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Ver Versão Completa : Turbinando motor GM 4.1 6cc - Dicas/Receita



JUNINHO_BITTENCOURT
03/08/2009, 10:25
Olá amigos foristas, estou com o CJ5 desmontado e nesta nova etapa vou colocar motor GM 6cc 4.1 do opala, estou descidido a sobalimenta-lo com turbo.

O Kit turbo estou verificando com a SPA, fotos em miniatura. (Alguma dica / sugestão ? ).

A dúvida maior é: Qual a turbina adequada ao remige em que o motor é submetido na trilha? ( pico de torque e potência com RPM baixo).

Antes que critiquem, ja pesquisei muito no forum e no google.

No forum o melhor exemplo que encontrei foi do Ramiro Eli comentando sobre o Devasso no tópico do CJ de um forista. (Ramiro, permita-me usar como exemplo):

''O torque máximo do Devasso surge as 2.200 rpm e é plana em aprox 60kgm.f até as 5.500rpm, mas em 1.600 já tem muita força disponível. Estou usando uma turbina ridiculamente pequena para um 4.400cm³ .49/.63''

Pelos exemplos que tive, ate então aparentou ser a melhor escolha se tratando da turbina.

Pretendo AINDA manter meu motor 4.1 e não alterar muita coisa AGORA.

Basicamente seria um 6cc 4.1 original, com carburador 3E e rodar na casa dos 0,5 a 0,6 kg de pressão.
Para isso qual a configuração ideal?

Toda sugestão será muito bem vinda para me ajudar a investir num Kit / Turbina adequada.

Obrigado desde já.

rubensx
03/08/2009, 10:57
Fala Juninhoooo

eitcha mas vc num pára heim??

Seguinte se vc arrumar alguma turbina bi-pulsativa o treco fica ótimo, o que o Ramiro fala é verdade sim como o 4.1 é um motor forte já colocar uma turbina não muito grande faz ela entrar cedo e tem grandes respostas.

Você tem duas opções ai ou usar um 3E ou uma weber 40 bem alinhada, uma bomba elétrica pra num dar falta. Melhor que isso seria injeção eletrônica para compensar a alimentação (o ramiro mesmo partiu pra fueltech, porém posso te ajudar com isso facilmente).

Qunto a turbina só por sugestão... que tal um supercharger EATON M-62? o torque vem desde a lenta, vc vai encher até uns 0.6 ou 0.7 bar, não tem valvula de espirro, uma correia a mais e a "pegada" do bixo fica descomunal!


Cara entra no msn aqui rubensx@hotmail.com eu fico o dia todo posso te passar algumas coisas

exemplo eu uso um OHC com injeção eletrônica e supercharger centrifugo (vortech)!


Nas duas preparações eu aconselhor não ir de "kit pirulito" que vendem por ai, compre a turbina separada, tem de fazer retorno de oleo pro carter, aeroquips, se puder um radiador de óleo e intercooler. Colocar uma junta metalica (cobre ou algo assim) vai garantir que vc não queime junta tão facil, por fim não faça "preparação nenhuma de comandos nem nada, só um escape bem dimensionado e mantenha tudo original do motor que ele ficará até mais econômico

JUNINHO_BITTENCOURT
03/08/2009, 12:51
Fala Juninhoooo

eitcha mas vc num pára heim??

Seguinte se vc arrumar alguma turbina bi-pulsativa o treco fica ótimo, o que o Ramiro fala é verdade sim como o 4.1 é um motor forte já colocar uma turbina não muito grande faz ela entrar cedo e tem grandes respostas.

Você tem duas opções ai ou usar um 3E ou uma weber 40 bem alinhada, uma bomba elétrica pra num dar falta. Melhor que isso seria injeção eletrônica para compensar a alimentação (o ramiro mesmo partiu pra fueltech, porém posso te ajudar com isso facilmente).

Qunto a turbina só por sugestão... que tal um supercharger EATON M-62? o torque vem desde a lenta, vc vai encher até uns 0.6 ou 0.7 bar, não tem valvula de espirro, uma correia a mais e a "pegada" do bixo fica descomunal!


