Conectar

Ver Versão Completa : Engrenagem do Vira e do Comando BF 161

Luiz A. Ferreira
08/08/2009, 23:52
Olá amigos, estou precisando de uma ajuda de como sacar a engrenagem
do vibrabreguin e do comando de válvula que quebrou uns dentes , me
parece que o material dos dentes é um tipo de celeron. Desmontei a parte
frontal do BR 161, mas não estou conseguindo sacar as engrenagens.
Por favor, se alguem puder me ajudar fico muito agradecido.

Luiz Antonio

Julio Rebello
09/08/2009, 00:15
Olá amigos, estou precisando de uma ajuda de como sacar a engrenagem
do vibrabreguin e do comando de válvula que quebrou uns dentes , me
parece que o material dos dentes é um tipo de celeron. Desmontei a parte
frontal do BR 161, mas não estou conseguindo sacar as engrenagens.
Por favor, se alguem puder me ajudar fico muito agradecido.

Luiz Antonio

Quais ferramentas vc est'a usando?
J'a tentou um saca polias?

Luiz A. Ferreira
09/08/2009, 08:47
Olá Julio,

Na verdade ainda nao tentei, pois gostaria de ouvir de alguem se é
desta maneira que se tira.
O detalhe que o motor esta no lugar, eu somente tirei o radiador e a
tampa da frente do motor para acessar as engrenagens.
Muito obrigado.

Rafaminc
09/08/2009, 16:16
Luiz, se você não possuir um saca polias é meio complicado, mas dá para tirar a engrenagem do virabrequim se você abrir a tampa do carter.
Para tirar a minha engrenagem do vira, fui calçando a engrenagem e batendo no eixo até sair. Como tem uma pequena folga axial entre as bielas e o viragrequim, eu empurrava o vira para frente, calçava a engrenagem com cunhas e batia o vira para trás novamente. Você vai precisar calçar uma 10 a 20 vezez até soltar a engrenagem. É meio charope, mas dá para fazer em casa com poucas ferramentas.
Agora, a engrenagem do comando eu não me lembro como é, uma vez retirei ela com o eixo junto quando retifiquei o motor, mas daí se naõ me engano tem que soltar as válvulas também.
Agora, se você não manja muito de mecânica, aconselho levar para um profissional que é menos estress.

SDS

Rafael

Lucas Nassif
09/08/2009, 16:42
A engrenagem do comando tem aqueles 2 furos 'laterais' nela justamente pra colocar as garras do saca. Não pra pra colocar esse saca por tras da engrenagem, pois o espaço entre ela e o bloco num da nem 5mm, então fica complicado.

Outro dia chegou um Jeep aqui que não queria pegar. Aí depois de alguns testes, descobri que a engrenagem do comando tinha ido pro saco. Tirei radiador e a tampa de distribuição. Dito e feito, tinham 13 dentes roçados!
Mas como não tenho um saca engrenagens de 2 garras aqui, não quis fazer gambiarra e falei com o dono do jeep levar em uma oficina para usarem a ferramenta certa!

Essa engrenagem do comando é de fibra!

Já a engrenagem do vira é de ferro! Eu nunca tentei tirar, mas parece que é complicado igual ao do comando. Mas tem que ter atenção. Antes de retirar essa engrenagem, tem que virar o eixo virabrequim até a chaveta ficar pra cima, para não correr o risco de tirar e engrenagem e a chaveta cair dentro do cárter.

Luiz, se vc não tem experiência e/ou ferramentas certas, é melhor mandar pra oficina pra não ter dor de cabeça depois, ok?

Ah, e uma dica: já que vai ter que trocar a engrenagem do comando, compra uma de alumínio. A original de fibra não gosta de giro alto!

Um abraço,
Lucas Nassif.

