PDA

Ver Versão Completa : = = Suporte do Estepe = =

gvogetta
03/08/2009, 00:06
Caros Amigos,

Estou com um problema: meu suporte de estepe (aquele original - preso à porta traseira) se quebrou (ver 3a. foto). Creio que o manobrista de um estacionamento deve ter batido com o jipe ao manobrá-lo de ré (é a única hipótese plausível - pois quebrou "do nada") já que estou rodando com este suporte há anos, sempre com pneus pesados presos nele e sob as piores condições possíveis de trepidação.

O fato é que pretendo desenvolver algo mais reforçado para a função e, que de preferência, não se apóie na porta traseira como o suporte original.

Gostaria de saber se algum companheiro aqui do Fórum tem alguma idéia ou já fez em seu jota algo parecido e queira compartilhar a experiência... :concordo:

Inicialmente pensei em algo do tipo aqueles "rear bumpers" americanos (como os das fotos abaixo), mas gostaria de algo menor, que transfira o peso do pneu estepe para o chassi/pára-choque traseiro.

Idéias serão bem vindas, especialmente com fotos.

Abraço e obrigado!

Eduardo Tescarollo
03/08/2009, 08:40
Bom dia Getulio,

Nunca ouvi falar deste suporte se quebrar. Acho que um reforço onde se quebrou solucionaria seu problema e duraria muito e muitos anos pela frente.

Abs

leogc
03/08/2009, 17:35
Salve Getúlio....

to entendendo que vc prefere desenvolver algo diferente....se é assim, acho que poderia partir de uma peça tipo os towbar....

http://www.gama4x4.com.br/imagens/produtos/towbar_forta%C3%A7o.jpg

apesar de achar meio caro para um teste. acho que o conceito é bom, tendo uma dobradiça no local onde prenderia no parachoque. só teria que pensar em como mante-lo fechado sem forçar muito e não ficar muito para fora do parachoque.

abs sem saber se ajudei.

Renato_SJC
04/08/2009, 07:46
Bom dia pessoal...

A ideia é boa de se prender o suporte no parachoque/chassi, mas acho que um bom serralheiro terá boa idéias, não me parece algo complicado não e deve mudar bem o visual da traseira do Jota...:concordo:

Tb ja pensei uma vez em fazer um bagageiro grande de teto mas não fixado no teto e "puxando" as colunas de sustentação do parachoque traseiro e do chassi, ainda é só ideia, mas sei que vou fazer... :dance:

Bos sorte ai Getulio

Ademar Ferracioli
04/08/2009, 22:36
Olá Getulio e ALL

Por pura coincidência meu suporte também quebrou nesta semana, neste mesmo local marcado na foto 3, proximo ao primeiro parafuso, uso estepe original, nunca bati a traseira, penso que tenha sido fatiga de material,

Resolvi desmontando tudo, coloquei um reforço por dentro do metalon que faz o quadro, soldei tudo de novo, instalei e tá bom.

Mas a idéia de um suporte fixado no chassi ou pára-choque e muito boa, vai em frente, depois mostre o resultado.

Ademar
Jotamarelo94
Bsb

Hudson Buck
07/08/2009, 18:39
Boa noite Pessoal.

Getúlio, lembre-se de colocar algum tipo de bucha flexível no local em que o suporte for travar ou apoiar na carroceria (se fizer dessa forma), pois quando a carroceria se descolcar em relação ao chassis poderá romper em algum ponto, ou do suporte ou da carroceria.

Abraços.

gvogetta
10/08/2009, 03:36
Salve Companheiros,

Como disse o Eduardo, também nunca havia visto este suporte se quebrar, por isso acho que foi barbeiragem (coincidentemente o troço apareceu quebrado após uma semana em que fui trabalhar com o jipe, deixando-o num estacionamento perto do trabalho). Ouvi um barulhinho chato, de algo "guinchando" na parte do porta-malas. Como a semana estava bem corrida, deixei para ver o tal barulhinho no sábado e daí percebi a quebra. Como sei que os manobristas costumam manobrar o jipe de ré no pátio, imaginei como a caca se processou... Com um pneu grande como o meu estepe (32") é fácil uma pancada na parte de baixo, por trás, ter criado um efeito "alavanca" sobre o suporte, tanto que ele se quebrou na parte de cima.

Como também disse o Léo, pensei realmente em fazer algo diferente e bem mais robusto do que o atual, apesar de entender que a peça, com um devido reforço, deve aguentar muito ainda. Agradeço Léo a idéia do Towbar, que se assimila bastante com o que pensei inicialmente (vide as fotos 1 e 2, do rear step bumper do jipe americado).

Estarei avaliando o que fazer, até porque já havia pensado anteriormente em fazer um pára-choques traseiro novo, moldado em chapa/perfil "U", com melhores apoios para hi-lift e de forma a proteger melhor a carroceria depois que o jipe foi levantado. O grande desafio é fazer algo que não altere muito a aparência do jipe e seu ângulo de fuga.

Também tenho uma idéia sobre um bagageiro de teto maior e mais resistente, creio que como citou o Renato, mas no momento ele não é prioridade, até porque estou usando a carretinha-baú de reboque para as viagens.

Estarei considerando todas as idéias e observações postadas. Muito obrigado.

Quando decidir e fazer algo, com certeza postarei aqui.

Abraço a todos,