PDA

Ver Versão Completa : Ignição eletronica com bobina plástica original

aromaniuk
02/08/2009, 16:29
Saudações,

Meu Niva está com platinado, e quero mudar para ignição eletronica.

Consegui uma bobina plástica original do Niva, direto da Rússia, e gostaria de saber se é possivel utilizar essa bobina no sistema de ignição eletronica com distribuidor, ou como faço para colocar a ignição eletronica no meu Niva utilizando essa bobina plástica.

Agradeço desde já.

Abraços!

Andrey.

VKASP
03/08/2009, 16:49
Meu Niva está com platinado, e quero mudar para ignição eletronica.
Consegui uma bobina plástica original do Niva, direto da Rússia, e gostaria de saber se é possivel utilizar essa bobina no sistema de ignição eletronica com distribuidor, ou como faço para colocar a ignição eletronica no meu Niva utilizando essa bobina plástica.
Andrey.

Andrey, existem vários tópicos falando de mudanças no sistema de ignição. Use o mecanismo de busca, porque vale a pena ler as diversas opções e possíveis soluções.

Um abraço!

Valdomiro

Gustavo Niva
06/08/2009, 12:45
Acho que nunca vi essa bobina plástica original, tem foto??

Tentei a bosch vermelha e a original com e sem resistor e esquentava :parede:

Agora to com distribuidor original, módulo mte thompson de gol e uma bobina plástica bosch... funciona pra lá de bem :concordo: :concordo: :concordo:

Uma boa opção parece ser o distribuidor vw, já "ouvi dizer" que a curva de avanço é mais adequada ao nosso combustível... (obs: flugêncio ou kavuska, entre outros, devem ter)

[]s

aromaniuk
06/08/2009, 20:46
Segue a foto da bobina plástica original...

http://i179.photobucket.com/albums/w300/aromaniuk/BobinaNiva.jpg

Gustavo, a sua bobina plástica Bosch é nesse mesmo estilo?
Se sim, como está ligado seu sistema com distribuidor e esse tipo de bobina?

Abraços.

Andrey

Flugêncio
06/08/2009, 21:08

Abraços.

Andrey

Essa bobina num é do niva 1.7 IE?
Pros carburados, sei que não serve.

BACALHAU
06/08/2009, 22:04
Essa bobina num é do niva 1.7 IE?
Pros carburados, sei que não serve.

Ô "cumpade, adescurpando a minha inguinorança"...
O que tem a bobina a ver com carburador:?:

Flugêncio
07/08/2009, 09:51

Foi pra dizer que não serve na maioria dos Nivas que tem no Brasil:twisted::twisted::twisted:

robertofs
07/08/2009, 22:48

Com o carburador não tem nada, mas sim com o distribuidor. Como pode ver, a bobina tem 4 saídas, logo, uma para cada vela, e assim sendo, não precisa de distribuidor, e senão precisa de distribuidor aí tem tudo a ver com a não existência de carburador, ou seja, certamente é uma bobina do Niva com injeção eletrônica, onde o gerenciamento da ignição é feito pela central de comando, que emite sinal de excitação pra bobina para ocorrer o centelhamento das velas, que deve ocorrer de duas em duas velas, constituindo um sistema wasted spark (centelha perdida), como na maioria dos sistemas de ignição que não usam distribuidor e que também não usam um esquema COP (coil on plug).

[]'s
França.

BACALHAU
08/08/2009, 10:49
Com o carburador não tem nada, mas sim com o distribuidor. Como pode ver, a bobina tem 4 saídas, logo, uma para cada vela, e assim sendo, não precisa de distribuidor, e senão precisa de distribuidor aí tem tudo a ver com a não existência de carburador, ou seja, certamente é uma bobina do Niva com injeção eletrônica, onde o gerenciamento da ignição é feito pela central de comando, que emite sinal de excitação pra bobina para ocorrer o centelhamento das velas, que deve ocorrer de duas em duas velas, constituindo um sistema wasted spark (centelha perdida), como na maioria dos sistemas de ignição que não usam distribuidor e que também não usam um esquema COP (coil on plug).

[]'s
França.

