Ver Versão Completa : Snorkel pode aumentar a performance ?
Jalexandre
11/12/2004, 21:44
Olá pessoal;
O fato de colocar o snorkel, pode realmente aumentar a performance do motor, só pelo fato de entrar um ar mais frio do que o coletado dentro do cofre do motor, ou até mais facilitado pela "boca" do snorkel estar virada para frente, aproveitando a velocidade do carro e do ar que entra pelo duto ?
Obrigado
Thiago Rodeghel
11/12/2004, 21:57
Nunca ouvi falar em snorkel melhorar a performance do motor :roll: Acredito que não tem nada a ver :roll: ... Mas já me falaram, que melhora a vida útil do motor, isso sim :roll: .
[s]
O local onde é feita a captação de ar tem uma grande importância no desempenho do motor e quanto mais baixa for a temperatura melhor, já que com isso garantimos uma maior densidade (mais massa de ar por volume admitido), só que o resultado tem que ser observado junto ao coletor, e como o ar admitido por um snorkel passa por um (relativo) longo caminho pode haver aquecimento deste ar e ai... bau-bau vantagem do snorkel.
Outro aspecto que poucos levam em conta é a restrição à passagem do ar que um snorkel pode ocasionar. Um snorkel longo, com curvas acentuadas e de pequeno diâmentro pode prejudicar em muito tanto a economia quanto a potência fornecida pelo motor, já um snorkel bem projetado pode até oferecer um aumento sensível no torque em baixas ou médias rotações (só que esta melhora em baixas ou médias rotações vem acompanhada de uma piora significativa em altas rotações).
Com um contagiros, dois termômetros, um vacuômetro e alguma paciência é possivel determinar a eficiência de qualquer snorkel ou percurso do sistema de captação de ar. Sem isso a coisa fica na base do chutômetro.
Em termos de melhor aproveitamento por causa da velocidade, um snorkel não oferece nenhuma vantagem já que normalmente a boca está instalada em local de alta turbulência (proxímo ao teto e parabrisas, que em qualquer jipe é quase que vertical = parede).
Para existir alguma vantagem a aerodinâmica do carro conta muito (e a velocidade também) e via de regra um dos melhores locais para instalar o captador de ar fica no capô, um pouco antes do parabrisa (região de alta pressão), mas como em muitos casos o visual também conta o captador geralmente é instalado na região mediana do capô, em detrimento da eficiência por conta da estética.
No tempo dos Big Blocs americanos este tipo de acessório era muito comum e tinha até nome: Ram Air.
Quanto a alteração da vida util do motor, não vejo a menor relação com o uso ou não de um snorkel.
Abraços,
Jalexandre
12/12/2004, 20:42
Fisicamente faz todo sentido, pela densidade de oxigênio em frações mais frias de ar.
Você poderia explicar melhor porque perderia torque em altas rotações ?
Grato pelas explicações....
As perdas ocorrem pela restrição à passagem do ar.
Por exemplo, com a boca aberta respiramos sem nenhum problema, tanto de forma lenta quanto acelerada (menor ou maior fluxo de ar). Se tentarmos respirar lentamente através de um canudinho de refrigerante não haverá problemas mas a medida que a respiração aumenta de frequência, o diâmetro (e comprimento e curvas) passam a oferecer uma restrição ao fluxo e sentimos falta de ar.
Com o motor acontece o mesmo.
Quanto à possibilidade de um snorkel oferecer aumento de torque, isso tem a ver com a dinâmica de um fenômeno conhecido como "golpe de ariete", presente em qualquer duto onde um fluxo liquido ou gasoso sofra interrupção abrupta, como é o caso da admissão de ar em motores por pistão, e este fenômeno torna-se mais acentuado (e mais aproveitável para o aumento de torque) quanto menor for o numero de cilindros.
Abraços,
Eu tenho um Snorkel Safari da ARB na Cherokee, e realmente parece que a economia e desempenho melhor, mas o cofre da Cherokee é um forno assim acredido que o ar esteja chegando mais frio o motor.
Mas acho que não é o motivo para se justificar um snorkel.
tonturinha
13/12/2004, 20:24
eh o que falaram.
eu pensava assim, até achei que tava errado.. mas faz sentido
pega ar frio, mas em compensação pega menos ar.. pois eh mais restrita.
mas veja um ótimo motivo pra ti por snorkel
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6912
..
abraços! :wink:
gseverog
14/12/2004, 10:44
quanto custa um snorkel pra ranger em media?
Pessoal,
Para quem tiver interessado em snorkel, tem os da OGZ(http://www.ogz.com.br), que são extremamente eficientes (tenho um no ESCORIA, o Bill tem no SPIDER, o Marcelão tem na MEGAJABIRACA), bonitos e são pagos em R$. Para a ranger sai por volta de R$ 350.
http://www.ogz.com.br/imgproduto/PIC02373.JPG (http://www.ogz.com.br)
Para quem é de São Paulo, apareça na loja, o pessoal é super atencioso. Fica no Ipiranga, na Rua Bom Pastor, 1250 e os telefones são (11) 6169 7762, (11) 6161 7169.
Eles enviam para qualquer parte do brasil e a adaptação é extremamente simples, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de mecânica e funilaria pode fazer.
Estou fazendo propaganda só porque gosto dos produtos deles, não ganho nada com isso, apenas amigos felizes com a aquisição de produtos que não ficam devendo nada aos gringos e geram empregos aqui.
[]'s
Mais alguns modelos:
:arrow: Cross Lander
http://www.ogz.com.br/imgproduto/CROSS%20LANDER%20snorkel%2075dpi.jpg (http://www.ogz.com.br)
:arrow: Cherokee
http://www.ogz.com.br/imgproduto/cherokee%20snorkel.jpg (http://www.ogz.com.br)
:arrow: Pajero
http://www.ogz.com.br/imgproduto/Snorkel%20pajero%2075dpi.jpg (http://www.ogz.com.br)
:arrow: Willys
http://www.ogz.com.br/imgproduto/SNORKEL.jpg (http://www.ogz.com.br)
[]'s achando uma excelente opção
j.sebastian
23/12/2004, 11:32
Eu fiz e instalei um snorkel na viatura, com um tubo de ferro dobrado em 45 graus, de 3 polegadas e mangueira flexível e LISA por dentro.
