PDA

Ver Versão Completa : Ranger 3.0 - barulho ao arrancar em subidas



Rodrigo 4x4
07/08/2009, 18:05
Pessoal, venho observando um barulho ao arrancar em subidas com minha Ranger. Esse barulho faz lembrar ao de freio de caminhão quando está quase parando - é tipo um choro de freio.

Alguém já observou ou já passou por isso? Alguma idéia do que possa ser?

:concordo:

Abraços,

Walter L. L. Casitta
07/08/2009, 18:27
Pessoal, venho observando um barulho ao arrancar em subidas com minha Ranger. Esse barulho faz lembrar ao de freio de caminhão quando está quase parando - é tipo um choro de freio.

Alguém já observou ou já passou por isso? Alguma idéia do que possa ser?

:concordo:

Abraços,

Você vai ter que ser mais específico...

Giba Diesel
07/08/2009, 19:34
Especifica melhor. Eu ja tive um barulho esquisito nesse naipe, mas era só quando estava parando e sem pressionar os freios.

rogeriomasih
07/08/2009, 20:01
Juro que não consegui entender como é esse barulho...

É tipo chiado de pastilha de freio?

Edintruder
07/08/2009, 20:05
Isso só aparece quando estás com o pé na embreagem ou fica por mais algum tempo depois de soltar a embreagem?

Jera
08/08/2009, 00:56
tive um barulho parecendo um "ronco"...fazia um "uhuuu" !!!
mas nao era necessaria mente em subidas. acontecia as vezes qnd ia sair em subidas ou as vezes qnd estava devagar e saía de 2a marcha.
começou aos 50milkm e fui até os 150milkm sem problemas. aos 150 as marchas travaram 3 vezes. liguei pro mecanico e ele me disse que era o rolamento que fica no eixo piloto. ele me falou pra dar um pequeno tranco no carro que voltaria ao normal e que qnd desse íamos desmontar a embreagem pra trocar o rolamento e se necessario trocar a embreagem.....mas rodei até os 167milkm sem mais problemas e estava esperando me sobrar um tempo pra fazer a troca. mas o carro capotou antes disso.....

Rodrigo 4x4
08/08/2009, 08:57
Pessoal, agradeço a ajuda de todos.
Tentarei explicar melhor para todos...
É + ou - como o Jera falou mesmo. O barulho é tipo um "uhuu" (faz lembrar um pouco aquele "choro" de lona de freio de caminhão/ônibus quando pára no sinal de trânsito, por exemplo - mas não é longo e nem alto quanto).Qdo o carro já começa a se movimentar na arrancada e o pé já está praticamente saindo da embreagem, o barulho pára. Por enquanto só escutei ao arrancar em subidas (leves e fortes) e, ao arrancar de 2a marcha numa reta ou descida. Inicialmente estava achando que poderia ser no cardã quando ele começava a girar - mas acho muito pouco provável; mas tenho certeza de que o barulho vem de fora do carro, mais precisamente por baixo e próximo ao motor. Curioso é que ele começou depois que eu lavei o carro por baixo, achei que iria parar pensando que alguma peça poderia ter ficado engripada com o excesso de água, mas não parou. Estou achando que é a mesma coisa que o Jera relatou acima. No mais o carro está perfeito, 65mkm, engates perfeitos e nunca travou marcha.

Abcs,

Walter L. L. Casitta
08/08/2009, 09:25
Pessoal, agradeço a ajuda de todos.
Tentarei explicar melhor para todos...
É + ou - como o Jera falou mesmo. O barulho é tipo um "uhuu" (faz lembrar um pouco aquele "choro" de lona de freio de caminhão/ônibus quando pára no sinal de trânsito, por exemplo - mas não é longo e nem alto quanto).Qdo o carro já começa a se movimentar na arrancada e o pé já está praticamente saindo da embreagem, o barulho pára. Por enquanto só escutei ao arrancar em subidas (leves e fortes) e, ao arrancar de 2a marcha numa reta ou descida. Inicialmente estava achando que poderia ser no cardã quando ele começava a girar - mas acho muito pouco provável; mas tenho certeza de que o barulho vem de fora do carro, mais precisamente por baixo e próximo ao motor. Curioso é que ele começou depois que eu lavei o carro por baixo, achei que iria parar pensando que alguma peça poderia ter ficado engripada com o excesso de água, mas não parou. Estou achando que é a mesma coisa que o Jera relatou acima. No mais o carro está perfeito, 65mkm, engates perfeitos e nunca travou marcha.

