Conectar

Ver Versão Completa : Dúvida câmbio chevette

Beto-cj5 1975
09/08/2009, 21:41
Quando é colocado o cambio de chevette no jeep (com qualquer flange do mercado), a alavanca sempre vem pra traz?? Ou existe alguma flange que fique mais proximo da posiçao original??? Abrçs..

anderson_wzorek
09/08/2009, 22:06
Beto,
Se vc manter o motor em seu lugar original,as alavancas de cambio,tração e reduzida vem para traz sim,em virtude do cambio do chevette ser mais comprido que uma caixa orginal,acho que vem cerca de de 20 cm.
A flange da deeptec se não estou enganado,que na ferdade é uma nova carcaça de caixa não recua tanto as alavancas,essas de chapa a venda por ai recuam os 20 cm mencionados.
No meu caso,a flange que uso foi feita por mim mesmo,na hora de posiconar meu motor (opala 4cc) levei ele pra frente,deixando ele uns 2 cm do radiador(com a helice),fiz novos suportes no chassis,ai as alavancas ficaram proximas do original,acho que uns 5 cm no maximo pra trás.
Se vc não pretende mexer naposição do motor,em qalquer opção tera as alavancas recuadas,
Mas posso te garantir que vale a pena o trabalho,a caixa é show,é valente

Abraços
Anderson

Beto-cj5 1975
09/08/2009, 22:19
Entao terei que mexer nos cardans tambem?? Mesmo usando a deeptec?? Abrçs...

rubensx
09/08/2009, 22:28
sim precisa mesmo mexer

dá uma procurada pelo topico adaptação cambio do chevette que terá mais idéias e pode ver fotos de como fica

anderson_wzorek
09/08/2009, 22:47
exatamente,tera um cardan dianteiro bem longo e o cardan traseiro bem curto,quando for fazer esse trabalho,leve a um bom proffisional,pq cardan mal feito só causa dor de cabeça.
Abraços

Denis Takashi
09/08/2009, 22:56
Beto,

Independente do kit, a alavanca do cambio é deslocada para trás, pois sua posição é determinada pelos eixos dos garfos do cambio.

Sim, precisa mexer mesmo em cardãs, mas isso não é coisa do outro mundo, pois muitos torneiros fazem esse serviço.

Não é porque eu vendo as flanges, mas o cambio é bom pra caramba, tô com o meu à quase 2 anos e nem sequer completei o óleo ... hheheheh

abraço

Beto-cj5 1975
10/08/2009, 09:43
Fala Denis, e qual o valor que voce cobra na flange chevette x willys e na flange chevette x ohc 4cc ??? Abrçs...

Doutor Gory
14/08/2009, 14:25
Beto

Eu usei as flanges da deeptec tanto para o motor AP com cambio chevette e para o cambio chevette com a reduzida, perfeito, nenhuma alteração necessária apenas montar o conjunto, mantive a travessa do cambio no mesmo lugar e não precisei mexer nos cardãns apenas refiz os suportes do motor, algume uma vez comentou comigo que assim o motor ficar mais pra frente e muda o cntro de gravidade mas como não faço muitas trilhas meu uso é praticamente urbano ficou excelente.

[]´s

Wagner

proença
14/08/2009, 16:09
Beto

Eu usei as flanges da deeptec tanto para o motor AP com cambio chevette e para o cambio chevette com a reduzida, perfeito, nenhuma alteração necessária apenas montar o conjunto, mantive a travessa do cambio no mesmo lugar e não precisei mexer nos cardãns apenas refiz os suportes do motor, algume uma vez comentou comigo que assim o motor ficar mais pra frente e muda o cntro de gravidade mas como não faço muitas trilhas meu uso é praticamente urbano ficou excelente.

[]´s

Wagner

usei o kit da autocar4x4 que é semelhante ao da deep tec e tb não precisei mexer na travessa e nem nos cardãos :dance:
só necessitei ajustar a tampa da carroceria onde está posicionado o câmbio

megadeth
14/08/2009, 17:59
Fala Denis, e qual o valor que voce cobra na flange chevette x willys e na flange chevette x ohc 4cc ??? Abrçs...

Vixi Beto, corre desse cara ae pq ele é picareta dos piores!!!

kkk, calma, é brincadeira! O Denis é gente fina, e o trampo que ele, o irmão e o pai dele fazem é campeão. Gente honesta e bons profissionais. Comprei o meu clarkette com ele, já com a capa seca do opala "moderno" e tirando esse lance de a varela ficar recuada, realmente fica show de bola a adaptação.

[]s
Caio

victor massinha
21/08/2009, 15:30
Quanto gasto pra adaptar um cambio chevette no willys? (média) Estou com um motor opala 4cc e cambio 4 marchas original, me falaram que do chevette fica show de bola o 4 marchas e ou 5 marchas do 1.0 (junior)
Obrigado.

mrcrema
21/08/2009, 16:12
Muda a posição sim,

no meu jeep tive que mudar os dois cardãs, como falaram acima, o diant tem que ser maior e o tras tem que ser menor.

quanto a valor, acredito que o que pesa mais são os valores das flanges.

Na deeptec

Flange para reduzida e motor : R$ 1340,00
Cambio chevette + ou - R$ 350,00

total R$ 1690,00

Esses valores peguei no site da Deeptec.

Fora que, além disso, dependendo de sua relação de C&P, vc terá um carro com o cambio super longo, que em algumas subidas tem que reduzir ele pra sair, foi o que aconteceu no meu caso, tive que colocar C&P 5.88.1 (9x53).

Espero ter ajudado em alguma coisa

Valew
Flange do motor R$

eniomurara
25/08/2009, 14:06
Galera .... pra quem ja testou.

Meu CJ HOJE: Usando ele em TRILHA e RAID.
Motor 4CC Opala + caixa 3m C-10 + Relação 44x9 + aro 16

NOTA: Eu ando 99% em segunda marcha, ele não pede marcha, só vai vai via, fica uma pilotagem meio chata e sem graça pois não tenho necessidade de reduzir 1 marcha pra dar aquele gás no motor quando cai o giro ou dar 1 marcha a mais quando o viro sobe muito ... se passa pra terceira fica xoxo.

Trocando essa caixa C-10 pela do Chevette 5 marchas.... PERGUNTO ???

Sera que vai ficar muito LONNNNNNNGO ???
Hoje com 44x9 ja considero longo.

Ou a caixa chevette é um pouco mais curta que essa de C-10 ???

Qual seria o comportamento dele com caixa chevette e relação 43x8 ???
Acho que a maioria esta assim 43x8 menos o meu.

Ou a caixa cheve mais custa e relação um tanto mais longa ficaria um bom conjunto ???

OU ESTOU FALANDO UMA GRANDE BOBAGEM.

Deem uns pitacos nessa questão.
Obrigado.
Enio

mrcrema
25/08/2009, 14:10

NOTA: Eu ando 99% em segunda marcha, ele não pede marcha, só vai vai via, fica uma pilotagem meio chata e sem graça pois não tenho necessidade de reduzir 1 marcha pra dar aquele gás no motor quando cai o giro ou dar 1 marcha a mais quando o viro sobe muito ... se passa pra terceira fica xoxo.

Ou a caixa cheve mais custa e relação um tanto mais longa ficaria um bom conjunto ???

