Conectar

Ver Versão Completa : Bandeirante - Fita entre as Lâminas das Molas - Fiat

Francisco Bicalho
06/08/2009, 17:13
Olá Bandoleiros

Alguém aqui do grupo que usa aquela fita da Fiat que é instalada entre as lâminas do feixe de molas?

Estou pensando em comprar essa fita, e gostaria de saber quantos metros eu compro, se tem alguma dica, manha ou segredo, ou se leva no moleiro e manda instalar entre todas as lâminas e é só isso mesmo.

Obrigado;
Chico Bicalho

elmestizo
06/08/2009, 17:17
Boa pergunta...

estou para ir no moleiro e já aproveitaria...

Francisco Bicalho
06/08/2009, 17:43
Fala LM

Consultei uma pessoa num revendedor Fiat no Rio e ele disse que o troço, pelo menos nos Fiat amacia mesmo o sistema de feixes de molas. Faz sentido.

A tal fita se chama "Distancial", e o nº de série para a mais comprida (já vem cortada em dois tamanhos) é 75360068. Fiz um cálculo pras minhas lâminas e deu 8 grandes e 4 pequenas.

Vamos ver se aparece alguém aqui da lista com alguma dica.

Abraço;
Chico

maxdelta
06/08/2009, 23:18
Cara sem querer te desestimular:

Uns tempo atrás naquela pergunta como melhorar o conforto da band! Se lembra?! Eu perguntei ao moleiro, que faz serviço em meu caminhões, ele disse que a fita ajuda muito, mas em veículos mais pesados como é o caso da band, ela desapareceria rápido, ele falou que se quisesse algo mais duradouro colocava um espaçador de aço entre as molas! Francisco vê com pessoal aí o espaçador, apesar q vc usa band como veículo normal, a band é pesadona! No meu caso não vou modificar mais nada na suspensão esse ano! Minha band vai ganhar suspensão pneumática, com sistema panhard tipo do jpx, mas só ano que vem!

Boa sorte pra nós!
Abração!

darlan
07/08/2009, 00:28
ola amigos , eu uso entre as molas chapas zincadas se nao me engano de 1mm..........cortei na medida e coloquei , ja faz uns 2 anos que coloquei e estao lá ainda ...........melhora um pouco sim o conforto , mas nao aquela coisa absurda nao ...........abraços

Francisco Bicalho
07/08/2009, 09:15
"....melhora um pouco sim o conforto , mas nao aquela coisa absurda nao ......"

Se alguém conseguir melhorar o conforto do Bandeirante absurdamente é candidato na hora ao Nobel da Ciência!... ;ˆ)

Darlan, você optou pela chapa zincada porque ela desliza mais entre as molas, ou seja é esse o material mais adequado? Sei que a pergunta é meio sem nexo, na verdade o que eu quero saber é se existe um material ideal para esse fim, ou seja, a chapa zincada, cobre, latão... (duh).

Abraço;
Chico

Francisco Bicalho
07/08/2009, 09:18
Cara sem querer te desestimular:

Uns tempo atrás naquela pergunta como melhorar o conforto da band! Se lembra?! Eu perguntei ao moleiro, que faz serviço em meu caminhões, ele disse que a fita ajuda muito, mas em veículos mais pesados como é o caso da band, ela desapareceria rápido, ele falou que se quisesse algo mais duradouro colocava um espaçador de aço entre as molas! Francisco vê com pessoal aí o espaçador, apesar q vc usa band como veículo normal, a band é pesadona! No meu caso não vou modificar mais nada na suspensão esse ano! Minha band vai ganhar suspensão pneumática, com sistema panhard tipo do jpx, mas só ano que vem!

Boa sorte pra nós!
Abração!
Valeu pela dica Max. Faz todo o sentido do mundo, afinal o Uno inteiro deve pesar tanto quando o motor e câmbio do Bandeirante. Essa fita de plástico vira farinha de mandioca em dois tempos no Toyotão.

maxdelta
07/08/2009, 16:00
"....melhora um pouco sim o conforto , mas nao aquela coisa absurda nao ......"

Se alguém conseguir melhorar o conforto do Bandeirante absurdamente é candidato na hora ao Nobel da Ciência!... ;ˆ)

Darlan, você optou pela chapa zincada porque ela desliza mais entre as molas, ou seja é esse o material mais adequado? Sei que a pergunta é meio sem nexo, na verdade o que eu quero saber é se existe um material ideal para esse fim, ou seja, a chapa zincada, cobre, latão... (duh).

Abraço;
Chico

No caminhão da firma, vw 15-180, já perdeu uma montanheira, por falta de um protetor de aço que fica entre a montanheira e a mola, Basicamente é só uma chapa que encaixa entre a montanheira e a mola mestra! Mas acaba rapidinho, mas se tratar de um caminhão que possui um baú de 3t e carrega mais 6t, agora na band deve durar! A chapa é de aço! Só sei disto, inclusive ia fazer este serviço hj novamente, antes que se perca outra montanheira!

[]'s

Francisco Bicalho
07/08/2009, 16:45
Agora você me pegou, max... não tenho loção do que seja uma montanheira. De qualquer forma eu tenho aqui comigo um rolo de uma chapa de aço inox que acho que é 0.7 mm, será que presta pra usar entre as molas?

Depois conta aí pra mim o que é uma montanheira.

Pra mim existe montanheira de lixo, ou montanheira de bosta de vaca, montanheira de bagaço de cana... mas debaixo de um caminhão nem sabia que dava pra botar uma montanheira de alguma coisa.

;ˆ)

Abraço, e bom fim de semana;
Chico

Kim
07/08/2009, 18:17
Pessoal!

Não lembro o linck, mais já postei fotos do sistema.

O distanciador da fiat, é bom, mais não agueta muito tempo devido ao peso da band.

O espaçador entre as molas é o ideal.

Uma lâmina de 1,2mm a 2mm é ideal.

O comprimento, deve ser o suficiente para ficar preso ao grampo de mola, e largura é a da mola.

Fica muito bom!:concordo:

Na cidade não terão mais desconforto de um veículo de eixo rígido.

Abraços.

Kim.

Francisco Bicalho
07/08/2009, 19:53
Kim

Não sei se entendi bem -"O comprimento, deve ser o suficiente para ficar preso ao grampo de mola", mas adoraria ver as tais fotos que você mencionou. O link é daqui do 4x4 Brasil? Você tem o tal sistema no seu carro? Se não for muito trabalho, poderia mandar umas fotos? A Discrição verbal não ficou clara pra mim.

Obrigado, e desculpe;
Chico

Kim
07/08/2009, 20:13
Caro Francisco Bicalho!

Achei umas fotos de uma F75 SPOA que fiz.

Neste caso, foi usado uma lâmina de uma mola quebrada (mais grossa), para ter maior mobilidade.

Segue fotos.

marcos.zanette
07/08/2009, 21:50
Poxa...

Muito legal esse esquema... Nunca tinha visto, ou ouvido alguém falar.

Estou precisando arquear as molas, vou aproveitar e conversar com o mecânico a possibilidade de fazer isso.

KIM, você tem mais alguma informação para esse procedimento?

Somente uma duvida, as molas não ficam mais frágeis, colocando esse espaçador?

[]´s
Marcos Zanette

Kim
07/08/2009, 23:32
Opa marcos.zanette!

Na minha região, isso é comum, principalmente nas Toy. Band.

Já vai arquera as molas, proceda da seguinte forma:

Divida a mola em três partes, pontas e meio.

Arqueie somente as terços das pontas, sendo que com o feixe desmontado, sem opino de centro, somente as pontas se tocarão, na parte do meio, deverá ficar um vão, que no momento da montagem, receberá o espaçador.

Olhe bem as fotos, repare numa lâmina em relação a outra.

A dirigibilidade fica outra, muito mais confortável.

Pode fazer tranquilo.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
08/08/2009, 01:42
PESSOAL

Estou vendo um perguntando se alguem já colocou as fitas do fiat uno , e ví um monte de respostas dizendo que acha que não dura , que vai esfarelar rápido , e sugeriram as fitas metalicas .

Eu vou reponder a minha experiencia que tive e já relatei aqui em outro local : Como melhorar o conforto da BAND .