Cara entra no msn aqui rubensx@hotmail.com eu fico o dia todo posso te passar algumas coisas

exemplo eu uso um OHC com injeção eletrônica e supercharger centrifugo (vortech)!

Nas duas preparações eu aconselhor não ir de "kit pirulito" que vendem por ai, compre a turbina separada, tem de fazer retorno de oleo pro carter, aeroquips, se puder um radiador de óleo e intercooler. Colocar uma junta metalica (cobre ou algo assim) vai garantir que vc não queime junta tão facil, por fim não faça "preparação nenhuma de comandos nem nada, só um escape bem dimensionado e mantenha tudo original do motor que ele ficará até mais econômico


Rubensx valeu pelos esclarecimentos :concordo:

Darei peferência por 3E pois ja tem no meu motor.
A IE ctz é o ideal, porém como tenho mais coisas para comprar, colocaria a rodar carburado e a longo prazo investiria na IE ( Ja sei com quem conversar :mrgreen: ).

Os benefícios do supercharger são legais, porém teria que analisar o custo e ate então não vi nenhum gm 6cc 4.1 com ele instalado.
Algo relacionado para mostrar?

Quanto a instalação / adaptação meu mecanico domina bem, o Engesa turbo/ intercooler ficou ótimo.

Minha intenção seria comprar um Kit de instalação pronto (como o da SPA que postei anteriormente) porém a turbina separada, esta sendo escolhida a ''dedo''.

A princípio então usaria:
Kit turbo p/ instalação SPA,
Turbina 49/63,
Junta de cobre,
Bomba elétrica.

* Não uso msn durante o dia, vou te adicionar no skype que utilizo aqui. :concordo:

Abraço.

ramiro_eli
03/08/2009, 12:55
Já que voce está fazendo olhando na SPA, procure a turbina GTS63, que é a que estou usando no Devasso. Certamente vão dizer que é pequena demais para o 4.1 e qua vai explodir, mas até agora a minha está lá firme e forte, sem sinais de que irá entregar os pontos.
Bomba elétrica é fundamental, tente comprar a Bosch do Gol GTI. Na Crestana tem por R$350,00
O carburador 3E é muito bom para uso em turbo, pois emulsiona o combustível pela tampa, porem para o 4.1 é muito pequeno, mas funciona.

As dicas do Rubens tb são válidas, mas ai já entra o gosto pessoal. O Blower tem sim as suas virtudes, mas é mais caro e pesado se comparado ao turbo.
O turbo lag pode ser praticamente eliminado escolhendo a turbina correta. Quem já esteve presente com o Devasso em alguma trilha pode ver que não há turbo lag algum, a resposta é imediata.

JUNINHO_BITTENCOURT
03/08/2009, 15:16
Já que voce está fazendo olhando na SPA, procure a turbina GTS63, que é a que estou usando no Devasso. Certamente vão dizer que é pequena demais para o 4.1 e qua vai explodir, mas até agora a minha está lá firme e forte, sem sinais de que irá entregar os pontos.
Bomba elétrica é fundamental, tente comprar a Bosch do Gol GTI. Na Crestana tem por R$350,00
O carburador 3E é muito bom para uso em turbo, pois emulsiona o combustível pela tampa, porem para o 4.1 é muito pequeno, mas funciona.

As dicas do Rubens tb são válidas, mas ai já entra o gosto pessoal. O Blower tem sim as suas virtudes, mas é mais caro e pesado se comparado ao turbo.
O turbo lag pode ser praticamente eliminado escolhendo a turbina correta. Quem já esteve presente com o Devasso em alguma trilha pode ver que não há turbo lag algum, a resposta é imediata.


Obrigado pela ajuda Ramiro.:concordo:

Estou aguardando o retorno da SPA.

