eventualmente em terrenos alagados com barro e valos no sítio.

Alagoano
11/08/2009, 18:12
E por fim ( eu acho ), vi em outros tópicos q o carros 4x4 e com reduzida devem ser usados frequentemente pra lubrificar as peças e sabemos q a marioria dos usuários nem sabem como usar isso, tem alguma forma de testar isso ou tbm é só ligar 4x4 e reduzida e roda um pouco?

[]´s

Márcio[/QUOTE]

A minha é uma 2004 e o mecânico da FORD disse q só precisava acionar a 4x4hi e low pelo menos 3 vezes por semana e com ela parada mesmo, nem precisava andar. Ele disse q só o motor elétrico de engate é q precisa ser acionado, pois a central é blindada e se ele "colar" por falta de uso só trocando por outro!! O pior é q eu sempre esqueço de manter essas "3 vezes por semana".

Marcio Martin
11/08/2009, 18:14
ALAGOANO,

Não sou expert em Ranger, mas sei um pouco de 4x4, acho q ta meio exagerado isso heim, vc não tem o manual do proprietario?

Rogerrm
11/08/2009, 18:24
Uma vez por semana ta mais do que bom!

Craisiler
11/08/2009, 18:48
opksaokoapsopsakopksaopksapoksaopkasop

O jeito que o pessoal fala da tração 4x4 parece que é um botão que só deve ser usado em extrema emergencia, quando se ta com o pé todo embarrado...

Pessoal não vai cair as rodas se vcs andarem normalmente com a tração "4x4 high" acionada, unica coisa que vai acontecer é o consumo que vai aumentar um pouco... o pessoal já teve gente aki do forum andando a 120km/h com tração 4x4(high) acionada(é obvio que não se deve fazer isso), mas acionar o 4x4 e entregar o carro pra muié ir no mercado fazer rancho não vai fazer mal nenhum.

Vale apena lembrar que:
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:
:concordo: 4x4 High = 80~100km/h :concordo:
:concordo: 4x4 Low = <80 km/h :concordo:
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo:

Craisiler
11/08/2009, 18:50
Até pra cantar pneu fica mais bonito com o 4x4 acionado.:twisted:

Edintruder
11/08/2009, 19:35
Desde que as ruas não sejam pavimentadas, com certeza não tem problema algum de ir ao mercado com o 4x4 acionado. No centro da cidade aonde morava, quando chovia eu usava o 4x4hi pois os pneus que utilizava não tinham nenhum grip na pedra molhada. Se andasse em 4x2 não dobrava a esquina sem sair de frente ou de traseira.

Alagoano
11/08/2009, 22:57
ALAGOANO,

Não sou expert em Ranger, mas sei um pouco de 4x4, acho q ta meio exagerado isso heim, vc não tem o manual do proprietario?

Foi oq o mecânico da FORD disse, pode ser exagero mesmo....mas acho q o cuidado com a tração elétrica deve ser maior q a tração mecânica.... Vc já teve elétrica?

Já aconteceu da reduzida ficar engatada e não querer sair quando voltei o botão pra hi.....fiquei assustado, pois não tenho experiência....desliguei a viatura e liguei, daí deu tudo certo.... pense no susto!!!

Alagoano
11/08/2009, 23:10
opksaokoapsopsakopksaopksapoksaopkasop

O jeito que o pessoal fala da tração 4x4 parece que é um botão que só deve ser usado em extrema emergencia, quando se ta com o pé todo embarrado...

Pessoal não vai cair as rodas se vcs andarem normalmente com a tração "4x4 high" acionada, unica coisa que vai acontecer é o consumo que vai aumentar um pouco... o pessoal já teve gente aki do forum andando a 120km/h com tração 4x4(high) acionada(é obvio que não se deve fazer isso), mas acionar o 4x4 e entregar o carro pra muié ir no mercado fazer rancho não vai fazer mal nenhum.

Vale apena lembrar que:
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:
:concordo: 4x4 High = 80~100km/h :concordo:
:concordo: 4x4 Low = <80 km/h :concordo:
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo:

Hehehehehehe......nada contra, mas só traciono a bichinha no caso de necessidade mesmo. Ah, sua S-10 está linda cara...

