PDA

Ver Versão Completa : Chevrolet C-65



VictorMedeirosRN
05/08/2009, 23:45
Saudações jipeiros.
possuimos um caminhão chevrolet c-65 6x6 , e estamos pensando em colocar pneus maiores neles, afinal os que vinheram são para asfalto, e fazem vergonha no fora de estrada. :(
então, queriamos colocar pneus de medida 12.00 x 20, que são bastante ultilizados em caminhões para asfalto, então comprariamos usados, usariamos até ficar bem gasto, e depois ele seria recapeado, com um desenho para trilha :lol:.
então gostaria de saber se ele pode ser equipado com esse pneus vindo de fábrica ? se não, qual a adaptação necessaria?
outra coisa seria, colocariamos 4 pneus 12.00 x 20 na parte traseira do caminhão, e 10.00 x 20 (que são menores ) na dianteira, existe algum problema em ele estar com pneus de medidas diferentes?

Saudações Trilheiras.
Grato desde já,
Victor Medeiros

cRiPpLe_rOoStEr
06/08/2009, 15:26
qual o câmbio que tem esse caminhão? e o motor ainda é original? 4800cc?

GuTo_Cerulli
06/08/2009, 17:04
outra coisa seria, colocariamos 4 pneus 12.00 x 20 na parte traseira do caminhão, e 10.00 x 20 (que são menores ) na dianteira, existe algum problema em ele estar com pneus de medidas diferentes?


Victor, tudo certo por ai?

Cara, bela viatura!! NUNCA utilize pneus de medidas diferentes em veículos com tração 4x4, 6x6 etc etc, salvo se não acionar a tração do veículo (acho que não é o caso né?), do mais, coloque os pneus 1200 x 20 e seja feliz! Vai ficar o bixo!

Se não for pedir demais, coloca mais umas fotos do caminhão, especificações e tudo mais que achar necessário!

[]'s

VictorMedeirosRN
06/08/2009, 17:11
Olá Jipeiros,

Obrigado pelos elogios.

sobre as iformações do caminhão, eu não sei muito sobre ele, todas as suas peças são originais do c-65, e o motor é o original MWM V6 a gasolina(ronca bonito o bichão,kkk).

segue algumas fotos da viatura.

então, do jeito que ele veio, eu posso colocar os pneus 12.00 x 20 né?

Grato desde já
Victor Medeiros.

GuTo_Cerulli
08/08/2009, 11:31
O bixão é legal!!! Mas anota ai: teu motor é um 6 em linha chevrolet brasil, 4.3 litros!

[]'s

dudu83
08/08/2009, 13:55
Saudações jipeiros.
possuimos um caminhão chevrolet c-65 6x6 , e estamos pensando em colocar pneus maiores neles, afinal os que vinheram são para asfalto, e fazem vergonha no fora de estrada. :(
então, queriamos colocar pneus de medida 12.00 x 20, que são bastante ultilizados em caminhões para asfalto, então comprariamos usados, usariamos até ficar bem gasto, e depois ele seria recapeado, com um desenho para trilha :lol:.
então gostaria de saber se ele pode ser equipado com esse pneus vindo de fábrica ? se não, qual a adaptação necessaria?
outra coisa seria, colocariamos 4 pneus 12.00 x 20 na parte traseira do caminhão, e 10.00 x 20 (que são menores ) na dianteira, existe algum problema em ele estar com pneus de medidas diferentes?

Saudações Trilheiras.

bom, tenho uma maquina dessa so que 4x4, varias pessoas ja me falaram que ele vinha originalmente com pneu 900x20 na dianteira e 1000x20 na traseira, inclusive quando compramos estava com essa configuracao, realmente com todos 1000x20 da a impresao dele ficar "empinado'', quando compramos esse caminhao num leilao nao tinha nem 80.000 km rodados e hoje naum passa dos 100.000....

como presto servico para o exercito vou tentar achar um mecanico que mecheu com esses caminhoes ou ate mesmo encontrar um manual, se conseguir prometo que escaneio e posto aqui....

fotos da crianca...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42322

Jack Jipeiro
08/08/2009, 17:33
MWM só a diesel.
V6, quando fica 3 cilindros para um lado 3 para o outro, que não é o caso do motor do seu caminhão.
Então como o Guto disse: 6 cilindros em Linha ou L6.

Abraços...

VictorMedeirosRN
10/08/2009, 11:55
Saudações.

Desculpe a demora, estive viajando, kkkk

Senão me engano, o motor dele é MWM sim, vou procurar tirar umas fotos melhores dele, e sim, são 6 cilindros em linha, é costume de dizer v4 v6 v8.
Esse motor é uma raridade, normalmente esses caminhões chevrolet são com motores perkins ( é assim que se escreve?).

sobre o colega da MB113, o nosso veio com 4.934 KM rodados, e o lacre parece ser o original, meu pai falou que os cocos das rodas (acho que é isso), ainda estão novinhos, ele veio com os 6 pneus 900x20 em pessimo estado.

Abraços,
Victor Medeiros

VictorMedeirosRN
10/08/2009, 16:38
Sobre os pneus, posso colocar os 12.00 x 20 , com as configurações de fabrica do caminhão ?

Grato,
Victor Medeiros

Joao Baeta
10/08/2009, 18:48
:arrow:Tem 1 Caminhao que fica parado em Itaipava... Serra do RJ... Tentando vender há anos... é C-65 ano 1971 já vem com 2 guinchos mecanicos... Msm cor do seu caminhão!
Mas precisa reformar geral!

VictorMedeirosRN
10/08/2009, 19:25
:arrow:Tem 1 Caminhao que fica parado em Itaipava... Serra do RJ... Tentando vender há anos... é C-65 ano 1971 já vem com 2 guinchos mecanicos... Msm cor do seu caminhão!
Mas precisa reformar geral!

Ah, massa.
o nosso é o contrario, será usado por anos até (tomara que não) ser vendido.
kkkk

sobre o motor, acho que me equivoquei,o Guto está certo, 6Cilindros em linha 4.3, gasolina da gm.

Abraços.

VictorMedeirosRN
11/08/2009, 18:54
Olá Amigos,

Percebi que o pessoal por aqui entende do assunto, e estou aprendendo bastante, obrigado a todos.

Mas, sem querer já encher o saco, mas tenho mais uma duvidazinha quanto a esse caminhão.

A caixa de tração dele, provem de qual marca ou veiculo ? afinal esse caminhão não é originalmente 6x6 , ou é ? É necessaria uma abertura nessa caixa de tração, pois dentro do caminhão, possue uma placa de ultilização da alavanca de tração, tração total (6x6) ou normal (6x4). e essa placa está com a ordem invertida de acordo com a marcha. segue um anexo dessa placa, porem em pessíma qualidade , é mais ou menos assim , na placa fala que a alavanca para frente, traça ele , porem para traçar a alavanca tem que ser puxada para trás, então, achamos, que pode ter alguma engrenagem invertida lá dentro, que está fazendo o processo contrario, a alavanca de redução está normal, porem a de tração está invertida de acordo com a placa, isso é um problema grave? e se não for pedir demais, alguem tem alguma foto dessa caixa de tração aberta? meio que um mapa mostrando a colocação das peças?

Desculpem, porem só encontrei fotos das alavancas, que são a da direita de tração e a esquerda de redução.

Desde já Grato,
Abraços,
Victor Medeiros

SERGIO AUGUSTO
11/08/2009, 20:15
Boa noite a todos!
Mais alguns detalhes sobre o motor da viatura:
Se for o original(pela foto, está parecendo que sim), é um GM 292 pol3(4.8 L) 6 cilindros em linha, que foi fabricado de 1961 a 1990, equipando os caminhoes CHEVROLET C-65, C-60 A-60(canavieiro). Os 4.3L, ou 261 pol3, vinham nas camionetes C-14, C-10, até 1978, se nao me engano, depois as camionetes passaram a usar os 250 pol3(4.1L, mesmo do opala 6 canecos).
Quanto a T-CASE, deve ser engesa, pois era quem fornecia estes equipamentos para a GM, FORD e DODGE. Nas cidades paulistas, mineiras, goianas, que tem usinas de alcool , é possivel encontrar muitas pecas destas T-CASE, tipo Ribeirao Preto-SP e regiao, Itumbiara-GO, Inhumas-GO, Uberlandia-MG e regiao.
O cambio é um CLARK(EATON) 280V se o caminhao for ano 1969 para trás, dai em diante é o CLARK 240F.
Abraco
Sérgio

VictorMedeirosRN
18/08/2009, 12:48
Boa noite a todos!
Mais alguns detalhes sobre o motor da viatura:
Se for o original(pela foto, está parecendo que sim), é um GM 292 pol3(4.8 L) 6 cilindros em linha, que foi fabricado de 1961 a 1990, equipando os caminhoes CHEVROLET C-65, C-60 A-60(canavieiro). Os 4.3L, ou 261 pol3, vinham nas camionetes C-14, C-10, até 1978, se nao me engano, depois as camionetes passaram a usar os 250 pol3(4.1L, mesmo do opala 6 canecos).
Quanto a T-CASE, deve ser engesa, pois era quem fornecia estes equipamentos para a GM, FORD e DODGE. Nas cidades paulistas, mineiras, goianas, que tem usinas de alcool , é possivel encontrar muitas pecas destas T-CASE, tipo Ribeirao Preto-SP e regiao, Itumbiara-GO, Inhumas-GO, Uberlandia-MG e regiao.
O cambio é um CLARK(EATON) 280V se o caminhao for ano 1969 para trás, dai em diante é o CLARK 240F.
Abraco
Sérgio

Saudações Jipeiros.

Obrigado pelas informações Sérgio, agora tenho que certeza que posso falar na viatura sem cometer nenhum equivoco.

Sobre os pneus, posso botar no jeito que ele está, então né ?

e o sobre a caixa de tração, alguem sabe oque pode ser isso?

Grato,
Victor Medeiros

Zuriel
18/08/2009, 14:32
O bixão é legal!!! Mas anota ai: teu motor é um 6 em linha chevrolet brasil, 4.3 litros!

[]'s
Amigo, desculpa a intromissão, mas o motor GM 4.3 saiou na chevrolet brasil, na C-15 e na c-1416. Esse motor aí é o tal do "canavieiro", 4.8 litros, que saiu no "A-60" e no "c-65". Tem 148 HP e é torcudo pá diabo, acho que tem 43 Kg de torque.



;-)

GuTo_Cerulli
18/08/2009, 19:13
Amigo, desculpa a intromissão, mas o motor GM 4.3 saiou na chevrolet brasil, na C-15 e na c-1416. Esse motor aí é o tal do "canavieiro", 4.8 litros, que saiu no "A-60" e no "c-65". Tem 148 HP e é torcudo pá diabo, acho que tem 43 Kg de torque.
;-)

Se esse motor ai for o canavieiro eu corto meu s@co fora...:mrgreen: GM chevrolet brasil com toda certeza do mundo...

Na época desse caminhão ai nem tinham carros equipados com o 4.1, do qual deriva o 4.8 canavieiro

A única coisa que acertou é que é torcudo.

rural4x4
18/08/2009, 22:38
Com certeza é um Chevrolet Brasil que ta no caminhao do nosso amigo.

O 4.8 e muito parecido com o 4100, externamente apenas a altura do bloco é que muda, da pra se notar bem essa diferença naquelas tampas laterais que existem nos 4100, as do 4.8 sao mais altas.

VictorMedeirosRN
18/08/2009, 22:39
Saudações amigos,

Se quiserem, vejo se esse fim de semana, tiro mais algumas fotos do motor dele, seria necessario?
então qual a cilindrada desse motor?

todo dia vem um post diferente, jaja,eu fico doido.


Grato,
Victor Medeiros

rural4x4
18/08/2009, 22:45
É um 4.3 conhecido por chevrolet brasil(261 pol)

VictorMedeirosRN
18/08/2009, 22:50
É um 4.3 conhecido por chevrolet brasil(261 pol)

E sobre o 4.8, em quais caminhões ele é equipado?
esse é o mesmo 4.3 da c-10?

VictorMedeirosRN
20/08/2009, 15:57
Saudações amigos,

Esses pneus tão dando um trabalho para se achar viu, não há problemas em coloca-los com o caminhão original não né ? ninguem teria informações sobre esses pneus para facilitar a busca? tipo, em qual caminhão são usados, marca ou etc?

Grato desde já.
Victor Medeiros

VictorMedeirosRN
16/09/2009, 10:04
Saudações Amigos,

Estive meio afastado desse tópico, resolvendo alguns problemas por aqui, mas sempre acompanhando o forum.

Já que tá tão difícil de achar esses pneus 11.00 ou 12.00 , resolvemos por recapea-los, com desenho militar, porem aqui na minha cidade, não existem uma empresa especializada, então, vou ter que trazer de fora, achei o desenho desejado no site dos Pneus Ost.

Então, gostaria de receber dos amigos informações sobre a empresa e o produto, experiencia com eles.

Grato desde então,
Victor Medeiros

Alexandre Souto
16/09/2009, 10:43
Ola amigo, que bela viatura hem!!!!

Sobre os pneus, ele merece ate maiores, e certamente aguenta o tranco dos 1000x20 recapados.

Sobre a Ost nao sei dizer nada sobre a empresa, mas gosto dos desenhos dos pneus deles, procure mais sobre eles na net que vc encontra infos, videos e relatos.

Abrasss e boa sorte com o "caminhaozinho"!!!!

VictorMedeirosRN
16/09/2009, 16:16
Ola amigo, que bela viatura hem!!!!

Sobre os pneus, ele merece ate maiores, e certamente aguenta o tranco dos 1000x20 recapados.

Sobre a Ost nao sei dizer nada sobre a empresa, mas gosto dos desenhos dos pneus deles, procure mais sobre eles na net que vc encontra infos, videos e relatos.

Abrasss e boa sorte com o "caminhaozinho"!!!!

Quem sabe em um futuro ?
kkkk
Mas por enquanto, essa é a ídeia em mente.
os pneus dele são 900x20.
Vou olhar na internet.
tem muita gente com essa recapagem, mas presciso de informações de experiências.

Alexandre Souto
16/09/2009, 16:55
isso ai VItor, muito bom seu projetão!!!!

Uma perguntinha, c vai fazer trilha com ele?!?!?!?

VictorMedeirosRN
16/09/2009, 17:39
isso ai VItor, muito bom seu projetão!!!!

Uma perguntinha, c vai fazer trilha com ele?!?!?!?


Esse caminhão já um senhor aposentado, tá chato e durão ele , não quer nem carga, nem asfalto, mas suas
Trilhas , passeio pela praia, dunas, fora de estrada em geral, nada de muito pesado, pra não acabar a viatura, ele gosta.

Pros amigos, e sobre a empresa nada? :\

VictorMedeirosRN
21/09/2009, 15:41
Saudações amigos,

Ninguem por aqui tem informações sobre essa empresa?
experiências?
Nadinha?
:(

Leonardo Raffi
21/09/2009, 17:19
Pneus Ost
www.pneusost.com
pneusost@pneusost.com

Fala com André Buchmann 51 98070566
os proprietarios são jepeiros
o forte dles aqui na região é recapagem de super pneus para super caminhoes de pedreiras etc...
tratores etc...
eles iriam fazer para mim recapagem com pneus de avião...ai negociei a minha picape.. fica bom no caminhão mas ai um só de cada lado atras... pede orçamento conforme
bitola do aro...
entra em contato..
um abraço

VictorMedeirosRN
21/09/2009, 17:42
Pneus Ost
www.pneusost.com (http://www.pneusost.com)
pneusost@pneusost.com

Fala com André Buchmann 51 98070566
os proprietarios são jepeiros
o forte dles aqui na região é recapagem de super pneus para super caminhoes de pedreiras etc...
tratores etc...
eles iriam fazer para mim recapagem com pneus de avião...ai negociei a minha picape.. fica bom no caminhão mas ai um só de cada lado atras... pede orçamento conforme
bitola do aro...
entra em contato..
um abraço

Opa Amigo,
Obrigado pelas dicas, mas já tá tudo negociado, quero saber sobre o serviço deles.
a recapagem já conversei com eles sobre isso.
o negocio mesmo é a empresa.
mesmo assim, obrigado .

Grato,
Victor Medeiros

abduzido
22/09/2009, 10:32
Em Araras-SP existem algumas usinas de cana, particularmente a Usina São João uma mega usina que foi durante muito tempo proprietária da agência GM local, a CIVEMASA, e de propriedade da família OMETTO, do piloto de pick-up racing João Ometto Neto.
Essa usina usou por muito tempo caminhões A-60 4.8 inclusive traçados. Até hoje se encontra pelos desmanches da cidade peças desses caminhões e os mecânicos mais antigos têm grande experiência nos caminhões Chevrolet, que também usavam motores Perkins e Detroit. Creio que ainda tenha na própria usina um bom acervo de sucatas remanescentes desses caminhões.

o site é http://www.usj.com.br/

Vc pode também tentar com a CIVEMASA, que não é mais agência GM, mas produz implementos agrícolas, pode ter alguma antigo lá que dê dicas:

http://www.civemasa.com.br/

Talvez o João Ometto, que é A20teiro e A10zeiro literalmente desde criancinha possa dar uma luz.

http://www.joaoomettoneto.com.br/

A Usina Santa Lúcia, menor e talvez mais acessível também usou esses caminhões, mas em menor escala:

http://www.usinasantalucia.com.br/

VictorMedeirosRN
22/09/2009, 20:17
Em Araras-SP existem algumas usinas de cana, particularmente a Usina São João uma mega usina que foi durante muito tempo proprietária da agência GM local, a CIVEMASA, e de propriedade da família OMETTO, do piloto de pick-up racing João Ometto Neto.
Essa usina usou por muito tempo caminhões A-60 4.8 inclusive traçados. Até hoje se encontra pelos desmanches da cidade peças desses caminhões e os mecânicos mais antigos têm grande experiência nos caminhões Chevrolet, que também usavam motores Perkins e Detroit. Creio que ainda tenha na própria usina um bom acervo de sucatas remanescentes desses caminhões.

o site é http://www.usj.com.br/ (http://www.usj.com.br/)

Vc pode também tentar com a CIVEMASA, que não é mais agência GM, mas produz implementos agrícolas, pode ter alguma antigo lá que dê dicas:

http://www.civemasa.com.br/ (http://www.civemasa.com.br/)

Talvez o João Ometto, que é A20teiro e A10zeiro literalmente desde criancinha possa dar uma luz.

http://www.joaoomettoneto.com.br/ (http://www.joaoomettoneto.com.br/)

A Usina Santa Lúcia, menor e talvez mais acessível também usou esses caminhões, mas em menor escala:

http://www.usinasantalucia.com.br/ (http://www.usinasantalucia.com.br/)

Obrigado pelas informacoes amigo.
Aqui na cidade tem um cara que compra varias viaturas militares, e desmancha elas, entao , qquer quebra ele tem as pecas de reposicao, que afinal de contas, ele fez grande parte das reformas do nosso caminhao.
Mesmo assim,
Grato,
Victor Medeiros,
Quero info de quem ultiliza a ost.
Grato [2]

VictorMedeirosRN
12/10/2009, 21:45
Boa Noite caros amigos.

Depois de uma fatalidade, a bomba de oleo do carro,nao estava mais funcionando, e advinhem? Motor rajando :parede:.

Entao, ja que vamos ter que abrir o motor para a retifica, vamos consertar tudo de uma vez, afinal o coroa que fazer uma viagem de Natal a Mossoro pela praia na viatura, entao, trocamos todas as pecas velhas do motor, esta 0 km. Ate ai tudo certo, remontamos a viatura, quando vamos engatar a 6x6, a alavanca nao faz nada :evil:, ele nao sai da 6x4 , muito menos da reduzida.

Bem, essa semana, vamos terminar a eletrica dele, meu pai foi subir nele, para ajudar a montar o motor, se apoiou errado, saiu arrancando os fios dele todos, ainda tem que montar os fusiveis, que estao fora do lugar, e um eletricista disse que essa caixa de fusiveis era a original do EB :D, vamos arrumar isso, e logo em seguida abrir a t-case dele, e ver oque e que esta ocorrendo, espero que seja algo besta, pois o problema sao as alavancas que estao travadas, e ele nao emite nenhum barulho estranho.


Eu prescisava desabafar com alguem isso, e nada melhor que o forum:dance:.

Depois da manutencao feita, proximo passo e o emplacamento.

Abracos,
Victor Medeiros


P.S: Teclado desconfigurado, nada de acentos, ele digita e nao sai na letra, entao, `~^ , use como quiser.

VictorMedeirosRN
15/10/2009, 22:51
Boa noite amigos,

T-Case aberta, ajustes feitos, funcionando normalmente!:dance::dance:
Faltam alguns parafusos, que ficam na parte dos ''pinos'' das alavancas, e vamos por para rodar esse fim de semana.

Abracos,
Victor

Luciano de Castro Teixeir
12/12/2009, 21:06
Victor,

A ENGESA fabricou para o exército, caminhões Chevrolet e Ford adaptados para 4x4 e 6x6. Os eixos dianteiros são iguais, e as caixas de transferência tem várias tampas, utilizando uma saída a mais para o cardã traseiro, quando é 6x6.
Verifique se seu caminhão está com os cabos de aço que limitam o curso da suspensão traseira, se estiver sem, corre o risco de numa vala, um cardã escapar do entalhado.
Sempre vi os 4x4 e 6x6 originalmente com pneus 900x20 e se colocar pneus de diàmetros diferentes na diant e tras; provavelmente vai quebrar coroa e pinhão de um diferencial.
Se puser pneus maiores, vai ganhar velocidade e perder força.
Me disseram que pneus recapados na dianteira são proibidos, mas não confirmei no Código Brasileiro de Trânsito, nem nas Resoluções CONTRAN
Tenho um irmão caçula do seu caminhão, que é uma caminhonete C-1504 4x4, também adaptada pela ENGESA para o EB. A caixa de transferência é igual, mas com menos engrenagens e luva do cardã. Ela tinha o mesmo motor que o seu caminhão, mas depois que fiz a retífica, passou a esquentar e ferver em subida de serra, acho que houve algum dano no cabeçote. Troquei o motor por um perquinho Q20B, depois de numa viagem gastar 1.200 de gasolina, noutra gastar 2 mil, e agora gasto só a metade com diesel.
Um motor percão para seu caminhão, encontra por 2 mil reais.
Que tal?

Lula

VictorMedeirosRN
25/01/2010, 03:51
Victor,

A ENGESA fabricou para o exército, caminhões Chevrolet e Ford adaptados para 4x4 e 6x6. Os eixos dianteiros são iguais, e as caixas de transferência tem várias tampas, utilizando uma saída a mais para o cardã traseiro, quando é 6x6.
Verifique se seu caminhão está com os cabos de aço que limitam o curso da suspensão traseira, se estiver sem, corre o risco de numa vala, um cardã escapar do entalhado.
Sempre vi os 4x4 e 6x6 originalmente com pneus 900x20 e se colocar pneus de diàmetros diferentes na diant e tras; provavelmente vai quebrar coroa e pinhão de um diferencial.
Se puser pneus maiores, vai ganhar velocidade e perder força.
Me disseram que pneus recapados na dianteira são proibidos, mas não confirmei no Código Brasileiro de Trânsito, nem nas Resoluções CONTRAN
Tenho um irmão caçula do seu caminhão, que é uma caminhonete C-1504 4x4, também adaptada pela ENGESA para o EB. A caixa de transferência é igual, mas com menos engrenagens e luva do cardã. Ela tinha o mesmo motor que o seu caminhão, mas depois que fiz a retífica, passou a esquentar e ferver em subida de serra, acho que houve algum dano no cabeçote. Troquei o motor por um perquinho Q20B, depois de numa viagem gastar 1.200 de gasolina, noutra gastar 2 mil, e agora gasto só a metade com diesel.
Um motor percão para seu caminhão, encontra por 2 mil reais.
Que tal?

Lula


Boa Noite amigo,
tive meio que ausente nesse tópico, olhando apenas o do frota.

Sobre os pneus recapados na dianteira, vou procurar me informar.
Os cabos de aço que você fala, estão lá sim, e não sabia para quê serviam eles.
Sobre o motor, a idéia e manter a originalidade do veículo em 100% dos aspectos, meu pai é ciente do consumo do mesmo, e como não rodaremos viagens tão longas, talvez não seja presciso a troca do motor.

Grato,
Victor Medeiros