Ver Versão Completa : Problemas com suspensão Ironman
Bruno Sander
04/08/2009, 12:05
INFELIZMENTE, O KIT IRONMAN (na minha Capitú), TAL COMO VEM DA FÁBRICA DA IRONMAN, NÃO AGUENTOU![/B] :putz:
Foi necessário fazer um reforço "by Sander"...
O prato do amortecedor IronMan quebrou, de ambos os lados, de repente, dentro da cidade, logo após passar por um quebra molas e a Capitú "arriou"!
Achei o prato destes amortecedores feitos de um material muito fininho e com uma solda bem "meia boca". Deveriam ser tão reforçados quanto os Bilstein (basta colocar um ao lado do outro que percebe-se o quanto o "corpo" do Bilstein são MUITO mais reforçados!).
A solução que encontrei foi levar os IronMan num Torneiro e fazer um "Reforço animal". Acho que, pelo menos os pratos agora aguentam!
O Bilstein aguentou MUITO bem e não foi necessário tal reforço, PORTANTO, como eu disse, na minha opnião pessoal, o [B]BILSTEIN É BEM SUPERIOR AO IRONMAN... (Taí as provas fotográficas)!
Lembrando que o IronMan quebrou comigo, de ambos os lados, no asfalto!
E a Picape estava vazia, sem guincho e devagar. Ele não suportou o peso da própria picape para o qual foi projetado.
Seria um erro de projeto ou eu que dei azar mesmo ????
E, olha que com o IronMan ainda não fiz nem um décimo com o que fiz com os Bilstein...
Agora, com os reforços que coloquei nos IronMan acho que eles ficaram "melhorzinhos".
Ps. Lembrando que quando eles quebraram, tive completa assistência do Serjão, que disponibilizou-me um par de amortecedores novos e ainda alguém para levá-los, naquele momento, onde eu estivesse! :palmas:
Portanto, no quesito assistência técnica no Brasil, o IronMan vale mais a pena que os Bilstein! :concordo:
Bruno Sander
Waldir Carlos
04/08/2009, 14:11
Boa tarde Sander!
Sabemos que o fórum tem um papel relevante na "formação de opinião". Portanto, acredito que esse seu relato tem objetivos de contribuir nesse sentido e certamente tem um alcance considerável.
Essa minha participação na discussão deve-se também ao fato de ter acabado de adquirir um Suspension Kit Ironman para a minha Pajerinho seis canecos.
Queira me desculpar, não considere descrédito, mas precisamos ter absoluta certeza que as suas informações traduzem fielmente a verdade. Por favor, nos confirme:
A avaria deu-se no par de amortecedores, utilizando a tua possante Triton em condições "NORMAIS"; é isso mesmo? Entenda como condições "NORMAIS" o respeito aos limites do veículo e, obviamente o grau de dificuldades que os obstáculos ofereceram.
Sou um tanto leigo em mecânica de autos, mas ouso informar que tenho razoável experiência na área de materiais. Aqui me refiro às percepções conceituias de ductilidade, tensão de escoamento, tenacidade, dureza, elasticidade e fadiga de materiais. Faço essas breves e respeitosas ponderações, desprovidas de irracionalidade e paixão, tão somente para compreender o fenômeno.
Mais uma vez me desculpe, mas tenho uma enorme dificuldade para me convencer, mesmo sem ainda conhecer o produto, que tamanha avaria, compartilhada na mesma grandeza pelo conjunto, de que NÃO ocorreu mal uso do equipamento.
Finalizo desejando boa sorte com a bonita "Capitú", apesar de igualmente ter dificuldade de me acostumar com esse apelido.
[]s
Eduardo Eustaquio
04/08/2009, 15:09
Boa tarde Sander!
Sabemos que o fórum tem um papel relevante na "formação de opinião". Portanto, acredito que esse seu relato tem objetivos de contribuir nesse sentido e certamente tem um alcance considerável.
Essa minha participação na discussão deve-se também ao fato de ter acabado de adquirir um Suspension Kit Ironman para a minha Pajerinho seis canecos.
Queira me desculpar, não considere descrédito, mas precisamos ter absoluta certeza que as suas informações traduzem fielmente a verdade. Por favor, nos confirme:
A avaria deu-se no par de amortecedores, utilizando a tua possante Triton em condições "NORMAIS"; é isso mesmo? Entenda como condições "NORMAIS" o respeito aos limites do veículo e, obviamente o grau de dificuldades que os obstáculos ofereceram.
Sou um tanto leigo em mecânica de autos, mas ouso informar que tenho razoável experiência na área de materiais. Aqui me refiro às percepções conceituias de ductilidade, tensão de escoamento, tenacidade, dureza, elasticidade e fadiga de materiais. Faço essas breves e respeitosas ponderações, desprovidas de irracionalidade e paixão, tão somente para compreender o fenômeno.
Mais uma vez me desculpe, mas tenho uma enorme dificuldade para me convencer, mesmo sem ainda conhecer o produto, que tamanha avaria, compartilhada na mesma grandeza pelo conjunto, de que NÃO ocorreu mal uso do equipamento.
Finalizo desejando boa sorte com a bonita "Capitú", apesar de igualmente ter dificuldade de me acostumar com esse apelido.
[]s
Prezado Waldir Carlos, tudo bem o senhor?
Não tenho o que acrescentar ao teu texto e tenho as mesmas dúvidas. Achei estranho a forma que o colega Bruno Sander refere-se a este caso que ocorreu em sua suspensão, sendo que, anteriormente, o mesmo já havia dado bons créditos ao mesmo kit.
Não estou desacreditando o relato do colega Bruno Sander, mas já tenho muito tempo montado nestes tipos de veículos e de muitos problemas que ja tive, sendo que um deles, foi bem parecido com o que Bruno Relata, me lembram que algo de estranho ocorreu.
Em meu caso, o amortecedor daquela primeira L200 que tive, teve este problema por eu ter caido em uma erosão em grande velocidade. Dizer que isso ocorreu dentro da cidade é a parte que não consegui entender.
Aguardemos as melhores explicações de nosso colega.
Carlos Monaco
04/08/2009, 15:14
INFELIZMENTE, O KIT IRONMAN (na minha Capitú), TAL COMO VEM DA FÁBRICA DA IRONMAN, NÃO AGUENTOU![/B] :putz:
O prato do amortecedor IronMan quebrou, de ambos os lados, de repente, dentro da cidade, logo após passar por um quebra molas e a Capitú "arriou"!
Achei o prato destes amortecedores feitos de um material muito fininho e com uma solda bem "meia boca". Deveriam ser tão reforçados quanto os Bilstein (basta colocar um ao lado do outro que percebe-se o quanto o "corpo" do Bilstein são MUITO mais reforçados!).
A solução que encontrei foi levar os IronMan num Torneiro e fazer um "Reforço animal". Acho que, pelo menos os pratos agora aguentam!
O Bilstein aguentou MUITO bem e não foi necessário tal reforço, PORTANTO, como eu disse, na minha opnião pessoal, o [B]BILSTEIN É BEM SUPERIOR AO IRONMAN... (Taí as provas fotográficas)!
E a Picape estava vazia, sem guincho e devagar. Ele não suportou o peso da própria picape para o qual foi projetado.
E, olha que com o IronMan ainda não fiz nem um décimo com o que fiz com os Bilstein...
Agora, com os reforços que coloquei nos IronMan acho que eles ficaram "melhorzinhos".
Ps. Lembrando que quando eles quebraram, tive completa assistência do Serjão, que disponibilizou-me um par de amortecedores novos e ainda alguém para levá-los, naquele momento, onde eu estivesse! :palmas:
Portanto, no quesito assistência técnica no Brasil, o IronMan vale mais a pena que os Bilstein! :concordo:
Bruno Sander
Bruno, parabéns pelo relato feito com a razão e não com a paixão....
Vc passou na lombada normalmente ou passou sem brecar? (normalmente faço com minha S10)
Essses amortecedores vc mandou de volta para o Serjão para que ele mandasse para a fabrica analisar se foi erro de projeto, ou simplismente um azar, ou vc fez o reforço nos que deram problema????
Abraço,
Carlos
Doc Boss
04/08/2009, 15:22
Bruno,
Arriaram OS DOIS LADOS AO MESMO TEMPO??? No asfalto? Vc passou na lombada a quanto? ...e depois de fazer o quê com a pkp?
Sds
Eduardo Eustaquio
04/08/2009, 15:27
Bruno,
Arriaram OS DOIS LADOS AO MESMO TEMPO??? No asfalto? Vc passou na lombada a quanto? ...e depois de fazer o quê com a pkp?
Sds
Prezado Doc Boss, como vai a terra do sol?
Quando fiz o comentário acima foi pensando nisso. Os dois lados ao mesmo tempo? No asfalto? Por isso que falei. Algo muito estranho ocorreu neste caso.
Pode ser erro da peça, sim. Claro que pode. Mas dois lados, ao mesmo tempo, mesmo problema?
Prezado Doc Boss, como vai a terra do sol?
Quando fiz o comentário acima foi pensando nisso. Os dois lados ao mesmo tempo? No asfalto? Por isso que falei. Algo muito estranho ocorreu neste caso.
Pode ser erro da peça, sim. Claro que pode. Mas dois lados, ao mesmo tempo, mesmo problema?
Também não entendi direito como isto aconteceu... Muuuuuuito estranho!!!!
Bruno
2 coisas:
a) voce poderia destacar nas fotos onde foi feita a nova solda/reforço
b) Isso poderia ter acontecido devido a etapa do MMS CTB? Vc disse que em trechos de 18 passou a 50..... As vezes tambem faco isso pelo atraso, mas nunca tive problemas, sempre que volto do MMS o pior que acontece são braço pitman e auxiliar com folga....
galera, por favor, quantos km/l vcs estão fazendo na estrada entre 100-120km/h?!?!?!?
abraços!
Bruno, acompanho as mudanças que faz nas pickups e gosto de ver as viaturas crescendo!!!
Eu também acho muito estranho o que ocorreu. Alguém vacilou ai.
Um projeto, principalmente "heavy duty" como o Ironman, tem que considerar condições severas de uso, e uma lombada no caminho é normal, mesmo a velocidades mais altas.
Não é isso que vai quebrar um suporte de mola.
Para quem não reparou, o Bruno colocou "muletas" para poder suportar o peso das molas no prato inferior.
Bruno, a sustentação de toda a frente está sob essas "muletas". Por mais resistente que pareça estar, sugiro não forçar a suspensão até que a Ironman refaça seu projeto e forneça um jogo de amortecedores com o suporte adequado para a utilização na Triton ou você recoloque os originais (ou os bilstein :mrgreen:)
edubelem
04/08/2009, 19:54
Boa tarde Sander!
[]s
Prezado Waldir, como conhecedor de fadiga de material, me confirme o que vou afirmar, o Sandy não precisa jogar mais na loteria, pois já foi sorteado. Afinal de contas ele teve a sorte de quebrar simultaneamente 2amortecedores por fadiga, já ví 1 quebrar mais os 2 ao mesmo tempo!!!!:roll::roll::roll::roll::roll:
Abs,
Walter L. L. Casitta
04/08/2009, 19:56
É muito fácil quebrar o amortecedor da forma que quebrou o do Bruno por mais bem feito que seja.
Toda suspensão tem batentes de borracha ou poliuretano para limitar o curso no momento de maior compressão. Se a mola estiver sendo totalmente comprimida antes que os batentes limitem o curso da suspensão alguma coisa tem que quebrar mesmo.
Então de quem poderia ser a culpa?
1- Do Bruno só se ele tiver acrescentado algum calço nas molas para subir mais ainda a suspensão?
2- Da Iroman que deveria ter colocado uma mola mesmo que com o mesmo comprimento, mas com menos elos pra evitar que eles se encontrem antes do batentes da suspensão?
Eu não acredito que a forma de dirigir do Bruno seja a causa do ocorrido. existem muitas outras coisas na Triton que já teriam quebrado se fosse o caso.
Quem sou eu pra falar da Iroman, mas pessoalmente não gosto das soluçães dela. Levantar a suspensão dianteira trocando só a mola e o amortecedor não é uma boa solução. Prefiro as soluções americanas que modificam todas as peças e mantém a geometria original...
edubelem
04/08/2009, 20:04
É muito fácil quebrar o amortecedor da forma que quebrou o do Bruno por mais bem feito que seja.
Toda suspensão tem batentes de borracha ou poliuretano para limitar o curso no momento de maior compressão. Se a mola estiver sendo totalmente comprimida antes que os batentes limitem o curso da suspensão alguma coisa tem que quebrar mesmo.
1- Do Bruno só se ele tiver acrescentado algum calço nas molas para subir mais ainda a suspensão?
2- Da Iroman que deveria ter colocado uma mola mesmo que com o mesmo comprimento, mas com menos elos pra evitar que eles se encontrem antes do batentes da suspensão?
Eu não acredito que a forma de dirigir do Bruno seja a causa do ocorrido. existem muitas outras coisas na Triton que já teriam quebrado se fosse o caso.
Quem sou eu pra falar da Iroman, mas pessoalmente não gosto das soluçães dela. Levantar a suspensão dianteira trocando só a mola e o amortecedor não é uma boa solução. Prefiro as soluções americanas que modificam todas as peças e mantém a geometria original...
Fala Walter, como estas? Como anda o teu projeto da AT??
Voltando o assunto, , Walter os 2 quebrarem ao mesmo tempo?? E como descreve o rapaz, em quase um passeio ao shopping...
Tem caroço nesse angu... 2 amortecedores não quebram por nada ao mesmo tempo, nem os paraguaios, deve ter ocorrido algum vôo.
Abs,
Bruno Sander
04/08/2009, 20:07
Explicações...
Pessoal,
Antes de mais nada, não e minha intenção denegrir a imagem de nenhum produto aqui.
Só estou relatando minha experiência pessoal quanto a estes amortecedores!
Aconteceu da seguinte forma:
Sai de BH na Sexta (31/07), as 04hs da manha, com minha noiva, em direção a Curitiba.
Peguei a Fernao Dias ate Atibaia e entrei a esquerda no sentido Campinas.
Lembrando que, apesar de chegar a 180/190km/h nas retas, muito raramente passo em lombadas fazendo a Picape "pular". Passo na velocidade de qualquer "carro normal".
Na entrada de uma pequena cidade chamada Campo Limpo Paulista, eu estava atras de um caminhão (portanto, há menos de 40/50km/h)... E, ao passar por uma lombada logo depois dele, a picape simplesmente "arriou" subitamente!
Dirigi ate o acostamento, desci do carro e o resultado e este da foto.
Dirigi lentamente, em primeira marcha ate uma oficina (já que os pneus não estavam raspando na caixa de roda) e desmontamos tudo.
Liguei para o Serjao que, prontamente disponibilizou um Kit novo e alguém que o levasse ate mim em Campo Limpo Paulista.
MAS, como aconteceu no asfalto (em condições normais de uso) e a etapa de Curitiba seria no dia seguinte, preferi "reforçar" os amortecedores com estas "muletas" ao invez de colocar outro par original 0km e correr o risco de acontecer de novo, no meio da prova!
Portanto...
Não forcei os amortecedores ate o momento da quebra (no dia seguinte eu "judiei" da suspensão para testar se as "muletas" agüentariam).
Acho que o defeito e da peca (solda mal feita ou material ruim).
Ou... Talvez, falha de projeto da IronMan.
Por enquanto, manterei as muletas e verei ate onde agüentam... E, esperarei ansioso o lançamento dos Bilstein para a Triton.
Por que quebraram os dois ao mesmo tempo ????
Segundo o Serjao, quando o primeiro quebrou, todo o peso do carro ficou sobre o outro amortecedor, que acabou quebrando, simultaneamente.
Bruno Sander.
Bom, sem criar polêmicas, apenas um relato.
Tive a oportunidade de conversar com um casal de australianos que atualmente gira a América do Sul a bordo de uma Defender 110 com motor Power Stroke 2.8tdi e câmbio R380.
Na suspensão traseira tem um sistema de bolsas de ar por dentro das molas e amortecedores duplos, visando "acomodar" melhor a carga durante o trajeto da viagem.
Passaram por Roraima há 02 semanas e acabamos encontrando pela cidade.
Ele já experimentou Ironman e afirmou que não usaria novamente. Disse que a durabilidade é baixa. Comparou com produtos chineses.
Atualmente usa amortecedores OME, Blistein e Tough Dog.
Pela pesquisa que fiz, antes de escolher os OME, os Tough Dog são realmente top de linha para expedições. Infelizmente não encontrei um meio de trazê-los ao Brasil.
Optei pelos OME, julguei um melhor custo benefício.
Enfim, nunca experimentei Ironman, portanto apenas repasso um relato.
O site deles é: www.heartofdarkness.com.au
Abraços,
Bruno Sander
04/08/2009, 20:18
Walter,
Segundo o Ricardo (Mecanico de 4x4 e preparador de Veiculos de competição/Rally aqui de BH), que instalou o Kit IronMan na Capitu, o problema e que o Kit IronMan "levanta" todo o conjunto com a "forca" das molas. Ou seja, TODO o peso do carro apoia sobre as molas, que apoiam nos pratos dos amortecedores!
Poratanto, esta "arriada" da Capitu com os IronMan não e de se surpreender!
Bruno Sander
Respondendo o numero 1:
Mensagem do Sander:
Mesmo que me "apredegem" depois...
Continuo a postar aquí TODOS os erros e acertos com minha Capitú!
Inclusive...
Hoje ela está na oficina, sendo "levantada" mais um pouquinho.
Eu já tinha colocado o Kit Iron-Man de 2 polegadas na dianteira e "arqueado" um pouco o feixe de molas (sem contar os pneus os pneus 285/75R16).
Agora, está sendo colocado um calço de suspensão de 1.2 polegadas na dianteira e jumelos 2X maiores que os originais na traseira!
Vai ficar "Bão demais!"
E, estou também aguardando uns "brinquedinhos" que eu importei para colocar nela.
Aguardem...
Bruno Sander.
Walter L. L. Casitta
04/08/2009, 21:25
Respondendo o numero 1:
Mensagem do Sander:
Inclusive...
Eu já tinha colocado o Kit Iron-Man de 2 polegadas na dianteira e "arqueado" um pouco o feixe de molas (sem contar os pneus os pneus 285/75R16).
Agora, está sendo colocado um calço de suspensão de 1.2 polegadas na dianteira e jumelos 2X maiores que os originais na traseira!
Vai ficar "Bão demais!"
E, estou também aguardando uns "brinquedinhos" que eu importei para colocar nela.
Aguardem...
Bruno Sander.
Eu não tenho acompanhado esse tópico, mas se foi isso que aconteceu então tá explicado.
Bruno, se foi o tal Ricardo que te deu essa idéia, a culpa é dele e diante desse relato, fosse eu da Iroman não te dava garantia...
Eu não tenho acompanhado esse tópico, mas se foi isso que aconteceu então tá explicado.
Bruno, se foi o tal Ricardo que te deu essa idéia, a culpa é dele e diante desse relato, fosse eu da Iroman não te dava garantia...
Walter nenhum fabricante da garantia em peças ou o que quer que seja que foi "mechido".
Uma coisa é você estar no meio do nada e não ter como a empresa resolver pra ti, mas como o mesmo Bruno falou, o Sérjão se dispôs a mandar dois amortecedores novos no local que ele estava quebrado e ele não aceitou. Ou seja, garantia já era.