Abraço.

mrcrema
03/08/2009, 15:21
Que blz heim Juninho

Vai ficar show de bola

Estou louco para encontrar motor 6cc com cambio automatico para fazer uma loucura no meu jeep e tirar o motor de dentista, rsrsrsrsrsrs

JUNINHO_BITTENCOURT
03/08/2009, 15:25
Recebi outra proposta de um amigo lojista que corre de arrancada e entende bastante. Fiquei bem interessado no valor/condições.

1 kit turbo p/ opala 6cc beep turbo com uma turbina Master Power .50/.70

Ele informa que seu kit disponível para gm 6cc é pulsativo.
A mais próxima da .49/63. monofluxo que havia pedido seria a .50/.70 pulsativa.
Ele me falou que o ''pico'' dela chegaria na casa dos 2.500 RPM.

Dada as ótimas condições/preço em relação do que ja vi, estou prestes a pegar este kit.

O que acham?

:pensativo:

JUNINHO_BITTENCOURT
03/08/2009, 15:34
Que blz heim Juninho

Vai ficar show de bola

Estou louco para encontrar motor 6cc com cambio automatico para fazer uma loucura no meu jeep e tirar o motor de dentista, rsrsrsrsrsrs


Hehe, Mesmo sendo antigo, esse motor é show mesmo.

:concordo:

rubensx
03/08/2009, 19:43
voltei... (putz desculpe fiquei em reunião auqi not rmapo e sai só agora)

Enfim, turbina dá pra minimizar muito o turbo lag, mas TEMMM SIM ehehehe

A discussão de turbo ou supercharger é simples:

Veja o despejo de potência nos dois tipos de veneno...

http://www.clubedomustang.com.br/artigos/turbosupercharger/grafico_turbo_supercharger.jpg


A turbina no "X" giro em que abre (que se for pequena demais como o ramiro usa realmente entra cedo, porém tem seu lag) você despeja toda a potencia de uma vez e isso explica a linha praticamente VERTICAL de potencia sem a possibilidade de se dosar o pé nisso

Já o compressor movido por polia (supercharger) é gradual até o fim de giro do motor (linha mais gradual e despeja potencia gradualmente

Quando se usa um ou outro?? Simples, se o veículo é de tração traseira (quando 4x2) a turbina faria os pneus derraparem e desestabilizaria a traseira facilmente, fazendo o superchagrer ser mais útil...

O jeep é 4x4, logo não se tem esse problema usando o 4x4, massss vai de gosto e economia (é possivel acelerar um motor supercharger sem usar a compressão dele e consequentemente sem gastar combustivel a mais em determinado momento).


Turbina é ruim? NÃAOOO longe disso, é muito bom mas tem sua aplicação. Um motor identico turbinado ou com supercharger tem potencia igual, salto a turbina que no final de giro faz valer a regra de não roubar alguns (5cv) cavalinhos rpa funcionar como o supercharger.

como comparação:


link legal (http://www.clubedomustang.com.br/artigovisualizar01.asp?id_link=123)


preço do SC com tudo preparado sai mais caro, porém a turbina tme a parte quente que se desgasta mais rapido e necessita trocar, o SC é quase isento de qualquer manutenção

Marcelo Cunha
04/08/2009, 08:16
A discussão de turbo ou supercharger é simples:

Veja o despejo de potência nos dois tipos de veneno...

http://www.clubedomustang.com.br/artigos/turbosupercharger/grafico_turbo_supercharger.jpg


A turbina no "X" giro em que abre (que se for pequena demais como o ramiro usa realmente entra cedo, porém tem seu lag) você despeja toda a potencia de uma vez e isso explica a linha praticamente VERTICAL de potencia sem a possibilidade de se dosar o pé nisso

Já o compressor movido por polia (supercharger) é gradual até o fim de giro do motor (linha mais gradual e despeja potencia gradualmente

Quando se usa um ou outro?? Simples, se o veículo é de tração traseira (quando 4x2) a turbina faria os pneus derraparem e desestabilizaria a traseira facilmente, fazendo o superchagrer ser mais útil...