Obrigado.
Enio

Não sei qual a relação do seu cambio, mas segue abaixo a relação do chevette, dá pra vc ter uma idéia.

Câmbio mecânico de 5 marchas (1.6)

1ª) 3,746:1;
2ª) 2,157:1;
3ª) 1,378:1;
4ª) 1,000:1;
5ª) 0,840:1;
Ré) 3,815:1;

Eu acho que o cambio da c10 tem a relação mais curta que o cambio do chevette.

GBarros
25/08/2009, 22:51
Olha, eu tenho no meu jeep, o cambio do chevette 5 marchas + relação 44/9 e rodas aro 16 (pneus 7.50/16). Para subir estradas mais elevadas, tenho que reduzir ele pra terceira. Fica longo pra caramba de quarta (sem força), de quinta nem se fala. Se coloquei quinta marcha alguma vez, nem me lembro (quando fiz a loucura de colocar acima de 80km/h no jeep). Acho que o cambio 4 marchas é o suficiente, mas que se colocar a relação 43/8, dizem que fica bom. Vou trocar pra ver qualquer dia pra ter a noção da melhoria que dizem.

Pablo.pinto2007
25/08/2009, 23:38
Olá não possuo o cÂmbio do chevette, mas possuo o do niva que é muito parecido... e pelo que os meus colegas dizem (que tem o câmbio chevette), é que fica bom mesmo é com o diferencial 8:43... o meu é 8:43, ficou muito bom, um carro com força (antes era 3M, ficava difícil subir até em casa), e com velo final, pois a 5ª é overdrive... Maravilhoso!!!

Abraços!

eniomurara
26/08/2009, 08:49
Eu ja tava prevendo um Jeep longo pra caramba, com essa 44x9 e Caixa Chevette, só faltava uma confirmação de quem ja tem essa configuração.

É que aqui na cidade tem um camarada com um Jeepão V8 e relação 8x43 ele acha o Jeep dele muito amarrado e eu dei idéia nele de trocar a relação comigo, eu ficaria com as 8x43 dele e ele com as minhas 9x44.

Por isso a minha necessidade desses exclarecimentos.

Vou deixar ele dar um passeio no meu JC para ele sentir a diferença de rodar com relação 9 e deixo ele decidir uma possível troca. Vai ser um comparativo interessante, mesmo pq hoje os 2 CJ tem a mesma caixa C-10.

Pelos exclarecimentos dos colegas, eu vou fazer a troca basta ele aceitar.

Obrigado mesmo pelos POSTS.
Se mais alguem tiver algo a acressentar por favor fique a vontade.

Grato...ENIO

mrcrema
26/08/2009, 09:47
Eu ja tava prevendo um Jeep longo pra caramba, com essa 44x9 e Caixa Chevette, só faltava uma confirmação de quem ja tem essa configuração.

É que aqui na cidade tem um camarada com um Jeepão V8 e relação 8x43 ele acha o Jeep dele muito amarrado e eu dei idéia nele de trocar a relação comigo, eu ficaria com as 8x43 dele e ele com as minhas 9x44.

Por isso a minha necessidade desses exclarecimentos.

Vou deixar ele dar um passeio no meu JC para ele sentir a diferença de rodar com relação 9 e deixo ele decidir uma possível troca. Vai ser um comparativo interessante, mesmo pq hoje os 2 CJ tem a mesma caixa C-10.

Pelos exclarecimentos dos colegas, eu vou fazer a troca basta ele aceitar.

Obrigado mesmo pelos POSTS.
Se mais alguem tiver algo a acressentar por favor fique a vontade.

Grato...ENIO

É isso ai Enio.

Obrigado pela suas msgs no meu tópico

Valew

matrakaum
26/08/2009, 19:51
Boa Noite,
Agora fiquei em dúvida.
Tenho hj o BF161. Pretendo mais pra frente, qdo sobrar grana, colocar o 6cc a álcool do Opala.
Eu estava tentando fazer rolo c/ o meu tio num câmbio da C10, acho que eh o 260f. Mas vendo este tópico veio a pergunta...
Será que realmente vale a pena pegar o da C10? O do chevette eu já tenho..aliás se alguém quiser tenho mais uns aqui...
Qual a grande diferença entre o original, o da c10 e o do chevette?
Qual das duas adaptações terá o menor gasto? Não queria ter de mexer no cardan...

Um abraço

Denis Takashi
27/08/2009, 09:51

Obrigado.
Enio

Bom, disso aí eu entendo um "pouco":mrgreen:

Gm 2.5+chevette 5 M + 4.89´s Fica um pouco longo sim, porém a diferença se sente mais em estradas... Só como comparativo, a 1ª do chevette é na casa dos 3,7:1 e a do 260T é por volta de 3,0~3,1 :1..... Aí soma-se à isso o fato do chevette ser melhor escalonado acaba-se tendo um carro com a impressão de ser mais "forte"

Por experiencia própria : Com esse powertrain, e pneus de 31" chega-se fácil à 90Km/h e o limite fica na casa dos 130....

Abraço

matrakaum
27/08/2009, 10:53
Denis,
Qual seria a melhor configuração pra mim. O meu tah c/ mecânica original.
Não queria mexer na relação e nem nos cardans, ao menos por eqto.
A caixa do chevette é melhor?

Denis Takashi
27/08/2009, 15:07
Denis,
Qual seria a melhor configuração pra mim. O meu tah c/ mecânica original.
Não queria mexer na relação e nem nos cardans, ao menos por eqto.
A caixa do chevette é melhor?

Matrakaum,

Aí depende....

Se você pretende ficar com o Bf ou ir no máximo à um 4 cil de Opala ou Ap, ao meu ver o chevette vale a pena.... certo que cardãs terão de ser refeitos, mas isto é relativamente barato... caro mesmo é a flange Motor/ cambio- quase R$ 900,00

Porém como havia citado anteriormente, se pretende colocar um 4.1 pro futuro parte pra caixas mais pesadas... a 260 T é uma boa, mas eu não gosto muito pois tem a 1ª muito longa, o que acarreta em dif. mais curtos e carro amarrado na estrada, além de ter uns engates meio ruins e etc, entretando é resistente pacas...

abraço

matrakaum
28/08/2009, 10:16
Qual a vantagem do câmbio do chevette sobre o original que tah no meu?
Toh dizendo pq. no caso do chevette eu já tenho ele.

eniomurara
28/08/2009, 14:03
Um amigo me ofereceu uma caixa cheve 4 marchas revisada (dizem ser um pouco mais robusta que a 5m) + a capa seca opala moderno + um tal rolamento q tem que ser trocado para o casamento sair perfeito, por R$ 450,00. Acho que vou encarar.

Pelos companheiros terem comentado que a quinta marcha se usa esporadicamente mais pelo prazer de usar uma quinta do que pela necessidade, vou optar pelo cambio 4 marchas mesmo.

Li muito a respeito e acho que não tem mais volta essa minha decisão de trocar a C-10 3m pela do Cheve 4m.

Uma DÚVIDA (meu Deus isso não acaba nunca) :mrgreen:, se na instalação o mecanico me falar em alterar os cardans ou mudar a posição do motor, puxar ele um pouco mais pra frente, qual seria a atitude mais inteligente.