Walter L. L. Casitta
04/08/2009, 21:39
Walter nenhum fabricante da garantia em peças ou o que quer que seja que foi "mechido".
Uma coisa é você estar no meio do nada e não ter como a empresa resolver pra ti, mas como o mesmo Bruno falou, o Sérjão se dispôs a mandar dois amortecedores novos no local que ele estava quebrado e ele não aceitou. Ou seja, garantia já era.
Então o Serjão fez a parte dele. Vamos ver como o Bruno conserta isso... :pipoca::pipoca::pipoca:
dalmolin
04/08/2009, 21:42
Então o Serjão fez a parte dele. Vamos ver como o Bruno conserta isso... :pipoca::pipoca::pipoca:Vcs tao por fora , o Brunao vai comprar a Iron man so pra fabricar as bandejas com as muletas qe ele projetou 8-)
Então o Serjão fez a parte dele. Vamos ver como o Bruno conserta isso... :pipoca::pipoca::pipoca:
Pois é, a pergunta que não quer calar é: Qual o motivo de não aceitar a troca por 2 peças novas?
Será que não quis que o pessoal da iroman visse os calços?
Eu nesse caso colocaria os dois novos e nem pestanejava, até porque se acontecesse alguma coisa depois teria quem responsabilizar.
Esse papo de que ficou com medo de acontecer novamente não colou, pois uma solda meia boca feita por uma oficina qualquer não da garantia de segurança a ninguem.
edpadilha
04/08/2009, 21:57
Pois é, a pergunta que não quer calar é: Qual o motivo de não aceitar a troca por 2 peças novas?
Será que não quis que o pessoal da iroman visse os calços?
Eu nesse caso colocaria os dois novos e nem pestanejava, até porque se acontecesse alguma coisa depois teria quem responsabilizar.
Esse papo de que ficou com medo de acontecer novamente não colou, pois uma solda meia boca feita por uma oficina qualquer não da garantia de segurança a ninguem.
Pois e', comecou os problemas.... quais serao os proximos e quem sera o culpado???
Ainda bem que meu mecanico nao e o mesmo do dele, hehehe...
Walter L. L. Casitta
04/08/2009, 22:06
Walter,
Segundo o Ricardo (Mecanico de 4x4 e preparador de Veiculos de competição/Rally aqui de BH), que instalou o Kit IronMan na Capitu, o problema e que o Kit IronMan "levanta" todo o conjunto com a "forca" das molas. Ou seja, TODO o peso do carro apoia sobre as molas, que apoiam nos pratos dos amortecedores!
Bruno Sander
Bruno, eu não conheço esse pessoal aí, mas se foi isso mesmo que falaram pra você então acho que você esta sendo mal assessorado nesse assunto...
Carlos Monaco
04/08/2009, 22:47
Respondendo o numero 1:
Mensagem do Sander:
Inclusive...
Vai ficar "Bão demais!"
Aguardem...
Bruno Sander.
Bom com esse relato se o Serjão ainda trocar os armortecedores, temos que dar ainda mais créditos a IronMan, e muito mais crédito a pessoa do Serjão que vai dar garantia há um produto que foi alterado.
Bruno acho meio arriscado vc ter participado do MMS com uma gambiarra nos armotecedores dianteiros e ainda pegar estrada e continuar com eles dessa maneira, com suspenção eu não arriscaria pode ser bem perigoso em uma estrada....
Carlos
Bruno Sander
04/08/2009, 23:38
Pessoal,
Estão me apedrejando a toa.
Eu ainda não coloquei os calcos na dianteira!
A intenção era colocar os que estavam na Frontier (junto com os amortecedores Bilstein), mas não couberam!
Então, os IronMan estão instalados da forma original (tal como recomenda o fabricante).
E, em momento algum eu disse que houve alguma dificuldade em relação ao Pos-venda da IronMan. MUITO pelo contrário!
Reafirmo...
O Serjao foi extremamente profissional, atencioso e sempre disponível.
Reafirmo: Nao tenho nenhuma queixa a Asistencia da Pos-venda IronMan.
E, fui eu quem não quis aceitar a troca proposta pelo Serjao por achar que as "muletas" que soldei nos amortecedores deixaram-nos mais reforcados que os originais.
E, ate agora, esta agüentando MUITO bem.
Mais uma vez...
Por pior que sejam os IronMan em relação aos Bilstein, recomendo-os pela assistência do Pos-venda (especificamente em relação ao Serjao).
Resumindo: Abri mão da garantia, mas, quando precisei, o Serjao esteve 100% disponível.
Mas...
Não alterei em nada (ainda) as características da picape (recomendadas pela IronMan).
Ou seja, desta vez, a "culpa" da quebra dos amortecedores ainda não foi minha!
Ps. Os jumelos eu já mandei fazer outros maiores, engraxaveis e instalei na Capitu.
Bruno Sander
Pequeno jr
05/08/2009, 07:48
Bruno,
Entao se fomos olhar o teu post do fórum em q vc fala que "colocou" o calço, vc não tinha colocado, correto?
Apenas esqueceu de falar aqui q não tinha dado certo.
Bruno,
Entao se fomos olhar o teu post do fórum em q vc fala que "colocou" o calço, vc não tinha colocado, correto?
Apenas esqueceu de falar aqui q não tinha dado certo.
Poisé cara,faz isso que o Pequeno disse para a galera não te massacrar!!
Continuo achando esta história muito esquisita... Uma hora fala que colocou, depois fala que não colocou... Sei não....
Bruno Sander
05/08/2009, 11:42
Pessoal,
A picape ficou quase a semana passada inteira no Ricardo para tentar colocar os calcos e os jumelos.
Eu a busquei na Quinta e viajei na madrugada de Sexta.
Infelizmente o calco da Frontier não coube, mas já mandei fazer um par específico para a Triton que ficara pronto ate o final desta semana.
Portanto,
AINDA NAO COLOQUEI OS CALCOS DIANTEIROS NA TRITON. Mas, vou coloca-los (com certeza).
Com os reforços que adaptei, provavelmente vai aguentar!
Um detalhe que TODOS vocês estão esquecendo...
Mesmo se eu já tivesse colocado os calcos, os amortecedores teriam que aguentar...
Afinal de contas, ESTOU USANDO A MOLA MAIS MACIA DA IRONMAN! Portanto, a que tem menos "pressão" (carga) sobre os pratos dos amortecedores!
Se eu tivesse usando a mola mais "dura" (com maior pressão), com guincho? Os amortecedores não teriam durado uma semana!
Portanto,
desta vez, foi falha do projeto ou do material da IronMan (e não minha)!
Não entendo o porque de tantos "mas" de todos vocês!
A verdade e que os IronMan não agüentaram e, agora todos estão procurando justificativas diversas, menos o obvio: O material destes amortecedores que estão na minha picape não são de boa qualidade.
Foi necessário um "reforço extra" (caseiro) para que eles agüentassem!
Bruno Sander
Pequeno jr
05/08/2009, 13:24
Negativo,
Qdo vc colocar os calços o esforço do conjunto será muito maior.
COmo o Walter disse, teu acessor para este tipo de assunto está pecando em algumas coisas ... e outra, se você está dizendo que ele tentou a semana inteira colocar esses calços, você já parou para "pensar" que ele pode não ter encaixado a mola corretamente e com isso qdo vc saiu de BH para CWT, foi forçando o conjunto (já q ele estava fora do local correto) e ter acontecido o que aconteceu???
Falamos Bruno devido a entendermos um pouco do meio e achamos beeemm esquisito a história toda. Pode até ser um problema a um lote específico do amortecedor, mas ... só mesmo investigando para saber. O ruim é que vc mexeu no amortecedor e agora não terá como descobrir o que houve.
Estava vendo os relatos do Serjão na Expedição da Transamazonica ao qual vc participou e nela ele tbm usou o mesmo kit que o seu. Se tem teste melhor que aqueles eu desconheço.
Bruno Sander
05/08/2009, 14:48
Pequeno,
antes de mais nada, se o Ricardo tivesse instado algo errado, o problema seria no ponto de apoio do amortecedor a bandeja ou mesa de suspensão, ou, na pior das hipóteses, a mola "soltaria" do conjunto.
Outra coisa que PROVA que tudo estava bem fixado foi que, mesmo após a quebra do prato do amortecedor, o mesmo continuou fixo aos seus dois pontos de ancoragem na picape (Bandeja - Superiormente e braço de suspensão - inferiormente). Alem disto, as molas permaneceram no lugar.
Então,
SEM NENHUMA DUVIDA, não foi erro de instalação.
E, se o Serjao disse a vocês que ele usou na Transamazonica os mesmos tipos de amortecedores IronMan que estes que quebraram em minha Capitu..
Sinto muito, mas ele "se enganou"!
Os que estão em minha Picape são Nitro-Gas e os que o Serjao usou são Foam-Cell (Teoricamente mais robustos e resistentes que os meu).
Portanto, não são os mesmos amortecedores!
Não entendo o porque de tanta resistência em enxergar o obvio:
Estes amortecedores IronMan que estão em minha Picape, infelizmente, vieram com um defeito "grave" de fabrica!
Só espero que, nos próximos lotes tal problema seja solucionado...
Bruno Sander
Bruno Sander
05/08/2009, 14:56
Outra coisa,
Quando eu colocar os calcos, certamente a "pressão" nas molas e, consequentemente sobre os pratos dos amortecedores serão maiores que a pressão atual.
Mas, lembrem-se que estou usando a mola mais macia e com menos pressão da IronMan. Então, após a instalação dos calcos de 1 polegada, a pressão ainda será menor que se eu estivesse usando as molas mais "duras" da IronMan!
Ps. E, independente das molas usadas, os amortecedores do Kit são exatamente os mesmos. Portanto, estes, obrigatoriamente, teriam que aguentar (com folga) a pressão desta mola mais macia que estou usando!
Bruno Sander
edubelem
05/08/2009, 16:08
Walter,
Bruno Sander
Para de falar besteira, todo carro tem o peso nas molas, se esse cara entende de caro e te falou isso era p/ tu para de ficar enchendo o saco dele e jogou qq coisa p tu fica calado...
Para de falar besteira, todo carro tem o peso nas molas, se esse cara entende de caro e te falou isso era p/ tu para de ficar enchendo o saco dele e jogou qq coisa p tu fica calado...
Edu,
Besteira?:?:
Não é bem assim...:discordo:
Há suspensões que não usam molas!!!!:!:
Vide as four link com os Air Shocks. Amortecedores pressurizados.:concordo:
Eu optei por não instalar molas Heavy Duty na Defender, justamente pelo medo de estressar os pontos de apoio. Redimensionar apenas molas e amortecedores pode ser um erro.
Força os pratos, as soldas, o chassis, as buchas de suspensão, os links, etc.
Isso é, muda-se o "fusível" do set de suspensão.
Se o objetivo for durabilidade e confiabilidade, tenho a opinião de que se deve respeitar a capacidade de carga original da viatura.
Ou se aprende a viajar com pouco, desprendimento, ou se compra um 4x4 maior que permita carregar os luxos necessários.
Agora se o objetivo é um lift de suspensão, aí o papo é outro... e apenas molas e amortecedores novos realmente não são o melhor caminho, IMHO.
Abraço,
edubelem
05/08/2009, 16:28
Muito bem, não sou detetive mais dêem uma olhada na mola do sandy e o local que demarquei se trata de uma marca em que a mola vem se apoiado nela mesma, ou seja o calço que o Bruno colocou foi muito grande provocando uma compressão completa da mola antes de bater no batedor, resumindo a própria mola do carro era o batedor com isso forçou o conjunto p baixo e danificando a bandeja de mola, motivo esse que muito provavelmente, ele se recusou que um representante da iron man fosse verificar, não tenho interesse algum em defender ou deixar de defender a iron man ou muito menos o Holanda, mais o fato é que estamos em um fórum e o mínimo que se espera de um integrante é um pouco de honestidade e humildade em dizer que errou ou que teve prejuízo e não sair por ai arranjando culpado. Depois dessa eu acho que esta provado que os relatos desse rapaz sejam realmente duvidosos ou pelo menos suspeitos.
É por esses e outros integrantes que eu tenho andado meio sumido, assim como outros participantes que tinham muito mais informações técnicas do que esse rapaz.
Abs,
edubelem
05/08/2009, 16:32
Edu,
Besteira?:?:
Não é bem assim...:discordo:
Há suspensões que não usam molas!!!!:!:
Vide as four link com os Air Shocks. Amortecedores pressurizados.:concordo:
Eu optei por não instalar molas Heavy Duty na Defender, justamente pelo medo de estressar os pontos de apoio. Redimensionar apenas molas e amortecedores pode ser um erro.
Força os pratos, as soldas, o chassis, as buchas de suspensão, os links, etc.
Isso é, muda-se o "fusível" do set de suspensão.
Se o objetivo for durabilidade e confiabilidade, tenho a opinião de que se deve respeitar a capacidade de carga original da viatura.
Ou se aprende a viajar com pouco, desprendimento, ou se compra um 4x4 maior que permita carregar os luxos necessários.
Agora se o objetivo é um lift de suspensão, aí o papo é outro... e apenas molas e amortecedores novos realmente não são o melhor caminho, IMHO.
Abraço,
Mais não é o caso da tritom, isso é um sistema simitar aos caminhões...
Edintruder
05/08/2009, 16:35
De qualquer forma, qualquer kit que altere a configuração original do veículo deve ser projetado para suportar todas as alterações propostas. Pelo que vi nas fotos, os pratos se soltaram do corpo do amortecedor devido à ruptura das soldas originais dos pratos. Dessa maneira, independente da carga das molas ou uso do veículo, é uma falha de projeto e/ou produção das peças. Nunca na minha vida vi pratos se soltarem do corpo de amorteceedores nem mesmo em acidente.
Acredito que sim, a qualidade influencia e mesmo que o Bruno tenha passado a 190km/h num quebra molas, isso não poderia ocorrer. Mesmo com a falta do calço, os pratos deveria se deformar e não causar a soltura de ambos dessa maneira. Se tivesse quebrado apenas um a coisa poderia ser apontada como falha na instalação ou uso, mas quebrar as duas, com certeza as soldas são subdimensionadas.
Analisando o post do Edubelém, a quebra de um só poderia ser falha de uso, mas quebrar os dois? Acho falta de resistência sim.
De qualquer forma, qualquer kit que altere a configuração original do veículo deve ser projetado para suportar todas as alterações propostas. Pelo que vi nas fotos, os pratos se soltaram do corpo do amortecedor devido à ruptura das soldas originais dos pratos. Dessa maneira, independente da carga das molas ou uso do veículo, é uma falha de projeto e/ou produção das peças. Nunca na minha vida vi pratos se soltarem do corpo de amorteceedores nem mesmo em acidente.
Acredito que sim, a qualidade influencia e mesmo que o Bruno tenha passado a 190km/h num quebra molas, isso não poderia ocorrer. Mesmo com a falta do calço, os pratos deveria se deformar e não causar a soltura de ambos dessa maneira. Se tivesse quebrado apenas um a coisa poderia ser apontada como falha na instalação ou uso, mas quebrar as duas, com certeza as soldas são subdimensionadas.
Concordo com você. Pior em se tratando de um produto que supostamente deveria ser Heavy Duty...
Bruno Sander
05/08/2009, 16:54
EduBelem...
Sinto muito mas, desta vez você esta enganado!
Os Lifts de suspensão mais respeitados do mercado internacional não "levantam" o carro apenas com molas e amortecedores maiores. Troca-se todo o conjunto (inclusive os braços de suspensão).
Desta vez você falou "bobagem" companheiro!
Bruno Sander
Elmer_Jeep
05/08/2009, 17:00
Bruno,
se a dianteira do teu carro não tem barra de torção, nem air shox, me diga o que segura o peso suspenso desse veículo ?
Lembre-se, não estamos falando dos "Lifts de suspensão mais respeitados do mercado internacional". Aqui atualmente o assunto é o kit de suspensão Ironman instalado na sua L200.
[]'s
Bruno Sander
05/08/2009, 17:08
Muito bem, não sou detetive mais dêem uma olhada na mola do sandy e o local que demarquei se trata de uma marca em que a mola vem se apoiado nela mesma, ou seja o calço que o Bruno colocou foi muito grande provocando uma compressão completa da mola antes de bater no batedor, resumindo a própria mola do carro era o batedor com isso forçou o conjunto p baixo e danificando a bandeja de mola, motivo esse que muito provavelmente, ele se recusou que um representante da iron man fosse verificar, não tenho interesse algum em defender ou deixar de defender a iron man ou muito menos o Holanda, mais o fato é que estamos em um fórum e o mínimo que se espera de um integrante é um pouco de honestidade e humildade em dizer que errou ou que teve prejuízo e não sair por ai arranjando culpado. Depois dessa eu acho que esta provado que os relatos desse rapaz sejam realmente duvidosos ou pelo menos suspeitos.
É por esses e outros integrantes que eu tenho andado meio sumido, assim como outros participantes que tinham muito mais informações técnicas do que esse rapaz.
Abs,
EduBelem...
Graças ao bem da Humanidade você não e nenhum detetive!
Qualquer "mecânico meia boca" sabe que, para se instalar um Kit Coil-Over na Picape e necessário comprimir as molas para encaixa-las junto com os amortecedores na Bandeja + braço da suspensão (no caso da Iron-Man, usa-se um encurtador de molas hidraulico).
Ao se comprimir as molas, um elo fica sobreposto ao outro, arranhando-o e "marcando-o".
Portanto, tai a "explicação" para a tal "prova irrefutável" que você postou, meu caro Watson (Risos)...
Não tenho porque inventar que coloquei ou deixei de colocar calcos!
Ate agora tenho relatado em detalhes todas as alterações que fiz em minha Picape. Em detalhes! E, sempre digo o que fiz, o que vou fazer e o resultado do que fiz.
E, os calcos dianteiros ainda não coloquei.
Sinto desapontar sua "investigação"!
Ps. Não quis amortecedores novos pelo fato de ter visto que a falha do projeto deste kit U
IronMan não seria solucionada trocando os amortecedores por outros iguais.
E trocar seis por meia dúzia!
Preferi reforçar tudo com uma solda mais eficiente e colocar as "muletas".
Pelo menos, ate agora, agüentou!
Bruno Sander
Abs,
Edu, e amigos, me corrijam se estiver errado.
O peso da Triton exerce pressão sobre a mola e consequentemente sobre o prato.
O peso do carro que comprime a mola.
O uso do calço não afetaria o trabalho da mola já que a pressão seria a mesma (peso). O calço não exerce pressão nenhuma.
O uso do calço pode prejudicar o trabalho de abertura e fechamento do amortecedor, que irá trabalhar fora dos padrões, podendo dar batente e vazar quando totalmente extendido.
Pelo detalhe na foto citada pelo Edu, pode-se ver que realmente a mola estava sendo o próprio batente.
Talvez esse tipo de mola "Confort" não estava suportando o peso do veículo e ficou socando o suporte até o ponto de fadiga.
edubelem
05/08/2009, 17:14
Bruno,
se a dianteira do teu carro não tem barra de torção, nem air shox, me diga o que segura o peso suspenso desse veículo ?
