Ver Versão Completa : Toyota FJ 40 e a Bandeirante.
Caros andei olhando o YOU TOBE e notei uma semelhança entre as 2 sera o mesmo veiculo ?
gbalero_URU
04/08/2009, 21:36
Caros andei olhando o YOU TOBE e notei uma semelhança entre as 2 sera o mesmo veiculo ?
el nombre bandeirante y el motor mercedes fueron dos cosas que la empresa toyota autorizo para su modelo fj 40 o también llamado serie 4, que se armo en brasil y si no recuerdo mal en Australia con la diferencia que allá continuo con la denominación land cruiser fj 40 Fj 42 fj 45 y el bj 42, que componían esa serie 4, es mas creo que por muy poco tiempo y una partida especialmente para sudafrica fabricada en autralia se le autorizo a utilizar un motor bedford diesel
Es decir nuestras bandeirantes son land cruiser fj 4x
Gerardo
praiasecacustom4x4
04/08/2009, 21:41
a FJ e so para os eua com motor gasolina 3.8 ou 4,2
a gemea da band e a BJ seja 40-42 ou 45 ,dependendo do entreeixo,e tem motor diesel
maxdelta
04/08/2009, 23:08
Em relação aos motores a muita diferença, do resto o mais são os detalhes!
No caso da band ela possui alto relevo no paralama traseiro, o teto é mais alto!
A fj/bj40 possui teto removível! E por este mesmo motivo ela tem Santo antonio interno!
Neste site americano http://coolfj40.stores.yahoo.net/ (http://coolfj40.stores.yahoo.net/) é um site de vendas de peças, e visito constantemente pra analizar o q falta adaptar na minha band! E desde que vi esta fj40, não é a mulher, é a fj40, me deu vontade de ter uma conversível:
http://ep.yimg.com/ca/I/coolfj40_2064_502110239
É claro que a mulher a gente não dispensa!!!!:mrgreen:
[]'s
praiasecacustom4x4
05/08/2009, 07:46
ola Max
tem muita BJ 40 com teto removivel e santo antonio.eu tevi uma '78 com motor toyota diesel capota removivel,conheço vario pessoal na europa que tem 42 e 45 bj com teto removivel,produçao jaaponesa destino pais da africa e sul europa.
australia tambem
cRiPpLe_rOoStEr
05/08/2009, 08:19
ola Max
tem muita BJ 40 com teto removivel e santo antonio.eu tevi uma '78 com motor toyota diesel capota removivel,conheço vario pessoal na europa que tem 42 e 45 bj com teto removivel,produçao jaaponesa destino pais da africa e sul europa.
australia tambem
o motor da tua bj40 era o b ou o 4b?
Francisco Bicalho
05/08/2009, 10:08
Makaya
Sem querer ser chato. É Toyota Bandeirante, não tem o 's'. É um Bandeirante só.
Sim, o Bandeirante é a versão brasileira do Toyota Land Cruiser FJ-40, com algumas pequenas modificações no lado de fora e uma substancial modificação que é o motor a diesel.
dá uma olhada nesses sites que contam a história do carro.
http://www.brian894x4.com/LC40.html
http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_187939.shtml
http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/band-1.htm
Abraço;
Chico
maxdelta
05/08/2009, 19:31
ola Max
australia tambem
Vc tem foto dessa sua toyota q vc teve??
Cara agora eu to com garagem! Acho que agora sai uma band zero! Agora vou ficar indo em cada ferro-velho, em cada leilão de veículos e peças pra montar meu jipe dos sonhos! Ainda estou interessado na carroceria de fibra, q perguntei a vc a tempos atrás, é só acabar minhas dívidas atuais pra fazer dividas novas!
Abração!
praiasecacustom4x4
05/08/2009, 21:56
coloco as fotos da minha BJ depois de reformada,colocada em venda para uma mereca la la Italia,precisei reformar,desmontar tuda as peças offroad seria para tentar de vender,2 guinchos,pneu Michelin 9.00-16,4 farois,kit suspençao,amortecedores Oram,roll cage.
assim consigo vender ,ou a policia pega e prença o bj na primeira saida
heheheheeh
gbalero_URU
05/08/2009, 22:55
la verdad HERMOSA
maxdelta
05/08/2009, 22:59
Linda ein!
Usava pra trilha, ou pra passear no asfalto?
Vc teve na italia a pouco tempo, trouxe os moldes da fj40?
Abração!
praiasecacustom4x4
06/08/2009, 07:28
eu sava para trilja pesada,ma para legislaçao italiana ,ela nao aceita 4x4 modificado,para vender carro tem da recolocalo ele mais original possivel.por isso que zerei elas para vender,ma ainda esta a venda.
praiasecacustom4x4
06/08/2009, 07:29
nao consegui a traser o molde,quero encontrar uma band aqui para fazer um molde novo,vai sair mais barato
Caros amigos!
Olha a transformação dessa Toyota.
http://inlinethumb20.webshots.com/979/2819560990100471185S600x600Q85.jpg
Foi retirado um motor 6cil a gasolina e colocado um cummins, que foi repotencializado.
74 Fj40 | Cummins 4BT & Diesel Conversions Forums (http://www.4btswaps.com/forum/showthread.php?t=3352)
Abraços.
Kim.
Guiga Tostes
18/08/2009, 23:44
Brabo mesmo hein Kim!!!
Aqui tem muita coisa boa de Land Cruiser tb: www.ih8mud.com (http://www.ih8mud.com) é por aqui que fico tendo minhas idéias de "jirico"....hehehe
Abrs
Francisco Bicalho
19/08/2009, 07:02
Sensacional essa reforma. O cara além de fazer tudo, e ser incrivelmente técnico, documentou todos os processos com o maior cuidado. É claro que ajuda o fato de ter tudo e mais algumas coisas disponíveis nos EUA pra entrega no dia seguinte via FedEx ou UPS.
Nem o Chip Foose faria melhor.
Elmer_Jeep
19/08/2009, 10:37
Muito legal o trampo realizado. Já vi em outro site gringo o cara adaptar esse cummins B num wrangler.
[]'s à diesel.
Francisco Bicalho
19/08/2009, 14:54
O bom de fazer esse tipo de reforma nos EUA é que lá nêgo encontra turbina usada em bom estado por US$ 40, etc, ele não menciona o preço, mas diz que o motor também foi baratinho.
