Conectar

Ver Versão Completa : velas de pré aquecimento da hilux!! ajuda!!

portugues
09/08/2009, 14:58
pessoal estou com um problema que talvez seja até simples más que esta me dando nos nervos..rs acabei de instalar uma mecanica completa hilux 2.8 no jpx o dificil ja foi.... porém não estou conseguindo fazer o menino pegar de forma alguma...
existe nas hilux um cabo que é preso em uma peça que por fora é isolada que é distribuida para todas as velas aonde esse cabo é preso, esta quebrado, apenas onde é parafusado...apenas esta quebrado o encaixe desse cabo o resto da peça esta boa que é apeça que vai para as velas então o que fiz fiz um duro em uma parte dessa chapa que vai para as velas e parafusei direto esse cabo que manda calor para as velas ai vem o problema não aquece quando esta parafusado ( descasquei onde o parafuso esta parafusado..ok!!) quando esta parafusado não esquenta só esquenta quando fico diriamos colocando o cabo ou melhor dizendo raspando o cabo e sai uma faisca ai sim o fio aquece a peça aquece o dedo e o que tiver por perto isso acionando o botão no painel ok!! será que alguma vela esta em curto? porque que só aquece quando provoco faisca e não diretamente quando o terminal esta parafusado..? alguem manja disso?? e por isso não pega de jeito algum ?? alguem tem foto dessa peça intacta para eu comparar com a minha?? agradeço quem poder me ajudar por favor?

Tadi
09/08/2009, 18:30
Pelo que vc falou o sistema está em curto. Deve estar faltando os dois isoladores do cabo. Existem duas peças, uma azul e outra preta que isola a carga positiva que vem pelo cabo para que não entre em curto no parafuso. Veja o desenho anexo que eu ilustrei com a peça azul e amarela. Este cabo que é engatado nas velas, deve vir de um rele que temporize o aquecimento, ele não deve ter carga continua. Caso deseje fazer manualmente, instale um botão e fique pressionando por +/- 10seg. Se vc tiver duvidas, escreva.

portugues
09/08/2009, 19:03
olá amigo obrigado por escrever..vamos lá
encima desse parafuso que passa por dentro das peças amarelas e azul seria parafusado o terminal com o fio força certo? se sim já tentei isso ma´s esse parafuso estaria isolado por essas peças correto não pasando aquecimento para velas correto? quando fiz isso meu rele acionou e a resistencia que esta instadada se for precionado mais de 10 segundos fica igual a uma brasa de tão vermelho ai então pensei no que fiz uma furação na chapa e coloquei um parafuso com esse fio ai então não esquenta a não ser se eu ficar raspando o fio a entãoi sai uma faisca e então esquenta o que será que tenho que fazer reparei que a peça preta que vai por fora tanto da peça amarela quanto a azul esta com um pedaço quebrada más não tem contato não está isolada aparentemente é só um pedaço que quebrou ..alguma vela com defeito será que causaria isso? o foi é parafusado no eixo mesmo que passa pelas peças amarela e azul?d desulpe tantas perguntas amigo e obrigado

Tadi
09/08/2009, 19:11
A corrente não vai para o parafuso e sim para a chapa. O parafuso serve somente para a fixação da chapa, não deve conter corrente nele. Veja onde deve ser instalado o fio. Siga os passos:
1- coloque o isolador azul no parafuso
2- coloque a chapa
3- coloque o fio
4- coloque o isolador amarelo
5- coloque a arruela
6- coloque a porca
7- fixe a chapa nas velas
Pronto. Assim voce vai enviar carga positiva para as velas e não para o parafuso. Se tiver duvida escreva novamente.

portugues
09/08/2009, 19:21
como fiz um furo direto na chapa descascando ela pois existe um isolamento na mesma e patrafusando não teria que passar corrente?

Tadi
09/08/2009, 19:38
Sim. O fio deverá ser de uma expessura mais grossa para que o mesmo não esquente. Não esqueça de verificar se realmente o parafuso não está em contato com essa chapa. Voce deve tambem verificar se as velas não estão queimadas. Retire uma a uma e teste elas direto na bateria colocando carga positiva na cabeça da vela e carga negativa no corpo.

portugues
09/08/2009, 19:58
vou fazer o teste ?? essa chapa isolante que vai para as velas chega a aquecer a ponto de vc colocar a mão e sentir?? quente? saberia me responder? já fiz perguntas demais desculpe amigo..

Tadi
09/08/2009, 20:10
Sabe que eu nunca observei isto. Não se vai chegar a isso, pois o aquecimento é feito pelas velas. Como eu te falei, retire as velas e verifique primeiro se não tem alguma danificada e se não há algum curto nessa chapa, pois se houver um curto, poderá haver esse aquecimento na chapa.

portugues
09/08/2009, 20:49
então pode ser problema nas velas mesmo pois quando esta parafusado na chapa não esquenta o fio que acho que é normal e quando provoco um curto ai sim esquanta e não é o certo esquantar o fio correto ..outra pergunta é tem 3 fios que saem da bomba certo? apenas um é o que abre certo? só estou usando esse que abre a bomba pois é nitido o barulho dela abrindo os outros teriam quais funcoes? saberia? outro problema que pensei seria a bomba manual más esta chegando óleo que chega ate ficar como uma pedra quando bombeio a bomba é nova ..o que podria estar ocorrendo que não liga por nada teriA como ligar o motor mesmo não aquecendo as vela ou é impossivel? quantas perguntas..rs más os universsitarios servem pra isso..obrigado...rs

Tadi
09/08/2009, 20:59
Os outros dois fios são do RPM do motor que é um sensor acoplado na bomba. Por ele não pegar, pode haver mais algum problema. Ele estava muito tempo parado. Pode ter problema na bomba injetora. Faça o seguinte. Injete um spray desingripante (que é inflamavel) na entrada da admissão, se o motor pegar e depois apagar, poderá haver problemas na bomba injetora. Da bomba manual ficar pesada é porque o sistema está cheio de combustivel e não ha ar no sistema, então fica pesada.

portugues
09/08/2009, 21:08
sim esse motor esta parado já faz um tempo tentei injetar o WD porém com o problema do bendito fio das vela não sei o que stava interferindo.. ele pode pegar mesmo sem a vela estar aquecida chegou até sair fumaça pelo escapamento pouca mais saiu msia não pegou por nada até a bateria descarregou.. ai não pude tentar mais tentei umas 15 partidas e nada...

Tadi
09/08/2009, 21:42
sim esse motor esta parado já faz um tempo tentei injetar o WD porém com o problema do bendito fio das vela não sei o que stava interferindo.. ele pode pegar mesmo sem a vela estar aquecida chegou até sair fumaça pelo escapamento pouca mais saiu msia não pegou por nada até a bateria descarregou.. ai não pude tentar mais tentei umas 15 partidas e nada...
Entao o correto é verificar a bomba e os bicos. Ja aconteceu varios casos assim, que eu conheço. Era a bomba injetora.

portugues
09/08/2009, 21:47
ok!! muito abrigado amigo..valeu!!é sempre bom converssar com quem entendi... abraços