Lembre-se, não estamos falando dos "Lifts de suspensão mais respeitados do mercado internacional". Aqui atualmente o assunto é o kit de suspensão Ironman instalado na sua L200.
[]'s
Elmer, o cara não faz a menor idéia do que tu estas falando, o sistema da triton é igual a da hilux nova, é um conjunto mola amortecedor e que no momento que vc coloca um calço muito exagerado a mola comprime até encostar as voltas e isso ocorre antes da bandeja encostar no batedor, com isso a mola passa a ser o batedor, forçando o suporte mais do que foi projetado, na foto que mandei, mostra bem a marca feita na mola da própria espiral de cima.
agora ele fica fazendo lorota.
Abs,
edubelem
05/08/2009, 17:21
Edu, e amigos, me corrijam se estiver errado.
O peso da Triton exerce pressão sobre a mola e consequentemente sobre o prato.
O peso do carro que comprime a mola.
O uso do calço não afetaria o trabalho da mola já que a pressão seria a mesma (peso). O calço não exerce pressão nenhuma.
O uso do calço pode prejudicar o trabalho de abertura e fechamento do amortecedor, que irá trabalhar fora dos padrões, podendo dar batente e vazar quando totalmente extendido.
Pelo detalhe na foto citada pelo Edu, pode-se ver que realmente a mola estava sendo o próprio batente.
Talvez esse tipo de mola "Confort" não estava suportando o peso do veículo e ficou socando o suporte até o ponto de fadiga.
Que mola confort nada, nem uma mola pode chegar o final, isso ai foi um senhor calço de uns 5cm que ele colocou p arrepiar no MMS e deu essa ...
E quer saber de uma coisa, fui!!
Daqui a pouco eu vou parecer o rezende Df...:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Quem entendeu, entendeu quem não entendeu é por que não quis entender...
Abs,
Elmer_Jeep
05/08/2009, 17:22
Elmer, o cara não faz a menor idéia do que tu estas falando, o sistema da triton é igual a da hilux nova, é um conjunto mola amortecedor e que no momento que vc coloca um calço muito exagerado a mola comprime até encostar as voltas e isso ocorre antes da bandeja encostar no batedor, com isso a mola passa a ser o batedor, forçando o suporte mais do que foi projetado, na foto que mandei, mostra bem a marca feita na mola da própria espiral de cima.
Abs,
Eu sei, mas deixa ele responder pq aquela estoria falada pelo mecanico também não me convenceu...
Bruno Sander
05/08/2009, 17:48
O peso do veiculo, conforme visto pelas fotos, e TOTALMENTE sustentado pelas molas helicoidais + amortecedores, que apoiam-se superiormente na bandeja e inferiormente no braço da suspensão!
Ao se "levantar" a Picape com uma mola helicoidal maior que a original, esta exerce uma pressão ainda maior sobre o prato do amortecedor que a mola original (dai a necessidade de se trocar o conjunto amortecedor + mola).
Quando eu colocar o calco de uma polegada (provavelmente na Sexta), a Picape ficara mais alta, MAS, certamente a pressão da mola sobre o prato do amortecedor também aumentara
Como eu disse,
a mola IronMan que esta em minha Picape e a " Confort" (mais macia e que exerce menos pressão sobre o prato do amortecedor).
Colocando-se o calco de 1 polegada (2.5cm), a pressão da mola "Confort" sobre o prato do amortecedor, provavelmente, será bem próxima a pressão exercida pela mola mais "dura" da IronMan. Ou seja, como tanto com uma quanto com a outra mola o amortecedor e o mesmo, este deveria aguentar (mesmo após eu instalar o calco).
Mas... Como não agüentou nem mesmo antes dos calcos, preferi não arriscar o colocar as "muletas"!
Cordialmente,
Bruno Sander
ferramenteiro
05/08/2009, 17:53
Abs,
Edubelem, os calços não são colocados em cima da mola fazendo com que ela comprima, é colocado na parte superior do conjunto mola e amortecedor. A compressão da mola permanece a mesma. Nesse link tem um video que mostra a instalação de um kit para Frontier http://www.readylift.com/c-109-frontier-xterra-sst-lift-kit-2005-2009-2wd-4wd-25f15r.aspx .
O que poderia acontecer é que o batente de final de curso na compressão, após o lift, ficou pequeno e assim a mola seria totalmente comprimida encostando todos os elos e anulando seu efeito de amortecimento transferindo a carga diretamente ao prato do amortecedor. Acho difícil isto acontecer sem que a Ironman soubesse.
Não sei porque tanta insistência se o cara já disse que estava sem os calços. Vi o carro dele aqui em Curitiba e não tinha calço nenhum nem jumelo maior.
Acho muito importante discutirmos para tentar descobrir a causa do problema e não ficar tentando desmentir o que um ou outro esteja falando e criando confusão.
Abraço
Eduardo Eustaquio
05/08/2009, 17:53
Eu sei, mas deixa ele responder pq aquela estoria falada pelo mecanico também não me convenceu...
Prezados,
Aqueles que me conhecem, sabem o que já passei com estes veículos e o que aprendi com eles. Por isso, percebo que os amigos que até agora engrandeceram este tópico tem o pensamento muito parecido com o meu.
Diante dos comentários que o colega Bruno Sander fez, penso até que o rapaz que fez a montagem do sistema de suspensão na camionete dele possa ser seu amigo e por isso, ele ainda não quis se atentar para as dicas valiosas que todos postaram.
Bruno, torço para que tudo dê certo, mas veja as valiosas dicas de seus colegas foristas que você deveria poderia dar um pouco de atenção. Continuo a dizer: Algo estranho ocorreu.
Prezado Fornecedor do sistema Iron Man Sérgio Holanda, você poderia prestar alguma informação técnica do que pode ter ocorrido ? Desde já, digo que todos aqui respeitam os dois lados deste caso. Cliente e o Fornecedor.
edubelem
05/08/2009, 17:59
Edubelem, os calços não são colocados em cima da mola fazendo com que ela comprima, é colocado na parte superior do conjunto mola e amortecedor. A compressão da mola permanece a mesma. Nesse link tem um video que mostra a instalação de um kit para Frontier http://www.readylift.com/c-109-frontier-xterra-sst-lift-kit-2005-2009-2wd-4wd-25f15r.aspx .
O que poderia acontecer é que o batente de final de curso na compressão, após o lift, ficou pequeno e assim a mola seria totalmente comprimida encostando todos os elos e anulando seu efeito de amortecimento transferindo a carga diretamente ao prato do amortecedor. Acho difícil isto acontecer sem que a Ironman soubesse.
Não sei porque tanta insistência se o cara já disse que estava sem os calços. Vi o carro dele aqui em Curitiba e não tinha calço nenhum nem jumelo maior.
Acho muito importante discutirmos para tentar descobrir a causa do problema e não ficar tentando desmentir o que um ou outro esteja falando e criando confusão.
Abraço
Issto não é calço de mola, é lift de suspenção...
Abs,
Bruno Sander
05/08/2009, 18:01
Que mola confort nada, nem uma mola pode chegar o final, isso ai foi um senhor calço de uns 5cm que ele colocou p arrepiar no MMS e deu essa ...
E quer saber de uma coisa, fui!!
Daqui a pouco eu vou parecer o rezende Df...:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Quem entendeu, entendeu quem não entendeu é por que não quis entender...
Abs,
EduBelem,
Mais uma vez o Senhor esta equivocado!
Os calcos que mandei fazer são de uma polegada (cada). Portanto, 2.5cm (e não 5cm como o Sr. afirmou)!
Outra coisa...
Eu já expliquei de onde vem tais marcas entre os elos das molas. Alem disto, lembre-se que rodei (após a quebra dos pratos dos amortecedores), com a Picape ate encontrar uma oficina com a Picape "socando" em cada lombada e irregularidade do piso.
Só isto já seria suficiente para explicar tais marcas.
Com o Kit IronMan a Picape já esta 2 polegadas (5cm) mais alta. Seria inconsequencia minha querer levanta-lá mais 5cm (com calcos)!
Eu teria um aumento de 10cm em relação ao original. Isto, alem de "forcar" a homocinetica, prejudicaria MUITO a estabilidade da Picape.
E, não estou disposto a abrir mão, desta forma, da segurança só para deixar a Picape mais alta!
E, por ultimo, quem não quis recorrer a "Garantia" fui eu.
Eu abri mao de ter os amortecedores trocados em Garantia. Então, que motivos eu teria de esconder se eu tivesse colocado calcos se o único "prejuízo" que eu teria com isto seria a perda da Garantia (perda esta que fui eu quem abriu mão) ???
Basta ser um pouquinho esperto para perceber que suas "elocubracoes mentais" + "provas irrefutáveis" não fazem o menor sentido!
Obrigado por sua atenção e por compartilhar conosco o seu "ponto de vista".
Bruno Sander
edubelem
05/08/2009, 18:07
Abraço
Depois do incidente, digo que realmente ele tenha tirado, mais a mola esta de prova, abre a foto dele, a que eu editei ficou pior, mais dá p ver nitidamente que a mola comprimiu até o max, ou seja as espirais vinham encostando uma na outra a algum tempo.
Mesmo assim, au afirmo que ele vôo ou passou direto em algum lugar, deve ter sido uma barbeiragem absurda, p/ quebrar justamente os dois ao mesmo tempo.
Abs,
Bruno Sander
05/08/2009, 18:12
Prezados,
Aqueles que me conhecem, sabem o que já passei com estes veículos e o que aprendi com eles. Por isso, percebo que os amigos que até agora engrandeceram este tópico tem o pensamento muito parecido com o meu.
Diante dos comentários que o colega Bruno Sander fez, penso até que o rapaz que fez a montagem do sistema de suspensão na camionete dele possa ser seu amigo e por isso, ele ainda não quis se atentar para as dicas valiosas que todos postaram.
Bruno, torço para que tudo dê certo, mas veja as valiosas dicas de seus colegas foristas que você deveria poderia dar um pouco de atenção. Continuo a dizer: Algo estranho ocorreu.
Prezado Fornecedor do sistema Iron Man Sérgio Holanda, você poderia prestar alguma informação técnica do que pode ter ocorrido ? Desde já, digo que todos aqui respeitam os dois lados deste caso. Cliente e o Fornecedor.
Eduardo,
Que tem coisa errada, isto tem!
O Ricardo não e meu "amigo". E apenas um mecânico de 4x4 muito bem recomendado aqui de BH.
Se houve falha na instalação, acho que esta teria sido observada pelos mecânicos de Campo Limpo Paulista que desmontaram o Coil-Over quando cheguei com os amortecedores quebrados.
Mas, nenhum "erro de instalação" foi detectado.
E, alem disto, nada "soltou-se" ou estava diferente do usual (alem, e claro, das duas bandejas quebradas)!
Bruno Sander
Bruno Sander
05/08/2009, 18:34
Depois do incidente, digo que realmente ele tenha tirado, mais a mola esta de prova, abre a foto dele, a que eu editei ficou pior, mais dá p ver nitidamente que a mola comprimiu até o max, ou seja as espirais vinham encostando uma na outra a algum tempo.
Mesmo assim, au afirmo que ele vôo ou passou direto em algum lugar, deve ter sido uma barbeiragem absurda, p/ quebrar justamente os dois ao mesmo tempo.
Abs,
EduBelem...
Tenho que admitir: Voce realmente sabe ser criativo!
Lembro-me daquele cartoon "O Fantastico mundo de Bobby" (Risos).
Mas,
Sinto muito por desiludi-lo. Infelizmente não houve nenhuma grande emoção... Nenhum salto, voo ou barbeiragem.
Apenas uma falha de projeto ou material de ma qualidade da IronMan!
E, as marcas nos elos das molas já estão mais que explicadas do porque apareceram!
Lembrando que esta cor amarela e tinta, e arranha! Principalmente quando comprime-se as molas (para instala-las), ou quando rodamos com o carro "socando", com os pratos dos amortecedores quebrados!
Com tamanha criatividade, você daria um bom escritor!
Bruno Sander
Carlos Monaco
05/08/2009, 18:40
pessoal entendo um pouco de parte eletrica, mas não sou mecanico e não entendo muito de suspenção (apenas qdo cortava molas de carros, antes de saber o gosto de dirigir um pkp), mas acho que os elos das molas estão mto próximos, não consegui ver nenhum sargento comprimindo a mola para deixar esses dois últimos elos tão próximos, aos entendidos poderiam dizer se foi erro de projeto ou é assim mesmo (só aprendendo com os mestres:mrgreen::mrgreen::mrgreen:)
Bruno vc nunca percebeu nenhum barulho de fim de curso na suspenção????
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=184519&d=1249500496
edpadilha
05/08/2009, 19:08
salve salve...
salve meus ouvidos...
Ja nao perceberam que o cara e' mecanico e que nunca comete erros, e que os mecanicos que usa sao sempre o maximo e nunca erram... mesmo com as modificacoes provisorias de forma definitiva (gambiarras) os problemas sao dos fabricantes...
ja vi esta novela das 7hrs em outro topico....
Bruno Sander
05/08/2009, 19:12
pessoal entendo um pouco de parte eletrica, mas não sou mecanico e não entendo muito de suspenção (apenas qdo cortava molas de carros, antes de saber o gosto de dirigir um pkp), mas acho que os elos das molas estão mto próximos, não consegui ver nenhum sargento comprimindo a mola para deixar esses dois últimos elos tão próximos, aos entendidos poderiam dizer se foi erro de projeto ou é assim mesmo (só aprendendo com os mestres:mrgreen::mrgreen::mrgreen:)
Bruno vc nunca percebeu nenhum barulho de fim de curso na suspenção????
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=184519&d=1249500496
Barulho de fim de curso eu não percebi.
Mas as molas "rangem" bastante, boa parte do tempo em pisos irregulares (os elos esbarram sempre uns nos outros)!
E, nesta foto a mola não esta comprimida. Os elos são, originalmente, muito proximos (como você mesmo percebeu).
Erro de projeto ????
Pode ser sim !!!!
Bruno Sander
Bruno Sander
05/08/2009, 19:17
salve salve...
salve meus ouvidos...
Ja nao perceberam que o cara e' mecanico e que nunca comete erros, e que os mecanicos que usa sao sempre o maximo e nunca erram... mesmo com as modificacoes provisorias de forma definitiva (gambiarras) os problemas sao dos fabricantes...
ja vi esta novela das 7hrs em outro topico....
Como uma "falha" do mecânico que instalou o kit IronMan poderia ocasionar a quebra dos pratos dos amortecedores (apenas), sem ocasionar nada mais e sem ser percebido pelos outros mecânicos Sr. EdPadilha ????
E, o topico não e falado, e escrito.
Portanto, se fosse para doer algo, seriam os olhos e não os ouvidos!!!!
(Nao e necessário ser médico para saber disto: Vemos com os olhos e ouvimos com os ouvidos!)...
Bruno Sander
...(os elos esbarram sempre uns nos outros...
:pensativo::pensativo::pensativo:
Bruno Sander
05/08/2009, 19:49
Pois e JeisonK...
Imaginei que isto ocorria (sempre em pisos irregulares) devido ao fato das molas serem modelo "Confort", portanto, muito "macias"...
Mas, pelo resultado, parece-me que não era pra ser assim!
Ou isto e normal ???
Bruno
Como os seus amortecedores nao estao ruins e sim o suporte, vc ira troca-los em garantia ou ira preferir manter assim?
Na Pajero pensei nos Ironman, Rancho e afins, mas ainda estou indeciso devido a grande quantidade de problemas (em todos eles).
Se os elos esbarram uns nos outros como tu diz, realmente tem algo errado aí, a função do batente é justamente não deixar isso acontecer.
E a transamazônica, vem de novo ano que vem?
[]'s
Edubelem
Acho que por menos que o Bruno entenda de mecanica (todos nos aprendemos dia a dia com erros e acertos), de tudo o que li postado por ele nunca percebi nenhum intenção em esconder os fatos que aconteceram, muito pelo contrario, inclusive na epoca da Frontier SEL ele sempre demonstrou mais o erros que acertos e não seria agora que ele iria esconder algo de errado.
Aceitei que esse problema aconteceu por falha do produto e ponto.
Abs,
A instalação de um coilover é muito simples, não acredito em má instalação.
Agora, quanto aos elos se encostarem com o prato quebrado acho difícil. Se eles não se encostavam antes, como irão se encostar tendo sua base descido mais ainda?
Pelo visto o batente da suspa eram os elos.
Outra coisa, não deveria haver uma proteção de borracha/poliuretano entre o prato do amortecedor e a mola? É pra ficar assim mesmo, metal com metal? Em alguns carros a mola possui um acabamento plastico no final da espiral para justamente previnir de barulhos e atrito.
Muitos aqui tem certa desconfiança do Bruno. Será que não pode ser realmente defeito de fábrica?
Por curiosidade, uma vez indaguei, na seção Land Rover, sobre o coeficiente de compressão da molas Ironman. Fui informado de que a fábrica não disponibiliza tais dados, apesar da boa vontade do revendedor em buscar a informação. O contato que fiz direto na Ironman também resultou em nenhuma informação técnica.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55105
Segundo informações do fórum, as molas Eibach vem com tal coeficiente escrito na própria peça. IMHO, uma clara diferença de postura de quem realmente confia na qualidade do seu produto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59528
Especulações a parte, dúvidas objetivas e práticas.
Se tivermos os dados abaixo, tanto da mola original, quanto da mola Ironman, talvez facilite identificar a causa.
- qual a altura da mola sem carga?
- qual a espessura dos elos?
- qual a quantidade de elos?
- qual a altura da mola quando montada?
- qual a distância entre os elos quando montada?
- qual o tamanho da mola quando totalmente comprimida?
Entre os amortecedores:
- qual o diâmetro do amortecedor?
- qual o diâmetro do prato de mola?
- qual a espessura do prato de mola?
- qual a qualidade / espessura do cordão de solda do prato de mola?
- a solda do prato de mola completa 360 ao redor do amortecedor?
- qual a altura do prato de molas em relação a extremidade superior do amortecedor?
O lift de suspensão do kit Ironman se deve a mola, ok. Entendi.
Então se todo o conjunto não for reforçado proporcionalmente, vai quebrar.
Enfim, com os dados acima deixemos de especular, e coloquemos os neurônios a pensar.
Observação: não entendo da suspensão da Triton. Mas de fato uma fábrica projetar um carro 4x4 no qual a suspensão dianteira depende exclusivamente da solda do prato do amortecedor é muito estranho. Sem backup, sem nada... inseguro IMHO.
Abraços,
Walter L. L. Casitta
05/08/2009, 20:34
Uma vez que o Bruno não colocou o calço nas molas, o erro está no comprimento ou no número de elos da mola.
A mola não pode chegar no ponto de máxima compressão nunca. Pra isso existem os batentes da suspensão. Se isso acontece alguma coisa tem que quebrar e isso não quer dizer que os pratos do amortecedor são fracos mal soldados. Se as molas estão chegando no fim do curso a porra é forte e seca mesmo.
Acho estranho a IronMan ter comido essa mosca. Talvez trocaram as molas por engano antes de entregar para o Bruno. As molas que chegaram ao Bruno pode ser de outro Kit de outro veículo.