Elmer, ele instalou um acessório que eu não conhecia. o tal "anti-wrap bar" http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Anti_wrap_bar/antiwrapbar.htm que ele chama de 'trac-bar' que aparentemente é para carros muito altos com pneus grandes e spoados. Você já viu essa peça por esses trópicos?
Guiga Tostes
19/08/2009, 16:42
Fala Chico,
ja temos versoes brazucas da "anti-wrap bar" que sao usadas nos projetos de susp SPOA e 4link.
Abrs
Elmer_Jeep
19/08/2009, 17:01
Chico, já instalei algumas barras dessas aqui na linha do equador.
Essa da foto aí o cara vacilou na montagem, está de cabeça pra baixo e o jumelo está posicionado errado também...
Veja aqui uma matéria sobre o assunto:
Artigo traduzido sobre como combater Axle Wrap (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2208)
E aqui alguns tópicos:
"Axle Wrap" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34969)
Novidade TT4: BARRAS ANTI ROLAGEM (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18920)
Ladder bar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7579)
[]'s
Francisco Bicalho
20/08/2009, 09:15
oi Elmer e Guiga
Logo abaixo da postagem com a foto um carinha fez o comentário do jumelo ao contrário, mas aí veio outro que disse que não faz diferença, e que o importante é que ela trabalhe na vertical porque o jumelo funciona para o movimento para frente e para trás da tal barra:
"Oilburner: I doesn't matter up or down as long the shackle is somewhat vertical. All it is doing is providing for fore and aft movement of the bar as the axle articulates, and thus allowing the suspension free movement, no binding. The actual movement it "controls" is pretty much just strait up and down.
The whole idea is to prevent spring windup, due to the spring over axle configuration, which generates more rotational force on the axle due to the longer moment arm between the tire contact patch and the spring attachment point. As opposed to the shorter moment arm of the spring under configuration."
Como eu nunca vou instalar uma binga dessas no meu carro, não faz diferença pra mim. Era apenas uma novidade que não conhecia.
Abraço;
Chico
cRiPpLe_rOoStEr
23/08/2009, 02:07
quero ver algum fj40 com o b5.9 (ou mesmo o 6.7)... a propósito: será que poderia dar algum problema adaptar o b3.9 num bandeirante sem alterar câmbio ou eixos?
Cesar1971
29/03/2013, 15:28
Com exceção dos motores, que são diferentes, os dois veículos são iguais ? Que peças são iguais ou se assemelham nos dois veículos, a ponto de compensar importar, para eventuais melhorias ?
Com exceção dos motores, que são diferentes, os dois veículos são iguais ? Que peças são iguais ou se assemelham nos dois veículos, a ponto de compensar importar, para eventuais melhorias ?
por fotos as peças são muito parecidas...observando as restauraçoes do site in8mud notei que eles tem acesso a peças novas originais, vi inclusive uma caixa de cambio novinha vinda do japao... seria perfeito se a Toyota do Brasil tivesse esse respeito, vi tentar comprar uma peça no balcao da toyota o vendedor ri da sua cara...
hercilio.neto
29/03/2013, 19:22
por fotos as peças são muito parecidas...observando as restauraçoes do site in8mud notei que eles tem acesso a peças novas originais, vi inclusive uma caixa de cambio novinha vinda do japao... seria perfeito se a Toyota do Brasil tivesse esse respeito, vi tentar comprar uma peça no balcao da toyota o vendedor ri da sua cara...
Aqui em Campinas fui na concessionária da Toyota procurar uma borracha (aquela que vai na junção do parabrisa com o painel) e o cara disse que eles não tem nada para o Bandeirante e me deu um cartão da Kumazawa.
Lá nos States tem até a lataria nova completa de alumínio. O mercado de peças lá é fantástico.
Muitas peças são intercambiáveis, pois as medidas do FJ40 é a mesma do Bandeirante Jipe Curto. Mas note que as folhas do caixote são ligeiramente diferentes, o parabrisa é articulado e a porta traseira não é a mesma. Já a mecânica é totalmente diferente, então não só o motor, mas câmbio, diferenciais, relação... também mudam.
Nas BJ40 da Europa vi que o sistema de direção não é o mesmo, mas é muito parecido.
No fim é o mesmo carro, por isso é amado lá e aqui.
pedro bonadio
29/03/2013, 19:28
Só como detalhe, não existe FJ40 com a frente da Band Moderna(faróis quadrados)
Cesar1971
29/03/2013, 20:40
O desrespeito é gritante. A Toyota simplesmente ignora a quantidade enorme de apaixonados por jipes da marca vendidos por décadas no Brasil. E da cultura que existe a respeito.
Se não estou enganado, a produção do FJ40 encerrou em 1983, permanecendo apenas o Bandeirante no Brasil até 2001. Em 90 foi adotado o farol quadrado como os da Hilux, conforme a tendência da época.
O desrespeito é gritante. A Toyota simplesmente ignora a quantidade enorme de apaixonados por jipes da marca vendidos por décadas no Brasil. E da cultura que existe a respeito.
A Toyota deveria ao menos fabricar ou credenciar alguém para fabricar a lataria. O que ela fez com as formas é um mistério.
Cesar1971
29/03/2013, 20:46
Aqui em Campinas fui na concessionária da Toyota procurar uma borracha (aquela que vai na junção do parabrisa com o painel) e o cara disse que eles não tem nada para o Bandeirante e me deu um cartão da Kumazawa.
Lá nos States tem até a lataria nova completa de alumínio. O mercado de peças lá é fantástico.
Muitas peças são intercambiáveis, pois as medidas do FJ40 é a mesma do Bandeirante Jipe Curto. Mas note que as folhas do caixote são ligeiramente diferentes, o parabrisa é articulado e a porta traseira não é a mesma. Já a mecânica é totalmente diferente, então não só o motor, mas câmbio, diferenciais, relação... também mudam.
Nas BJ40 da Europa vi que o sistema de direção não é o mesmo, mas é muito parecido.
No fim é o mesmo carro, por isso é amado lá e aqui.
Será que ninguém importou ainda um FJ40? Seria muito interessante fazer comparações. Como a lei permite importação de veículos com mais de 30 anos, é possível importar relíquias!
Será que ninguém importou ainda um FJ40? Seria muito interessante fazer comparações. Como a lei permite importação de veículos com mais de 30 anos, é possível importar relíquias!
não é bem assim o veiculo deve ser destinado a coleçoes e estar impecavel, muito complicado trazer....
um tempo atras tinha uma fj40 da bolivi arodando por aqui depois sumiu...