Craisiler
12/08/2009, 00:33
Tive sorte que pegar um 99/00 bem cuidada como ela está, o cara cuidou sempre muito bem da camioneta... para ter uma ideia ela esse ano quado peguei ela, ainda estava com os amortecedores originais e ainda daria pro gasto...

Marcio Martin
12/08/2009, 09:07
EDINTRUDER,

Vc comentou de colocar RL manual AVM, é um trabalha simples, ou requer mtas adaptações? é a mesma RL dos CJs ou não?

Marcio

Alagoano
12/08/2009, 09:13
Tive sorte que pegar um 99/00 bem cuidada como ela está, o cara cuidou sempre muito bem da camioneta... para ter uma ideia ela esse ano quado peguei ela, ainda estava com os amortecedores originais e ainda daria pro gasto...

Pagou qto? Uma dessas seria perfeita pro meu sogro...ele disse q em dezembro vai começar a procurar. Pena que por essas bandas as S-10 (e Ranger também) são muito descuidadas....a maioria que vejo na rua estão caindo aos pedaços...

fverna
12/08/2009, 11:23
EDINTRUDER,

Vc comentou de colocar RL manual AVM, é um trabalha simples, ou requer mtas adaptações? é a mesma RL dos CJs ou não?

Marcio

Olá Marcio,

Eu tenho uma Ranger e sou muito feliz com ela, só vendo (está a venda) se for para comprar outra mais nova (quero uma 3.0 eletronica).

Já fiz varias trilhas com ela e em muitos lugares que outros carros (TR4, Traker e Frontier) não conseguiram passar eu passei com a minha Branquela, só coloquei uns pneus BF nela. É só alegria, tem uma excelente reduzida e o motor é bem forte. Quanto a RL a minha é acionamento elétrico, nunca tive problema.

Não pense duas vezes, pode comprar que esta mais que testada.

Caso não tenha familia grande, compre a cabine simples ou alongada, pois para trilha ouvi dizer que é melhor que a dupla e a caçamba é maior para carga, e não esqueça que cabine simples é homologada para 3 passageiros.

Junte um pouquinho mais de latinhas e compre a minha, está toda revisada e com NF de tudo, ainda em garantia. Dá uma olhada no anuncio:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=955668#post955668 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=955668#post955668)

Abraço,

Flávio

Marcio Martin
12/08/2009, 11:31
FLAVIO,

Antes preciso vender meu JPX, ou inclui-lo numa troca, preciso rodar as garagens por aqui e ver se aceitam o J.
Minha familia tem 2 adultos e 2 crianças, mas usaria a Ranger como segundo carro, vou se consigo alguma estendida apesar de que não deve ser confortável "atras". Caso eu venda o J falo com vc, a sua Ranger mto bonita.

Abraços

Marcio

Loiro
12/08/2009, 12:08
EDINTRUDER,

Marcio

Um amigo tem as AVM na Ranger e acredito que não foi preciso muita adaptação não. Retirar o sistema original e colocar as AVM. Se for tão simples como foi colocar na Rural não tem mistério algum!
Ele só colocou um arame em U preso nos parafusos de fixação para não cair a RL... :putz: :parede:
[]'s

Moisés S.M
12/08/2009, 13:26
De todas ranger´s q tive nunca tive nenhum problema sério no 4x4,essa ultima q estou andando é uma v6 cd 4x4,quando comprei não conhecia esse tal d sistema a vacuo,um dia as rodas pararam d engatar mas o resto do sistema todo funcinava perfeitamente,resolvi fazer a tal da roda livre,ficou 100%,e posso t dizer q o meu sistema tem muita vantagem em relação aos mais novos,ex:carda dianteiro,diferencial dianteiro,homocinetica etc...ficam desligados quando as rodas livres estão desengatadas,o sistema não tem desgaste nenhum no meu dia-dia,consome bem menos combustivel e gasta menos pneu,já as 2001 pra cima o sistema esta sempre ligado,se for pegar uma 98 ou 99/2000 não esquenta com esse sistema 4x4,se tiver problema no vacuo,o Forum 4x4BRASIL t ensina a fazer as rodas livres,e se prefirir coloca as avm,não tem misterio nenhum,em 10 min no max...tu faz a troca,Pode comprar tranquilo qualquer ranger 4x4 d qualque ano,T prometo q tu não vai se arrepender,é só alegria!!!
Boa sorte na venda do J.

fverna
12/08/2009, 14:53
FLAVIO,

Antes preciso vender meu JPX, ou inclui-lo numa troca, preciso rodar as garagens por aqui e ver se aceitam o J.
Minha familia tem 2 adultos e 2 crianças, mas usaria a Ranger como segundo carro, vou se consigo alguma estendida apesar de que não deve ser confortável "atras". Caso eu venda o J falo com vc, a sua Ranger mto bonita.