Na hipótese de eu ter essas 2 alternativas, digo isso porque meu motor, tem bastante espaço entre a grade + radiador + helice, se eu juntar mais o conjunto todo acho que não preciso mexer nos cardans, ou seria melhor deixar o conjunto como esta e mudar os cardans de acordo com a necessidade. ???

Aguardando Instruções.

Grato...ENIO

GBarros
28/08/2009, 15:11
Um amigo me ofereceu uma caixa cheve 4 marchas revisada (dizem ser um pouco mais robusta que a 5m) + a capa seca opala moderno + um tal rolamento q tem que ser trocado para o casamento sair perfeito, por R$ 450,00. Acho que vou encarar.

Pelos companheiros terem comentado que a quinta marcha se usa esporadicamente mais pelo prazer de usar uma quinta do que pela necessidade, vou optar pelo cambio 4 marchas mesmo.

Li muito a respeito e acho que não tem mais volta essa minha decisão de trocar a C-10 3m pela do Cheve 4m.

Uma DÚVIDA (meu Deus isso não acaba nunca) :mrgreen:, se na instalação o mecanico me falar em alterar os cardans ou mudar a posição do motor, puxar ele um pouco mais pra frente, qual seria a atitude mais inteligente.

Na hipótese de eu ter essas 2 alternativas, digo isso porque meu motor, tem bastante espaço entre a grade + radiador + helice, se eu juntar mais o conjunto todo acho que não preciso mexer nos cardans, ou seria melhor deixar o conjunto como esta e mudar os cardans de acordo com a necessidade. ???

Aguardando Instruções.

Grato...ENIO

Olha, por experiencia propria, a mudança do motor, colocando ele mais a frente, é interessante, pois faz com que as alavancas não fiquem muito recuadas. Eu coloquei o motor de meu jeep bem proximo a ventoinha eletrica, sem problemas. O chato é ter que desmontar a carroceria toda. Além de soldar os suportes do motor em outro lugar no chassi, é bem melhor a carroceria estar fora quando for adaptar a flange na t-case e no cambio do chevette. Agora te digo outra: mexer nos cardãns é certeza ok. Não tem jeito de vc mexer na parte de cambio, motor e t-case mudando-os de lugar e os cardãns trabalharem na mesma medida anterior. A flange, eu mesmo fiz, com ajuda de um torneiro. Paguei na epoca em tudo, 280,00. E ficou otima. Ele demorou um pouco, mas expliquei passo a passo de como era uma semelhante que é vendida no mercado. Até aperfeiçoamos a minha, pois coloquei um rolamento pra melhorar o acoplamento na flange com o cambio e o eixo que vai pra t-case. Nunca me deu problema. Agora ele está fazendo os eixos flutuantes pra mim, e tá ficando show. Tá aí meus 5 centavos de informação!:concordo:

matrakaum
28/08/2009, 21:35
E depois de mexer nos cardans não tem que balancear eles ou coisa assim.
Desculpem se estou falando asneiras graves, mas eu li em algum lugar que tem de se fazer isto...

Denis Takashi
29/08/2009, 21:42
Qual a vantagem do câmbio do chevette sobre o original que tah no meu?
Toh dizendo pq. no caso do chevette eu já tenho ele.

Vantagens ;

É sincronizado, mais macio de trocar marchas, melhor escalonado, 1ª mais curta, tem overdrive, possui uma construção mais simples e moderna...

Desvantagens : Tem que adaptar, portanto gera um gasto ( assim como toda adaptação)

NMHO ;
1-Se for pra colocar, põe logo um 5 marchas, pois aparentemente é um 4 marchas com overdrive, além de da diferença de preço entre eles ser pequena (ao meu ver desprezível), além de poder usar uma relação de dif curta para ter torque na trilha e sem ficar amarrado na estrada, pois o overdrive compensa este aspecto. Já cansei de colocar 5ª no CJ e andar à 110 km/h na Régis

2- Cardã é o de menos para mexer... como o CJ possui um entre eixos curto, os cardãs são idem, assim a probabilidade de estarem desbalanceados é relativamente menor, obviamente que nada se compara à um cardã balanceado, mas na maioria dos casos os cardãs são feitos em torno mesmo, sem um balanceamente posterior.

3- Se afastar o motor para frente não precisa mexer em cardã, porém por outro lado a massa fica mais concentrada à frente do veículo, mudando seu comportamento.... Como já falei anteriormente, cardã é de menos e as alavancas é só entorta-las para ficar melhor posicionadas.

Abraços

GBarros
30/08/2009, 09:26
E depois de mexer nos cardans não tem que balancear eles ou coisa assim.
Desculpem se estou falando asneiras graves, mas eu li em algum lugar que tem de se fazer isto...

Quando se mexe nos cardãns, o torneiro praticamente já os balanceia (se for um torneiro decente). Em relação a escolha dos cambios, se coloca um 4 ou 5 marchas, é logico que o 5 marchas é bem melhor, como disse o amigo acima. A 5ª, como é overdrive, possibilita o desenvolver de uma velocidade melhor, mesmo com uma relação mais reduzida. Tenho em meu jeep, um cambio de 5 marchas, mas mesmo sem usar a ultima marcha, sei que quando colocar a relação mais curta, terei momentos em que irei usá-la normalmente.

matrakaum
30/08/2009, 10:28
Qto eu gasto nas flanges de adaptação deste 5 marchas?
E qto no serviço do Torneiro decente?

proença
30/08/2009, 16:52
opa
eu comprei o meu kit na autocar 4x4 de gaspar
ele é semelhante ao da deep tec e + barato
http://www.autocar4x4.com.br/produtos/produto_detalhes.php?COD_PRODUTO=122 (http://www.autocar4x4.com.br/produtos/produto_detalhes.php?COD_PRODUTO=122)

eniomurara
31/08/2009, 10:09
Bem próximo a Auto Car 4x4 tem tbm a Recuperg.
www.recperg.com.br (http://www.recperg.com.br) ambas em Gaspar - SC.

Esse conjunto, alguem muito perto criou e testou, com o tempo a demada foi aumentando e varios forneceores desse conjunto apareceram no mercado, cada um com seus prós e contras.

A flange que adatpa a caixa cheve com a reduzida willys eu comprei via Mercado Livre, de um fornecedor de Curitiba. Preço....R$ 230,00.
Levei na oficina e coloquei lado a lado com essa mesma flange aqui de gaspar, que um amigo esta montando no CJ dele, resultado, são IDENTICAS em tudo.

A caixa chevette 4m + capa seca opala moderno + rolamento estou pegando em Floripa, um amigo esta vendo pra mim, por R$ 450,00.
Vai faltar resumidamente a mão de obra e serviço dos cardans.

Vejam: Estou comprando tudo separadamente para montar depois, são 2 situações, fazer como eu estou fazendo ou partir para o conjunto pronto.

Minha humilde opinião: SE FOR COMPRAR O CONJUNTO JA MONTADO, EU DARIA PREFERENCIA POR UM FORNCEDOR Q FOSSE MAIS PRÓXIMO POIS NO CASO DE QUEBRA POR DEFEITO DA PEÇA OU CAIXA, SERIA MAIS FÁCIL EFETUAR A TROCA SEM GASTAR MUITO COM FRETE.

Outra coisa .... esses OVER DRIVE aí .... ou 1x1 .... nas 2 caixas ele ocorre na 4 marcha, na caixa chevette 5 marchas a quinta ja é 0,87. Um colaborador postou a relação da caixa de 5 marchas nesse mesmo tópico.

Abraços ....e obrigado a todos que estão colaborando com esse tópico.

mrcrema
31/08/2009, 10:27
Bem próximo a Auto Car 4x4 tem tbm a Recuperg.
www.recperg.com.br (http://www.recperg.com.br) ambas em Gaspar - SC.

Esse conjunto, alguem muito perto criou e testou, com o tempo a demada foi aumentando e varios forneceores desse conjunto apareceram no mercado, cada um com seus prós e contras.

A flange que adatpa a caixa cheve com a reduzida willys eu comprei via Mercado Livre, de um fornecedor de Curitiba. Preço....R$ 230,00.
Levei na oficina e coloquei lado a lado com essa mesma flange aqui de gaspar, que um amigo esta montando no CJ dele, resultado, são IDENTICAS em tudo.

A caixa chevette 4m + capa seca opala moderno + rolamento estou pegando em Floripa, um amigo esta vendo pra mim, por R$ 450,00.
Vai faltar resumidamente a mão de obra e serviço dos cardans.

Vejam: Estou comprando tudo separadamente para montar depois, são 2 situações, fazer como eu estou fazendo ou partir para o conjunto pronto.

Minha humilde opinião: SE FOR COMPRAR O CONJUNTO JA MONTADO, EU DARIA PREFERENCIA POR UM FORNCEDOR Q FOSSE MAIS PRÓXIMO POIS NO CASO DE QUEBRA POR DEFEITO DA PEÇA OU CAIXA, SERIA MAIS FÁCIL EFETUAR A TROCA SEM GASTAR MUITO COM FRETE.

Outra coisa .... esses OVER DRIVE aí .... ou 1x1 .... nas 2 caixas ele ocorre na 4 marcha, na caixa chevette 5 marchas a quinta ja é 0,87. Um colaborador postou a relação da caixa de 5 marchas nesse mesmo tópico.

Abraços ....e obrigado a todos que estão colaborando com esse tópico.

Câmbio mecânico de 5 marchas (1.6)

1ª) 3,746:1;
2ª) 2,157:1;
3ª) 1,378:1;
4ª) 1,000:1;
5ª) 0,840:1;
Ré) 3,815:1;

eniomurara
31/08/2009, 11:02
Era disso que estava me referindo.
Não é 0,87 e sim 0,84.
Obrigado ... MRCREMA.

Então em ambos os casos ... 4 ou 5 marchas ... estando o veículo com a QUARTA MARCHA engrenda eles vão ter o mesmo comportamento (1X1). CORRETO ???

A QUINTA MARCHA (0,84x1) seria mais para o caso de um deslocameto / viagem / passeio e tbm para efeito de melhorar consumo.
Ou Não ???

Vlw Crema. Abraço

Pedrão B.
07/10/2009, 23:08
PessoALL,
Encontrei na oficina do meu mecânico, um cambio de chevette 5M, que segundo ele está lá parado a + ou - 15 anos, e que era de um chevette que capotou com aproximadamente 8.000 Km.
Fiquei com ela e ainda trouxe a capa seca do opala "moderno".
A minha dúvida é o seguinte:
O meu CJ está com o BF, que não sairá de lá por enquanto.
Alguém já montou esse powertrain?
Estou com medo que o conjunto fique muito deslocado para trás...
[]'s

eniomurara
08/10/2009, 09:01
Vc não deixou eu comprar os estribos lá nos classificados.
RSRSRSRS.

Olha .... botei caixa chevette no meu Jeep essa semana, ainda não fiz trilha, só passeios pela cidade para ir me acostumando com o cambio.

Eu ADOREI.

Meu caso ....

ANTES .... amarrado com o cinto 4 pontos eu não alcançava as alavancas de tração e reduzida, então tinha que tirar o braço direito para fora do cinto para alcança-las.

HOJE .... devidamente posicionado no banco do motorista e amarrado ao cinto eu tiro e boto tração e reduzida .... facinho facinho.

No MEU CASO .... ponto positivo ao conjunto CHEVETTE.

Veja .... meu CJ tem banco de FIAT/TIPO, esses bancos que NÃO são modelo CONCHA, e tem bastante espuma no acento, acabam deixando os ocupantes numa possição mais elevada. Um Amigo meu tem banco concha no CJ e no dele a gente alcança as alavancas mais facil.

Cada caso é um caso.
No MEU caso .... ficou MELHOR.
Abraço...ENIO

bajeiro do sul
08/10/2009, 09:38

Gm 2.5+chevette 5 M + 4.89´s Fica um pouco longo sim, porém a diferença se sente mais em estradas... Só como comparativo, a 1ª do chevette é na casa dos 3,7:1 e a do 260T é por volta de 3,0~3,1 :1..... Aí soma-se à isso o fato do chevette ser melhor escalonado acaba-se tendo um carro com a impressão de ser mais "forte"

Por experiencia própria : Com esse powertrain, e pneus de 31" chega-se fácil à 90Km/h e o limite fica na casa dos 130....

Abraço
Bom dia Amigos
Tenho uma rural envidraçada que uso em trilhas medias e pesadas, tenho motor BF 161 e caixa original. Não guento mais esta caixa willis, ja gastei muito e sempre me da problema, quero trocar pela caixa do chevete 5m ou opala moderno 5m, meu diferencial é 9 x 44, como sera que fica esta configuração, não corre o risco de ficar muito longa, preciso de muita força, sera que nao fica muito xoxo, nao preciso de muita velocidade na rodovia, somente para acessos ate a trilha (70kmh), o que vc me recomendam?

agradeço a atenção de todos

um abraço

bajeiro do sul
08/10/2009, 09:39

Abraço
Desculpe, esqueci de dizer o meu pneu é o 265 x 75 x 15

obrigado

Pedrão B.
09/10/2009, 11:51
Vc não deixou eu comprar os estribos lá nos classificados.
RSRSRSRS.

Olha .... botei caixa chevette no meu Jeep essa semana, ainda não fiz trilha, só passeios pela cidade para ir me acostumando com o cambio.

Eu ADOREI.

Meu caso ....

ANTES .... amarrado com o cinto 4 pontos eu não alcançava as alavancas de tração e reduzida, então tinha que tirar o braço direito para fora do cinto para alcança-las.

HOJE .... devidamente posicionado no banco do motorista e amarrado ao cinto eu tiro e boto tração e reduzida .... facinho facinho.

No MEU CASO .... ponto positivo ao conjunto CHEVETTE.

Veja .... meu CJ tem banco de FIAT/TIPO, esses bancos que NÃO são modelo CONCHA, e tem bastante espuma no acento, acabam deixando os ocupantes numa possição mais elevada. Um Amigo meu tem banco concha no CJ e no dele a gente alcança as alavancas mais facil.