Agora Bruno. Essa bengala que você colocou é a coisa mais idiota que o seu mecânico poderia ter feito. Isso aí protege o prato do amortecedor mas não protege o resto da suspensão. O amortecedor não vai quebrar mais, mas o mesmo não de pode dizer dos suportes onde vão fixados até do chassi.
Se fosse você arrancava tudo e deixaria tudo original. Afina de contas para o uso que você da a sua picape nada disso ter trás beneficio a não ser a falsa sensação que tem um Triton melhor que as outras...
Bruno Sander
05/08/2009, 21:00
Bruno
Como os seus amortecedores nao estao ruins e sim o suporte, vc ira troca-los em garantia ou ira preferir manter assim?
Na Pajero pensei nos Ironman, Rancho e afins, mas ainda estou indeciso devido a grande quantidade de problemas (em todos eles).
O problema não foi o "sistema" do amortecedor, apenas os pratos dos mesmos (que já corrigi e reforcei)...
Portanto, não vejo nenhuma necessidade de troca-los não!
Mesmo com a plena disponibilidade do Serjao em troca-lia pra mim, em garantia, ficarei com eles assim mesmo.
Transamazonica 2010 ????
Se for em época de chuva (e o Serjao me aceitar no grupo), eu vou!
Bruno Sander
Bruno Sander
05/08/2009, 21:07
Uma vez que o Bruno não colocou o calço nas molas, o erro está no comprimento ou no número de elos da mola.
A mola não pode chegar no ponto de máxima compressão nunca. Pra isso existem os batentes da suspensão. Se isso acontece alguma coisa tem que quebrar e isso não quer dizer que os pratos do amortecedor são fracos mal soldados. Se as molas estão chegando no fim do curso a porra é forte e seca mesmo.
Acho estranho a IronMan ter comido essa mosca. Talvez trocaram as molas por engano antes de entregar para o Bruno. As molas que chegaram ao Bruno pode ser de outro Kit de outro veículo.
Agora Bruno. Essa bengala que você colocou é a coisa mais idiota que o seu mecânico poderia ter feito. Isso aí protege o prato do amortecedor mas não protege o resto da suspensão. O amortecedor não vai quebrar mais, mas o mesmo não de pode dizer dos suportes onde vão fixados até do chassi.
Se fosse você arrancava tudo e deixaria tudo original. Afina de contas para o uso que você da a sua picape nada disso ter trás beneficio a não ser a falsa sensação que tem um Triton melhor que as outras...
Walter,
já estou providenciando os reforços da bandeja superior da suspensão e do braço de suspensão (exatamente como os que o Carlos Policarpo fez em sua Triton com a qual correu o Rally dos Sertoes).
O Marquinhos (mecânico do Policarpo, de SP) e quem esta providenciando tais reforços para a Capitu!
Waldir Carlos
05/08/2009, 21:28
Boa noite pessoal!
Me permitam um breve comentário. Pelo que lemos nas últimas trinta horas aqui nesse acalorado tópico, podemos tirar algumas lições:
* Tem gente com maturidade, lisura e notável conhecimento mecânico;
* Tem gente séria, decente e honesta;
* Tem gente curiosa e respeitosa querendo aprender; com humildade;
* Tem gente leiga [tipo EU!] e outros metidos a expert;
* Tem gente MENTIROSA e sem escrúpulos;
* Tem gente que torce para o "circo pegar fogo" e não contribui em nada.
[]s
Daniel.Shimomoto
05/08/2009, 22:20
Bruno Sander
Gente;
Não tinha visto as fotos....
Essas "muletas" usando as palavras do Bruno são verdadeiras aberrações. Fazer um treco desses na suspensão de qualquer veículo na minha concepção é um crime contra a engenharia e o bom senso. Se ainda se falasse que o original fosse fraco, não desse conta do recado, vamos lá, mas isso????
Abs!!!
edpadilha
05/08/2009, 22:42
Como uma "falha" do mecânico que instalou o kit IronMan poderia ocasionar a quebra dos pratos dos amortecedores (apenas), sem ocasionar nada mais e sem ser percebido pelos outros mecânicos Sr. EdPadilha ????
E, o topico não e falado, e escrito.
Portanto, se fosse para doer algo, seriam os olhos e não os ouvidos!!!!
(Nao e necessário ser médico para saber disto: Vemos com os olhos e ouvimos com os ouvidos!)...
Bruno Sander
Prezado Sr. Bruno,
Uma falha pode ter ocorrido sim senhor, como ja percebi que tem um otimo conhecimento de mecanica, e trabalha apenas com os melhores mecanicos da regiao, se no momento da instalacao, ele foi fixado de forma forcada e com torques superiores aos especificados, pode sim ocasionar falhas nos demais componentes, ou ate estes mecanicos podem simplesmente esconder que errou para que voce pague mais 1 vez o servico!
Parabens voce pegou um erro gravissimo meu, usei a palavra ouvir quando deveria ter usado ler, voce que usa um forum para discutir assuntos tecnicos, deveria aprender a escutar, opa me desculpe mais esta falha, deveria aprender a interpretar o que as pessoas escrevem e tentar aprender uma licao disto, apenas os humildes e com um pouco de raciocinio conseguem este feito, sera que e seu caso ou sera que e tao superior aos demais que dispensa este conhecimento?
Agora, se o seu objetivo e se aparecer por ter grana e gastar rios de dinheiro, falando que instalou isto ou aquilo no seu carro, e depois quando da pau diz que nao o fez, isso e' um problema que so um pisiquiatra pode resolver.
Peco desculpas aos demais foristas por este meu texto.
Elmer_Jeep
06/08/2009, 01:02
Por curiosidade, uma vez indaguei, na seção Land Rover, sobre o coeficiente de compressão da molas Ironman. Fui informado de que a fábrica não disponibiliza tais dados, apesar da boa vontade do revendedor em buscar a informação. O contato que fiz direto na Ironman também resultou em nenhuma informação técnica.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55105
Segundo informações do fórum, as molas Eibach vem com tal coeficiente escrito na própria peça. IMHO, uma clara diferença de postura de quem realmente confia na qualidade do seu produto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59528
Especulações a parte, dúvidas objetivas e práticas.
Se tivermos os dados abaixo, tanto da mola original, quanto da mola Ironman, talvez facilite identificar a causa.
- qual a altura da mola sem carga?
- qual a espessura dos elos?
- qual a quantidade de elos?
- qual a altura da mola quando montada?
- qual a distância entre os elos quando montada?
- qual o tamanho da mola quando totalmente comprimida?
Entre os amortecedores:
- qual o diâmetro do amortecedor?
- qual o diâmetro do prato de mola?
- qual a espessura do prato de mola?
- qual a qualidade / espessura do cordão de solda do prato de mola?
- a solda do prato de mola completa 360 ao redor do amortecedor?
- qual a altura do prato de molas em relação a extremidade superior do amortecedor?
O lift de suspensão do kit Ironman se deve a mola, ok. Entendi.
Então se todo o conjunto não for reforçado proporcionalmente, vai quebrar.
Enfim, com os dados acima deixemos de especular, e coloquemos os neurônios a pensar.
Observação: não entendo da suspensão da Triton. Mas de fato uma fábrica projetar um carro 4x4 no qual a suspensão dianteira depende exclusivamente da solda do prato do amortecedor é muito estranho. Sem backup, sem nada... inseguro IMHO.
Abraços,
Seria bom adicionar ai o Spring Rate e o diametro do pistão e espessura da parede do cilindro dos amortecedores.
[]'s ainda sem entender p... nenhuma
edubelem
06/08/2009, 09:06
Seria bom adicionar ai o Spring Rate e o diametro do pistão e espessura da parede do cilindro dos amortecedores.
[]'s ainda sem entender p... nenhuma
hehehehehehe...
Doc Boss
06/08/2009, 10:27
Boa noite pessoal!
Me permitam um breve comentário. Pelo que lemos nas últimas trinta horas aqui nesse acalorado tópico, podemos tirar algumas lições:
* Tem gente com maturidade, lisura e notável conhecimento mecânico;
* Tem gente séria, decente e honesta;
* Tem gente curiosa e respeitosa querendo aprender; com humildade;
* Tem gente leiga [tipo EU!] e outros metidos a expert;
* Tem gente MENTIROSA e sem escrúpulos;
* Tem gente que torce para o "circo pegar fogo" e não contribui em nada.
[]s
Concordo em gênero, número e grau!
Com um pouco de senso crítico, vejo que pelo menos 80% do que é postado aqui é pura bobagem e "achismo"
Mas ainda está dando pra aprender alguma coisa com os 20% que restam...
Saudações
Bruno Sander
06/08/2009, 10:28
Então...
Depois de tantas e tantas discussões e confabulações do que pode ter sido, fica o seguinte:
1. Pode ter sido falha do projeto da IronMan.
2. Pode ter sido material de má qualidade usado pela IronMan.
3. Pode ter sido uma solda mal feita pela IronMan.
4. Pode ser que as molas estejam "macias" demais e usando seus elos como "batentes", forçando ainda mais os pratos dos amortecedores, levando a quebra dos mesmos.
5. Pode ter sido falha de instalação pelo mecânico que instalou o Kit (até agora não conseguí entender como tal falha de instalação poderia ocasionar a quebra dos dois pratos dos amortecedores apenas, sem avariar NENHUM outro ítem do conjunto).
6. EU AINDA NÃO INSTALEI OS CALÇOS DIANTEIROS DE 1 POLEGADA (farei isto amanhã).
7. Fui eu quem abrí mão da garantia. A todo momento o Serjão me deu todo o suporte que um representante sério e honesto de qualquer empresa faria (Nota 10 para o Pós-venda da IronMan na pessoa da Serjão).
8. Até este presente momento as "muletas" aguentaram, foi uma solução rápida, prática, inteligente e pretendo continuar usando-as até que, talvez (algum dia), "arreie" tudo novamente.
9. O sistema de amortecimento de ambos os lados está funcionando perfeitamente (daí, não vejo necessidade de troca dos amortecedores).
10. Continuarei a postar TODOS os erros e acertos cometidos por mim (e mecânicos) em minha Picape. E, não o faço esperando a "aprovação" de ninguém. Faço a título de informação e para saber a OPNIÃO de vocês (pelo menos dos que estiverem dispostos a opinar e fazerem críticas CONSTRUTIVAS). Caso eu ache que esta é pertinente, usarei-a para mudar o projeto inicial e errar menos durante as alterações das características da minha Picape.
Bruno Sander.
Sander, eu acompanho mais as discusoes para aprender... e posto pouco.
Mais o que acredito que todo mundo acha que esta estranho e' o seuginte...
Esta suspensao que voce comprou da Ironman deve ter custado um pouco mais caro do que uma suspensao brasileira, so pelo fato de ter sido importada.
E mesmo nao havendo problema com ela, so pelo o fato do fabricante/representante querer trocar e te dar uma novinha e voce nao aceitar que criou toda a polemica...
Entao, pq voce nao aceitou um jogo novo de suspensao, se demoraria menos para instalar os novos do que fazer a solda que voce fez??
So pelo fato do fabricante querer ir te socorrer e voce nao ter aceitado que acho que todos estao fazendo estas perguntas e gerando duvidas...
Anyways, boa sorte para voce e para nos foristas que querem aprender algo.:concordo:
Edintruder
06/08/2009, 12:52
Então...
Depois de tantas e tantas discussões e confabulações do que pode ter sido, fica o seguinte:
1. Pode ter sido falha do projeto da IronMan.
2. Pode ter sido material de má qualidade usado pela IronMan.
3. Pode ter sido uma solda mal feita pela IronMan.
4. Pode ser que as molas estejam "macias" demais e usando seus elos como "batentes", forçando ainda mais os pratos dos amortecedores, levando a quebra dos mesmos.
5. Pode ter sido falha de instalação pelo mecânico que instalou o Kit (até agora não conseguí entender como tal falha de instalação poderia ocasionar a quebra dos dois pratos dos amortecedores apenas, sem avariar NENHUM outro ítem do conjunto).
6. EU AINDA NÃO INSTALEI OS CALÇOS DIANTEIROS DE 1 POLEGADA (farei isto amanhã).
7. Fui eu quem abrí mão da garantia. A todo momento o Serjão me deu todo o suporte que um representante sério e honesto de qualquer empresa faria (Nota 10 para o Pós-venda da IronMan na pessoa da Serjão).
8. Até este presente momento as "muletas" aguentaram, foi uma solução rápida, prática, inteligente e pretendo continuar usando-as até que, talvez (algum dia), "arreie" tudo novamente.
9. O sistema de amortecimento de ambos os lados está funcionando perfeitamente (daí, não vejo necessidade de troca dos amortecedores).
10. Continuarei a postar TODOS os erros e acertos cometidos por mim (e mecânicos) em minha Picape. E, não o faço esperando a "aprovação" de ninguém. Faço a título de informação e para saber a OPNIÃO de vocês (pelo menos dos que estiverem dispostos a opinar e fazerem críticas CONSTRUTIVAS). Caso eu ache que esta é pertinente, usarei-a para mudar o projeto inicial e errar menos durante as alterações das características da minha Picape.
Bruno Sander.
:palmas:
É interessante o seguinte, os teus comentários pelo que vejo sempre demonstram os relatos e as soluções encontradas no momento, porém embora tenham respostas normais procurando ou indicando soluções, existem também os que só criticam e fazem do tópico um "orkut"!
O lance das muletas é a maior gambiarra, porém eu em determinado momento faria igualzinho! Pode ser feio, aberração ou seja como for, porém faria exatamente o mesmo para prosseguir viajem. Para resoldar os pratos seria necessário a despressurização dos amortecedores sob risco de explosão, dessa maneira realmente as muletas fossem a única solução.
Se pretendes utilizar as muletas mais algum tempo, observa se entre o prato e o corpo do amortecedor, não está esfregando ou desgastando o metal. Outro detalhe, o amortecedor é o próprio corpo ou isso é apenas uma "canela" como ocorre nos carros aonde o amortecedor vai montado por dentro. Se o amortecedor pode ser trocado, o melhor agora seria desmontar tudo, retirar o amortecedor e ressoldar o prato completamente com adição de reforços para evittar a re-ocorrência.
edubelem
06/08/2009, 15:43
É interessante o seguinte, os teus comentários pelo que vejo sempre demonstram os relatos e as soluções encontradas no momento, porém embora tenham respostas normais procurando ou indicando soluções, existem também os que só criticam e fazem do tópico um "orkut"!
O lance das muletas é a maior gambiarra, porém eu em determinado momento faria igualzinho! Pode ser feio, aberração ou seja como for, porém faria exatamente o mesmo para prosseguir viajem. Para resoldar os pratos seria necessário a despressurização dos amortecedores sob risco de explosão, dessa maneira realmente as muletas fossem a única solução.
Se pretendes utilizar as muletas mais algum tempo, observa se entre o prato e o corpo do amortecedor, não está esfregando ou desgastando o metal. Outro detalhe, o amortecedor é o próprio corpo ou isso é apenas uma "canela" como ocorre nos carros aonde o amortecedor vai montado por dentro. Se o amortecedor pode ser trocado, o melhor agora seria desmontar tudo, retirar o amortecedor e ressoldar o prato completamente com adição de reforços para evittar a re-ocorrência.
Ed, isso é muita gambiarra p/ um carro novo, o melhor a fazer é jogar tdo fora ecolocar tudo novo e SEM CALÇO DE MOLA!!!Pois foi umagambiarra de um calço, segund o rapas de 2,5cm, que provocou tudo isso.
bs,
Edu
Bruno Sander
06/08/2009, 16:21
Sander, eu acompanho mais as discusoes para aprender... e posto pouco.
Mais o que acredito que todo mundo acha que esta estranho e' o seuginte...
Esta suspensao que voce comprou da Ironman deve ter custado um pouco mais caro do que uma suspensao brasileira, so pelo fato de ter sido importada.
E mesmo nao havendo problema com ela, so pelo o fato do fabricante/representante querer trocar e te dar uma novinha e voce nao aceitar que criou toda a polemica...
Entao, pq voce nao aceitou um jogo novo de suspensao, se demoraria menos para instalar os novos do que fazer a solda que voce fez??
So pelo fato do fabricante querer ir te socorrer e voce nao ter aceitado que acho que todos estao fazendo estas perguntas e gerando duvidas...
Anyways, boa sorte para voce e para nos foristas que querem aprender algo.:concordo:
"Confianca"!
Esta e a palavra chave.
O fabricante me propôs de trocar os amortecedores quebrados por outros EXATAMENTE IGUAIS!
Pra mim, isto e trocar seis por meia dúzia!
Se os pratos dos amortecedores são "fracos", de que adiantaria eu trocar os quebrados por outros iguais ???? Pra quebrar no mesmo lugar de novo ???
Como o sistema de amortecimento esta bom (e novo), achei muito mais prudente soldar os pratos quebrados e reforça-los ao invés de ficar esperando o novo conjunto quebrar de novo.
E o mesmo caso da minha ex-Frontier.
Depois da quebra, achei melhor trocar por outra MARCA ao invés de pegar outra Frontier igual (0km). Seria, de novo, seis por meia dúzia!
Bruno Sander
Bruno Sander
06/08/2009, 17:31
Eu já soldei os pratos aos amortecedores!
E, para que não despressurizassem, fui molhando-os em água corrente durante o processo de solda, para que o corpo não aquecesse e houvesse risco de explosão ou vazamento nos amortecedores.
As muletas estão soldadas aos pratos e estes estão soldados ao corpo do amortecedor.
Portanto, as molas apoiam-se sobre os pratos (soldados ao corpo do amortecedor), que são ancorados e reforcados pelas muletas.
Ate agora, a solução definiva (ate a próxima quebra).
Bruno Sander
edubelem
06/08/2009, 17:40
Eu já soldei os pratos aos amortecedores!
E, para que não despressurizassem, fui molhando-os em água corrente durante o processo de solda, para que o corpo não aquecesse e houvesse risco de explosão ou vazamento nos amortecedores.
As muletas estão soldadas aos pratos e estes estão soldados ao corpo do amortecedor.
Portanto, as molas apoiam-se sobre os pratos (soldados ao corpo do amortecedor), que são ancorados e reforcados pelas muletas.
Ate agora, a solução definiva (ate a próxima quebra).
Bruno Sander
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Bruno Sander
06/08/2009, 17:52
Ed, isso é muita gambiarra p/ um carro novo, o melhor a fazer é jogar tdo fora ecolocar tudo novo e SEM CALÇO DE MOLA!!!Pois foi umagambiarra de um calço, segund o rapas de 2,5cm, que provocou tudo isso.
bs,
Edu
EduBelem,
Qual foi a parte de que AINDA NAO COLOQUEI O CALCO DE SUSPENSAO você não entendeu ????
E, pra que "jogar tudo fora" se o reforço que criei, ate agora, esta sendo eficiente ???
Ainda não entendi a sua colocação, caro Nortista!
Bruno Sander
Explicações...
Pessoal,
......
Lembrando que, apesar de chegar a 180/190km/h nas retas, ....
Bruno Sander.
Bruno,
chegou a passar pela sua cabeca que seu carro poderia ter arriado nessa velocidade que vc diz costumeiramente andar nas retas?
abs,
lp
edubelem
06/08/2009, 18:05
EduBelem,
Qual foi a parte de que AINDA NAO COLOQUEI O CALCO DE SUSPENSAO você não entendeu ????
