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Ver Versão Completa : Caixa de direção da Bandeirante



Torezan
09/08/2009, 23:35
Caros amigos,
Recentemente fui ao eletricista porque minha buzina parou de funcionar, o profissional me falou que era problemas com o terra e que só resolveria se eu tirasse a folga da caixa de direção e ele tinha razão, pois movimentando o volante na folga ela funciona e testando com outro terra também. Na hora fiquei imaginando: acho mais fácil pensar em outro sistema pra buzina...
Mas como nem tudo na vida é desespero e não há nada de bandeirante que aqui no fórum não se resolva, venho perguntar:
É possível? Como faço para tirar essa folga? Dessa forma resolveria dois problemas de uma só vez.

E aproveito pra perguntar mais uma: o manual de instruções diz que a caixa de direção tem óleo dentro, eu não sabia disso, alguém sabe me informar algo a respeito?

Agradeço as respostas,

mecamaniaco
10/08/2009, 00:57
Olá colega,

Assim como qualquer equipamento que sofra atrito, a caixa de direção precisa de óleo para evitar desgaste prematuro, na verdade o óleo da caixa quanto mais grosso melhor, pode-se usar até mesmo um pouco de graxa junto ao óleo na hora de fazer a substituição.

Para tirar a folga basta acertar o ponto das engrenagens já que elas são arredondadas, quanto mais você aproximar as peças (rosca sem fim do setor) menor será a folga. Mais cuidado, se você apertar demais a direção ficará muito pesada. Para ajustar essa folga, o ideal é retirar a caixa do lugar e fazer o ajuste do parafuso que fica na tampa sobre uma bancada, mas na impede que você faça o trabalho com ela no carro mesmo. O parafuso fica bem no meio do reparo da caixa virado para o lado de dentro (motor), ai é só ajustar o ponto certo!

Torezan
10/08/2009, 01:18
Eu sabia que alguém tinha a solução, he he!
Obrigado pela dica e vou ver o que posso fazer. Se conseguir, quero trocar o óleo também (segundo o manual, é o mesmo do diferencial), só não sei como fazer, mas dou um jeito. Quero ver se posto fotos pra ajudar alguém que queira também.

Obrigado.

valeriano
10/08/2009, 08:31
Eu vou botar a caixa de opala na minha. Acaba com a folga na hora.

Arnoldo Junior
10/08/2009, 14:14
Eu vou botar a caixa de opala na minha. Acaba com a folga na hora.

Colega Valeriano.
Tenho uma caixa original, uma bomba do opala, o suporte original pro lado direiro, dá pra adaptar?

elvis
10/08/2009, 18:58
caros amigos,
recentemente fui ao eletricista porque minha buzina parou de funcionar, o profissional me falou que era problemas com o terra e que só resolveria se eu tirasse a folga da caixa de direção e ele tinha razão, pois movimentando o volante na folga ela funciona e testando com outro terra também. Na hora fiquei imaginando: Acho mais fácil pensar em outro sistema pra buzina...
Mas como nem tudo na vida é desespero e não há nada de bandeirante que aqui no fórum não se resolva, venho perguntar:
é possível? Como faço para tirar essa folga? Dessa forma resolveria dois problemas de uma só vez.

E aproveito pra perguntar mais uma: O manual de instruções diz que a caixa de direção tem óleo dentro, eu não sabia disso, alguém sabe me informar algo a respeito?

Agradeço as respostas,

torezan! Antes de de retirar a caixa retire o volante e veja o contato da buzina, essa peça costuma gastar e o contato é interrompido, a minha estava com o mesmo problema e resolveu trocando esse contato, tem no traçao mania e custa baratinho!

valeriano
10/08/2009, 19:04
Colega Valeriano.
Tenho uma caixa original, uma bomba do opala, o suporte original pro lado direiro, dá pra adaptar?

Arnoldo,

não sei direito como é feita a adaptação. O Max pode falar melhor disso, pois ele conhece o mecânico que faz essa adaptação. Só sei que a folta acaba totalmente por conta do fato de ficar com muito menos terminais.
Tem uma Band de Pelotas vendendo no forum, que tem essa adaptação. Dá uma olhada nas fotos...
O link para as fotos é: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=183944&d=1249255727

Torezan
13/08/2009, 14:37
torezan! Antes de de retirar a caixa retire o volante e veja o contato da buzina, essa peça costuma gastar e o contato é interrompido, a minha estava com o mesmo problema e resolveu trocando esse contato, tem no traçao mania e custa baratinho!

