PDA

Ver Versão Completa : Barulho na DH da ranger 2.5 98/98



MarcoWind
10/12/2004, 14:49
Galera,

Estou com um problema: a direção hidráulica da minha ranger está com um barulho estranho. Quando eu estou parado com o motor funcionando, e mexo no volante pros lados, ouço um barulho na direção, tipo um arrastado ou um borbulhar fino... Mesmo andando com ela isso acontece. Isso é normal?? A ranger está com 83000km e não trocou o fluido de DH ainda. Será que pode ser esse o problema??

Obrigado,

Marco
_________________
Ford Ranger 2.5l 4x2 98/98
GNV / Ituran

Pequeno jr
12/12/2004, 02:29
Da uma olhada no nivel do oleo, caso esteje baixo ... verifique se há algum vasamento no seu carro ... caso esteje vazando, "pode ser" um problema na caixa de direção. E por cauda do nivel baixo do oleo é q faz o barulho...

verifique e informe

Edintruder
26/12/2004, 11:55
Marco,
Vai procurando uma bomba da DH nova pois isso é um câncer na Ranger, a bomba dura muito pouco, a minha está com 56000 e eu tomo alguns cuidados como não virar o volante com as rodas paradas, isso força um monte a bomba, virar o jogo até o batente também acaba com a bomba da Direção, e deixar baixar o nível do óleo é outro problema. Não obedecer essas três regrinhas da Ranger te dá o maior prejuízo. A bomba vai pifar e te deixar com o volante pesado como se o motor estivesse desligado.
Infelizmente isso acontece para macular a imagem dessa maravilha sobre rodas.
:roll:

MOCA
06/01/2005, 10:04
Marco:
Em 98 comprei uma ranger 0k 2.5 7pés gasol 4x2 desde nova ela sempre fez um barulho quando virava a direção ,fui na ford e eles me falaram que era normal, bom vendi ela com cem mil km e numca deu problema na direção ,não esquenta com isso se for so barulho ta tranquilo mas se a direção ficar pesada de uma olhada .. abraço MOCA.

MarcoWind
12/01/2005, 15:15
Moca,

Valeu pela dica!! Depois do comentário acima fiquei um pouco com medo de ter que comprar uma bomba nova.
tomara que não de problema mesmo!!

Abraços,

Walter L. L. Casitta
12/01/2005, 16:23
Você não precisa trocar a bomba inteira, so o kit de reparo. As peças com aquela bolinha antes do número, fazem parte dele:

Pequeno jr
12/01/2005, 17:51
PessoALL,

A minha tbm ja deu problema na direção, mas foi coisa besta ... aqui em Brasília levei na casa da direção hidraulica e resolveram em 2 horas de serviço. O custo do serviço R$ 180,00.

axel
11/08/2006, 10:55
PessoALL,

A minha tbm ja deu problema na direção, mas foi coisa besta ... aqui em Brasília levei na casa da direção hidraulica e resolveram em 2 horas de serviço. O custo do serviço R$ 180,00.

ola todos,

Desculpa ressuscita este tópico, porem este barulho começou na minha Ranger (2003), logo no fim do curso do volante, logicamente só acontece parado, no mais estar normal, já verifiquei o óleo é o original nunca foi trocado e ta no nível max (quase), graça a deus nunca vazou qualquer fluido.

Então gostaria da ajuda dos amigos, do Walter aqueles bons documentos da DH e do Pequeno jr informações de endereço e talvez o telefone da casa da direção hidráulica, pois ando pouco na Ranger quando estou aqui em Ji-Paraná/RO, porem em dez é quase certo ir ao nordeste e sempre passo por Brasília, então tava pensando em fazer o reparo ou troca com este pessoal que fez para o Pequeno jr.

Obrigado
Michel

Edintruder
12/08/2006, 17:48
Esses dias andei conversando com um ex-proprietário de Ranger e ele me disse que o motivo de estragar a bomba é o excesso de tensão na correia pois a carcaça é de plástico e essa tensão se transfere toda para a bucha do eixo, criando folga com o passar dos kms e perdendo pressão de fluido.

Walter L. L. Casitta
12/08/2006, 18:03
Edi,

A carcaça da bomba não é de plástico e a tensão da correia é determinada pela pressão da mola do esticador e sendo assim não tem como a correia ficar com a tensão incorreta.

Axel,

O ruído que você relata acontecia em todos os veículos com DH que já tive e segurar o volante ao fim do curso durante as manobras diminui a vida útil das peças da DH.

Edintruder
12/08/2006, 23:18
Walter,
Sobre a carcaça eu escrevi sobre o que conversei com o cara pois nunca cheguei a mexer na minha para ver com os meus próprios olhos. Sobre a tensão, o comentário dele é que a correia multi-v trabalha com muita pressão, e se reduzisse um pouco a pressão da mola a bomba duraria mais.
Agora estou duvidando...

NiltonJacarei
29/06/2014, 20:31
Edintruder,
Após chegar no batente é possível girar mais alguns graus a ponto de encostar o pneu na barra e no gancho?
Observei uns barulhos estranhos na dianteira ao manobrar minha ranger, ruído parecido com a junta do homocinética, não estava com o 4X4 ligado, coloquei o trator no cavalete e girei o volante ate o batente, quando forcei um pouco mais observei que o ruído é causado pelo lado interno do pneu encostando na barra e no tal gancho como é possível? Não entendi?
Este batente não é para definir o final de curso da direção?
Se puder me ajudar fico grato.