PDA

Ver Versão Completa : Cambagem ranger - não aceita mais



IGORFROTA
03/08/2009, 10:32
Bom dia amigos,

Levei a Ranger para alinhar e o mecanico me falou que o carro não pegava mais cambagem (aquela comum, com arruelas metalicas), que seria necessário levar para um especialista que faria um procedimento para que voltasse a pegar cambagem.
Segundo ele, esse ajuste seria numa barra de ferro que fica bem junto a roda.
Segundo ele, a "oficina especializada" desempena essa peça para que volte a receber cambagem.
Essa informação procede ?
Alguma dica ?

cycloar
03/08/2009, 10:57
ele vai gabaritar o chassis, isto é alinhar as longarinas,fiz na minha aqui em curitiba, ao custo de 85 reais cada lado!

abs

Walter L. L. Casitta
03/08/2009, 11:41
Para com isso pessoal. Isso ta me parecendo picaretagem. Nunca precisei alinhar isso na minha Ranger. Melhor procurar outro alinhador antes...

linuxhellmaster
03/08/2009, 13:06
Para com isso pessoal. Isso ta me parecendo picaretagem. Nunca precisei alinhar isso na minha Ranger. Melhor procurar outro alinhador antes...

Bom, eh real isso querido..... depende de como voce "cai num buraco" e a idade dos componetes de suspensao..etc..etc..etc.... ele pode empenar um pouco alguma peca da suspensao e nao dar mais cambagem.... acontece com relativa frequencia aqui.... (temos buracos gigantes apos as chuvas, em determinados lugares)....

Porem eu concordo com voce, melhor procurar uma 2a e 3a opniao antes de deixar nego mexer em pecas da tua suspensao e principalmente antes de nego se meter a fazer alinhamento tecnico do teu "chassi"....

E caso seja componente da suspensao e nao o "chassi", este devera de preferencia ser trocado.. e nao desempenado.... caso opte pelo ultimo... nao se esqueca da checkagem por microtrincas apos o desempeno...

me desculpe misturar msgs pra voce e pro rapaz q comentou originalmente..... mas eh... hummm... hamm... preguica de dias de chuva! :mrgreen:

cheers

Edintruder
03/08/2009, 13:42
Se fosse um corcel eu até entenderia a necessidade de fazer tal procedimento, mas na Ranger é difícil engolir. Tenta na concessionária alguma solução.

Walter L. L. Casitta
03/08/2009, 18:14
Bom, eh real isso querido..... depende de como voce "cai num buraco" e a idade dos componetes de suspensao..etc..etc..etc.... ele pode empenar um pouco alguma peca da suspensao e nao dar mais cambagem.... acontece com relativa frequencia aqui.... (temos buracos gigantes apos as chuvas, em determinados lugares)....

Porem eu concordo com voce, melhor procurar uma 2a e 3a opniao antes de deixar nego mexer em pecas da tua suspensao e principalmente antes de nego se meter a fazer alinhamento tecnico do teu "chassi"....

E caso seja componente da suspensao e nao o "chassi", este devera de preferencia ser trocado.. e nao desempenado.... caso opte pelo ultimo... nao se esqueca da checkagem por microtrincas apos o desempeno...

me desculpe misturar msgs pra voce e pro rapaz q comentou originalmente..... mas eh... hummm... hamm... preguica de dias de chuva! :mrgreen:

cheers

Na Ranger TB pode ser, mas na IFS não. tenho a mesma Ranger a 8 anos andando por todo tipo de estrada, caí em todo tipo de buraco e nunca tive problema com alinhamento.

Alinhamento técnico na Ranger IFS é em 99% vazes picaretagem.

linuxhellmaster
03/08/2009, 18:52
Na Ranger TB pode ser, mas na IFS não. tenho a mesma Ranger a 8 anos andando por todo tipo de estrada, caí em todo tipo de buraco e nunca tive problema com alinhamento.

Alinhamento técnico na Ranger IFS é em 99% vazes picaretagem.

Eh, aqui a experiencia eh com o TIB... nego consegue foder... mas em geral... nao entra no alinhamento tecnico (como voce mesmo disse, sao muito bons os carros) e sim empeno no "cubo"... nao tenho certeza se esse eh o termo brasileiro pra descrever aquela peca segura entre os bracos, aonde vai freio... disco..etc..etc., jah vi aquilo empenado.. mas os bracos em si, nao.

Eh, vivendo e aprendendo,, vou fazer umas pesquisas e bater papos sobre isso... meio q me deixou curioso... se eh por projeto mesmo ou se realmente eh por uso e "Azar", aqui rola uns buracos q voce cai dentro e o carro para ou capota... ficando a roda dentro do buraco toda torta e fudida...

A coisa mais curiosa.. eh q o TIB era pra ser mais resistente q o IFS... bom, obrigado pela informacao e interesse. :mrgreen: ,, logo posto informacoes, se eu conseguir algo interessante e tecnico tmb sobre esse assunto.

cheers

Kim
03/08/2009, 20:25
Pessoal!

Também tenho esse problema, inclusive já procurei solução em um tópico e não fui respondido sobre tal assunto.

Já procurei várias opiniões de alinhadores, todas eu acompanhei e, minha ranger também está com problema no lado esquerdo...

Mandaram eu alinhar o chassis, as arruelas não regulam mais...

cantodopirão
03/08/2009, 21:05
Caro Igor como vão as coisas?
Onde você testou o alinhamento?
A minha sempre alinho na Playbac com Valcélio.
Tive esse diagnóstico com a minha e meu mecânico tirou a manga de eixo para desempenar e depois disso o alinhamento ficou zerado!
Bem não sou dos mais experientes, mas acredito que foi tudo feito de maneira correta, porém posso ter sido enganado...
Até agora o carro está bem!
Se te interessar posso te passar o telefone do mecânico com o qual trabalho (Davi)

Edintruder
03/08/2009, 22:21
Eu sempre alinhei a Ranger em casa. Para o ajuste da cambagem eu uso um nível "de pau", aquele que tem uma bolha de ar num líquido verde.
Coloco o nível no aro e vou ajustando até ficar zero. Na última vez que ajustei só consegui o ajuste levantando 2 voltas nas barras de torção.

Walter L. L. Casitta
03/08/2009, 23:23
Eu sempre alinhei a Ranger em casa. Para o ajuste da cambagem eu uso um nível "de pau", aquele que tem uma bolha de ar num líquido verde.
Coloco o nível no aro e vou ajustando até ficar zero. Na última vez que ajustei só consegui o ajuste levantando 2 voltas nas barras de torção.

Edi, A minha também tive que alinhar todas as vezes que troquei o braço superior, mas todas as vezes que zerei o camber passo a cantar pneu nas curvas...

Pessoal, alinhamento técnico em picapes só é possível em oficinas de caminhões. Daquelas com equipamento pra alinhar chassis. Essas oficinas comuns com equipamento pra automóveis não conseguem. Se falam que conseguem fazer estão mau intencionados...

linuxhellmaster
04/08/2009, 01:20
Edi, A minha também tive que alinhar todas as vezes que troquei o braço superior, mas todas as vezes que zerei o camber passo a cantar pneu nas curvas...

Pessoal, alinhamento técnico em picapes só é possível em oficinas de caminhões. Daquelas com equipamento pra alinhar chassis. Essas oficinas comuns com equipamento pra automóveis não conseguem. Se falam que conseguem fazer estão mau intencionados...


Exatamente, e aonde o pessoal tem normalmente um cyborg ou estrutura aonde podem prender o chassi/sejalaoqfor e voltar o mesmo ao "formato" original.... Por aqui uso bastante, toda vez q pego um carro antigo p/ mexer.. eh uma das 1a's coisas...verificar toda a parte de longarinas e enfiar la no gabarito do mesmo... em geral tah torto.. (carros de 60's, eh claro... 2 longarinas + assoalho..rssss)

Nos carros de hj, o conjunto todo eh muito mais resistente... sendo mais dificil deformar essa estrutura... pelo menos no caso das caminhonetes..... ford.... precisa realmente de uma boa torcao/porrada de mal jeito... mais facil algum componente da suspensao ceder 1o.... bracos... e tudo "entortavel".... durante um tempo.. pode dar ajuste a suspensao ainda... mas conforme vai "piorando/entortando mais"... deixa de dar ajuste.

Nos carros antigos, usamos uma especia de Y ao contrario, entre as torres e os suportes... permitindo assim o ajuste com os tierods e afins.... quando fica com mais q 1 "Y", costumamos corrigir "geometricamente" seja trocando as pecas ou verificando o chassi....

Resumindo tudo, eh oq jah foi dito... verifique mesmo se nao da o alinhamento e depois veja os componentes da suspensao... antes de pensar em um alinhamento tecnico.

cheers

Pequeno jr
04/08/2009, 08:25
Quase cai numa dessas tempos atrás, mas ai pesquisei aqui no fórum e descobri que se fizesse o serviço seria enrolado.

Levei em outros dois locais que trabalham com alinhamento e o diagnostico foi completamente diferente do primeiro, sendo que as duas outras empresas disseram a mesma coisa.

cycloar
04/08/2009, 09:12
eu tb fiquei com medo, mas de 4 q levei todos falaram que nao tinham como alinhar nas suas oficinas, pois tinha que gabaritar o chassis.

Levei ate uma oficina especializada em gabaritagem, e fiz o serviço, os pneus ficaram retinhos, solto o volante e curto a reta hehehehe

opiniao minha, leve num meca de confiança, e siga a orientação dele! nos, a distancia, infelizmente soh podemos sugerir e opinar...

abraços

Luizinho
04/08/2009, 09:29
Toda vez que escuto falar sobre esse tal de alinhamento técnico, para qualquer carro, me dá um frio na espinha.
Os "profissionais" inventam uns serviços para enrolar os outros, simplesmente porque não sabem as peculiaridades de cada veículo.

Na Ranger ou via de regra qualquer Pick-up, para haver necessidade de mexer nas longarinas só em caso de acidentes, o uso normal, mesmo bastante intenso, não traz essa necessidade.

Para o perfeito alinhamento da Ranger as arruelas da bandeja superior podem ser trocadas ou moldadas conforme a necessidade, as barras de torção tem de ser ajustadas para a altura correta (se for o caso) e se continuar negativo demais, provavelmente as buchas da balança inferior estão cansadas. E ainda resta em último caso o parafuso de fixação da balança inferior no chassi (a Ford recomenda não mexer).

O problema é que isso aí dá um trabalho danado e os caras só querem serviço expresso.

A Ranger com cambagem zero fica horrível, tem de trabalhar negativa, podendo ficar convergente para diminuir o desgaste do pneu. Mas o rodízio é fundamental.

cycloar
04/08/2009, 16:03
concordo contigo, no meu caso soh fiz o serviço pq o cara me mostrou onde que tava "torto" e me convenceu!!!!

abs

Edintruder
04/08/2009, 18:21
Se tem algo torto, daí a coisa muda, mas normalmente deve-se seguir as etapas:
- não pode ter nenhum pivô, junta, bucha ou rolamento com folga. Tem que estar tudo justinho;
- afrouxa os parafusos das balanças superiores e muda a posição dos parafusos conforme a necessiadade até alcançar o ponto de ajuste necessário.
- caso ainda falte, ergue-se as barras de torção o necessário, porém deste ponto deve-se reiniciar tudo, por exemplo, se um lado deu ok, ao levantar nas barras, deve-se partir novamente para o re-alinhamento. A altura deve estar parelha assim como a calibragem e desgaste dos pneus dianteiros iguais.
- Se nesse ponto ainda não conseguiu chegar no ponto de ajuste, então deve-se partir para um especcialista para verificar o chassis. O único carro que nunca onsegui alinhar em casa é o uno em função do alinhamento traseiro.

A Ranger, eu levava cerca de 3 ou 4 horas de serviço até ficar bom e sem tendências. Carro meu, eu solto o volante e tem que manter a trajetória ou voltar ao ponto zero do volante sozinho. Em meio de uma derrapagem, ao soltar o volante o veículo deve retomar seu alinhamento sozinho.

cycloar
04/08/2009, 21:17
Assino embaixo Edin...

fiz quase todo os passos que disseste, pois qdo compro um carro geralmente dou uma geral em suspensao e freios... mas no meu caso era coisitas tortas mesmo hehehehe

abs

IGORFROTA
05/08/2009, 07:57
No caso da minha, no penúltito alinhamento, levei numa conceituada loja de Peneus e alinhamento aqui em Fortaleza. O cara me falou que quase não tinha conseguido fazer a cambagem, pois estava no limite. Segundo ele, mais um pouco e eu teria que gabaritar o chassi.
Dessa vez, levei em outra oficina e o cara falou que não pegaria cambagem, e que seria preciso fazer esse serviço de desempeno de uma peça na suspensão.
Não gostei dessa indicação, e não farei de forma alguma.
Vou levar em um cidadão aqui em Fortaleza reconhecido como o mago dos alinhamentos e ver o que ele diz.

Um detalhe, o meu eixo dianteiro está com folga no encaixe com a bola do diferencial.
Meu mecanico faliu que seria necessário retira-lo e fazer um serviço de retifina nele.

Será que isso está interferindo na cambagem ?

Edintruder
05/08/2009, 10:50
Igor, se a folga for em peça de suspensão interfere, se for somente em peça de transissão não tem problema pra cambagem.

IGORFROTA
05/08/2009, 11:20
Igor, se a folga for em peça de suspensão interfere, se for somente em peça de transissão não tem problema pra cambagem.

Opa edin, obrigado pela dica.
Mas me esclaece uma coisa, se o eixo tem essa folga na junção com a bola, as peças da suspenção não são presas ao eixo ?

IGORFROTA
07/08/2009, 14:02
Levei o carro para uma avaliação hoje em outra loja de alinhamento.
O veredicto foi o mesmo, o carro não aceita mais cambagem e é preciso desempenar um tal de "telefone". Também se referiu a um tal de "manga de eixo". É a mesma coisa ?


Eles não fazem lá, o que me leva a crer que não há má intenção na coisa.
Segundo eles, eles me dão a medida a ser corrigida e eu levo em algum especialista para ajustar o ângulo.
Depois retorno lá a refaço o alinhamento.
Detalhe, nem terei o custo da cambagem convencional na loja de alinhamento.
Pensei assim :"Se fosse picaretagem, os caras me cobravam a cambagem e faziam um meia sola qualquer"

O que vocês acham ???

cantodopirão
08/08/2009, 20:42
Caro IGOR tabém tive esse problema com minha Ranger e a solução foi "desempenar" a manga de eixo.
Meu mecãnico, o Davi, levou a peça para uma oficina especializada em caminhões e o serviço ficou perfeito com a cabagem bem dentro do limite!
Se quiser posso te passar o telefone do Davi!
Saudações!

Levei o carro para uma avaliação hoje em outra loja de alinhamento.
O veredicto foi o mesmo, o carro não aceita mais cambagem e é preciso desempenar um tal de "telefone". Também se referiu a um tal de "manga de eixo". É a mesma coisa ?


Eles não fazem lá, o que me leva a crer que não há má intenção na coisa.
Segundo eles, eles me dão a medida a ser corrigida e eu levo em algum especialista para ajustar o ângulo.
Depois retorno lá a refaço o alinhamento.
Detalhe, nem terei o custo da cambagem convencional na loja de alinhamento.
Pensei assim :"Se fosse picaretagem, os caras me cobravam a cambagem e faziam um meia sola qualquer"

O que vocês acham ???

cantodopirão
08/08/2009, 20:47
Caro Igor não sei se você tem esse catálogo de peças, mas aí tem o arquivo!
Na primeira página tem uma figura com peças do eixo dianteiro. A manga de eixo é a peça número 14!
À disposição!

Edintruder
08/08/2009, 23:21
Cuidado com essa peça. Compensa verificar o preço de uma nova pois se essa peça quebrar tu perdes o controle da picape e danifica toda a suspensão dianteira com transmissão e pára-lamas.

Se o empeno for pequeno até vai, mas se estiver muito feia a coisa compensa não arriscar com a segurança.

cantodopirão
09/08/2009, 22:41
Voce tem razão! Alguém aqui do fórum sofreu um acidente por quebra dessa peça...

Cuidado com essa peça. Compensa verificar o preço de uma nova pois se essa peça quebrar tu perdes o controle da picape e danifica toda a suspensão dianteira com transmissão e pára-lamas.

Se o empeno for pequeno até vai, mas se estiver muito feia a coisa compensa não arriscar com a segurança.

IGORFROTA
10/08/2009, 08:06
Caro Igor não sei se você tem esse catálogo de peças, mas aí tem o arquivo!
Na primeira página tem uma figura com peças do eixo dianteiro. A manga de eixo é a peça número 14!
À disposição!

Rapaz, foi essa peça mesmo que o cara indicou desempenar.
Ele mediu o grau e mandou eu levar lá para desempenar.
Se não me engano a medida foi 1,5 grau. Isso é muito ?
To pensando em levar em outro cara bem conceituado.
Ele tanto faz na manga do eixo, como faz no chassi, depende do problema....

cantodopirão
12/08/2009, 22:47
Rapaz, foi essa peça mesmo que o cara indicou desempenar.
Ele mediu o grau e mandou eu levar lá para desempenar.
Se não me engano a medida foi 1,5 grau. Isso é muito ?
To pensando em levar em outro cara bem conceituado.
Ele tanto faz na manga do eixo, como faz no chassi, depende do problema....
Se quiser te passo o telefone do Davi!
Qualquer coisa pode me ligar: 99950947

IGORFROTA
13/08/2009, 09:53
Claudio, obrigado pela atenção, mas já fiz o serviço.
As medidas para correção eram -1.0 e -1.1 graus.
Cheguei a ir numa oficina la na bezerra, entrando bem no bradesco.
O nome do dono lá era zé maria. Perguntei por davi, mas ninguem conhecia.
Falei o problema e ele falou que fazia muito esse serviço e que só tinha ele por ali.
Por questão de transporte (tinha que voltar pro outro lado da cidade), acabei fazendo no indicado pelo alinhador.
Paguei R$ 180 para a correção.
Aparentemnete o carro ficou 100%. Visualmente não há mais a inclinação que se via nas rodas.
Joguei uma verde para o alinhador e Falei para que tinha feito em outro lugar.
Antes de olhar o carro ele reclamou, mas depois de analisar, falou que ficou bem feito e que a cambagem havia zerado.

Agora é rodar e ver.
Com 20 dias ele mandou voltar para revisão.

cantodopirão
14/08/2009, 22:57
Caro Igor,
Lembra daquele problema de sacar a "trizeta" da "tulipa" que nós tivemos?
A causa era a cambagem "aberta" demais!
Agora vai ficar tudo beleza!
Saudações!

Pequeno jr
01/06/2010, 18:40
Galera vou renascer esse tópico para falar do assunto "cambagem Ranger" e "Manga de Eixo Ranger" e "Desempeno da manga de eixo Ranger"

--> escrevi assim para facilitar a pesquisa seja no forum ou no google.

Para começar, o camarada que sempre alinhou meu carro está fora do DF. Dai, estou a mais de um mês a procura de um novo alinhador. :parede::parede::parede:

Visitei 5 camaradas e todos deram o mesmo diagnóstico que o Igor postou lá no começo. "Sr, a manga de eixo está empenada e por isso não dá cambagem e cáster". Como disse, 5 pessoas e elas falaram a mesma coisa.

Preços para fazer esse serviço? Achei de tudo, mas a média dos valores foi essa:

- Desempeno de cada manga - R$ 200,00;
- Alinhamento - R$ 30,00
- caso necessitasse de cambagem - R$ 60,00
- caso necessitasse do caster - R$ 80,00

OBS: Média, pois teve maluco que cobrou R$ 350,00 para desempenar.

Eu imaginando um puta prejuizo, estava já me preparando para deixar uns R$ 500,00 no mínimo numa loja de alinhamento. :parede::parede::parede:

Eis que hoje, já que teria que ir numa concessionária Ford para buscar umas peças para um amigo ... aproveitei e conversei com o consultor que me atende a muito tempo.

Resultado??? Uma baita de uma risada.

"Porr# pequeno, tu vai cair em conto destas lojas de alinhamento que estão torrando de ganhar dinheiro de clientes. Não existe essa questão de desempenar manga de eixo. Essa peça é de ferro fundido e que máquina que faria esse tipo de serviço?"

Então, o que as concessionárias fazem:

Cambagem da Ranger só se faz com aquelas "arruelas de cambagem" que vendem nas concessionárias ford por R$ 8,00 cada. Há de todos os tipos, medidas e etc. DE 0,10mm a 3,mm

Muito picareta ai na rua "diz" que é a manga de eixo, "diz" que faz o desempeno, "finge" que desempena e na hora de alinhar, utiliza essas arruelas.

Em alguns locais não se faz esse alinhamento simplesmente porque não tem a arruela e sem ela não se consegue fazer nada.

O Custo para fazer alinhamento, cambagem e caster na Ranger hoje, dia 01/06/2010, concessionária Alvorada Ford. R$ 120,00

Vamos ficar espertos pessoal.

TylerNTL
01/06/2010, 20:55
Ótima dica!
Estou com os pneus nas últimas dezenas de kms e relaxei um pouco com respeito ao alinhamento, que costumo checar/fazer de forma preventiva a cada intervalos de no mínimo 5 e no máximo 10k km. Nas duas últimas vezes vieram com essa conversa mole, como eu não percebia a viatura puxando para nenhum lado eu agradecia e ia embora.

Quando trocar os pneus e vierem com essa conversa vou chegar na roubessionária cotar esse serviço.

Deivid/silveira
01/06/2010, 22:27
Boa Pequeno:palmas::palmas::palmas:

Foxtrot
02/06/2010, 08:07
Boa pequeno!

Mes passado coloquei a minha para alinhar e fazer cambagem... Só tem um lugar em Dourados que faz cambagem de ranger além da concessionária Ford e mesmo assim a roda esquerda ficou ainda com uma leve inclinação positiva. O atendente ainda me veio com essa conversa de "manga de eixo" mas não aceitei (Graças à Deus).

Na próxima vou procurar a Ford.

Abraço

mauro cesar trannin
02/06/2010, 18:35
Valeu a dica Pequeno Jr,no final do ano passado fiz alinhamento + cambagem me cobraram 360 paus!

Pequeno jr
03/06/2010, 15:21
Pois é galera ... mais uma que caio dentro da Concessionária e ao invez de ficar "P" da vida com ela ... foi o contrário.

Agora .. não sei se este preço será o mesmo em outras cidades .... o certo é que .. esse papinho de manga de eixo .. ou troca a peça ou não existe esse papo de voltar a peça ao local.

É pura enganaçao... ou seja .. se o cara diz que faz isso .. é sinal que o teu ve~iculo ainda aceita cambagem com essas arruelas ... mas eles não contam a verdade.


Para piorar, pelo menos o que disse o consultor ... ele falou que a gente não imagina o quanto essa coisa aguenta porrada.

cantodopirão
03/06/2010, 22:13
Grande descoberta Pequeno!
Pena que caí nessa antes.....
Espero que outros escapem...
Saudações a todos!

Edintruder
06/06/2010, 09:15
Algumas vezes talvez seja necessário refazer alguns furos para ajustar a cambagem. Na minha Ranger não faço idéia de quantos saltos eu dei com ela, tinha um trecho que subia uns 20cm todos os dias, porém pousava numa descida suavemente. Ainda assim, fiz muita coisa para empenar as mangas de eixo. O ajuste de cambagem eu fazia em casa com ajuda de um nível de pau e bolha, e na última vez que mexi, o ajuste estava no máximo de recurso de ajuste. Na próxima vez que eu precisasse mexer, eu ia mexer no orifício que prende a balança superior no chassis. Mas eu não ia gastar 500,00 num desempeno de uma peça de ferro fundido, e com risco de quebras.

Pequeno jr
06/06/2010, 10:17
Algumas vezes talvez seja necessário refazer alguns furos para ajustar a cambagem. Na minha Ranger não faço idéia de quantos saltos eu dei com ela, tinha um trecho que subia uns 20cm todos os dias, porém pousava numa descida suavemente. Ainda assim, fiz muita coisa para empenar as mangas de eixo. O ajuste de cambagem eu fazia em casa com ajuda de um nível de pau e bolha, e na última vez que mexi, o ajuste estava no máximo de recurso de ajuste. Na próxima vez que eu precisasse mexer, eu ia mexer no orifício que prende a balança superior no chassis. Mas eu não ia gastar 500,00 num desempeno de uma peça de ferro fundido, e com risco de quebras.

POis é ... não sei aonde começaram com essa história de desempeno, mas pelo visto virou cultura nos alinhadores

adams
06/06/2010, 10:32
Pequeno Boa dica.

Mesmo fabricando aquelas buchas axentricas (F1000, Ranger (94 97) e f250) nem tinha me tocado disso.

A Explorer esta com este problema.
Depois de trocar as bandejas por aquelas de marca famosa "diabo".

Vou ver isso amanha.

Fábio.F
06/06/2010, 10:35
POis é ... não sei aonde começaram com essa história de desempeno, mas pelo visto virou cultura nos alinhadores

Cultura entre aspas, desonestidade mesmo. E são os mesmos que quando estão mexendo no seu carro e você tá conversando, chamam os políticos de ladrão.

Ademais, é foda. Apesar de ainda tá no meu primeiro diesel e ainda não ter precisado, graças a Deus, os bombistas também (maioria) são todos safados.

Pequeno jr
06/06/2010, 10:41
Pequeno Boa dica.

Mesmo fabricando aquelas buchas axentricas (F1000, Ranger (94 97) e f250) nem tinha me tocado disso.

A Explorer esta com este problema.
Depois de trocar as bandejas por aquelas de marca famosa "diabo".

Vou ver isso amanha.

Adams ... ainda tem essa questão mesmo das bandeias superiores. Eu comprei muito tempo atrás uma xing ling que nem sei a marca.

Quando cheguei com ela lá no camarada que fazia o alinhamento para mim ele mandou devolver e comprar ou original ou de 1º linha na hora.

Walter L. L. Casitta
06/06/2010, 21:42
Sem querer ser chato e já sendo: Cansei de alertar para esse problema com os alinhadores aqui no fórum.

adams
06/06/2010, 22:48
Tem coias que fico observando.
Cara calça 2" a suspenção diantera e o alinhador diz que a cambagem esta otima...
........................

CARLOS-BSB
07/06/2010, 01:07
Galera vou renascer esse tópico para falar do assunto "cambagem Ranger" e "Manga de Eixo Ranger" e "Desempeno da manga de eixo Ranger"

--> escrevi assim para facilitar a pesquisa seja no forum ou no google.

Para começar, o camarada que sempre alinhou meu carro está fora do DF. Dai, estou a mais de um mês a procura de um novo alinhador. :parede::parede::parede:

Visitei 5 camaradas e todos deram o mesmo diagnóstico que o Igor postou lá no começo. "Sr, a manga de eixo está empenada e por isso não dá cambagem e cáster". Como disse, 5 pessoas e elas falaram a mesma coisa.

Preços para fazer esse serviço? Achei de tudo, mas a média dos valores foi essa:

- Desempeno de cada manga - R$ 200,00;
- Alinhamento - R$ 30,00
- caso necessitasse de cambagem - R$ 60,00
- caso necessitasse do caster - R$ 80,00

OBS: Média, pois teve maluco que cobrou R$ 350,00 para desempenar.

Eu imaginando um puta prejuizo, estava já me preparando para deixar uns R$ 500,00 no mínimo numa loja de alinhamento. :parede::parede::parede:

Eis que hoje, já que teria que ir numa concessionária Ford para buscar umas peças para um amigo ... aproveitei e conversei com o consultor que me atende a muito tempo.

Resultado??? Uma baita de uma risada.

"Porr# pequeno, tu vai cair em conto destas lojas de alinhamento que estão torrando de ganhar dinheiro de clientes. Não existe essa questão de desempenar manga de eixo. Essa peça é de ferro fundido e que máquina que faria esse tipo de serviço?"

Então, o que as concessionárias fazem:

Cambagem da Ranger só se faz com aquelas "arruelas de cambagem" que vendem nas concessionárias ford por R$ 8,00 cada. Há de todos os tipos, medidas e etc. DE 0,10mm a 3,mm

Muito picareta ai na rua "diz" que é a manga de eixo, "diz" que faz o desempeno, "finge" que desempena e na hora de alinhar, utiliza essas arruelas.

Em alguns locais não se faz esse alinhamento simplesmente porque não tem a arruela e sem ela não se consegue fazer nada.

O Custo para fazer alinhamento, cambagem e caster na Ranger hoje, dia 01/06/2010, concessionária Alvorada Ford. R$ 120,00

Vamos ficar espertos pessoal.

GRANDE Pequeno JR, bom ver galera do DF por aquí. Fez MUITO bem em renascer este tópico. Troquei os quatro pneus da minha Ranger (vide minha assinatura), "alinhamento e balanceamento é cortesia"... Vai esperando...
Daquí a pouco o garoto da loja me aconselha a trocar as quatro válvulas (negado) fez o balanceamento, ok.
Ranger no alinhador: este me chama, diz que "tem que fazer cambagem e cáster"!!!!!!!!!! R$ 70,00 CADA LADO! PQP, alinhamento é a regulagem da convergência, cambagem e cáster... NÃO EXISTE isso de cobrar a parte por cada ítem! (negado)
Vou levar amanhã na SLAVIERO do SIA (Já apressei lá quando fiz a revisão dos 70.000km da bruta) R$ 65,00.

"Vamos ficar espertos pessoal."

Jera
07/06/2010, 01:35
pequeno e carlos.

com a ranger andando direto na terra, as vezes muito rapido e levando cada baque em alguns buracos, em 163milkm só alinhei e fiz cambagem na ranger 2x.........a 1a foi aos 60mikm qnd troquei os pneus e a 2a nao me lembro....
só pra constar......a hilux ja alinhei aos 20milkm e acho q aos 40 vou alinhar de novo....
na strada q tb estou usando ja empenei duas rodas, o eixo traseiro estava desalinhado e mais umas coisas na dianteira....isso com 14milkm hehehehe......tenho q aprender a andar de picape pequena!!! ando na terra q nem andava com a ranger e é isso q dá!! kkkkk......no buraco q empenei a roda, achei q tinha fudido todo o carro. fui um baque do caramba!!!! achei q o motor tinha caido no chão e o painel caido no meu colo!!kkkkk
e quem quiser....to vendendo a strada!!!

pois bem.......qnd fui ver o preço de tudo oq tinha q fazer na ranger pra ficar ok o pessoal me vinha com o orçamento de +- 400 reais.......era cambagem, caster, alinhamento....

fui na slavieiro e como conheço o pessoal lá eles deram um jeito de me dar um "desconto"......paguei apenas 20 reais na nota mais um extra pro alinhador. é só dar uma conversada lá q eles ajeitam.

pzaidan
07/06/2010, 10:51
Pois é,

A minha Ranjola foi fazer alinhamento e balanceamento quando troquei as rodas originais pelas de liga.

A primeira loja já meteu logo uma cambagem.
Recusei e pensei:
O carro saiu certinho da loja (comprei zero) e de repente precisa de cambagem porque as rodas foram trocadas???

Na segunda loja o cara colocou o aparelho e retirou logo depois dizendo que não havia nada a fazer pois o carro estava certinho.

Pra quem quiser saber e for do Rio de Janeiro a primeira loja foi a DINAMICAR RECREIO. A segunda foi em São Cristóvão (o mané aqui esqueceu o nome, mas vai buscar e postar depois)

CARLOS-BSB
07/06/2010, 21:37
Conforme prometido aí encima, fui hoje na Ford Slaviero. Pra minha surpresa, lá é cobrado a parte a cambagem. Mas não foi preciso. Somente alinhamento. Saiu com descontinho de R$ 3,25 e paguei R$ 61,75. Lá me indicaram fazer o alinhamento da direção a cada 10.000 km.

Peu XT660
16/06/2010, 21:48
Semana passada levei minha para alinhar e a cambagem de ambos os lados estava -0,75 ... O alinhador disse que ainda estada dentro do limite e que compensou na divergencia ou convergencia, sei lá...enfim, fechando um pouco as rodas. Alguém sabe se isso procede??

Essas arruelas de cambagem são colocadas na bandeja de cima, é isso?
desculpem a ignorancia!!

adams
16/06/2010, 22:07
Em cima, isso mesmo.

samukanvas
04/08/2010, 20:19
Hoje eu levei a ranger pra fazer o alinhamento, balanceamento, cambagem e cáster. Tudo beleza... já tinha lido esse tópico de cabo a rabo... :wink:

Depois de todos os serviços, chegou na hora de me contarem que a cambagem estava fora. Colocaram um cartãozinho de uma alinhadora dessas especializadas em chassis e me falaram que custaria em mérdia uns 300tão e que só a especializada faria.

Falei que poderia ser alinhado pelas arruelas da bandeja superior e logo veio a pergunta: "Que arruelas?" e eu respondi: "Esquece, foi reflexo involuntário" :mrgreen:

Paguei e me mandei. Amanhã vou na ford fazer a cambagem...

Graças ao tópico economizarei uns 200 paus pelo menos.

Obrigado aos amigos que deram a dica :concordo:

Luizinho
05/08/2010, 09:50
Leva na ALBA Alinhamento. Rua Teodoro da Silva, 765 Vila Isabel.

Procura o Alexandre (dono) e diz para ele que você é tão chato quanto o Luizinho da Ranger Prata.

O alinhamento legal da Ranger é o cáster mais avançado possível, cambagem negativa de 0,5 a 1 grau e alinhamento zerado ou 2mm convergente. O Alexandre sabe disso e molda as arruelas da balança superior para chegar ao mais próximo possível.

Não esqueça de colocar na sua os batentes da 2005 (original Ford).

Não leve o carro na Ford pois aqui no RJ eles não sabem nada de Ranger.

Pequeno jr
05/08/2010, 11:16
Hoje eu levei a ranger pra fazer o alinhamento, balanceamento, cambagem e cáster. Tudo beleza... já tinha lido esse tópico de cabo a rabo... :wink:

Depois de todos os serviços, chegou na hora de me contarem que a cambagem estava fora. Colocaram um cartãozinho de uma alinhadora dessas especializadas em chassis e me falaram que custaria em mérdia uns 300tão e que só a especializada faria.

Falei que poderia ser alinhado pelas arruelas da bandeja superior e logo veio a pergunta: "Que arruelas?" e eu respondi: "Esquece, foi reflexo involuntário" :mrgreen:

Paguei e me mandei. Amanhã vou na ford fazer a cambagem...

Graças ao tópico economizarei uns 200 paus pelo menos.

Obrigado aos amigos que deram a dica :concordo:


Rapaz .. essa dica tem salvado uma tropa de conhecidos por aqui que tem Ranger.

Os infelizes donos das viaturas, estavam gastando uma nota pelo menos 2x ao ano só com alinhamento e etc ...tudo porque os alinhadores e donos de auto centro falavam que só resolvia a cambagem fazendo o desempeno.

Pequeno jr
05/08/2010, 11:18
A sim .. bem lembrado Luizim ... Samuka, compra os batentes das Rangers 2005 em diante ... tu vai ver a frente da sua Ranger mudar da água para o vinho.

Miguels
05/08/2010, 19:36
Grande Luizinho, como vai?
Tenho levado a Ranger no Alexandre para alinhar e trocar peças da suspensão. Tem feito um bom serviço, mas... É preciso falar com ele pessoalmente e lembrá-lo sobre as arruelas. Nas duas últimas vezes que levei, não dava alinhamento e não se pronunciou ao respeito, até que o mecânico dele me disse que teria que mandar "abrir" as longarinas para conseguir o alinhamento! Da útima vez trocaram uma balança superior e esqueceram de olhar direito na outra, cuja coifa está ruim e vou ter que fazer o serviço aparte. Esse negócio de olhar a suspensão com o carro no chão não me convence, tem que levantá-lo, seja no jacaré ou no elevador, aí dá para movimentar as rodas, etc.
Grande abraço (já acobou de cursar?).


Leva na ALBA Alinhamento. Rua Teodoro da Silva, 765 Vila Isabel.

Procura o Alexandre (dono) e diz para ele que você é tão chato quanto o Luizinho da Ranger Prata.

O alinhamento legal da Ranger é o cáster mais avançado possível, cambagem negativa de 0,5 a 1 grau e alinhamento zerado ou 2mm convergente. O Alexandre sabe disso e molda as arruelas da balança superior para chegar ao mais próximo possível.

Não esqueça de colocar na sua os batentes da 2005 (original Ford).

Não leve o carro na Ford pois aqui no RJ eles não sabem nada de Ranger.

samukanvas
06/08/2010, 00:46
Pequeno e luizinho,

Valeu pelas dicas mais uma vez!! :palmas:

Não consegui ainda levar pra fazer a cambagem (correria do kct :oops:) e darei uma chegada nessa loja em vila isabel.

Mas a respeito do batente da 2005, o que tem de diferente nele? O meu é como se fosse um triângulo em cima de um quadrado (Tipo quando criança desenha casa, saca? :lol:) e com um furo no meio. Tá lá e me parece original ainda :pensativo: Ele deu uma carimbada na balança inferior e por isso que vi o formato :mrgreen:

Vou aproveitar e passar na ford pra ver esse batente :concordo:

Abs e mais uma vez obrigado!!

Luizinho
06/08/2010, 09:03
Miguels, tudo bem?

De vez em quando te vejo passar aqui em frente. Tente dar uma paradinha para conversarmos.

O curso, se Deus quiser acaba no final do ano. Aí é que vão começar as providências.