Abcs,

Isso é o atuador hidráulico da embreagem. Pode ser que ele esteja com problema ou não. O tempo é quem vai dizer. De qualquer forma é bom ficar de olho no nível do óleo da embreagem ou se existe algum vazamento que pode aparecer por baixo da caixa seca logo ali entre o motor e a caixa de marchas....

rogeriomasih
08/08/2009, 09:31
Walter,

sendo o problema no atuador, pq ele só aparece em subidas?

é pq ele fica mais tempo com o pé na embreagem para sair?

Rodrigo 4x4
08/08/2009, 09:32
Isso é o atuador hidráulico da embreagem. Pode ser que ele esteja com problema ou não. O tempo é quem vai dizer. De qualquer forma é bom ficar de olho no nível do óleo da embreagem ou se existe algum vazamento que pode aparecer por baixo da caixa seca logo ali entre o motor e a caixa de marchas....

Walter, vlw pela dica. Com relação ao reservatório de óleo da embreagem, vc sabe me dizer se ele deve ficar cheio até praticamente a tampa ou tem o nível certo?

Walter L. L. Casitta
08/08/2009, 19:56
Walter,

sendo o problema no atuador, pq ele só aparece em subidas?

é pq ele fica mais tempo com o pé na embreagem para sair?

Não sei não. É so arrancar um pouco mais forte e que o barulho vem.

Eu tive esse mesmo problema duas vezes. Na primeira vez o atuador teve que ser trocado e na segunda desapareceu com o tempo. O pessoal da concessionária aqui perto diz que é aviso do fim do atuador, mas segunda vez o atuador rodou 150.000Km, ficou até que troquei o motor com embreagem e tudo e ele ainda estava em boas condições de uso assim como a embreagem inteira...

Walter L. L. Casitta
08/08/2009, 19:58
Walter, vlw pela dica. Com relação ao reservatório de óleo da embreagem, vc sabe me dizer se ele deve ficar cheio até praticamente a tampa ou tem o nível certo?

É difícil dizer, acho que se encher acima da metade ele vai transbordar quando colocar a tampa...

rogeriomasih
08/08/2009, 20:16
É difícil dizer, acho que se encher acima da metade ele vai transbordar quando colocar a tampa...

Acho que tem uma marca de nível...acho que o manual faz referência a esta marca.

Rodrigo 4x4
09/08/2009, 08:43
Acho que tem uma marca de nível...acho que o manual faz referência a esta marca.

Caro Rogério, não consegui ver no manual a questão do nível. Lá parece que indica o local do reservatório e não dá informações precisas sobre o nível. Inclusive já olhei o nível da minha - tirei a tampa e um copinho preto de plástico que fica lá dentro; e o nível estava + da metade do reservatório. Tem uma marca em auto relevo dentro do reservatório. Será que ela tem que ficar coberta de óleo?

Abcs,

Rodrigo 4x4
09/08/2009, 08:45
tive um barulho parecendo um "ronco"...fazia um "uhuuu" !!!
mas nao era necessaria mente em subidas. acontecia as vezes qnd ia sair em subidas ou as vezes qnd estava devagar e saía de 2a marcha.
começou aos 50milkm e fui até os 150milkm sem problemas. aos 150 as marchas travaram 3 vezes. liguei pro mecanico e ele me disse que era o rolamento que fica no eixo piloto. ele me falou pra dar um pequeno tranco no carro que voltaria ao normal e que qnd desse íamos desmontar a embreagem pra trocar o rolamento e se necessario trocar a embreagem.....mas rodei até os 167milkm sem mais problemas e estava esperando me sobrar um tempo pra fazer a troca. mas o carro capotou antes disso.....

Jera, dá para explicar melhor esse lance do tranco pro barulho sumir?

Abcs,

Rodrigo 4x4
09/08/2009, 08:55
Não sei não. É so arrancar um pouco mais forte e que o barulho vem.

Eu tive esse mesmo problema duas vezes. Na primeira vez o atuador teve que ser trocado e na segunda desapareceu com o tempo. O pessoal da concessionária aqui perto diz que é aviso do fim do atuador, mas segunda vez o atuador rodou 150.000Km, ficou até que troquei o motor com embreagem e tudo e ele ainda estava em boas condições de uso assim como a embreagem inteira...