Fiz o bocal apontado para frente e tive um "efeito colateral" interessante: andando a mais de 60km/h, no gnv, se tirar o pé do acelerador o carro morre! Deduzo que seja pelo ar "injetado" à força no sistema (tipo um turbo) e a incapacidade do kit gnv de regular essa nova mistura de ar/gás. A mistura fica pobre e o carro morre... na gasolina até anda mais, já que a injeção eletrônica percebe a maior vazão de ar e corrige a mistura. Solução? Virei o bocal para trás e tudo se normalizou!
Segue uma foto para vcs verem como ficou...
Seba
haundrich
24/12/2004, 16:55
Resumindo, quanto maior o comprimento de qualquer tubulação, maior a perda de carga (mais atrito), e maior a pressão negativa (tende ir para o vácuo )dentro da admissão. Isso influencia na proporção da mistura.
Acredito que isso pode ser compensado com o snorkel virado para frente, como até existem motos que se aproveitam deste efeito, quase um turbo acima de determinada velocidade. E ai entra os detalhes que o Suky comentou sobre o posicionamento dos mesmos. Em automóveis, a coisa muda de figura.
Flávio
Elmer_Jeep
05/01/2005, 13:37
Piada do dia.
> ----- Original Message -----
> To: Nome ; E-Mail
> Sent: Thursday, December 23, 2004 3:35 PM
> Subject: [ OGZ OFF ROAD ADVENTURE LTDA ] - CATALOGO VIRTUAL
>
>E-mail postado automaticamente pelo sistema Catálogo Virtual - 1.0
>
> Nome do Cliente: Elmer
> Observações: no meu jeep o filtro de ar é do lado esquerdo.
> ........PRODUTO(S) ORÇADO(S)........
>
> Cód Nome do Produto Qtde.
> 564 Snorkel Willys
>
>
>------------------------------------------------------------------------------
>From: "Vendas" <vendas@ogz.com.br>
>Subject: Snorkel Willy's
>Date: Tue, 4 Jan 2005 11:17:59 -0200>
>Olá Elmer,
>Desculpe a demora, tivemos problemas com nossa rede.
>O Infelizmente não temos snorkel para o seu carro.
>Estou à disposição para maiores esclarecimentos
>
>Um abraço
>
>Marcelo Onoda
>OGZ Off Road Adventure Ltda.
>Rua Bom Pastor, 1250 - Ipiranga
>04203-001 - S.Paulo - SP
>vendas@ogz.com.br
>Snorkel Automotivo OGZ - Um mundo de Aventuras (http://www.ogz.com.br)
Sr Marcelo, apesar de toda essa demora vc ainda me diz que não tem o snorkel pro meu Jeep. Me diga pra que o produto dessa foto está no site da vossa empresa ?
http://www.ogz.com.br/imgproduto/SNORKEL.jpg
Obrigado e aguardo resposta.
Como assim?
Eu tenho o snorkel OGZ no SUPER-ESCÓRIA.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/6ba7dc69b0e50ba9077a29b04de61ebc.jpg
Esse marcelo Onoda deve ter tomado muito saquê :oops:
[]'s etílicos
Max Terry
05/01/2005, 17:29
Na fibercar tem snorkel para cj, eu comprei o meu com o Sr. Franzé.
Elmer_Jeep
05/01/2005, 18:00
escoria, Pagou quanto no snorkel. :?:
Max Terry, inacreditável, passei o ano de 2004 todo querendo comprar uma capota de fibra desses caras da fibercar e não consegui. Me desculpe mas na minha opinião os caras são muuuito enrolados. Perdi a fé na empresa. :P Me sacanearam então NÃO RECOMENDO :!:
Elmer, eu não paguei, entrou numa permuta de prestação de serviços, mas era menos de 350, mas não lembro quanto.
[]'s
Elmer_Jeep
06/01/2005, 11:29
De: Vendas <vendas@ogz.com.br>
Enviado: quinta-feira, 6 de janeiro de 2005 06:27:42
Para: "Elmer Brito"
Assunto: Re: Snorkel Willy's
Elmer como te disse, e acho que o senhor compreendeu.
O Snorkel é feito com um acabamento impecável, ele acompanha a coluna do
carro mas devido as diversas alterações que são feitas nos Jeep Willy's fica
inviàvel vender um produto que seja compatível com todos os carros. Não
posso enviar um produto para o senhor no qual não conseguirá instalar,
devido a esse motivo decidimos somente instalar o Snorkel em nossa oficina à
não ser que o cliente mesmo esteja disposto à fazer a sua própria adaptação.
Quanto a demora da resposta do e-mail, pesso novamente desculpas pois
existem problemas técnicos que fogem do nosso alcance para resolver.
Um abraço
Marcelo Onoda
:lol: :lol: :lol: :P
Essa cara da OGZ deve mesmo ter bebido.......... não é possível o cara não quer vender o prduto que ele fabrica :shock: :shock: :shock:
Que história é essa de CJ ter diferença de carrocerias....... o cara tá muito loko, heim!!!
[]'s sem entender qual é a da OGZ
Eduardo Chaves
06/01/2005, 14:05
Pinhal,
Acho que ele quer dizer que nas reformas, dependendo do estado em que a viatura se encontra, pode haver diferenças no ângulo da fixação do parabrisas por exemplo, e como trata-se de peça única, a de um carro pode não servir em outro, assim como existem jipes onde a instalação de uma capota conversível dá mais trabalho que em outros...
[]'s...
Edu até entendo que seja isso que o cara da OGZ quiz dizer, mas no e-mail, do modo como ele escreveu, dá a entender que ele não quer vender a peça!!!