Cada caso é um caso.
No MEU caso .... ficou MELHOR.
Abraço...ENIO

Pô Enio..vamos dar os dedos e fazer as pazes:lol:
Vc usa qual motor?
Estou achando que com o BF esse sistema ficará assim:
YouTube - AVIAÇÃO - Decolagem do Concorde - Heatrow, Londres

Alguém sabe a medida da flange do cambio(não da capa seca) até e a caixa de transferência?
[]'s

peiper
10/10/2009, 12:55
Realmente esses conjuntos ficam enormes mesmo,sempre tem q mecher em travessa de caixa e mecher nos cardãs tbm!!!
Com esse meu conjunto acho q n precisaria!!!posso até te mandar as mdidas depois...

mcoimbra
14/10/2009, 11:28
Olá pessoALL,

tenho um CJ3-A 1951 com motor de opala 4CC. meu câmbio de willys 4 marchas já tá abrindo as pernas e tava pensando em colocar um de chevete 5 marchas mesmo, pois minha relação é 43/8 e rodas 15 polegadas. uso mesmo pra trilha então prefiro o jeep mais reduzido. Mas me veio uma questão:

E se eu usar o câmbio do opala mesmo não seria melhor?

O que teria que adaptar? a flange é a mesma do chevete?

abraços

Pedrão B.
14/10/2009, 13:35
Realmente esses conjuntos ficam enormes mesmo,sempre tem q mecher em travessa de caixa e mecher nos cardãs tbm!!!
Com esse meu conjunto acho q n precisaria!!!posso até te mandar as mdidas depois...

Fala Peiper!
É pelo que parce esse conjunto é menor, mas acho que ainda ficará maior, porém a dificuldade em adaptá-lo deve ser menor.
Posta mais detalhes dele!
Fui informado pelo fabricante da flange BFxC.Chevette que ela tem o mesmo comprimento da falnge original do BF.
[]'s

peiper
14/10/2009, 19:05
Amigo o cambio dos opalas mais modernos é o mesmo do chevete, porem o preço mais elevados por serem de (opala moderno) então fica mais facil de comprar um cambio de chevete mesmo e apenas colocar a Capa seca e o eixo piloto do opala!!fica td o mesmo!! Ai depois vc se tem de escolher qual o flange cambio chevete X tração se adaptaria melhor no seu jeep(avaliando o comprimento q ira ficar o conjunto motor+caixa+tração)lembrando q seu jeep é bem curto!!

Na minha opinião chevete 4M na cabeça!!!!!

abraçooo

peiper
14/10/2009, 19:11
Daee Pedrãoo!! Bom o q posso te ajudar agora é medir um cambio original q eu tenho aqui, e comparar com o meu conjunto de chevete ai vamos saber o quanto ele é maior!!ja vamos saber o quanto vc precisaria puchar a traveça da caixa pra traz!!até eu estou curioso..heheh acho q n vai ser mta diferença!!

abraçoo

catingueiro
15/10/2009, 11:54
Bom dia meus amigos !!!

Sou novo no mundo do Jeep Willys ( 1973 ) , ou seja, só aprendí agora o que é realmente bom em trilhas. Tomara que a turma de PKP's não leia isto...Rsss.
Agora falando sério. Estou com problemas na minha cxa de cambio ( Jeep 4M ) e por tudo que já lí aki resolví comprar uma cxa de chevette para meu motor de opala 4cc. Encontrei algumas cxa's de chevette e aí apareceram minhas dúvidas.

Cxa's encontradas :
Uma cxa é de chevette 4M antigo, do ano de 79 para lá, um tamanho físico mais longo...
uma cxa é de chevette 4M antigo, do ano de 79 para lá, um tamanho físico mais curto...
Uma cxa é de chevette 5M mais novo, de 83 pra cá...

Perguntas:
Qual destas opções é a melhor ?
O adaptador a ser comprado, serve para qualquer modelo ?
Onde é que compro o adaptador mais em conta ?

1 Forte abraço,

GBarros
15/10/2009, 17:27
Bom dia meus amigos !!!

Sou novo no mundo do Jeep Willys ( 1973 ) , ou seja, só aprendí agora o que é realmente bom em trilhas. Tomara que a turma de PKP's não leia isto...Rsss.
Agora falando sério. Estou com problemas na minha cxa de cambio ( Jeep 4M ) e por tudo que já lí aki resolví comprar uma cxa de chevette para meu motor de opala 4cc. Encontrei algumas cxa's de chevette e aí apareceram minhas dúvidas.

Cxa's encontradas :
Uma cxa é de chevette 4M antigo, do ano de 79 para lá, um tamanho físico mais longo...
uma cxa é de chevette 4M antigo, do ano de 79 para lá, um tamanho físico mais curto...

Perguntas:

1 Forte abraço,

Catingueiro, sem duvida, ao meu ver, vá de caixa mais nova, ano 83 pra cá, e melhor ainda, com 5 velocidades. Até porque, muitos preferem a de 4 marchas, porque 5 marchas em alguns jeep´s é suicidio. Mas coloque uma que seja completa. Sem contar que a diferença de preço eu acredito que seja minima. E em relação ao "adaptador", que no caso seria a flange de adaptação, dê uma olhada nas que são vendidas no mercado. Existe uma sendo vendida na Donatti4x4, e outra completamente diferente desta, sendo vendida na Deeptec4x4, esta um pouco mais cara, mas bem mais fácil de adaptar. Bom, vai do gosto e da grana sobrando.

Pedrão B.
15/10/2009, 21:30
Daee Pedrãoo!! Bom o q posso te ajudar agora é medir um cambio original q eu tenho aqui, e comparar com o meu conjunto de chevete ai vamos saber o quanto ele é maior!!ja vamos saber o quanto vc precisaria puchar a traveça da caixa pra traz!!até eu estou curioso..heheh acho q n vai ser mta diferença!!

abraçoo

Fala Peiper!!!
Passa a medida só do conjunto do chevette, o "girinal" eu meço no meu mesmo.
[]'ção!

peiper
15/10/2009, 23:25
Hj medi lá as duas caixas>>a do chevete com o flange junto medem 28,5Cm sendo q a do willis orginal mede 20,5Cm então a difereñça é de 8Cm q vc vai ter q mecher com o motor p frente ou travessa do cambio pra traz!!!

abraço!!!:concordo:

Pedrão B.
15/10/2009, 23:56
Hj medi lá as duas caixas>>a do chevete com o flange junto medem 28,5Cm sendo q a do willis orginal mede 20,5Cm então a difereñça é de 8Cm q vc vai ter q mecher com o motor p frente ou travessa do cambio pra traz!!!

abraço!!!:concordo:

Boa peiper!
Valeu pela força.
Assim que meu cambio abrir o bico, eu vou trocá-lo, e posto o resultado.
[]'s

catingueiro
16/10/2009, 16:13
Catingueiro, sem duvida, ao meu ver, vá de caixa mais nova, ano 83 pra cá, e melhor ainda, com 5 velocidades. Até porque, muitos preferem a de 4 marchas, porque 5 marchas em alguns jeep´s é suicidio. Mas coloque uma que seja completa. Sem contar que a diferença de preço eu acredito que seja minima. E em relação ao "adaptador", que no caso seria a flange de adaptação, dê uma olhada nas que são vendidas no mercado. Existe uma sendo vendida na Donatti4x4, e outra completamente diferente desta, sendo vendida na Deeptec4x4, esta um pouco mais cara, mas bem mais fácil de adaptar. Bom, vai do gosto e da grana sobrando.

Boa tarde GBarros,

Valeu pela dica.....Comprei uma de 4M de 83 pra cá e agora com sua orientação vou correr em busca da "flange de adaptação".