Turbina é ruim? NÃAOOO longe disso, é muito bom mas tem sua aplicação. Um motor identico turbinado ou com supercharger tem potencia igual, salto a turbina que no final de giro faz valer a regra de não roubar alguns (5cv) cavalinhos rpa funcionar como o supercharger.

Aí Rubens, o SC permitindo você dosar a potência deve também minimizar quebras, corrija-me se estiver errado.

JUNINHO_BITTENCOURT
04/08/2009, 08:19
Obrigado Rubens. Andei pesquisando porém não encontrei nada de supercharger instalado em GM 6cc 4.1.
Quanto ao comparativo, basicamente um da a ''patada'' e o outro aumenta a potencia/torque gradativamente, acompanhando o crescimento normal do motor.
Abraço.

rubensx
05/08/2009, 02:59
issooo mesmo sobre supercharger em GM L6 é facil

tem uns detroit no youtube mas o eaton M-62 resolve melhor sem sair do capô:

YouTube - Opala SS 6 Blower Puxada na pista

YouTube - 6cc Blower regis

enfim outros que achei no youtube eram mtão toscos que num vale a pena por mas é facil colocar

JUNINHO_BITTENCOURT
05/08/2009, 14:17
issooo mesmo sobre supercharger em GM L6 é facil

tem uns detroit no youtube mas o eaton M-62 resolve melhor sem sair do capô:

YouTube - Opala SS 6 Blower Puxada na pista (http://www.youtube.com/watch?v=fPwfyUwbG58&feature=related)

YouTube - 6cc Blower regis (http://www.youtube.com/watch?v=MYgk-J3UzsI)

enfim outros que achei no youtube eram mtão toscos que num vale a pena por mas é facil colocar


Obrigado novamente pela ajuda, parece simples a adaptação neste motor.
Abraço.

Mauricio Rotta
05/08/2009, 17:35
Eu sou e sempre fui muito mais Blower do que turbina... Herança dos tempos dos bons e velhos V8tões.

ferraz
06/08/2009, 20:37
E quanto ao uso do motor;

Vendo Motor GM 292 6 cilindros 4800 - A-60

Dados Originais do Motor...
Cilindrada - 4.777cm³
Curso Virabrequim - 104,6mm
Diâmetro Pistão - 98,425mm
Taxa - 10,8:1 álcool - 148cv / 3800rpm - 34,7kgfm / 2000rpm

Seria uma boa opição, possui bom custo beneficio, e as peçãs para reposição?

ramiro_eli
07/08/2009, 09:58
E quanto ao uso do motor;

Vendo Motor GM 292 6 cilindros 4800 - A-60

Dados Originais do Motor...
Cilindrada - 4.777cm³
Curso Virabrequim - 104,6mm
Diâmetro Pistão - 98,425mm
Taxa - 10,8:1 álcool - 148cv / 3800rpm - 34,7kgfm / 2000rpm

Seria uma boa opição, possui bom custo beneficio, e as peçãs para reposição?

Esse motor tem muito torque a baixo giro, mas não curte altas rotações.
A manutenção rotineira dele é exatamente a mesma do 4.1, com quem divide todos os agregados. O problema é se precisar fazer retífica ou algum reparo interno onde envolva as peças específicas deste 292. As peças são bem difíceis de se encontrar e são bastante caras.
Um jogo de bronzinas do 292 custa algumas vezes mais que as bronzinas do 250.

Se o motor estiver funcionando redondinho é uma ótima opção. O Rodrigo Garra4x4 usa um deste no seu jeep.

JUNINHO_BITTENCOURT
09/08/2009, 22:20
Pessoal.. Esqueci de mencionar que tenho também um motor de omega 6cc 4.1 em casa, motor novo, menos de 50 mil km rodados.
Na verdade seria este que montaria no meu CJ5, mas como o preço dos componentes que faltam (Chicote, módulo, etc) sairia muito caro, negociei um GM 6cc 4.1 do opala com meu mecânico.

1 - O que posso aproveitar do 6cc do omega para montar o 6cc opala turbo?