POIS É : Eu coloquei as fitas do fiat uno , comprei 3 jogos das fitas e distribuí entre as molas , FIQUEI COM A BAND DURANTE 4 ANOS , ELAS NÃO DESMANCHARAM , NÃO ESFARELARAM , DEU MUITO CONFORTO , ACABOU COM OS BARULHOS DE MOLAS BATENDO AO DESCER DE UMA GUIA E OUTROS SOLAVANCOS .

Eu recomendo pois ficou muito barato na época e ficou bem mais macia a minha BAND AÇO CURTA ANO 90 , e duraram até eu vender a BAND , , ÍSTO É DUROU OS 4 ANOS QUE FIQUEI COM ELA COM ESTAS FITAS E NÃO PRECISEI DE TROCAR NENHUMA .

Esta é o meu relato do uso destas fitas do feixe de molas do uno .

ABRAÇÃO .

Kim
08/08/2009, 08:03
Grannnde Dr. Guilherme!

Quando possível, passe por aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60268&page=7

Pessoal, se Dr. Guilherme falou que funciona, volto atraz nas minhas palavras.

Ficarei muito lislongeado com sua visita!

Abraços.

Kim.

Torezan
09/08/2009, 02:13
Se os jipes de vocês são desconfortáveis, imaginem minha picape que descobri recentemente que está com 10 (isso mesmo, dez) lâminas em cada feixe traseiro.
Apesar de não ligar pro conforto, gostaria de poder melhorar um pouco, portanto se alguém puder me dar informações mais detalhadas ou enviar fotos das fitas da fiat agradeceria, já que para por os espaçadores, faltaria grampo para prender tudo junto e a band ficaria mais perigosa com carga máxima correndo o risco até de quebrar algo...
Em tempo: a suspensão dianteira está dando fim de curso e a marca das borrachas está sobre o eixo, isso é normal acontecer ou será o momento de arquear as molas? Até pouco tempo isso não me ocorria, mas como ando em estradas muito ruins acredito que o excesso de buracos pode ter levado a tal acontecimento.

Abraços,

elvis
09/08/2009, 12:28
grannnde dr. Guilherme!

Quando possível, passe por aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60268&page=7

pessoal, se dr. Guilherme falou que funciona, volto atraz nas minhas palavras.

Ficarei muito lislongeado com sua visita!

Abraços.

Kim.

bom dia kim! Achei interessante o serviço, já vi aqui em minha cidade uma toy com esses calços porém eram de nylon!
Me diz uma coisa vc fez só na traseira ou na dianteira também!
Valeu!

Francisco Bicalho
09/08/2009, 13:49
Kim

Muito interessante. O espaçador faz o feixe funcionar assim como um feixe parabólico. Não sei se você conhece, mas o fexe de molas parabólicas tem lâminas que são mais espessas no meio e nas extremidades tem espaçadores, criando um espaço entre as lâminas para que não haja fricção entre elas. dá uma olhada nesse site: http://www.parabolicsuspension.com/index.htm

Abraço e obrigado pela dica;
Chico

guilhermeabreu
09/08/2009, 14:17
Se os jipes de vocês são desconfortáveis, imaginem minha picape que descobri recentemente que está com 10 (isso mesmo, dez) lâminas em cada feixe traseiro.
Apesar de não ligar pro conforto, gostaria de poder melhorar um pouco, portanto se alguém puder me dar informações mais detalhadas ou enviar fotos das fitas da fiat agradeceria, já que para por os espaçadores, faltaria grampo para prender tudo junto e a band ficaria mais perigosa com carga máxima correndo o risco até de quebrar algo...
Em tempo: a suspensão dianteira está dando fim de curso e a marca das borrachas está sobre o eixo, isso é normal acontecer ou será o momento de arquear as molas? Até pouco tempo isso não me ocorria, mas como ando em estradas muito ruins acredito que o excesso de buracos pode ter levado a tal acontecimento.

Abraços,

AMIGO TOREZAN

Eu relatei o que fiz em minha BAND aço curta .

No seu caso que é uma picape de TRABALHO PESADO , acredito que as laminas de metal deverá durar mais tempo fazendo um efeito bem próximo das laminas do UNO .

Qdo tive minha BAND e hoje tenho um ENGESA , eu exijo muito dos 4x4 e gosto de conforto ao mesmo tempo , como já disse , as fitas do UNO na minha BAND ficou EXCELENTE E RECOMENDO .

