Ver Versão Completa : Hilux 2.8 -alongamento da 5 marcha.
sergiopincelli
06/08/2009, 17:18
CAROS AMIGOS, recentemente fiz uma consulta na empresa SAPINHO CAMBIOS ESPECIAIS a possibilidade de alongar a 5 marcha de minha Hilux.A resposta foi positiva ao custo de + ou - R$ 1.200,00 com o agravante que poderia fazer um pouco de barulho pelo não perfeito acasalamento das engrenagens. Seria uma ótima solução pois evitaria trocar as duas coroas/pinhão e não alteraria o velocímetro. Minha dúvida é será que aguentaria? Peço opinião dos experts.
praiasecacustom4x4
06/08/2009, 18:42
sim e fattivel,o unico problema para minha ideia,alongar so a 5 marcha vai gerar um degrau muito grande na queda de giro entre 4 e 5.poderia encomodar um pouco pois preciseria usar muito a 4 marcha devendo embalar mais o motor para conseguir um giro suficiente para ter torque na 5.
eu prefero a troca da C/P,o carro vai a ter as marcas mais equilibradas com menos buracos de giro
CAROS AMIGOS, recentemente fiz uma consulta na empresa SAPINHO CAMBIOS ESPECIAIS a possibilidade de alongar a 5 marcha de minha Hilux.A resposta foi positiva ao custo de + ou - R$ 1.200,00 com o agravante que poderia fazer um pouco de barulho pelo não perfeito acasalamento das engrenagens. Seria uma ótima solução pois evitaria trocar as duas coroas/pinhão e não alteraria o velocímetro. Minha dúvida é será que aguentaria? Peço opinião dos experts.
Concordo com o Fabrizio. Alem de que se um conjunto não estiver ''acasalado'' não ira funcionar corretamente, irá vibrar e por consequencia haverá a quebra e/ou desgaste dos componentes. Fuja do mico!!!
praiasecacustom4x4
06/08/2009, 22:05
a Saphinho e uma azienda 100% faz otimo produtos,ja vi varios trabalho deles,ma e um trabalho para competiçoes aonde barulho e desgaste estao no orçamentos.para um uso comun e para rodar 100mil km sem problema esta melhor trocar C/P ou colocar pneus mais alto assim da alongar a relaçao final
praiasecacustom4x4
06/08/2009, 22:06
pergunta ,qual medida de pneu vc usa?
elmestizo
07/08/2009, 09:40
Ops..
para as hilux aspirada, não vejo problema, mas para as turbinadas....
Nem a pau, Juvenal!!!!
Em tempo, eu jamais faria um treco desses... o cambio da hilux é tão bom!
sergiopincelli
07/08/2009, 10:59
Fabrizio, a quinta marcha da Hilux é overdrive, portanto a diferença de giros para a quarta é pequena (500 rpm) . Eu uso pneu 31x10,5x15 e pelos cálculos que fiz quando o ponteiro está marcando 100kmh a velocidade real é de 103,4 kmh. Ah valeu muito sua opinião.
guilhermeabreu
08/08/2009, 12:15
Eu tb tenho este dilema , minha SW4 93 é turbinada por fora e tem pneus 255x75x15 , em 5ª a 100km/h no velocímetro estou na realidade a 98,5 km/h ( pelo GPS ) e passo por esta agonia , cambio reduzido demais e a 4ª marcha muito perto da 5ª , e qquer mudança destas opções tb acho melhor trocar C/P , mas não tive coragem$$$$$$$$$$ ainda , trocar relação da caixa de marcha NEM PENSAR .
É só tomar um diazepam que vc acostuma com o barulho do motor pedindo marcha , qtas vezes eu em 5ª marcha vou pra alavanca passar a 6ª que não existe , INCONTÁVEIS VEZES QUE JÁ FIZ ÍSTO .