Walter, pelo que tenho acompanhado, terei que "conviver" com esse barulho e só mexer quando aparecer um problema mais grave, não é? Não tenho um mecânico de confiança pra levar esse carro, nesse caso terei que levar numa Ford daí vc já viu né?
Em relação a questão do óleo da embreagem, o rapaz da concessionária daqui disse que nem precisa olhar o nível no reservatório da embreagem porque o reservatório de freio é que comanda tudo, bastava ver somente o nível do freio. Eu fiquei surpreso com essa novidade!

Abcs,

Jera
09/08/2009, 10:40
Jera, dá para explicar melhor esse lance do tranco pro barulho sumir?

Abcs,

olá rodrigo!

não é tranco pro barulho sumir não. o tranco foi pra destravar as marchas qnd elas travaram pela 1a vez!.....dps de mais de 100milkm que escutei o ronco pela 1a vez!!!
dps de mt esforço consegui colocar 1a marcha e liguei o carro sem pisar na embreagem. aí deu um pequeno tranco. dps do carro ligado fiquei soltando a embreagem com a 1a engatada meio rápido pra dar uns tranquinhos. dps disso as marchas voltaram a encaixar de novo.
andei mais uns 30km e as marchas voltaram a travar.....fiz a mesma coisa e voltou ao normal. aí rodei tranquilo uns 20milkm sem travar.
rodrigo, se o seu problema for só o ronco, fica tranquilo....pelo jeito o seu ronco é o mesmo do meu. com o tempo ele diminui. comigo começou aos 50milkm e fui até os 167milkm sem trocar embreagem.

rogeriomasih
09/08/2009, 10:50
Tem uma marca em auto relevo dentro do reservatório. Será que ela tem que ficar coberta de óleo?

É exatamente esta marca. Põe óleo somente até este nível, pois quando o copinho entra no reservatório, o óleo sobre e pode transbordar.

Rodrigo 4x4
10/08/2009, 10:09
olá rodrigo!

não é tranco pro barulho sumir não. o tranco foi pra destravar as marchas qnd elas travaram pela 1a vez!.....dps de mais de 100milkm que escutei o ronco pela 1a vez!!!
dps de mt esforço consegui colocar 1a marcha e liguei o carro sem pisar na embreagem. aí deu um pequeno tranco. dps do carro ligado fiquei soltando a embreagem com a 1a engatada meio rápido pra dar uns tranquinhos. dps disso as marchas voltaram a encaixar de novo.
andei mais uns 30km e as marchas voltaram a travar.....fiz a mesma coisa e voltou ao normal. aí rodei tranquilo uns 20milkm sem travar.
rodrigo, se o seu problema for só o ronco, fica tranquilo....pelo jeito o seu ronco é o mesmo do meu. com o tempo ele diminui. comigo começou aos 50milkm e fui até os 167milkm sem trocar embreagem.

Fazer o que né Jera? Terei que aumentar o volume do som toda vez que for arrancar pois "adoro" barulhos em meus carros...
Mas vou continuar rodando assim mesmo, paciência.

obs: aproveitando, tem como vc me enviar algumas fotos (preferência de banho tomado) de sua Ranger com os BF 265? Estou querendo por na minha mas fico na dúvida quanto a medida.

Abc,

Rodrigo 4x4
10/08/2009, 10:12
É exatamente esta marca. Põe óleo somente até este nível, pois quando o copinho entra no reservatório, o óleo sobre e pode transbordar.

Exatamente Rogério. O meu está no nível certo. Vou tentar esquecer o barulho!

Abc,

Rodrigo 4x4
22/08/2009, 17:22
Olá pessoal, outra dúvida!

Tenho observado que a marcha lenta - motor 3.0 - está oscilando (bem baixinho) mas o conta giros permanece normal. Em vez do barulho do motor na lenta ficar "clé clé clé clé clé", ele faz "clé clé clé ....... clé clé clé", tipo dá uma falha pequena no som da lenta. Alguém saberia dizer o que é isso? Pode ser algum sensor do motor?
Estou com vontade de levar o carro na concessionária para olhar isso e o barulho do atuador , mas preferia levar com mais clareza do que seja para que eles não fiquem fuçando e me devolver o carro com "surpresas"...

marcelinoDF
11/10/2011, 17:25
Prezados, estou vivendo a transição da gasolina para o diesel e como é tudo muuuuuuito diferente, ouço muitos barulhos que são estranhos para mim. Em particular, notei um barulho meio assustador do motor que gostaria de saber SE É NORMAL. É do tipo “uuuuuuhhh” bem alto. Um ronco mesmo!
Acontece quando:
1) motor aquecido
2) vtr fica parada algum tempo com motor ligado (exemplo: num sinal que demora a abrir...)
3) arrancada em 1ª dá esse ronco (até bonito, mas assustador!)
4) mudança de marcha da 1ª para 2ª marcha, eu faço com 25 Km/h (dá + ou – 2.500 rpm) conforme está no manual
5) com a mudança da marcha para 2ª, o ronco desaparece.
Pergunto: é isso mesmo? Ou é esse problema que é relatado neste tópico?