Cabería ao Marcelo Onoda explicar ao Elmer para que tipo de fixação o Snorkel foi feito e debater com ele se é o caso para instalar no Prateado. Do jeito com que esse Marcelo tratou o caso parece que eles preferem deixar de vender o produto ao invés de debater com o cliente...........
Eu mesmo pretendo instalar um Snorkel OGZ no Samuca, mas tô esperando a mais de 1 mês chegar a peça e até agora nada......... o pior é que eu tenho que ficar ligando lá para perguntar se já chegou o snorkel :evil: Mas que o produto dos caras é bom e muito bem acabado....... isso não se discute!!!
[]'s
Eduardo Chaves
06/01/2005, 14:44
Marcelo,
Aí tb acho que vc tem razão, ele poderiam enviar um gabarito para certificar que a instalação seja possível... :wink:
[]'s...
haundrich
06/01/2005, 16:19
Liguei para eles no ano passado.
Fiquei surpreso que tinham snorkel para a maioria dos jipes. Menos para Engesa.
Acredito que existe dificuldades para as diferentes posições de tomadas de ar de vários tipos de filtro de ar que o bicho jipeiro adapta.
Elmer_Jeep
06/01/2005, 16:30
Edu até entendo que seja isso que o cara da OGZ quiz dizer, mas no e-mail, do modo como ele escreveu, dá a entender que ele não quer vender a peça!!!
Cabería ao Marcelo Onoda explicar ao Elmer para que tipo de fixação o Snorkel foi feito e debater com ele se é o caso para instalar no Prateado. Do jeito com que esse Marcelo tratou o caso parece que eles preferem deixar de vender o produto ao invés de debater com o cliente...........
Eu mesmo pretendo instalar um Snorkel OGZ no Samuca, mas tô esperando a mais de 1 mês chegar a peça e até agora nada......... o pior é que eu tenho que ficar ligando lá para perguntar se já chegou o snorkel :evil: Mas que o produto dos caras é bom e muito bem acabado....... isso não se discute!!!
[]'s
Ele faz tanta questão de não vender que nem quer saber qual o modelo do quadro de parabrisa q eu uso, se a borracha tá nova... etc :P
E o principal, o preço :!: Até agora não fui informado pelo vendedor quanto ao preço da peça.
Quer saber, posso até instalar um snorkel de fibra mas depois dessa o da ogz não quero nem dado. :evil:
No tempo dos Big Blocs americanos este tipo de acessório era muito comum e tinha até nome: Ram Air.
Falando de Ram Air eu tive um Pontiac 74 formula 400 com motor Bigblock 455 e com duas tomadas de ar (RamAir); Realmente em altas velocidades parecia que o bicho ia ganhando mais folego.... mas pra perceber isso tinha que passar dos 130-140km/h... coisa que eu Julgo muito perigoso para um Jipe!!!
Um abraço,
Flavio
FrommarS
10/01/2005, 22:45
Bom, pelo que se discutiu fica clara a a necessidade de que este equipamento esteja bem "articulado" ao veículo. Alguém saberia me informar como calculo qual a melhor opção para o meu jipe? A saída original do coletor é de um cano de aproximadamente 2'' devo manter esta espessura? meu caro é turbo, uma alimentação ainda maior não necessitaria de um ajuste em algum equipamento que esteja ligado à combustão?
VelleW!!! Hasta! :mrgreen:
wagnerlopes
23/01/2005, 08:04
Tem uma foto do Snorkel da OGZ para o Land ROver?
Pelo que sei o melhor para a Land se for usar no off-road é o Fabrico.
O ARB Safari deve ser melhor e mais bonito mas como fica na lateral é mais fácil de danificar o snorkel.
Eduardo Chaves
23/01/2005, 15:24
Wallace,
Qual o fone deles ? Tem site ?
[]'s...
wagnerlopes
23/01/2005, 17:57
O ARB é inviável, sendo importado com preço em U$$$ não dá para comprar.
Esse fabrico ainda não tinha ouvido falar.
wagnerlopes
24/01/2005, 12:54
Já que estamos falando de snorkel, qual a melhor posição do bocal, virado para frente ou para trás?
Elmer_Jeep
24/01/2005, 13:20
Já que estamos falando de snorkel, qual a melhor posição do bocal, virado para frente ou para trás?
Já leu a página anterior?
Tem alguns relatos sobre o q vc quer saber :wink:
wagnerlopes
24/01/2005, 13:28
Coitado do Troller! :twisted:
Virado para frente, você aproveita a velocidade do veículo para aumentar a pressão do ar. virado para trás, não entra água em dia de chuva. A não ser que o seu snorkel possua o dispositivo de drenagem, instale-o virado pra trás.
[]'s
Virado para atrás aspira mais água e mais detritos.
Coisas de aerodinamica.
Ou nunca reparou que em muitos veiculo o vidro traseiro fica mais sujo que o dianteiro!
wagnerlopes
01/02/2005, 13:12
Sim, parece que faz sentido.
Outra duvida, se alguem que tem LR, me ajuda:
Estou na duvida entre colocar o snorkel padrao do Land Rover, aquele de tubo de metal, mais tradicional, ou o modelo tipo Safari de polietileno, mais moderno. O preço está saindo quase igual, será que depende só do gosto estetico ou tem mais alguma coisa que interfere???
Rodrigo Passos
01/02/2005, 14:08
O certo é para frente!
Virado para frente, você aproveita a velocidade do veículo para aumentar a pressão do ar.
Não sei se vocês já tiveram esta experiência, mas já aconteceu comigo diversas vezes, quando estamos na carroceria de uma pickup que está em alta velocidade e ficamos virados para frente, apesar de sentir o forte vento no rosto fica muito difícil de respirar, simplesmente falta ar. Penso que a velocidade e quantidade do ar passa é tão maior que nossa capacidade de aspirarmos que cria um tipo de vácuo na boca e nas narinas que ele simplesmente passa e não conseguimos respirar. Em baixa velocidade isso não acontece, o ar até dá uma forçada, mas em alta fica difícil. Nos carros de competição tão importante quanto as entradas de ar são as saídas de ar, pois se ele não tiver por onde sair simplesmente não vai entrar, se usarmos este pensamento em relação a admissão dos nossos motores, não tendo estes muita capacidade de aspiração a entrada forçada de ar mais atrapalha do que ajuda, vide comentário do colega que usando o bocal virado para a frente disse que quando tirava o pé do acelerador o motor apagava.