Dendrobates
01/04/2013, 22:42
O acabamento das J é muito superior ao das nossas Bands. Basta ver algumas fotos de painéis de algumas originais... Existem as fj gasolina e a bj diesel. Algumas peças são bem parecidas, outras praticamente as mesmas, mas muitas que não tem nada a ver. FJ nem BJ teve farol quadrado. Os gringos se matam pela nossa frente quadrada kkk basta ler os comentários nos fóruns.
A fj40 foi descontinuada nos estados unidos em 1984. Procure por LAND CRUISER, para conheçer toda a "família"
p.s.> A ICON produz uma RÉPLICA dessas toyotas com letras maiúsculas, para quem não conheçe vale a pena (fazem tbm o bronco e o cj3). --> ICON (http://www.icon4x4.com/)
dando uma pesquisada na net encontrei esse fabricante de latarias na Colombia meu pai esta indo numa missao comenrcial pra la mes que vem vou pedir par ele tentar entrar em contato..
40, 43 & 45 Series - (Toyota & Suzuki Body Panels) (http://www.citroa.com/toyota-land-cruiser/40-43-45-series/)
via que rola importar essas peças aqui pelo norte pena nao ter teto..
Jorge_MG
11/04/2013, 17:24
Uma coisa com certeza diferente é a porta de trás, que nos J4 são duas portas aladas para os lados.
ariel132
03/05/2013, 12:44
essa importação e muito complicada, o jipe tem que estar totalmente original, eu tenho um FJ45 Troop Carrier (Bandeirante longa), foi fabricada no Japao, Motor 2F 4200cc, 4 marchas+reversa, R&P 4.11, quero trazer o meu FJ45 por terra, mais acho que nunca vou conseguir emplacar ela aqui no Brasil
hercilio.neto
03/05/2013, 20:14
essa importação e muito complicada, o jipe tem que estar totalmente original, eu tenho um FJ45 Troop Carrier (Bandeirante longa), foi fabricada no Japao, Motor 2F 4200cc, 4 marchas+reversa, R&P 4.11, quero trazer o meu FJ45 por terra, mais acho que nunca vou conseguir emplacar ela aqui no Brasil
Ô Ariel,
Põe umas fotos pra gente ver o FJ45.
Glauco mendes
03/05/2013, 20:42
Parece que o pessoal da cinfel vai fabricar algumas peças da latarias da band, isso foi me passado por e-mail por eles.
Parece que o pessoal da cinfel vai fabricar algumas peças da latarias da band, isso foi me passado por e-mail por eles.
Bão demais!!! Mercado tem! Nada nada existem 40 50 mil bands rodando por aí e o mercado de sucata tá ficando escasso!!! Logo lataria de band vai tá valendo mais que peça de mercedez de passeio!
ariel132
03/05/2013, 21:49
Ô Ariel,
Põe umas fotos pra gente ver o FJ45.
409434409435409436409437
troquei o motor 2F a gasolina pelo Nissan sd33 Diesel 3300cc
409434409435409436409437
troquei o motor 2F a gasolina pelo Nissan sd33 Diesel 3300cc
Lindona!!! traz para o brasil!!!! seria mais um belo exemplar por aqui!!!
hercilio.neto
04/05/2013, 00:23
Muito bacana. Parabéns pelo jipão.
O FJ45 (e BJ45) tem entre-eixos maior do que o do Band Longo, e atras do eixo também é mais comprido.
Deve ter um espaço interno muito bom. Poderia ter 4 portas.
ariel132
04/05/2013, 12:30
Muito bacana. Parabéns pelo jipão.
O FJ45 (e BJ45) tem entre-eixos maior do que o do Band Longo, e atras do eixo também é mais comprido.
Deve ter um espaço interno muito bom. Poderia ter 4 portas.
e mesmo nao sabia disso do entre-eixos, aca em Sao Paulo, tem poucas Band. ja vi umas 3 band pick up, mas e uma pena que as 3 sao para carretos de areia
hercilio.neto
04/05/2013, 16:41
São diferentes, inclusive nos detalhes em relevo existente na lateral do Bandeirante.
409574
pankadas
11/05/2013, 21:04
boa noite.... venho apresentar me ...o meu nome e Nuno sou de Portugal cidade de Santarém e também sou um viciado em toyotas :safari-rig:.... comecei com um nissam patrol 2.8 td 6 cilindros de 1992 boa maquina mas devido a vários factores fui obrigada a vender o nissam e assim começou a doença dos toyotas.
o 1 toyota foi bj 73 com motor vm , depois , tive 2 bj 45 e e tive também outros 2 bj 40 , vendi logo um porque estava muito podre de chapa ficando com o meu branco que na verdade também estava muito mau de chapa.... mas tive este branco 5 anos uma bela maquina e companheiro410668410669410670410671
pankadas
11/05/2013, 21:09
se poder ajudar em alguma duvida em relação ao modelo Land cruiser bj 40 estejam a vontade :D...cumprimentos....
Cesar1971
12/05/2013, 21:38
Seja bem-vindo Português ! Mas fala um pouco mais da paixão elas Toyotas aí em Portugal. Abraço.
Pedrazzi
16/05/2013, 16:10
Manoooooo e esse motorzão 6 cilindros diesel ai????? tem no Brasil essa beleza??? deu agua na boca!
hercilio.neto
16/05/2013, 23:15
Realmente... é monstruoso!
ariel132
18/05/2013, 13:42
www.facebook.com/video/embed?video_id=10200401042009145
Manoooooo e esse motorzão 6 cilindros diesel ai????? tem no Brasil essa beleza??? deu agua na boca!
esse motor 6c e uma rareza mesmo, tem muitos poucos, também muito complicado de conseguir peças, muitos deles foi feito para embarcações, postei ai um video foi o primeiro dia que ele ando com esse motor
Show a sinfonia do motor. Lembra até os FNM
hercilio.neto
18/05/2013, 18:49
Mesmo um motor de baixa rotação, ganha um ronco gostoso com 6 cilindros.
Cesar1971
02/09/2013, 16:11
Alguém mais importou peças?
Tenho um FJ 40, 6 cilindros a gasolina (motor original).Se alguem quiser, posto fotos.
Tenho um FJ 40 ano 1981 a gasolina. Não sei como chegou ao Brasil.
hercilio.neto
29/09/2013, 21:17
Tenho um FJ 40 ano 1981 a gasolina. Não sei como chegou ao Brasil.
