PDA

Ver Versão Completa : Motor Subaru com câmbio AP?



joviari
03/08/2009, 02:09
ALLguém saberia me dizer se um motor boxer Subaru "casa" com câmbio AP sem flange?
Aqui em Goiânia, tinha um Gol Bola com mecânica 4x4 do subaru, mas nao consegui falar com o dono do carro pra saber como foi feito. Na miha gaiola estou pensando em fazer o caminho contrário, usar motor boxer Subaru com câmbio da Kombi diesel.

cRiPpLe_rOoStEr
03/08/2009, 04:02
se a goleta era 4x4 tem de ver se ele ja aproveitou tudo do subaru, incluindo câmbio, ou se usou componentes de transmissão de audi... quanto ao motor de subaru com câmbio vw, no chile tem uns que fazem essa adaptação sem usar flange...

Marcio samuca
03/08/2009, 09:48
Tem um cara aqui no site que comprou um motor subaru para colocar na gaiola que ta montando ( ou é um gurgel, acho), se procurar aqui nos topicos das gaiolas vai acha-lo, tem varias fotos no topico dele, se me lembro bem, pelas fotos acho que o motor nao encaicha na caixa ap nao, mais se vc achar o topico, pode tirar suas duvidas com ele.
boa sorte...

joviari
03/08/2009, 11:21
Todo o sistema de transmissão do carro é do subaru, mas o motor é AP.

cRiPpLe_rOoStEr
03/08/2009, 21:53
Todo o sistema de transmissão do carro é do subaru, mas o motor é AP.

desperdício gastar uma grana f*dida com uma transmissão tão boa e usar um Atestado de Pobreza:odedo::odedo::odedo: brincadeiras à parte, eu não lembro agora qual foi a revista que mostrou um impreza com motor de gol gti adaptado...

Marcelo A. Marchiodi
04/08/2009, 08:09
desperdício gastar uma grana f*dida com uma transmissão tão boa e usar um Atestado de Pobreza:odedo::odedo::odedo: brincadeiras à parte, eu não lembro agora qual foi a revista que mostrou um impreza com motor de gol gti adaptado...

Credo... não tem "smile vomitando" aqui né...? Eu vi essa heresia, esse Subaru com motor AP, num outro fórum que participo, o Fusca 4 ever, o cara foi rechaçado, com razão, idéia mais estúpida que já vi até hoje...

Marcelo A. Marchiodi
04/08/2009, 08:15
ALLguém saberia me dizer se um motor boxer Subaru "casa" com câmbio AP sem flange?
Aqui em Goiânia, tinha um Gol Bola com mecânica 4x4 do subaru, mas nao consegui falar com o dono do carro pra saber como foi feito. Na miha gaiola estou pensando em fazer o caminho contrário, usar motor boxer Subaru com câmbio da Kombi diesel.

Joviari, eu vi você no meu tópico perguntando sobre isso, vou responder por aqui ok.
Eu to com minhas coisas paradas pois to comprando casa com a patroa, aí já viu.
Bom, eu to com um EJ22, e ele precisa de flange sim (pelo menos no meu caso), nunca ouvi falar se ele encaixa num câmbio da Kombi AP, mas acredito que não, se for possível, até eu quero um!
Mas acredito que vai ter que usar flange sim, mas não é nenhum bicho de sete cabeças, é como qualquer outra.
Agora eu não sei é se o câmbio vai aguentar o tranco, ainda mais que to querendo usar blower no meu motor, to doido mesmo é numa caixa 091, mas... e pensar que ano passado saiu uma aqui no fórum por R$ 1500,00 :putz::putz::putz:

joviari
04/08/2009, 10:46
Joviari, eu vi você no meu tópico perguntando sobre isso, vou responder por aqui ok.
Eu to com minhas coisas paradas pois to comprando casa com a patroa, aí já viu.
Bom, eu to com um EJ22, e ele precisa de flange sim (pelo menos no meu caso), nunca ouvi falar se ele encaixa num câmbio da Kombi AP, mas acredito que não, se for possível, até eu quero um!
Mas acredito que vai ter que usar flange sim, mas não é nenhum bicho de sete cabeças, é como qualquer outra.
Agora eu não sei é se o câmbio vai aguentar o tranco, ainda mais que to querendo usar blower no meu motor, to doido mesmo é numa caixa 091, mas... e pensar que ano passado saiu uma aqui no fórum por R$ 1500,00 :putz::putz::putz:

