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Ver Versão Completa : tentando funcionar o bf



antonio donizeti
09/08/2009, 22:10
caros colegas , depois de quase 3 anos parado estou tentando por o motor para funcionar (bf ), troquei oleo , lubrifiquei comando de valvula , troquei velas ,cabos , platinado , condensador ,bobina, tampa distribuidor, etc. so que chega faisca no platinado, mas nao nas velas , notei que a bobina esquentou demais depois de algumas partidas , troquei a por outra e voltoua esquentar novamente ao ponto de ate queimar a mao se caso toca la.
outra coisa que ocorreu foi vazar oleo do reservatorio do filtro de oleo , apertei mas mesmo assim quando dada a partida varias vezes vazava muito oleo pela tampa mesmo apertando e com aquela junta de borracha
como leigo no assunto aos nobres colegas .
abrço.
donizetti :parede:

Rafaminc
10/08/2009, 11:26
O platinado não está fechado? Você regulou a folga dele? Se está abrindo e fechando, provavelmente o fio que vai para a bobina deve estar em curto com a carcaça. Veja se a ponta estanhada do condensador não está encostanda na tampa do distribuidor.

Para testar a faísca da bobina dá para fazer assim (se vc não possuir multímetro):
1º Retire a tampa e rotor do distribuidor;
2º Pegue a ponta do cabo da bobina (que entra no meio da tampa do distribuidor) e coloque próximo a carcaça do motor, ou polo negativo da bobina.
3º Com uma chave de fenda, abra e feche o platinado manualmente sem encostar a chave na carcaça do distribuidor.

Fazendo isso, a cada vez que vc abrir o contato do platinado, terá que formar uma faísca na ponta do cabo que saí da bobina. Se isto estiver ocorrendo, o problema deve ser mais adiante...

A tampa do filtro do óleo do BF é uma "M" mesmo, se apertar demais ela joga para fora a vedação e vaza. Em uma empilhadeira aqui da empresa, precisei usinar uma tampa nova conforme o anexo, pois a original não tinha mais jeito, era acelerar o motor e babava óleo direto...

antonio donizeti
10/08/2009, 12:41
RAFA ,valeu pelas dicas , vou verificar novamente e ficar atento a esses detalhes que vc citou , quanto a tampa do reservatorio mesmo colocando um junta de borracha , sera que resolveria ?

Rafaminc
10/08/2009, 12:57
Olha já tentei colocar 2 juntas na época e piorou, tenta passar uma cola para junta de motores entre a junta e a tampa, deixa secar por algumas horas e depois tentava montar a tampa denovo. O problema é na hora de apertar, pois se a tampa empenou um pouco ela espulsa a borracha para os lados se apertar demais, e vaza se apertar pouco.

SDS
Rafael

Boaventura
10/08/2009, 12:57
da uma olhada se os cabos de velas não estão trocados, mas parece ser problema elétrico mesmo...

Se conseguir faça um vídeo e posta para galera, as vezes só no barulho da para dar alguns palpites...

Abraço!

Reinhard
10/08/2009, 20:06
Como o Rafa falou verifica se o platinado esta abrindo. Eu liga uma lampada de 12V com um fio na bobina no lado do platinado e outra no bloco do motor (qualquer ponto). Ai virando o motor a lampara acende e epaga conforme a abetura e fechamento do platinado. Tabem usa este para ajustar o ponto de ignição, este e o ponto quando a lampada acende.
O aquesimento da bobina provavelmente é que vc tem a bobina que necessita uma resistencia na linha de ignição.

antonio donizeti
10/08/2009, 20:48
estou anotando todas as dicas e possibilidades , nos proximos dias , tentarei novamente pois , o cj se encontra na chacara e so irei nas minhas folgas , agradeço aos colegas BOAVENTURA , REINHARD E RAFA pela ajuda. RAFA essa tampa que vc fez nao precisa de junta ?que tipo de material vc utilizou ?

Lucas Nassif
10/08/2009, 21:42
Olha já tentei colocar 2 juntas na época e piorou, tenta passar uma cola para junta de motores entre a junta e a tampa, deixa secar por algumas horas e depois tentava montar a tampa denovo. O problema é na hora de apertar, pois se a tampa empenou um pouco ela espulsa a borracha para os lados se apertar demais, e vaza se apertar pouco.

SDS
Rafael

No filtro de óleo do meu, escorria óleo pelo centro da tampa, onde vai o parafuso. Ali sempre melava, principalmente com o motor frio.

Fui tirar esse vazamento, e quando tirei o parafuso, inicialmente a tampa não saiu, mas bastaram uns 2 minutos para ela pular longe. Aí fud3*!!

Coloquei uma borracha junto com uma arroela como vedação no parafuso, e vazamento lá parou! Mas começou pela junta!:parede:

Tentei de um jeito, de outro e não parava. Inverti a junta e nada.
Aí eu virei a tampa de cabeça pra baixo, limpei bem a parte de dentro para retirar o óleo, limpei a junta. Coloquei 5 pingos de Superbond :mrgreen: na tampa e coloquei a junta. Esperei uns 5 minutos e coloquei a tampa no lugar. Apertei moderadamente e tá lá até hoje, e o melhor, SEM vazamentos!!! :dance:

Detalhe: pelo que parece, o parafuso da tampa já foi MUITO apertado, pois o centro dela é "afundado''.. por isso vazava pelo parafuso!