Raphael Stephano
08/08/2009, 13:05
Sergio,
Já passei por exatamento pelo que vc está passando, quando instalei o turbo já sentia falta de uma relação mais longa, quando intercoolei que melhorou ainda mais a performance, aí a coisa ficou feia. Como você fui atras das opções de alongar. Encontrei um mecanico dem asunção que preparava carros para Rally e fui conversar com ele, tanto tinha a opção de alongar a 5, pois ele tinha uma engrenagem da propria toyota ou trocar a coroa e pinhão, tudo novo. Fui até lá conversei bastante com o cara e cheguei a conclusão de não trocar nada e me acostumar a andar com 3000rpm e aceitar a pickup!! Na verdade fiquei com dó de mandar baixar o cambio ou abrir os diferencias, pois minha pickup era nova. Fiquei com medo de perder a confiança em meu carro, pois sei que do jeito que está saio para viajar 3000km em locais extremamente sem estrutura e nem me preocupo com nada, pois sei que a parte mecanica está intacta, porém se eu fizesse a alteração iria ficar com um pulgão atras da orelha. Acho que já falei muito!!! Mas o que me contenta é o torque que ela tem na faixa de 90 a 130, o que eu preciso nas ultrapassagens. Aproveite que o carro é um show.
Abraço
Raphael
Sergio
Sua Hilux foi turbinada e intercoolada? Se diver sido uma boa solução é o alongamento de diferencial, eu tenho uma hilux 3.0 2004 que foi turbinada e intercoolada, alonguei os diferenciais para relação 4,1 (41x10) mesma relação das SW4 99 a 2001, coloquei pneus 31 10,5 r15, troquei apenas coroa e pinhão diant e tras, no meu caso o traseiro é DANA e não foi dificio de achar no comercio, ja o dianteiro tive q pedir dos EUA pois é da marca AISIN. Com o alongamento o carro muda, não força cambio nem embreagem, o carro passa a correr mais, na estrada 150km/hr 160km/hr brincando, em velocidades menores como 110km/hr 120km/hr o rpm fica na casa de 2500 a 2800 assim não força o motor, ajudando na economia de combustivel. Se tiver duvida pergunte eu tenho um conhecimento bom nessa area, foi eu mesmo que fiz essas modificações nem minha oficina.
decarlifilho
08/08/2009, 18:18
Como sabemos a marca dos diferenciais?? A minha é uma SW4 1997.
Dé Carli
guilhermeabreu
08/08/2009, 20:37
Sergio,
Já passei por exatamento pelo que vc está passando, quando instalei o turbo já sentia falta de uma relação mais longa, quando intercoolei que melhorou ainda mais a performance, aí a coisa ficou feia. Como você fui atras das opções de alongar. Encontrei um mecanico dem asunção que preparava carros para Rally e fui conversar com ele, tanto tinha a opção de alongar a 5, pois ele tinha uma engrenagem da propria toyota ou trocar a coroa e pinhão, tudo novo. Fui até lá conversei bastante com o cara e cheguei a conclusão de não trocar nada e me acostumar a andar com 3000rpm e aceitar a pickup!! Na verdade fiquei com dó de mandar baixar o cambio ou abrir os diferencias, pois minha pickup era nova. Fiquei com medo de perder a confiança em meu carro, pois sei que do jeito que está saio para viajar 3000km em locais extremamente sem estrutura e nem me preocupo com nada, pois sei que a parte mecanica está intacta, porém se eu fizesse a alteração iria ficar com um pulgão atras da orelha. Acho que já falei muito!!! Mas o que me contenta é o torque que ela tem na faixa de 90 a 130, o que eu preciso nas ultrapassagens. Aproveite que o carro é um show.
Abraço
Raphael
RAPHAEL
Respeitando as opiniões dos outros , concordo com vc e ando e vivo com a minha assim , no dia que estou com mais pressa ando até 3.250 rpm o que dá 120 km/h esta muito bom , e no dia a dia ando com 3000 rpm o que me da 108km/h .
Se tiver ou gostar de andar forte , tem que comprar qquer SUV V6 com 200hp a gasosa .