Abraços

Marcio

Blz Marcio,

Independente de qual comprar, vai valer a pena, pode ter certeza, inclusive se vc conseguir uma com caçamba 7 pés, melhor ainda pra vc.

Um outro detalhe importante que eu ouvi dizer, se alguém souber com maior precisão, é que as versões diesel são mais reforçadas para carga.

Boa sorte!

Flávio

NilsinhoRox
12/08/2009, 15:28
Nesse caso também eu aconselharia erguer a dianteira nas barras, porém isso prejudica no uso urbano normal.

Edin eu elevei a L200 4cm na barra de torção, e continuou mto tranquila em altas velocidades, não senti alteração no dirigir. E a minha nem precisou alterar a cambagem, continua original... Fiz na Brabus aqui de São Paulo.

[]'s

Marcio Martin
12/08/2009, 15:31
FVERNA (Flavio)

O fato da caçamba ser 7 pés, seria para ter uma capacidade maior de carga?
Mas nesse caso não ficaria pior para uso em trilhas?

Marcio

Moisés S.M
12/08/2009, 15:37
Já tive uma 7 pés,na verdade foi minha primeira,só q era agsolina 4cilindros,não aconselho,ela perde muito a traseira em dia d chuva ou no barro etc...porem a caçamba leva 2x mais q uma cabine dupla,se precisa d caçamba grande é essa ai mesmo 7 pés,o unico problema q só tem 97/98 ,98/98.

NilsinhoRox
12/08/2009, 15:47
Compromete sim na trilha uma caçamba maior, vai diminuir sua area de saida...

[]'s

fverna
12/08/2009, 15:52
FVERNA (Flavio)

O fato da caçamba ser 7 pés, seria para ter uma capacidade maior de carga?
Mas nesse caso não ficaria pior para uso em trilhas?

Marcio

Ai quem tem que saber da prioridade é vc, se vc usa poucas vezes na trilha e varias vezes transportando materiais do seu trabalho, acho mais viavel espaço do que angulo de saída.

Eu acho que 6 pés é o meio termo, sei que a simples é 6 pés, 7 pés como mencionado foram algumas de 97 e 98, e cabine dupla´são 5 pés.

Flávio

Marcio Martin
12/08/2009, 16:19
Meu uso seria para raras cargas, poucas trilhas, mta curtição do carro. heheh

[]´s

Marcio Martin
12/08/2009, 16:20
Pessoal,

Tem alguma motorização que devo atentar mais, mesmo sendo GASOLINA OU DIESEL, ou seja, algum motor que saiu nas Ranger, ou não só o motor, qqer coisa q dê dor de cabeça que devo ficar esperto na compra?

[]´s

Marcio

Craisiler
12/08/2009, 18:18
Pagou qto? Uma dessas seria perfeita pro meu sogro...ele disse q em dezembro vai começar a procurar. Pena que por essas bandas as S-10 (e Ranger também) são muito descuidadas....a maioria que vejo na rua estão caindo aos pedaços...

Acredite ou não, mas paguei 40 900, menos 700 reias pq me deram garantia de motor/turbina, e a turbina na 3ª semanda tava minando óleo. Dando um total de 40 200 reias.

OBS: ela já veio como esta... com Sto. Antonio, Mata-Cachorro, e estribo. Pelo que orcei só isso para colocar aki no RS, da uns 1300.

Craisiler
12/08/2009, 18:35
Vai uma dica...

As Rangers com motor Maxxion 2.5 (mesmo da S10 aki), são otimas, esse motor particularmente axo um dos melhores que já foi feito, tanto em economia, como em força e durabilidade, não sei se viu aki no forum o tópico do cara que tem uma ranger com esse motor, "Hsd maxion 2.5 euro i falece aos 389.000km/rodados (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59751&highlight=motor+maxion)".