1 forte abraço e muito abrigado

mcoimbra
16/10/2009, 17:19
Amigo o cambio dos opalas mais modernos é o mesmo do chevete, porem o preço mais elevados por serem de (opala moderno) então fica mais facil de comprar um cambio de chevete mesmo e apenas colocar a Capa seca e o eixo piloto do opala!!fica td o mesmo!! Ai depois vc se tem de escolher qual o flange cambio chevete X tração se adaptaria melhor no seu jeep(avaliando o comprimento q ira ficar o conjunto motor+caixa+tração)lembrando q seu jeep é bem curto!!

Na minha opinião chevete 4M na cabeça!!!!!

abraçooo

valeu peiper, vou começar a viabilizar essa mudança logo pois vai melhorar e muito pro meu carro

abraços

mariel
19/10/2009, 20:39
Blz Pessoal,

Então eu estou fazendo essa adptação, porém no motor AP, eu comprei a flange do cambio e da reduzida por R$ 450 completa com parafusos e rolamentos com o frete incluído.

O meca esta colocando o motor, vamos ver como vai ficar.

Abraços

RICARDO KAORU
20/10/2009, 22:46
Os companheiros podem dar umas dicas!? É o seguinte; minha rural 62 4x4 está com o gm 151 (4cc opala/ gasolina)+ caixa de chevette 4m + relação 43/8+ pneus 30 aro 15( da blazer). Mas estou achando um pouco fraca em 3º marcha e nem tanto econômica +- 5km/l ( carbura DFV 228, giclê 27 alta e 15 lenta) e na época da adaptação optei pelo gm 4cc por ser barato e menos beberrão que o gm 6cc (o bf 161 dava muita dor de cabeça , bebia muito e andava pouco). Esse 4cc até anda bem (ta melhor que o bf), mas qualquer subidinha pede 1º ou 2º ; já na baixada, sinto que faltava uma 5º marcha já que ando mais na estrada que trilhas, e se eu colocar uma relação mais longa tipo a 44/9 compensaria a falta da 5º?(receio de ficar frouxa com 44/9 o que acham? ). Sabe me dizer se eu rebaixar de leve o cabeçote tipo 1mm apenas isso (sem toda aquela trabalheira de trocar comando) vai melhorar o desempenho/ passa a beber mais? E turbinar vale apena, bebe mais...? valeu

Julinot
21/10/2009, 13:30
Eu acho que GM 4cil pra Rural é que pode ser o teu problema.

Abraços...

Os companheiros podem dar umas dicas!? É o seguinte; minha rural 62 4x4 está com o gm 151 (4cc opala/ gasolina)+ caixa de chevette 4m + relação 43/8+ pneus 30 aro 15( da blazer). Mas estou achando um pouco fraca em 3º marcha e nem tanto econômica +- 5km/l ( carbura DFV 228, giclê 27 alta e 15 lenta) e na época da adaptação optei pelo gm 4cc por ser barato e menos beberrão que o gm 6cc (o bf 161 dava muita dor de cabeça , bebia muito e andava pouco). Esse 4cc até anda bem (ta melhor que o bf), mas qualquer subidinha pede 1º ou 2º ; já na baixada, sinto que faltava uma 5º marcha já que ando mais na estrada que trilhas, e se eu colocar uma relação mais longa tipo a 44/9 compensaria a falta da 5º?(receio de ficar frouxa com 44/9 o que acham? ). Sabe me dizer se eu rebaixar de leve o cabeçote tipo 1mm apenas isso (sem toda aquela trabalheira de trocar comando) vai melhorar o desempenho/ passa a beber mais? E turbinar vale apena, bebe mais...? valeu

RICARDO KAORU
21/10/2009, 23:32
Concordo que o gm 4cc(original) não é um canhão, mas os números mostram que ele é superior ao bf161( original).E no meu caso, ta rendendo mais que o bf. valeu.

Julinot
22/10/2009, 08:55
O que eu disse é que esse GM 4 cil não está empurrando - e nem puxando - bem a tua Rural. Um BF-161 em boas condições - o que não parecia ser o caso do teu - empurraria melhor, não ? Existem uns kits que melhoram esse GM 4 cil, não ? Talvez seja por aí a solução do teu problema.

Abraços...

DJLOPES
31/10/2009, 16:23
Ola Pessoal.

Preciso da ajuda de vcs.
Estou colocando cambio de chevete no meu BF161.
Quando desmontei meu conjunto percebi que o eixo pilo do chevete e uns 3mm mais fino que o do jeep,
Agora vai a grande pergunta, preciso mandar fazer uma nova bucha pro volante pra ajustar o eixo piloto do chevete?
Qual o material ideal pra fazer esta bucha?
Comprei o kit pelo Mercado livre. Paguei 280 em cada uma, motor x cambio e cambio x reduzida.

Obrigado.

shaolin36
12/11/2009, 22:20
Saudações, gostaria da ajuda de vocês para ver qual câmbio devo usar. Meu jipe está com o motor OHC 2.3 e com o câmbio original 4m, que está muito ruim. Uso pneus 33" e costumo andar em trilhas mais pesadas. Qual câmio ficaria bom nesse motor?

Obrigado,

Adriano.

bajeiro do sul
30/09/2010, 08:33
Ola Pessoal.

Preciso da ajuda de vcs.
Estou colocando cambio de chevete no meu BF161.
Quando desmontei meu conjunto percebi que o eixo pilo do chevete e uns 3mm mais fino que o do jeep,
Agora vai a grande pergunta, preciso mandar fazer uma nova bucha pro volante pra ajustar o eixo piloto do chevete?
Qual o material ideal pra fazer esta bucha?
Comprei o kit pelo Mercado livre. Paguei 280 em cada uma, motor x cambio e cambio x reduzida.

Obrigado.
Amigo
tenho uma rural com motor BF e caixa de chevette 5 marchas. Sim, o pinhão do chevette é mais fino, o que eu fiz foi emendar a prise do jeep, usando a parte da prise do jeep onde fica dentro do disco de embreagem, na parte de fora emendei na prise do chevette (que é mais fina). o torneiro centralizou as duas e emendou uma direto na outra, sem uso de buchas. Não sei se era esta tua duvida?

Abraços

bajeiro do sul
30/09/2010, 08:42
Bom dia meus amigos !!!

Cxa's encontradas :

Perguntas:

1 Forte abraço,
Amigo
Coloquei na minha rural com motor BF caixa do chevette 5 marchas, ela é melhor escalonada e a 5ª marcha ajuda muito, sem falar que a marcha ré é montada junto ao conjunto principal, e não do lado de fora como nos 4 marchas, a possibilidade de enrosco é menor, encontrei o adaptador de um cara no mercado livre de curitiba, foi so chegar e montar. Paguei R$ 330,00 o adaptador da sobrecaixa willys na caixa do chevette, e R$ 150,00 o flange motor BF caixa chevette. O conjunto ficou ótimo, a primeira , segunda e terceira são bem curtas, a 4 e a 5 marchas bem longas. Chego a 80 por hora em quinta marcha com uma rotação muito baixa, como gosta o BF

abraços

Alvaro Pereira
30/09/2010, 10:41
Amigo
Coloquei na minha rural com motor BF caixa do chevette 5 marchas, ela é melhor escalonada e a 5ª marcha ajuda muito, sem falar que a marcha ré é montada junto ao conjunto principal, e não do lado de fora como nos 4 marchas, a possibilidade de enrosco é menor, encontrei o adaptador de um cara no mercado livre de curitiba, foi so chegar e montar. Paguei R$ 330,00 o adaptador da sobrecaixa willys na caixa do chevette, e R$ 150,00 o flange motor BF caixa chevette. O conjunto ficou ótimo, a primeira , segunda e terceira são bem curtas, a 4 e a 5 marchas bem longas. Chego a 80 por hora em quinta marcha com uma rotação muito baixa, como gosta o BF