Já conferi aquele pino e o contato com o aro do volante, mas parece estar tudo em ordem. Vou dar mais uma olhada.
Obrigado pela dica,

bebetobandeira
14/08/2009, 11:05
Eu sabia que alguém tinha a solução, he he!
Obrigado pela dica e vou ver o que posso fazer. Se conseguir, quero trocar o óleo também (segundo o manual, é o mesmo do diferencial), só não sei como fazer, mas dou um jeito. Quero ver se posto fotos pra ajudar alguém que queira também.

Obrigado.



Caro Torezan, há um tópico no Fórum sobre esse assunto. O Tadi é a pessoa indicada pra lhe responder, é só dá detalhes de sua caixa q ele resolve, hehe!

BebetoBandeira.

Torezan
14/08/2009, 11:36
Caro Torezan, há um tópico no Fórum sobre esse assunto. O Tadi é a pessoa indicada pra lhe responder, é só dá detalhes de sua caixa q ele resolve, hehe!
BebetoBandeira.


Obrigado pela dica, o problema é que ao procurar, o sistema não acha aquilo que a gente quer....
Vou tentar resolver e depois posto aqui.
Abraços,

bebetobandeira
14/08/2009, 15:22
Obrigado pela dica, o problema é que ao procurar, o sistema não acha aquilo que a gente quer....
Vou tentar resolver e depois posto aqui.
Abraços,



Torezan, o tópico é esse:"Como drenar o óleo da direção hidráulica, na página 1".
Ok? Espero ter ajudado.

BebetoBandeira.

Torezan
14/08/2009, 18:53
Desculpe amigo, mas o tópico que você citou, se relaciona ao sistema de direção hidráulica. No caso de minha bandeirante, não possuo este recurso, mas segundo o fabricante, o óleo utilizado é o mesmo do diferencial...
Abraços,

minhastrilhas
04/08/2012, 16:13
Pessoal, minha band 95 (DH) parece estar com um problema similar.
* a direção parece de certa forma, forçar a chave de seta, e acaba que a buzina por qualquer movimento toca!
O que acham? abro a direção, troco a chave de seta?
O que fazer?
Alguém tem fotos de direção desmontada? o que tem de peça lá? rolamento? bucha?
Abraço

jipeirodesdepequeno
05/08/2012, 01:31
Pessoal, minha band 95 (DH) parece estar com um problema similar.
* a direção parece de certa forma, forçar a chave de seta, e acaba que a buzina por qualquer movimento toca!
O que acham? abro a direção, troco a chave de seta?
O que fazer?
Alguém tem fotos de direção desmontada? o que tem de peça lá? rolamento? bucha?
Abraço


Amigo, não entendi direito sua pergunta..a chave de seta tá muito pra cima a ponto de apertar aquele contato em circunferencia que fica em baixo do volante? (vc pode baixar ela um pouco se quiser) verifica essa "chapinha" se não tá torta... se ta dando o contato certinho atraz do volante. vc ja tirou a tampa da buzina no volante pra ver se não ta meio solto o fio que faz o terra da buzina?
sua dh ta com folga? caso sim, a folga q vc fala é la na frente no cofre do motor ou é na coluna de direção? tirei umas fotos das pecinhas q vao ali na coluna, da uma olhada... as vezes o rolamento fica com muita folga, ou aquela capinha de borracha (da esquerda) que envolve ele desgasta, ou ainda aquelas travas soltam e o volante fica pulando....
[]'s

362657

hercilio.neto
05/08/2012, 17:59
Retire o volante, tem uma peça alaranjada com anel metálico que faz o contato da buzina. Essa peça serve para desligar a seta.
O anel pode formar dentes e enroscar na chapinha que é fixa no conjunto das chaves de seta/limpador e faz o contato no anel.
Falando assim, parece difícil de entender, mas quando você vir a peça, vai ficar fácil.
Bom, isso se for o volante moderno.
O único problema é que para tirar o volante tem que ter aquela ferrymen tea chamada "saca".

jipeirodesdepequeno
05/08/2012, 22:15
Retire o volante, tem uma peça alaranjada com anel metálico que faz o contato da buzina. Essa peça serve para desligar a seta.
O anel pode formar dentes e enroscar na chapinha que é fixa no conjunto das chaves de seta/limpador e faz o contato no anel.
Falando assim, parece difícil de entender, mas quando você vir a peça, vai ficar fácil.
Bom, isso se for o volante moderno.
O único problema é que para tirar o volante tem que ter aquela ferrymen tea chamada "saca".

Só ilustrando
[]'s

minhastrilhas
19/08/2012, 11:45
Só ilustrando
[]'s

Jipeirodesdepequeno e Hercilio,
Obrigado pelas fotos e comentários!!!!

