PDA

Ver Versão Completa : AGRALE MARRUÁ



Jr.
10/12/2004, 09:10
Contribuição básica.... :D

Vejam avaliação nos sites.
http://carsale.uol.com.br/opapoecarro/testes/aval_041209marroa.shtml
http://www2.uol.com.br/bestcars/testes2/marrua-1.htm


[]s

Martin Melcop
10/12/2004, 11:47
Acho que eles estão se posicionando mal no mercado.

Preço está fora da realidade para o que o carro se destina.

NeMéZiO
10/12/2004, 14:28
Muito caro.
Ê preço para colecionador.

Sa_Mourao
10/12/2004, 17:09
Na verdade eles viram q o jipe vai emplacar !

Porém, não tem capacidade produtiva suficiente (inicialmente).
Assim, elevando o preço, não terão uma demanda grande, provocando atrasos em entregas, etc.

[ ]s

ramiro_eli
10/12/2004, 17:55
O Best cars levantou uma coisa interessante:
Segundo eles a legislação só permite a utilização de motores Diesel em veículos com capacidade de carga superior a 1 tonelada ou tração 4x4 e REDUZIDA. O Marruá não se encaixa em nenhuma das duas.
Acho que eles não vão vender nenhuma unidade sem ao menos colocarem uma reduzida...

Luiz Claudio
10/12/2004, 19:30
O Best cars levantou uma coisa interessante:
Segundo eles a legislação só permite a utilização de motores Diesel em veículos com capacidade de carga superior a 1 tonelada ou tração 4x4 e REDUZIDA. O Marruá não se encaixa em nenhuma das duas.
Acho que eles não vão vender nenhuma unidade sem ao menos colocarem uma reduzida...


Por coincidência eu e o Edu Velo estávamos conversando justamente sobre isso ontem no Ibira!!!

O Engesa também não tem caixa de redução e os modelos F-2 e F-3 sairam originais de fábrica com motor a diesel... Só não sei como eles conseguiram contornar essa situação perante a legislação...

[]'s...

Eduardo Chaves
11/12/2004, 18:13
PessoALL,

A legislação não se refere à uma reduzida, e sim apenas a ser classificado como jipe, ser 4x4 e possuir um câmbio multifunção ( não me recordo exatamente se câmbio ou alavanca) ...

[]'s...

Luiz Claudio
12/12/2004, 09:25
A legislação não se refere à uma reduzida, e sim apenas a ser classificado como jipe, ser 4x4 e possuir um câmbio multifunção ( não me recordo exatamente se câmbio ou alavanca) ...


Edu,

A Portaria Nº 23 do DNC, de 06 de Junho de 1994, fala claramente da obrigatoriedade de ter caixa redutora no Jipe para que ele possa ser movido à diesel...

Art 1º - Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto, nacionais ou importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga.

A) Para fins dessa portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 kg (setenta quilogramas).

B) Excetuam-se do disposto no caput desse artigo os veículos automotores denominados Jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam os requisitos do Ato Declaratório (Normativo) Nº 32, de 28 de Setembro de 1993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretária da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente, as condições de Jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo Nº 2, de 24 de março de 1994, da citada Coordenação.

C) As disposições desta portaria não se aplicam aos veículos registrados, licenciados e emplacados até a data de sua entrada em vigência, bem como aos veículos licenciados em outros países com permanência temporária no país e aos veículos de missões diplomáticas, desde que prestando serviços efetivos ás mesmas.

[]'s...

Eduardo Chaves
13/12/2004, 16:47
Ihhh... Foi mal...

Tb, fazem 5 anos que alterei meu antigo Niva para diesel, e o mesmo tinha a reduzida, entaum não tive maiores problemas na documentação...

No caso do Engesa, pode-se tentar argumentar a 1a como sendo a reduzida...

[]'s e descupæ...

Luiz Claudio
21/12/2004, 22:35
O Best cars levantou uma coisa interessante:
Segundo eles a legislação só permite a utilização de motores Diesel em veículos com capacidade de carga superior a 1 tonelada ou tração 4x4 e REDUZIDA. O Marruá não se encaixa em nenhuma das duas.
Acho que eles não vão vender nenhuma unidade sem ao menos colocarem uma reduzida...



O Engesa também não tem caixa de redução e os modelos F-2 e F-3 sairam originais de fábrica com motor a diesel... Só não sei como eles conseguiram contornar essa situação perante a legislação...

Na 4x4&Cia desse mês saiu uma reportagem sobre o Marruá onde eles entrevistam o diretor de marketing da Agrale, Flávio Crosa.

No trecho da entrevista destacado abaixo, vejam qual foi a resposta desse diretor sobre o Marruá ser movido a diesel:



4x4&Cia - Segundo nossa legislação, um jipe só pode ter motor diesel se for equipado com sistema de reduzida, fato que não ocorre com o Marruá. Como vocês resolveram esse detalhe?

Flávio Crosa - Não tenho uma resposta técnica para a questão, mas resolvemos todos esses detalhes e o jipe poderá ser comercializado na forma em que foi apresentado, sem a reduzida.


Curioso... Se a lei é clara quando fala que jipe que não tem reduzida não pode ter motor diesel (caso do Marruá) e o diretor da Agrale responde que não tem uma resposta técnica para isso, como será que eles conseguiram homologar o jipe???

Acho que mais uma vez o famoso "jeitinho brasileiro" entrou em ação...

[]'s...

AndersonPoa
22/12/2004, 10:41
A interpretacao do termo "redutor" implica na existencia de caixa especifica de reducao ou apenas de alguma marcha com relacao bastante reduzida? Talvez seja esse o ponto que permita o Engesa/Marrua ser equipado com diesel...

Tive pelo menos um conhecido que no ano passado colocou um MWM num 86, sem qquer problema no DETRAN-RS.

NeRo
22/12/2004, 11:32
Essa disposição sobre a capacidade de carga é interna ou total? A total do Engesa ou Marruá é de 1.000 kg.

Quanto às marchas.
Essa é a questão que brigo tanto... a 1ª marcha do Engesa não tem engate convencional: 1,2,3,4. Não é usada no trânsito. Ela engata igual uma ré... não deveria ser chamada de 1 e sim de reduzida.
Abraços!

Eduardo Chaves
22/12/2004, 14:10
...No caso do Engesa, pode-se tentar argumentar a 1a como sendo a reduzida...

Foi o que eu disse...

[]'s...

NeRo
22/12/2004, 14:49
ihhh... ficou brava! :mrgreen:
Gente... eu vou reler esse tópico de novo com calma... acho que estamos procurando pelo em ovo...

NeRo
22/12/2004, 15:00
Falei que iria reler o tópico!


Preço está fora da realidade para o que o carro se destina.
É muito melhor que um Troller! :D


Muito caro.Ê preço para colecionador.
É muito melhor que uma L200! :D


Na verdade eles viram q o jipe vai emplacar!
Finalmente alguém que sabe das coisas! :D

Continua....

NeRo
22/12/2004, 15:10
A Portaria Nº 23 do DNC, de 06 de Junho de 1994, fala claramente da obrigatoriedade de ter caixa redutora no Jipe para que ele possa ser movido à diesel...

[i]Art 1º - Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto, nacionais ou importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga.

A) Para fins dessa portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 kg (setenta quilogramas).
Tá... então não pode o que o que tá aí em cima.


B) Excetuam-se do disposto no caput desse artigo os veículos automotores denominados Jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam os requisitos do Ato Declaratório (Normativo) Nº 32, de 28 de Setembro de 1993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretária da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente, as condições de Jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo Nº 2, de 24 de março de 1994, da citada Coordenação.
O Art 1º está proibindo o uso, já o item B exclui disso os jipes e tralálá... mesmo que não tenha reduzida, constará JIPE no documento... então pode.

É isso ou sou mais burro do que pareço ser? :D

Luiz Claudio
22/12/2004, 16:26
veículos automotores denominados Jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor,

Pessoal,

Pra mim a lei é clara... É preciso ter, segundo o que está escrito na Portaria 23, quatro coisas distintas:

1- O veículo precisa ser denominado jipe
2- Tração nas quatro rodas (pode ser até tração integral, independente de alavanca ou botão de acionamento)
3- Câmbio
4- Reduzida

Acredito que se houvesse como argumentar que a 1º marcha é a reduzida do Marruá (assim como o Engesa), o diretor da Agrale teria simplesmente falado isso na entrevista concedida à 4x4&Cia.

A resposta dele "Não tenho uma resposta técnica para a questão" demonstra que a coisa não é bem assim...

[]'s...

Martin Melcop
22/12/2004, 17:43
Falei que iria reler o tópico!


Preço está fora da realidade para o que o carro se destina.
É muito melhor que um Troller! :D


Nero,

R$ 75 mil para um carro que pela proposta vai ser usado única e exclusivamente para off road (proposta dele)
Pega esse dinheiro, compra um FII ou III entre 20 e 25 mil, sobram 50 mil para restaura-lo (colocar diesel, acertar tudo que se precisa) devem sobrar de 20 a 25 mil, com esse troco vc compra outro Engesa para quebrar de vez.

Nunca ataquei o carro, falei que estão se posicionando totalmente errados

[]´s

Eduardo Velo
22/12/2004, 18:12
Acredito que com o passar dos anos o Marruá vai evoluir , como evoluiu o Troller , vai ser um carro fechado , talvez capota de fibra , com reduzida e algumas melhorias , como A.C. , etc...
Concordo com o Martim , no momento está bem puxado o preço , pra ficar com um jipe espartano tipo Marruá , é melhor pegar um Engesa e reformar , pelo menos a manutenção geral (principalmente dos eixos) é bem conhecida e acha peças com certa facilidade e ainda sobra um cacau ...
Qdo o Marruá evoluir e tiver peças de reposição conhecidas , vai ser o Jipe que ta faltando no mercado . Por enqto tem que ter cobaia , como teve qdo o Troller saiu , algum candidato ?????

[]s... laçando o bicho ...

Luiz Claudio
22/12/2004, 18:29
Acredito que com o passar dos anos o Marruá vai evoluir , como evoluiu o Troller , vai ser um carro fechado , talvez capota de fibra , com reduzida e algumas melhorias , como A.C. , etc...
Edu,

Dentre essas melhorias que você citou, acho que a Agrale já está pensando na possibilidade de colocar uma reduzida no Marruá.

Veja o que fala o diretor da Agrale, em outro trecho da entrevista...

4x4&Cia - A Agrale irá instalar reduzida no Marruá?
Flávio Crosa - Se isso ocorrer será na versão civil em 2006.

[]'s...

NeRo
22/12/2004, 19:11
Nunca ataquei o carro, falei que estão se posicionando totalmente errados.
Eu tava brincando Diezinho, só queria ver você nervoso! :lol:
Isso vale pro amigo Nemézio também...

Eu também acho muito caro para o que o carro é... tão querendo ganhar em cima da espectativa gerada... mas isso não é diferente do que qualquer outra montadora faz. :?
E quero deixa claro que acho o Troller um PUTA jipe, se não fosse pelo do Bento eu tava fudido no Pinheirinho... assim como dentre as pickups sou mais a L200. :D

Abraços!

NeRo
22/12/2004, 19:20
Antes do lançamento oficial do Bruto, eu conversava com o João da Rota e ele disse que o Marruá teria redução na caixa de transferência... então existe o estudo disso...
Não foi possível agora, mas pelo menos foi pensada a possibilidade. :?
O que não resolve a nossa discussão atual. :D
:mrgreen:

Eduardo Chaves
22/12/2004, 19:22
PessoALL,

Segundo a 4 Rodas deste mês, o valor do Engesa 0km corrigido, seria algo em torno de R$ 68.000,00, e ainda com o motor 4 cilindros gasolina/álcool...

Por este prisma, não acho que o Marruá está tão fora, nóis é que ganha pôco... hehehe...

[]'s...

NeMéZiO
22/12/2004, 20:11
Há tempos o mercado está clamando por um jipe 4x4 com tamanho e peso semelhante ao CJ e com preço inferior a R$ 40mil. O Troller se sofisticou demais. Hoje ele possui o que de melhor existe em mecânica(motor MWM, o câmbio inquebrável da Nissan, etc.) mas, claro, tudo tem seu preço. O resultado é um veículo para uma minoria de previlegiádos, enquanto que, os demais mortais, fazem milagres para rmanter os jipes antigos rodando.(o Brasil está se transformando em uma Cuba 4x4).
O Marruá seria uma boa oportunidade para se tentar oferecer esse veículo que o mercado tanto quer. Mas, a preço de Troller, infelizmente não dá.
Abraços

NeRo
22/12/2004, 20:18
Segundo a 4 Rodas deste mês, o valor do Engesa 0km corrigido, seria algo em torno de R$ 68.000,00, e ainda com o motor 4 cilindros gasolina/álcool.
Bem colocado, amigo.
Em Agosto de 1986 o Engesa Álcool custava exatos Cr$ 142.015,00, frente a Toyota Diesel, de Cr$ 112.849,00.
Sempre foi caro... :?

Eduardo Chaves
22/12/2004, 20:38
Pois é...

Jipe bom 0km somente poucos podem ter...

Agora, com vinte anos de estrada, é que chega a nossa vez, e olha lá, ainda dá um suadô danado... hehehe...

[]'s...