Acho que posso ter falado muita bestira tô esperando as pedradas(pauladas não :shock: tô fora), mas, são estas as minhas impressões.
Abraços,
[]'s com nariz pequeno
Ou nunca reparou que em muitos veiculo o vidro traseiro fica mais sujo que o dianteiro!
Vou ter que discordar Wallace........
Os carros que ficam com o vidro trazeiro mais sujo são os modelos Hach em consequência da sujeira que os pneus trazeiros "espirram" para cima.
Ou nunca reparou que somente os carros Hach tem limpador de vidro trazeiro.......... os Sedans não tem esse ítem nem como opicional.
[]'s de Palio com limpador e desembaçador traseiro
A Cherokee não é Hatch e além do limpador é o que fica mais sujo no carro é o vidro traseiro. E não tem como os pneus traseiros jogarem nada lá.
Como falei é uma questão de aerodinamica, basta estudar.
Não sei se vocês já tiveram esta experiência, mas já aconteceu comigo diversas vezes, quando estamos na carroceria de uma pickup que está em alta velocidade e ficamos virados para frente, apesar de sentir o forte vento no rosto fica muito difícil de respirar, simplesmente falta ar. Penso que a velocidade e quantidade do ar passa é tão maior que nossa capacidade de aspirarmos que cria um tipo de vácuo na boca e nas narinas que ele simplesmente passa e não conseguimos respirar. Em baixa velocidade isso não acontece, o ar até dá uma forçada, mas em alta fica difícil. Nos carros de competição tão importante quanto as entradas de ar são as saídas de ar, pois se ele não tiver por onde sair simplesmente não vai entrar, se usarmos este pensamento em relação a admissão dos nossos motores, não tendo estes muita capacidade de aspiração a entrada forçada de ar mais atrapalha do que ajuda, vide comentário do colega que usando o bocal virado para a frente disse que quando tirava o pé do acelerador o motor apagava.Muitas vezes o problema da respiração é que não se expira o ar, ai não tem como inspirar.
Algo basico que passo no curso de mergulho!
A Cherokee não é Hatch e além do limpador é o que fica mais sujo no carro é o vidro traseiro.
Quando falei em Hach me referi também às SUVs cuja trazeira também é "reta".........
E não tem como os pneus traseiros jogarem nada lá.
Como falei é uma questão de aerodinamica, basta estudar.
Então explica pra nós como isso é possível......... porque a aerodinâmica faz o vidro de trás sujar mais que o dianteiro! (Se precisar pode desenhar :wink: ......)
[]'s de um Turismólogo
Num snorkel virado para frente basicamente vai captar somente o que vier direto na entrada.
Virado para trás vai ter uma zona de baixa pressão e turbulencia que vai sugar tudo mesmo.
Não é simples explicar nem entender.
Aerodinamica aplicada é algo muito complicado mesmo.
samukanvas
01/02/2005, 16:48
Acho que mais importante que se o snorkel tá pra frente ou pra tras é a velocidade de aspiração que um motor tem. Alguém sabe a velocidade de um pistão a 6.000 rpm, por exemplo? deve ser muito mais rápido que qualquer velocidade que o nosso carro pode atingir. Então pra frente ou pra tras o desempenho é o mesmo. Mas acho melhor pra tras porque não entra pedra, nem outros OVNI'S
Num snorkel virado para frente basicamente vai captar somente o que vier direto na entrada.
Virado para trás vai ter uma zona de baixa pressão e turbulencia que vai sugar tudo mesmo.
Beleza Wallace, entendo o que você quer dizer com essa "zona de turbulência", até tenho na cabeça a imagem disso (mas não sei desenhar no computador)..........
[]'s
guilhermeabreu
03/02/2005, 11:35
GALERA
Estou entrando de gaiato.
Com relação ao snorkel virado pra frente , acredito eu que entrará mais ar que se virado pra traz. O que o WALLACE quiz dizer , em outras palavras , é que qdo o snorkel está virado pra traz, o vento que passa em alta velocidade pelo snorkel, faz um VÁCUO logo após o mesmo , então em frente a sua boca , existe pouco ar e este fica em turbulencia, por isto que nos carros HACHT e SUVs com trazeira reta , o vidro trazeiro fica muito sujo , ou seja , naquela região logo após a trazeira forma um bolsão de vácuo. Logo se VÀCUO é a ausencia de ar, naquela região será aspirado as sugeiras que vão atrás do carro , não é o pneu que faz sujar.
Etão , estou discordando do WALLACE qto ao snorkel virado pra traz puxa maior quantidade de ar. E discordando do outro por achar que suja mais o vidro trazeiro dos hacht e SUVs pelos pneus e sim pelo VÁCUO que se forma alí.
Explicando de outra forma, eu tenho um barco de alumínio, e no meio deste barco tem um VIVEIRO , que é pra colocar os peixes pegos e não deixar morrer. Pra não deixar morrer , a água tem que circular.
Dentro deste VIVEIRO ,tem dois buracos como um SNORKEL , um fica virado pra frente do barco e o outro pra trás do barco. Qdo o barco está andando pra frente , forma uma corrente de água no sentido pra trás do barco , concordam? Qdo eu abro o buraco VIRADO PRA FRENTE , entra água com uma força incrível , pq o buraco está virado pra frente da força da água. Se eu abrir o buraco VIRADO PRA TRÁS , INCRÍVEL de se ver , a água que está dentro do viveiro sái toda , mesmo com o buraco estando ABAIXO do NÍVEL da água. PORQUE? Pq com o buraco virado pra trás , a velocidade com que a água passa no sentido contrário ao da boca que está aberta é tão grande que forma um VÁCUO alí logo após a boca e com isto a água e ASPIRADA PARA FORA DO VIVEIRO.