:concordo:

Rafaminc
11/08/2009, 07:39
estou anotando todas as dicas e possibilidades , nos proximos dias , tentarei novamente pois , o cj se encontra na chacara e so irei nas minhas folgas , agradeço aos colegas BOAVENTURA , REINHARD E RAFA pela ajuda. RAFA essa tampa que vc fez nao precisa de junta ?que tipo de material vc utilizou ?

Comprei um o´ring padrão Ø98,02 x Ø3,53. Em casas de vedações hidráulicas vc encontra fácil, não deve passar de R$ 2 a R$ 3 , mas poderia ser até a antiga junta recortada. Eu optei em fazer a tampa depois de ficar horas colocando/retirando/testando a tampa original. Dái enchi o saco e usinei essa tampa que não incomodou mais.

Mazaropi-RJ
11/08/2009, 08:25
Fala Donizete. Tive esse mesmo problema q vc... Tivemos q fazer virar um BF parado a mais de 5 anos... Checamos a elétrica, se a bomba estava puxando gasolina e nada de pegar...
Aí ocorreu de abrir o carbura e o mesmo estava com gasolina velha. Secamos a cuba, colocamos gasolina nova e tentamos de novo... O Bicho ressuscitou, funcionou redondinho...
Se lembra daquele macaco ? Ele está em uso e funciona direitinho []s

felipebrde
11/08/2009, 10:58
Boa tarde Antonio, o reservatório do filtro de óleo é complicado mesmo, meu mecânico disse que depois que tu abre para trocar o elemento filtrante começam os vazamentos pq o o O"ring naum veda mais, como aqui em Santa Cruz do Sul não se acha nada, ele cortou um pedaço de câmara de pneu mesmo e colocou ali. Não vazou mais. Eh gambiarra, mas funciona. hehehe...

Abraços!

Felipe Oliveira
___

antonio donizeti
11/08/2009, 13:02
Ola Mazaropi fico contente em saber que vc ficou satisfeito com o produto, quanto ao que vc citou , eu verifiquei o cabura , troquei o injetor e a junta mas nao deu certo, espero que pelos proximos dias estarei mexendo novamente , mas agora munido de informaçoes que os colegas ,do forum estao me passando .Mazaropi um abrço e valeu pela dica .
Felipe em relaçao ao vazamento vou tentar fazer o que seu mecanico fez, nao vamos chamar de gambiarra mas sim de (uma adpataçao tecnica).
Felipe valeu!

felipebrde
14/08/2009, 11:31
Ola Mazaropi fico contente em saber que vc ficou satisfeito com o produto, quanto ao que vc citou , eu verifiquei o cabura , troquei o injetor e a junta mas nao deu certo, espero que pelos proximos dias estarei mexendo novamente , mas agora munido de informaçoes que os colegas ,do forum estao me passando .Mazaropi um abrço e valeu pela dica .
Felipe em relaçao ao vazamento vou tentar fazer o que seu mecanico fez, nao vamos chamar de gambiarra mas sim de (uma adpataçao tecnica).
Felipe valeu!
hehehe... que seja! :D O importante eh não vazar.

Abraços!

antonio donizeti
28/08/2009, 22:05
opa! consegui:palmas: depois de analisar e por em pratica as preciosas dicas dos caros colegas , o velho motor bf voltou a roncar novamente , aparentemente esta ok com boa compressao e nao esta queimando oleo Conclusao cabos trocados , e a tampa do distribuidor mesmo sendo nova estava com problema , foi trocar e a faisca ja chegava as velas , ja o vazamento coloquei uma junta de borracha como foi sugerido e o vazamento na tampa parou . Agora algumas coisas que preciso fazer trocar bomba de gasolina ou reparo da mesma.
carburador tive que deixar acelerado pois esta ocilando demais, se tento regular a lenta ele apaga , mais depois de tanto tempo parado , nao da para se esperar que estivesse tudo 100% .Terei que desmontar e ver se ainda tem recuperaçao. Sugestoes sao bem vindas!
Caros colegas mais uma vez obrigado pela força .

Lucas Nassif
28/08/2009, 22:34
carburador tive que deixar acelerado pois esta ocilando demais, se tento regular a lenta ele apaga , mais depois de tanto tempo parado , nao da para se esperar que estivesse tudo 100% .Terei que desmontar e ver se ainda tem recuperaçao. Sugestoes sao bem vindas!


Isso é questão de limpeza e regulagem!

Desmonte o carburador por completo FORA DO MOTOR, lave tudo com gasolina e jogue jato de ar nos dutos da tampa, do corpo e da base.

Verifica o estado dos componentes [se precisar, troque o reparo], verifique os giglês, bóia e sua regulagem e depois de montado, dê uma pré-regulagem com o carburador na bancada ainda. Monte no Jeep e depois dê o "pente fino" na regulagem da marcha lenta e mistura ar/comb com o motor funcionando.