Marcelo, aqui vão algumas dicas pra nós. Conversei ontem com Flávio Berger, da Bergertec, que fez o chassis do nosso carro de rally e grande parte da montagem dele! O Berger tem um protótipo, o X2, que ele construiu ao longo da faculdade e depois apresentou como tese de conclusão de curso. O X2 usa justamente motor Subaru com câmbio de kombi diesel, é necessário sim fazer uma flange, e como ele já tem ela pronta lá ele copia pra gente(claro que vai cobrar) se for preciso, essa é a boa notícia hehehehe A má notícia, é que segundo ele o motor é extremamente difícil de acertar, não aceita bem nenhum módulo de injeção programável, e olha que o cara tem oficina de preparação e construção e já mandou o X2 até pro Paulinho da TAG acertar!! Disse que melhorou, mas não é excelente de jeito nenhum! O que ele me recomendou foi: compre um AP 2.0 álcool mande pro Paulinho fazer um receita das aspiradas que ele já fez as centanas, que despeje o torque entre 2500/3000 RPM e seja muito feliz. Diz ele que se for fazer outro protótipo pra usar, não colocaria motor Subaru de novo de jeito nenhum! Tanto que nos novos esportivos dele, usa GM... É um caso a se pensar... ele que é preparador, tem funcionário pra mexer no carro, tá de saco cheio, imagina eu!? Abraços pensativos

Marcelo A. Marchiodi
04/08/2009, 11:12
Marcelo, aqui vão algumas dicas pra nós. Conversei ontem com Flávio Berger, da Bergertec, que fez o chassis do nosso carro de rally e grande parte da montagem dele! O Berger tem um protótipo, o X2, que ele construiu ao longo da faculdade e depois apresentou como tese de conclusão de curso. O X2 usa justamente motor Subaru com câmbio de kombi diesel, é necessário sim fazer uma flange, e como ele já tem ela pronta lá ele copia pra gente(claro que vai cobrar) se for preciso, essa é a boa notícia hehehehe A má notícia, é que segundo ele o motor é extremamente difícil de acertar, não aceita bem nenhum módulo de injeção programável, e olha que o cara tem oficina de preparação e construção e já mandou o X2 até pro Paulinho da TAG acertar!! Disse que melhorou, mas não é excelente de jeito nenhum! O que ele me recomendou foi: compre um AP 2.0 álcool mande pro Paulinho fazer um receita das aspiradas que ele já fez as centanas, que despeje o torque entre 2500/3000 RPM e seja muito feliz. Diz ele que se for fazer outro protótipo pra usar, não colocaria motor Subaru de novo de jeito nenhum! Tanto que nos novos esportivos dele, usa GM... É um caso a se pensar... ele que é preparador, tem funcionário pra mexer no carro, tá de saco cheio, imagina eu!? Abraços pensativos

Putz ... se o Flávio falou tem que considerar! Por aqui a coisa mais rara é ver alguém com coragem de usar esse motor.
Mas será que nós não conseguiríamos hein? Manual de montagem eu tenho, acho que ainda prefiro tentar ele do que trocar, e se tiver que trocar, aí vou de motor a ar mesmo, mas aí bem forte também.
Poderíamos encher o saco da Fueltech também! Acho que eles dão algum tipo de consultoria nisso.
Se você quiser tentar, a gente podia se juntar nessa, duas cabeças pensando nisso é melhor que uma!:mrgreen:
No fórum Fusca4ever que participo também, tem pelo menos dois caras que vão usar, em Fuscas.

joviari
04/08/2009, 12:51
Já tenho uma maior liberdade com o Flávio, dá pra insistir com ele também, mas me pareceu bem de saco cheio do motor! hahahahaha Tava pensando nele por ser forte, moderno, ter o charme de ser boxer e refrigerado a água... A fulltech alardeia que é a melhor do Brasil em injeção pra fusca, temos que fazer acertar a injeção do Subaru, nem que seja mandando o motor pra lá... depois do que o Flávio falou, pensei em comprar o sistema de injeção completo original, mas seria limitado... não daria pra tirar nada a mais do motor... Podemos nos juntar sim! hehehe Tem msn? O meu é rallypilot@hotmail.com adiciona aí!
Abraçoooo

cRiPpLe_rOoStEr
04/08/2009, 16:41
eu simpatizo com a subaru... o problema é mesmo o custo de fazer uma preparação nesses motores por aqui, fora o custo de peças para quem quer manter original... até ja cheguei a conhecer um maluco que queria pegar um motor de fusca, instalar o kit 2300cc e adaptar num subaru legacy... na boa, ainda acho que fica menos bizarro que aquele impreza com aquele rasgo no capô e motor ap, com concentração de peso maior e pior distribuida...