Alagoano
13/08/2009, 09:33
Acredite ou não, mas paguei 40 900, menos 700 reias pq me deram garantia de motor/turbina, e a turbina na 3ª semanda tava minando óleo. Dando um total de 40 200 reias.

OBS: ela já veio como esta... com Sto. Antonio, Mata-Cachorro, e estribo. Pelo que orcei só isso para colocar aki no RS, da uns 1300.

Mas em q época vc pagou esse valor? Se foi por agora ela está bem valorizada por aí.... aqui não seria mais q R$ 35 mil, e podendo baixar bem mais esse valor...

A nossa Ranger Storm 2004 na tabela FIPE ta R$ 49.472....mas na prática aqui, acho q nenhuma loja paga mais q R$ 40 mil na troca, se não derem menos...

Alagoano
13/08/2009, 09:50
Pessoal,

Tem alguma motorização que devo atentar mais, mesmo sendo GASOLINA OU DIESEL, ou seja, algum motor que saiu nas Ranger, ou não só o motor, qqer coisa q dê dor de cabeça que devo ficar esperto na compra?

[]´s

Marcio

Marcio... vai de Diesel cara, se falando em Gasolina só ia dar a versão V6 que é uma mosca branca e sem falar nos altos custos que esse V6 vai te proporcionar. Como opinião pessoal, acho q esse tipo de viatura não combina com gasolina...fica até sem graça, nem parece o tipo de carro de aventura. Como já foi mais q falado aqui, o 2.5 Diesel da Ranger é um motorzão, manutenção relativamente barata e econômico!!

Recentemente a Mit lançou a Pajeto Sport V6 Flex 4x4...na versão MT a diferença é de uns 5 ou 6 mil reais para a versão Diesel que é mais cara, porém a Mit já informou que a menutenção da V6 Flex será mais salgada e acho q o seguro será bem parecido....

Então me diz....com essa V6 Flex fazendo 2 ou 3km por litro de alcool e uma autonomia pífia, q vantagem alguém vê nisso? Acho q é sem futuro...como opinião própria, 4x4 só se for Diesel.

Marcio Martin
13/08/2009, 12:29
ALAGOANO,

Minha primeira opção será mesmo diesel.

Craisiler
13/08/2009, 12:52
Mas em q época vc pagou esse valor? Se foi por agora ela está bem valorizada por aí.... aqui não seria mais q R$ 35 mil, e podendo baixar bem mais esse valor...

A nossa Ranger Storm 2004 na tabela FIPE ta R$ 49.472....mas na prática aqui, acho q nenhuma loja paga mais q R$ 40 mil na troca, se não derem menos...

Peguei ela no inicinho do ano, as camioneta aki no sul são mais cara por causa do frete que é preciso deslocar ela da regianão central do brasil para cá. Ta ai uma coisa que não intendo aki no RS temos uma Fabrica da GM e mesmo assim os carros feitos pela a GM de SP, são mais baratos do que os feitos aki... pq isso? Alguém tem alguma explicação logica? Quando pensei em compra uma camioneta logo tinha pensado em ir até SP/RJ para comprar uma, pois daria uns 3 ou 4 mil reais mais barato, isso em camionetas semi-novas, em camionetas Novas beira os 10 mil reais mais barato. Ranger[camionetas da FORD] é mais barado que as S10[não sei pq] pois considero as Ranger's mais fortes/potentes que as S10, mas como eu não enfrento muitos obstaculos OFFROAD, é mais uma camioneta para cidade/campo, resolvi optar pela S10 pois a suspenção é mais macia.

Edintruder
13/08/2009, 13:07
Craisiler, nessa faixa de preço aqui no MS encontras S-10 já com o 2.8 e por volta de R$42.000,00 já o modelo mais novo.

http://www.usadosbr.com/mostraanuncio.aspx?ID=179784#Topo

http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=177734&cp=

http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=152205&cp=

Craisiler
13/08/2009, 13:42
Craisiler, nessa faixa de preço aqui no MS encontras S-10 já com o 2.8 e por volta de R$42.000,00 já o modelo mais novo.

http://www.usadosbr.com/mostraanuncio.aspx?ID=179784#Topo (http://www.usadosbr.com/mostraanuncio.aspx?ID=179784#Topo)

http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=177734&cp= (http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=177734&cp=)

http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=152205&cp= (http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=152205&cp=)
é... ai pra cima os preços são menos do que os daki...

PS: a daki é toda completinha e com bancos em couro.

:dance:

ArthurC
13/08/2009, 14:33
Fala Marcio, td bem?

Cara, eu usei bastante a Ranger em trilha. A minha era uma 2005, mas com motor 2.8 TGV. Coloquei snorkel, levantei ela 2", rodas aro 15 e pneus BF Mud 33". Na lama ela ia bem, sempre em reduzida, na alta vc corre o risco de queimar embreagem. Em erosão não sei te falar porque não é o nosso tipo de trilha por aqui, mas na areia ela ia bem também. Segue algumas fotos, qualquer coisa é só falar.

Abs

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=328&pictureid=2005

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=328&pictureid=2004

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=328&pictureid=2003

fverna
13/08/2009, 14:38
Arthur,

Lindas fotos... fotos de revista, parabéns!!!

Deu até vontade de sair agora e passar no primeiro atoleiro que tiver hehehe

Marcio Martin
13/08/2009, 15:22
Artur,

Foi facil colocar os calços? Precisou alterar mais alguma coisa (alavancas, radiador, etc)

Marcio

Alagoano
13/08/2009, 22:45
Peguei ela no inicinho do ano, as camioneta aki no sul são mais cara por causa do frete que é preciso deslocar ela da regianão central do brasil para cá. Ta ai uma coisa que não intendo aki no RS temos uma Fabrica da GM e mesmo assim os carros feitos pela a GM de SP, são mais baratos do que os feitos aki... pq isso? Alguém tem alguma explicação logica? Quando pensei em compra uma camioneta logo tinha pensado em ir até SP/RJ para comprar uma, pois daria uns 3 ou 4 mil reais mais barato, isso em camionetas semi-novas, em camionetas Novas beira os 10 mil reais mais barato. Ranger[camionetas da FORD] é mais barado que as S10[não sei pq] pois considero as Ranger's mais fortes/potentes que as S10, mas como eu não enfrento muitos obstaculos OFFROAD, é mais uma camioneta para cidade/campo, resolvi optar pela S10 pois a suspenção é mais macia.

Concordo com oq vc falou no comparativo Ranger X S-10....mas sou um "frustrado" por nunca ter guiado uma S-10, nem 2.5 e nem 2.8, pq idependente do que falam eu gosto dela!! Tbm tenho vontade de sentir a Ranger 2.5, mas até hj nada tbm.....

Ah, e se eu tivesse grana pegaria sua viatura FÁCIL!! Me diz....como ta o consumo dela na cidade e na estrada? Nem precisa dizer se usa ar ou não, pq pelo menos na minha Ranger o ar condicionado não influi praticamente nada no consumo...Acho q deve ser assim nos modelos diesel.

Alagoano
13/08/2009, 22:55
Fala Marcio, td bem?

Cara, eu usei bastante a Ranger em trilha. A minha era uma 2005, mas com motor 2.8 TGV. Coloquei snorkel, levantei ela 2", rodas aro 15 e pneus BF Mud 33". Na lama ela ia bem, sempre em reduzida, na alta vc corre o risco de queimar embreagem. Em erosão não sei te falar porque não é o nosso tipo de trilha por aqui, mas na areia ela ia bem também. Segue algumas fotos, qualquer coisa é só falar.

Abs

Blz Arthur???

Cara, sua Ranger era valente viu...pô, as fotos ficaram massa!! Se puder postar uma foto dela fora da lama pra eu ver como ela ficou com esses pneus e com os 2" a mais eu agradeço!!

Me tira uma dúvida....desculpa a ignorância, mas como é esse lance de queimar embreagem? Sempre vi isso aqui no forum, mas nunca me liguei em perguntar....agora veio a curiosidade. Pq isso acontece na 4x4hi?

Abs!!

Craisiler
14/08/2009, 00:06
Concordo com oq vc falou no comparativo Ranger X S-10....mas sou um "frustrado" por nunca ter guiado uma S-10, nem 2.5 e nem 2.8, pq idependente do que falam eu gosto dela!! Tbm tenho vontade de sentir a Ranger 2.5, mas até hj nada tbm.....