Luiz A. Ferreira
09/08/2009, 19:15
Legal, pela atenção , Rafaminc e Lucas Nassif
Vou tentar arrumar um saca pequeno e tentar sacar a engrenagem do comando de valvulas, e colocar a de aluminio que deve ser mais resistente.
Quando a engrenagem do vira, vcs ja notaram dois furos com rosca na face dela? Será que é pra sacar? colocando dois parafusos e fazendo ela sair?
Para coloca-las depois deve ter alguma marcação nelas para acertar o ponto?

Lucas Nassif
09/08/2009, 19:20
Luiz, se só a engrenagem do comando estragou, pra que vai tirar a engrenagem do vira??? :pensativo:

Luiz A. Ferreira
09/08/2009, 20:07
Nassif, eu estava querendo ja trocar a do vira tambem porque notei
um dente quebrado na ponta, mas que para mim se nao conseguir tirar
vou ter que deixar como esta. Creio que este pedaço de dente quebrado
já é uma coisa antiga.
Este motor eu fiz por completo em uma retifica no ano passado.
Obrigado pela ajuda.

Lucas Nassif
09/08/2009, 20:12
A sim!!
Não lembro como é a engrenagem do vira, mas precisa de saca também. Mas se não me engano, não é o mesmo que é usado pra tirar a engrenagem do comando.

Luiz A. Ferreira
09/08/2009, 20:31
Nassif,justamente nesta engrenagem existem duas roscas na face dela, que imagino ser pra se colocar dois parafusos para se ir apertando e conseguentemente ela vai saindo, vc ja chegou a ver isto?

Lucas Nassif
09/08/2009, 20:53
Se não me engano tem isso mesmo. Deve ser pra algum tipo de saca..

Luiz A. Ferreira
09/08/2009, 21:17
legal, esta semana que esta começando vou tentar retirar as engrenagens
e colocar a viatura em movimento com as dicas me passada aqui.
Porém, se alguem mais tiver alguma sugestão, por favor, escreva-nos.
Muito obrigado a todos.

xibiu!!!
12/10/2016, 15:35
Algum colega poderia me dar umas dicas como consigo retirar o comando de válvulas do motor bf 161?
Ele tá solto mas não sai pra lado nenhum.
Um lado já foi retirado a polia e outro tem uma tampinha que não sei se sai ou é fixa, mas a bixinha tá tão bem vedada que se for mesmo uma tampa que sai, parece que faz parte do próprio bloco.
Depois que o comando sai é só puxar os tuchos pra cima e retirar, ou também tem algum "segredo" rsrsrsrs;
Tenho um motor parcial parado e quero desmontá-lo para guardar as peças já que o bloco não consigo reaproveitar.

Agradeço a ajuda.

antonio umino
12/10/2016, 20:48
Xibiu... Boa noite.

Para retirar o comando de válvulas na engrenagem do comando. tem furos para acessar uma chapa ovalada com dois parafusos de 5/16 que prende o comando...depois...
Para retirar o comando de válvulas tem que desmontar os tuchos de válvulas,retirar as válvulas com as respectivas chavetas e molas.
Feito isto é só puxar para fora....Pelo lado do volante tem uma tampa (lata).se não for trocar as buchas do comando não precisa retirar esta tampa..
O comando e válvulas depois de retirado os tuchos sai para a frente....

Ok..

abçs

xibiu!!!
12/10/2016, 21:53
Xibiu... Boa noite.

Para retirar o comando de válvulas na engrenagem do comando. tem furos para acessar uma chapa ovalada com dois parafusos de 5/16 que prende o comando...depois...
Para retirar o comando de válvulas tem que desmontar os tuchos de válvulas,retirar as válvulas com as respectivas chavetas e molas.
Feito isto é só puxar para fora....Pelo lado do volante tem uma tampa (lata).se não for trocar as buchas do comando não precisa retirar esta tampa..
O comando e válvulas depois de retirado os tuchos sai para a frente....

Ok..

abçs

Olá Antônio Umino.

Agradeço novamente pela sua atenção em responder muitas das dúvidas dos colegas no fórum, e principalmente em responder a maioria de meus questionamentos nesta seção.

Um forte abraço.:curtir: