Conectar

Ver Versão Completa : Ajustes na caixa de cambio do Jeep

Reinhard
09/08/2009, 21:36
Olá turma!
Estou com um CJ5 movido a álcool (igual o dono) que comprei zero em 82 e estou de de novo com problema no cambio. Este problema começou já antes da primeira revisão de garantia quando a tecerá marcha começou a escapar na de-aceleração. Foi recuperado pela concessionário que fez um trabalho porco. (este concessionário não existe mais) Bom basicamente o que esta acontecendo é que os anéis sincronizadores não dura, e ultima mente nem 5000Km. O que apare-se é que há uma folga grande entre a árvore primaria e secundaria, no meu caso em torno de 2mm. Para tentar resolver este fez um espaçador de 1,2mm e botei entre o calço do rolamento de saída e a primeira marcha. Resolveu? Não, agora a primeira esta arranhando e a segunda escapando na aceleração.
Alguém ai pode me ajuda como se ajustar e qual são as folgas corretos.
Agradeço qualquer ajuda. (trocar a caixa para Clark Chevette etc. Nem pensar. Só teimoso mesmo e gosta do Jeep do jeito que véu da fabrica)
:???:

homerohermida
10/08/2009, 20:01
Quanto as folgas fica difícil ajudar sem ver o conjunto, mas na minha caixa, que é original, foi revisada em 2007 pois vazava muito óleo desde 2000, arranhavam TODAS as marchas desde 1996! e só quando segunda começou a escapar no início do ano de 2007 é que resolvi desmontar a caixa!!! A minha experiência é: apesar de só escapar a segunda, madei casear TODAS as 4 marchas, pois resolvi não arriscar (já ví várias caixas de Jeep que passaram a escapar marcha depois de uma revisão) e na minha opinião, os óleos de caixa modernos GL4 e GL5 atacam quimicamente os anéis sincronizadores então eu e meus amigos usamos óleo de motor monoviscoso SAE 50 ou o Texaco TGF que é especificação GL3, logo menos aditivados que os 4 ou 5

leopoldo
11/08/2009, 21:02
1- HOMERO, o que significa CASEAR ?
2- REINHARD, no manual de manutenção do jeep tem a guia de montagem e ajuste.

junior braga
11/08/2009, 21:27
1- HOMERO, o que significa CASEAR ?

:mrgreen: Leopoldo,

sei :discordo:, mas acho que ele quis dizer alguma coisa do gênero FRISAR...vamos aguardar a resposta dele:roll::roll:

:concordo:

Spina4x4
11/08/2009, 21:29
pelo que entendi CASEAR significa oq aqui chamamos de FREZAR !!

homerohermida
12/08/2009, 19:43
CASEAR vem de um outdoor de uma oficina especializada em caixa de mudanças que existia em frente ao Maracanã, no Rio de Janeiro na década de 1990. Não sei se ainda existe... mas o outdoor em questão ficava fixado na fachada e tinha uns 4 metros de comprimento e vinha escrito assim: "CASEAMENTO DE ENGRENAGENS". E o caseamento consistia num procedimento, talvez com uma freza, realizado entre os sincronizadores e suas respectivas engrenagens que por ocasião da manutenção, escapavam em situação de uso.

leopoldo
14/08/2009, 00:54
FREZAR? :putz:

AH ! aquele processo de remover material da engrenagem com uma retíficadora pneumática ou elétrica ???? :?

Isso eu já falei mil vezes e agora será mil e uma:

Quem faz isso assina atestado de obito para todas as engrenagens.

Infelizmente ainda um ou outro sem saber cai no conto desses mecanicos de MERD@! :evil:

edgar
14/08/2009, 07:48
Mestre Leopoldo, ha muuuitos anos atras numa visita que fiz aos angares de manutenção da varig em porto alegre, me apresentaram uma maquina que se me lembro bem trabalhava com algo parecido com aquele oleo soluvel de refrigeração de torno, onde eram colocadas duas engrenagens (estilo coroa e pinhão) a girar.
Minha professora (responsavel pela manutenção) na epoca disse que era para assentar e casar as engrenagens novas. Bom na epoca tinha meus 18/19 anos e infelizmente não prestava muita atenção nos detalhes....
Sera que existe algo assim mesmo ? Ja pensei em montar algo assim dentro de uma carcaça de eixo velho e por para girar uma coroa e um pinhão desacasalados e ver no que da....o que achas ?

leopoldo
14/08/2009, 09:41
Isso é lapidação de engrenagens.

No par coroa-pinhão isso é feito.

