PDA

Ver Versão Completa : Pick-uP Ranger: GNV ou Diesel ?



cadu brasil
04/08/2009, 17:28
:pOlá Amigos,

Tenho grande interesse em adquirir uma Pick-uP para rodar no dia-dia do trabalho (piso asfalto), cerca de 5.000KM ao Mês.
Surge porém uma dúvida:
DIESEL ou GNV?
Componentes de preço: Veículo Diesel muito caro.
Veículo Gasolina Bom preço, no entanto (adaptado-GNV ) funciona bem? Dá muita manutenção... Falou. Cadu!:concordo:

cRiPpLe_rOoStEr
04/08/2009, 17:36
adaptação é complicado sempre, tem que ser mto bem feita... chata é a burocracia das vistorias que os cilindros de gnv necessitam... e ainda gasta mais suspensão e freios... por preferência pessoal eu prefiro motor a diesel, entre outras coisas por não necessitar uma adaptação cara e que força bem mais os componentes do chassi... e ainda rouba espaço que seria útil para acomodar melhor a carga...

filipecyriaco
05/08/2009, 16:15
Aqui na minha casa temos duas ranger, uma diesel e uma Gasolina/GNV, preferimos sem dúvidas a GNV, não tive problema nenhum para adaptar a o GNV, elas nunca dão manutenção mas quando dá na GNV é barato na Diesel é caro!

abraços.

RGamaJr_4x4
05/08/2009, 18:06
:pOlá Amigos,

Tenho grande interesse em adquirir uma Pick-uP para rodar no dia-dia do trabalho (piso asfalto), cerca de 5.000KM ao Mês.
Surge porém uma dúvida:
DIESEL ou GNV?
Componentes de preço: Veículo Diesel muito caro.
Veículo Gasolina Bom preço, no entanto (adaptado-GNV ) funciona bem? Dá muita manutenção... Falou. Cadu!:concordo:


Cadu,

O PE dá algum incentivo no IPVA para veículos GNV? Tem bastante postos que oferecem GNV aí em Recife? Nesses postos tem fila? Qual o preço do m3 de GNV e do litro do diesel?

Se fosse para uso misto estrada/cidade, ou quase o tempo todo em estrada, sem dúvidas iria de diesel.
5.000 km/mês é bastante. Como vc diz que vai rodar só na cidade, eu apostaria no GNV.

Moisés S.M
05/08/2009, 18:12
Já tive 2 ranger a diesel ,e hj ando com v6 cd 4x4 com gnv,ja rodei mais d 30 mil km com ela,na minha opinião nem se compara com a diesel q tive,é um veiculo silencioso,economico e o mais importante polui menos,em relação a manutenção nunca tive nenhum problema é como qualquer outro automovel,a manutenção sempre tem q estar em dia trocando o filtro as velas e o óleo vai q é um dodge hehe,o maior problema é esquecer de usar a gasolina se andar sempre no gnv concerteza vai t trazer problemas,os componentes do motor precisam da gasol... pra lubrificar se não resseca td!!Ahhh só leva em conta q se for viajar muito te liga aonde tem postos d gnv,esse é o maior problema,nem todo lugar tem...

Raposo
05/08/2009, 18:51
Pesquisa mais no Forum que tem tópicos sobre a matéria.
Por exemplo:
abre o Google e digita lá: "GNV X Diesel"; sempre aparece os tópicos relacionados.
Abraços.

lucasam
05/08/2009, 23:38
Lembrando que quando se fala em GNV estamos falando SEMPRE de Ranger V6.
A 4 cilindros no GNV é frouxa e consome quase igual.

O maior problema do GNV é a disponibilidade.
Se na sua região existir boa disponibilidade de GNV, acho a GNV melhor opção para uso no asfalto pelo seguinte:
1 - Custo de propriedade reduzido. (Menor depreciação, menor custo de capital, etc)
2 - A suspensão dianteira da V6 é mais macia, muito melhor que as Diesel 2.5.
3 - O motor silencioso é a menor vibração são grandes aliados de longas viagens.
4 - Quando atraz de um caminhão vc gira a chave para a gasolina e pede para o V6 empurrar que é uma blz

* Fiz esse post imaginando que voce esteja em duvidas entre uma Ranger V6 (fabricada até 98) e uma Ranger Diesel barata (até 2001 2.5)
** Lembre-se que o preço do seguro é problema em qualquer camionete antiga, então se estiver pensando em segurar é melhor cotar antes os dois modelos e ponderar na conta

Craisiler
06/08/2009, 11:43
Quanto ao desgaste das peças do motor a gasolina com adaptação GNV já li aki no forum que é não eh verdade que eh o contrario até... fica um duvida a ser esclarecida melhor pro amigo ai e pra mim também.

cRiPpLe_rOoStEr
06/08/2009, 14:03
Quanto ao desgaste das peças do motor a gasolina com adaptação GNV já li aki no forum que é não eh verdade que eh o contrario até... fica um duvida a ser esclarecida melhor pro amigo ai e pra mim também.

o que PODE danificar, dizem, são as sedes de válvula pelo fato do gnv ser mais "seco", mas eu acho que é lenda... a propósito: no caso da ranger de 4 cilindros, as mais novas ja vem todas com o cabeçote melhorado para usar gnv...

Raposo
06/08/2009, 18:20
Lembrando que quando se fala em GNV estamos falando SEMPRE de Ranger V6.
A 4 cilindros no GNV é frouxa e consome quase igual.


Discordo.
Tem MUITA Ranger 4 cil rodando por aí e até com kit de fábrica. Consumo nem se compara (a 2.5 de 121 hp é muito mais econômica). A minha fazia 11 na estrada e 8 na cidade com AC ligado.
Agora, é lógico que a 6 cil é menos frouxa, afinal são 163 cv (ou quiçá 210) contra 121. Porém, se for 4 cil. 2.3 16V de 150 cv a briga é feia.
Abraços.

lucasam
06/08/2009, 21:12
Raposo
Pelo que entendi do post do amigo ele esta procurando pickups mais baratas e consequentemente mais antigas.
Quando falo da 6cil estou comparando com as 4cilindros da mesma época.

Realmente não conheço as 4cilindros mais novas.

carioca10
06/08/2009, 22:57
[/URL][url]http://www2.uol.com.br/interpressmotor/opiniao/item29060.shl (http://www2.uol.com.br/interpressmotor/opiniao/item29060.shl)

OPINIÃO

04/08/2009 - 15h51 Alta Roda Só você pode O que está por trás do imbróglio da proibição do diesel no Brasil
por FERNANDO CALMON
De tempos em tempos volta-se ao debate acerca da liberação de motores diesel para automóveis no Brasil. A proibição existe há mais de 30 anos e se originou em uma época que o país acumulou um enorme aumento da dívida externa em decorrência do preço do petróleo. Até hoje se importa em torno de 10% do diesel consumido por caminhões e ônibus. Isso é suficiente para despertar complexo de perseguição por quem defende a liberação imediata, com frases criativas como "só você não pode ter automóvel a diesel".

Na realidade trata-se de decisão de fundo econômico, além do alto teor de enxofre do combustível. Tanto que, depois de 2012, com diesel de melhor qualidade e ampliação da capacidade de refino, deve ser liberado. Ocorre que fabricantes europeus fizeram escolha equivocada ao apostar tudo nesse motor, deixando meio de lado o desenvolvimento dos de ciclo Otto (etanol, gasolina e GNV). Tal empenho levou à preferência de 50% dos compradores de automóveis na Europa, baseada em consumo e emissão de CO2 menores em relação à gasolina.

Europeus empreendem um esforço monumental para convencer o resto do mundo, reticente em pagar por um motor mais caro e complicado em emissões. No Japão praticamente não existe e nos EUA a participação é simbólica. Na verdade diesel é um combustível inerentemente sujo, mas graças às várias "muletas" tecnológicas e custo elevado consegue contornar, no momento, as regulamentações internacionais de material particulado e óxidos de nitrogênio (também responsáveis por ozônio ao nível do solo).

A autonomia de um diesel é maior, mas o custo por quilômetro depende do preço da gasolina ou do álcool. Mesmo em relação ao consumo, há influência de fatores como potência e desempenho na comparação. Exemplo do Golf, líder na Europa, versão com câmbio automatizado de duas embreagens: 1.4 TSI; gasolina; 160 cv; consumo médio, 16,7 km/l; 0 a 100 km/h, 8 segundos; 139 g/km de CO2 versus 2.0 TDI, diesel, 140 cv, consumo médio, 18,5 km/l; 0 a 100 km/h, 9,3 segundos; 142 g/km de CO2. Desempenho, prazer ao dirigir e até emissão de CO2 (agravante do efeito estufa) melhores que o diesel.

Também é fato que o motor de ciclo Otto vai reduzir bastante a vantagem de consumo do diesel em curto prazo. Toyota optou por híbridos gasolina/eletricidade; Nissan pode substituir injeção direta por injetores duplos em motores de baixa cilindrada; Ford pesquisa troca de velas por ignição a laser; Fiat elimina a borboleta de aceleração. Sem contar a tendência turbo/injeção direta/menor cilindrada (downsizing).

E quanto ao Brasil? Aqui o argumento de redução média de 20% no CO2, diesel em relação à gasolina, fica sem sentido. Afinal, no ciclo completo – produção a combustão – etanol emite quase 90% menos CO2 que gasolina. Diesel em automóveis deslocaria poucos motores a gasolina e muitos a etanol, piorando as emissões. Ao contrário do que fabricantes europeus e a SAE Brasil alegam no discurso, por razões comerciais, acima das ambientais.

Parodiando, só você, brasileiro, pode ter motor flex a etanol, de custo por quilômetro competitivo, mais barato, limpo, leve e silencioso, quase neutro em CO2, de bom desempenho, sem "muletas", complicações de manutenção e longas quilometragens para amortizar. A escolha será sua.

Raposo
07/08/2009, 17:11
Raposo
Pelo que entendi do post do amigo ele esta procurando pickups mais baratas e consequentemente mais antigas.
Quando falo da 6cil estou comparando com as 4cilindros da mesma época.

Realmente não conheço as 4cilindros mais novas.
Lucas, a que época você se refere?
Abraços.

lucasam
07/08/2009, 17:46
Lucas, a que época você se refere?
Abraços.

Da mesma época das V6 acho q de 95 a 2001 Ranger.
Eu tinha uma V6 que fazia 8.8 Km/m3 na cidade.

Raposo
10/08/2009, 18:51
Da mesma época das V6 acho q de 95 a 2001 Ranger.
Eu tinha uma V6 que fazia 8.8 Km/m3 na cidade.
Então, estou te perguntando porque a Ranger anterior era 1999. Motor 2.5 de 4 cilindros com 121 HP e duas velas por cilindro. Andava bem no GNV e era econômico.
abraços.