Li em alguns foruns de opala, que o comando do omega seria superior ao dos 250s, possbilitando mais giro e deixando o motor mais ''esperto''
2- Quantos graus teria este comando do omega?

3- Os tuchos gostaria de colocar os hidraúlicos do omega também, subistituindo os mecanicos originais. Seria tudo plug and play? aconselham?

Vi que o comando no omega não tem o resalto da bomba de combustivel, que seria necessário para montar no opala. Mas como vou partir para bomba elétrica isso ja está resolvido.

Aguardo comentários, obrigado desde já.

ramiro_eli
10/08/2009, 11:22
Pessoal.. Esqueci de mencionar que tenho também um motor de omega 6cc 4.1 em casa, motor novo, menos de 50 mil km rodados.
Na verdade seria este que montaria no meu CJ5, mas como o preço dos componentes que faltam (Chicote, módulo, etc) sairia muito caro, negociei um GM 6cc 4.1 do opala com meu mecânico.

1 - O que posso aproveitar do 6cc do omega para montar o 6cc opala turbo?

Li em alguns foruns de opala, que o comando do omega seria superior ao dos 250s, possbilitando mais giro e deixando o motor mais ''esperto''
2- Quantos graus teria este comando do omega?

3- Os tuchos gostaria de colocar os hidraúlicos do omega também, subistituindo os mecanicos originais. Seria tudo plug and play? aconselham?

Vi que o comando no omega não tem o resalto da bomba de combustivel, que seria necessário para montar no opala. Mas como vou partir para bomba elétrica isso ja está resolvido.

Aguardo comentários, obrigado desde já.

Juninho,

O comando do Omega tem graduação 268°. É mais "bravo" que o 250/S sim, este motor quando frio, "embaralha" bastante na marcha lenta. Junto com o comando voce deve usar os tuchos hidraulicos do omega ou opala, que são iguais. Jamais se deve utilizar tuchos mecanicos em comando para tuchos hidraulicos e vice versa, pois o perfil do came é diferente.

JUNINHO_BITTENCOURT
10/08/2009, 14:09
Juninho,

O comando do Omega tem graduação 268°. É mais "bravo" que o 250/S sim, este motor quando frio, "embaralha" bastante na marcha lenta. Junto com o comando voce deve usar os tuchos hidraulicos do omega ou opala, que são iguais. Jamais se deve utilizar tuchos mecanicos em comando para tuchos hidraulicos e vice versa, pois o perfil do came é diferente.


Valeu Ramiro, está anotado e vou seguir as dicas:concordo:

Obrigado novamente.

JUNINHO_BITTENCOURT
13/10/2009, 09:23
Pessoal, o kit veneno ja esta em casa a uns 2 meses, ja juntei tudo que vou usar. (.50.70 master power com kit da beep turbo + 2 bombas elétricas 6bar, etc)

Agora a questão é carbura.. O Ramiro ja citou que o 3E não seria o mais adequado, Os Weber 40 ou 44 IDF estão bem salgados.

Quadrijet..
Como ficaria este motor com um Quadrijet? Daria acerto?
Quantos CFM aconselham?
Encontro flange para montar no coletor 6cc opala?

Andei vendo um 650cfm com custo acessível. Espero ouvir relatos da funcionabilidade neste motor.

Esperando auxilio da galera do mau :twisted:

Abraços.

pmarcell
20/10/2009, 00:56
Juniho, tenho supercharger para esse motor. Trata-se do EATON M90, original dos Mustang V6 3.8 americanos. Vi que mencionaram o M62 anteriormente, mas esse não serve para motores com 4100 cc. É pequeno. Vendo A R$1600,00 para pagamento á vista. Peça usada, revisada, pronta para uso.

Um abraço,

Paulo Marcello.




Pessoal, o kit veneno ja esta em casa a uns 2 meses, ja juntei tudo que vou usar. (.50.70 master power com kit da beep turbo + 2 bombas elétricas 6bar, etc)

Agora a questão é carbura.. O Ramiro ja citou que o 3E não seria o mais adequado, Os Weber 40 ou 44 IDF estão bem salgados.

Quadrijet..
Como ficaria este motor com um Quadrijet? Daria acerto?
Quantos CFM aconselham?
Encontro flange para montar no coletor 6cc opala?

Andei vendo um 650cfm com custo acessível. Espero ouvir relatos da funcionabilidade neste motor.

Esperando auxilio da galera do mau :twisted:

Abraços.

pmarcell
20/10/2009, 00:59
Seguem fotos. Tenho duas unidades.

DJunior
20/10/2009, 22:51
Juninho,

Também estou turbinando o meu 4.4 e me surgiu uma dúvida. Você saberia me dizer se tem como adaptar o turbo no coletor de escape original do Opala 6cc ou tem que comprar o coletor próprio para turbo, igual a este que veio no seu Kit?

Abraços,

Dirceu

rubensx
21/10/2009, 01:17
Juninho,

Também estou turbinando o meu 4.4 e me surgiu uma dúvida. Você saberia me dizer se tem como adaptar o turbo no coletor de escape original do Opala 6cc ou tem que comprar o coletor próprio para turbo, igual a este que veio no seu Kit?

Abraços,

Dirceu

Fala djunior, cara prefira um coletor para turbo já pronto, pois a não-equalização dos gases ou feito "nas coxas" vai dar problema na resposta da turbina gerando turbo-lag

melhor dar uma consultada com a galera da hotchevy: contatos@hotchevy.com.br fala com o Fabio Sampa e diz que eu te indiquei ;-)

JUNINHO_BITTENCOURT
21/10/2009, 07:16
Paulo obrigado pela oferta,:concordo: mas como ja comprei o kit com caracol so falta instalar.


DJúnior, no meu Engesa com Toyota 14B 3.7 eu fiz esta flange no coletor original, tivemos que refazer 3 vezes ate encontrar uma posição em que a turbina batesse menos na carroceria, adianto que da um trabalhinho.
Porém parti para isso pela dificuldade em encontrar este coletor turbo.

Como o Rubensx entendem mais de turbo que eu, ja falou que não é aconselhável.
Para feito comparatio a Limit Performance www.limitperformance.com.br (http://www.limitperformance.com.br/) tem anunciado na FullPower este mês o coletor turbo opala 6ccc a R$ 249,99.

[]s

JUNINHO_BITTENCOURT
21/10/2009, 07:35
DJUNIOR qual carburador voce vai usar? ou ja vai injetar direto?

Abraço.

DJunior
21/10/2009, 08:16
DJUNIOR qual carburador voce vai usar? ou ja vai injetar direto?

Abraço.

Juninho,

Vou começar a brincadeira com o 3E e ver o resultado...

Abraços,

Dirceu

JUNINHO_BITTENCOURT
21/10/2009, 09:22
Juninho,

Vou começar a brincadeira com o 3E e ver o resultado...

Abraços,

Dirceu

Igualmente.:concordo:

Abraço.

lmaimone
18/11/2009, 22:14
Olá,

também tenho o 4.1 e quero colocar o turbo.

Vocês já instalaram? Gostaram do resultado?

Qual o valor gasto, para eu ter um parâmetro de comparação?

Em SP tem algum lugar para indicar?

Obrigado

JUNINHO_BITTENCOURT
18/11/2009, 22:22
Olá,

também tenho o 4.1 e quero colocar o turbo.

Vocês já instalaram? Gostaram do resultado?

Qual o valor gasto, para eu ter um parâmetro de comparação?

Em SP tem algum lugar para indicar?

Obrigado


Amigo, ainda não instalei pois meu CJ esta todo desmontado, mas é satisfação garantida :mrgreen:.

No meu kit da beep turbo completo para instalar + Turbina .50.70 Master Power custou R$ 1.980,00.

Veja na SPA Turbo ai em SP, ou fala com o Rubensx aqui do forum que ele te ajuda. :concordo:

Minotauro
18/11/2009, 22:34
Prefira um coletor mono. Com certeza ele eh muito melhor em baixas rotacoem que o pulsativo. Isso voce pode comprovar com qualquer preparador(descente) de turbos. Ja se fosse para forca de altas rotacoes o pulsativo se sairia bem melhor.