abraços

se vc tem o motor do opala em sua felicidade e mais fasil e só comprar a cx seca da caravan de 5 marchas e colocar na do chevett obs nao recomendo colocar a de 5 pois se torna mais longa e o cardan acaba ficando curto outra coisa que eu nao gostei e que na 5 cai o rendimento outra coisa a de 4 vc tem melhor rendimento nais trilhas

bajeiro do sul
01/10/2010, 08:43
se vc tem o motor do opala em sua felicidade e mais fasil e só comprar a cx seca da caravan de 5 marchas e colocar na do chevett obs nao recomendo colocar a de 5 pois se torna mais longa e o cardan acaba ficando curto outra coisa que eu nao gostei e que na 5 cai o rendimento outra coisa a de 4 vc tem melhor rendimento nais trilhas
Alvaro

Comparando a 5 marchas do chevette com a 4 marchas do willys, posso te garantir pois passei pelas duas caixas: A primeira do chevette 5 marchas é mais curta que a do willys 4 marchas, emconsequencia disto a segunda e a terceira tb são mais custas que a segunda e terceira do willys 4 marchas. So para ter ideia, eu passava em quebra molas com a willys em segunda marcha apanhando. Agora passo com a caixa de chevette 5 marchas em terceira marcha e não apanha, sem falar que a quarta e quinta marchas são bem longas, ótimas para estrada. Vou a 80 por hora em 5 marcha e quase não se escuta o motor

Eduardo

jonhjp26
01/10/2010, 09:15
A questão da caixa de chevete e da C20, tem a primeira, segunda e terceira marchas mais curtas do que a do CJ original. A quarta é igual e tens ainda uma 5 macha overdrive.

Com motor AP por ser um motor de toeque com giros mais altos, a relação 5,38 (8x43) fica perfeito para trilhas e estradas. QUanto tinha essa configuração, AP + cx clark 5 machas, e relação 4,89 (9x44) ele ficava fraco na 5 marcha, reduzi a relação para 5,38 e ele ficou bem forte em todas as marchas e na 5 ele andou mais esperto isso com 120 km/h em viagem ficava tranquilo.
Com motor opala,por ter torque mais de baixa do que o AP, é provável que fique melhor com a relação 4,89 (9x44).

João Luis Nobrega

bajeiro do sul
01/10/2010, 10:28
A questão da caixa de chevete e da C20, tem a primeira, segunda e terceira marchas mais curtas do que a do CJ original. A quarta é igual e tens ainda uma 5 macha overdrive.

Com motor AP por ser um motor de toeque com giros mais altos, a relação 5,38 (8x43) fica perfeito para trilhas e estradas. QUanto tinha essa configuração, AP + cx clark 5 machas, e relação 4,89 (9x44) ele ficava fraco na 5 marcha, reduzi a relação para 5,38 e ele ficou bem forte em todas as marchas e na 5 ele andou mais esperto isso com 120 km/h em viagem ficava tranquilo.
Com motor opala,por ter torque mais de baixa do que o AP, é provável que fique melhor com a relação 4,89 (9x44).

João Luis Nobrega
Na minha rural tenho motor BF e relação 9:44, ficou otimo a relação com a caixa do chevette, tanto na trilha quanto na estrada

VitorWillys
01/10/2010, 16:46
Quando é colocado o cambio de chevette no jeep (com qualquer flange do mercado), a alavanca sempre vem pra traz?? Ou existe alguma flange que fique mais proximo da posiçao original??? Abrçs..
Olá , tenho um Cj5 77... motor original , fui colocar cambio de chevette e tive q fazer exatamente isso... encurtar um cardã , prolongar o outro ... e alavanca veio p tras e tiver q fazer um serviço de funilaria no asoalho do jeep né.. a troca de cambio deu mta diferença em relação a maciez do cambio , igual carro msm , sem trancos, mas em relação a ter a quinta marcha , nao mudou nada , ela eh super fraca ... uso mtooooo pouco ..... e a primeira ficou levemente mais forte.......
Abs...
tentei ajudar em alguma coisa ..

MadMax 93/93
25/01/2011, 19:12
Beto,

Independente do kit, a alavanca do cambio é deslocada para trás, pois sua posição é determinada pelos eixos dos garfos do cambio.

Sim, precisa mexer mesmo em cardãs, mas isso não é coisa do outro mundo, pois muitos torneiros fazem esse serviço.

Não é porque eu vendo as flanges, mas o cambio é bom pra caramba, tô com o meu à quase 2 anos e nem sequer completei o óleo ... hheheheh

abraço

Boa noite Denis. Talvez você ja tenha respondido a minha pergunta, porem nao achei e nao sei mexer muito no forum. Voce usa a caixa do chevette de 4 ou 5 marchas? Qual a diferença entre as duas? E qual voce indicaria para a receita = ap + diferencial 8x43 + pneus 33"? Desde já agradeço a presteza.

jipeirodesdepequeno
01/03/2011, 18:38
pra botar no jeep, tem que ser clark?
essas comuns que vendem por ai, dizendo ser gm é mais fraca?
quais chevettes vieram clark?
chevette 89 e uma marajo 88 5m ambos são clark?

lucciano amaral
27/03/2011, 16:57
Amigos a caixa de chevete 5 marchas aguenta o motor 6cc do opala? abraços

mali9ski
27/03/2011, 18:56
Amigos a caixa de chevete 5 marchas aguenta o motor 6cc do opala? abraços

amigo a 5 marchas é mais fraca comparada com a 4 marchas mas mesmo assim acho que o gm 250s é muito torque para este cambio, acredito que o cambio 4 marchas do opala seja a melhor opção e é muito semelhante a do chevette

mali9ski
27/03/2011, 18:59
pra botar no jeep, tem que ser clark?
essas comuns que vendem por ai, dizendo ser gm é mais fraca?
quais chevettes vieram clark?
chevette 89 e uma marajo 88 5m ambos são clark?

amigo pelo que eu sei todas as caixas do chevette 4 ou 5 marchas são clark

um mito que eu ouvi é que a caixa 4 marchas dos primeiros chevettes que eram importadas da alemanha (pra quem não sabe o chevette é da opel)essas sim eram indestrutiveis

antoniofilipi
27/03/2011, 19:13
Aproveitando a pergunta, gostaria d saber se a Caixa do chevette guenta nos motores 6cc, o do omega, a flange do chevas encaixa perfeitamente, mas estou com receio de usala no 6.

mali9ski
27/03/2011, 19:26
Aproveitando a pergunta, gostaria d saber se a Caixa do chevette guenta nos motores 6cc, o do omega, a flange do chevas encaixa perfeitamente, mas estou com receio de usala no 6.