Na verdade, não deveria ser liquido de refrigeração e sim liquido contendo pó abrasivo.

de uma lida aqui:

http://www.lmp.ufsc.br/disciplinas/Stoterau/Tribolbogia-final-v4.pdf (http://www.lmp.ufsc.br/disciplinas/Stoterau/Tribolbogia-final-v4.pdf)

http://www.gleason.com/ (http://www.gleason.com/)

Bom sobre seu qustionamento, esse processo é para engrenagens novas, para dar superacabamento nas faces de contato. Usar em eixos velhos, não vejo benefífio uma vez que as engrenage3ns podem estar "cavadas".

Não dá para casar esse par (de novo) da mesma forma quando era novo, mas também não se deve usar uma coroa de um par com pinhão de outro.

homerohermida
14/08/2009, 18:12
Infelizmente ainda um ou outro sem saber cai no conto desses mecanicos de MERD@! :evil:

Eu sei que este procedimento não é melhor do que colocar peças novas, mas as engrenagens que encontra por aí são de qualidade questionável e por isso decidi fazer isto. Não caí em conto de nenhum mecânico. A decisão foi minha. O mecânico de MERD@, que no caso sou eu, que vos escreve, pergunta: O que um mecânico, que não é de MERD@, como eu, faria?

andrew
14/08/2009, 19:38
[QUOTE=homerohermida;957992]Eu sei que este procedimento não é melhor do que colocar peças novas, mas as engrenagens que encontra por aí são de qualidade questionável e por isso decidi fazer isto. Não caí em conto de nenhum mecânico. A decisão foi minha. O mecânico de MERD@, que no caso sou eu, que vos escreve, pergunta: O que um mecânico, que não é de MERD@, como eu, faria?[/QUOTE

É muito melhor uma engrenagem original frezada, doque uma nova de má qualidade, como as que existem hoje.
Tenho um jeep 61, com a caixa original e engrenagens frezadas a mais de 5 anos, só alegrias, já um amigo de trilha, colocou todo o conjunto (engrenagem, luva e sincronizador) novo, nao durou 6 meses e tá escapando marcha denovo, ele está louco atras de engrenagens originais usadas.
Ambos serviços foram feitos pelo mesmo mecanico, e garanto, não é mecanico de MERD@.

Skull Crusher
14/08/2009, 19:49

AH ! aquele processo de remover material da engrenagem com uma retíficadora pneumática ou elétrica ???? :?

Isso eu já falei mil vezes e agora será mil e uma:

Quem faz isso assina atestado de obito para todas as engrenagens.

Faço minhas as palavras do Leopoldo!

Frezar engrenagens porque estão escapando é o fim da picada!

E tem mais, muita gente me consulta, pedindo dicas, e acaba mandando pros "mecas" por aí pra fazer gambis em vez de fazer o serviço corretamente...quando for assim, não contem comigo para as orelhadas.

[]s revoltado com o comportamento dos adoradores dos "shorts cuts"

Renan

edgar
14/08/2009, 20:34
Mestre ! a apostila de tribologia é extremamente interessante, bastante didatica pela folhas que ja li.....infelizmente terei que atentar contra a natureza e imprimi-la.
Obrigado

leopoldo
15/08/2009, 02:02
Ta bom .... esquece o MerD@

Ao esmerilhar a engrenagem vc remove a camada cementada e/ou temperada e revenida, além de criar uma enorme folga. Esse processo mata os dentes da engrenagem e isso é irremediável. Além do que, a precisão manual faz com que cada sobra de dente apoie diferentemente e no par engrenado, criando sobrecargas que levam à fratura por sobrecarga. Mesmo que não frature por sobrecarga, o acabamento inferior leva à fratura por fadiga. Se a frezagem manual afetou só o egrenamento do sincronizador, os dentes estão mais finos e fracos.

Na verdade não se pode nem comparar entre isso e ter peças novas. Isso é um absurdo que vem se propagando à gerações.

Mas voltando ao seu problema, vejo o seguinte:

- Se uma engrenagem é questionável, isso só piorou infinitamente.

O certo seria procurar em desmanches pares até formar o kit, ou comprar cambios usados e de 2 ou 3 fazer um.

andrew
15/08/2009, 14:51
Ta bom .... esquece o MerD@

Ao esmerilhar a engrenagem vc remove a camada cementada e/ou temperada e revenida, além de criar uma enorme folga. Esse processo mata os dentes da engrenagem e isso é irremediável.
Na engrenagem existem 2 grupos de dentes, aqueles maiores que estao em constante atrito com o conjunto inferior, que obrigatoriamente devem ser cementados, e os menores que fazem o acoplamento entre a engrenagem e a luva, e nesses não há atrito pois uma vez acoplado a engrenagem e a luva trabalham como um unico conjunto, portanto a questao da cementação nao é muito relevante.