E, pra que "jogar tudo fora" se o reforço que criei, ate agora, esta sendo eficiente ???
Ainda não entendi a sua colocação, caro Nortista!
Bruno Sander
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk....
Eu acho que ele é muito ignorante ou ele beeeeeeebe! beeeeeeeebe! beeeeeeeeebe!.... ou os dois ...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
Faz o que vc quiser... só não vai falar mau da oficina paulista...
Fez uma gambiarra de 1o mundo, um carro de 110.000,00 com uma solda de fundo de quintal de derreau...:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrg reen
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas:
edpadilha
06/08/2009, 19:00
Ipfm,
Se isso acontecer naquela velocidade, pode ter certeza que e acidente com consequencias serias!!! Espero que isso nunca aconteca, mas se acontecer, que nao acerte nenhuma familia inocente que esteja trafegando pelo local.
Alem do que, na especificacao dos pneus BF, eles sao desenvolvidos para andar ATE a 160km/h. O que significa que mesmo " dando " picos de velocidade, voce ira sobrecarregar toda a estrutura do pneu, compromentendo durabilidade, e toda a carcaca do mesmo.
Algume ja viu ou experimento um pneu nesta dimensao furado como desestabiliza todo o carro?!?!
samukanvas
06/08/2009, 19:03
Bruno,
chegou a passar pela sua cabeca que seu carro poderia ter arriado nessa velocidade que vc diz costumeiramente andar nas retas?
abs,
lp
Essa é uma excelente pergunta que eu gostaria de saber a resposta tb :palmas:
Bruno,
Minhas considerações:
- Pegue um jogo de amortecedor novo, devolva os velhos e aperfeiçoe suas muletas. Funcionam e se isso está bom pra vc, faça. Te digo para pegar amortecedores novos, pois os mesmos quando deram batente - quando arriaram os amortecedores viraram batente - podem ter tido sua estrutura interna comprometida e sua durabilidade reduzida. Se há tempo, pegue novos. É o seu dinheiro, pagou por eles e só fez muleta porque não aguentaram e precisava seguir viagem.
- Dá pra ver claramente que na foto que postou com tudo ainda montado, estava sem calço. Então desconsidere mensagens contrárias :concordo:
- Sobre a canela do amortecedor estar sem marca nenhuma de solda, acredito que possa ter sido erro do projeto sim.
- Tb acredito na possibilidade da mola ter "elos demais" e ter virado o batente, mas mesmo assim não deveriam quebrar. O mais grave pra mim é que os suportes da mola não aparentam estarem tortos. Eles simplesmente soltaram.
- Tb não acredito que um meca tenha montado isso errado. Não tem como errar a montagem disso. É só apertar parafusos...
Espero que sua situação se resolva o mais rápido possível e vá a uma igreja agradecer teu anjo da guarda. Se quebra a 190 iriam catar os restos de vc e da picape de pá...
Abs
Be Trindade
06/08/2009, 19:18
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas:
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo:
Bruno Sander
06/08/2009, 19:40
Bruno,
Minhas considerações:
- Pegue um jogo de amortecedor novo, devolva os velhos e aperfeiçoe suas muletas. Funcionam e se isso está bom pra vc, faça. Te digo para pegar amortecedores novos, pois os mesmos quando deram batente - quando arriaram os amortecedores viraram batente - podem ter tido sua estrutura interna comprometida e sua durabilidade reduzida. Se há tempo, pegue novos. É o seu dinheiro, pagou por eles e só fez muleta porque não aguentaram e precisava seguir viagem.
- Dá pra ver claramente que na foto que postou com tudo ainda montado, estava sem calço. Então desconsidere mensagens contrárias :concordo:
- Sobre a canela do amortecedor estar sem marca nenhuma de solda, acredito que possa ter sido erro do projeto sim.
- Tb acredito na possibilidade da mola ter "elos demais" e ter virado o batente, mas mesmo assim não deveriam quebrar. O mais grave pra mim é que os suportes da mola não aparentam estarem tortos. Eles simplesmente soltaram.
- Tb não acredito que um meca tenha montado isso errado. Não tem como errar a montagem disso. É só apertar parafusos...
Espero que sua situação se resolva o mais rápido possível e vá a uma igreja agradecer teu anjo da guarda. Se quebra a 190 iriam catar os restos de vc e da picape de pá...
Abs
Isto e verdade!
Então, disto tudo aprendi que, como nos, nossas "máquinas", por mais novas e revisadas que estejam, também estão sujeitas a falhas.
Então, evitarei ao máximo ultrapassar o limite de velocidade recomendado pelos fabricantes dos pneus (160km/h, confirme escrito pelo EdPadilha).
Quanto a troca dos amortecedores, DEIXO NAS MAOS DO SERJAO!
Se ele achar que devo troca-los e aceitar a troca (após a instalação das muletas), eu o farei...
Mas, lembrando que providenciarei algum tipo de "reforço" para os novos amortecedores antes de instala-los.
Então Serjao,
a partir de agora, deixo a palavra (e a decisão) com você!
Bruno Sander
- Pegue um jogo de amortecedor novo, devolva os velhos e aperfeiçoe suas muletas.
Errar é humano... Persistir no erro... é coisa de maluco!
Se há ainda essa possibilidade, eu devolveria o produto e pegava o dinheiro de volta.
Então compraria algo com qualidade comprovada.
[]'s
evandroff
06/08/2009, 20:58
Ontem li a discussao inteira porem fiquei sem nenhuma vontade de postar, todo mundo discutindo por bobeira.
Eu nao acho errado o que o Bruno fez, seria tentar finjir que nada aconteceu e vai que numa curva estoura novamente?
Se teria coragem de por novamente era outros 500, EU nao colocaria denovo, uma industria de amortecedores que fazem testam, e acho tem uns dos melhores laboratorios a peca me acontece isso, nao sera uma solucao caseira que resolverá o problema.
EU, eu digo EU, colocaria os originais novamente.
Aproveitando, alguem ja instalou DVD double din na L200? esotu pensando em por no lugar do pc de bordo e passar o mesmo no lugar do radio.
samukanvas
06/08/2009, 21:12
Errar é humano... Persistir no erro... é coisa de maluco!
Se há ainda essa possibilidade, eu devolveria o produto e pegava o dinheiro de volta.
Então compraria algo com qualidade comprovada.
[]'s
Eu faria igual, giova. O que eu não sei é se tem essa possibilidade de devolução do dinheiro. A única coisa que falaram aqui foi troca/garantia e se pode trocar, eu trocaria. É melhor que ficar com um que andou uns kms no fim de curso :concordo:
bjunda
Edintruder
07/08/2009, 01:33
Eu só devolveria o dinheiro se tivesse certeza que o meu fornecedor também fosse ressarcido, pois é comum os fabricantes não restituir o valor e quem paga o pato é o vendedor final. E pra piorar, é o Sérjão. Como o sistema está funcionando bem, a devolução pode ser calmamente avaliada desde que ninguém fique com um prejuízo financeiro.
SÉRGIO HOLANDA
07/08/2009, 07:23
Caros colegas do Fórum,
Respondendo aos amigos do fórum e ao Bruno, informo que estou acompanhando o desenvolvimento do tópico, mas para evitar conclusões precipitadas ou levantar dúvidas infundadas não estava me pronunciando. Precisava ter um retorno da Ironman sobre o assunto, uma vez que fora enviado o relato do acontecido, bem como as fotos enviadas pelo Bruno.
Existe um problema em relação à atitude do Bruno em fazer a solda, bem como o reforço, já que não adianta enviar as peças para a Ironman analisar. Tive um fim de semana preocupado com a segurança do Bruno, já que sujeitar os amortecedores ao calor da solda e alguma modificação para o qual não fora projetado, é extremamente preocupante.
Não vou discutir aqui os motivos, tão poucos as possibilidades, visto que o vasto material exposto já dá margem a vários entendimentos. O que posso dizer é que no momento do acontecido foi disponibilizado para o Bruno a entrega de um jogo de amortecedores, assistência da Ironman, inclusive mais rápido do que o tempo que ele perdeu para fazer o conserto, onde levaríamos os amortecedores e um técnico de São Paulo especialista em suspensão para tentar in loco verificar o que poderia ter acontecido.
Desde o lançamento da Triton foram vendidos diversos kits Ironman no mercado mundial, até o dia do ocorrido não tínhamos tido nenhum retorno de nossos produtos, são mais de dois anos de kit para Triton no mercado mundial. Lógico que problemas de fabricação podem ocorrer, mas quando o Bruno adulterou os amortecedores, fazendo a reforma, perdemos a possibilidade de analisar as peças e achar o defeito.
Quando falei com o Bruno por telefone na sexta-feira, dia do ocorrido, disse a ele que estava providenciando a troca imediata e que não mexesse na peça. No momento do acontecido eu estava viajando e durante o deslocamento até Recife achava que ele estaria recebendo as peças. Fiquei completamente transtornado quando soube através da Ironman que ele não aceitou receber as peças e que fizera um arrumado. Como disse fiquei preocupado com a integridade do Bruno e de sua companheira. Até então estava despreocupado, pois enviei no caminho de Recife um SMS para o Bruno perguntando se tinha recebido os amortecedores e ele respondeu que estava tudo ok e resolvido, pra mim ele tinha recebido os amortecedores novos.
O que posso dizer é que o kit Ironman para a Triton oferece 40mm e não 2” como afirmou o Bruno e que em troca de e.mails durante a compra dos mesmo lhe informei que não deveria fazer um lift na pickup, uma vez que o kit não é projetado para isso. Na verdade os kits básicos da Ironman que vendemos no Brasil não são lifts (produz uma elevação), e sim kit de melhor performance para a suspensão de determinados veículos e que alguns kits variam em um acréscimo de altura entre 30mm e 45mm, uma vez que, dependendo do veículo, o lift exige troca de outras peças da suspensão, que não é o caso dos que vendemos no Brasil regularmente, mas existem lifts da Ironman com até 7”, bastando encomendar o kit, que compõe não somente molas e amortecedores, mais também espaçadores, extensores, pivôs, etc. Quando converso com um provável comprador informo qual a altura que seu veículo irá ter com o kit e que este não é projetado para lift e caso o proprietário o faça estará fora da garantia, bem como alterando o rendimento do equipamento. Em momento algum estou afirmando, aliás nem pensando nesta possibilidade, que o Bruno fez um lift no kit.
No mais informo que este é o primeiro caso que ocorre, segundo informações da própria Ironman, com a qual conversamos desde madrugada da segunda-feira. Segundo o engenheiro responsável pelos projetos da Ironman, desde Março deste ano os amortecedores da Triton tiveram seu designer modificado, ficando igual aos da Toyota/Nissan, isso porque em alguns casos se verificou uma fadiga dos pratos, embora em nenhum deles tenha ocorrido problema semelhante ao do Bruno, mas sim um empeno para um dos lados, resultando em folgas e dependendo do piso algum som de pancada. O projeto dos amortecedores Ironman para a Triton seguem o mesmo modelo do original Mitsubishi (ver foto do original com o atual projeto e do modelo instalado na Triton do Bruno, que é idêntico ao da Mitsubishi original, em termos de projeto e vendido a cerca de dois anos cinco meses). O projeto é uma cópia devido a não necessidade de se alterar as molas, tão pouco utilizar espaçadores, uma vez que alguns clientes pudessem requisitar apenas os amortecedores. Com este novo modelo, mais reforçado se faz necessário os alargadores e precisam trabalhar com molas da Ironman. Além de que é possível com este sistema utilizar calços para um lift de mais 15mm, sem prejudicar o veículo nem o conjunto de suspensão.
Segundo a Ironman este kit no veículo do Bruno trabalhou sobre uma grande pressão, para desta forma ter arrancado, ao mesmo tempo os dois pratos, mas com estes novos modelos isso não tem a mínima possibilidade de ocorrer, tão pouco empeno. Gostaria de lembrar que estes kits são vendidos em autorizadas Mitsubishi, Toyota e Nissan na Europa, África, Ásia e logicamente Austrália.
Não havia me pronunciado anteriormente, porque estava aguardando, junto ao Rapahel Stephano, proprietário da Sitrex, representante oficial para o Brasil da Ironman informações da Ironman Austrália. O Raphael, assim como eu é usuário dos produtos e confia acima de tudo no produto que está presente em nossos veículos. Afinal temos familiares que andam em nossos veículos e a segurança deles está acima de qualquer coisa.
O Ironman é uma empresa séria e por isso está trocando os amortecedores de todos os usuários Triton no mundo, é uma medida de segurança para preservar a integridade de seus usuários, mas informamos que o acontecido está limitado somente a este episodio do Bruno, que este desencadeou esta ação da empresa em realizar um recall, mesmo em kits já fora de garantia de quilometragem e data.
O Bruno havia enviado as fotos dos amortecedores antes de fazer o arrumado e baseado nestas constatações de empenos e mudança do designer dos amortecedores da Triton, estão sendo enviados os novos amortecedores, bem como os espaçadores necessários para poder utilizá-los na Triton. Peço ao Bruno um voto de confiança em nossa marca e que utilize os novos modelos baseados no projeto Toyota e Nissan de amortecedores, que estão a caminho.
Agradeço a todos a atenção, a paciência em aguardar um pronunciamento oficial da marca e que acima de tudo o ocorrido serviu como base para conhecimento a todos que freqüentam o fórum e vêem aqui com interesse de aprender e passar seus conhecimentos. Qualquer dúvida estamos a disposição por PVT, ou pelos e.mails: ironman@br.inter.net (ironman@br.inter.net) ou raphael@ironman4x4.com.br (raphael@ironman4x4.com.br)
Atenciosamente,
Sérgio Holanda
Ironman Brasil
www.ironman4x4.com.br (http://www.ironman4x4.com.br/)
ironman@br.inter.net (ironman@br.inter.net)
Carlos Monaco
07/08/2009, 07:42
Falar o que sobre o profissionalismo da Ironman e o Serjão?????
Estão de parabéns :concordo::concordo::concordo::concordo:
Qdo tiver com cor$$$$agem e um carro que valha a pena fazer a alteração, com certeza estarei pensando na possibilidade da irnonman.....
Bruno eu trocaria os armotecedores para não correr riscos com gambiarras
Carlos
x2 !
Não espera outra atitude de uma pessoa como o SÉRGIO HOLANDA ! :palmas:
Parabéns pela atitude Serjão!!!
Bruno, eu colocaria novamente estes novos amortecedores.
Marcelo-HPE
07/08/2009, 08:40
Serjão !! a cada dia que se passa eu te admiro mais !!
Brunão sua Picape Zerada de mais de 100.000 latinhas não merece gambiarra de soldas de fundo de quintal .
abs
x2 !
Não espera outra atitude de uma pessoa como o SÉRGIO HOLANDA ! :palmas:
X3! Mesmo sem ter a obrigação de trocar o produto, pois a iroman se dispôs a ir até o local que o Bruno se encontrava para SUBSTITUIR os que deram problema e ele se recusou, a marca Iroman muito bem representada pelo Raphael e por um dos maiores off roaders do Brasil assumiu a responsabilidade de trocar as peças.
Sinceramente acho que agora é o momento de o Bruno aceitar essas novas peças e tirar a conclusão se o produto vale a pena ou não.
Abraço e bom fds a todos.
Walter L. L. Casitta
07/08/2009, 09:45
Que me permitam os meus humildes comentários...
Mais uma vez insisto que o problema não esta nos amortecedores. As fotos postadas pelo Serjão praticamente confirmam isso. A quebra foi consequência de um outro erro, como exemplo o comprimento e curso das molas ou de alguma gambi feita pelo Bruno ou melhor: pelo meca do Bruno. (Por falar em Bruno Sander, vai querer ser "o poderoso" assim lá na casa do K. Leio as mensagens dele e imaginando o tipo de infância que teve. Ainda não disseram pra ele que dinheiro não compra tudo e muito menos um picape enfeitado de officeroadtunning.)
Contudo uma vez que os amortecedores têm exatamente as mesmas dimensões, mas sendo que as molas do lift são maiores, qualquer investigação poderia partir daí. Eu não descarto a possibilidade de um erro da IronMan que é uma empresa séria sim, mas empresas consideradas tão sérias como por exemplo da Goodyear/Ford também já mataram um monte de gente por erro de projeto...
Elmer_Jeep
07/08/2009, 10:05
Que me permitam os meus humildes comentários...
Mais uma vez insisto que o problema não esta nos amortecedores. As fotos postadas pelo Serjão praticamente confirmam isso. A quebra foi consequência de um outro erro, como exemplo o comprimento e curso das molas ou de alguma gambi feita pelo Bruno ou melhor: pelo meca do Bruno. (Por falar em Bruno Sander, vai querer ser "o poderoso" assim lá na casa do K. Leio as mensagens dele e imaginando o tipo de infância que teve. Ainda não disseram pra ele que dinheiro não compra tudo e muito menos um picape enfeitado de officeroadtunning.)
Contudo uma vez que os amortecedores têm exatamente as mesmas dimensões, mas sendo que as molas do lift são maiores, qualquer investigação poderia partir daí. Eu não descarto a possibilidade de um erro da IronMan que é uma empresa séria sim, mas empresas consideradas tão sérias como por exemplo da Goodyear/Ford também já mataram um monte de gente por erro de projeto...
x2 :palmas:
A atitude do Sérgião é digna de elogios, mas ter que ler todo mundo adulando o Bruno pra trocar os amortecedores já encheu o saco...
x2 :palmas:
A atitude do Sérgião é digna de elogios, mas ter que ler todo mundo adulando o Bruno pra trocar os amortecedores já encheu o saco...
X2,
Más pelo que deu pra perceber da personalidade desse cidadão é isso mesmo que ele quer, ser sempre o centro das atenções!
lembro que tive uma intuição aqui que com certeza vários tiveram, desde que o Serjão vendeu esse kit pro Bruno, fiquei em contagem regresiva pra algo dar errado e continuar a velha história de sempre.... "BY SANDER"..... KKKKKKKKKK!
Serjão diz a verdade, quando tu vendeu esse kit foi direto pra um pai de santo num foi? kkkkk... acho que a reza foi pouca!
Li agora os posts e com certeza a história tá pela metade... igual a embreagem da frontier lembram.....
[]´s.
edubelem
07/08/2009, 10:14
Parabéns pela atitude Serjão!!!
Bruno, eu colocaria novamente estes novos amortecedores.
É isso ai...
X2,
Más pelo que deu pra perceber da personalidade desse cidadão é isso mesmo que ele quer, ser sempre o centro das atenções!
lembro que tive uma intuição aqui que com certeza vários tiveram, desde que o Serjão vendeu esse kit pro Bruno, fiquei em contagem regresiva pra algo dar errado e continuar a velha história de sempre.... "BY SANDER"..... KKKKKKKKKK!
Serjão diz a verdade, quando tu vendeu esse kit foi direto pra um pai de santo num foi? kkkkk... acho que a reza foi pouca!
Li agora os posts e com certeza a história tá pela metade... igual a embreagem da frontier lembram.....
[]´s.
Daqui pra frente começa tudo denovo mesmo..Inevitável :rolleyes:
E a culpa e dos Fabricantes...