SE ÍSTO acontece com a água que é muito mais pesada que o ar , imagine com ele. A TENDENCIA a meu ver é a corrente de ar que passa com muita velocidade pelo snorkel virado pra trás , é PUXAR PRAR FORA O AR QUE ESTÁ DENTRO DO SNORKEL, assim como ele faz com o viveiro qdo o buraco está aberto prar trás.
E a TENDENCIA a meu ver , qdo o SNORKEL tiver virado para frente , é o ar entrar com a força do vento que vai direto + a força de SUCÇÃO da turbina.
Não sei se fiz entender , e desculpe pela extensão.
OBS: WALLACE , eu sou médico ,com relação a sensação de vc não conseguir respirar qdo está na carroceria de uma caminhonete ? é puro reflexo de defesa , pq nosso corpo tem VÁRIOS sensores imperceptíveis , que por exemplo não nos deixa respirar mais ar que nescessitamos. Como temos outro sensor que não nos deixa morrer por falta de ar , mesmo se vc queira. EXEMPLO : Tenta morrer por parar de respirar , vc não consegue , pq qdo irá faltar oxigênio no cérebro que for incompatível com a vida , vc perde o sentido , DESMAIA , e volta a respirar normalmente, e não morre.
samukanvas
03/02/2005, 12:21
Ha ha ha ha ha ha ha :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: eu já tentei fazer essa experiência de morrer sem respirar. Muito legal! Não dá mesmo... Esse pobrema do xnokiel tanto faz. O ar tem uma dinâmica diferente da água. Como ele é mais leve reage mais rapidamente que a água e como eu disse antes ALGUÉM SABE A VELOCIDADE DE UM PISTÃO A, SEI LÁ, 4000RPM??? Acho que fica mais esclarecido, porque se o pistão tiver força pra puxar o ar com o snorkel virado pra tras (na situação de "vácuo" :shock: ), então o desempenho é o mesmo. Agora qual seria a velocidade pra se fazer vácuo no snorkel? Veja que a área da boca é de 100cm² +-. Tá louco! E outra, a que velocidade se teria um vácuo tão forte pra um pistão não conseguir puxar o ar? +- na velocidade de um F1 300/400 km/h. Seu jipe chega nessa velocidade? :mrgreen:
samukanvas
03/02/2005, 12:23
OBS: Vejam que ue também sou uma anta e minha opinião é um mero suspiro de ignorância, perto de tanto conhecimento dos frequentadores desse site :wink:
sachetjr
03/02/2005, 13:01
E se o snorkel for do tipo que é virado para cima, daqueles que tem um tipo de chapéu???? Não esta virado para frente e nem para traz. O esforço para captação do ar seria apenas o do motor. Contudo, creio que a bitola do duto do snorkel deverá ser maior que a do filtro de ar, pois haverá um caminho maior a ser percorrido. É a velha história do canudinho. Para uma entrada do filtro de ar de 2"1/2 alguem saberia me dizer qual deverá ser a bitola do snorkel?
Oi Guilherme,
Nunca falei que o para trás vai captar mais ar.
Falei que vai captar mais detritos.
São coisas diferentes.
Outra coisa, nem todo mundo que tem snorkel tem Turbina, eu sou um destes, tenho um snorkel num motor 4.0 a gasolina aspirado.
Para quem tem tubina certamente não faz diferença na eventual ajuda do ar forçado pela posição do snorkel.
Ha ha ha ha ha ha ha :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: eu já tentei fazer essa experiência de morrer sem respirar. Muito legal! Não dá mesmo... Esse pobrema do xnokiel tanto faz. O ar tem uma dinâmica diferente da água. Como ele é mais leve reage mais rapidamente que a água e como eu disse antes ALGUÉM SABE A VELOCIDADE DE UM PISTÃO A, SEI LÁ, 4000RPM??? Depende do curso do pistão.
Acho que fica mais esclarecido, porque se o pistão tiver força pra puxar o ar com o snorkel virado pra tras (na situação de "vácuo" :shock: ), então o desempenho é o mesmo.Não é o mesmo não, como você falou, o pistão vai gastar alguma força para puxar o ar, ai já temos perda de rendimento.
Uma das razões de se ter mais potencia com um turbo é que o turbo vai empurrar o ar lá para dentro.
Agora qual seria a velocidade pra se fazer vácuo no snorkel? Veja que a área da boca é de 100cm² +-. Tá louco! E outra, a que velocidade se teria um vácuo tão forte pra um pistão não conseguir puxar o ar? +- na velocidade de um F1 300/400 km/h. Seu jipe chega nessa velocidade? :mrgreen:A 60 km/h a influencia aerodinamica é muito grande e é geometrica com aumento da velocidade.
Por isso é que se fazem carros muito aerodinamicos para andar a 80 / 100 km/h.
E se o snorkel for do tipo que é virado para cima, daqueles que tem um tipo de chapéu???? Não esta virado para frente e nem para traz. O esforço para captação do ar seria apenas o do motor. Contudo, creio que a bitola do duto do snorkel deverá ser maior que a do filtro de ar, pois haverá um caminho maior a ser percorrido. É a velha história do canudinho. Para uma entrada do filtro de ar de 2"1/2 alguem saberia me dizer qual deverá ser a bitola do snorkel?É muito mais complicado que parece.
Num tubo de maior diametro a velocidade do ar é menor, assim se gasta energia quando for diminuir o diametro.
Num tubo menor temos mais perda de carga, mas maior velocidade.
Todas as curvas, resaltos e mudanças de forma interferem.
Se a boca do snorkel ficar num lugar de baixa pressão ou de turbulencia fica ruim também.
samukanvas
03/02/2005, 17:08
Ha ha ha ha ha ha ha :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: eu já tentei fazer essa experiência de morrer sem respirar. Muito legal! Não dá mesmo... Esse pobrema do xnokiel tanto faz. O ar tem uma dinâmica diferente da água. Como ele é mais leve reage mais rapidamente que a água e como eu disse antes ALGUÉM SABE A VELOCIDADE DE UM PISTÃO A, SEI LÁ, 4000RPM??? Depende do curso do pistão.