Nanao,
Posta algumas fotos do jipe - exterior, interior e motor.
Está tudo legalizado?
Nanao,
Posta algumas fotos do jipe - exterior, interior e motor.
Está tudo legalizado?
Boa tarde. Está regularizado sim. 433092433094433095433096433097433101433102
Linda de mais !!!
Parabéns pela viatura !!
hercilio.neto
30/09/2013, 16:58
Caraca!!!!!
Que preciosidade.
Voce não sabe nada do histórico dele?!.
artcsmota
30/09/2013, 17:16
Fantastico.
Eu acho tao legal a historia de a porta traseira abrir em duas partes que mandei fazer isso na minha.
Ficou praticamente igual.
Assim nao preciso tirar o pneu da frente cada vez que quero por algo no carro. Como , por exemplo, quando vou ao mercado ou quando minha filha vai entrar ou sair do carro.
Fica muito mais facil pela porta de tras...
Caraca!!!!!
Que preciosidade.
Voce não sabe nada do histórico dele?!.
As únicas informações que tenho através de um CRLV de 1998 são as seguintes:
Proprietário - Delegacia de Administração Ministério da Fazenda São Paulo. Avenida Prestes Maia 733, Bairro da Luz.
Consta no documento Marca/Modelo Imp/Toyota L. Cruiser 4W categoria oficial
Ronaldo Petri
30/09/2013, 20:06
Cara, que jóia! Parabéns! Gostei muito da cor também.
junior888
30/09/2013, 20:26
Parabéns pela viatura, realmente está muito boa... saberia me dizer a ficha técnica desse motor?
Cara, que jóia! Parabéns! Gostei muito da cor também.
Ok,obrigado.
Parabéns pela viatura, realmente está muito boa... saberia me dizer a ficha técnica desse motor?
Me desculpe, mas sou leigo nesse assunto.
junior888
01/10/2013, 21:51
Quantos cavalos tem no documento?
Quantos cavalos tem no documento?
No documento só consta 6 c / 000 cv
Dendrobates
02/10/2013, 07:18
nanao,
parabéns! bela viatura a sua...
motor 2f é um 4.2 6cc em linha e tem 135hp. Bem parecido com os gm 6cc...
hehehe band a gasolina...eu apóio, ao contrário de muitos que torcem o nariz!
Você já guiou uma band diesel para poder compará-la? Mas conte mais sobre a viatura, aceleração, torque... Estamos sedentos por informações...
Abraço.
No documento só consta 6 c / 000 cv
cristiano
02/10/2013, 10:41
:shock: :shock: :shock: :shock:
Chique demais!!! Babando aqui...
junior888
02/10/2013, 11:08
nanao,
parabéns! bela viatura a sua...
motor 2f é um 4.2 6cc em linha e tem 135hp. Bem parecido com os gm 6cc...
hehehe band a gasolina...eu apóio, ao contrário de muitos que torcem o nariz!
Você já guiou uma band diesel para poder compará-la? Mas conte mais sobre a viatura, aceleração, torque... Estamos sedentos por informações...
Abraço.
O motor não é fraco não, achei que por ser um projeto antigo seria um motor fraco. Assim como você, nao tenho nada contra a band a gasolina, o que eu nao faria era trocar o bom e velho motor a diesel por um a gasolina... mas se for original a gasolina, que mal tem? hehehe... também estou curioso para saber como é guiar uma band a gasolina...
Dendrobates
02/10/2013, 11:24
Junior,
Entendi bem sim o posicionamento dos amigos do fórum quanto a esta alteração. O bom e velho motor OM ainda tá lá... torque espetacular, econômico, pesado e de baixo giro... mas tá lá cumprindo seu papel de forma exemplar. Por quanto tempo ainda não sabemos...
vai que os tais duendes do off-road venham me colocar essa pecaminosa ideia em minha cabeça novamente ao ler o relato do nanao? kkkkk Mas depois de ver o que um jimny com 1000kg faz... tu tbm iria entender. Manobrar e passar desfilando aonde tem troller atolado até o talo é ótimo demais...
Nanao,
Conta tudo aí!!! QUEREMOS SABER TUDO!! kkkkkkkkkk
Abraço
junior888
02/10/2013, 18:55
Junior,
Entendi bem sim o posicionamento dos amigos do fórum quanto a esta alteração. O bom e velho motor OM ainda tá lá... torque espetacular, econômico, pesado e de baixo giro... mas tá lá cumprindo seu papel de forma exemplar. Por quanto tempo ainda não sabemos...
vai que os tais duendes do off-road venham me colocar essa pecaminosa ideia em minha cabeça novamente ao ler o relato do nanao? kkkkk Mas depois de ver o que um jimny com 1000kg faz... tu tbm iria entender. Manobrar e passar desfilando aonde tem troller atolado até o talo é ótimo demais...
Nanao,
Conta tudo aí!!! QUEREMOS SABER TUDO!! kkkkkkkkkk
Abraço
Mas será que só a troca do motor deixara a band leve?... Um troller pesa 2000kg, se não mais, mesmo com motor mwm que tem quase a metade do peso de um motor MB... E outra coisa... um motor a gasolina da mais giro que um motor a diesel, isso é inquestionável, mas na roda é outra coisa, a band da praticamente o mesmo giro NA RODA que um jipe com motor a gasolina, sei que isso acontece devido a relação de caixa e diferencial, pois tem as relações mais longas, já um jipe a gasolina tem as relações mais curtas pois nao tem tanto torque em baixa. Me corrija se eu estiver errado, mas para botar um motor a gasolina na band, teria que encurtar as relações de diferencial, que são no mínimo 9x37 (aqui no brasil).... ou será que um motor a gasolina, mesmo sendo um 6cc, com uns 30kg de torque a 2500rpm conseguiria tocar numa boa as relações originais?
Dendrobates
03/10/2013, 07:32
Junior,
Nem quero entrar muito neste assunto pra não gerar off-topic...
O que deixa a Band pesada é o motor de 400kg. Band com 14b é bem mais leve... O que seria uma saída, se não fosse a dificuldade de achar um em bom estado e o preço da manutenção que é cara. Troller pesa por causa do chassis e carroceria. Essa do giro até é verdade, mas se alongar a gelação vai perder força. Faço trilha em terceira reduzida. Tendo a segunda como segurança e a primeira uso pra erosões ou algo do tipo(crawl ratio).