Quanto a Alba, infelizmente não tem jeito, nós temos que lembrar de tudo para que fique direito. Sei que sou chato e repetitivo, mas foi a única forma que encontrei para ter certeza do serviço. Pelo menos lá, eu sei que fazem e se precisar repetem.

Rodrigo,

Os batentes da 2005 são ativos, encostam na balança inferior e são feitos do mesmo material dos batentes de amortecedores. Funcionam como um auxiliar da barra de torção, especialmente porque a barra da 2005 em diante é macia demais.

Colocando eles nas anteriores, os pivôs e amortecedores agradecem e o carro retorna mais rápido a altura certa.

Abraço.

IGORFROTA
06/08/2010, 11:04
Miguels, tudo bem?

De vez em quando te vejo passar aqui em frente. Tente dar uma paradinha para conversarmos.

O curso, se Deus quiser acaba no final do ano. Aí é que vão começar as providências.

Quanto a Alba, infelizmente não tem jeito, nós temos que lembrar de tudo para que fique direito. Sei que sou chato e repetitivo, mas foi a única forma que encontrei para ter certeza do serviço. Pelo menos lá, eu sei que fazem e se precisar repetem.

Rodrigo,

Os batentes da 2005 são ativos, encostam na balança inferior e são feitos do mesmo material dos batentes de amortecedores. Funcionam como um auxiliar da barra de torção, especialmente porque a barra da 2005 em diante é macia demais.

Colocando eles nas anteriores, os pivôs e amortecedores agradecem e o carro retorna mais rápido a altura certa.

Abraço.


Coloquei na minha a 3 anos atras.....outro carro....

adams
06/08/2010, 14:56
Fiz na Explorer:

Na bandeja superior, retiram-se os parafusos,
Passa-se a broca nos buracos das orruelas excentricas.
Giram-se as arruelas em outra regulagem e pronto....
A minha ficou zero:

R$ 170,00....

Luizinho
06/08/2010, 15:16
E aí Sandro, como vão as coisas?

adams
06/08/2010, 15:18
Prezado Luizinho

Regular no percurso...
Grande abraço

Sandro Adams

fabaumm
16/12/2010, 21:33
ola pessoal,

troquei finalmente os pneus da barca...

graças a Deus existe o topico...

falaram para mim que tinha que fazer cambagem e caster na ranger...

e que ia puxar para lado esquerdo a direção...

e realemente ta puxando muito a direção para o lado esquerdo...

gostaria que alguem se SP possa me indicar alguem para verificar e que trabalhe com essas arruelas de regulagem de cambagem...

puxando a direção para esquerda seria cambagem mesmo?

abraço a todos

Walter L. L. Casitta
16/12/2010, 21:57
ola pessoal,

troquei finalmente os pneus da barca...

graças a Deus existe o topico...

falaram para mim que tinha que fazer cambagem e caster na ranger...

e que ia puxar para lado esquerdo a direção...

e realemente ta puxando muito a direção para o lado esquerdo...

gostaria que alguem se SP possa me indicar alguem para verificar e que trabalhe com essas arruelas de regulagem de cambagem...

puxando a direção para esquerda seria cambagem mesmo?

abraço a todos

O que faz puxar é diferença no caster de um lado pro outro. A Ranger só perde o caster se tiver alguma bucha estragada ou folga em alguma articulação. Tem que trocar alinhar a convergência que volta tudo ao normal.

O camber depende da regulagem da altura da suspensão. Então antes tem que ajustar a altura.

O melhor é levar numa concessionária. A chance de ser enrolado é bem menor além do que as peças do paralelo são ruins de mais...

Foxtrot
16/12/2010, 22:06
O que faz puxar é diferença no caster de um lado pro outro. A Ranger só perde o caster se tiver alguma bucha estragada ou folga em alguma articulação. Tem que trocar alinhar a convergência que volta tudo ao normal.

O camber depende da regulagem da altura da suspensão. Então antes tem que ajustar a altura.

O melhor é levar numa concessionária. A chance de ser enrolado é bem menor além do que as peças do paralelo são ruins de mais...


X2!

Demorou um tempo até eu descobrir que não existe nenhum estabelecimento em Dourados além da Ford que consiga alinhar uma ranger. É apenas enrolação e isso quase me custou dois pneus. O único lugar que alinhou a minha corretamente foi no paraguai que tem um equipamento de ponta.
E o melhor.... na Ford queriam 100 rurais. No PY me custou R$30.

Abs

fabaumm
18/12/2010, 17:59
Esqueci que tava nesse topico...

Walter,

Realmente é como vc disse, ta puxando a direção para a esquerda por causa do caster...

A suspenção dianteira é tudo novo, terminais, axial, bandejas e tal...

vou postar aqui o que perguntei em outro topico...

Pessoal,

Seguinte levei em dois alinhadores... e confirmaram a mesma coisa...

a cambagem, alinhamento estão perfeitos...

Mas o caster esta dando 3º diferença, como não conheço e não entendi o que foi explicado... num sei se é 3 grau de uma roda para a outra...

A ranger esta puxando para a esquerda.

No primeiro alinhador que fui que fez o serviço, tirou as arruelas parecia quadrada pelo que vi... e cortou elas um pouco em tipo uma serra...

fez o serviço e como disse ficou perfeito a cambagem e alinhamento. e pediu para eu ir em um lugar alinhamento tecnico.

fui para ter uma ideia de preço e cobraram 300 pal, mas como ja tinha lido este topico... sai fora e fui em outro alinhador...

cara Honesto por sinal, pois confirmou que estava perfeita a cambagem e alinhamento mas o caster estava realmente 3º diferença.

falou que do jeito que ta não come o pneu, como eu to falido!!! sem grana! expliquei para ele que falou para eu voltar uma proxima vez para desmontar e ver se consegue acertar o caster....

agora pergunto a vocês:

1 - Posso andar com o caster assim? sei que pneu não come desigual, pois os dois confirmaram isso.

2 - Essas arruelas que estão nela Quadradas que o alinhador cortou é esse kit que SHIMOMOTO comprou, ou é as arruelas originais?

3 - - Caso não consiga nas regulagem das arruelas, Será que realmente vou precisar de alinhamento tecnico?

desculpe o texto grande.

ABraço e obrigado

Pequeno jr
20/12/2010, 12:28
Fabaumm ... tem concessionária Ford ai não????

Acho que de primeira tu já resolveria tudo mais fácil. Se o carro está alinhado e com a cambagem correta não deveria comer pneu.

Mas .. numa freada brusca ele vai tender a ir para o lado que está puxando.

fabaumm
20/12/2010, 14:32
Pequeno,

Não esta comendo pneu! esta puxando a direção para a esquerda.

Tem ford sim Pequeno mas to na tentativa sem ter que ir para la por enquanto...

pois é R$!!!! paulada.

abraço


Fabaumm ... tem concessionária Ford ai não????

Acho que de primeira tu já resolveria tudo mais fácil. Se o carro está alinhado e com a cambagem correta não deveria comer pneu.

Mas .. numa freada brusca ele vai tender a ir para o lado que está puxando.

Walter L. L. Casitta
20/12/2010, 17:35
Pequeno,

Não esta comendo pneu! esta puxando a direção para a esquerda.

Tem ford sim Pequeno mas to na tentativa sem ter que ir para la por enquanto...

pois é R$!!!! paulada.

abraço

Justamente para esse tipo de serviço, a concessionária é a opção mais barata...

Pequeno jr
20/12/2010, 17:37
Pois é .. o dinheiro que você gastou no primeiro já estaria com o carro pronto se tivesse levado na concessionária.

fabaumm
21/12/2010, 00:05
Walter e Pequeno,

Vocês tem razão, deveria ter ido la primeiramente...

mas so para conhecimento de todos, pode ser que alguem ja tenha passado por isso...

Foi graças a um amigo que entende muito de ranger Leonardo (GPARTSBR) comentou que poderia ser as bandejas superior invertidas...

fui olhar no lado esquerdo (aonde esta puxando) e para minha surpresa é uma bandeja de lado direito, ou seja colocaram errada.

Vou trocar e depois posto como ficou...

então cuidado com esses zé manes...ja comprei a ranger assim...

abraço a todos.





Pois é .. o dinheiro que você gastou no primeiro já estaria com o carro pronto se tivesse levado na concessionária.

Pequeno jr
21/12/2010, 09:47
Walter e Pequeno,

Vocês tem razão, deveria ter ido la primeiramente...

mas so para conhecimento de todos, pode ser que alguem ja tenha passado por isso...

Foi graças a um amigo que entende muito de ranger Leonardo (GPARTSBR) comentou que poderia ser as bandejas superior invertidas...

fui olhar no lado esquerdo (aonde esta puxando) e para minha surpresa é uma bandeja de lado direito, ou seja colocaram errada.

Vou trocar e depois posto como ficou...

então cuidado com esses zé manes...ja comprei a ranger assim...

abraço a todos.

Puta merda ... é cada "mexânico" que aparece ...

Boa sorte ai fabaum

fabaumm
24/12/2010, 10:29
Rapaziada primeiramente um otimo natal a todos...

Troquei a bandeja do lado esquerdo... parou de puxar para o lado esquerdo...

ainda ficou 1 grau de diferença...

o fod.. que agora ta puxando para o lado direito... kkkkkkkkk

ta fod...! acertar isso.

sinceramente dei uma desencanada, vou recuperar forças R$$$$$$ pois gastei uma paulada nesse fim de ano e naum tenho mais de onte tirar...

depois posto como ficou.

Moisés S.M
24/12/2010, 10:45
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é fod...a minha tá assim tmbm...eu só vou me preocupar em janeiro,chega de gastar!!feliz natal a todos.

Edintruder
24/12/2010, 11:03
Rapaziada primeiramente um otimo natal a todos...

Troquei a bandeja do lado esquerdo... parou de puxar para o lado esquerdo...

ainda ficou 1 grau de diferença...

o fod.. que agora ta puxando para o lado direito... kkkkkkkkk

ta fod...! acertar isso.

sinceramente dei uma desencanada, vou recuperar forças R$$$$$$ pois gastei uma paulada nesse fim de ano e naum tenho mais de onte tirar...

depois posto como ficou.

Por isso troquei a Ranger pela F1000! :dance::dance::dance:

fabaumm
27/12/2010, 09:14
Rapaziada fiz a viagem de natal, e como disse antes puxando para a direita,
Moises,
Baita carrão nós temos, isso não discuti, mas vou falar não é facil... e isso pq nem começei a fuçar mesmo nela...
POr exemplo ta uma falhação do caramba na gasolina, mas sinceramente naum tenho coragem e tempo (R$) de saber o que é, pelo menos por enquanto...
Vou te falar meu amigo o meu pai, irmão, mulher ficam pesando na minha consciência para pegar um carro mais novo...
Confesso que ja fiquei balançado, pois sou um latino americano sem dinheiro no bolso, ganhando em media 2 salarios minimos e meio... fica dificil...
Mas é isso ai, a paixão me segura, enquanto isso vou rodando com meu querido fusca. kkkkkkkkkkkkkk
meu fusquinha me salva, e me da um folego para quando a ranger quebra.
Edintruder,
Qual a sua f1000? A gasolina?

abraço



kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é fod...a minha tá assim tmbm...eu só vou me preocupar em janeiro,chega de gastar!!feliz natal a todos.

Pequeno jr
27/12/2010, 10:09
Rapaziada fiz a viagem de natal, e como disse antes puxando para a direita,
Moises,
Baita carrão nós temos, isso não discuti, mas vou falar não é facil... e isso pq nem começei a fuçar mesmo nela...
POr exemplo ta uma falhação do caramba na gasolina, mas sinceramente naum tenho coragem e tempo (R$) de saber o que é, pelo menos por enquanto...
Vou te falar meu amigo o meu pai, irmão, mulher ficam pesando na minha consciência para pegar um carro mais novo...
Confesso que ja fiquei balançado, pois sou um latino americano sem dinheiro no bolso, ganhando em media 2 salarios minimos e meio... fica dificil...
Mas é isso ai, a paixão me segura, enquanto isso vou rodando com meu querido fusca. kkkkkkkkkkkkkk
meu fusquinha me salva, e me da um folego para quando a ranger quebra.
Edintruder,
Qual a sua f1000? A gasolina?

abraço

Fabauummm .. infelizmente carro usado é isso, sempre terá uma surpresa e caso você pense que um novo nunca t dará alguma dor de cabeça .. esqueça .... nem vou relatar aqui algumas coisinhas, mas carro tem manutenção queira ou não.

Sinceramente, o correto era você fazer uma revisão 100%, pois até aonde vejo o seu uso para Ranger até que é simples, sem dar porrada. Era você pegar seu carro, colocar peças de boa qualidade e dar essa geral que comento e assim pode ter a certeza que é de 1 ano para mais sem fazer nada grande, apenas trocas de óleo no prazo normal e etc.

O Problema que uma parada dessas pode ficar ai perto dos R$ 3000,00 e só nos sabemos o qto doi no bolso.

fabaumm
27/12/2010, 23:59
é isso ai Pequeno JR meu amigo...

estou aos poucos acertando os detalhes nela, tenho um amigo chamado Roberto que tambem tem uma ranger ele tem uma estrategia para os gastos absurdos da ranger... ele compra as peças e ele mesmo troca.

e isso que ele nem é mecânico, mexe com informatica, mas ele vai la enfia as cabeças e acaba fazendo e da certo.

muitas coisas estou arriscando também, no inicio fico com um certo receio, mas acabo conseguindo fazer o serviço. com a ajuda dos amigos do forum e com o conteudo da internet no geral. acaba dando certo.

claro que são manutenções simples que pessoas leiga como eu em mecânica seja possivel executar.

mas naum tem jeito o dinheiro alto nas mãos de obra e os serviços mal feitos desses mexanicos por ai me fazem pelo menos arriscar.

não vai muito longe, agora agora acabei de trocar os terminais + braços axial, bandejas superior. o mecanico me cobrou R$ 450,00 e o serviço mal feito, não prendeu as coifas da caixa de direção, ja ate relatei isso em outro topico, pelo tratamento e serviço mal feito que tive, não valeu. eu deveria ter pelo menos ter tentado trocar

ai acabo me pondo a aprender o negocio, por exemplo estourou o cabo do freio do estacionamento ali perto do pedal, na ford o cabo R$ 350,00 paguei R$85,00 e me cobraram R$ 140,00 para trocar...

levei uns 3 dias para trocar. kkkkkkkkkkkk mas troquei.

é isso ai amigos, vou estar tentando fazer pelo menos os serviços mais simples para tentar manter essa criança.

Diante dessas pequenas experiências que vou tendo, se alguem estiver precisando de ajuda em alguma coisa que eu ja conheça, é só avisar.

abraços









Fabauummm .. infelizmente carro usado é isso, sempre terá uma surpresa e caso você pense que um novo nunca t dará alguma dor de cabeça .. esqueça .... nem vou relatar aqui algumas coisinhas, mas carro tem manutenção queira ou não.

Sinceramente, o correto era você fazer uma revisão 100%, pois até aonde vejo o seu uso para Ranger até que é simples, sem dar porrada. Era você pegar seu carro, colocar peças de boa qualidade e dar essa geral que comento e assim pode ter a certeza que é de 1 ano para mais sem fazer nada grande, apenas trocas de óleo no prazo normal e etc.

O Problema que uma parada dessas pode ficar ai perto dos R$ 3000,00 e só nos sabemos o qto doi no bolso.

Edintruder
28/12/2010, 00:32
Fabaum, a minha F1000 è a diesel. Eu só consegui sustentar e Ranger justamente pela MO própria também. Pra mim é Hobby. Quando dá algum problema na minha caminhonete eu fica triste pela despesa, mas feliz por ter no que mexer! ahahaaha! É coisa de doido mesmo!!! ahahaha

fabaumm
28/12/2010, 08:20
Edintruder mas você ja conhecia algo de mecânica ou é um curioso igual eu?

A f1000 é bem diferente da RAnger? mais ROBUSTA, quebra menos?

abraço


Fabaum, a minha F1000 è a diesel. Eu só consegui sustentar e Ranger justamente pela MO própria também. Pra mim é Hobby. Quando dá algum problema na minha caminhonete eu fica triste pela despesa, mas feliz por ter no que mexer! ahahaaha! É coisa de doido mesmo!!! ahahaha

Moisés S.M
24/01/2011, 11:01
Relatei em outro topico q meu carro tava vibrando acima de 100km.h,consegui resolver um pouco o problema abaixando a calibragem dos pneus.Pois hj levei ela pro balanceamento,pra minha surpresa,4 pneus deformados,sendo q os 4 foram comprados 0km e estão com 30 mil k.Só q pra troca-los tem q ser feito a cambagem do lado direito q estava bem fora.Autorizei a cambagem q não vai me sair barato,e ainda tem q ser feito uma geometria dpois,sendo q fiz a 2 mil km atrás.Em relação aos pneus oq vcs me sugerem??pneu não é barato todo mundo sabe,e os meus pneus estão zerados,qq eu faço??

Moisés S.M
25/01/2011, 16:27
Problemas solucionados.Peguei a Ranger na oficina aonde foi levada a uma empresa especializada em correção de camber,foi realizado a correção do lado direito dianteiro r$280 reias,mais a geometria 40 reais,a ranger ficou bem alinhada,altura de pneu com paralama,rodas retas,nada pra fora,fizeram um trabalho de primeira,porem condenaram meus 4 pneus.Levei ela num outro lugar,aonde fizeram o balanceamento nas 4 rodas e o rodizio,fiquei o tempo todo olhando o serviço,tá zerada!!Por isso é bom sempre ter uma segunda opinião.

Pequeno jr
15/02/2011, 00:02
Problemas solucionados.Peguei a Ranger na oficina aonde foi levada a uma empresa especializada em correção de camber,foi realizado a correção do lado direito dianteiro r$280 reias,mais a geometria 40 reais,a ranger ficou bem alinhada,altura de pneu com paralama,rodas retas,nada pra fora,fizeram um trabalho de primeira,porem condenaram meus 4 pneus.Levei ela num outro lugar,aonde fizeram o balanceamento nas 4 rodas e o rodizio,fiquei o tempo todo olhando o serviço,tá zerada!!Por isso é bom sempre ter uma segunda opinião.

Moises então vc fez desempeno de manga de eixo?

dsamaz
30/03/2011, 19:31
Amigos,

poderiam me indicar quais dos parafusos da fotos é para a cambagem da ranger (kit cambagem)?

Não conheço direito o sistema da bandeija e há vários modelos no ebay, todos dizem ser para ranger...

Pedem absurdos aqui no BR por dois parafusos né? Vou ter que importar até isto!!

Obrigado
Ranger / modelo 2002; 4x4; v6;

Pequeno jr
30/03/2011, 23:41
Amigos,

poderiam me indicar quais dos parafusos da fotos é para a cambagem da ranger (kit cambagem)?

Não conheço direito o sistema da bandeija e há vários modelos no ebay, todos dizem ser para ranger...

Pedem absurdos aqui no BR por dois parafusos né? Vou ter que importar até isto!!

Obrigado
Ranger / modelo 2002; 4x4; v6;

Qto cobram na concessionária Ford para Alinhar e fazer cambagem ai em manaus?

Walter L. L. Casitta
31/03/2011, 07:13
Amigos,

poderiam me indicar quais dos parafusos da fotos é para a cambagem da ranger (kit cambagem)?

Não conheço direito o sistema da bandeija e há vários modelos no ebay, todos dizem ser para ranger...

Pedem absurdos aqui no BR por dois parafusos né? Vou ter que importar até isto!!

Obrigado
Ranger / modelo 2002; 4x4; v6;

Por você quer compra isso? Perdeu de alguma forma os originais?

dsamaz
12/05/2011, 18:36
Tudo bem Walter?

Minhas duas rangers estao com cambagem "aberta" (comendo pneus por dentro).
Hoje de manha tive um tempo e levei uma delas numa oficina especializada em alinhamento tecnico.
O alinhador analisou e disse que nao pegaria mais regulagem pelas arruelas e parafusos; e mais, q mesmo na maxima regulagem das arruelas, ainda assim ficaria muito longe de ficar com um camber bom.
Entao cobraram R$650 para "alinhar o chassis", ja com desconto. Ha ha... Impossivel pagar R$1300 para alinhas as duas...

Interessado que sou nessas coisas pedi detalhes; o tecnico explicou que iriam puxar a parte superior do chassis para fora, levando assim a parte superior da roda para fora junto, arrumando o camber.
Explicando mais, ele disse que uma maquina de ferro (com duas pernas) iria se apoiar no chassis logo por fora das partes de fixacao da bandeja superior (uns 10cm de distancia de cada parafuso) e entao seria "puxada" a parte superior. Seria "pego" logo acima da fixacao da bandeja e entortado para fora.

Estranho isto ne? Sera q o chassis foi mesmo empenado?

Li este topico inteiro hoje.

Pelo q entendi terei q tirar as 4 arruelas/parafusos e aumentar o buraco? O aumento deve ser + no sentido de "fora" da arruela, deslocando o centro do buraco mais para longe do real centro da arruela?

Nao queria que ficasse perfeito o servico, apenas queria que diminuisse o desgaste irregular dos pneus (esta comendo por dentro), alem do que a Ranger fica horrivel "toda aberta" na frente.
Obrigado
Daniel
Obs: teclado com problema (sem acentos).


Por você quer compra isso? Perdeu de alguma forma os originais?

Imperador!
13/05/2011, 08:26
Minha solução para o caso de cambagem da Ranger é o rodízio de pneus a cada 15.000km.

Walter L. L. Casitta
13/05/2011, 09:50
Tudo bem Walter?

Minhas duas rangers estao com cambagem "aberta" (comendo pneus por dentro).
Hoje de manha tive um tempo e levei uma delas numa oficina especializada em alinhamento tecnico.
O alinhador analisou e disse que nao pegaria mais regulagem pelas arruelas e parafusos; e mais, q mesmo na maxima regulagem das arruelas, ainda assim ficaria muito longe de ficar com um camber bom.
Entao cobraram R$650 para "alinhar o chassis", ja com desconto. Ha ha... Impossivel pagar R$1300 para alinhas as duas...

Interessado que sou nessas coisas pedi detalhes; o tecnico explicou que iriam puxar a parte superior do chassis para fora, levando assim a parte superior da roda para fora junto, arrumando o camber.
Explicando mais, ele disse que uma maquina de ferro (com duas pernas) iria se apoiar no chassis logo por fora das partes de fixacao da bandeja superior (uns 10cm de distancia de cada parafuso) e entao seria "puxada" a parte superior. Seria "pego" logo acima da fixacao da bandeja e entortado para fora.

Estranho isto ne? Sera q o chassis foi mesmo empenado?

Li este topico inteiro hoje.

Pelo q entendi terei q tirar as 4 arruelas/parafusos e aumentar o buraco? O aumento deve ser + no sentido de "fora" da arruela, deslocando o centro do buraco mais para longe do real centro da arruela?

Nao queria que ficasse perfeito o servico, apenas queria que diminuisse o desgaste irregular dos pneus (esta comendo por dentro), alem do que a Ranger fica horrivel "toda aberta" na frente.
Obrigado
Daniel
Obs: teclado com problema (sem acentos).

Dsamaz,

Vou tentar resumir essa história pra você:

Para a sua Ranger estar desse jeito deve estar com alguma bucha desgastada.

Esse negócio de alinhamento técnico na Ranger não existe a menos que a sua Ranger tenha sofrido um acidente ou é coisa de alinhador incompetente ou mau intencionado.

Não sei se a na sua região é a mesma coisa mas por aqui o melhor local e mais barato para alinha a Ranger é na concessionária. Alias, hoje em dias as concessionárias estão cobrando pra alinhar e trocar o óleo mais barato que qualquer oficina genérica.

Com relação ao desgaste dos pneus, mesmo se o câmber estiver fora, se está gastando irregular é só ajustar a convergência, No seu caso está divergente e qualquer alinhador meia boca consegue fazer. Só pra você ter uma idéia, eu faço isso em casa.

adams
14/05/2011, 11:10
Dsamaz,

Vou tentar resumir essa história pra você:

Para a sua Ranger estar desse jeito deve estar com alguma bucha desgastada.

Esse negócio de alinhamento técnico na Ranger não existe a menos que a sua Ranger tenha sofrido um acidente ou é coisa de alinhador incompetente ou mau intencionado.

Não sei se a na sua região é a mesma coisa mas por aqui o melhor local e mais barato para alinha a Ranger é na concessionária. Alias, hoje em dias as concessionárias estão cobrando pra alinhar e trocar o óleo mais barato que qualquer oficina genérica.

Com relação ao desgaste dos pneus, mesmo se o câmber estiver fora, se está gastando irregular é só ajustar a convergência, No seu caso está divergente e qualquer alinhador meia boca consegue fazer. Só pra você ter uma idéia, eu faço isso em casa.e

Tem bastente regulagem nas arruelas axcentricas...
Concordo com o Walter, o que tem de picareta nesse ramo...

Oidagua
15/05/2011, 15:39
Coloquei na minha a 3 anos atras.....outro carro....

alguem tem foto desses batentes, não to sabendo exatamente quais são...

