PDA

Ver Versão Completa : E o COBRA 19 ULTRA II ?



Marcos Petri
10/12/2004, 11:04
Colegas, já sou jipeiro há 2 anos, mas de rádio entendo tanto quanto entendo de balé, ou seja, absolutamente nada.
Fui então a uma casa conceituada aqui em Piracicaba/SP e o cara me vendeu, novinho e com NF, um COBRA 19 ULTRA II.
Comprei porque ele é pequeno e barato (R$170,00- fora a antena). Já instalei (em loja especializada) e parece que está tudo OK.
Pergunta : este "brinquedinho" dá para brincar nas trilhas ?
Por que no link PX - RÁDIOS HOMOLOGADOS PELA ANATEL, lá no site trilha4x4.com.br não aparece o danado? Será porque o site está desatualizado ou acabei de comprar uma "bomba"?
P.S. Não precisam falar que o VOYAGER , com muito mais canais é melhor porque eu não estou disposto no momento em gastar R$ 700,00 num rádio.

Petri (CJ-5 canarinho)

Martin Melcop
10/12/2004, 12:00
Marcos,

vá no site da anateel e solicite um registro para usar o PX, não se preocupe se o seu rádio é homologado ou não.
Vc vai pagar uma taxa inicial e depois anual.

O rádio por sinal é muito bom!!!

[]´s

Luiz Claudio
10/12/2004, 12:41
Colegas, já sou jipeiro há 2 anos, mas de rádio entendo tanto quanto entendo de balé, ou seja, absolutamente nada.
Fui então a uma casa conceituada aqui em Piracicaba/SP e o cara me vendeu, novinho e com NF, um COBRA 19 ULTRA II.
Comprei porque ele é pequeno e barato (R$170,00- fora a antena). Já instalei (em loja especializada) e parece que está tudo OK.
Pergunta : este "brinquedinho" dá para brincar nas trilhas ?
Por que no link PX - RÁDIOS HOMOLOGADOS PELA ANATEL, lá no site trilha4x4.com.br não aparece o danado? Será porque o site está desatualizado ou acabei de comprar uma "bomba"?
P.S. Não precisam falar que o VOYAGER , com muito mais canais é melhor porque eu não estou disposto no momento em gastar R$ 700,00 num rádio.


Marcos,

Pode ter certeza que você está com um rádio muito bom!!!

Ele não tem tantos recursos como o Voyager ou o Cobra 148 GTL, mas durante uma trilha ele vai te atender muito bem...

Siga o conselho do Die Hard...Entre no site da Anatel, faça seu cadastro e solicite sua licença para estação móvel.

[]'s...

Marcos Petri
10/12/2004, 15:44
Valeu, colega !

Obrigado por me tranquilizar....Na verdade entrei no site da COBRA e o modelo que comprei estava lá!

A propósito, quer trocar meu CANARINHO no seu BARÃO VERMELHO ? Adoro meu CJ-5, que montei inteiro (comprei no leilão do exército o chassi e a lataria ) mas em ENGESA realmente é demais. Parabéns pela viatura.

Petri

Luiz Claudio
10/12/2004, 17:05
A propósito, quer trocar meu CANARINHO no seu BARÃO VERMELHO ? Adoro meu CJ-5, que montei inteiro (comprei no leilão do exército o chassi e a lataria ) mas em ENGESA realmente é demais. Parabéns pela viatura.


Marcos,

Obrigado pelo elogio ao Barão Vermelho, mas (pelo menos por enquanto) não troco e não vendo...hehehe...

[]'s...

Juninho
25/02/2005, 00:53
Fala Marcos !!!

Tb interessei em comprar um Cobra II , pelo tamanho ... e pela funcionalidade .. que segundo o pessoal me passou .. atende bem nos passeios e trilhas que eu pretendo fazer por aki ... meu pai tem um Cobra 148 GTL no caminhão .. akilo sim realmente é rádio de verdade .. tb naum conheço nada de rádio .. brinco um pouco qdo o caminhão tá aki em ksa ... a instalação é complicada ?? alguém tem um no Samuka e pode me dizer se é fácil a instalação ??? e a Antena ??? qual a indicada e a média de preço ??

Valeu ...

[ [ 's ... querendo se comunicar ...