Ah, e se eu tivesse grana pegaria sua viatura FÁCIL!! Me diz....como ta o consumo dela na cidade e na estrada? Nem precisa dizer se usa ar ou não, pq pelo menos na minha Ranger o ar condicionado não influi praticamente nada no consumo...Acho q deve ser assim nos modelos diesel.

Ela ta fazendo 8~10km/l na cidade [sem ar], e na estrada tiro até 15km/l mas não posso apertar mais do que 80km/h, andando a 100~120km/h ela faz 12km/l.

ArthurC
14/08/2009, 13:02
Arthur,

Lindas fotos... fotos de revista, parabéns!!!

Deu até vontade de sair agora e passar no primeiro atoleiro que tiver hehehe

Valeu fverna!

A Ranger é bem valente mesmo.

Abraços

ArthurC
14/08/2009, 13:09
Artur,

Foi facil colocar os calços? Precisou alterar mais alguma coisa (alavancas, radiador, etc)

Marcio

Marcio, no eixo traseiro cabe 33" sem qualquer alteração, mas pra garantir eu coloquei um calço no feixe de molas. Na frente eu troquei o parafuso da barra de torção e levantei por ali mesmo, ficou mais firme, mas nao tive que alterar angulo de alavanca ou coisa parecida.

Pra vc ter uma ideia, o 265/75 r16, q equivale a um 31,5", cabe nela original.

Abs

ArthurC
14/08/2009, 13:18
Blz Arthur???

Cara, sua Ranger era valente viu...pô, as fotos ficaram massa!! Se puder postar uma foto dela fora da lama pra eu ver como ela ficou com esses pneus e com os 2" a mais eu agradeço!!

Me tira uma dúvida....desculpa a ignorância, mas como é esse lance de queimar embreagem? Sempre vi isso aqui no forum, mas nunca me liguei em perguntar....agora veio a curiosidade. Pq isso acontece na 4x4hi?

Abs!!

Valeu Alagoano!

Eu tenho uma foto fora da lama sim, vou procurar aqui e posto em seguida.

Cara, a Ranger, tem muito torque, muito peso, mas eu acho a embreagem subdimensionada. Então na 4x4hi ela queima embreagem se vc precisar usar um pouco mais de força (torque). Fica aquele cheiro forte de embreagem queimada q vc ja deve ter sentido. Aconteceu comigo uma vez nas dunas, colou a embreagem legal, foi uma cagada pra tirar o carro de lá hehe.

Já na reduzida o papo é outro, o carro fica redondo, é só vc utilizar a 3a e 4a marchas com mais frequencia, 2a pra sair da inércia, e 1a se for puxar alguem.

Precisando estamos aqui.

Abss

Moisés S.M
14/08/2009, 16:20
[QUOTE=Alagoano;956513]Marcio... vai de Diesel cara, se falando em Gasolina só ia dar a versão V6 que é uma mosca branca e sem falar nos altos custos que esse V6 vai te proporcionar. Como opinião pessoal, acho q esse tipo de viatura não combina com gasolina...fica até sem graça, nem parece o tipo de carro de aventura. Como já foi mais q falado aqui, o 2.5 Diesel da Ranger é um motorzão, manutenção relativamente barata e econômico!!

Já fez alguma trilha com uma Ranger v6 4x4???Força é que não falta!!!Manutenção???Altos custos do v6???Da onde,baita motor,até hj só limpei os bicos não dá oficina,tenho bem menos dor d cabeça com essa v6 do q eu tinha com a diesel,as poucas vezes q levei a minha na oficina raramente era pra abrir o capô...concordo q o 2.5 diesel é um motorzão,mas se tu não se preocupa com o consumo do v6, é oq a d melhor numa pkp!sem falar no repower 210cv!!!

Alagoano
15/08/2009, 02:18
Valeu Alagoano!

Eu tenho uma foto fora da lama sim, vou procurar aqui e posto em seguida.

Cara, a Ranger, tem muito torque, muito peso, mas eu acho a embreagem subdimensionada. Então na 4x4hi ela queima embreagem se vc precisar usar um pouco mais de força (torque). Fica aquele cheiro forte de embreagem queimada q vc ja deve ter sentido. Aconteceu comigo uma vez nas dunas, colou a embreagem legal, foi uma cagada pra tirar o carro de lá hehe.