Acho que fica mais esclarecido, porque se o pistão tiver força pra puxar o ar com o snorkel virado pra tras (na situação de "vácuo" :shock: ), então o desempenho é o mesmo.Não é o mesmo não, como você falou, o pistão vai gastar alguma força para puxar o ar, ai já temos perda de rendimento.
Uma das razões de se ter mais potencia com um turbo é que o turbo vai empurrar o ar lá para dentro.
Agora qual seria a velocidade pra se fazer vácuo no snorkel? Veja que a área da boca é de 100cm² +-. Tá louco! E outra, a que velocidade se teria um vácuo tão forte pra um pistão não conseguir puxar o ar? +- na velocidade de um F1 300/400 km/h. Seu jipe chega nessa velocidade? :mrgreen:A 60 km/h a influencia aerodinamica é muito grande e é geometrica com aumento da velocidade.
Por isso é que se fazem carros muito aerodinamicos para andar a 80 / 100 km/h.
Vixe Cara,
Tá confundindo cu com bunda.... no final é tudo a mesma coisa :lol: :lol:
Velocidade de admissão do pistão não depende só do curso do pistão e sim do giro que ele está? Tá confundindo com volume? Quanto maior a biela menor capacidade de giro e tal...
Imagina ar como combustível tb... precisa de 3 coisas pro mundo girar. No seu caso: ar, combustível e algum tipo de ignição (faisca da vela) se o motor tem a capacidade de puxar o mesmo volume de ar nas duas situações (frente ou tras do snorkel) então não há perda. Veja que vácuo é uma situação sem ar. Então o que eu digo é que se o motor tem uma capacidade de fazer seu serviço a 4000rpm a 170km/h não está perdendo desempenho. A aerodinâmica é que não deixa o carro andar mais. Mas a 400k/h a 21000rpm o vácuo pode se tornar um agravante.
A 60 km/h não existe influência aerodinâmica no snorkel... pode esquecer.
Se fosse assim todo o foguete tinha snorkel. Afinal foguete é um motor a combustão que tem combustível, precisa de ar e tem ignição...
Quanta bosta eu to falando, mas no mínimo é curioso :lol: :lol: :lol: :lol:
E que discussão é essa? No máximo, virado pra frete ou pra tras, acho que a diferença não seria de um jegue.
Vixe Cara,
Tá confundindo cu com bunda.... no final é tudo a mesma coisa :lol: :lol:
Velocidade de admissão do pistão não depende só do curso do pistão e sim do giro que ele está? Tá confundindo com volume? Quanto maior a biela menor capacidade de giro e tal... Não disse que era só do curso, mas TAMBEM do curso.
É claro que depende da RPM, mas em dois motores na mesma rotação o que tiver maior curso vai ter maior velocidade de pistão.
Imagina ar como combustível tb... precisa de 3 coisas pro mundo girar. No seu caso: ar, combustível e algum tipo de ignição (faisca da vela) se o motor tem a capacidade de puxar o mesmo volume de ar nas duas situações (frente ou tras do snorkel) então não há perda. Veja que vácuo é uma situação sem ar. Então o que eu digo é que se o motor tem uma capacidade de fazer seu serviço a 4000rpm a 170km/h não está perdendo desempenho.Você não consegue ver o todo. Imagine na minha XJ que posso virar a boca do snorkel para o lado que quiser. Sempre vou ter a mesma velocidade a mesma rotação, mas eu diro que o motor vai ter gastar mais energia para puxar o ar com a boca do snorkel virada para trás. Isso tem implicação sim, vai gastar mais combustivel.
A aerodinâmica é que não deixa o carro andar mais. Mas a 400k/h a 21000rpm o vácuo pode se tornar um agravante.
A 60 km/h não existe influência aerodinâmica no snorkel... pode esquecer.A 60 faz muita diferença sim... basta colocar a mão para fora com o carro a esta velocidade e vai descobrir o que é FORÇA aerodinamica. Tem avião que decola a menos de 120 km/h, ou seja, o ar tem tanta força que tira o avião do chão.
Se fosse assim todo o foguete tinha snorkel. Afinal foguete é um motor a combustão que tem combustível, precisa de ar e tem ignição...E como acha que foguete vai para o espaço onde não tem ar...
Normalmente ele leva tanto o combustivel como o comburente (o seu ar).
Quanta bosta eu to falando, mas no mínimo é curioso :lol: :lol: :lol: :lol: Concordo, mas podia melhorar sua escrita eliminando palavras chulas.
j.sebastian
03/02/2005, 17:58
A 60 km/h não existe influência aerodinâmica no snorkel... pode esquecer.
Existe sim, como escrevi no começo do tópico... capaz de alterar a mistura combustível/comburente (gnv/ar) e fazer o motor morrer em neutro a mais de 60km/h com o bocal apontado para a frente...
Sebastian
samukanvas
03/02/2005, 18:04
Eu me retiro da discussão por falta de inteligência e mau comportamento. Wallace, a última coisa que eu quero é discutir pra provar meu ponto de vista. Fui vencido :wink:
Se voce acha que esta certo e outro errado continue.
Ninguem aqui é dono da verdade.
E no mais estamos aqui para aprender todos.
Então mesmo que esteja errado continue para aprender ou descobrir algo novo.
Samurai_MOA
03/02/2005, 20:04
Não sei se a diferença de consumo eh tão relevante, jah postei antes em outro forum, o meu Samuca antes de colocar snorkel fazia 10,11km/l e depois que coloquei snorkel ele fez 9,9km/l e 9,95km/l. Tudo medido circulando na cidade, vale ressaltar que parte de meu caminho diário eh uma longa avenida onde o limite eh 80km/h!
samukanvas
03/02/2005, 20:35
Se voce acha que esta certo e outro errado continue.
Ninguem aqui é dono da verdade.
E no mais estamos aqui para aprender todos.