ABRAÇÃO
Como sabemos a marca dos diferenciais?? A minha é uma SW4 1997.
Dé Carli
Voce deve observar na carcaça do diferencial, ao lado dos prisioneiros, que tem a seguinte marca ''AISIN''. Em alguns modelos da Toyota são os de marca ''DANA''.
decarlifilho
09/08/2009, 18:41
Voce deve observar na carcaça do diferencial, ao lado dos prisioneiros, que tem a seguinte marca ''AISIN''. Em alguns modelos da Toyota são os de marca ''DANA''.
Tadi, obrigado pela resposta...
Devo tirar as rodas ou é pelo lado do diferencial???
Dé Carli
Tadi, obrigado pela resposta...
Devo tirar as rodas ou é pelo lado do diferencial???
Dé Carli
Não precisa tirar as rodas. Quando eu falei caracaça do diferencial eu me refiro ao acoplamento onde vai a coroa e pinhao. Olhe de frente para as porcas que fixam este acoplamento e vc verá que existe cravado a marcação ''DANA'' se eu nao me engano no lado direito desses parafusos. Veja a imagem.
decarlifilho
09/08/2009, 21:28
Não precisa tirar as rodas. Quando eu falei caracaça do diferencial eu me refiro ao acoplamento onde vai a coroa e pinhao. Olhe de frente para as porcas que fixam este acoplamento e vc verá que existe cravado a marcação ''DANA'' se eu nao me engano no lado direito desses parafusos. Veja a imagem.
Tati, as únicas coisas escritas eram esses nº 35140 e 75w.
No local marcado por vc, tinha um local para armazenar algo, tipo um espaço plano, mas não tinha nada escrito...
Dé Carli
Tati, as únicas coisas escritas eram esses nº 35140 e 75w.
No local marcado por vc, tinha um local para armazenar algo, tipo um espaço plano, mas não tinha nada escrito...
Dé Carli
Todos o diferenciais originais da Toyota, como falei são AISIN ou DANA. Vou verificar em uma sw4, amanha, e te enviarei o local com fotos. Aguarde.
sergiopincelli
10/08/2009, 11:31
XDAVID, a minha ainda não foi intercolada, mas pretendo fazer o mais rápido possível. O que vc fez com a aferição do velocímetro?.
sergiopincelli
10/08/2009, 11:34
GUILHERME, vc. tem como fazer contato com esse mecânico? Assunção Paraguay?.
cardosoj
10/11/2010, 10:01
Também estou pensando alongar a 5a. Marcha da minha Hilux SW4 95, meu mecânico também me aconselhou em não fazer isso e sim alongar C/P. Quanto vou gastar nos dois casos?
moswaldo
10/11/2010, 11:48
Só pra botar lenha na fogueira!!! Segue relação de Coroa e Pinhão para Toyotas V6 nos EUA, normalmente o pessoal que coloca pneus maiores e Turbo utiliza a relação 4.11 segundo o que li no nosso forum e no forum australiano.
http://motors.shop.ebay.com/__?_from=R40&_trksid=m39&_nkw=toyota+v6++RING+PINION+GEAR
Atenção a troca deve ser feita em ambos os diferenciais (dianteior e traseiro)
Um abraço
Marco Oswaldo
TCHEIGOR
10/11/2010, 13:58
putz! imagina se tivesse isso aqui com esse preço! se bem que eu pagaria até o dobro achando justo!!!
Só pra botar lenha na fogueira!!! Segue relação de Coroa e Pinhão para Toyotas V6 nos EUA, normalmente o pessoal que coloca pneus maiores e Turbo utiliza a relação 4.11 segundo o que li no nosso forum e no forum australiano.
http://motors.shop.ebay.com/__?_from=R40&_trksid=m39&_nkw=toyota+v6++RING+PINION+GEAR
Atenção a troca deve ser feita em ambos os diferenciais (dianteior e traseiro)
Um abraço
Marco Oswaldo
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.