Eduardo Velo
22/12/2004, 20:46
Nero , tanto Engesa qto Band são jipes espartanos que vc não acha mais no mercado , os últimos Band eram o preço das Land 90 que estavam entrando no mercado e o pessoal pulou pra Land .
O que é discutível é que o Marruá é um Fase 2 com MWM , eixos homocinéticos rígidos e está tudo novo ... se pegar um fase 2 , o teu por ex. , investir num MWM e trocar todas as peças desgastadas , incluindo o preço dele , será que chega perto dos 75 k ??? sem levar em conta que as peças do teu serão bem mais em conta e mais fáceis de achar qdo apresentar desgaste novamente ...
É isso que o Martim levantou ...
Não adianta discutirmos o preço do carro , está correto , é o preço ...

As perguntas são :
Será que vale a pena ??
Será que vai ter peças de reposição no brasil inteiro ??
Será que não vai virar mais um mico ???
Será que vai ter < valor de revenda depois que sair os c/ cx reduzida ??
Será que vai ter uma boa assist. técnica pela Agrale ???

[]s... sem querer desanimar os Xenófobos do Forum , só sendo realista ...

NeRo
22/12/2004, 21:32
Grande Edu!
Só o tempo terá resposta para suas perguntas... :roll:

Fala Nemézio!
40k/50k seria um valor que eu considero justo, mas sabemos que isso não vai acontecer. :(

NeMéZiO
23/12/2004, 00:51
É verdade.
E é por isso, para quem não sabe, que está havendo um aumento nas vendas de Bugues 0km. Eles custam em torno de 22 k e "quebram o galho" em regiões litorâneas. Não oferecem os recursos de um 4x4, mas custam 3x menos. Para quem anda muito em terreno arenoso é um caso a se pensar. E tem mais, existe uma empresa que está projetando um bugue 4x4.
Vejam isso.
www.planetabuggy.com.br/imprensa/diariodonordeste/20_11_04.htm

Eduardo Chaves
23/12/2004, 19:46
Mais uma matéria sobre o Marruá...

http://odia.ig.com.br/odia/auto/au191207.htm

[]'s...

haundrich
24/12/2004, 16:35
Na revista AutoSporte deste mês saiu mais uma reportagem sobre o Marruá.
E está nos planos da agrale colocar reduzida.

(Infelizmente não saiu muitos detalhes da parte inferior deste Agrale.) Estou loko para ver como fizeram com a caixa de D/H, braço pitman e junta homocinética...

Venhamos e convenhamos, nossa legislação tem que dar uma atualizada, não?
Antigamente não se tinha motores tão potentes, e nem tão elásticos, por isso precisavam de caixa com reduzida.
Mas agora, que se tem ums baita motorem, tem que instalar reduzida por causa da lei? Não faz muito sentido.

Acredito fortemente que o Marruá foi homologado por causa da primeirinha marcha, bem curta, é como se fosse reduzida. Se o Flávio Costa estivesse com algum engenheiro junto , com certeza este o auxiliaria com a dita " resposta técnica "... heheheh coisa de executivos..

Falouws
Flavio

Luiz Claudio
24/12/2004, 17:06
Venhamos e convenhamos, nossa legislação tem que dar uma atualizada, não?
Antigamente não se tinha motores tão potentes, e nem tão elásticos, por isso precisavam de caixa com reduzida.
Mas agora, que se tem ums baita motorem, tem que instalar reduzida por causa da lei? Não faz muito sentido.

Flávio,

A principal razão para não liberarem o diesel aqui no Brasil é o subsídio que o governo concede para esse combustível!!!

O Brasil vem estudando, já a algum tempo, a liberação do diesel para uso em qualquer veículo, a exemplo da Argentina (onde até carros populares rodam a diesel), mas hoje ele continua liberado apenas para veículos tidos como utilitários (caminhões, ônibus, tratores, máquinas agrícolas, jipes, picapes, etc) e pelo jeito ainda vai demorar um bom tempo para que esse quadro se reverta...



Acredito fortemente que o Marruá foi homologado por causa da primeirinha marcha, bem curta, é como se fosse reduzida. Se o Flávio Costa estivesse com algum engenheiro junto , com certeza este o auxiliaria com a dita " resposta técnica "... heheheh coisa de executivos..

Apesar de concordar com você que essa deve ter sido a alegação dada pela Agrale, continuo achando que o famoso jeitinho brasileiro entrou em ação...

[]'s...

haundrich
24/12/2004, 17:59
Grande Luiz Claúdio

Devo concordar com você.

Falouws... Feliz Natal !