amigo o 6cc 4.1 e o mesmo do opala mas com um comando mais bravo e injetado gerando eu acho que uns 160cvs, se voce usufruir de toda esta cavalaria acredito que não va aguentar

ja o 3.0 e, eu acho que tem um v6 ainda, esses eu não conheco mas acho que tambem não aguenta :lol:

antoniofilipi
28/03/2011, 00:22
É, eu vou comecar a adaptar o 3.0 Alemão do omega, e ganhei a Caixa do chevette 5M, vou usar só a capa seca, e vou usar a Caixa da C-10 de 3M, pois um amigo meu tem a mesma no 4.1 do omega.

victor massinha
13/07/2011, 11:00
Então pelo o que eu entendi o 4 marchas do Chevette é um pouco mais forte que o 5 marchas? Quem usa motor Opala 4cc e pneus 37" + bloqueios, qual seria a melhor opção, 4 ou 5 marchas? Será que aguenta? :parede:
Abraços

jipeirodesdepequeno
13/07/2011, 12:49
Então pelo o que eu entendi o 4 marchas do Chevette é um pouco mais forte que o 5 marchas? Quem usa motor Opala 4cc e pneus 37" + bloqueios, qual seria a melhor opção, 4 ou 5 marchas? Será que aguenta? :parede:
Abraços

pelo que falam o 5m é um pouco mais forte que o 4m sim, mas isso seria na marcha RÉ apenas
sobre o seu jeep, não sei se aguenta não.... tem que ver mais opiniões, mas optaria por um cambio de pick up.. c10, f1000...

victor massinha
13/07/2011, 14:13
Vejo o pessoal aqui de Jundiai usar esse cambio com pneu 35" 3K e motor AP turbo, andam sem dó! Dai que me surgiu essa dúvida, quem conhece a galera da turma do pinheirinho sabe que os cara não tem dó de pisar e o cambio aguenta... Queria mais opiniões.

Abraços

mali9ski
13/07/2011, 14:19
pelo que falam o 5m é um pouco mais forte que o 4m sim, mas isso seria na marcha RÉ apenas
sobre o seu jeep, não sei se aguenta não.... tem que ver mais opiniões, mas optaria por um cambio de pick up.. c10, f1000...

A caixa 4 marchas do chevette é mais reforçada que a 5 marchas,quebra a 5 e fais uma merda no cambio todo...

e o que quebra na 4m não é necessariamente a ré, apenas salta a trava da engrenagem, se soldar a trava da ré não incomoda mais, eu fiz assim na minha, da uma olhada....http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=271864&d=1300661526

RodolphoDMP
13/07/2011, 18:32
Eu já estou com uma caixa de chevete 1.6 com 5 marchas e já li muito mas tenho muitas dúvidas:
Fui comprar a caixa seca do opala moderno e o mecânico que tem a caixa me falou que como o meu motor é 4cc tem que mudar o posicionamento do motor de partida que tem que mudar o "disco volante". é mesmo necessário?
Fora isso junto com a caixa tem que pegar o rolamento e o eixo piloto da caixa do opala ou só o o rolamento ?
Alguém sabe me explicar isso direito para eu não comprar errado ?

victor massinha
14/07/2011, 10:11
A caixa 4 marchas do chevette é mais reforçada que a 5 marchas,quebra a 5 e fais uma merda no cambio todo...

e o que quebra na 4m não é necessariamente a ré, apenas salta a trava da engrenagem, se soldar a trava da ré não incomoda mais, eu fiz assim na minha, da uma olhada....http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=271864&d=1300661526

Penso na possibilidade de um 5m pois se mais para frente quiser colocar um motor mais moderno que ande mais como um 4cc da S-10, vou poder usufruir de uma 5º marcha overdrive. Mas tenho que me lembrar que o jeep será utilizado mais em trilhas, e as viagens seria apenas os deslocamentos para as mesmas, que cada vez estão mais longas... E como nas trilhas quase nunca engate-se a 5º marcha, será que mesmo assim se corre o risco de quebrar? E este problema com a ré no 4m acontece tambem com o 5m?
Obrigado.

[]'s com mais dúvidas do que antes...

Sergio c
09/09/2012, 15:28
Eu iria sempre de caixa 05 marchas amigo.

nelloscotti@ig.com.br
10/12/2014, 14:34
Boa tarde, aos que já adaptaram o conjunto motor 4cc de opala mais cambio chevette 5 e reduzida...como ficou o ângulo do cardan traseiro? Podem me mandar fotos? Tem idéia de com quantos cm ficou?

Decio Arruda
11/12/2014, 20:54
Nellos procure mudar somente o suporte do motor que você não vai precisar mudar nem travessa e nem os cardans, no meu eu troquei o velho motor BF 161 pelo VW AP 2.0 e o cambio original pelo cambio do chevette junior, usei as flanges da Deep tec entre motor e cambio e entre o cambio e reduzida, ficou otimo e não precisei mudar nada além dos suportes do motor.

Boa tarde, aos que já adaptaram o conjunto motor 4cc de opala mais cambio chevette 5 e reduzida...como ficou o ângulo do cardan traseiro? Podem me mandar fotos? Tem idéia de com quantos cm ficou?

Paulo Leit
11/12/2014, 21:14
Décio mas não tem como colocar motor opala sem mexer nos cardans, em outro tópico passei algumas fotos dá uma olhada .

Vai a dica...

matraka
12/12/2014, 09:24
Não tem como colocar o motor do Opala e não mexer nos cardans. O traseiro fica bem pequeno e o dianteiro um monstro. Um rapaz veio aqui e fez uns cálculos e deu certinho. Acho que tem umas fotos no meu tópico.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/128661-caroco-saga.html

Dinarte
13/04/2015, 17:51

Quem fabrica este kit?
É necessário cortar o entalhado do Chevette para instalar?

matrakaum
13/04/2015, 19:44
Kra os kits existem dois tipos. Um, igual ao meu, que é somente um flange (Comprei de um cara em Curitiba e não recomendo) e um outro bem mais interessante e consequentemente mais que o dobro do preço do outro. Este último, se não me engano, é adaptec ou algo assim e tem uma outra empresa que faz tb. É só colocar no google que vai aparecer.
Referente ao entalhado eu usei um método que o Vavá me ensinou. Peguei o rolamento do Opala, arrebentei o bicho sem danificar a capa externa, vesti esta capa no rolamento original do chevette e pronto! Funcionou? Não sei ainda pq o Caroço ainda não tah andando mas casou legal na capa seca.

Décio Rocha
18/04/2015, 15:42
Galera eu vou comprar meu kit da flange na gama 4x4 la com o Marcos ele me deu belas dicas pois eu ia comprar usada mas prefiro zero, sem problemas....o kit e da adap brasil só precisa ver as estrias se tem que ser grossa ou fina.

:safari-rig: abraços

kaiser64
20/04/2015, 09:24
Décio, não sei qual o preço da Gama, mas eu peguei direto da DeepTec, na minha opinião é a melhor flange do mercado, encaixa que nem uma luva, nem parece adaptação, da adap não vi pessoalmente ainda, por isso não tenho como indicar, as vezes se cotar la na deeptec sai mais barato, tem muito produto q a gama compra pra revender e sai bem mais caro, que é o caso de uns pneus que eu estava olhando, pegando direto com o fabricante sai 430 dilmas cada, na gama sai mais de 500.. unica coisa que precisa ver para pegar a flange são as estrias mesmo, se não estrias grossas ou estrias finas..

Pilatti
29/04/2015, 21:25
Eu uso adapbrasil, parece que faz parte do conjunto :)
Optei por embuchar a capa seca
500427500428