Edintruder
15/05/2011, 17:28
Sem dizer que o ajuste fino da cambagem também é alterada pela altura das barras de torção. Na minha, só consegui deixar 0° levantando um pouco a dianteira da Ranger nas barras. A altura final tinha ficado conforme a altura original, pois com o tempo elas vão cedendo e a frente vai ficando mais baixa, e fica mais difícil de acertar a cambagem.

Walter L. L. Casitta
15/05/2011, 19:11
Eu zerei o câmber da minha Ranger, mas passou acantar pneu mas curvas mesmo em baixa velocidade.

O Edi lembrou bem, se as barras de torsão estiverem desajustadas o ajuste do câmber não chega no ponto.

dsamaz
15/05/2011, 23:02
Tudo bem Imperador?

Vc deu uma idéia boa ha ha... estava pensando...

A idéia é deixar comer os pneus por dentro; depois levo num borracheiro (R$15) e mando "virar" os dois pneus (dianteiros) no aro para o lado bom do pneu ficar por dentro e comer ele... Depois, quando estiver comido dos dois lados, é só fazer o rodízio e mandá-los para o eixo traseiro, que come no meio... ha ha.

Resolvido! he he

T+
Daniel




Minha solução para o caso de cambagem da Ranger é o rodízio de pneus a cada 15.000km.

Walter L. L. Casitta
16/05/2011, 08:14
Tudo bem Imperador?

Vc deu uma idéia boa ha ha... estava pensando...

A idéia é deixar comer os pneus por dentro; depois levo num borracheiro (R$15) e mando "virar" os dois pneus (dianteiros) no aro para o lado bom do pneu ficar por dentro e comer ele... Depois, quando estiver comido dos dois lados, é só fazer o rodízio e mandá-los para o eixo traseiro, que come no meio... ha ha.

Resolvido! he he

T+
Daniel

Realmente a idéia é muito inteligente. Assim um pneu que dura 60.000Km vai durar metade. Um pneu que custa R$600,00 passa a custar o dobro. Por que eu nunca pensei nisso? :parede:

Imperador!
16/05/2011, 12:15
Meus pneus só estão com 10.000km rodados, ou seja, ainda não fiz o primeiro rodízio, mas ainda não percebi nenhum consumo de pneu que fizesse diferença no alinhamento.

TylerNTL
22/06/2011, 20:46
Em um episódio envolvendo uma prefeita incompetente e uma manobra de ré saí no prejuízo de um novo "pneu novo", um farol de neblina engenbrado e um pára-choque meio desalinhado com uma cicatriz na saia.

Troquei o pneu e mandei balancear e alinhar. Aí veio essa conversa mole de desempenar não sei o que não sei como, pq a cambagem está no máximo.

Fui na concessionária (por culpa de vocês quebrei minha promessa de nunca mais entrar em uma concessionária ford) e descobri que simplesmente não fazem alinhamento na Ranger nem F250!!!
Indicaram ir não sei aonde que é quem faz o alinhamento das caminhonetes para eles (realmente transpareceu confiança e capacidade técnica).
É impressão minha ou a Salinas de Natal-RN é a pior concessionária ford do Brasil?

Alguém poderia explicar, detalhadamente como se eu tivesse 5 anos, como é feito o ajuste da cambagem?
Alguém indica uma oficina que trabalhe com alinhamento em Natal que saiba fazer esse ajuste sem picaretagem?

Walter L. L. Casitta
22/06/2011, 23:11
Em um episódio envolvendo uma prefeita incompetente e uma manobra de ré saí no prejuízo de um novo "pneu novo", um farol de neblina engenbrado e um pára-choque meio desalinhado com uma cicatriz na saia.

Troquei o pneu e mandei balancear e alinhar. Aí veio essa conversa mole de desempenar não sei o que não sei como, pq a cambagem está no máximo.

Fui na concessionária (por culpa de vocês quebrei minha promessa de nunca mais entrar em uma concessionária ford) e descobri que simplesmente não fazem alinhamento na Ranger nem F250!!!
Indicaram ir não sei aonde que é quem faz o alinhamento das caminhonetes para eles (realmente transpareceu confiança e capacidade técnica).
É impressão minha ou a Salinas de Natal-RN é a pior concessionária ford do Brasil?

Alguém poderia explicar, detalhadamente como se eu tivesse 5 anos, como é feito o ajuste da cambagem?
Alguém indica uma oficina que trabalhe com alinhamento em Natal que saiba fazer esse ajuste sem picaretagem?

Esse tipo de acidente nem sempre é suficiente pra desalinhar a Ranger.

Primeira pergunta: Tem certeza que está desalinhada. Como está o comportamento? Esta cantando os pneus em curvas mais que antes? Por exemplo, quando contornando uma rotunda?

Outra coisa muito importante antes de tentar alinhar o camber... Primeiro tem que ajustar nas barras de torção a altura da suspensão. Se a altura estiver incorreta não é possível verificar o alinhamento do camber. O ajuste simplesmente não chega no ponto e quase nenhum alinhador sabe disso.

Se um lado estiver diferente do outro da perfeitamente para perceber a diferença visualmente.

Se visualmente o camber parecer muito negativo (com as rodas abertas) provavelmente as barras de torção estão muito apertadas...

TylerNTL
23/06/2011, 08:11
Pois é, apesar da queda no buraco ter sido traumática para o pneu e pára-choque não percebi consequência no rodar da viatura.

Mandei alinhar pq já estava na hora a uns 7k km que eu não fazia.

A roda do lado do passageiro está com a cambagem negativa (aberta na parte de baixo) só notei isso depois do queda no buraco e acredito que seja coisa recente pq só rodei uns 300km depois do ocorrido e o pneu está "começando a arrepiar" na parte de dentro.

TylerNTL
23/06/2011, 17:30
Pesquisei um pouquinho e pelo que entendi o ajuste do caster e camber é girando essas arruelas que fixam o braço bumerangue, certo?

As fotos estão na seguinte seqüência:
LADO DO MOTORISTA FIXAÇÃO DIANTEIRA
LADO DO MOTORISTA FIXAÇÃO TRASEIRA
LADO DO PASSAGEIRO FIXAÇÃO DIANTEIRA
LADO DO MOTORISTA FIXAÇÃO TRASEIRA

Pelo que entendi para ajustar um camber negativo, temos que "aumentar a projeção" da bandeja ajustando a arruela de forma a diminuir a distância entre o centro da bucha e o pára-lama, certo?
E esse ajuste tem que ser igual nas duas fixações (dianteira e traseira) pois se mexermos só em uma vamos alterar também o caster

Considerando que o cáster está ok.

Dá para concluir que não tenho mais ajuste na lado do PASSAGEIRO NA FIXAÇÃO DIANTEIRA?
Estou concluindo isso pq pela foto a arruela já está ajustada de forma a minimizar a distância entre o centro da bucha e o pára-lama.

BRAVOECONOVEMBER
23/06/2011, 18:46
Pelo que li seria isso, as fotos mostram bem, mas adiciono uma pergunta minha: vale ajustar a arruela (esmerilhar) em caso de necessidade? Isso me lembra o ajuste de cambagem dos uno velhos, esmerilhando o parafuso de fixação da torre do amortecedor...

Edintruder
23/06/2011, 19:07
Na minha eu esmerilhei uma delas e o ajuste ficou jóia. Completei o ajuste com a regulagem da altura.

BRAVOECONOVEMBER
23/06/2011, 19:41
Então se faltar pouco na regulagem fica fácil. Quanto à altura, vale a pena seguir o manual de oficina da ranger. Lá tem direitinho os pontos em que deve-se medir e o ajuste de altura a fazer, é bem fácil, só tomar cuidado. Me prestei a medir direitinho, frente e traseira, e descobri que devo baixar o lado dianteiro direito da minha 5mm pra deixar tudo parelinho. Vou ver se faço esse final de semana, e daí vou conferir a cambagem com nível conforme tua dica. Daí só vai faltar o kit da caixa de direção e alinhamento.
Aposto que iam querer me cobrar uns 500 pila de mo pra fazer esse joguinho por aí.

Walter L. L. Casitta
23/06/2011, 20:03
Não é atoa que a Ford nem vende aquelas arruelas. Cheguei a tirar as minha, mexi mexi, andei mais de um ano mexido pra descobrir que todo o problema é a altura da suspensão. Ajustei a altura e voltei com as arruelas originais e ficou tudo perfeito.

A Ranger quando chega a ficar desalinhada é por estar com a altura da suspensão incorreta ou alguma bucha gasta e se algum pneu está escamando é só ajustar a convergência.

TylerNTL
23/06/2011, 20:51
Não é atoa que a Ford nem vende aquelas arruelas. Cheguei a tirar as minha, mexi mexi, andei mais de um ano mexido pra descobrir que todo o problema é a altura da suspensão. Ajustei a altura e voltei com as arruelas originais e ficou tudo perfeito.

A Ranger quando chega a ficar desalinhada é por estar com a altura da suspensão incorreta ou alguma bucha gasta e se algum pneu está escamando é só ajustar a convergência.

As originais são iguais retangulares e hexagonais +- como essas minhas?

Mais uma dúvida sobre esses ajustes:
Uma vez com cambagem correta se baixarmos a altura da suspensão nas barras de torção a cambagem ficaria negativa?

TylerNTL
23/06/2011, 22:38
http://img495.imageshack.us/img495/8348/especificaes6bo.gif

http://img495.imageshack.us/img495/604/alturadasuspenso8ma.gif

Navegando por aqui encontrei partes do manual de serviço com os dados da altura da suspensão da Ranger diz onde medir coisa e tal.
Não sei se estou meio lento ou se o manual que é mal feito, mas com quantos centímetro devemos deixar as medidas A e B?

Walter L. L. Casitta
23/06/2011, 22:40
As originais são iguais retangulares e hexagonais +- como essas minhas?

Mais uma dúvida sobre esses ajustes:
Uma vez com cambagem correta se baixarmos a altura da suspensão nas barras de torção a cambagem ficaria negativa?

A Ranger tem o camber negativo, mas ele fica mais negativo ainda com as barras apertadas. O camber da Ranger tem que ser negativo para compensar a deformação das buchas de borracha nas curvas. Se zerar o camber ela passa a cantar os pneus atoa em qualquer curvinha.

Walter L. L. Casitta
23/06/2011, 22:49
http://img495.imageshack.us/img495/8348/especificaes6bo.gif

http://img495.imageshack.us/img495/604/alturadasuspenso8ma.gif

Navegando por aqui encontrei partes do manual de serviço com os dados da altura da suspensão da Ranger diz onde medir coisa e tal.
Não sei se estou meio lento ou se o manual que é mal feito, mas com quantos centímetro devemos deixar as medidas A e B?

A e B são o que você vai medir entre os pontos indicados e o solo (Item 1 e 3). Essas medidas dependem do tipo de pneu sendo novos ou desgastados que você usa e o ajuste das barras de torção. A altura da suspensão vai encontrada subtraindo B menos A

TylerNTL
24/06/2011, 12:40
Fui em outro alinhador que mediu o camber em -0,5º motorista e -1,0º passageiro.

Explicou direitinho como seria o ajuste e argumentou que não valia a pena tentar ajustar o lado do passageiro para -0,5º.
Pois para este ajuste ele iria esmerilha um pouco a arruela na posição em que estava, se mudasse a arruela de posição o passo ia ser muito grande e além disso só no monta desmonta já poderia aparecer uma diferença maior que o 0,5º que estávamos procurando.

Não quis nem os R$10,00 que eu ia deixar de gorjeta...


Ele comentou que a Ranger é

Pequeno jr
24/06/2011, 22:28
Fui em outro alinhador que mediu o camber em -0,5º motorista e -1,0º passageiro.

Explicou direitinho como seria o ajuste e argumentou que não valia a pena tentar ajustar o lado do passageiro para -0,5º.
Pois para este ajuste ele iria esmerilha um pouco a arruela na posição em que estava, se mudasse a arruela de posição o passo ia ser muito grande e além disso só no monta desmonta já poderia aparecer uma diferença maior que o 0,5º que estávamos procurando.

Não quis nem os R$10,00 que eu ia deixar de gorjeta...


Ele comentou que a Ranger é

Telmo, ele comentou que !??? ....................

TylerNTL
25/06/2011, 07:56
Telmo, ele comentou que !??? .................... cambagem da Ranger é negativa.

Comecei a escreve uma coisa, depois decidi ser mais sucinto e essa parte ficou...

miro pereira
20/07/2011, 07:30
A cambagem da ranger é feita regulando a barra de torção, cuidado com para não danificar o teu carro, já passei por isto com a minha 2007 3.0 cd 4x4.