Se alongar perderei essa relação... aí terei que enfiar mais o pé, queimar embreagem e acabar quebrando alguma coisa. Mudar relação só pra cima... coisa que com este motor só precisarei fazer quando colocar pneus acima de 35". Um gm 6cc tocaria perfeitamente uma band com cambio e relações originais, o que pra mim ficaria inviável é que como a T-case band reduz 1,96% ficaria pouco reduzido pra trilha. O troller reduz na proporção de 2,48% se não me engano. Aí entraria outro motor e cambio... 240v com mwm2.8 ou gm6cc.
Acredito que essa fj40 do amigo nanao não tem as mesmas relações que as nossas bands. Mas to morrendo de curiosidade pra saber do comportamento da viatura.
junior888
03/10/2013, 11:06
Junior,
Nem quero entrar muito neste assunto pra não gerar off-topic...
O que deixa a Band pesada é o motor de 400kg. Band com 14b é bem mais leve... O que seria uma saída, se não fosse a dificuldade de achar um em bom estado e o preço da manutenção que é cara. Troller pesa por causa do chassis e carroceria. Essa do giro até é verdade, mas se alongar a gelação vai perder força. Faço trilha em terceira reduzida. Tendo a segunda como segurança e a primeira uso pra erosões ou algo do tipo(crawl ratio).
Se alongar perderei essa relação... aí terei que enfiar mais o pé, queimar embreagem e acabar quebrando alguma coisa. Mudar relação só pra cima... coisa que com este motor só precisarei fazer quando colocar pneus acima de 35". Um gm 6cc tocaria perfeitamente uma band com cambio e relações originais, o que pra mim ficaria inviável é que como a T-case band reduz 1,96% ficaria pouco reduzido pra trilha. O troller reduz na proporção de 2,48% se não me engano. Aí entraria outro motor e cambio... 240v com mwm2.8 ou gm6cc.
Acredito que essa fj40 do amigo nanao não tem as mesmas relações que as nossas bands. Mas to morrendo de curiosidade pra saber do comportamento da viatura.
Certo, entendi seu ponto de vista agora... se não me engano li em algum lugar que as bands originais a gasolina, igual a do nosso amigo nanao tem os diferenciais mais curtos, caixa não sei dizer... também estou louco para saber como é o comportamento dessa band...
pedro bonadio
03/10/2013, 16:38
As FJ40 tem sim, as mesmas relações de câmbio que a Bandeirante brasileira, usa um H45 ou H55 que é o mesmo câmbio da Band e a reduzida tem relação 1.96:1 e a relação do diferencial tem relação longa, também.
Esse motor 6 cilindros à gasolina original, tem um regime de rotação baixo, e o torque vem desde a marcha lenta. Entretanto não gira mais que 4000rpm.
Em Piraju também tem a FJ40 do Bernardes, cinza, ele faz trilhas. Ela tinha, à muito tempo o motor original e foi trocado pelo 4.1mpfi e roda até hoje com câmbio original, reduzida original, eixos 4.10:1 e pneus 33" e é muito forte. Ele não quer nem ouvir de diesel...
Troller pesa, porque é fibra, ao contrário do que pensam, a fibra é pouco densa, porém não tem a resistência do aço, para conseguir ter, precisa ter muito material. Enquanto uma chapa de ferro pode ser fina, a fibra precisa ser grossa.
Dendrobates
04/10/2013, 07:47
ai ai ai ...
Pedro,
Muito bem vinda as suas informações, mas logo agora que eu já tinha deixado a ideia em stand by... a grana que eu tinha separada pra fazer isso, gastei! uhauhauhahua
O motor OM fica na band mais um tempo... até eu decidir com propriedade. Nesse tempo, tem uma f-75 de um amigo que está colocando o 4.1 da silverado. Ele faz as mesmas trilhas que eu, e o carro pesa bastante também. Vou investir em outra coisa e deixar o motor pra depois. Não tá incomodando e é econômico. No momento é a gaiola externa FASE-II e talvez o SPOA ainda este ano.
Segue um vídeo de uma fj40 com o motor 2f original. Em minha opinião faltou redução... o cara tem que enfiar o pé!!
fj40 4x4 playing - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=CgBoQ85ZckY)
hercilio.neto
04/10/2013, 08:47
A suspensão trabalhou lindamente.
Rjblopes
05/10/2013, 21:50
100% de acordo Hercilio!
Sem querer resucitar um tread tão antigo... mas vocês já escutaram de um cabra Lá de Los Angeles (California) que está fabricando á mão vários modelos de Toyotas FJ (verdadeiras bonecas!)
Vale a pena checar ICON (http://www.icon4x4.com/) (cuidado para a patrõa não ficar enciumada!!!)
Eu até baixei a brochure em pdf, Download a Brochure | ICON (http://www.icon4x4.com/downloadabrochure) (você clica na icon brochure)
O camarada faz até bicicleta elétrica estilo rétro!
Aproveitem!
hercilio.neto
26/01/2014, 19:40
Marcio,
O Guiga Tostes esteve lá e postou as impressões aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/100953-visita-icon-4x4-tlc-icon-la-california.html
Marcio,
O Guiga Tostes esteve lá e postou as impressões aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/100953-visita-icon-4x4-tlc-icon-la-california.html
Rapaaaaiz! e num é... (é coisa da idade!)
Muito obrigado pelo link Hercílio!
Pois é vou colocar na agenda para fazer uma visita tipo do Guiga também...
abraços, marcelo.
Lembrando que os 6cc da Toyota lá no comecinho eram "cópias" dos 6cc da GM, isso na década de 50/60. Dizem até que algumas peças eram intercambiáveis.
Mas na trilha a band diesel tem um comportamento que acho bem mais seguro. Vc pode encarar um subidão na marcha lenta, só encostando o pé no acelerador, enquanto um motor a gasolina vc precisa encher mais o pé para garantir o torque.