Então mesmo que esteja errado continue para aprender ou descobrir algo novo.
Esse é o espírito amigo :!:
O problema maior dessas discussões é que na maior parte dos casos a gente tem informações de amigos (daí a tal história de pescador) e de algumas revistas que em sua maioria escrevem umas coisas bem skizitas. Ninguém aqui é engenheiro da NASA pra saber a dinamica teórica prática do dinamismo dinamico. Então estamos sempre aprendendo :wink:
Walter L. L. Casitta
03/02/2005, 22:03
Não sei se a diferença de consumo eh tão relevante, jah postei antes em outro forum, o meu Samuca antes de colocar snorkel fazia 10,11km/l e depois que coloquei snorkel ele fez 9,9km/l e 9,95km/l. Tudo medido circulando na cidade, vale ressaltar que parte de meu caminho diário eh uma longa avenida onde o limite eh 80km/h!
Marcelo,
Quando você calcula o consumo do seu Samurai, desconta o tamanho dos pneus em ralação ao odômetro?
Será que esse consumo de 10.11 não é de quando você usava pneus menores?
Samurai_MOA
04/02/2005, 08:57
Marcelo,
Quando você calcula o consumo do seu Samurai, desconta o tamanho dos pneus em ralação ao odômetro?
Será que esse consumo de 10.11 não é de quando você usava pneus menores?
Não, desde que comprei o jipe uso a mesma medida de pneus, troquei o jogo ha alguns meses mas ainda to usando a mesma medida! :wink:
guilhermeabreu
04/02/2005, 12:46
WALLACE
De pleno acordo com vc , vide os vidros trazeiros dos carros com trazeira reta. Pq alí forma um bolsão de vácuo que puxa todos os detritos alí de perto para o parabrisa trazeiro.
Qdo eu falo do VÁCUO que forma atrás do snorkel , eu não disse que a força desse VÁCUO seria maior que a força de sucção da turbina ou se aspirado , esta força do VÁCUO é infinitamente menor que a força de sucção da turbina ou aspirado , SENÃO o carro não funcionaria por falta de ar.
CONCLUINDO: Como estava discutindo se o desempenho seria maior ou menor com snorkel? Eu digo ,ou seja eu concluo que com snorkel virado para trás o desempenho deve ficar pouquíssimo (quase INSIGNIFICANTE ) inferior se o snorkel tiver virado pra frente. Pq a força de sucção da turbina e ou aspirado é INFINITAMENTE MAIOR que a força do VÁCUO alí instalado.
E ,se um carro tem snorkel e outro que não tem , FICA difícil de eu concluir pq não tenho como medir a VANTAGEM de ter um AR MAIS FRIO QDO TEM SNORKEL, e a DESVANTAGEM de o ar percorrer um caminho MAIOR E CHEIO DE OBSTÁCULO (CURVAS) QDO TEM SNORKEL de um que NÃO TEM SNORKEL que puxa um AR MAIS QUENTE E SEM OBSTÁCULO . DAÍ não sei responder se um carro COM SNORKEL tem desenpenho MELHOR OU PIOR que um SEM SNORKEL.
DEIXO esta conclusão para os TÉCNICOS ,e ou ENGENHEIROS MECÂNICOS e ou CIENTÍSTAS para responderem com PRECISÃO , e NÃO com ACHISMO
Virado para atrás aspira mais água e mais detritos.
Coisas de aerodinamica.
Wallace,
Virado para trás não aspira mais água que para frente, ou você nunca reparou que o vidro da frente fica mais molhado que o de trás com essas coisas de aerodinâmica?
Quanto a detritos, acredito que acima do carro, no teto, não faça muita diferença, pois a quantidade de detritos nessa posição é infinitamente menor que na traseira do carro.
Você como Engenheiro Automobilístico, já deve ter visto um teste de túnel de vento com demarcação, quando utilizam uma tinta para ver as áreas de maior arrasto. Em 99,9% das vezes a área que fica mais pintada é fente do automóvel.
[]'s
DEIXO esta conclusão para os TÉCNICOS ,e ou ENGENHEIROS MECÂNICOS e ou CIENTÍSTAS para responderem com PRECISÃO , e NÃO com ACHISMO
Não é necessário ser técnico, engenheiro ou mecânico para responder com toda a precisão, é só ter BOM SENSO, instalar um vacuômetro e fazer medições com snorkel, sem snorkel, boca virada prá frente, virada prá trás, à 10 km/h, à 200 km/h e por aí vai.
Uma coisa tão simples de se fazer - e se provar - mas pelo visto o que querem mesmo é praticar digitação... :twisted: :lol:
wagnerlopes
05/02/2005, 15:27
O resumo de todo esta conversa é que o snorkel nao melhora em nada, so serve para elevar a entrada de ar que é o objetivo dele.
:idea:
wagnerlopes
05/02/2005, 15:28
ah, esqueci, e gastar dinheiro comprando mais um treco! :mrgreen:
O resumo de todo esta conversa é que o snorkel nao melhora em nada, so serve para elevar a entrada de ar que é o objetivo dele.
Não é bem assim, Wagner, um snorkel tanto pode píorar quanto melhorar a performace do motor.
Piora quando existe restrição.
Melhora quando a inércia do deslocamento do ar ("efeito sifão) atua à favor, o que só acontece, diga-se de passagem, em uma faixa relativamente estreita de rpm.
Abraços,
O do Marcelo estava restringindo o fluxo de ar para a turbina, deixando o motor estrangulado nas rotações acima de 2000 RPM.
Os dutos estavam aml dimensionados e a boca virada para trás.
[]'s
Eduardo Chaves
06/02/2005, 16:01
Fábio,
Que Marcelo ? Qual Jipe ? Qual motor ? Qual a solução ?
[]'s curiosos...
Você como Engenheiro Automobilístico, já deve ter visto um teste de túnel de vento com demarcação, quando utilizam uma tinta para ver as áreas de maior arrasto. Em 99,9% das vezes a área que fica mais pintada é fente do automóvel.Tinta nunca...