Pinhal
28/02/2005, 17:27
Ae Juninho,
Acabei de comprar um Cobra Ultra II, parece que o rádio é bom sim!!! Eu vou instalar esse FDS, mas o cara da loja me ensinou a instalar e é super fácil, só ligar o positivo e o negativo na bateria e ligar o cabo da antena no rádio!!!
No Samuca dá para colocar o rádio no lugar do cinzeiro, o meu eu vou volocar alí, só é necessário dar uma lixadinha de leve por dentro do painel.

[]'s

Juninho
01/03/2005, 21:32
Fala Marcelo !!!

Cabe no lugar do cinzeiro ???? bom lugar ... nao tinha pensado .. vi um instalado num Niva ... tava do lado esquerdo do motorista .. como se fosse onde fica a regulagem da iluminação do painel ... no modelo do meu Trakitana!!

A instalação é simples pelo jeito .. eu vi anunciado aki na net no Donatti .. se num me engano ... por R$ 149,00 .. pago quanto no teu ? tá com um preço bom eu achei .. sõ não vi ainda o preço da antena ...

[]'s

Pinhal
08/03/2005, 16:57
É Isso Juninho,

Dá para colocar no lugar do cinzeiro........ já vi em um monte de Samurai do lado esquerdo do motorista e não fica ruim não!!!
A instalação é simples mesmo. R$ 149,00 não tá caro não, eu paguei R$130 em um novo, mas meu caso não conta pois comprei aqui na Sta Efigênia, que é uma rua no centro de São Paulo, especializada em eletrônicos, daí é muito difícil achar mais barato do que neste lugar.
A antena eu paguei R$90, a marca é Presidente, tem até um modelo da Aquarius que custa uns R$60 mais dizem que essa da aquarius depois que entorta é difícil voltar.
Comprei o modelo maria-mole que é o mais indicado para PX, é meio trambolhão (2,80m de altura), mas que adianta ter um PX se ele não funcionar direito.........

[]'s

Juninho
09/03/2005, 07:18
Tá certo ... sem funcinalidade .. melhor buzinar e gritar lá no meio do mato .. do que ter rádio e passar raiva ...

Vo ver se consigo comprar em SP .. nesse lugar que vc disse .. já economizo um pouco !!

Qdo tiver pronto te dou um toke ...

[ ]'s ...

marcelino
10/03/2005, 08:08
Desculpe discordar Marcelo :(

Porém ter um meio de comunicação, mesmo que deficiente, é melhor do que nenhum. Muitas vezes existem problemas de instalação ou da qualidade do equipamento que prejudicam o seu desempenho, vale a pena insistir.

Um curiosidade, quem se lembra do inicio do serviço celular, suas deficiencias, falta de sinal em vários lugares, peso do equipamento etc, e mesmo com todas estas dificuldades hoje é uma realidade tão eficiente que o número de telefones fixos vem caindo bastante, em compensação o número de celulares explodiu.

Muitas vezes nossa expectativa de eficiencia é frustrada por limitações técnicas e topograficas, por isso devemos se necessário dispor de outros meios de comunicação pois se voce depender de sinal de celular na trilha vai ficar na mão...

No RED ALERT optei por dois tipos de comunicação, o PX e (mais comum entre os Jipeiros) e o PY no qual posso confiar para ter acesso à repetidoras instaladas nos locais mais elevados e manter contato com os amigos e monitorar as condições das estradas.

Agora se voce tiver grana compra um celular GLOBAL é baratinho, fala no mundo todo, só o aparelho custa 5 mil e o custo do minuto é uma pechincha :P :P

Desculpe mas não resisti a uma brincadeirinha.... 8)

um abraço a todos

Juninho
10/03/2005, 19:47
Fala Marcelino !!!!

Sinal de celular na trilha é igual msoca branca .. rarissimo .... mas existe !!!


Realmente melhor um do que nenhum tipo de comunicação .. com relação a propagação e sinal ficamos a merce das condições climáticas .. da topografia do terreno ... má instalação .. enfim ...

POr isso estamos angariando opiniões pra uma melhor instalação ... e consequente funcionalidade na trilha ..

nao conheço o PY ?? funciona da mesma forma que o PX ?? existe algum topico aki sobre PY ?? e PX tb ??

[ ]'s .. ainda sem rádio...

marcelino
11/03/2005, 09:49
Senhores

A propagação dos sinais de rádio, em tese, ocorre sempre da mesma maneira, diversos fatores podem influenciar no alcance do rádio. Alguns temos como contornar outros dependem do meio. Estouanexando uma tabela do meu curso de Rádiocomunicação que pode ajudar voces.

Basicamente o PY ou radioamador tem as mesmas dificuldades porém existem mais recursos para contornar estes problemas. O radioamador local geralmente está associado a um clube de radioamadores que disponibilizam repetidoras de sinal para aumentar seu alcance. Existem listas destas repetidoras em várias localidades no Brasil inteiro e estas geralmente estão instaladas em locais ermos e próximos às trilhas etc. É importante observar que o acesso a estas repetidoras deve ser efetuado com cuidado e critério pois a estes clubes pertence. Em casos de emergencia o pessoal não se importará em que utilize sua repetidora agora se marcarmos um passeio e um monte de gente utilizar a repetidora de sinal o pessoal ficará um pouco bravo....


Descrição Condição Efeito
Antena Antena corretamente posicionada e ajustada Maior distancia
Sintonia Transceptor e sistema corretamente ajustados
(na freqüência) Maior distancia
Freqüência Menor freqüência (VHF vs UHF) Maior distancia
Potencia Mais potencia Maior distancia
No mar Mar calmo (linha do horizonte) Maior distancia
No topo de
um morro
ou edifício Menos interferência Maior distancia

Sob tempestade Condições atmosféricas adversas Menor distancia
Na cidade
Construções
grandes/altas Menor distancia
Num edifício
Dentro dos limites estruturais Menor distancia
Lugares baixos
Obstáculos (interferências diversas) Menor distancia


Não sei se a tabela acima ficou confusa, vou preparar um arquivo wm word e posto aqui no forum para consulta dos amigos,

um abraço

Juninho
13/03/2005, 15:24
Valeu Marcelino !!


deu pra entender sim ... mas vai ai outra pergunta de leigo .. no caso de utilização destas repetidoras .. faz-se necessaria a filiação a um determinado clube de Radio Amador que detenha esta repetidora ou não ??

[ ]'s .. Positrivos !!

marcelino
14/03/2005, 08:24
Juninho

Para situações normais sim, pois apesar de voce necessitar ser um Radioamador licenciado, ou seja possuir uma identificação tipo PYxxxx, voce para usar uma repetidora para uso na trilha voce deve obter uma autorização da entidade, clube ou associação que a mantém, (e os custos de locação e manutenção de uma repetidora não são baratos).

Numa situação de EMERGENCIA, nenhum Radioamador ou Clube de Radioamadores lhe negará ajuda, faz parte do Espírito do Radioamador e também de suas obrigações....

Note que existem também repetidoras Privadas (não, não estão instaladas em banheiros públicos) mas pertencem à empresas, policia, bombeiros etc... estas estão a priori fora da faixa de frequencia do Radioamador (por ex 144-148 Mhz) e não podem ser acessadas de maneira alguma (Faz de conta que todos os rádios não foram esticados para fora da faixa de frequencia). Mas podem ser MONITORADAS ou seja podemos escutar os comunicados, mensagens etc. Utilizo muito este recurso em viagens para acompanhar o andamento da sitação de estradas, acidentes etc. Mais uma informação, apesar do pessoal achar que não pode, a escuta é permitida, existe até uma denominação que é CORUJAR as frequencias...

Um abraço

Juninho
14/03/2005, 23:06
valeu Marcelino ...


Deu pra entender como é que funciona ... jamasi ficaria na mão se fosse precisar dessas repetidoras ...

Vo ver se instalo o rádio esta semana ...

Qq duvida q aparece eu não hesitarei em questioná-lo !!

[ ]'s ... cambio ..desligo. :P :P :P

marcelino
17/03/2005, 08:26
Juninho e Senhores,

Sem problema, estou a disposição dos amigos,

QAP, QRV

TKS

Juninho
17/03/2005, 19:59
Só tá faltando " QSJ " pra bota a radiola !!!

:lol: :lol: :lol:

marcelino
18/03/2005, 08:48
Bem lembrado

um abraço