Goncalez98
07/04/2015, 11:15
Pessoal dando uma fuçada no ebay encontrei muitas peças da FJ 40 e aparentemente ela não é tão diferente da nossa Bandeirante, alguém já tentou instalar peças da FJ 40 na Band?
outra coisa, alguém aqui instalou ou pensa em instalar uma câmera de ré na sua Band?? Tenho a impressão de q o tamanho e alguns acessórios dificultam bastante a visão? será viavel??
abraços a todos
Francisco Bicalho
07/04/2015, 12:14
Pessoal dando uma fuçada no ebay encontrei muitas peças da FJ 40 e aparentemente ela não é tão diferente da nossa Bandeirante, alguém já tentou instalar peças da FJ 40 na Band?
outra coisa, alguém aqui instalou ou pensa em instalar uma câmera de ré na sua Band?? Tenho a impressão de q o tamanho e alguns acessórios dificultam bastante a visão? será viavel??
abraços a todos
Goncales98, o Toyota Land Cruiser FJ-40 e o Bandeirante tem a mesma fôrma, são idênticos, as pequenas diferenças são a caixinha do motor do limpa para-brisas na frente, e principalmente na porta da mala que no TLC é tipo "ambulância", dividida em duas folhas. Essas portas também podem ser instaladas no TB. A chapa usada no TLC é mais grossa e de melhor qualidade que a nossa, a questão é que importar essas peças fica caro. Eu sempre sonhei com as portas de ambulância no meu Bandeirante, e penso que o melhor lugar para achar elas é em algum ferro velho no Chile ou Argentina, onde já houveram muitos TLC no passado, a ainda tem vários rodando. Não sei se no Uruguai ou Paraguai também importaram o TLC. Mais perto ainda.
Acho improvável que alguém tenha instalado câmara de ré num Bandeirante, mas, tudo é possível, e aí em Campinas deve ter alguma oficina que faça isso, se é uma coisa que você julgue importante.
Chico
Goncalez98
07/04/2015, 12:38
Goncales98, o Toyota Land Cruiser FJ-40 e o Bandeirante tem a mesma fôrma, são idênticos, as pequenas diferenças são a caixinha do motor do limpa para-brisas na frente, e principalmente na porta da mala que no TLC é tipo "ambulância", dividida em duas folhas. Essas portas também podem ser instaladas no TB. A chapa usada no TLC é mais grossa e de melhor qualidade que a nossa, a questão é que importar essas peças fica caro. Eu sempre sonhei com as portas de ambulância no meu Bandeirante, e penso que o melhor lugar para achar elas é em algum ferro velho no Chile ou Argentina, onde já houveram muitos TLC no passado, a ainda tem vários rodando. Não sei se no Uruguai ou Paraguai também importaram o TLC. Mais perto ainda.
Acho improvável que alguém tenha instalado câmara de ré num Bandeirante, mas, tudo é possível, e aí em Campinas deve ter alguma oficina que faça isso, se é uma coisa que você julgue importante.
Chico
Imaginei q importar peças seja economicamente inviável.... Porém meu irmão mora nos EUA... Talvez eu consiga comprar coisas pequenas no ebay... Tipo os calços da carroceria... Ou as setas... E trazer na bagagem mesmo...
minha duvida era se seriam compatíveis...
Valeu pela dica Chico
Sergio c
07/04/2015, 13:14
Câmera de ré se não me engano que instalou em sua band foi o Capitão Gottileb, colega aqui do fórum.
Francisco Bicalho
07/04/2015, 13:45
Imaginei q importar peças seja economicamente inviável.... Porém meu irmão mora nos EUA... Talvez eu consiga comprar coisas pequenas no ebay... Tipo os calços da carroceria... Ou as setas... E trazer na bagagem mesmo...
minha duvida era se seriam compatíveis...
Valeu pela dica Chico
Entendo. As setas do TLC são muito interessantes; o Felippe Tounda acabou de instalar na dele. Penso também que num universo 'legal' alguém possa comprar um par de portas da mala do TLC nos EUA e pagar US$ 450, digamos assim, embrulhar as duas juntas e trazer na bagagem como um segundo volume, apresentando uma NF americana (a 'invoice'), aqui na alfândega eles liberem por estar dentro do valor permitido dos 500 dólares.
Também já pensei nisso...
Esse site aqui tem de um-tudo: http://shop.cruiserparts.net
abraço;
Chico
Tenho câmera de ré instalada na minha. É bastante útil em manobras. A instalação é simples. A Câmera propriamente dita, foi instalada na peça que ilumina a placa.
Abs
ROCKINRIO
07/04/2015, 17:41
Tenho câmera de ré, instalada na placa e faz parte do GPS FOSTON 7".
hercilio.neto
07/04/2015, 19:28
Eu já comprei a câmera de ré com tela no espelho retrovisor.
Mas como outras tantas, não instalei ainda... pura falta de tempo.
Pretendo instalar em algum ponto alto do jipe. Talvez na calha acima da porta traseira.
hercilio.neto
07/04/2015, 19:47
O FJ40 tem as mesmas medidas do Bandeirante OJ50L (jipe curto).
As principais diferenças visuais estão nos vidros, na lataria lisa sem os relevos e especialmente na porta traseira. Essa, tem o modelo ambulância e a tripartida.
A motorização do FJ40 é muito diferente, pois usa motor a gasolina. Os BJ40 com motor diesel vendidos principalmente na europa e na ásia, usam o motor Toyota 3B.
O resto da mecânica, no entanto, é bem parecida, inclusive o chassi e o contestado sistema de direção.
O TLC foi projetado para ser usado também sem o hardtop, por isso o parabrisa bascula sobre o capô. Assim têm as presilhas sobre o capô e o motor do limpador instalado no quadro do parabrisa. Outra coisa legal é o santantonio de origem.
Goncalez98
07/04/2015, 22:14
Hercilio vc adquiriu o kit com espelho mas não vai montar o espelho em outro lugar q não o espelho do carro??
Vc poderia postar uma foto de onde seria o lugar??? Valew
hercilio.neto
07/04/2015, 22:37
Hercilio vc adquiriu o kit com espelho mas não vai montar o espelho em outro lugar q não o espelho do carro??
Vc poderia postar uma foto de onde seria o lugar??? Valew
Comprei no Aliexpress.
É um kit que vem com câmera (um cubinho de 2 cm), os cabos e o espelho (que tem um encaixe para sobrepor o espelho retrovisor interno.
A minha vontade era instalar a câmera na porta do porta malas, por dentro do vidro, mas quero uma imagem mais panorâmica que mostre inclusive os cantos do jipe para ajudar nas manobras.
Ainda estou estudando como vai ser. Quero evitar de mexer no forro do teto e não quero que os fios fiquem todos aparentes.
