PDA

Ver Versão Completa : Sensor de temperatura do BF 161



Alexandre Vaz Ferreira
21/07/2003, 22:20
E aí pessoal :D .
Tô atolado com uma série de dúvidas :?: . O Jeep tá todo desmontado :oops: , aguardando assoalho e painel novos, o cabeçote foi tomar um passe e estou com dificuldade de achar o bulbo da temperatura do BF 161. Falei com o donatti (donattiacessórios4x4.com.br) e ele me disse que não fabricam mais. alguém sabe se algum sensor é adaptavel no BF. O meu parece que é c/ rosca fina e cônica.
um abraço a todos.
Alexandre

Mauro B.
22/07/2003, 02:30
Fala Alexandre !!!

Parece que o Carlos Alexandre (acho que é aqui do Forum tbm) colocou o sensor de temperatura de algum trator Massey Ferguson. Para saber de qual modelo e etc, ou fala com ele ou vai a um lugar que vende peças para tratores....!

[]'s

Cícero Franco
22/07/2003, 08:09
Alexandre, fala com o Hélio da Jeep & Cia (48)248-1954. Ele tem o bulbo lá.

[]s

fpandur
24/07/2003, 09:24
Ao que sei, sairam 2 tipos de sensores no BF. Um "pequeno" e outro "grande". A grande "caca" é que as resistências são diferentes e portanto o sensor está "casado" com o instrumento no painel ... :?
O sensor grande você encontra p/ comprar, até porque é o mesmo do Opala. Já o pequeno, pelo que eu sei, é mosca branca. Só se tiver em algum estoque mais antigo de alguma loja.

O meu motor do Opala está com o antigo sensor do BF-161. É do modelo pequeno e como os instrumentos estão todos funcionando, quis manter o sensor. Mandei fazer uma adaptação no torneiro p/ poder rosquear o sensor no motor. Mas sei que o dia que ele parar de funcionar, vou ter que abandonar o relógio de temperatura original (mesmo estando OK) e instalar um marcador independente, já com um sensor "moderno" ...

Abraços

Alexandre Vaz Ferreira
24/07/2003, 21:34
. A grande "caca" é que as resistências são diferentes e portanto o sensor está "casado" com o instrumento no painel ... :?
. Já o pequeno, pelo que eu sei, é mosca branca. Só se tiver em algum estoque mais antigo de alguma loja.

Falou Flavio: acho que estas certo.
Cicero, valeu a dica, mas liguei na Jeep e cia, falei com o Fabiano e ele me disse que já procurou este sensor em todo lugar e não encontrou :cry: . Sugeriu que mande tornear aumentando a rosca no motor e use o sensor da F 1000; ou mande fazer uma adaptação e use o sensor do Monza ou do Gol que são bem finos.
A dúvida é quanto a resistencia que o Flavio citou, será que vou ter que trocar o relógio :oops: ?
Um abração

Marcelo
25/07/2003, 08:08
Pessoal,

Já tive problemas com esse sensor. Realmente é um parto. :evil:
Na verdade existem 3 modelos:

- um bem pequeno (que não existe nem em cemitério de Jeeps)
- um médio, fácil de encontrar (pelo menos aqui em São Paulo)
- um grande, mais moderno.

No meu jeep, era o pequeno e parou de funcionar. Encontrei uma loja em Sampa que vende um adaptador do pequeno para o médio, pois o grande é muito grande e não cabe no cabeçote do meu jeep. Como tinha que arrumar todos os marcadores do Jeep (estavam com problema), fiz a calibragem em cima do sensor novo. :lol: :wink:

[s] sensorizados,

Eduardo Chaves
26/07/2003, 09:20
PessoALL,

Quando troquei o motor do King, o sensor do motor não era compatível com o relógio de temperatura original, para não correr riscos, substitui o conjunto por um marcador de mercúrio, já vem completo, relógio e sensor, e o resultado da medição é muito fiel. 8) 8)

Utilizei os relógios da FEM, são muito bons e o preço é bem em conta... :wink:

www.fem-instrumentos.com.br

[]'s... :lol: :lol: :lol:

Danniel Pizatto
18/08/2003, 19:27
Quando comprei o meu ele veio com um medidor de temperatura à parte. Como queria usar o original, fiz umas medições no sensor e descobri que não era o original (dããã!!) fui atrás de outro mas a resistência é mais diferente ainda.