Caros colegas do Fórum,
O Ironman é uma empresa séria e por isso está trocando os amortecedores de todos os usuários Triton no mundo, é uma medida de segurança para preservar a integridade de seus usuários, mas informamos que o acontecido está limitado somente a este episodio do Bruno, que este desencadeou esta ação da empresa em realizar um recall, mesmo em kits já fora de garantia de quilometragem e data.
O Bruno havia enviado as fotos dos amortecedores antes de fazer o arrumado e baseado nestas constatações de empenos e mudança do designer dos amortecedores da Triton, estão sendo enviados os novos amortecedores, bem como os espaçadores necessários para poder utilizá-los na Triton. Peço ao Bruno um voto de confiança em nossa marca e que utilize os novos modelos baseados no projeto Toyota e Nissan de amortecedores, que estão a caminho.
Agradeço a todos a atenção, a paciência em aguardar um pronunciamento oficial da marca e que acima de tudo o ocorrido serviu como base para conhecimento a todos que freqüentam o fórum e vêem aqui com interesse de aprender e passar seus conhecimentos. Qualquer dúvida estamos a disposição por PVT, ou pelos e.mails: ironman@br.inter.net (ironman@br.inter.net) ou raphael@ironman4x4.com.br (raphael@ironman4x4.com.br)
Atenciosamente,
Sérgio Holanda
Ironman Brasil
(http://www.ironman4x4.com.br/)www.ironman4x4.com.br (http://www.ironman4x4.com.br)
Nao conheco o Serjao pessoalmente mais pelo que leio vejo que e' uma pessoa muito seria. E uma pessoa seria nao estaria representando uma marca fajuta ou de ma qualidade. Ate mesmo pq nao aguentaria o trampo numa Transamazonica por exemplo...
Parabens Serjao! como dizem em brasilia voce e' o cara!
edpadilha
07/08/2009, 12:46
Isto e verdade!
Então, evitarei ao máximo ultrapassar o limite de velocidade recomendado pelos fabricantes dos pneus (160km/h, confirme escrito pelo EdPadilha).
Bruno Sander
Bruno,
Este limite de velocidade nao sou eu que estou escrevendo, se tem alguma duvida sobre a veracidade do fato, use seu poder de interpretacao, acesse o site da BFGoodrich, pesquise, pois la informa as especificacoes do pneu, como capacidade de carga suportada e velocidade maxima que o mesmo suporta.
Veja tambem que ensina aonde ver no pneu as especificacoes e as tabelas.
Assim, vc tira suas duvidas ou chega a conclusao de que estou totalmente errado, assim podera continuar a andar com sua "Capitu", da maneira como anda a 190km/h...
Saudadcoes,
Ed
edpadilha
07/08/2009, 12:58
Corrigindo uma informacao, o pneu AT 285/75 r16 tem limite de velocidade de 170km/h e nao 160km/h conforme informei anteriormente.
O limite de 160km/h é para o pneu MUD.
Para facilitar sua procura:
tabela de indice de carga dos pneus:
http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dDYDSYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwBZ g5ef/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUM2?cdGama=1311&idSegmento=3.0&channelId=093de02cb9cff010VgnVCM1000001e65600aRCRD
Tabela de velocidade dos pneus:
http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dDYDSYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwBZ g5ef/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUM2?cdGama=1311&idSegmento=3.0&channelId=093de02cb9cff010VgnVCM1000001e65600aRCRD
Como ler as especificacoes dos pneus:
edubelem
07/08/2009, 13:11
Bruno,
Minhas considerações:
Abs
Pois é, um zéruela me compra um carro de 110k, coloca um kit off road, não satisfeito, calça o kit, e ainda anda nas estradas a 190km/h, realmente se ele quer se matar, ate posso entender e acho até mesmo louvável, tudo bem, mais por a vida de outras pessoas em risco, ai eu acho ignorância, se ele quisesse andar dessa forma seria melhor comprar uma roda de carroça aro 22, cortar uma volta de mola, ceder as molas traseiras e colocar 24 caixas de som na caçamba...
[]´s
lealrenato
07/08/2009, 13:38
parabens serjão
pela postura profissional e acima de tudo etica que vc teve.
Bruno Sander
07/08/2009, 13:51
Agora a pouco, tive uma conversa com o Serjao, e como ele me garantiu que o modelo substituído será diferenta ao que esta em minha Picape, decidi TIRAR A GAMBIARRA, voltar os amortcedores originais, e aguardar a chegada do novo kit para a troca.
Volto a repetir...
Desde a minha primeira postagem eu disse que o Serjao, desde o inicio, sempre foi honesto, disponível e se propôs a realizar a troca em garantia (e manteve sua postura).
Eu só não queria trocar estes amortecedores por outros IGUAIS, mas, como serão outros modelos... Ponto para a IronMan!
Farei a troca sim... Sem gambiarras ate lá!
Bruno Sander
samukanvas
07/08/2009, 13:59
Só não entendo uma coisa nesse tópico:
Porque estão achando uma atitude louvável a Ironman conceder a garantia ao Bruno se não é mais que sua obrigação?
Só mesmo no brasil aonde dar garantia de um produto é algo extraordinário... :rolleyes:
Daniel.Shimomoto
07/08/2009, 14:03
Caros colegas do Fórum,
Respondendo aos amigos do fórum e ao Bruno, informo que estou acompanhando o desenvolvimento do tópico, mas para evitar conclusões precipitadas ou levantar dúvidas infundadas não estava me pronunciando. Precisava ter um retorno da Ironman sobre o assunto, uma vez que fora enviado o relato do acontecido, bem como as fotos enviadas pelo Bruno.
(...)
Atenciosamente,
Sérgio Holanda
Ironman Brasil
(http://www.ironman4x4.com.br/)www.ironman4x4.com.br (http://www.ironman4x4.com.br)
Serjão;
Parabéns mesmo!!!
Que enorme atitude a sua, quanta postura, quanto profissionalismo vocie demonstrou nessa delicada questão.
Profissional mesmo. A Ironmann é uma empresa idônea (quanto a isso não restam duvidas) mas a postura dos representantes é de fundamental importância. Já vi excelentes produtos queimados por erro de representação. Neste quesito, a Ironmann tem um excelente representante no Brasil chamado Sergio Hollanda. Não é para menos que seu Blog é um sucesso e ele vem se tornando uma lenda (no bom sentido, claro) aqui no Forum, no seu blog, enfim, no meio off road.
Parabéns mesmo.
Um abração
Daniel.Shimomoto
07/08/2009, 14:06
Porque estão achando uma atitude louvável a Ironman conceder a garantia ao Bruno se não é mais que sua obrigação?
Só mesmo no brasil aonde dar garantia de um produto é algo extraordinário... :rolleyes:
O louvável é a empresa dar garantia APESAR das muletas do Bruno.
Abs!!!
samukanvas
07/08/2009, 14:15
O louvável é a empresa dar garantia APESAR das muletas do Bruno.
Abs!!!
Bom, se for servir de desculpa está certo, mas as muletas dele não alteraram a solda que quebrou. Daria pra ver o problema com ou sem as muletas :rolleyes:
E mesmo assim, quebrou. Se ele fez algo ou não depois, estão aí as provas fotográficas do amortecedor quebrado sem muletas ainda.
Precisa ele enviar à fabrica para análise o que qualquer cego pôde notar?
:rolleyes:
Edit: Eu acho que estão confundindo amizade com profissionalismo. Garantia é obrigação e o bruno pagou por isso. Já o cara levar o amortecedor aonde o Bruno estava É a atitude diferenciada. Até porque sabiam de um defeito de fábrica.
edubelem
07/08/2009, 15:02
Por que se vc adulterar algo, você perde a garantia, correto???
Eu no lugar do Sergio mandaria ele enfiar esses amortecedores em um lugar mais apropriado, mais entendo a postura dele e da empresa em defender de qualquer maneira o nome e a reputação.
Sou comerciante, mais sou intolerante aos “espertos”.
[],s
Eu no lugar do Sergio mandaria ele enfiar esses amortecedores em um lugar mais apropriado, mais entendo a postura dele e da empresa em defender de qualquer maneira o nome e a reputação.
[],s
KKKKKKKKKKKKKK
Pobre Serjão....deve tá se coçando pra mandar enfiá-los.... más ta tendo de ficar calado....tá certo ele! deixa pra lá!
esse tópico ta melhor que a novela das 8!
[]´s.
edubelem
07/08/2009, 15:19
Bom, se for servir de desculpa está certo, mas as muletas dele não alteraram a solda que quebrou. Daria pra ver o problema com ou sem as muletas :rolleyes:
E mesmo assim, quebrou. Se ele fez algo ou não depois, estão aí as provas fotográficas do amortecedor quebrado sem muletas ainda.
Edit: Eu acho que estão confundindo amizade com profissionalismo. Garantia é obrigação e o bruno pagou por isso. Já o cara levar o amortecedor aonde o Bruno estava É a atitude diferenciada. Até porque sabiam de um defeito de fábrica.
Se tinha defeito não foi o caso do bruno, ele mesmo admitiu que colocou um calço de mola, onde a ironman não permite, vc sabe muito bem que colocar calço de mola ou prolongador pode danificar todo o conjunto, e tenho certeza que ele deu uma pancada nesse carro, pois eu nunca vi e acho que vc tb, um carro quebrar e arriar os 2 lados ao mesmo tempo, a atitude dele foi de justamente encobrir alguma merda dele como motorista e do mecânico.
Acharia louvável e construtivo se ele chegasse aqui no fórum e dissesse, pessoal não coloque calço de mola com o kit, errei uma lombada (ou sei lá o que) e quebrei o a bandeja de mola... Mais não ele vem dando declarações completamente enganosas e mentirosas que não são nada construtivas, e mesmo assim eu tenho certeza que o Holanda iria fornecer os amortecedores novos na garantia, pois todo comerciante sabe que um cliente satisfeito são 2 novos clientes e um insatisfeito são 20 que não serão mais clientes.
[]'s
edubelem
07/08/2009, 15:21
KKKKKKKKKKKKKK
Pobre Serjão....deve tá se coçando pra mandar enfiá-los.... más ta tendo de ficar calado....tá certo ele! deixa pra lá!
esse tópico ta melhor que a novela das 8!
[]´s.
Pode ficar melhor, o samuka ta quieto...:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Carlos Monaco
07/08/2009, 15:39
Agora a pouco, tive uma conversa com o Serjao, e como ele me garantiu que o modelo substituído será diferenta ao que esta em minha Picape, decidi TIRAR A GAMBIARRA, voltar os amortcedores originais, e aguardar a chegada do novo kit para a troca.
Volto a repetir...
Desde a minha primeira postagem eu disse que o Serjao, desde o inicio, sempre foi honesto, disponível e se propôs a realizar a troca em garantia (e manteve sua postura).
Eu só não queria trocar estes amortecedores por outros IGUAIS, mas, como serão outros modelos... Ponto para a IronMan!
Farei a troca sim... Sem gambiarras ate lá!
Bruno Sander
Parabéns pela atitude sensata, se eu tivesse um carro de 100k não gostaria que minhas alterações fossem gambiarras, e sim com ótimos produtos. Ainda acho que com todo investimento feito na Frontier e na Tritron eu já estaria andando de RAM a mto tempo, mas gosto é gosto....
Carlos Monaco
07/08/2009, 15:43
Alteram sim, mesmo pq devem ter refeito todas as soldas e colocado as "muletas" de garantia:mrgreen::mrgreen:
Garantia é obrigação de quem vende...
E usar corretamente é obrigação de quem compra......
Mas a Ironman trocou e o Bruno aceitou então acho que o assunto está encerrado..........
esperando cenas do próximo capítulo
Se tinha defeito não foi o caso do bruno, ele mesmo admitiu que colocou um calço de mola, onde a ironman não permite,
Caro Edubelem,
Acho que pulei essa parte na leitura do tópico.
E até onde meus olhos nipônicas permitem enxergar, não vi calços nas fotos.
Estou enganado?:?:
errei uma lombada (ou sei lá o que) e quebrei o a bandeja de mola...
Um kit Heavy Duty, que segundo a própria fábrica melhora o desempenho da suspensão, vai quebrar porque errou uma lombada?:?:
Qual a altura da lombada em questão?:pensativo:
Mais não ele vem dando declarações completamente enganosas e mentirosas que não são nada construtivas,
Com sinceridade, desde o começo você apresenta insinuações e acusações PESSOAIS contra a integridade do Bruno Sander. Não sei nem se devia questionar por aqui, mas vale repensar suas atitudes.
Pessoalmente acredito que os fatos falam por si.
A conclusão de cada um, é como sempre, individual.
Até agora não vi NENHUM dado técnico, análise ou qualquer questionamento com EMBASAMENTO teórico-científico na quebra.
Nada.
Então tudo não passa de especulação. Acusar alguém de MENTIROSO baseado em especulação pode ser calúnia. Difamação. Cuidado.:concordo:
Abração,
Be Trindade
07/08/2009, 16:24
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas:
Caro Edubelem,
Um kit Heavy Duty, que segundo a própria fábrica melhora o desempenho da suspensão, vai quebrar porque errou uma lombada?:?:
Com sinceridade, desde o começo você apresenta insinuações e acusações PESSOAIS contra a integridade do Bruno Sander. Não sei nem se devia questionar por aqui, mas vale repensar suas atitudes.
Até agora não vi NENHUM dado técnico, análise ou qualquer questionamento com EMBASAMENTO teórico-científico na quebra.
Nada.
Então tudo não passa de especulação. Acusar alguém de MENTIROSO baseado em especulação pode ser calúnia. Difamação. Cuidado.:concordo:
Abração,
Bruno Sander
07/08/2009, 16:31
[],s
EduBelem...
Mais uma vez você com toda a sua ignorância vem "me cutucar"!
Se ao chamar-me de "esperto" esta tentando denegrir a minha imagem (leia-se mentiroso e enganador), sinto muito desaponta-lo.
EU NAO COLOQUEI ATE ESTE MOMENTO NENHUM CALCO DE SUSPENSAO N A MINHA TRITON (e só irei colocar após a troca, já que o Serjao disse que a IronMan permite calcos de 15mm no novo Kit sem perda de garantia)
Acho lamentável você me chamar de mentiroso e enganador como vem fazendo sem, ao menos, me conhecer!
Não e da minha índole julgar ninguém desta forma, portanto, acredito que você deve ter alguma grande desilusão ou aborrecimento em sua vida pessoal/profissional e me tomou para "Cristo" aqui no Forum para descarregar a sua triste desventura.
Tudo bem... A outra face esta a disposição!
E, o Serjao, disse-me que as "muletas" sao "gambiarras" temporárias, por isto a troca em garantia (e foi ele quem ofereceu a troca!).
Reforcando...
Parabéns ao Sergio Holanda pela postura seria e profissional diante desta situação!
Bruno Sander
Ronaldo B.
07/08/2009, 16:34
Só prá relembrar....
Regras de Conduta do 4x4Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/announcement.php?f=43)
1 - Tendo como objetivo evitar problemas e zelar pelo bem estar geral do Fórum e de seus usuários, os Administradores e Moderadores decidem, de forma incontestável e definitiva, que os atos abaixo descritos são EXPRESSAMENTE PROIBIDOS:
1.1 - Postar mensagens com teor abusivo, obsceno, vulgar, insultuoso, difamatório, ordinário, ameaçador, de ódio, racial, sexualmente tendencioso ou qualquer outro material que possa violar qualquer lei em vigor ou que esteja fora dos padrões morais e da boa convivência com os demais usuários.
1.24 - Começar ou dar continuidade em discussões pessoais contendo ataques diretos ou indiretos, ofensas, ameaças ou qualquer tipo de insulto.
1.28 - Ofender, provocar ou ironizar qualquer usuário ou Administrador e Moderador, mesmo que indiretamente.
1.29 - Difamar ou caluniar pessoas, grupos ou participantes do Fórum por quaisquer motivos.
1.30 - Destratar ou faltar com o respeito com os demais participantes do Fórum, independente de seu tempo de registro e de seu grau de conhecimento.
Qualquer desrespeito ou não cumprimento das regras acima citadas acarretará, de acordo com a opinião dos Administradores e Moderadores desse Fórum, uma das seguintes punições ao usuário: Advertência, Suspensão ou Expulsão. O tipo de punição adotada será considerada mediante a gravidade da infração e não caberá, em hipótese nenhuma, defesa nem recurso por parte do infrator.
[]´s
1o. Graças a Deus não aconteceu nada grave, pelas fotos vi que a linha de freio estava próxima.
2o. A garantia não é favor, é um direito.
Só acho estranho, "já que esse é um caso único" a fábrica sem ver o produto fazer recall .:pensativo: Olhei no site deles e não fala nada.
E como não é Lift ? Cansei de ver post da MXV vendendo kit da Ironman de 3 polegadas.
Na importadora que trabalhei meu chefe dizia que uma das peças que não se deve colocar no carro é amortecedor Chinës. Não tem tecnologia/qualidade .
att
Antes de vender ele te falou onde era fabricado o produto ?
Reforcando...
Parabéns ao Sergio Holanda pela postura seria e profissional diante desta situação!
Bruno Sander
Bruno Sander
07/08/2009, 17:40
Se não estou enganado, a IronMan e Australiana, não tem nada de chines...
Elmer_Jeep
07/08/2009, 18:19
Só prá relembrar....
Regras de Conduta do 4x4Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/announcement.php?f=43)
1 - Tendo como objetivo evitar problemas e zelar pelo bem estar geral do Fórum e de seus usuários, os Administradores e Moderadores decidem, de forma incontestável e definitiva, que os atos abaixo descritos são EXPRESSAMENTE PROIBIDOS:
1.1 - Postar mensagens com teor abusivo, obsceno, vulgar, insultuoso, difamatório, ordinário, ameaçador, de ódio, racial, sexualmente tendencioso ou qualquer outro material que possa violar qualquer lei em vigor ou que esteja fora dos padrões morais e da boa convivência com os demais usuários.
1.24 - Começar ou dar continuidade em discussões pessoais contendo ataques diretos ou indiretos, ofensas, ameaças ou qualquer tipo de insulto.
1.28 - Ofender, provocar ou ironizar qualquer usuário ou Administrador e Moderador, mesmo que indiretamente.
1.29 - Difamar ou caluniar pessoas, grupos ou participantes do Fórum por quaisquer motivos.
1.30 - Destratar ou faltar com o respeito com os demais participantes do Fórum, independente de seu tempo de registro e de seu grau de conhecimento.
Qualquer desrespeito ou não cumprimento das regras acima citadas acarretará, de acordo com a opinião dos Administradores e Moderadores desse Fórum, uma das seguintes punições ao usuário: Advertência, Suspensão ou Expulsão. O tipo de punição adotada será considerada mediante a gravidade da infração e não caberá, em hipótese nenhuma, defesa nem recurso por parte do infrator.
[]´s
1.14 - Fazer uso da ferramenta "Citar" indiscriminadamente, citando textos inteiros e enormes. Cite apenas a frase que você pretende comentar.
Ae pessoal, vamos aprender à respeitar os foristas e a usar o Fórum corretamente ;)
[]'s
Tipo assim, não fazer o que o Elmer fez, tenho certeza que ele só quis demonstrar :mrgreen::mrgreen:
Daniel.Shimomoto
07/08/2009, 18:32
O que nós todos estamos achando louvável (e é louvavel mesmo) é a Ironmann na pessoa do Serjão ter dado a referida garantia do conjunto.