Alexandre Lorenci
29/07/2011, 12:50
Pessoal. Alguém tem os dados do alinhamento para a ranger 2000 4x4 cab dupla? Estou usando pneus mud 32". Preciso mudar a convergência? depois dos 100km/h os carro fica meio estranho e barulhento. não vibra o volante, por isso acho que não é o balanceamento, a cambagem foi refeita e esta -0,05, nos dois lados. Mas acho que tem que deixar a convergência menor, ou seja deixar mais "reto" do que com os pneus originais 15". Alguém me dá uma luz?

TylerNTL
18/12/2011, 21:57
Depois de uns 06 meses sem mexer em suspensão a viatura "comeu" uma bieleta "original" (daquelas com a parte do meio de nylon) em uns 02 meses e menos de 10k km.

Eu tinha umas buchas das últimas bieletas e decidi por fortalecer a economia local pagando R$ 10 para alguém trocar e depois fazer um alinhamento. Se arrependimento matasse...

Deixei a viatura por uns 10 minutos sozinha e encontrei o mecânico já suado trabalhando com uma marreta e um alicate de pressão, tentando em vão soltar o parafuso do meio da bieleta da parte de nylon. Expliquei um jeito mais fácil de executar a tarefa (troca das buchas) soltando a bieleta do outro lado coisa&tal.

Detalhe que pensei que ele fosse mais inteligente, pois passou uns 10 minutos com um caquiado para diagnosticar problemas na suspensão, levantava e baixava rapidamente cada roda com um macaco enquanto observava o funcionamento dos pivôs etc.

No final das contas achou uma buchas da bandeja dianteira estragadas.

Dúvidas:
-Troco apenas as buchas ou as bandejas inteiras?
-As buchas são vendidas separadamente? Ou é +- como nas bieletas, buchas não são vendidas mas se você encontrar pode trocar que não há problema?
-Dá para fazer em casa?
-Qual o preço justo:
Bandejas inferiores
Buchas da bandeja
Mão de obra

Francescolli
18/12/2011, 22:09
trocase só as buchas !! Elas são geralmente vendidas em par 2 em cada pacote! Naum da pra fazer em casa pois precisa de um sacador de colocador de bucha ou uma prença Hidraulica. M.O da ranger nao faço ideia !! de um gol serião 20 reais cada lado !! Isso na minha região !!

Marcelo de Assis
12/04/2016, 19:29
Pois bem, depois de 5 anos mais uma postagem, desculpem acordar o tópico de novo, estou com minha ranger a pouco mais de um ano, e recentemente caí no conto do vigário, pois descobri este Fórum e tópico depois do serviço já executado (infelizmente), (custo por não pesquisar direito antes...rsrsrs 300 reais!) desempenar manga de eixo a frio com cyborg hidraulico, o serviço foi feito na minha frente, aliás condena totalmente o rolamento do cubo devido a esforço exercido! amanhã vou até a Ford Slaviero ver o que pode ser feito...vou questionar a respeito das arruelas...!

Duque Duro
13/04/2016, 11:53
Pois bem, depois de 5 anos mais uma postagem, desculpem acordar o tópico de novo, estou com minha ranger a pouco mais de um ano, e recentemente caí no conto do vigário, pois descobri este Fórum e tópico depois do serviço já executado (infelizmente), (custo por não pesquisar direito antes...rsrsrs 300 reais!) desempenar manga de eixo a frio com cyborg hidraulico, o serviço foi feito na minha frente, aliás condena totalmente o rolamento do cubo devido a esforço exercido! amanhã vou até a Ford Slaviero ver o que pode ser feito...vou questionar a respeito das arruelas...!

Bom dia, amigo.
Existem "arruelas" coloridas, cada uma permitindo uma determinada faixa de ajuste. O pessoal da autorizada tem delas.
Também caí no conto do vigário com uma cert empresa (que já foi mal-falada aqui no fórum) há cerca de dois anos. Morri em R$1.600,00 se não me engano.
Tem uns kits no mercado livre para venda e na Gringolândia também é possível achar.
Da última vez que troquei os braços de cima o alinhador disse que uma roda estava muito atrasada e que não rinha jeito.
Fui na ficina, mandei soltar uma das das arruelas, virei de cabeça para baixo e mandei reapertar. Milagrosamente (KKKKK, os caras não entendem nada mesmo) reslveu o problema. bastou folgar 01 porca e girar a arruela. Custo? 0800.
Verifica isso.

Múcio Luiz
13/04/2016, 12:15
Amigos, graças a Deus não caí nessa, mas quase.

Levei a Explorer pra fazer alinhamento e balanceamento na Della Via (onde comprei os pneus) e lá o cara falou que "o chassi precisava ser alinhado", inclusive me indicando uma tal "oficina" que desempena chassis. Nunca vi essa história de picape ter esse problema, a não ser que tenha tido um acidente forte. Claro que não fui nessa e levei num alinhador aqui na minha cidade, pois os pneus dianteiros tavam comendo por dentro. Inverti os pneus, colocando a parte comida pra fora e a mais nova pra dentro e o alinhador aqui falou que "Ranger e Explorer trabalham com cambagem negativa 1 grau, pois se deixar em cambagem zero, teria dificuldade em fazer curvas, pois os pneus iriam cantar demais". Assim a Explorer está, negativa 1 grau. Mas, essa informação procede?

Edintruder
14/04/2016, 13:40
Múcio, sim, essa é a cambagem normal das Rangers. O chassis da ranger na dianteira é muito rígido para trabalhar e empenar. Basta fazer a regulagem conforme a Ford projetou que fica certinho. Mas tem muito espertalhão que tenta empurrar serviços caros ou burros que não sabem os detalhes de ajuste das rangers...

A regra é clara Arnaldo, se falar em chassis empenado é cartão vermelho pro alinhador! Tira o time de campo e manda pra outra área!.

Sobre o empenamento de mangas, nunca vi nenhuma empenada, e olha que muito saltei com a minha ex Ranger e sempre alinhei em casa com goniômetro de mão. Mas basta tirar a manga e botar numa prensa que não estraga nada além da própria manga.

Marcelo de Assis
20/04/2016, 12:08
Eu comecei a perceber este problema quando troquei os pneus, comprei os 4 no Paraguay, Pirelli Scorpion ATR 285/75-16 e deixei um antigo (meia vida) no estepe, mesmo sendo menor, aliás essa medida nova não caberia nos espaço destinado ao estepe original!
Quase caí de costas quando parei pra abastecer e notei a inclinação das rodas! Essa minha ranger teve como primeiro dono o Sr. Nelson Slaviero, que até cuidou bem da caminhonete no período em que esteve com ele, mas o segundo dono que ficou um ano com ela "se quer trocou óleo.
Enfim, já gastei 12 mil e agora, depois de um ano estou tendo um pouco de sossego!

rcarmelo
10/01/2017, 23:15
Ola amigos minha suspensao nao dava mais regulagem , resolvi desenvolver bracos maiores ficou assim fiz ela 10mm maior e usei pivo ranger que da possibilidade de trocar quando estragar tubos de 4mm espessura

Junior84
11/01/2017, 02:56
Ficou Bacana. A anos enfrento este problema sem conseguir solução definitiva.

Como Fez esta balança superior??w

rcarmelo
11/01/2017, 11:57
Ficou Bacana. A anos enfrento este problema sem conseguir solução definitiva.

Como Fez esta balança superior??w fiz um gabarito com uma original e no pivo aumentei 10mm para frente as buchas sao da ranger mesmo eo pivo e ranger troller ele e21mm rebaixei no torno para 19, 50 e fresei ele para passar parafuso os tubos sao 6mm espessura al 500 estrutural e as outras partes aco 1020 a regulagem ficou no meio tive que faze chapas nova furacao

Junior84
12/01/2017, 18:58
Valeu pela resposta, mas como sou Leigo não entendi Nada.
Vc não me venderia um par destas peças?

Duque Duro
13/01/2017, 15:37
Ola amigos minha suspensao nao dava mais regulagem , resolvi desenvolver bracos maiores ficou assim fiz ela 10mm maior e usei pivo ranger que da possibilidade de trocar quando estragar tubos de 4mm espessura

É disso que eu tô falando!
É uma peça relativamente simples. A FABTECH (USA) faz de tubos também e como a sua, permite a troca dos pivôs, que é o que dá dor de cabeça.

541880 541881 541882


Qual pivô você usou? Bacana colocar os bicos graxeiros também. Aumentam a durabilidade.
E parabéns!

Duque Duro
13/01/2017, 15:42
Já pensei também em usinar uma bandeja antiga, de modo a caber um novo pivô.

rcarmelo
14/01/2017, 22:10
Faco sim zap 19988233629 Rogerio

rcarmelo
14/01/2017, 22:13
Valeu pela resposta, mas como sou Leigo não entendi Nada.
Vc não me venderia um par destas peças?
Ola júnior faço sim 19988233629 meu zap

Junior84
14/01/2017, 23:57
Vc está no grupo whatzzap da ranger?

Duque Duro
15/01/2017, 00:04
Vc está no grupo whatzzap da ranger?

Salve, parceiro!
Sim, estou no Ranger e Amigos.

Coophamat
19/05/2018, 13:50
Ola senhores, vou reviver esse tópico, pois ele é de grande utilidade e segundo que tenho um problema na suspensão dianteira da minha Ranger.

A história começa em outubro de 2017 quando resolvi trocar as peças desgastadas da suspensão, pois, apresentavam folga, então foi trocado:
- bandejas superiores;
- pivôs inferiores;
- terminais de direção;
- buchas da bandeja inferior;
- batentes;
- terminal axial e;
- amortecedores.

Antes da troca das peças apesar do desgaste das mesmas a caminhonete era firme, não fazia barulhos e não jogava pra lado nenhum.

Após o serviço a suspensão ficou uma porcaria, a caminhonete ficou barulhenta e jogando pra direita. Como fiz o serviço em uma cidade do interior de SP e moro no MS não tive mais oportunidade de voltar nessa oficina.

Procurei uma oficina aqui que mexe muito em caminhonete e o cara disse que teria que fazer cambagem e caster, mas que a cambagem já não dava mais regulagem e teria que fazer o tal do desempeno da manga de eixo, bom, eu corri aqui pro forum e li esse tópico.

Fui olhas as arruelas de regulagem da cambagem da minha e vi que do lado do motorista elas estão cortadas e do lado do passageiro estão intactas.

558503
Lado do motorista

558504
Lado do passageiro

Eu imagino que se as peças foram trocadas, a regulagem deveria ter voltado a original, mas com essa arruela cortada desse jeito deve ser impossível regular. Como li aqui, ela deve jogar pra direita, pois, o caster de uma das rodas está errado.

Vou levar em outra oficina. Eu liguei e conversei com o técnico e expliquei como está o comportamento da caminhonete, perguntei pra ele quando não da mais cambagem pelas arruelas o que ele faz e ele disse que é trocando as arruelas ou ajustando.

Queria um parecer dos colegas quanto a essa arruela cortada.

RicardoFLN
19/05/2018, 18:01
Ola senhores, vou reviver esse tópico, pois ele é de grande utilidade e segundo que tenho um problema na suspensão dianteira da minha Ranger.

A história começa em outubro de 2017 quando resolvi trocar as peças desgastadas da suspensão, pois, apresentavam folga, então foi trocado:
- bandejas superiores;
- pivôs inferiores;
- terminais de direção;
- buchas da bandeja inferior;
- batentes;
- terminal axial e;
- amortecedores.

Antes da troca das peças apesar do desgaste das mesmas a caminhonete era firme, não fazia barulhos e não jogava pra lado nenhum.

Após o serviço a suspensão ficou uma porcaria, a caminhonete ficou barulhenta e jogando pra direita. Como fiz o serviço em uma cidade do interior de SP e moro no MS não tive mais oportunidade de voltar nessa oficina.

Procurei uma oficina aqui que mexe muito em caminhonete e o cara disse que teria que fazer cambagem e caster, mas que a cambagem já não dava mais regulagem e teria que fazer o tal do desempeno da manga de eixo, bom, eu corri aqui pro forum e li esse tópico.

Fui olhas as arruelas de regulagem da cambagem da minha e vi que do lado do motorista elas estão cortadas e do lado do passageiro estão intactas.

558503
Lado do motorista

558504
Lado do passageiro

Eu imagino que se as peças foram trocadas, a regulagem deveria ter voltado a original, mas com essa arruela cortada desse jeito deve ser impossível regular. Como li aqui, ela deve jogar pra direita, pois, o caster de uma das rodas está errado.

Vou levar em outra oficina. Eu liguei e conversei com o técnico e expliquei como está o comportamento da caminhonete, perguntei pra ele quando não da mais cambagem pelas arruelas o que ele faz e ele disse que é trocando as arruelas ou ajustando.

Queria um parecer dos colegas quanto a essa arruela cortada.