Nesta minha BAND , HAVIA FEITO DE TUDO PARA QUE ELA FICASSE NA HORIZONTAL e sempre ela ficava com o lado traseiro direito mais arreado , arqueei as molas por 3 x e logo após voltava o que era , LOGO : Não adianta vc arquear as suas molas dianteiras , SUGIRO A VC COLOCAR MAIS UMA MOLA NA DIANTEIRA , acredito que vc faça um uso mais pesado do que o fabricante projetou par o uso . Ou vc colca as 3 molas novas para ver se resolve e pode resolver , se resolver , é pq as suas molas já deram o que tinha que dar = molas cansadas , MAS PODE não resolver por excesso de peso no seu uso aí seria só vc colocar mais uma mola , na minha opinião ficaria mais barato vc colcocar mais uma mola .

E o problema da traseira da minha BAND de ficar o lado traseiro direito mais arreado , EU COLOQUEI MAIS UMA MOLA de espesssura mais fina na traeira direita e a partir daí ficou sempre alinhada a traseira , sendo tb que a traseira era toda mais arreada , DAÍ COLOQUEI MAIS UMA MOLA AM CADA ALADO NA TRASEIRA .

RESUMINDO :

Minha BAND ficou alinhada com 3 molas na frente em cada lado ( como é original ) e na traseira com 5 molas do lado esquerdo e 6 molas do lado direito sendo que a 6ª mola de espessura mais fina .

No seu caso como vc tem 10 molas na traseira , MAS SE PARA SEU TRABALHO É NESCESSÁRIO , NÃO DEVE TIRAR , mas se esta moito duro e vc não leva tanto peso assim , pode tirar 1 a 2 laminas de cada lado da traseira , e na frente como esta batendo fuim de curso coloca mais uma mola de cada lado na dianteira .

LEMBRANDO : esta é minha opinião que tenho com a minha experiencia de ter tido uma EXCELENTE BAND aço curta completa de tudo que se possa imaginar .

E fotos de como eu coloquei não precisa , é só comprar as fitas do uno e colocar entre as molas , QUE NO SEU CASO RECOMENDO COLOCAR AS FITAS DE METAL , POR CAUSA DO SEU USO EXTREMAMENTE PESADO . Qto aos grampos das molas , existe grampos de tudo qto é tamanho , este não é o problema .

ABRAÇÃO

Torezan
09/08/2009, 14:55
Obrigado pelas dicas! Gostaria apenas de esclarecer alguns pontos que posso ter deixado confusos:

Minha Band não é tão exigida quanto à carga, apesar de já ter carregado 1300 kg por algumas vezes, 70% dos deslocamentos são feitos com a carroceria vazia ou com carga abaixo da metade da capacidade, mas comprei a picape já com 10 molas em cada lado da traseira.

Na suspensão dianteira, acredito que se colocar mais uma lâmina em cada lado, terei maior desconforto por ficar ainda mais dura e acredito que isso não ajudaria no curso da suspensão,mas apenas na resistência para não chegar ao fim do curso e a substituição total das molas deixaria meu pai, que também trabalha com ela, indignado ao saber o valor final (mesmo saindo do meu bolso, estaria arrumando uma briga, he he).

Acredito que as fitas devam conferir maior conforto, porém como não conhecia e nunca tinha ouvido a opinião de quem realmente já usou, queria ter uma idéia mais concreta (já obtida :concordo:).

Abraços,

guilhermeabreu
10/08/2009, 00:43
AMIGO TOREZAN

Por este relato seu , pelo amor de Deus , vá correndo lá num moleiro para retirar 3 molas de cada lado na traseira , pois as picapes , saem de fábrica com 6 molas na traseira , vc deixando com 7 ficará bem mais macia e vai aguentar peso tranquilo .

E qto as fitas aproveita que vai retirar as molas desmontando os feixes coloca logo as fitas , como vc diz que na maioria das vezes vc anda com a carroceria vazia , pode colocar as fitas do UNO que vai bem , é muito barato estas fitas eu comprei 3 jogos , como o seu feixe traseiro tem mais molas , compra 5 conjuntos do UNO , deve custar uns R$20,00 cada conjunto no paralelo .

Vai melhorar muito tanto na maciez qto no barulho de molas batendo .

Torezan
10/08/2009, 01:13
Guilherme,
Acho que você está equivocado, as picapes cabine dupla vinham com 6 lâminas mas as cabines simples (meu caso) vinham com 8 "folhas" como diz o manual. Vou conferir a espessura delas pra ver o que eram originais e o que foram colocadas depois. Como comprei o carro da companhia de energia elétrica do estado (CELESC) acredito que eles reforçaram por causa da carroceria e dos acessórios que levavam.
Mas acho que se desmontar deixarei com 9 ou mesmo as 8 originais e colocarei as fitas com certeza.
Obrigado pelas dicas.

guilhermeabreu
10/08/2009, 12:55
AMIGO TOREZAN

Me desculpe , realmente fiz confusão , mesmo assim vc mantendo a quantidade de molas originais É O IDEAL no seu caso são 8 .

ABRAÇÃO

Arnoldo Junior
10/08/2009, 13:47
Senhores.

Pretendo tirar algumas molas da minha viatura, com a carroceria de fibra, ela ficou muito mais leve, quantas molas os amigos me aconselham a deixar? É aconselhavel retirar molas na dianteira?

Francisco Bicalho
10/08/2009, 15:08
Arnoldo

Eu, pessoalmente não aconselho tirar nenhuma lâmina do feixe. Por mais que o carro tenha ficado alguns quilos mais leve com a carroceria de fibra, ele continua pesado o suficiente para aos poucos ir arriando, e ficar um pouco tombado para um dos lados se você tirar uma lâmina que seja do feixe de molas.

Sei que esse assunto já foi discutido a exaustão aqui no 4X4 Br. mas é quase garantido que quando se retira uma das lâminas do feixe, aos poucos, em alguns meses o carro não fica legal. Para ter uma suspensão um pouco menos dura, a maioria das pessoas recomenda essas modificações:

Buchas de Poliuretano (PU) nos Jumelos
Calços TopKits http://www.topkits.com.br/
Amortecedores à gás (Rancho são ideais, Cofap batem um bolão)
As tais fitas da Fiat chamadas "Distanciais"
Bancos bons

De resto, se o carro ainda estiver incomodando... é porque Bandeirante não é o veículo indicado para a pessoa.

Abraço;
Chico

guilhermeabreu
10/08/2009, 15:21
FRANCISCO BICALHO

Ilustrando ainda mais suas palavras , na minha BAND que coloquei as fitas do UNO , tb coloquei os jumelos articulado do 1113 ou 1313 não me lembro direito de qual destes dois foram , com pino metalico com graxeira , as molas nunca mais ficaram folgadas no jumelo , batendo dos lados como ficavam .

alexandre diniz
10/08/2009, 17:31
Arnaldo
não de cara nos feixes faço como omFco disse a band ate sem carroceria é pesada
agora depois de rodar um tempinho com a fibra veja se realmente for nescessario tirar é prefirivel depois embora ja esta desmontada dai sim vc tera um noção do q ficou

Elmer_Jeep
11/08/2009, 00:24
Arnoldo, eu optaria por retirar as laminas mais curtas, já fiz em outras viaturas e melhorou a flexibilidade mantendo a altura ideal, fiz isso no Jeep que estou montando, estou usando 4 feixes trazeiros da picape e retirei algumas laminas, deve estar com 5 ou 6 no total ainda não está pronto mas já deu pra perceber que ficou próximo do ideal, vou olhar amanha quantas tem e retorno.

[]'s

maxdelta
12/08/2009, 13:26
Francisco não tem aquele treco que vc falou das molas parabólicas! Vc por acaso sabe de alguma mola, que fique com tamanho parecido com as da band?

O que ficaria mais diferente de adaptar as molas parabolicas seria o jumelo e montanheira, teria que refazer ambos! Mas aindei vendo no moleiro, as parabolicas dos veículos que tem lá, são enormes, muito maiores do que da band, até a da pickup traseira é pequena em relação a parabolica menor que achei lá! Como a parabolica eles só tem de sprinter, de onibus e de caminhão, teria que ver qual veículo pode se fazer a transfusão!

Quanto ao jumelo teria de fazer que nem acontece em alguns willys quando se adapta os feixes da band!

Eu vi com moleiro a sujestão do Kim, porém o que fica ruim, é que ele não daria garantia do serviço, ai fica ruim! O tecnico disse que ficaria confortável de fato, mas a chance de quebra da mola aumentaria!

O que necessita em suma é do tamanho das parabolicas.

Até o fim do ano a gente vai vendo as possibilidades! Mas se alguém tiver um catálogo?!! Ajuda!

[]s

reslima
12/08/2009, 16:46
Mestre Kim, Saudações e fico feliz de ter pessoas como você aqui no Fórum que já me deram dicas muito valiosas...

Ta aí o tópico que vc postou fotos do sistema em CJ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39250

Abs... Sempre a disposição...

Renato:concordo:

Pessoal!

Não lembro o linck, mais já postei fotos do sistema.

O distanciador da fiat, é bom, mais não agueta muito tempo devido ao peso da band.

O espaçador entre as molas é o ideal.

Uma lâmina de 1,2mm a 2mm é ideal.

O comprimento, deve ser o suficiente para ficar preso ao grampo de mola, e largura é a da mola.

Fica muito bom!:concordo:

Na cidade não terão mais desconforto de um veículo de eixo rígido.

Abraços.

Kim.

Kim
12/08/2009, 21:59
Opa Reslima!

Muito obrigado pela postagem!:concordo:

Complementou o que havia escrito.

Abraços.

Kim.

André CO
27/08/2009, 11:43
Fala pessoal, andei acompanhando o topico e fiquei interessado nesse sistema de calços...
Vou ter que arquear as molas da frente em breve e ja aproveitaria o moleiro pra adaptar mais esse conforto.
To com algumas duvidas, esse espaçador que o Kim ta falando serve pra frente o so pratraz?Caso não, então o mais bacana seria faze-lo atraz e colocar as fitas do fiat na frente? Uma vez ouvi falar de um espaçador de S-10, é a mesma coisa?
Valeu
abs

Elmer_Jeep
27/08/2009, 12:28
Acho que os espaçadores de lamina da S10 são muito altos.

[]'s

marcos.zanette
27/08/2009, 14:35
Já combinei com um Moleiro aqui de Brasília, estarei fazendo o esquema explicado pelo KIM.

Quando conversei com o Moleiro, ele me disse que já tinha feito esse esquema em algumas Toyotas, e só foi elogio.

[]´s Marcos Zanette

Guiga Tostes
27/08/2009, 15:44
Ola Amigos,

bacana a iniciativa de todos, somente tenho duvidas com relacao ao uso dos espacadores na dianteira devido ao maior peso(motor+agregados etc)....e se este fator nao poderia tornar fragil o conjunto de feixes dianteiros.

Abrs (na duvida...)

Kim
27/08/2009, 16:25
Fala pessoal, andei acompanhando o topico e fiquei interessado nesse sistema de calços...
Vou ter que arquear as molas da frente em breve e ja aproveitaria o moleiro pra adaptar mais esse conforto.
To com algumas duvidas, esse espaçador que o Kim ta falando serve pra frente o so pratraz?Caso não, então o mais bacana seria faze-lo atraz e colocar as fitas do fiat na frente? Uma vez ouvi falar de um espaçador de S-10, é a mesma coisa?
Valeu
abs

Opa andré!

pode fazer nos 4 feixes, que não se arrependerá!

Guiga Tostes!

Não se preocupe, não fragilizará o conjunto.

Abraços.

Kim.

André CO
27/08/2009, 17:37
[QUOTE=Kim;968877]Opa andré!

Legal Kim!
Agora deixa ver se eu entendi, o calço vai só no grampo do meio ou vai nas pontas tambem?
valeu
abs

Kim
27/08/2009, 19:31
Caro André CO!

É como postei fotos anteriores, o espaçador é somente até o grampo, do pino de centro até ao grampo.

Olhe as fotos no tópico.

Geralmente os moleiros sabem!

Abraços.

Kim.

marcos.zanette
27/08/2009, 21:21
Exatamente André...

Imprimi as fotos postadas pelo nosso amigo KIM, quando eu mostrei pro moleiro ele falou "Já fiz isso em varias toyotas, vc vai gostar do resultado"...

Se possível coloque as buchas do jumelo de poliuretano. Vou fazer isso tb.

[]´s
Marcos Zanette

André CO
28/08/2009, 09:24
Vou levantar orçamento agora mesmo!
abs

JOFRAN
06/09/2009, 18:09
Vou levantar orçamento agora mesmo!
abs
CAROS AMIGOS FORISTAS.:idea:
UM AMIGO AQUI DE CAMPINAS COLOCOU UMA GRAXA EM SPRAY,A BASE DE LITIO, ENTRE AS LAMINAS,FICOU ÓTMA.MACIA E SILENCIOSA.PODE-SE USAR GRAFITE EM SPRAY,COM RESULTADOS SEMELHANTES.
JOFRAN

hercilio.neto
07/09/2009, 19:28
CAROS AMIGOS FORISTAS.:idea:
UM AMIGO AQUI DE CAMPINAS COLOCOU UMA GRAXA EM SPRAY,A BASE DE LITIO, ENTRE AS LAMINAS,FICOU ÓTMA.MACIA E SILENCIOSA.PODE-SE USAR GRAFITE EM SPRAY,COM RESULTADOS SEMELHANTES.
JOFRAN

Jofran,

grafite em spray ou graxa não sai logo?

HERCILIO NETO

estyvybeykr
07/09/2009, 21:38
Opa andré!

Guiga Tostes!

Não se preocupe, não fragilizará o conjunto.

Abraços.

Kim.

Eu fiz nos quatro feixos de molas, não da forma que o Kim postou nas fotos da F com pedaços de laminas, mas sim com laminas de chapa 18.

Basiei me no sistema de suspenção dos ônibus urbanos, que na verdade são montados em cima de chassi para caminhões, coloca-se entre cada lamina, uma outra lamina de chapa 18, formando um sanduiche e fazendo com que as laminas tenham uma maior flexibilidade.

É bem verdade que ainda não andei muito com a band, por conta da reforma que não acaba nunca. Porem o pouco que o fiz, percebi uma grande diferença , ficando a criatura muito mais macia.:mrgreen:

estyvybeykr
07/09/2009, 21:39
Eu não me lembro bem mas acho que já havia descrito isso antes em outro topíco, só não sei onde foi.

Elmer_Jeep
08/09/2009, 09:42
Jofran,

HERCILIO NETO

Deve ser bom pra atrair poeira e areia... :parede:

André CO
09/09/2009, 09:17
Eu fiz nos quatro feixos de molas, não da forma que o Kim postou nas fotos da F com pedaços de laminas, mas sim com laminas de chapa 18.

Basiei me no sistema de suspenção dos ônibus urbanos, que na verdade são montados em cima de chassi para caminhões, coloca-se entre cada lamina, uma outra lamina de chapa 18, formando um sanduiche e fazendo com que as laminas tenham uma maior flexibilidade.

É bem verdade que ainda não andei muito com a band, por conta da reforma que não acaba nunca. Porem o pouco que o fiz, percebi uma grande diferença , ficando a criatura muito mais macia.:mrgreen:

Oi Estevam, voce tem alguma imagem dessas chapas?
Valeu

JOFRAN
09/09/2009, 18:23
Jofran,

HERCILIO NETO
Caro Amigo. Parece que não,pois a graxa vai ficar entre as laminas que são justapostas,não sobrando espaço para "entrar areia".ET O amigo aqui de Campinas não faz off road,eventualmente pega uma estrada de CHÃO como dizem os colegas do Sul.
SAUDAÇÕES TRILHEIRAS.

rodiney
28/09/2009, 18:27
AMIGO TOREZAN

Por este relato seu , pelo amor de Deus , vá correndo lá num moleiro para retirar 3 molas de cada lado na traseira , pois as picapes , saem de fábrica com 6 molas na traseira , vc deixando com 7 ficará bem mais macia e vai aguentar peso tranquilo .

E qto as fitas aproveita que vai retirar as molas desmontando os feixes coloca logo as fitas , como vc diz que na maioria das vezes vc anda com a carroceria vazia , pode colocar as fitas do UNO que vai bem , é muito barato estas fitas eu comprei 3 jogos , como o seu feixe traseiro tem mais molas , compra 5 conjuntos do UNO , deve custar uns R$20,00 cada conjunto no paralelo .

Vai melhorar muito tanto na maciez qto no barulho de molas batendo .

Aonde eu posso achar essas fitas por esse preço Guilherme? Alguma dica?
Se a sua durou 4 anos, a minha futuramente sendo toda de fibra, acredito que não dara problemas tão cedo, não é?

Francisco Bicalho
28/09/2009, 20:08
Rodiney

Você encontra essa fitas, chamadas de 'Distancial' cod. nº 75 36 00 68 em qualquer revendedor Fiat.

Chico

André CO
28/09/2009, 20:35
Caros amigos,
Fui arquear (de leve) os feixes dianteiros e comentei com o moleiro sobre os espaçadores feitos com pedaços de lâminas, etc... Ele não quis nem orçar, acredito eu que por 2 motivos: O primeiro porque ele nunca fez tal serviço, e por isso disse que iria forçar as pontas das "réguas", e que ajudaria no atrito das pontas menores em cima do corpo das maiores (tá confuso, né?).
Bom, entendi a lenga lenga quando me disse o segundo motivo: sugeriu colocar umas "moedas" de plástico que são usadas em bestas, h100, etc... Faz-se um furo perto da extremidade da "régua" e se aplica este plástico, o distanciador fica nas extremidades e não no centro, tirando o ranger dos feixes e suavizando o "balanço" do carro, disse ele.
Conclusão: ele cobra 5 pilas por "moeda", mais 100 pilas de MO e 80 de arqueamento por par de feixes...Uma pila na minha opinião, que fiquei só com o arqueamento e boa!
Abs a todos

dalmo cruz torres
13/01/2010, 20:47
FRANCISCO BICALHO

Ilustrando ainda mais suas palavras , na minha BAND que coloquei as fitas do UNO , tb coloquei os jumelos articulado do 1113 ou 1313 não me lembro direito de qual destes dois foram , com pino metalico com graxeira , as molas nunca mais ficaram folgadas no jumelo , batendo dos lados como ficavam .

Amigo Guilherme, como passou de festas de fim de ano, tudo na paz? Estou escrevendo para te perguntar umas coisas sobre as molas da Band. Chegou a hora de mexer na suspensão da minha Band, estive conversando com alguns moleiros da minha cidade e eles confirmaram o que vc disse sobre os jumelos do 1113, mas acrescentaram que eu terei que trocar também os suportes dos julelos, foi isso mesmo que vc fez?

birawc
24/05/2012, 21:57
Blz estes espaçadores não tiram um pouco a estabilidade, sem contar que ela fica + alta no geral quem ta usando poderia relatar com + precisão suas impreções pessoais, agradeço desde já e um abraço a todos.

titanium
09/11/2013, 19:12
Amigos,

Boa tarde!!!

Alguém tem opiniões Atuais sobre a utilização das tais Moedas, Espaçadores, Fitas, etc!?
Estou terminando a reforma da "Lenda" e um dos últimos passos será revisar a suspensão... arqueamento, buchas, etc.
Aí estou querendo incrementar o conforto.

Any Ideas????

Abraços

MarcioNatal
09/11/2013, 23:51
Amigos,

Boa tarde!!!

Alguém tem opiniões Atuais sobre a utilização das tais Moedas, Espaçadores, Fitas, etc!?
Estou terminando a reforma da "Lenda" e um dos últimos passos será revisar a suspensão... arqueamento, buchas, etc.
Aí estou querendo incrementar o conforto.

Any Ideas????

Abraços

Boa noite Daniel.

Utilizei uns espaçadores de borracha no final das molas e estou muito satisfeito. O Dalmo usa o mesmo princípio, só que o material é diferente, é PU usado em esteiras da Petrobrás, mas satisfeito também.

Dê uma olhadinha aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/9265-suspensao-band-3.html , os tópicos relativos são a partir do 116.

Um abração e bom domingo!

Márcio Humberto

titanium
10/11/2013, 08:02
Grande Márcio!

Não tinha visto este tópico ainda! rsrsrs..

Vou reservar parte do domingo dando uma lida... amanhã é dia de ir no mecânico ver como anda a reforma E conversar com o Moleiro!
:D

Muito obrigado!

Forte abraço!