CAPT GOTTLIEB
08/04/2015, 10:01
abraços a todos
Goncalez98, instalei câmera de RÉ no meu Jipão 1978, pois aos 68 anos de idade a mobilidade do meu pescoço diminuiu e isto me dificultava manobrar e estacionar. A instalação foi muito simples e optei por colocar a câmera na porta traseira, logo abaixo da placa. Como meu Jipão não foi fabricado com luz de RÉ coloquei uma chave tipo tic-tac no painel e esta aciona a câmera. Isto tem se mostrado muito útil para estacionar em vagas modestas, manobrar em pátios e também na estrada, para avaliar algum "apressadinho" grudado na minha traseira. KKKKKKKK! As fotos explicam melhor. Estas câmeras têm várias marcas, mas são todas muito semelhantes e made in China. Não tenho como informar sobre a duração deste equipamento, mas até agora tem funcionado muito bem.
498399 498400 498401 498402 498403
Sergio c
08/04/2015, 14:01
Meio mal de para choque traseiro Capitão heheheheheh Última foto.
Goncalez98
08/04/2015, 15:28
Danke mein Kapitän
CAPT GOTTLIEB
08/04/2015, 21:53
Meio mal de para choque traseiro Capitão heheheheheh Última foto.
Não entendi! Você achou algum defeito no para choque? Por favor, explique melhor. Muito obrigado.
CAPT GOTTLIEB
08/04/2015, 22:08
Danke mein Kapitän
Ich spreche kein Deutsche, aber dass habe mir gefreut Ich könnte Ihnen hilfen.
Grüsse,
Capt. Gottlieb
Sergio c
09/04/2015, 08:48
Não entendi! Você achou algum defeito no para choque? Por favor, explique melhor. Muito obrigado.
Não achei defeito Capitão, só achei um pouco largo e deve ser um pouco pesado. É de longarina esse para choque?
Francisco Bicalho
09/04/2015, 09:36
Não achei defeito Capitão, só achei um pouco largo e deve ser um pouco pesado. É de longarina esse para choque?
Pesado, no Bandeirante? E os 1200 kg de motor + câmbio lá na frente? Acho que se puser três parachoques desses atrás não faria a mínima diferença. Eu achei muito bom esse para choque encorpado. E a solução do pino bola e tomada foi muito correta.
CAPT GOTTLIEB
09/04/2015, 11:14
Nossa! Pensei que tivesse algo errado e que tivesse escapado ao meu controle! KKKKKKK!
Este para-choque é mesmo largo e mas não tão pesado assim, pois é uma chapa grossa que foi dobrada. Parece a primeira vista um trilho de trem, mas nem chega perto disso! KKKKKK! É igual ao que era usado num Toyota Band de uma Cia. de ônibus, em São Paulo, que eram carros de socorro. Usavam estes para-choques na dianteira e traseira e vi até empurrarem ônibus encrencado (no plano). Como no meu JIPÃO optei por estilo militar, austero e rústico achei que combina bem (questão de gosto). Num Jipe mais civil talvez o resultado estético fosse diferente. Como a chapa é grossa e bem resistente percebi que uma serra de copo não daria conta de fura-lo e por isso optei por colocar a câmera de RÉ na porta, logo abaixo da placa. Ficou muito bom. Bons passeios com seu Jipão. Abraços,
CAPT GOTTLIEB
09/04/2015, 11:27
Pesado, no Bandeirante? E os 1200 kg de motor + câmbio lá na frente? Acho que se puser três parachoques desses atrás não faria a mínima diferença. Eu achei muito bom esse para choque encorpado. E a solução do pino bola e tomada foi muito correta.
Saudações petropolitanas, Francisco!
Realmente o para-choque é bruto, mas achei que combina com o estilo do Jipão.
At last, there is no account for tastes! KKKKKKKK!
Tenho uma carretinha Karmann-Ghia que vez por outra é acoplada no engate e tomada. Carregada chega a 500 Kg e para o JIPÃO isto é refresco! KKKKKKKK! Em compensação o VW-Buggy da foto sofria para puxa-la. Bons passeios. Abraços,
498490
Denise Ávila
09/04/2015, 11:45
Numa primeira olhada parece que falta alguma coisa e eu acho que esta impressão se dá pela falta dos bumperettes.
hercilio.neto
09/04/2015, 19:58
Numa primeira olhada parece que falta alguma coisa e eu acho que esta impressão se dá pela falta dos bumperettes.
É uma questão de gosto. Eu, particularmente, não gosto das lanternas marmita.
No Intrépido usava lanternas Randon embutidas na lata, mas ainda prefiro a lanterna original na longarina ou no parachoque.
O "Jipão do Capitão" (é esse o nome do jipe?) tem visual militar e o parachoque combinou bem. Acho que ficaria bom também uma grade de proteção nas lanternas, estilo militar.
CAPT GOTTLIEB
10/04/2015, 11:07
Hercílio e Denise, obrigado.
O JIPÃO sempre pode e deve ser melhorado. Como dizem, o céu$$$$$$$ é o limite. Atualmente só falta fazer as capas para os bancos (Zafira) em tecido camuflado (selva) e a forração do teto. E facciamo chiudere un può la tasca! E vamos segurar um pouco o bolso, pois a economia está em baixa e a inflação já voltou.
Sergio c
10/04/2015, 11:50
Hercílio e Denise, obrigado.
O JIPÃO sempre pode e deve ser melhorado. Como dizem, o céu$$$$$$$ é o limite. Atualmente só falta fazer as capas para os bancos (Zafira) em tecido camuflado (selva) e a forração do teto. E facciamo chiudere un può la tasca! E vamos segurar um pouco o bolso, pois a economia está em baixa e a inflação já voltou.
É capitão, como diz o ditado, "devagar com o andor que o santo é de barro". Eu tb invisto na band, mas a economia está ruim e dizem que vai piorar, e que um troco no banco p emergências sempre vai bem heheheheheh
Tem um site que chama Fj Company. LINK: http://www.fj.co/projects.php
Puxa vida tem cada band linda lá. Os caras restauram com peças originais fabricadas sob licença. Custa restaurada 98 000,00 dolares!!!! Anexei uma foto.
[]s Marco
marcioroberto
02/12/2016, 09:30
Amigo,
Estou precisando instalar minha câmera de ré na minha Band, porém o local por onde passa o fio (lateral esquerda do para-brisas) já está ocupado pelo fio do rádio e luzes internas. Por onde você passou o cabo da câmera?