Parceiro,

Eu te recomendo comprar, ou mandar fazer um jogo de arruelas de cambagem como estas da foto abaixo. Eu por conveniência comprei pelo ebay em um vendedor que já cobra as taxas alfandegárias.

558505
Ai diga adeus a limitação dessas "arruelas" da Ford!!
Eu além de dizer adeus as arruelas, tb disse um adeus aos "zé ruelas" dessas "empresas" de geometria! São todos ruins, ainda mais quando se deparam com esse sistema da Ranger.
Linha de nylon, nível digital, régua de inox, estudo e paciência.

Sds.

Junior84
19/05/2018, 19:11
Até hoje enfrento esse problema. Tentei desempenar as mangas de eixo, mas não deu certo.

Coophamat
20/05/2018, 11:16
Parceiro,

Eu te recomendo comprar, ou mandar fazer um jogo de arruelas de cambagem como estas da foto abaixo. Eu por conveniência comprei pelo ebay em um vendedor que já cobra as taxas alfandegárias.

558505
Ai diga adeus a limitação dessas "arruelas" da Ford!!
Eu além de dizer adeus as arruelas, tb disse um adeus aos "zé ruelas" dessas "empresas" de geometria! São todos ruins, ainda mais quando se deparam com esse sistema da Ranger.
Linha de nylon, nível digital, régua de inox, estudo e paciência.

Sds.

Já tinha visto esse parafuso com essas arruelas, mas só tem pra vender no eBay, no mercado livre tem um igual mas no anúncio diz ser da ranger 2013+.

A cambagem da ranger deve ser 0,5 grau negativo, mas essa medida é com as rodas no ar ou com elas no chão?

RicardoFLN
20/05/2018, 19:27
Já tinha visto esse parafuso com essas arruelas, mas só tem pra vender no eBay, no mercado livre tem um igual mas no anúncio diz ser da ranger 2013+.

A cambagem da ranger deve ser 0,5 grau negativo, mas essa medida é com as rodas no ar ou com elas no chão?

No chão!

Att.

Coophamat
24/05/2018, 19:26
558503
Lado do motorista

558504
Lado do passageiro

Pessoal, estava observando e vi que a situação do lado do motorista é pior do que parece, reparem que não cortaram só a arruela, cortaram também o limitador onde a arruela se encaixa, essa parte no chassi.

Mecânico que faz esse serviço merece um prêmio.

RicardoFLN
25/05/2018, 10:19
Pessoal, estava observando e vi que a situação do lado do motorista é pior do que parece, reparem que não cortaram só a arruela, cortaram também o limitador onde a arruela se encaixa, essa parte no chassi.

Mecânico que faz esse serviço merece um prêmio.

PQP!!! Merece uma bala!!
Vais ter de soldar um batente ali.

Sds.

DaviPerpetuo
31/05/2018, 21:21
Olá amigos do fórum.
Tenho uma XLT 3.0 CD 4x4, 2006. Por coincidência ontem, 30/05, fez 1 ano que a comprei, rodei 19.000km nesse 1 ano, está com 149.000km. Antes dela tinha uma XLT Hsd 1998 azul, caçamba de 7 pés (coisa mais linda, rs) e nunca tive problemas com geometria, ficava completamente nos padrões da Ford, com as cambagens cravadas em -0,30.
Minha 3.0 nunca bateu, carro de cidade, nada que justifique qualquer problema. Quando a comprei, o lado esquerdo estava mais baixo, regulei a barra de torção, deixei a altura igual, regulei cambagem etc, tudo dentro. As bandejas superiores eram TRW originais, e as buchas estavam ressecadas, trincando, então recentemente comprei um par de bandejas Nakata, e um pivô inferior TRW (LE) que estava começando a dar folga. Troquei tudo, não tem nada com folga, bucha ruim etc. Aí começaram os problemas... a cambagem direita está ficando com -0,50° e o caster com 3° e pouco (quando o recomendado é 4° e pouco). O lado esquerdo está ficando com -0,10° de camber e o caster dentro, 4° e pouco.
Li aqui que a regulagem correta começa pelas barras. Lembra a regulagem que fiz logo que comprei o carro? Deixou a barra do motorista quase no máximo e a do passageiro tem muito parafuso sobrando.
As 'arruelas' originais do lado do motorista, está com a verde (74,5°) na frente e a marrom (105°) no fundo.
Do lado do passageiro, está com a marrom na frente e verde no fundo, ou seja, invertido.

Sei que pode parecer exagero da minha parte, mas me incomoda a diferença de camber (-0,05-0,10° LE para -0,50°LD) , a diferença muito grande no parafuso da barra de torção de um lado para o outro, e o Caster do LD um pouco mais baixo (cerca de 1°) em relação ao parâmetro de fábrica. Com tudo novo não era pra estar tudo perfeito?? Como coloquei recentemente um jogo de Michelin LTX Force na VTR, não quero desgastar o bicho de forma incorreta. Minha azul 7 pés ficava igual os dois lados e vendi com um jogo de BFs com mais de 60.000km rodados e ainda meia-vida.
O que vocês acham?!

Meu pai tem uma 2011, a dele está sem as arruelas, vamos comprar e colocar.

RicardoFLN
02/06/2018, 12:01
Olá amigos do fórum.
Tenho uma XLT 3.0 CD 4x4, 2006. Por coincidência ontem, 30/05, fez 1 ano que a comprei, rodei 19.000km nesse 1 ano, está com 149.000km. Antes dela tinha uma XLT Hsd 1998 azul, caçamba de 7 pés (coisa mais linda, rs) e nunca tive problemas com geometria, ficava completamente nos padrões da Ford, com as cambagens cravadas em -0,30.
Minha 3.0 nunca bateu, carro de cidade, nada que justifique qualquer problema. Quando a comprei, o lado esquerdo estava mais baixo, regulei a barra de torção, deixei a altura igual, regulei cambagem etc, tudo dentro. As bandejas superiores eram TRW originais, e as buchas estavam ressecadas, trincando, então recentemente comprei um par de bandejas Nakata, e um pivô inferior TRW (LE) que estava começando a dar folga. Troquei tudo, não tem nada com folga, bucha ruim etc. Aí começaram os problemas... a cambagem direita está ficando com -0,50° e o caster com 3° e pouco (quando o recomendado é 4° e pouco). O lado esquerdo está ficando com -0,10° de camber e o caster dentro, 4° e pouco.
Li aqui que a regulagem correta começa pelas barras. Lembra a regulagem que fiz logo que comprei o carro? Deixou a barra do motorista quase no máximo e a do passageiro tem muito parafuso sobrando.
As 'arruelas' originais do lado do motorista, está com a verde (74,5°) na frente e a marrom (105°) no fundo.
Do lado do passageiro, está com a marrom na frente e verde no fundo, ou seja, invertido.

Sei que pode parecer exagero da minha parte, mas me incomoda a diferença de camber (-0,05-0,10° LE para -0,50°LD) , a diferença muito grande no parafuso da barra de torção de um lado para o outro, e o Caster do LD um pouco mais baixo (cerca de 1°) em relação ao parâmetro de fábrica. Com tudo novo não era pra estar tudo perfeito?? Como coloquei recentemente um jogo de Michelin LTX Force na VTR, não quero desgastar o bicho de forma incorreta. Minha azul 7 pés ficava igual os dois lados e vendi com um jogo de BFs com mais de 60.000km rodados e ainda meia-vida.
O que vocês acham?!

Meu pai tem uma 2011, a dele está sem as arruelas, vamos comprar e colocar.

As diferenças são relativamente poucas. Está puxando para algum lado?
Pra uma regulagem precisa, eu recomendo as arruelas de cambagem excêntricas que postei mais acima.
Quanto a diferença de regulagem nos parafusos das barras de torção, desencana com isso, pois eles estão ali justamente para isso! Se por acaso acabar a regulagem e tu não conseguir deixar parelho, aí sim pensa em trocar a barra de torção.

Sds.

DaviPerpetuo
08/06/2018, 11:31
As diferenças são relativamente poucas. Está puxando para algum lado?
Pra uma regulagem precisa, eu recomendo as arruelas de cambagem excêntricas que postei mais acima.
Quanto a diferença de regulagem nos parafusos das barras de torção, desencana com isso, pois eles estão ali justamente para isso! Se por acaso acabar a regulagem e tu não conseguir deixar parelho, aí sim pensa em trocar a barra de torção.

Sds.

Obrigado pela resposta! Ela não está puxando. Apenas noto visualmente que a cambagem direita está mais negativa que a esquerda...

Coophamat
08/06/2018, 18:43
Davi, será que em algum momento o antigo proprietário levou para fazer a geometria e colocaram a manga de eixo no ciborgue?

DaviPerpetuo
08/06/2018, 20:02
Davi, será que em algum momento o antigo proprietário levou para fazer a geometria e colocaram a manga de eixo no ciborgue?

Não sei dizer, eu creio que não... Ela veio com um calhamaço de notas de serviços, até os 100.000km todos os serviços foram feitos na Ford, eu a comprei com 130... e não tinha nada desse tipo, só alinhamentos normais em casas de pneus mesmo. Inclusive ela estava com um jogo de pneus goodyear bons, com desgaste bem regular, o antigo dono fazia revisão de 10 em 10 mil km, só que eram 235/70 16, medida menor do que o original 245/70 16, marcava velocidade maior e distancia maior. Aí na 'blackfraudey' :lol: do ano passado aproveitei e comprei um jogo de pneus novos, na medida correta, até vendi os 235 que tirei dela, ainda rodaria mais uns 10 mil km. Troquei os pneus, fiz a geometria, aí me mostraram que as buchas das bandejas superiores estavam trincadas, ressecadas e por isso as troquei. As bandejas eram originais TRW, eu coloquei Nakata (creio que seja do padrão original, não?) cada uma do seu lado correto, aí desde então parece que nunca mais ficou 100%, e é complicado, arrombaram os furos dos calços pra permitir ajuste (acho que antes de eu a comprar), no fim, no serviço que fiz após trocar as bandejas, já largaram até os calços sem encaixar nos batentes, virados em outra posição, amassando a chapa... então é complicado quem faça o serviço decentemente. Fui até na Ford hoje, pois fui fazer o Recall dos AirBags, e perguntei sobre os calços originais, já não estão em produção mais. E perguntei se eles fazem alinhamento, aqui na minha cidade eles terceirizam. Complicado quem faça uma regulagem correta, entendendo o sistema do carro, sem fazer gambiarra.

Coophamat
09/06/2018, 12:38
Davi, é o mesmo problema que tenho na minha, do lado do passageiro está ok, as arruelas é o local delas, mas do lado do motorista além delas estarem cortadas o alojamento delas também foram cortados, tem imagens a alguns posts atrás. Na minha com as arruelas do lado do passageiro ficou 7 graus o caster e a cambagem ficou zerada, já do lado do motorista onde está cortado o máximo que consegui depois de 3 horas de serviço foi 8 graus no caster e zerar a cambagem. Ficou aceitável, ela joga muito pouco pra direita, antes estava insuportável dirigir, estava com 11 graus o caster do lado do motorista.

Coophamat
26/06/2018, 12:25
Pessoal, alguém poderia me ajudar. Eu encontrei esse parafusos a venda na memória peças Ford. Mas na descrição dizem ser do braço inferior. Será que o anúncio está errado pq o certo seria do superior.

https://memorialpecas.com.br/Produto.aspx?CG=41&CP=127167&CV=109&NOME_PRODUTO=PARAFUSOS_MANCAL_DO_BRACO_INFERIOR_DA _SUSPENSAO_DIANTEIRA_(_PARA_CADA_LADO_)_(_RANGER_9 8_A_2012_)_(_EXPLORER_95_A_97_)_-_PECA_PARALELO_-__1L5Z3B236AXM

RicardoFLN
26/06/2018, 18:02
Pessoal, alguém poderia me ajudar. Eu encontrei esse parafusos a venda na memória peças Ford. Mas na descrição dizem ser do braço inferior. Será que o anúncio está errado pq o certo seria do superior.

https://memorialpecas.com.br/Produto.aspx?CG=41&CP=127167&CV=109&NOME_PRODUTO=PARAFUSOS_MANCAL_DO_BRACO_INFERIOR_DA _SUSPENSAO_DIANTEIRA_(_PARA_CADA_LADO_)_(_RANGER_9 8_A_2012_)_(_EXPLORER_95_A_97_)_-_PECA_PARALELO_-__1L5Z3B236AXM

Está com toda a pinta de ser o dos braços superiores! Vai firme que aí vai regular camber e cáster de barbada!

Sds.

Coophamat
26/06/2018, 23:54
Obrigado Ricardo. Entrei em contato com a loja e eles confirmaram ser da bandeja superior mesmo. Já efetuei a compra.