Você pode dizer "ah..mas não fez mais que a obrigação". Tudo bem, mas dar garantia sem uma inspecionada "in loco" baseada no depoimento do Bruno (saliento: em nenhum momento questionei/questiono as declarações do Bruno) e em fotografias é mais louvável ainda .
É muito bonito falar a garantia....Sim garantia existe mas na prática poucas empresas bancam mesmo. E vamos ser realistas nós consumidores, quando a empresa "vira as costas" muitas vezes nem brigamos por ela para economizar desgaste e tempo. Não sejamos hipocritas. Quem nunca fez isso uma vez na vida que atire a primeira pedra.
Ano passado coloquei uma Bateria AC Delco na Saveiro. Garantia em todo o território nacional de 1 ano. Em menos de 6 meses, a bateria arriou. Exigi garantia. Nada. Não me deram. Morri com outra bateria. Tava cansado demais, cheio dos problemas do quotidiano e precisando do carro para reclamar e sair por ai comprando briga.
Então, tudo bem. A Ironmann fez o papel dela em cumprir. Fez sua obrigação. Mas vamos todos aplaudir a atitude da Ironmann e do Serjão que fizeram papeis de empresa idônea/Homem respectivamente em garantir o nome. De maneira imediata, sem grandes estresses.
Um abraço
1.14 - Fazer uso da ferramenta "Citar" indiscriminadamente, citando textos inteiros e enormes. Cite apenas a frase que você pretende comentar.
Ae pessoal, vamos aprender à respeitar os foristas e a usar o Fórum corretamente ;)
[]'s
ihhh, i am sorry.
Se não estou enganado, a IronMan e Australiana, não tem nada de chines...
Tem tudo de chines, afinal é lá que são produzidos. Marca Australiana e fabricação chinesa. Há muita propaganda em cima da marca, isso pode criar uma ilusão ao consumidor com relação a origem das peças.
Mas a china produz muita coisa boa e não se pode generalizar considerando um produto chines como sendo de qualidade inferior. Tá certo que lá tem muita porcaria, mas quem dita os padrões de produção é a marca/empresa.
Bruno Sander
07/08/2009, 20:48
Concordo plenamente com você de que o Serjao fez bonito agindo com seriedade e honestidade (conhecendo o Serjao, como conheco, tenho certeza de que a atitude dele não seria diferente).
MAS...
Verificação "in loco" ????
Acho que nesta você exagerou!
Imagine se, em cada caso de quebra, um representante IronMan tiver que ir ate onde esta o carro para verificar "in loco" o que aconteceu!
Seria economicamente inviável.
Mas, esta e só a minha opniao!
Alem disto, se eu estivesse usando calcos na Picape e quisesse agir de ma fe, bastaria retirar o calco antes da tal verificação "in loco"!
Portanto, mais uma vez, ponto para o Serjao!
Bruno Sander
edubelem
07/08/2009, 21:52
Caro Edubelem,
Nada.
Abração,
Não ta na foto, ele disse que colocou aqui
http://www.4x4brasil.com.br/forum/newreply.php?do=newreply&p=951963
Segundo ele foi uma lombada... A Altura eu não sei eu diria que foi um meio fio ou uma lombada a 140, mais mesmo assim eu já passei diversas vezes em lombadas a essa velocidade e nunca aconteceu nada.
Não tem suposição nem uma, eu mexi em carro a vida toda, já botei calço em mola, já cortei mola, arqueei, ou seja já fiz tudo que vc pode imaginar em uma suspensão e sempre coisas (caseiras), e quando deram errado eu vi as conseqüências, por exemplo se vc cortar demais uma mola ela saca fora com facilidade, as bandejas que atuam no batedor empenam e as buchas se deterioram bem mais rápido, quando vc faz o contrário, coloca calço de mola (muito comum em carros velhos em que vc não tem $$ p/ trocar a mola ou p fazer um lift meia boca)se vc exagerar muito a mola começa a encostar elo, em um caro que usa um sistema em que as molas são apoiadas em bandejas como o caso do opala, d-20, etc... isso não tem muito problema mais no caso do sistema do tipo da triton e hilux já passa a ser um problema pois ocorre exatamente o que aconteceu, as molas passam a absorver os impactos no lugar da borracha do batedor, provocando a quebra no lugar mais fraco, justamente a bandeja da mola, o fato já vinha ocorrendo a muito tempo, ele mesmo admitiu o barulho peculiar de mola roçando, quanto a quebra, eu nunca vi mola ou bandeja ou pivô ou qq outra peça de suspensão quebrar os2 lados ao mesmo tempo, é quase ganhar na loteria 2 vezes.
[],s
Waldir Carlos
07/08/2009, 22:03
Boa noite pessoal!
Não queria "voltar" mas o dever de cidadão [quase] me obriga. O fato de ser AMIGO do Sérjão e conhecer o seu caráter de cidadão honesto, trabalhador e idôneo, me parece [...desculpem a ousadia e pretensão!] ser suficiente para "aplaudí-lo" pela atidude responsável e profissional. Mas, por razões óbvias prefiro não fazê-lo. É dispensável e soaria como algo pouco inteligente!
Prefiro escrever que, a ATITUDE desprendida por esse OFF ROADER mor, "cabra macho" pernambucano, respeitado em terras tupiniquins e também além fronteira, não nos surpreende! Aqui mesmo no fórum ele já nos permitiu atestar inúmeras provas; se é que ele precisa utilizar desse expediente! Diria mais: "É uma obrigação moral e um exercício de CIDADANIA". Por mais que reconheçamos o mérito, ele apenas cumpre o papel de respeitar o consumidor. Estou errado?
O que me intriga nisso tudo, NÃO tem nada a ver [...mesmo porque sou praticamente leigo na área!] com mecânica, kit de suspensão, nitroglicerina, soldas "meia boca", devaneios, surtos de auto-afirmação intelectual, produtos australianos ou made in China e raios que o partam!
A minha intrigante dúvida continua:
Por que nós homens [... e mulheres!] muitas vezes insistimos em sermos hipócritas e metidos a "bestas" ; quando bastaria que tentássemos sermos HUMILDES e menos arrogantes?
[]s
dalmolin
07/08/2009, 22:09
eu acho qe o sander devia comprar uma nova ranger .
a primeira nova ranger no caso , e importar todos os acessorios das melhores marcas , e instalar no melhores mecanicos. e ter a mais alta tbm , com o melhor gps tbm . Essa triton ae jah era :pipoca:
Daniel.Shimomoto
07/08/2009, 23:51
(...)
(...)
Vc não entendeu. O que quis dizer é que geralmente quando se fala em Garantia, a empresa quer ver a peça. "In loco". Não discuti se é viável ou inviável do ponto de vista financeiro. Mas os caras querem ver sim.
Dou outro exemplo. Minha Saveiro, pouco tempo depois que adquiri, apareceu um minúsculo ponto de ferrugem. Minusculo mesmo, coisa inferior a 1cm2. Mas como sou escolado com ferrugem (não se esqueçam, tenho um Fusca também!!!) exigi a garantia de 3 anos contra ferrugem. Arrumaram meu carro sim, mas veio gente de São Bernardo do Campo ver e fotografar a picape, ler o velocimetro, manual, etc. etc. etc. Não seria mais fácil fotografar e mandar via internet??? Vieram "in loco", numa viagem de 400km para ver 1cm2 de ferrugem....
Quando falei "in loco", foi só um exemplo.
Abs!!!
fuoristrada
07/08/2009, 23:56
Acho que o topico deveria mudar o titulo para "bruno sander triton blog"
Nao vejo a muito tempo uma impressao sobre a L 200 triton.Uma pena...
Doc Boss
08/08/2009, 00:53
É isso aí...
Continuamos com 20% de seriedade X 80% de bobagem (sem contar com algumas VAIDADES e EGOS que mal cabem nessa telinha na nossa frente)...
...
Dr Bruno, eu admiro a sua coragem e espontaniedade em relatar suas vivências PESSOAIS com picapes e outras coisas mais, tornando este fórum um blog seu. Acompanho seus posts desde a L200 Sport que foi PT e depois a Nissan que você detonou a embreagem. Como já escrevi meses atrás, você tem a coragem e a grana pra fazer muitas "maluquices" (no saudável e bom sentido), e a gente aqui fica lendo pra ver no que vai dar (vou até copiar e calçar a minha picape com uns BF A/T maiores...). Mas me permita você e todos os colegas leitores a emitir 2 opiniões pessoais:
1. Como você, sou médico, cirurgião e apaixonado por carros e novato (pouco mais de 1 ano) no assunto picape e 4x4. Não gosto de correr riscos desnecessários, nem com meus pacientes e miuto menos com minha família. Acho que quando a questão é segurança (nossa e dos outros) não cabe gambiarra e intempestividade. Acho que ficar se gabando que soldou a suspensão e botou 190 km/h numa picape é pura maluquice (agora maluquice mesmo, irresponsabilidade). Já vi familias inteiras irem para outro mundo por escontrarem "pilotos" desgovernados. Resumindo, espero que profissionalmente você não seja assim, pois se for, vai ter problemas.
2. Acho que sua picape está modificada de tal modo, que merecia a criação de um tópico específico, pois já está muito diferente das nossas. Mas não se preocipe, tenho certeza que todos nós continuaremos lendo seus posts, apesar dos 80% de bobagens que os "experts" insistem em escrever.
Saudações...
P.S. Não descartei ainda a pssibilidade de mudar a suspensão, mas vou pensar um pouco mais...
samukanvas
08/08/2009, 01:32
Primeiramente: Edubelem, agora estou do outro lado. A porrada vem mais forte :mrgreen:
Segundamente:
- Segundo o Bruno disse, a Ironman (pela explicação que recebeu do sergio) permite calçar o kit em 1,5". Sendo assim, se tem ou não o calço não é mais o problema.
- Muitos "amam" o Bruno. Nota-se a paixão aflorar por ele em cada post. Isso é legal, mas pode atrapalhar o andamento do tópico. O que ele é ou deixa de ser é uma coisa. O que aconteceu é outra.
- O sergio holanda é uma pessoa muito querida por todos e isso tb está atrapalhando o tópico pois seus amigos não estão sabendo diferenciar o profissional do pessoal. Não acho que ninguém colocou até agora em questão a idoneidade do sergio. O que eu vejo são as pessoas elogiando uma atitude que um profissional teria. Isso é normal e é obrigação da Ironman. O sergio, como representante da marca se prontificou a fazer mais que os padrões (Esperar vir o amortecedor que vendeu, analisar e dar a garantia). Ele se prontificou a levar um novo, sem ver, para o bruno. Essa, pra mim, é a atitude louvável. Ainda mais que o bruno estava em viagem... De resto, tudo como deveria ser.
Não acredito que o Sergio tenha feito nada de errado e ninguém tb acredita. Portanto, mais um assunto a ser deixado de lado porque tá um saco ficar lendo posts de declarações pessoais contra o Bruno ou a favor e defendendo o Sergio de uma coisa que nem é coisa :rolleyes:
- Bruno, o kit ironman é chinês sim. De austrália só tem o site. O resto é made in china naquele esquema que vc pôde testar. Vc deveria ter lido mais o fórum. Tem alguns tópicos explicando isso.
- Vamos parar com o ataque pessoal, galera. Paz e amor :concordo:
- Eu, imho, não daria outra chance ao azar.
Abs
aoliveira
08/08/2009, 11:51
Segundamente:
- Segundo o Bruno disse, a Ironman (pela explicação que recebeu do sergio) permite calçar o kit em 1,5". Sendo assim, se tem ou não o calço não é mais o problema.
Samukanvas, concordo com tudo que você disse e acho que tá se estendendo demais esse tópico com discussões bobas.
Agora quanto a questão dos calços, pelo que entendi do post do Sergio, o kit modelo novo é que aceita calços, o que o Bruno tinha não aceitava e ele havia sido avisado. Mas acho que a questão dos calços já morreu, o Bruno disse que não colocou e pronto, se alguém teria que questionar e investigar se foi usado ou não seria a Ironman. IMHO
Pessoal,
Para o amigo estar a 190km/h com uma pick up é por que o Kit deve ser ruim mesmo! Ruim não, péssimo! Toda Pick Up foi feita para isso, uma caçamba e pneus maiores são excelentes em curvas!
Mas ironias a parte.... Acho que esse tópico já está mais do que passado, como alguns amigos mencionaram virou uma tremenda perda de tempo... E infelizmente ao invés de ser uma ferramenta boa, ela se torna totalmente desnecessária....
Não conheço pessoalmente o Sergio, mas pelo relato foi totalmente profissional e sensato!
Não conheço o Bruno, mas pelo pouco que li sobre ele não é "flor que se cheire" pelos problemas que já foram mencionados até mesmo antes da aquisição da Triton.
Imagine se, em cada caso de quebra, um representante IronMan tiver que ir ate onde esta o carro para verificar "in loco" o que aconteceu!
Seria economicamente inviável.
Meu amigo, atitudes profissionais vão além do que seria "economicamente viável"!
E até o momento seu problema foi o maior de todos pelo o que lemos aqui, seria totalmente necessária a verificação de um especialista "in loco".
Tem tudo de chines, afinal é lá que são produzidos. Marca Australiana e fabricação chinesa. Há muita propaganda em cima da marca, isso pode criar uma ilusão ao consumidor com relação a origem das peças.
Agora falaremos da política mundial! O que acham?
Bruno, estou no aguardo do seu relato final. OK?
Eu e acredito que todos do 4x4 Brasil querem saber ao certo como foi feita a troca da peça, se a mesma satisfez suas necesidades e se ficou satisfeito com o resultado final. Certo parceiro?
Um abraço!
Pavani
Daniel.Shimomoto
08/08/2009, 19:39
Sugestão aos moderadores...
TRANQUEM O TÓPICO!!!!!!!
Abraços
Walter L. L. Casitta
08/08/2009, 19:46
Sugestão aos moderadores...
TRANQUEM O TÓPICO!!!!!!!
Abraços
Não adianta. É que nem mosca. Você mata uma e logo vem outra te atazanar...:mrgreen:
flacodia
08/08/2009, 20:45
Pessoal
Vamos encerrar a discussão... já deu o que tinha que dá.... vamos voltar aos assuntos interessantes do tópico.
Um colega nosso, algumas páginas antes dessa discussão, perguntou o consumo da triton em torno de 100-120...
A minha tá fazendo em torno de 9 andando 140.......
Valeu.....
Esse tópico aqui está no Fórum Geral e agora trata somente do assunto "suspensões da Ironman".
Às vezes o pessoal entra direto nos links e não olha o que está no cabeçalho...:mrgreen:
Impressões sobre a Triton é aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37310
E espero que o Bruno crie um tópico sobre a viatura dele no Frota 4x4.;)
Agradeço a compreensão.
[]'s
freitasjr
09/08/2009, 02:54
...Bruno, estou no aguardo do seu relato final. OK? Eu e acredito que todos do 4x4 Brasil querem saber ao certo como foi feita a troca da peça, se a mesma satisfez suas necesidades e se ficou satisfeito com o resultado final. Certo parceiro? ...
Tb estou no aguardo de como vai se comportar esse novo Kit de suspensão na picape do Bruno; afinal, pretendo por um Kit desses da Ironman no meu GV. :pensativo:
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Bruno Sander
09/08/2009, 18:11
Esse tópico aqui está no Fórum Geral e agora trata somente do assunto "suspensões da Ironman".
Às vezes o pessoal entra direto nos links e não olha o que está no cabeçalho...:mrgreen:
Impressões sobre a Triton é aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37310
E espero que o Bruno crie um tópico sobre a viatura dele no Frota 4x4.;)
Agradeço a compreensão.
[]'s
Criar um tópico sobre a minha Capitu ???
Pra que ???
Ouvir criticas e mais criticas após cada "parafuso" trocado ???
Sei não !!!
Tudo o que eu posto aqui vira um "Deus nos acuda"...
Haja paciência (de TODOS nos).
Bruno Sander
Criar um tópico sobre a minha Capitu ???
Pra que ???
Ouvir criticas e mais criticas após cada "parafuso" trocado ???
Sei não !!!
Tudo o que eu posto aqui vira um "Deus nos acuda"...
Haja paciência (de TODOS nos).
Bruno Sander
Bruno, essa sugestão é para que não chamem um tópico sobre a Triton de "Blog do Bruno".
Não tem nada à ver com seu problema com a Ironman.
Se vão criticar ou aplaudir o que vc faz é problema de cada um.
É só para separar as coisas e manter o Fórum organizado.
1 - Tópico sobre a Triton - Impressões sobre essa pick up. (Opiniões de vários foristas e várias Triton's)
2 - Problema com a suspensão da Ironman. (auto explicativo)
3 - Triton do Bruno (No Frota 4x4, como fazem os usuários do Fórum)
Veja a seção Frota 4x4, olhe alguns tópicos e entenderá o que estou pedindo.
[]'s
Tio Eddie
09/08/2009, 19:46
3 - Triton do Bruno (No Frota 4x4, como fazem os usuários do Fórum)
Veja a seção Frota 4x4, olhe alguns tópicos e entenderá o que estou pedindo.
[]'s
X2 :concordo:
:palmas::palmas::palmas:
X2 :concordo:
:palmas::palmas::palmas:
X3.
Eu já tinha sugerido o mesmo nos tempos da finada Ivete.
Mas fui sumariamente, ignorado. 8-)
Abraço,
jah vi foto de amortecedor quebrado, mas nesse lugar eh a 1a. na aplicacao original ainda ....
eh o q dah economizar.....
pq no site da ironman n tem informacao nenhuma dessa troca(recall) de amortecedor ? e quem jah tah rodando c/ isso...como fica ?
o bruno nao foi informado que era china o amortecedor, isso nao eh contra o codigo do consumidor ? o cara comprou achando q era australiano..
pelo q entendi ateh agora esse amortecedor nao deve nada p/ um cofap. pq de performance nao tem nada, alias chines nao fabrica produtos de performance p/ suspa...
nunca vi uma empresa de suspensao recomendando o cliente a usar alargador/espacador na roda.....isso eh perigoso.
desculpas nao confortariam a familia de alguem, muito menos quando sentasse no banquinho p/ explicar p/ o juiz.
suspensao/freios eh serio...... enquanto todos se divertem/curtem, eh o maximo... mas ateh alguem se machucar..
jah vi foto de amortecedor quebrado, mas nesse lugar eh a 1a. na aplicacao original ainda ....
eh o q dah economizar.....
pq no site da ironman n tem informacao nenhuma dessa troca(recall) de amortecedor ? e quem jah tah rodando c/ isso...como fica ?
o bruno nao foi informado que era china o amortecedor, isso nao eh contra o codigo do consumidor ? o cara comprou achando q era australiano..
pelo q entendi ateh agora esse amortecedor nao deve nada p/ um cofap. pq de performance nao tem nada, alias chines nao fabrica produtos de performance p/ suspa...
nunca vi uma empresa de suspensao recomendando o cliente a usar alargador/espacador na roda.....isso eh perigoso.
desculpas nao confortariam a familia de alguem, muito menos quando sentasse no banquinho p/ explicar p/ o juiz.
suspensao/freios eh serio...... enquanto todos se divertem/curtem, eh o maximo... mas ateh alguem se machucar..
:palmas::palmas:
O que o bruno buscou foi mais resitencia e tudo mais!