__Maciel__
03/09/2017, 21:55
Recomendo a TODOS os proprietários de band a entrar em:
The FJ Company
- YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCgxPNmaWOU36V0AkVHI78KQ)
e
Toyota FJ40 for Sale - The FJ Company - Land Cruiser Restoration (https://www.fj.co/)
Vejam o trabalho dos caras. Realmente jeeps bem feitos sem inventar moda.
abraço
xibiu!!!
28/07/2021, 09:15
Tom Hanks leva a leilao Toyota Bandeirante por R$ 652 mil (https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2021/07/27/tom-hanks-leva-a-leilao-toyota-bandeirante-personalizado-por-r-652-mil.htm)
576818
xibiu!!!
08/08/2021, 20:27
Toyota vai produzir pecas genuinas do Land Cruiser, nosso Bandeirante (https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/toyota-vai-produzir-pecas-genuinas-do-land-cruiser-nosso-bandeirante/)
Barba Ruiva
09/08/2021, 10:42
Toyoteiros!
Essa semana recebi uma notícia incrível!
A Toyota Japão iniciou um programa para produzir peças originais para a Toyota Bandeirante - FJ40!
Uma estratégia de marketing invejável! Manter um dos seus automóveis mais icônicos circulando pelo mundo por décadas!
Pelo que entendi, os países, modelos e peças contemplados ainda não foram definidos oficialmente.
A Toyota iniciou uma pesquisa pública online, questionando aos proprietários quais as peças de maior interesse, a qual será base para futura produção.
Localidade é uma das informações solicitadas e Brasil consta na lista!
A seguir a notícia na integra, o link para a pesquisa que esta em inglês e algumas dicas para preenchimento.
NOTÍCIA: Toyota ira voltar a fabricar pecas para jipe Bandeirante (https://autopapo.uol.com.br/curta/toyota-ira-voltar-a-fabricar-pecas-para-jipe-bandeirante/)
MUITO IMPORTANTE PREENCHER A PESQUISA! Acredito que se não atingirmos massa, não seremos contemplados!
PESQUISA: LandCruiser Heritage parts request (https://www.toyota.co.jp/cmpnform/pub/co/landcruiser_form_en)
Além de informações sobre localidade, e modelo, ela solicita aos interessados apontar até 5 peças que julgam importantes para serem incluídas no programa.
Eu particularmente inclui: CARCAÇA DE DIFERENCIAL DIANTEIRO E TRASEIRO, PAINEL DE INSTRUMENTOS, LATARIA (INCLUSIVE CAÇAMBA) E TRANSMISSÃO.
Anexo a pesquisa preenchida com minhas opções para quem quiser utilizar como guia.
Nosso modelo não é uma das opções, mas há um campo "OUTROS" onde podemos informar o modelo nacional. Também anexei o "catálogo" da Band, cujos modelos estão na última página.
Não localizei a informação do cambio, mas como só havia um cambio 5 marchas nas opções, fui logo nele. Havia a opção "OUTROS", se alguém souber a informação, por gentileza.
Agora resta a torcida! Grande abraço a todos!
André
Steph Toy nc
10/03/2022, 19:35
https://youtu.be/965qU9HWZoU
Steph Toy nc
10/03/2022, 19:36
travessia do rio
https://youtu.be/kJBdi2U7l0o
joao paulo jp
11/03/2022, 01:43
Toyota vai voltar fabriar pecas,ainda existe muito no nordeste, motor era Mercedees , agora se chama Land Cruise ,vendido na europa ,Eua e Japao,sera volta pro BR ou nao
Rodrigo-ce
11/03/2022, 15:02
Olá João paulo, Sinceramente acredito que não, Até porque os investimentos da montadora está voltado para outros tipos de veículos.
Poderia surgir algo que levasse o nome de um veículo que já foi produzido por ela, mas seria totalmente diferente das nossas Bandeirantes.
Um exemplo śo para ilustrar: existe o Fusca novo e o modelo tradicional, ambos produzidos pela mesma fabricante. No entanto um não se parece nada com o outro. Quem é simpatizante da simplicidade dos modelos mecânicos que dão poucos problemas não vai migrar para um carro cheio de parafernálias eletrônicas
joao paulo jp
11/03/2022, 16:44
saiu no UOL que Toyota vai voltar fabricar peças ,sera fake news?
Olá João paulo, Sinceramente acredito que não, Até porque os investimentos da montadora está voltado para outros tipos de veículos.
Poderia surgir algo que levasse o nome de um veículo que já foi produzido por ela, mas seria totalmente diferente das nossas Bandeirantes.
Um exemplo śo para ilustrar: existe o Fusca novo e o modelo tradicional, ambos produzidos pela mesma fabricante. No entanto um não se parece nada com o outro. Quem é simpatizante da simplicidade dos modelos mecânicos que dão poucos problemas não vai migrar para um carro cheio de parafernálias eletrônicas
Rodrigo-ce
14/03/2022, 22:43
saiu no UOL que Toyota vai voltar fabricar peças ,sera fake news?
Caso chegue para nós será muito bom!
CAPT GOTTLIEB
22/05/2022, 15:16
Não acredito que a montadora tenha alguma preocupação ou desejo de agradar o consumidor brasileiro, principalmente no que se refere ao JIPÃO BANDEIRANTE. Como diz o dito popular: "Não espero sapato de defunto".
Caso chegue para nós será muito bom!
xibiu!!!
02/02/2023, 17:59
Toyota Bandeirante brasileiro vai parar nos EUA e acaba vendido por mais de R$ 360 mil (https://mundofixa.com/toyota-bandeirante-brasileiro-vai-parar-nos-eua-e-acaba-vendido-por-mais-de-r-360-mil/)
580161
Achei isso muito legal para os apaixonados pelo modelo:
Este Toyota Bandeirante esta a venda por apenas R$ 1.200 | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/este-toyota-bandeirante-esta-a-venda-por-apenas-r-1-200/)
xibiu!!!
24/01/2025, 19:44
O duelo que ninguem esperava: Este pao de forma e mais aerodinamico do que um Toyota Bandeirante | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/o-duelo-que-ninguem-esperava-este-pao-de-forma-e-mais-aerodinamico-do-que-um-toyota-bandeirante/)
582262
É cada comparação...:parede:
josegalego
24/01/2025, 21:37
O duelo que ninguem esperava: Este pao de forma e mais aerodinamico do que um Toyota Bandeirante | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/o-duelo-que-ninguem-esperava-este-pao-de-forma-e-mais-aerodinamico-do-que-um-toyota-bandeirante/)
Lenda! hehe