Ver Versão Completa : Adaptação dos diferenciais no J
ALEXANDRE CERQUEIRA
06/08/2009, 13:34
PessoALL,
Sei que já tem um tópico parecido e já pesquisei, mas não está atualizado e não mencionam com maiores detalhes os do troller, portanto, coloco novamente a discussão.
Findi passado consegui detonar a caixa de planetária do dif traseiro. Quebrou em razão dos pneus muito grandes, em uma EROSÃO monstra numa subida, os pneus travaram no suporte superior das molas, acabei forçando, alguma coisa tinha que quebrar, pura estupidez. Como tenho uma reserva, vou substituí-la e espaçar um pouco mais as rodas do cubo. Mas já estou pensando na adaptação de novos eixos para depois do calango trophy em dezembro.
Estou a ponderar quanto aos eixos novos da band. com flutuante, os da rural ou os do troller.
Os da band acho que não encontro relação equivalente aos 8X43. Com o motor 2.4 gas, cambio clark e pneus com 34” de diâmetro, não posso alongar muito, ademais, o uso é para trilha pesada.
Os da rural encontro mais baratos, mas é tanta adaptação (eixos flutuantes, discos de freio, revisão geral, munhões, etc), que vão ficar praticamente no preço dos outros. Sem contar que o material já estaria bem fatigado em razão dos anos de labuta, hehehehe.
Acho que os do troller são os mais robustos, mas têm o problema da posição dos miolos, o dianteiro tem que inverter para a direita (o que não é difícil), o traseiro fica no meio, daí o cardã não ficaria alinhado, mas acho que não seria tão problemático, talvez trepide na arrancada e como não passaria de 110Km/h, não teria outros problemas, acho.
Tem também os da hilux antiga, ainda com eixo rígido na frente, mas são difíceis de achar e não sei da manutenção, nem se teria bloqueio ou outras peças com facilidade, aí fica igual aos carraro.
Já mandei duas mensagens para a ensimec para consultar se eles construiriam os eixos para o jota com dana 44 e carcaças da rural, mas eles sequer responderam.
Peço ajuda aos colegas quanto a informações e experiências que possam fornecer.
Tem que ser eixos mais largos, como da rural ou do troller ou da band, para caber bem os pneus grandes e não arrastarem, não servem os do CJ. Sabem informar as bitolas dos eixos?
Desde já agradeço os comentários.
Alexandre – Brasília - Caveirão
Barão Vermelho
06/08/2009, 14:29
Ola Alexandre, dois caras aqui do forum que podem te ajudar são o Portugues o jpx dele tem eixos da hilux e o Afonso ja faz a adaptação dos eixos do troller em jpx ele e o dono da oficina tt4. valeu
joão k. chikui
06/08/2009, 19:54
Alexandre
O mais fácil prá vc é trocar apenas o traseiro por eixo de Rural 4x4 , com flutuante ensimec(ou Enfer) , já coloca um bloc 100% e mantém a rel 8/43 , com isso poderá continuar usando o dianteiro Carraro.
Descarto o flutuante de band pois a relação nacional mais reduzida é 9/37 (4,11:1) que é muito longa para sua configuração .Seria ideal para motor MWM.
O eixo das picape Hilux japonesa , fora o traseiro centralizado, é fantástico. Tem bolas pequenas(enrosca pouco), é inquebrável, tem muitas possibilidades de bloqueios e tem uma largura excelente. Sua relação 4,56:1 (17% mais longa que a tua)ainda fica bom no teu carro .Mas , é 6 furo .
O eixo Dana/Toyota(Troller 6 furos), além de central o traseiro,o dianteiro é do lado esquerdo e tem bola grande (enrosca os dois, por ser grande e desalinhado) . Tem o problema de ser 6 furos e é muito largo. Muito grande a possibilidade de relação e bloc.
se enteresar eu tenho um diferencial da rural trazeiro 4x4 bola deslocada com o miolo zero com relação 9x44, comprei para por no meu j , mas resolvi comprar os conjuntos novos para o eixo carraro.
ALEXANDRE CERQUEIRA
07/08/2009, 22:11
Boa!!! Já teria iniciado a adaptação? Qual o valor vc tem em mente.
Agradeço a ajuda dos demais colegas, é uma idéia ainda em desenvolvimento.
Abraços,
Alexandre - Brasília - Caveirão
portugues
07/08/2009, 22:27
ai vai uma foto de um dif de hilux instalado..abraços..
gvogetta
10/08/2009, 03:46
Olá Alexandre,
Eu indicaria usar o Dana 44 de Rural com a mesma relação do dianteiro, se possível adaptando semi-eixos T-Rex Bone da Ensimec (flutuante), já que parece ser o componente mais crítico para o conjunto. Terás um eixo com pouca manutenção e compatível com teu eixo dianteiro (43x8), além de ser bem resistente.
A Ensimec faz este serviço, mas creio que eles devem estar bem movimentados (por isso a demora na resposta), além do que o preço seria bem salgado.
Abraço e sorte na solução
ALEXANDRE CERQUEIRA
10/08/2009, 11:08
Valeu Portugues e Getúlio!
Ainda estou ponderando as diversas possibilidades de adaptação dos eixos, obrigado pela ajuda. O eixo da rural é realmente uma ótima opção, o Joãoponeis já tinha mencionado essa. O Ney da ENSIMEC entrou em contato no sábado passado, mas pela idéia que deu, os preços realmente ficam um pouco além do imaginado. Eles até fariam eixos completos, ma$$$$... Talvez compre apenas a carcaça do eixo traseiro e vá adquirindo as peças devagar: o miolo já com bloqueio, a relação 8x43, os semieixos reforçados, etc. Acho que o kit do freio a disco que tenho já serviria. É bom poder contar com os comentários dos colegas. Não vou me precipitar.
Abraços,
Alexandre Cerqueira - Brasília
Andrejur
10/08/2009, 14:52
Salve Alexandre, eu tenho um eixo traseiro de rural adaptado para o JPX composto de carcaça já com a caixa do diferencial deslocada para o mesmo ângulo do cardan do JPX(o deslocamento do eixo original da rural 4x4 não é suficiente para acompanhar o cardan do Jota),caixa de satélites 19estrias, coroa&pinhão 43x8, semi-eixos flutuantes especiais em aço SAE 4320 19estrias com tampas cegas(queixo-duro) e freio a disco traseiro faltando apenas as pinças do Kadett GSI/Monza.
Se vc tive interesse em montar esse eixo traseiro, mande uma MP ou uma mensagem para o meu E-mail andrejur1949@gmail.com.
Abs.
ALEXANDRE CERQUEIRA
10/08/2009, 15:37
Pode mandar fotos e valor? Interessa sim.
Abraços,
Andrejur
10/08/2009, 21:43
Ok. Alexandre, vou juntar tudo e providenciar as fotos....
Abs.
Salve, brother!
Agora que o novo eixo foi instalado, mande fotos!
:dance: pura divers
ão!
Blz, sou novo no forum... quanto gastaria para colocar 4x4 em uma rural 4x2 1971 comprei de um senhor que tava com ela a 37 anos ela tem ja feixe de molas na frente, alguem sabe qnto ?
vlw abraços....
joão k. chikui
25/04/2010, 03:06
Jonas , na verdade vc perguntou na seção errada , pois tem uma só de F-75 e outra só de Willys , mas , vou te dar alguma desanimada
Ao adaptar reduzida na tua rural 4x2 , a saída da Tcase passa a ser deslocada para o lado do passageiro , com isso teoricamente vc teria que comprar o eixo traseiro da 4x4 que tem a bola deslocada para o lado do passageiro .
Portanto , além de adaptar o eixo dianteiro com tração , mais direção , se não quiser ficar com o cardã torto(deve dar alguma vibração), deve trocar o eixo traseiro TB .
O teu eixo traseiro saiu originalmente com REL 11:47 , o normal da 4x4 é o 9:44 .
Eu , se realmente fosse ficar com o carro e tivesse que mudar, do que mudar o eixo traseiro , partiria para um cambio e red de picape Hilux por engrenagem .
Acho que pode gastar , lembrando que vai ter que mandar fazer 2 cardã novos , 7 a 9 k .
Jonas , pensar antes se não compensa negociar esta e pegar uma já 4x4.
Léo_Babiski
25/04/2010, 12:32
Eu estou numa dúvida danada no que fazer no meu J.
Agora que está terminando a adaptação do mwm não sei se alongo as relações do carraro, se adapto um par de eixos novos ou não faço nada.
Fico no dilema porque gastei uma boa quantia nos meus eixos (todos rolamentos de primeira linha, inclusive os duplos, retentores, buchas, C&P nova, freios a disco, pastilhas, mão-de-obra, inclusive troquei a aranha de regulagem pelo sistema de calços pensando em rodar eternamente com esse eixos + mtr opala).
Se eu continuar com os carraros além de ter que gastar em torno de 1.700,00 com relações novas sei que uma hora vou ter que gastar com quebras e no final das contas vai me custar um par de dana 44 já revisado fora a dor de cabeça e jipe parado na garagem.
Meu meca sugeriu fazer um híbrido carraro com bola de diferencial dana, não agradei pq vou continuar refém de peças carraro, dos rol duplos e sem RL.
Estava pensando em comprar carcaças de eixo dana (R$500,00) e ir montando e modernizando ao$ pouco$ enquanto rodava com o carraro com 8x43. Com os pneus 33 que uso e tirando um pouquinho da potencia do mtr (ele já é o mwm mais fraco do volare) acho que tem como rodar provisoriamente até tomar uma decisão em definitivo.
Se correr o bicho pega se ficar o bicho come. O pior é gastar mais uma baba e a adaptação não ficar boa, com suportes desalinhados, caster fora, barra de direção incorreta, carro indirigível... E comprar um par de eixos de troller, hilux ou band à vista só depois de ferrar a mega sena.
Alguém sabe quanto uma boa oficina já acostumada a fazer essa adaptação (solda mig, gabaritos com angulos corretos, caster acertado, suportes alinhados e etc.) que dê garantia que o J não vá "passarinhar" cobra por esse serviço?
Pela garantia de não ter dor de cabeça até vale a pena gastar mais com frete e mandar os eixos para outro estado...
Quem souber ou tiver outra sugestão/crítica fique à vontade. Só lembrando que o J será utilizado para tudo: dia-a-dia, trilhas hard e viagens longas.
Abs.
Martin Melcop
26/04/2010, 08:01
Leo,
Acredito que o seu primeiro problema é definir a utilização do carro.
Sendo honesto o J sem gastar muito $$$$ vc tem que escolher ou vc quer ele para trilha mantem o carraro e coloca uma boa relação de 43x8 ou alonga ele 41x10 coloca pneu 31 e seja feliz na estrada.
Mas mesmo que vc use ele com o carro e relação orginal recomendo comprar relações novas.
gvogetta
27/04/2010, 00:29
Eu estou numa dúvida danada no que fazer no meu J.
Agora que está terminando a adaptação do mwm não sei se alongo as relações do carraro, se adapto um par de eixos novos ou não faço nada.
Fico no dilema porque gastei uma boa quantia nos meus eixos (todos rolamentos de primeira linha, inclusive os duplos, retentores, buchas, C&P nova, freios a disco, pastilhas, mão-de-obra, inclusive troquei a aranha de regulagem pelo sistema de calços pensando em rodar eternamente com esse eixos + mtr opala).
Se eu continuar com os carraros além de ter que gastar em torno de 1.700,00 com relações novas sei que uma hora vou ter que gastar com quebras e no final das contas vai me custar um par de dana 44 já revisado fora a dor de cabeça e jipe parado na garagem.
Meu meca sugeriu fazer um híbrido carraro com bola de diferencial dana, não agradei pq vou continuar refém de peças carraro, dos rol duplos e sem RL.
Estava pensando em comprar carcaças de eixo dana (R$500,00) e ir montando e modernizando ao$ pouco$ enquanto rodava com o carraro com 8x43. Com os pneus 33 que uso e tirando um pouquinho da potencia do mtr (ele já é o mwm mais fraco do volare) acho que tem como rodar provisoriamente até tomar uma decisão em definitivo.
Se correr o bicho pega se ficar o bicho come. O pior é gastar mais uma baba e a adaptação não ficar boa, com suportes desalinhados, caster fora, barra de direção incorreta, carro indirigível... E comprar um par de eixos de troller, hilux ou band à vista só depois de ferrar a mega sena.
Alguém sabe quanto uma boa oficina já acostumada a fazer essa adaptação (solda mig, gabaritos com angulos corretos, caster acertado, suportes alinhados e etc.) que dê garantia que o J não vá "passarinhar" cobra por esse serviço?
Pela garantia de não ter dor de cabeça até vale a pena gastar mais com frete e mandar os eixos para outro estado...
Quem souber ou tiver outra sugestão/crítica fique à vontade. Só lembrando que o J será utilizado para tudo: dia-a-dia, trilhas hard e viagens longas.
Abs.
Olá!
Martin: Acho que o Léo já definiu a utilização do Jota: TUDO! :-o
Partindo dessa premissa, eu aconselharia o que o teu meca lhe disse: híbrido com Dana 44 + Munhões Carraro... Apesar de manter algo dos Carraro, manterá na verdade o melhor: os munhões. Claro que não são perfeitos (nada no mundo é) especialmente se faz questão da roda livre, mas dentre os munhões disponíveis creio ser um dos melhores em termos de robustez, basta comparar com as outras opções disponíveis para adaptação. Acho que só perde para os Toy Band (questão logística de peças)... A longo prazo o custo de manutenção se justifica.
Quanto à qualidade da adaptação, este realmente é o ponto crítico. Aqui em Curitiba tenho um torneiro que faz muito bem este serviço, inclusive foi ele que fez o meu (que é híbrido Dana 44/Munhões Carraro). Posso dizer que a viatura não passarinha nada (aliás ficou melhor do que era originalmente com o Carraro), caster, cambagem e alinhamento 100%. Acho que em SP a TT4 faz este serviço, mas não posso recomendar pois nunca vi um feito por eles "ao vivo".
Sendo prático, já que investiu tanto nos Carraro, fica com eles mais um pouco (até moer ou precisar de manutenção pesada), vai preparando o bol$o para a adaptação. :mrgreen:
Abraço,
eduvieira
27/04/2010, 02:37
se enteresar eu tenho um diferencial da rural trazeiro 4x4 bola deslocada com o miolo zero com relação 9x44, comprei para por no meu j , mas resolvi comprar os conjuntos novos para o eixo carraro.
Vc vende so a rela;cao 9x44? Tem dois casais dela? Eu interesso.
não so dif completo o miolo est zero
ALEXANDRE CERQUEIRA
02/05/2010, 16:52
Scerca, mermão, que bom que entrou pro fórum.
Bom, comprei o eixo traseiro do André, um dana 44 adaptado para o JPX, já com eixos flutuantes. Instalei o danado e, contrariando as recomendações do André, acabei colocando os cubos já velhos do jeep que ele me fornecera junto com o kit, pois meu meca havia afirmado que estavam bons. Na primeira trilha explodi os dois semi-eixos, pois os cubos não seguraram o ajuste e folgaram, daí foi uma lenha só.
Depois de ponderar um pouco resolvi comprar tudo ensimec, com bloqueiro, kit de semi-eixos, mangas HD para pneus até 37, porcas de engenharia, cubos especias, etc.
Já tinha feito duas trilhas razoáveis a título de teste do sistema e, ontem, participei do Lagartixa Trophi do Jeep Club de Brasília, foi pauleira, algumas baixas entre as viaturas, mas o J voltou pra casa sem problema algum, apenas muita lama e mais alguns arranhões.
Agora posso falar que o teste do eixo equipado by ensimec foi feito e aprovado. O bloqueio é muito incômodo em razão do barulho e dos trancos, mas vou ter que acostumar, pois é eficaz nas trilhas e meu uso para o J é esse mesmo.
Para esclarecer, mantive o eixo carraro na dianteira, com espaçadores de 5cm. A relação de ambos é o 8x43 e o motor é, 2.4 com câmbio clark e os pneus são os 285-75r16, com recapagem genius lodo, que dá 34" de diâmetro.
Mas se fosse rodar com MWM, colocaria os eixos da toyota bandeirante, dos mais novos, já com flutuante e com as bolas deslocas para a direita para manter a t-case.
Abraços,