Na verdade não se pode nem comparar entre isso e ter peças novas. Isso é um absurdo que vem se propagando à gerações.
Uma engrenagem original, mesmo com freza, resiste muito mais que uma nova de qualidade duvidosa, isso é facilmente verificado em qquer grupo de jipeiros.

Mas voltando ao seu problema, vejo o seguinte:

- Se uma engrenagem é questionável, isso só piorou infinitamente.

O certo seria procurar em desmanches pares até formar o kit, ou comprar cambios usados e de 2 ou 3 fazer um.

O ideal seria utilizar engrenagens novas da mesma qualidade das originais, mas...

Essa é apenas minha humilde opiniao, devido a experiencias proprias.

Abçs.

leopoldo
15/08/2009, 16:25
Esse é que é o problema.

Aonde estão as engrenagens novas de mesma qualidade que as originais?

E

como um mero mortal pode saber se a qualidade desta ou daquela disponível hoje é igual, superior, ou inferior à original ?

supondo que as disponíveis no mercado são muito inferiores pelos relatos (não por constatação própria), a única alternativa seria as provenientes de cambios usados.

Julinot
17/08/2009, 19:32
porque as engrenagens novas são ruins ? isto é... se são mesmo ruins.
ouço muita gente dizer que são ruins, e ninguém dizer que são boas. então sou levado a crer que são mesmo ruins. mas porque ? essa é a pergunta que não quer calar. porque ? não são de boa marca ? quem então as fabrica ? se for este o caso... não é viável fazê-las sob encomenda ? será que um dos grandes no setor de venda de peças para 4x4, como a donatti por exemplo, não se interessaria em encomendar a fabricação de grandes lotes, compatíveis com o mercado ? muita gente passaria a considerar com melhores olhos a possibilidade de manter a originalidade dos câmbios de três, e principalmente de quatro marchas, não ?!

abraços a todos... e respostas educadas, por favor.

PRIETO
03/06/2010, 22:40
Boa noite o que devo observar para comprar pecas em bom estado num desmanche, alguem poderia enviar uma foto da mesma engrenagem uma boa e outra ruim, obrigado

homerohermida
03/06/2010, 23:58
Prieto
em primeiro lugar, deve-se observar o óbvio tipo dentes quebrados! Depois, acho interessante testar os locais onde a peça em questão se relacionará com outras peças, por exemplo: caso for comprar uma engrenagem de terceira, eu levaria, além do manual do mecânico Willys, paquímetro e lâminas calibradas, um eixo primário com os devidos roletes, um eixo secundário, um anel sincronizador, etc.. Caso seja o trem de engrenagens intermediário (carretel), levaria uma carcaça, jogo de arruelas, eixo e roletes. Esse sempre foi meu critério para aquisição de peças velhas usadas.

PRIETO
06/06/2010, 23:39
muito obrigado pela dicas

Caio Moreira
04/08/2010, 11:38
Olá Turma so novato aki, e aproveitando a pergunta do Reinhard talvez consigo alguma ajuda. tenho um jeep wllys cj3a 1951 com motor ap 1.8 carburado tenho uma caixa 3 marchas e uma outra 4 marchas as duas estão desmontadas para reparos mais não seii qual colocar. então qual eu coloco?
obrigado

Robertux
04/08/2010, 12:48
Para motores de baixo torque, como o AP 1.8, quanto mais marchas melhor, eu colocaria uma de 6 marchas.

Julio Rebello
08/12/2010, 00:42
Olá Turma so novato aki, e aproveitando a pergunta do Reinhard talvez consigo alguma ajuda. tenho um jeep wllys cj3a 1951 com motor ap 1.8 carburado tenho uma caixa 3 marchas e uma outra 4 marchas as duas estão desmontadas para reparos mais não seii qual colocar. então qual eu coloco?
obrigado

Caio, eu montaria com cx de chevette 5M, pois tem a primeira bem curta e quinta overdrive.
Considerando que vc vai instalar num CJ-3, acredito que o conjunto fique legal pra vc brincar com o jeep, mas lembre-se, a velocidade final dele pode aumentar bastante e vc vai precisar de freios e direção confiáveis.
Espero tê-lo ajudado.:concordo: