Ver Versão Completa : Ranchos
Caros engeseiros,
Após um longo e tenebroso inverno (no qual o Traste ficou semi abandonado), voltei a mexer na viatura. Troquei os pneus e, quando fui fazer o alinhamento, qual não foi minha surpresa quando vi que não era possível pq havia folga na suspensão... Como não estou afim de jogar fora os pneus (caros!) que coloquei com o desgaste irregular, vou ter que mexer na suspensão tb...
Além de ter que trocar os terminais, devo mexer no conjunto molas/amortecedores, já que (como alguns podem lembrar) o meu é o único Engesa duro que tenho notícias. Daí veio a dúvida: vale a pena trocar os meus por um amortecedor do tipo rancho? Alguém tem experiência com eles? Além da Rota, sabem de alguém que vende a preços módicos? :-D
Abraços!
JP,
Eu sempre usei Ranchos no Engesa.... antes tinha o modelo de 5 regulagens com regulagem interna e agora uso o modelo com 9 regulagens de curso maior ,,, Rancho XL (da cor prata) com regulagem interna tb.
Eu te digo que vale cada centavo !!!!
A viatura fica excelente, pois na trilha é possível rodar com baixa pressão, mantendo o excelente curso da suspensão, sendo que no asfalto vc roda com pressão máxima, ficando com a viatura muito firme sem rolar a carroçaria, portanto ficando muito mais estável e eficiente em curvas.
Eu comprei de um amigo aqui do fórum que estava vendendo com o preço muito bom, portanto não tenho idéia quanto está um jogo de amortecedores Rancho XL com regulagem interna.
[]s
Valeu Marcos! Realmente estou considerando seriamente essa hipótese...
Vc sabe me dizer se tem alguma outra especificação do amortecedor (além de XL)? Estou com pneus 33'' e não queria subir a altura do jipe, já que atualmente já é difícil encontrar garagem que ele entre... rsrs Estava pensando em seguir os conselhos do Dr. Guilherme e colocar molas fio 16 de 40 cm na dianteira e 50 na traseira.
Além disso, vc sabe me dizer como é a manutenção dos ranchos (vida útil, etc)?
Mais uma vez, valeu pela ajuda!
Abração!
Veja a especificação exata do amortecedor que uso:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=485433&postcount=173 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=485433&postcount=173)
Dá uma pesquisada que temos um tópico com todos os detalhes sobre molas no fórum de Engesa, Camper e Marruá. Uso as molas maiores vendidas pelo Igor da Rota. Na diateira uso mola do Engesa diesel.
Quanto a vida útil dos amortecedores digo que depois de usar uns 4 anos os antigos Rachos de 5 regulagens, eu ainda vendi para outro amigo do fórum, pois estavam funcionando perfeitamente.
[]s
guilhermeabreu
09/08/2009, 13:41
CARO JOTAPÊ
Vc tem estas duas opções que ficarão excelentes :
1ª - A dica do GNECCHI é excelente , mas fica mais cara , MAS É EXCELENTE .
2º - A minha dica com molas de fio 16mm com 40 cm na frente e 50cm na traseira , e 4 amortecedores do 1113 tb fica EXCELENTE , minha experiencia , esta com esta configuração no meu , não tenho do que me queixar , e fica mais barato .
Qquer uma das duas opções que vc optar , vc ficará plenamente satisfeito , olha que eu uso sem dó e o meu rola muito pouco a carroceria em curvas , ficou firme sem ficar duro .
ABRAÇÃO
Vai pro rancho, tenho no meu os que usam compressor com regulagem interna, e show de bola, uso pneus 35 e tive q subir 5cm a carroceria por causa da cx de band, pressao maxima no asfalto 120 Km/h sem problemas
paulobarbosa
15/08/2009, 00:17
Eu usei o 1113 na camper. Gostei bastante. Mas mulher grávida estava reclamando. Comprei os ranchos. Adorei.
Claro q a mulher continuou reclamando. Logo a culpa era da Alice (filha) que junto com uns 20 litros de liquido gostavam de balancar em qualquer carro.
Hoje eu agradeço a Alice a compra dos ranchos.
Realmente ficam muito mais confortável. Apesar de várias vezes esquecer de mudar a regulagem, pois nos meus a regulagem ainda é externa.
Mas para quem vai usar o carro 80% em asfalto, os 1113 tb são excelente custoxbeneficio. No Rio, as ruas são quase trilhas. De tanto buraco.
PB
rodrigo camper
15/09/2009, 10:00
KKKKK, Faz me rir Paulão.
Minha mullher gravida só que de duas, achava a Camper com os pro Comp mais macia que o SW dela, o duro era ter que sacar uma escada de 3 degraus do porta malas toda vez que ela queria descer ou subir da Camper.rsrsrs
paulobarbosa
15/09/2009, 18:28
Fala Rodrigão.
Eu tb tinha um banquinho de madeira.
Agora que levantei mais um pouquinho o carro. Adaptei um banco retratil do Land Rover. rs rs
Tenho um amigo, que a mulher tb teve duas ao mesmo tempo. A barriga dela era descomunal.
Parabens pelas filhas.
PB
Gnecchi,
A sua viatura tem calço? Pergunto isso pq vi que vc colocou ranchos modelo XL - RS999112 no seu, como tenho um amigo indo pros States agora, estava pensando em encomendar com ele. Como o meu Traste não tem, estou com medo de encomendar um muito grande ou pequeno pra ele. Não sei bem qual modelo pedir entre os 300 que a Rancho faz...