CARLOS-BSB
11/10/2011, 17:44
Walter, pelo que tenho acompanhado, terei que "conviver" com esse barulho e só mexer quando aparecer um problema mais grave, não é? Não tenho um mecânico de confiança pra levar esse carro, nesse caso terei que levar numa Ford daí vc já viu né?
Em relação a questão do óleo da embreagem, o rapaz da concessionária daqui disse que nem precisa olhar o nível no reservatório da embreagem porque o reservatório de freio é que comanda tudo, bastava ver somente o nível do freio. Eu fiquei surpreso com essa novidade!

Abcs,

Isso mesmo. Eu troquei todo o fluído de freio da minha na revisão dos 80.000km e o pedal da embreagem ficou bem leve!
.

Carlos A. C. Azevedo
11/10/2011, 19:37
Prezados, estou vivendo a transição da gasolina para o diesel e como é tudo muuuuuuito diferente, ouço muitos barulhos que são estranhos para mim. Em particular, notei um barulho meio assustador do motor que gostaria de saber SE É NORMAL. É do tipo “uuuuuuhhh” bem alto. Um ronco mesmo!
Acontece quando:
1) motor aquecido
2) vtr fica parada algum tempo com motor ligado (exemplo: num sinal que demora a abrir...)
3) arrancada em 1ª dá esse ronco (até bonito, mas assustador!)
4) mudança de marcha da 1ª para 2ª marcha, eu faço com 25 Km/h (dá + ou – 2.500 rpm) conforme está no manual
5) com a mudança da marcha para 2ª, o ronco desaparece.
Pergunto: é isso mesmo? Ou é esse problema que é relatado neste tópico?

Se acelerar com o motor quente, o barulho para ou aumenta? com o motor frio ela faz isso? se segurar a 1ª até 3000 rpm ela faz aumenta o barulho?

BRAVOECONOVEMBER
11/10/2011, 20:24
O que o Carlos quer dizer (desculpe Carlos se eu estiver falando bobagem e me ensine por favor...) é que o barulho pode ser o acoplamento da ventoinha mandando ver quando aquece. Ele trabalha com a temperatura, e dá pra notar quando tá acoplado pelo barulho do ventilador.

Imperador!
11/10/2011, 21:07
O que o Carlos quer dizer (desculpe Carlos se eu estiver falando bobagem e me ensine por favor...) é que o barulho pode ser o acoplamento da ventoinha mandando ver quando aquece. Ele trabalha com a temperatura, e dá pra notar quando tá acoplado pelo barulho do ventilador.

É exatamente o que o Carlos falou mesmo.
E é totalmente normal.

Carlos A. C. Azevedo
11/10/2011, 21:10
Pior é que pode ser uma opção mesmo Bravo, mas eu perguntei mais por que pelo que disseram ai em cima, post mais antigos, diziam que o barulho é na embreagem. E eu perguntei se quando acelerava parava ou aumentava, por que aqui na L200, desde que montei a caixa, depois de trocar a embreagem, ficou um baque meio feio, e quando pisa na embreagem ou acelera ele para. esses barulhos são os piores por que tem que baixar a caixa, ai ja viu, é uma cagada só..

:concordo:

BRAVOECONOVEMBER
11/10/2011, 23:30
É... se o barulho está associado ao uso da embreagem forçando (= patinando) pode até ser indício de disco gasto. Como ele comentou que era só quente e quando ficava muito tempo parada no sinal... e que não é baque... Seria bom ter certeza pra aconselhar se não faz barulho frio, se é quando patina a embreagem, ou se é o normal da ventoinha trabalhando. Minha opinião porca está entre essas duas.

marcelinoDF
13/10/2011, 09:45
Prezados, o barulho:
a) pára com a vtr entrando em movimento após essa "parada no sinal" e o aumento dos giros (e velocidade).
b) não acontece com o motor frio.

Vou verificar, mas o lance da ventoinha faz todo sentido.
Valeu!

Desculpe não responder logo, mas é que só acesso a net no trabalho. estou com problemas na net em casa...