Abracos.

lmaimone
18/11/2009, 23:16
Amigo, ainda não instalei pois meu CJ esta todo desmontado, mas é satisfação garantida :mrgreen:.

No meu kit da beep turbo completo para instalar + Turbina .50.70 Master Power custou R$ 1.980,00.

Veja na SPA Turbo ai em SP, ou fala com o Rubensx aqui do forum que ele te ajuda. :concordo:

Valeu pela ajuda Junior.

Quando estava decidindo qual 4x4 comprar vi a revista do seu Engesa.
Com certeza ajudou muito na decisão de comprar o meu.:concordo:

Vou ligar lá na SPA.

Abs

lmaimone
18/11/2009, 23:19
Prefira um coletor mono. Com certeza ele eh muito melhor em baixas rotacoem que o pulsativo. Isso voce pode comprovar com qualquer preparador(descente) de turbos. Ja se fosse para forca de altas rotacoes o pulsativo se sairia bem melhor.

Abracos.
Valeu pela ajuda.
Sinceramente não sei a diferença entre elas, mas sempre ouvi falar que pulsativa era melhor.

Vou pesquisar melhor

abs

lmaimone
03/02/2012, 17:38
Reativando o tópico...

A turbina .50 .70 ficou boa no 4.1? Recomenda essa mesmo?

Abs

DJunior
03/02/2012, 18:11
Leonardo,

Acho que o Juninho vai poder te responder esta. Eu parti para uma turbina maior. Estou utilizando uma BorgWarner K27.

Ainda não liguei o motor, pois desisti do carburador e decidi injetar o motor para não faltar nas inclinações.

Aí a grana foi maior. Agora consegui comprar a FuelTech. Vou começar a fazer a parte elétrica e depois ligar o motor.

Mais já vou adiantando que gastei os tubos para deixar o motor do jeito que está hoje. Com certeza, muito mais que o valor do motor.

Segue algumas fotos do meu motor.

Abraços,

Dirceu

lmaimone
03/02/2012, 23:45
Leonardo,

Acho que o Juninho vai poder te responder esta. Eu parti para uma turbina maior. Estou utilizando uma BorgWarner K27.

Ainda não liguei o motor, pois desisti do carburador e decidi injetar o motor para não faltar nas inclinações.

Aí a grana foi maior. Agora consegui comprar a FuelTech. Vou começar a fazer a parte elétrica e depois ligar o motor.

Mais já vou adiantando que gastei os tubos para deixar o motor do jeito que está hoje. Com certeza, muito mais que o valor do motor.

Segue algumas fotos do meu motor.

Abraços,

Dirceu
Está muito bonito seu motor...eu fui ver para injetar, mas gasta-se uns 5k.
penso que com 3k eu consiga turbinar.

Meu objetivo é ter um pouco mais de fôlego para poder andar a 120km/h com o engesa em 5m na estrada... hoje anda no máximo a 100km/h em 4m

Onde voce indica para comprar o Kit turbo? e o principal.. tem um bom instalador?

Como vai fazer o escape? queria colocar um 6x2 com o abafador do opala... acho o som maravilhoso.

Estava pensando, em ao invés de turbinar, colocar um comando mais bravo... mas não sei qual escolher, sem prejudicar o torque.

Abs

DJunior
04/02/2012, 00:32
Leonardo,

O problema é que a hora que você começa a mexer, não para mais.

Comecei com a mudança dos pistões para KS. Depois foi a vez do comando. Coloquei um comando Crower 268x264/114. Daí aumentei as válvulas do cabeçote (1,94`) de V8 350. Então veio o turbo. Com o turbo a injeção.

O escapamento estou fazendo com tubo de 2”1/2, com 01 abafador para carros com turbo e só isso.

Quanto à instalação, eu mesmo estou fazendo.

Abraços,

Dirceu