1- A folga da direção é muito pequena, acredito que não esteja prejudicando, ou até mesmo depois das dicas de vcs não esteja relacionado ao problema de mal contato da buzina
2- A buzina toca ao virar o volante e isso encomoda! Por isso desliguei a buzina
3- Hercilio, o volante é o moderno sim... vou checar sobre a peça alaranjada
4- Jipeirodesdepequeno, não é a almofada da buzina não... já chequei. Obrigado pelas fotos dos rolamentos da cx! Vou verificar esse contato que vc menciona. A chapinha sempre encosta na parte de cima da direção? parece que é ali o mal contato...

Bom galera, vou verificar e retorno depois! Valeu!

Dimasi
19/08/2012, 17:48
A minha tinha esse problema. Vontade própria, tocava quando queria, principalente ao virar o volante. Regulava e depois de um tempo voltava. Resolvi definitivamente, instalando um botão na capa da coluna. Não é tão prático, mas não perturba mais.
Abs

hercilio.neto
18/11/2012, 13:57
Olá colega,

Assim como qualquer equipamento que sofra atrito, a caixa de direção precisa de óleo para evitar desgaste prematuro, na verdade o óleo da caixa quanto mais grosso melhor, pode-se usar até mesmo um pouco de graxa junto ao óleo na hora de fazer a substituição.

Para tirar a folga basta acertar o ponto das engrenagens já que elas são arredondadas, quanto mais você aproximar as peças (rosca sem fim do setor) menor será a folga. Mais cuidado, se você apertar demais a direção ficará muito pesada. Para ajustar essa folga, o ideal é retirar a caixa do lugar e fazer o ajuste do parafuso que fica na tampa sobre uma bancada, mas na impede que você faça o trabalho com ela no carro mesmo. O parafuso fica bem no meio do reparo da caixa virado para o lado de dentro (motor), ai é só ajustar o ponto certo!

Mecamaniaco,
O parafuso para tirar a folga a que voce se refere é esse aqui indicado na foto ?
381193
Estou com uma folga de quase 1/4 do volante, e aparentemente a maior parte vem da caixa da DH.

jipeirodesdepequeno
18/11/2012, 14:18
Mecamaniaco,
O parafuso para tirar a folga a que voce se refere é esse aqui indicado na foto ?
381193
Estou com uma folga de quase 1/4 do volante, e aparentemente a maior parte vem da caixa da DH.

É esse parafuso, solte um pouco a porca, e tente dar um aperto, com as rodas retas, se ficar duro tente ir girando e apertando um pouco mais (mas sem arrochar, pq se nao o pistão dentro fica forçado na carcaça e vai desgastando pq fica estrangulada), se a folga for muito grande e não conseguir ajustar no parafuso leva pro pessoal q trabalha direção hidraulica pra trocar as esferas e se for necessário tem que encher o pistão se tiver gasto
(na minha tava assim a 2 semanas atras)
[]'s

hercilio.neto
18/11/2012, 22:08
É esse parafuso, solte um pouco a porca, e tente dar um aperto, com as rodas retas, se ficar duro tente ir girando e apertando um pouco mais (mas sem arrochar, pq se nao o pistão dentro fica forçado na carcaça e vai desgastando pq fica estrangulada), se a folga for muito grande e não conseguir ajustar no parafuso leva pro pessoal q trabalha direção hidraulica pra trocar as esferas e se for necessário tem que encher o pistão se tiver gasto
(na minha tava assim a 2 semanas atras)
[]'s

Valeu amigão.
Terça feira será feriado aqui em Campinas. Vou aproveitar e pôr a mão na massa.

elvis
19/11/2012, 12:34
Valeu amigão.
Terça feira será feriado aqui em Campinas. Vou aproveitar e pôr a mão na massa.
Hercilio! Quando soltar a contra porca segure o parafuso fenda no meio para não perder a regulagem, aperte 1/4 de volta no máximo (sentido horário)e experimente, se apertar demais quando fizer uma curva o volante não retornará sozinho.

hercilio.neto
19/11/2012, 19:42
Hercilio! Quando soltar a contra porca segure o parafuso fenda no meio para não perder a regulagem, aperte 1/4 de volta no máximo (sentido horário)e experimente, se apertar demais quando fizer uma curva o volante não retornará sozinho.

Entendi. Devo soltar a porca sem deixar o parafuso girar, né?
Valeu Elvis.

hercilio.neto
20/11/2012, 18:16
Valeu amigão.
Terça feira será feriado aqui em Campinas. Vou aproveitar e pôr a mão na massa.

Sem chance... Eu bem que tentei, mas o buraco é mais embaixo, rarará.
Não tem espaço nem pra por a mão. A turbina atrapalha até pra olhar.
O certo é remover toda a lateral (com o paralama) e tirar a caixa de direção.
Como a caixa tá meio melecada de óleo, acho que vou levar a um especialista e aproveitar pra dar uma geral.