Algo como fumaça sim.
E principalmente muitas fitas, ou tiras que são fixas com adesivo para se verificar o fuxo de ar. Ai normalmente tem mais na frente ou em areas especificas que se que estudar.
Já que a parte mais na influencia na parte mais atrás.
Colorido basimente só no que é feito em computador onde se pode per a pressão de ar, por exemplo, em cores diferentes.
Fábio,
Que Marcelo ? Qual Jipe ? Qual motor ? Qual a solução ?
[]'s curiosos...
Marcelo Freitas, da Mega-Jabiraca.
[]'s
Eduardo Chaves
11/02/2005, 16:46
Beleza Fábio,
Intaum é o Engesa com motor MWM, e qual foi a solução ?
[]'s...
Para resolver o problema no momento, desligamos a mangueira do duto externo, ficando solta no interior do veículo. mais tarde, o snorkel será redimensionado.
[]'s
Eduardo Chaves
11/02/2005, 17:55
Fábio,
O meu tem 2 1/2" de diâmetro, mas é mais curto que o snorkel tradiconal, ele sai junto da parede corta fogo e já sobe na coluna, não deve ter mais que 1 ou 1,20m do filtro até a boca...
Em qual diâmetro ele está pensando ? Em 3 1/2" ?
[]'s...
Edu,
Eu não sei. Ele está vendo com o Reynaldo da MotorLodge (http://www.motorlodge.com.br) mas, até ontem, ele estava com a prioridade nas rodas que quebraram.
[]'s
Ronaldo B.
06/06/2005, 10:24
Pessoal,
Uma dúvida que nem tem muito a ver com snorkel, me fez reativar esse tópico que já estava parado a algum tempo. No início deste tópico foi comentado que ao entar ar frio no motor isso melhora seu rendimento, potência, etc... mas isso é verdade para motores a diesel, gasolina e álcool também ??
Pergunto isso porque o motor do meu jeep é a álcool (GM151), e como estou querendo trocar o atual conjunto do filtro de ar fica aí a minha dúvida, devo colocar um que possibilite a entrada do ar o mais frio possível ou não ??? Se quanto mais frio o ar melhor, mesmo em um motor a álcool, qual a função do coletor dos motores a álcool serem aquecidos ?? Fui aconselhado a colocar o filtro de ar da Pampa 1.8 (Heavy Duty, acho que é esse o nome) e colocar a entrada de ar dentro da parede corta fogo, ou seja vai ficar em baixo do painel do jeep, o que impediria de entrar água no filtro e o ar que entraria não seria tão frio como num filtro que aspira o ar diretamente da frente do carro ou dentro do cofre do motor.
Como deu prá ver, não entendo nada de snorkel, filtro de ar e semelhantes, por isso a quantidade de dúvidas.
Qualquer ajuda será muito bem vinda!!!
[]´s
No alcool o ar frio pode até atrapalhar.
Andre Sousa
08/06/2005, 12:23
sobre snorkel penso que se não atrapalhar muito já tá ótimo. Ajudar é difícil.
Cadü Smith
13/07/2015, 23:33
Fisicamente faz todo sentido, pela densidade de oxigênio em frações mais frias de ar.
Quer uma boa idéia ? Melhor que turbo, melhor que blower. Aumenta a potência de qualquer carro, qualquer combustível, aumenta também a vida útil do motor : Experimente ligar uma saída do AC no Snorkel do jipe.
Um amigo meu andou num blindado, onde o snorkel era interno, por questões de segurança. ( Qualquer um com um saco plástico faz o motor do jipe apagar... ) O fato curioso é que com as janelas fechadas e o AC bem frio o carro rendia mais !!! Consumia menos e tinha um desempenho melhor. Chegando no Brasil ele adaptou a idéia na caminhonete dele. Diz que quando quer correr em vez de desligar o AC ele liga... hehehe
Quer uma boa idéia ? Melhor que turbo, melhor que blower. Aumenta a potência de qualquer carro, qualquer combustível, aumenta também a vida útil do motor : Experimente ligar uma saída do AC no Snorkel do jipe.
Um amigo meu andou num blindado, onde o snorkel era interno, por questões de segurança. ( Qualquer um com um saco plástico faz o motor do jipe apagar... ) O fato curioso é que com as janelas fechadas e o AC bem frio o carro rendia mais !!! Consumia menos e tinha um desempenho melhor. Chegando no Brasil ele adaptou a idéia na caminhonete dele. Diz que quando quer correr em vez de desligar o AC ele liga... hehehe
Bom dia! Essa é novidade pra mim, tem fotos???
IsmaelMatos
14/07/2015, 09:58
Cadu, bom dia,
A idéia parece interessante. Pergunte ao teu amigo como ele fez a instalação, qual o carro, e se o motor é aspirado ou turbo. Pergunte também se faz algum ruido dentro da cabine. Não quero correr, e uso o ar condicionado sempre ligado.
Não sei como seria a vazão de ar para alimentar o motor. Não sou entendido no assunto, mas vou chutar uma conta aqui:
Para simplificar as contas, assumo um motor 2.0 trabalhando a 2 mil giros:
> 2 litros de ar para cada 2 giros no motor de 4 tempos, ignorando que parte é combustível, mas o turbo manda ar sob pressão;
> 1 litro de ar por giro do motor;
> 2.000 litros de ar por minuto são puxados de dentro da cabine para o motor;
2 metros cúbicos de ar por minuto é muito ar! Para "correr", com o motor a 4.000 giros, são 4 metros cúbicos de ar, por minuto! Aí só num carro todo aberto, sem poeira, sem calor, sem frio e sem chuva...
Errei muito nas contas??? Como funciona para ele na camionete?
Abraços,
Cadü Smith
14/07/2015, 23:16
A camionete era uma Nissan 2.8 TDi. Mas já vendeu o carro e voltou a morar no exterior ... infelizmente vamos ficar na imaginação do fato.
Quem sabe alguém não faz o experimento aí pra gente ver como fica ? hehe
[]