E sobre os amortecedores made in china,eu fico na minha,não sei se são bons!
Bruno Sander
10/08/2009, 17:03
O Serjao me falou que os IronMan não são "made in China", não!
Vocês devem estar enganados.
Segundo o Serjao e uma empresa Australiana, com mais de 50 anos de mercado, e os amortecedores também são Australianos.
Bruno Sander
samukanvas
10/08/2009, 17:24
O Serjao me falou que os IronMan não são "made in China", não!
Vocês devem estar enganados.
Segundo o Serjao e uma empresa Australiana, com mais de 50 anos de mercado, e os amortecedores também são Australianos.
Bruno Sander
Bruno, isso é fácil pra comprovar. Vá no seu carro, tire uma foto dos seus amortecedores na parte que está escrito made in australia e coloque no fórum. Se estiver escrito made in china ou não estiver escrito nada, seja bem vindo ao mundo xina :concordo:
Abs
praiasecacustom4x4
10/08/2009, 20:33
50 anos.............................................
saiu bem depois da moda OME.
eu gosto de olhar so a soldas nos olhos do amortecedores,made em china tem so 2 coco de pasarinho,amortecedor SERIO esta totalmente soldado.
Bruno Sander
11/08/2009, 12:17
Não tem escrito nada!
Nem "made in Austrália" e nem "made in China".
Mas, por que, como não tem nada escrito, ele é made in China ????
Não entendí este reciocínio não!
ROAD TECH
11/08/2009, 14:17
Olá Bruno, olá Pessoal,
Tenho acompanhado com certa atenção as discussões que surgiram nesse tópico.
Gostaria de manifestar algumas idéias sobre o assunto.
O fato de não ter indicação de onde o amortecedor Ironman é feito, não significa que seja feito na China. Concordo com o colega Bruno Sander.
Entretanto, é publica e notória a invasão chinesa em todos os setores da economia. Essa concorrência predatória tem gerado reações nos países cujos produtos são copiados descaradamente.
Há vários exemplos, de quando algum produto é feito, por exemplo nos USA, eles informam "Proudly made in USA" (orgulhosamente feito nos USA), como uma forma de desabafo e sinal de resistência.
Se eu fosse responsável pela Ironman, e meus produtos fossem realmente "made in Australia", não pensaria duas vezes em deixar isso bem claro.
Acredito que a maioria de vocês deve conhecer o piloto norte-americano Hobby Gordon (Dakar com protótipo Hummer , F-Indy e Nascar). Pois é, ele tem uma linha de rodas esportivas com a griffe dele, e todas as rodas são "Made in China". Não tem jeito colegas, por mais nacionalista que seja o camarada, na hora de mandar fazer algum produto o cara vai consultar os preços de produção na China. MONEY TALKS.
Agora, não duvidem vcs que os produtos chineses vão melhorar muito nos próximos anos, assim como aconteceu com os produtos japonese nos últimos 40 anos. Por enquanto não compro nem uma simples chave de fenda feita por lá.
Só para citar um exemplo, atualmente a industria de máquinas operatrizes brasileiras (Nardini, Romi, etc), que sempre teve reconhecida qualidade internacional, está importando máquinas completas e componentes feitos na China e somente colocando a plaqueta "made in Brazil". Uma forma desesperada de sobreviver à concorrência dos chinos.....
Quanto a quebrar os dois pratos simultaneamente, posso dizer que não foi mera coincidência. Deve ter acontecido algum problema de montagem e/ou especificação errada, causando por exemplo, ocorrência de "altura bloco" nas molas dianteira (quando uma espira encosta na outra antes de dar final de curso nos batentes da suspensão). Some-se a isso, uma falha de projeto na solda dos pratos de mola.
Estou curioso para saber o que os representantes da Ironman no Brasil têm a falar sobre o caso. Já responderam nesse tópico? Se sim, peço desculpas, mas não vi...
Sds,
Octávio
É lei federal !!!!
"A embalagem do produto deve assegurar ao consumidor informações claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre origem, entre outros dados.........."
Não tem escrito nada!
Bruno Sander
11/08/2009, 15:06
Luiz Carlos...
Na embalagem só tem os dados da importadora, mas não tem nenhum dado de onde estes amortecedores são fabricados!
Confesso que, agora, ate eu fiquei curioso:
Os amortecedores IronMan são ou não são produzidos na China ???
samukanvas
11/08/2009, 18:43
Não tem escrito nada!
Quando o produto é americano, ele é identificado justamente para diferenciar sua qualidade dos outros. Não só americano mais em todos os países que tem tecnologia.
Se não tem é china. E realmente deve estar estampado na embalagem a origem sim. No brasil isso é necessário. Será que abrasileiraram o kit? Ou ele vem da china direto pra cá sem ser homologado?
Essa conversa de china dominar o mundo é foda.... Eu não guento mais nego dizendo que lá tem tecnologia. Me contem o milagre de fazerem produtos muito mais baratos a ponto de ser interessante cruzar o mundo para comprar se a matéria prima é cotada por uma bolsa mundial (preço igual pra todo mundo). Ah... Vão falar que a mão de obra é barata. Sim é barata porque não é qualificada e os materiais são de segunda linha.
É como fazer uma casa: Vc pode contratar um pedreiro que os vizinhos acham bom e barato ou um engenheiro. A casa vai estar lá, mas as paredes tortas, a infiltração e o telhado errado podem ou não pertencer a casa.
Eu não sei se vcs pesquisam sobre soldas, que foi o problema, mas tem uma diferença brutal no método, qualidade, maquinário etc de uma mesma solda (mig por ex.). China é especializada em comprar maquinário antigo pra produzir coisas novas com baixa qualidade mais barato... Muito emprego pras milhões de bocas que o governo não consegue sustentar.
Abs
Norton Tizziani
11/08/2009, 19:47
Pessoal,
O que falar então da nova fábrica da Audi na China? Será que vai ter esse padrão então?
Tenho acompanhado diversos tópicos neste forum, mais o que estou vendo aqui é uma descriminação de um produto sem se quer ter uma avaliação técnica especializada!!!
- Alguem aqui já fez o teste com a Solda da Ironman? ou de outro Amortecedor concorrente?
- Alguem aqui pelo menos já viu algum produto da Ironman de perto?
- Alguém pegou no produto e fez um teste de como é o material?
Estamos falando de somente 1 acontecimento até hoje sobre os produtos, onde foram dispostos a solucionar imediatamente e já informaram que estão solucionando para que isso não ocorra mais.
- O que vocês me dizem das Nissans que foram chamada para fazer um Recall na direção por risco de acidentes? Também era China????
- O que vocês de me dizem das Hilux novas quando foram lançadas em 2006 que acabavam os freios com 5 mil km? Também eram china?
Sei que não sou especialista no assunto, leio bastante e acabei comprando um Kit da Ironman para minha SW4 e vou colocar um pouco da minha impressão.
Quando estive estudando os Kits de Suspensão da Ironman, e quando procuro produtos para adiquirir, não me importo muito com o local de onde o mesmo é fabricado, e sim, a Engenhaira aplicada no desenvolvimento do produto, o controle de qualidade, garantia, preço justo (nem sempre é o mais barato) e clientes mundiais do fornecedor.
Bom, as repostas que obtive dos Kits da Ironman são os seguintes:
- Controle de Qualidade: Há uma área de Engenharia de Qualidade na Austrália, estudando e melhorando cada dia mais os produtos e desenvolvendo novas soluções para veículos 4x4.
- Garantia: São produtos que dão 2 anos de garantia ou 45 mil km. Para mim, esse tipo de garantia para um produto que será utilizado sempre ao extremo que foi projetado, acho uma excelente garantia. O acontecimento com o Bruno me deixou muito satisfeito com a atitude da Ironman em disponibilizar outro produto imediatamente para substituição, sendo assim que podemos ter a certeza que seremos sempre atendidos caso tenhamos problemas.
- Preço Justo: O preço do Kit de suspensão da Ironman, bem como outros acessórios, tem preços justos para a qualidade apresentada em seus produtos, na minha modesta opinião.
- Clientes Mundiais e Referências: Sei que a Ironman é certificada pela Toyota, Land Rover, Nissan entre outras como fornecedora oficial de suspensões fora do Brasil, como na Venezuela, Austrália, Argentina, entre outras. A Ironman informou também que está presente Europa, Asia e Américas, e é Lider de vendas na Europa de produtos para Off Road. O Ironman também faz um campeonato entre veículos 4x4 preparados em uso extremo de 4x4, sendo assim um excelente laborório de testes para seus produtos. Tem um amigo meu que mora na Austrália e me informou que eles são lideres nesses produtos por lá e que realmente são o que prometem ser. Fiquei sabendo também que a Ironman Austrália já forneceu kits de suspensão e produtos Off Road para o Exército Americano, não sei ao certo quais os produtos e quando que aconteceu isso, posso verificar e depois informá-los.
Quero que entendam que não estou aqui para defender ou acusar uma marca ou outra, estou apenas colocando minha opinião sobre os produtos.
Na minha opinião não importa se o produto é chinês ou fabricado nos EUA, o que importa é se o produto tem um desenvolvimento e uma engenharia aplicada na minha segurança e de minha familia.
Na minha SW4 ficou um espetáculo o carro, com uma performance extremamente melhor, muito mais estável e firme no chão. Tenho uma SW4 V6, e quem conhece sabe que esta SW4 é muito mole e nada estável.
Bom, minha opinião é essa sobre o produto Ironman.
Sei que temos vários produtos no mercado concorrentes da Ironman, como Procomp, Racho Etc...
Será que os Procomps nunca quebraram?
Será que os Ranchos nunca deram problemas?
Entendam que isso é uma opinião pessoal, respeito muito as opiniões dos outros e sei que essas discuções devem sempre ser levadas aos fornecedores para que eles sempre melhorem para termos sempre produtos da melhor qualidade possível.
Abraço,
Como não podemos levar em consideração muitas das coisas que lemos na net, será que algum representante Ironman poderia se pronunciar e esclarecer o país de origem dos componentes(amortecedores e molas)?
Só para entender...
Não sendo pessimista ou querendo o mal de ninguém, mas e se essa quebra resultasse num acidente (só danos materiais... toc toc) e desse PT na Triton? Quem pagaria a conta?:pensativo:
O seguro, pois a suspensão Ironman é certificada pela Mit, sendo portanto uma alteração permitida pelo fabricante?
A Ironman?
Ou o Bruno se lasca pq a suspensão foi alterada e portanto a seguradora não paga?
[]'s
Norton Tizziani
11/08/2009, 20:25
Só para entender...
Não sendo pessimista ou querendo o mal de ninguém, mas e se essa quebra resultasse num acidente (só danos materiais... toc toc) e desse PT na Triton? Quem pagaria a conta?:pensativo:
O seguro, pois a suspensão Ironman é certificada pela Mit, sendo portanto uma alteração permitida pelo fabricante?
A Ironman?
Ou o Bruno se lasca pq a suspensão foi alterada e portanto a seguradora não paga?
[]'s
No meu entender, seria feito uma análise do porque do acontecimento e caso seja comprovado que seria um problema da Ironman, tenho a certeza que a mesma se responsabilizaria pelos danos materiais e físicos....
Mais sei lá, isso fica a cargo de entendimento de cada um, pois a solução para o acontecimento do Bruno a Ironman deu, se o problema tivesse sido pior não tenho como lhe informar com certeza...
Pelas atitudes da Ironman Brasil/Austrália onde disponibilizaram todas as informações e correções do problema, posso crer que seria a mesma reação para solucionar maiores danos.
Abraço,
samukanvas
11/08/2009, 20:35
Só para entender...
A Ironman?
[]'s
Eu acho que o Bruno ia se fod3r geral... Aqui na minha terra qualquer vírgula a mais não pagam... imagina ele chegando com o carro cheio de molas amarelas e amortecedores quebrados.... :rolleyes:
Quando fui fazer a vistoria na minha cherokee foi a maior dor de cabeça por causa do kit HDS (amortecedores made in usa). Os amortecedores eram brancos e o cara achou eu eu faria rallye. Mesmo que dizendo que se tratava de uma cherokee e não de um wrc.
Abs
samukanvas
11/08/2009, 20:42
No meu entender, seria feito uma análise do porque do acontecimento e caso seja comprovado que seria um problema da Ironman, tenho a certeza que a mesma se responsabilizaria pelos danos materiais e físicos....
Mais sei lá, isso fica a cargo de entendimento de cada um, pois a solução para o acontecimento do Bruno a Ironman deu, se o problema tivesse sido pior não tenho como lhe informar com certeza...
Pelas atitudes da Ironman Brasil/Austrália onde disponibilizaram todas as informações e correções do problema, posso crer que seria a mesma reação para solucionar maiores danos.
Abraço,
Sinceramente eu acho que não frequentamos o mesmo fórum.... Leia um pouquinho pra trás e verá que isso tudo que falou cai por terra.
Quando fui fazer a vistoria na minha cherokee foi a maior dor de cabeça por causa do kit HDS (amortecedores made in usa). Os amortecedores eram brancos e o cara achou eu eu faria rallye. Mesmo que dizendo que se tratava de uma cherokee e não de um wrc.
Passa um spray preto fosco que passa batido... :concordo:
Essa história de acessórios coloridos é só pra ferrar mesmo... Isso só funfa na gringolândia que permite tudo... Aqui se não pegam na vistoria, pegam na BR...:rolleyes:
[]'s
Post patrocinado é f...:odedo:
Parace CCE só defende quem tem....
O engraçado que o Representante da marca ((que é usuário do Fórum)) nunca apareceu por aqui:pensativo: ....
O engraçado que o Representante da marca ((que é usuário do Fórum)) nunca apareceu por aqui:pensativo: ....
Apareceu sim, está lá atrás, no post 94 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=951534&postcount=94), página 10 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60665&page=10).
Apareceu sim, está lá atrás, no post 94 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=951534&postcount=94), página 10 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60665&page=10).
Desculpe, não é do Sergio que estou falando (ele fez a parte dele). Estou falando do que é importador, nada melhor do que ele explicar por aqui :concordo:
x 2
Sinceramente eu acho que não frequentamos o mesmo fórum.... Leia um pouquinho pra trás e verá que isso tudo que falou cai por terra.
o bruno tah esperando ateh agora se eh canguru ou cachorro
:)
ateh em hummer tao falando...., o unico ironman 4x4 q vende aqui no EUA eh relogio barato em posto de gasosa :smile:
x2
Como não podemos levar em consideração muitas das coisas que lemos na net, será que algum representante Ironman poderia se pronunciar e esclarecer o país de origem dos componentes(amortecedores e molas)?
apesar q, cada coisa q jah escreveram aqui no forum, jah nao boto muita feh se vao falar a verdade
O endereco no site diz que é:
IRONMAN 4X4 PTY. LTD.
Unit A10, Hallmarc Business Park
Corner Westall and Centre Roads
Clayton, Victoria.
Australia, 3168.
Ph: +61 (0)3 9532 1111
Fax: +61 (0)3 9532 2011
E no google mostra uma area de escritorios tipo galpao, nao me parece uma fabrica.
Pode ser tipo a Hewlett Packard que nao tem fabrica, é a Flextronics que faz tudo...... Neste mundo moderno nao duvido de mais nada.
No site tambem diz:
"Ironman 4x4 parts are designed and distibuted by Australia's leading spring and suspension parts company, JSW Parts. "
traduzindo
Os produtos Ironman4x4 sao concebidas e distribuidas pela compania LIDER de molas e suspensoes, a JSW Parts.
Agora falando da JSW
"JSW Parts Pty Ltd
JSW Parts Pty Ltd are a company based in Clayton in the Australian state of Victoria. Their main business areas are motor vehicle shock absorbers and springs.
JSW Parts Pty Ltd have 25 members of staff. of which export revenues have accounted for AU$1,000,000 International companies interested in importing from Australia are welcome to use the contact details below.
Managing Director
Tom Jacob"
Do yellow pages da Australia
J.S.W Parts Pty Ltd
1201 Horsley Drv, Wetherill Park, NSW 2164
p: (02) 9757 4444
Website - None Supplied
Email - None Supplied
Achei ainda outro endereco da JSW Parts mas pelo Google é de oficina do Marco.....
JSW PARTS PTY LTD (Moorabbin VIC)
55 COCHRANES ROAD
VIC 3189 MELBOURNE-MOORABBIN
phone +61(3) 9532 1111
fax +61(3) 9532 2011
email salesman@bigpond.com
www.ironmansuspension.com
Short profile:
On road or off the beaten track, Australia¿s first choice for 4x4 springs and shock absorbers is Ironman suspension.
Keywords:
4x4, 4WD, four wheel drive, off road, suspension, clubs, coil springs, leaf springs, shock absorbers, torsion bars, shackle, bushes, polyurethane bushes, steering damper, u-bolts, load plus, toyota, Daihatsu, ford, holden, honda, isuzu, jeep, lada, landrover, mazda, mitsubishi, nissan, ssangyong, subaru, suzuki, ute, pickup, van, toyota landcruiser, rav4, honda crv, isuzu trooper, nissan patrol, mitsubishi pajero, cherokee, 4x4 clubs
A service of IKM Business Directory
Pelo google encontrei o numero exato (55) desta rua e é uma empresa de jogos de salao?
Eles tambem podem ter se mudado.....
Pessoal
Procurando por outras solucoes encontrei a Strutmasters.
Achei interessante, alguem ja ouviu falar?
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/SZ_FHZNZW0M&rel=0&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowScriptAccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/SZ_FHZNZW0M&rel=0&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="425" height="344"></embed></object>
http://www.youtube.com/v/SZ_FHZNZW0M
Parece CCE só defende quem tem....
x 10000 :lol::lol::lol::lol:
samukanvas
14/08/2009, 22:58
Alguma novidade?
:pensativo:
praiasecacustom4x4
15/08/2009, 07:25
vc me pode dar de enjuado de italiano,ma gosto de seguir as normas e especificaçoes do TUV (inmetro europeio).posso falar com certeza que muitas peças (amortecedores em specifico sendo topico disso) furom reprovado e impedido de ter omologaçao sendo obligatoria para ser montada nos carros (pena prevista a prensa do veiculo e multa) entre este modelo basico da Procomp,tough dog,ironman,corven turbogas etc.
todos para problemas nas solda nos retentores do oleo(vasamento precoce sob esforço).os unico amortecedores comerciais esportivos omologados sao
os ome,bilstein,procomp mx6,rancho e trailmaster(nao lembro o modelo)
amortecedores branco,ou todos piriquetado com desenho e estrelinhas nao sempre sao de competiçao,a maioria das vezes aquele de competiçao ne tem adesivo
praiasecacustom4x4
15/08/2009, 07:28
para esclarecer o Made in china ,ou made in india visite o site alibaba.com,pesquisas e vc vai a ver de realidade aonde sai as coisas.
exemplo
roda 22" ou mais conhecida declarada made in Usa paga 18000 mil reais aqui causa do dolar,e produzida na china com lata da Skol brasileira para 62 dolares.
PRECISA ABRIR OS OLHOS
nem tudo que fala gringos e bom,precisa imparar o chines hehehehehehehehhe
x2
apesar q, cada coisa q jah escreveram aqui no forum, jah nao boto muita feh se vao falar a verdade
news ae.... afinal onde eh fabricado ?