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Ver Versão Completa : Calibragem de pneus off roads - tabela



"GRAUÇÁ 4x4"
04/08/2009, 14:50
Offroaders e Camaladas,

Poderíamos criar uma tabela de “Calibragens de Pneus” para melhor orientação de todos

Exemplo (ficção):

PNEU MILITAR PIRELLI
Medida 600x16
100% Off Road
Meia carga 23/23
Carga pesada 25/27.

PNEU RODO RURAL
Medida X
% On Off
Meia carga 0/0
Carga Pesada 0/0

PNEU SCORPOIN
Medida 235x75-15
50% ON / 50% Off
Meia carga 28/28
Carga pesada 32/32

cesar_am
04/08/2009, 15:24
Boa "GRAUÇA 4X4" !!! :concordo:

Para colaborar, encontrei na web este texto , achei interessante e apropriado para este tópico..

Calibrando o pneu off-road

Baixas calibragens são indicadas sempre que as condições de tração são difíceis, como nos casos de lama, areia e pedras. O pneu com pouco ar tem uma área de contato maior com o solo, o que irá aumentar a tração e a flutuação do pneu. Pode-se dizer que um pneu descalibrado agarra mais, porém não devemos exagerar na baixa pressão.
Pneus com pouca pressão podem soltar da roda, sofrer cortes nas laterais ou ter suas câmaras de ar "mordidas". A baixa pressão dificulta a dirigibilidade. Nunca rode em estradas e rodovias com pneus descalibrados: a pressão deve aumentar junto com a velocidade e o peso do jipe. Não faça curvas a mais de 60 km/h e, depois de vencer o obstáculo, infle os pneus para uma pressão segura. A pressão baixa deve ser usada com muita cautela em terrenos pedregosos e travessias de rios. Pedras escondidas podem cortar os flancos do pneu.

Pressão ideal X Pressão de competição

A pressão ideal de uso em um jipe é obtida através de uma regra de três simples. Verifique nas laterais do pneu o índice de carga e a pressão máxima de trabalho. Estas duas informações são dadas na forma de:

235/85 R 16 108/110 H MAX LOAD 1000kg/1060kg AT 420 kPa (60/65 P.S.I) MAX PRESS

Onde: 108 é o índice de carga máxima do pneu montado sozinho, 110 é o mesmo índice para pneus montados em pares, H é o índice de velocidade máxima, 60 seria a calibragem máxima para o pneu montado sozinho e 65 o mesmo índice para o pneu duplo. Caso o pneu não apresente o MAX LOAD (carga máxima) em quilos ou libras, compare os índices encontrados com as tabelas universais de conversão, nas quais teremos que 108 é igual a 1000 kg. Assim, caso o peso total do jipe esteja no máximo da capacidade dos pneus (4000 kg), devemos usá-los com a calibragem máxima indicada de 60 libras. Caso o peso total não seja 4000 kg, devemos diminuir a calibragem proporcionalmente . Por exemplo:

4000 kg está para 60 libras, assim como 1500 kg (peso real do jipe) está para X. Resolvendo a regra de três, X é igual a 22,5 libras .

Devemos observar com cuidado quais são as unidades de medidas discriminadas na lateral do pneu, se são quilos (kg) ou libras (lbs.), e fazer as conversões necessárias. A pressão encontrada é a pressão ideal do seu jipe, tanto na cidade quanto na estrada, para que não ocorra desgaste pré-maturo. Caso o peso do jipe não esteja bem dividido entre os dois eixos, podemos ainda achar a pressão ideal para a dianteira (peso do motor) e a traseira. Já a pressão de competição deve ser encontrada na prática. Lembramos que a baixa pressão torna a direção pesada, ficando o pneu sujeito a soltar da roda ou a sofrer cortes laterais. A calibragem de competição vira um jogo de aposta, onde a escolha certa pode significar segundos e pontos preciosos, e a escolha errada, o fim da prova. Em resumo: em competições devemos usar a menor calibragem possível, desde que não coloquemos em risco a dirigibilidade e a segurança.

O link : http://www.planetaoffroad.com/p03d.htm (http://www.planetaoffroad.com/p03d.htm)

Valeu pessoal. Abraço a todos.

BACALHAU
04/08/2009, 20:08
Caramba, esse menino (Cesar) está com todo "ar". Pressurizado. :mrgreen:
Excelente matéria. :palmas:

Lembrando apenas que a pressão dos pneus deve ser verificada semanalmente e SEMPRE com os pneus frios. :concordo:

"GRAUÇÁ 4x4"
12/10/2009, 11:16
Boa "GRAUÇA 4X4" !!! :concordo:

Para colaborar, encontrei na web este texto , achei interessante e apropriado para este tópico..

Calibrando o pneu off-road

Baixas calibragens são indicadas sempre que as condições de tração são difíceis, como nos casos de lama, areia e pedras. O pneu com pouco ar tem uma área de contato maior com o solo, o que irá aumentar a tração e a flutuação do pneu. Pode-se dizer que um pneu descalibrado agarra mais, porém não devemos exagerar na baixa pressão.
Pneus com pouca pressão podem soltar da roda, sofrer cortes nas laterais ou ter suas câmaras de ar "mordidas". A baixa pressão dificulta a dirigibilidade. Nunca rode em estradas e rodovias com pneus descalibrados: a pressão deve aumentar junto com a velocidade e o peso do jipe. Não faça curvas a mais de 60 km/h e, depois de vencer o obstáculo, infle os pneus para uma pressão segura. A pressão baixa deve ser usada com muita cautela em terrenos pedregosos e travessias de rios. Pedras escondidas podem cortar os flancos do pneu.

Pressão ideal X Pressão de competição

A pressão ideal de uso em um jipe é obtida através de uma regra de três simples. Verifique nas laterais do pneu o índice de carga e a pressão máxima de trabalho. Estas duas informações são dadas na forma de:

235/85 R 16 108/110 H MAX LOAD 1000kg/1060kg AT 420 kPa (60/65 P.S.I) MAX PRESS

Onde: 108 é o índice de carga máxima do pneu montado sozinho, 110 é o mesmo índice para pneus montados em pares, H é o índice de velocidade máxima, 60 seria a calibragem máxima para o pneu montado sozinho e 65 o mesmo índice para o pneu duplo. Caso o pneu não apresente o MAX LOAD (carga máxima) em quilos ou libras, compare os índices encontrados com as tabelas universais de conversão, nas quais teremos que 108 é igual a 1000 kg. Assim, caso o peso total do jipe esteja no máximo da capacidade dos pneus (4000 kg), devemos usá-los com a calibragem máxima indicada de 60 libras. Caso o peso total não seja 4000 kg, devemos diminuir a calibragem proporcionalmente . Por exemplo:

4000 kg está para 60 libras, assim como 1500 kg (peso real do jipe) está para X. Resolvendo a regra de três, X é igual a 22,5 libras .

Devemos observar com cuidado quais são as unidades de medidas discriminadas na lateral do pneu, se são quilos (kg) ou libras (lbs.), e fazer as conversões necessárias. A pressão encontrada é a pressão ideal do seu jipe, tanto na cidade quanto na estrada, para que não ocorra desgaste pré-maturo. Caso o peso do jipe não esteja bem dividido entre os dois eixos, podemos ainda achar a pressão ideal para a dianteira (peso do motor) e a traseira. Já a pressão de competição deve ser encontrada na prática. Lembramos que a baixa pressão torna a direção pesada, ficando o pneu sujeito a soltar da roda ou a sofrer cortes laterais. A calibragem de competição vira um jogo de aposta, onde a escolha certa pode significar segundos e pontos preciosos, e a escolha errada, o fim da prova. Em resumo: em competições devemos usar a menor calibragem possível, desde que não coloquemos em risco a dirigibilidade e a segurança.

O link : http://www.planetaoffroad.com/p03d.htm (http://www.planetaoffroad.com/p03d.htm)

Valeu pessoal. Abraço a todos.



Como se aplica ao pneu Militar 600x16?
Qual a medida proporcional?

cesar_am
12/10/2009, 19:34
As especificações do Pneu 6.00-16 da Maggion são as seguintes:


Capacidade de carga : B ( 4 lonas)
Carga Max. (kg) : 635
Presão Max. (lbs/pol²) : 32
Velocidade Max (km/h) : 150

http://www.maggion.com.br/main.php?inc=passeio&pag=produto&id=11 (http://www.maggion.com.br/main.php?inc=passeio&pag=produto&id=11)

Abraços.

"GRAUÇÁ 4x4"
12/10/2009, 23:37
As especificações do Pneu 6.00-16 da Maggion são as seguintes:


Capacidade de carga : B ( 4 lonas)
Carga Max. (kg) : 635
Presão Max. (lbs/pol²) : 32
Velocidade Max (km/h) : 150

http://www.maggion.com.br/main.php?inc=passeio&pag=produto&id=11 (http://www.maggion.com.br/main.php?inc=passeio&pag=produto&id=11)

Abraços.

OK, mas qual a medida proporcional 600x16???
155??? 165??? 175??? 185???

Pablo.pinto2007
14/10/2009, 11:00
OK, mas qual a medida proporcional 600x16???
155??? 165??? 175??? 185???

Nesse caso tem que converter as medidas, 155, 165, seria em milímetros e a medida do pneu 600x16, é a seguinte, 600, na verdade era pra ser 6.00, ou seja 6 polegadas é a medida da largura do pneu e o .00 indica que a altura do pneu é 100% da largura, ou seja também é 6 polegadas, assim é só calcular 6x2,54 = 15,24 centímetros, ou seja, 152,4 milímetros que é a medida que queria saber.

Belvedere
30/10/2009, 09:52
Olá,

Alguem poderia me informar qual a melhor calibragem para uso no pneu
BF Mud Km2 37x12.5x17 ?

Valeu