Já na reduzida o papo é outro, o carro fica redondo, é só vc utilizar a 3a e 4a marchas com mais frequencia, 2a pra sair da inércia, e 1a se for puxar alguem.

Precisando estamos aqui.

Abss

Legal essa dica das marchas....

Uma vez subi um morro de areia aqui na praia do francês, inventei de descer sozinho achando q não seria difícil subir, eram 16h e a praia tava vazia....quando desci e vi aquele deserto a ficha caiu q eu tinha feito uma cagada hehehehe.... dai engatei a hi, mas fiquei com pena e pisar muito e fiquei na metade da subida.....engatei a reduzida e tbm fiquei, pq tbm pisei pouco com medo da alta rotação (já percebeu q minha experiência é quase zero né?!), daí já desesperado....ali naquele deserto sozinho hehehehe....engatei a hi e pisei fundo, ela subiu, mas no sufoco.... não senti muita força nela.... se fosse na reduzida pisando fundo de segunda marcha seria bem mais tranquilo né?

Ah, o morro é bem íngrime....

Alagoano
15/08/2009, 02:23
[QUOTE=Alagoano;956513]Marcio... vai de Diesel cara, se falando em Gasolina só ia dar a versão V6 que é uma mosca branca e sem falar nos altos custos que esse V6 vai te proporcionar. Como opinião pessoal, acho q esse tipo de viatura não combina com gasolina...fica até sem graça, nem parece o tipo de carro de aventura. Como já foi mais q falado aqui, o 2.5 Diesel da Ranger é um motorzão, manutenção relativamente barata e econômico!!

Já fez alguma trilha com uma Ranger v6 4x4???Força é que não falta!!!Manutenção???Altos custos do v6???Da onde,baita motor,até hj só limpei os bicos não dá oficina,tenho bem menos dor d cabeça com essa v6 do q eu tinha com a diesel,as poucas vezes q levei a minha na oficina raramente era pra abrir o capô...concordo q o 2.5 diesel é um motorzão,mas se tu não se preocupa com o consumo do v6, é oq a d melhor numa pkp!sem falar no repower 210cv!!!

Hehehehehe....parabéns Moises!! Ainda bem que seu V6 não dá prejuízos de manutenção. Mas fico com o torque e a economia do diesel hehehe...

Abs amigo!!

ArthurC
15/08/2009, 15:02
Legal essa dica das marchas....

Uma vez subi um morro de areia aqui na praia do francês, inventei de descer sozinho achando q não seria difícil subir, eram 16h e a praia tava vazia....quando desci e vi aquele deserto a ficha caiu q eu tinha feito uma cagada hehehehe.... dai engatei a hi, mas fiquei com pena e pisar muito e fiquei na metade da subida.....engatei a reduzida e tbm fiquei, pq tbm pisei pouco com medo da alta rotação (já percebeu q minha experiência é quase zero né?!), daí já desesperado....ali naquele deserto sozinho hehehehe....engatei a hi e pisei fundo, ela subiu, mas no sufoco.... não senti muita força nela.... se fosse na reduzida pisando fundo de segunda marcha seria bem mais tranquilo né?

Ah, o morro é bem íngrime....

Com certeza. Dá uma olhada no vídeo abaixo pra ilustrar o que estamos falando.

Abs

YouTube - Ranger 3.0 XLT Diesel

Alagoano
15/08/2009, 16:10
Com certeza. Dá uma olhada no vídeo abaixo pra ilustrar o que estamos falando.

Abs

YouTube - Ranger 3.0 XLT Diesel (http://www.youtube.com/watch?v=7JDaPaa4kks&NR=1)

É vc no vídeo? Se for, subiu de 2ª ou 3ª? Reduzida?

ArthurC
16/08/2009, 14:58
Não, esse vídeo é do Abreu aqui do fórum. Ele deve ter saído de 2a reduzida e esticado na 3a até o topo.

Aqui sou eu, o vídeo não mostra tanto, mas o barro tava bem escorregadio nessa subida.

YouTube - Trilha em Carolina - MA Cachoeira Caverna e Capelão

Nava
20/02/2010, 11:43
Quero instalar snorkel na viatura...alguem ja fez? Teria fotos par aeu ver como fica a posição do filtro e mangueiras?

Abraço