joviari
05/08/2009, 00:46
Eu tenho um KG com motor 2.4 Buggy Pack! Dois radiadores de óleo, cárter de 10 litros, era alimentado por duas webber 48 deitadas, agora é injetado Full Tech. Deu 160cv no dinamômetro de rolo do Senac! Além do motor, ele tem freios a disco nas 4 rodas originais do Porshe, rodas de Porshe, e um raríssimo teto solar original do KG Alemão.

cRiPpLe_rOoStEr
05/08/2009, 08:24
10 litros de carter é foda... por acaso esse sistema foi inspirado no sacs usado em algumas motos e kei-jidoshas da suzuki, de refrigeração a óleo? qual a diferença do tamanho dos radiadores de óleo para o original?

joviari
05/08/2009, 11:01
10 litros de carter é foda... por acaso esse sistema foi inspirado no sacs usado em algumas motos e kei-jidoshas da suzuki, de refrigeração a óleo? qual a diferença do tamanho dos radiadores de óleo para o original?

Entendo pouco de preparação de motores pra rua... minha praia é rally cross country e lá os motores normalmente são diesel... O cárter realmente tem 10 litros, é um verdadeiro tambor de óleo. Os radiadores tem 30cm de altura x 20 cm de largura, estão instalados um a direita e outro a esquerda do motor e tem uma espécie de coifa nas caixas de rodas traseiras jogando ar pra eles, o radiador nao tem contato nenhum com a parte externa, nem tem como chegar pedras por essa coifa. Tentei tirar fotos, mas tem que erguer o carro e tirar as rodas, como tá montando injeção não tem como mexer. Parece um sistema (bem) desenvolvido especialmente para o KG.

cRiPpLe_rOoStEr
06/08/2009, 15:05
Entendo pouco de preparação de motores pra rua... minha praia é rally cross country e lá os motores normalmente são diesel... O cárter realmente tem 10 litros, é um verdadeiro tambor de óleo. Os radiadores tem 30cm de altura x 20 cm de largura, estão instalados um a direita e outro a esquerda do motor e tem uma espécie de coifa nas caixas de rodas traseiras jogando ar pra eles, o radiador nao tem contato nenhum com a parte externa, nem tem como chegar pedras por essa coifa. Tentei tirar fotos, mas tem que erguer o carro e tirar as rodas, como tá montando injeção não tem como mexer. Parece um sistema (bem) desenvolvido especialmente para o KG.

sobre o sistema sacs que eu tinha comentado anteriormente

http://en.wikipedia.org/wiki/Suzuki_Advanced_Cooling_System
http://www2.uol.com.br/bestcars/mp/gsxr-1.htm


A GSX-R, disponível em março de 1985, era uma moto das pistas para as ruas, mas que poderia retornar às pistas se desejado (e realmente o fez com sucesso; veja boxe (http://www.4x4brasil.com.br/forum/gsxr-3.htm#b)). Inspirada nas provas de longa duração (Endurance) e no Mundial de Superbike, esbanjava agressividade no desenho, com os dois faróis redondos que a acompanhariam por muito tempo, e tinha na relação peso-potência seu principal foco.

Uma das conseqüências dessa meta foi a recusa em adotar arrefecimento líquido, então comum nesse tipo de moto. Em vez dele, a marca desenvolveu o SACS (Suzuki Advanced Cooling System, sistema de arrefecimento avançado Suzuki), que resfriava os pistões e o cabeçote através da injeção de óleo -- 5,6 litros no total. Aliado ao estudo em computador do desenho dos componentes, de modo a reduzir as perdas por atrito, o sistema resultou em 10% de redução de peso comparado a um arrefecimento líquido.

miguéh
15/10/2011, 19:39
ahi galera a giovanniperformance.com.br tem um flange que acopla o motor do subaru na caixa do fusca taí a dica flw