Abraço!
Cesar (ºlllº)
02/07/2010, 20:28
Fala JotaPê,
Se aidéia for traser na mala esqueça pois não passa na vistoria da mala :discordo:.
Já tentei traser um de Houston e após embarcar fui chamado pelo autofalante e quando cheguei no local fui informado que eles podem explodir em pleno voo.
Tive que botar na DHL do aeroporto e paguei uma P grana:evil:.
Recomendo e me arrependo de ter vendido meu Trolha com eles.
Valeu:concordo:
J,
Para colocar os XL no Engesa eu apenas coloquei molas maiores e não mudei os calços.
O código do Rancho que uso da série XL é RS999112.
[]s
FernandoPedro
02/07/2010, 22:17
JP:
Vc te outra alternativa, comprar pelo Ebay, não tenho idéia qual o preço aqui, mas a desvantagem é o preço do frete $111,50 e a a falta de sorte da receita federal te pegar e vc ter que pagar 60% de imposto, mas fica a dica.
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/2-RANCHO-RONT-REAR-SHOCK-FORD-DODGE-MAZDA-RS999112-NEW-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem588791c2b6QQitemZ38023 1598774QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccesso ries
http://shop.ebay.com/i.html?_nkw=RS999112&_dmpt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&_fcid=31&_localstpos=&_sc=1&_sop=15&_sticky=1&_stpos=&gbr=1
Abs.
Ralado/SP
02/07/2010, 22:22
JP,
continuo espernado sua visita....
Com relação ao modelo do rancho que vc deve comprar, o segredo é: tira os amortecedor que vc tem no carro ( os dois do mesmo eixo ) eleva no macaco jacaré a té a abertura máxima da mola em um dos lados e a compressão máxima no outro, com isso vc terá a característica do rancho que se adequa melhor ao seu carro.
EXEMPLO: se o lado da mola comprimida a distância entre o encaixe inferior e o superior do amortecedor for 40 cm e do outro lado, o aberto, a distancia for 90 cm o rancho que é bom para o seu carro tem que ter no máximo 40cm totalmente fechado e próximo de 90 totalmente aberto ( pode ser um pouco menor quando fechado e deve evitar muito maior que isso pra não dar BATENTE; porém não pode ser maior que a tal medida aberto, pra evitar que a mola PULE PRA FORA ).
A vantagem do rancho da série PRATA é que ele é de dupla ação, ou seja tende a ficar no tamanho médio... enquanto o BRANCO é de ação simples fica na posição que está, como qualquer amortecedor comum de carro.
Abraçones
Ralado
PS: também existem os PROCOMP, que lá nos EUA são muito mais comuns do que aqui, que segundo ouço, são tão bons quanto e existem o que são com nitrogênio.
A vantagem do rancho da série PRATA é que ele é de dupla ação, ou seja tende a ficar no tamanho médio... enquanto o BRANCO é de ação simples fica na posição que está, como qualquer amortecedor comum de carro.
Opsss informação equivocada.
Todo Rancho da Serie 9000 é de dupla ação (os antigos brancos e os atuais pratas).
E a dupla ação quer dizer que o amortecedor amortece em ambas as direções, compressão e expansão.
O que os Ranchos da serie XL (os pratas) tem é que são gás + óleo (misturado) enquanto os ranchos da serie X (os brancos de 9 regulagens) são somente a óleo.
O fato de ser gás (nitrogênio) + óleo e que ai a pressão do gás é que faz a serie XL (os pratas) querer abrir, pois tem uma diferença de área no pistão, pois de um lado tem a aste e do outro não. Como pressão x área = força vamos ter uma força que vai fazer o amortecedor querer abrir.
Fala Ralado!
Ainda nao te visitei pq o Traste esta internado ja ha algum tempo para melhorias (desde capota, gaiola, bancos, ate peito de aco, tapetes, retrovisores, bagageiro, etc). Agora esta na pintura e depois vai mexer na mecanica (troca de cambio, amortecedores, guincho, isolamento termico/acustico, etc). Assim que ficar pronto, a gente combina algo. Vc tb vai pra Ilhabela???
Qto aos amortecedores, vou ver as medidas com o pessoal da Atlantida, que esta fazendo a reforma, para fazer o que voce falou e tirar a medida do amortecedor. Mal posso esperar para o Traste ficar macio! Ja decidi que vou colocar da serie XL mesmo.
Muito obrigado a todos pelas dicas e esclarecimentos. Estao sendo muito uteis, acreditem! E desculpem pela falta de acentos, pois o meu pc de casa esta com o teclado descongigurado!
Abracos!
Ralado/SP
04/07/2010, 18:15
Wallace,
Obrigado pelo esclarecimento, é que nunca li nada apenas observei que o dito cujo, do prata, tende a ficar aberto - rsrsrssr Santa Ignorância MIA.... Valeu mesmo
JP,
qq coisa estamos na área... não sou tão frequente no fórum, mas sempre que dá apareço com meus pitacos.
O que vai rolar na Ilha Bela e quando???
Se quiser bater um papo, opnião ou ver alguma das adaptações do meu engesa, é só entrar em contato ou esperar um post aqui...
Abraçones ALL
Ralado
Sem problema estamos sempre para ajudar.
Todos que abrem sozinhos é por serem a gás com pressão.