Quando der tempo vou num carinha que trebalha com jeeps aqui e ver se ele têm o medido de temp e gasolina originais, assim como o sensor. A rosca do bloco é do tipo "grossa", como é conhecia nas lojas de auto-peças, não sei se o antigo dono desceu o torno ali.

Danniel Pizatto
18/08/2003, 19:29
Já ia esquecendo, quem precisa de informações sobre os medidores e seus sensores, um ótimo artigo (em inglês)

http://www.jeeptech.com/electrical/gauges/

Alexandre Vaz Ferreira
18/08/2003, 21:17
Pessoal
Resolvi o meu problema da seguinte forma :idea: :
Cortei o sensor original na altura do encaixe do fio, mandei furar em um torneiro e fazer uma rosca interna, rosca esta feita pelo sensor do Gol que é bem fino.
Antes testei este sensor em uma chaleira e o resultado é que um pouco antes da água ferver o relógio original marca na metade do curso :? .
Pelo menos eu sei que se chegar na metade... :shock: :twisted: :shock:
ficou bom p/ quebrar o galho :wink: .
Um abração
Alexandre

Cícero Franco
19/08/2003, 09:32
Já ia esquecendo, quem precisa de informações sobre os medidores e seus sensores, um ótimo artigo (em inglês)

http://www.jeeptech.com/electrical/gauges/

Interessante o artigo. Bem completo. O ideal seria levantar a curva temperatura x resitência. Pelo artigo dá para se notar que o sensor é um NTC, ou seja, a resistência diminui com o aumento da temperatura, tem um coeficiente de temperatura negativo. Existem NTC sem o bulbo. É uma bolinha de cerca de 1 a 2mm de vidro ou resina com dois fios. Acha-se um que tenha a mesma curva, possivelmente em lojas de eletrônica.

Pode-se usinar a carcaça do sensor em latão ou aço, com a rosca e o formato necessários e montar o sensor dentro, conectando uma das perninhas na carcaça e a outra num terminal que vai fora. Completa-se o espaço vazio com pasta térmica (tb tem em lojas de eletrônica) e se veda tudo com poxipol.

Não é um procedimento muito fácil, mas é factível.

[]s

André-4WD
21/03/2006, 21:23
Recentemente eu troquei o sensor de temperatura. Eu uso um GM 250S que tinha um adaptador e no qual era rosqueado o sensor, identificado na loja de auto-peças como sendo de MONZA. O relogio é original HORASA e marcava muito bem.
Quando comprei, fiz a burrice de comprar o sensor de opala 6cc. Burrice? sim, pois depois que instalei o marcador nem se mexe mais...
Penso em:
1o.) voltar ao do monza
2o.) colocar um outro marcador (cronomac., FEM etc..)
depois conto o resultado da experiencia.. :wink:
sds,
Andre

buica
25/03/2006, 15:37
Senhores
Também tive esses problemas, acabei resolvendo em uma loja em São Cristóvão na frente do JAP, a loja é GCR instrumentos, (21) 2589-4868/ 2589-4178 ou www.gcrinstrumentos.kit.net

presidente
17/09/2008, 00:24
Cara...sou novo aqui, mas veja se pode me ajudar ou saiba de alguem que pode! Vou colocar o relogio siemens original do jeep no motor vw AP 1.8 com radiador da kombi a diesel, mas e quanto à temperatura, vai dar certo isso tudo?Ou qual adaptaçao devo fazer ainda?

Christian L A Marchi
25/09/2008, 21:12
Estou colocando o indicador de temperatura do mercedinho. Ainda está com o cebolão do opala 4cc (motor maverick 2.3). Deixei o jeep ligado uns 15 minutos e foi perto dos noventa graus. Será que marcou certo? Qual é a temperatura normal de trabalho do motor?

Saudações