Queria ter um filho assim. :palmas:
Nojento...:mrgreen:

Flugêncio
08/08/2009, 13:45
Queria ter um filho assim. :palmas:
Nojento...:mrgreen:

Satisfeito???:mrgreen:
Vc me fez lembrar um personagem da tv que queria tudo nos míniiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimos detaaaaaaaaaaaaaaaaaalhes:twisted::twisted::twiste d:

BACALHAU
08/08/2009, 16:40
Satisfeito???:mrgreen:
Vc me fez lembrar um personagem da tv que queria tudo nos míniiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimos detaaaaaaaaaaaaaaaaaalhes:twisted::twisted::twiste d:

Não é isso não, "cumpade".
Só acho que uma "informação" dessas pode gerar mal entendidos.
Eu pelo menos na hora, não entendi exatamente o que você quis dizer,
pois pelo pouco que aprendi até agora, sabia que uma bobina plástica não pode ser usada com platinado, mas, com uma ignição eletrônica pooooode.
Não sendo para uso exclusivo com IE e nem impossível de usar com o carburador.
Ou estou errado? :pensativo:

Gustavo Niva
08/08/2009, 19:17

Abraços.

AndreyFala Andrey, só hoje consegui ver a foto...

A que uso é diferente, só 1 saída pra cabo de vela... é como as comuns, mas quadrada...

Essa aí complica... não tenho certeza se funciona com essas bobinas de "4 saídas", mas talvez uma solução bem interessante pra "aproveitar" seja instalar o DIS da MotorSpice... dá uma pesquisada e tu vai ver que é bom e quem tem recomenda... resolve vários problemas, melhora a ignição, etc... ou então vender pra alguém que vai instalar o dis...

Aqui mesmo no fórum tem o contato do Sérgio Raposo, e como tu é de curitiba, vale a pena procurar o Anderson Kavuska também... (se não encontrar os contatos deles aqui no fórum, me manda uma mensagem privada)

Foi mal me meter, mas porque tu tá com essa bobina?!?!?! :shock:

[]s,
Gustavo.

robertofs
09/08/2009, 09:16
Pelo pouco que aprendi até agora, sabia que uma bobina plástica não pode ser usada com platinado, mas, com uma ignição eletrônica pooooode.
Não sendo para uso exclusivo com IE e nem impossível de usar com o carburador.
Ou estou errado? :pensativo:

Amigo Bacalhau, a zica do sistema com platinado é que a corrente pra energizar a bobina passa pelo platinado, e isso causa os problemas que já conhecemos. No sistema transistorizado, o distribuidor gera uma onda que serve como chave para que a caixinha ligue e desligue a energização da bobina, eliminando o problema comum do platinado. E o que tem a ver com a bobina de 4 saídas do nosso amigo?

É que mesmo usando uma ignição eletrônica, há apenas uma saída de potência para a bobina, e para uma bobina quádrupla como a da foto, são necessárias duas potências, uma para cada bobina que toca duas velas.

Resumindo, mesmo que fosse possível utilizar a potência da caixa de ignição eletrônica, apenas duas velas teriam centelha, pois uma segunda potência deveria ser aplicada à bobina para haver centelha nas outras duas velas, mas em fases difererentes. E ainda há um agravante. Se a entrada da bobina for de 4 pinos, é possível que ela tenha potência interna, e precisaria apenas de um sinal externo para autoenergização, e aí só um sistema de controle de ignição mais sofisticado para realizar o trabalho. Agora, se a bobina plástica tiver apenas 2 pinos de entrada (energização externa), e for pra ser utilizada com distribuidores, creio não haver problemas no uso com a ignição eletrônica convencional.

No meu projeto de IE, usarei uma bobina parecida com essa, como pode ser visto em http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php?f=14&t=908&p=14349#p14349. É uma bobina que tem potência interna, e a central considerará uma faixa de dentes da roda para emitir um sinal para energização de um lado da bobina para os cilindros 1 e 4, e outra faixa de dentes para fazer o mesmo para os cilindros 2 e 3.

Adeus distribuidor ;-)

[]'s
França.

BACALHAU
09/08/2009, 18:11
Pois é, Roberto, eu também ando por aqui com umas idéias meio malucas, mas quero ainda melhorar os meus parcos conhecimentos para não falar muita bobagem.
Fiz também uma consulta à Motor Spice.
Só que o meu "projeto" é bem mais modesto em relação ao seu.
Se por aqui eu falar em coletor Sevel... :parede: