Ver Versão Completa : ATENÇÃO donos de Troller 3.0
Pessoal, venho fazer um alerta donos de Troller 3.0 para o sensor que corta a injeção de combustível do motor localizado no pedal de freio.
Este sensor serve para, se pressionado o pedal do freio juntamente com o pedal do acelerador, a central corta a injeção de combustível. É uma proteção para o motor.
Eu ja tinha mandado tirar o sensor do meu Troller 07, pois quando ando muito em água os freios perdem eficiencia, quando volto para estrada fico acelerando e pisando levemente no freio, para que os mesmos esquentem e voltem a funcionar normalmente.
No 2010 não fiz isso, e hoje, vi que isto pode causar acidentes sérios.
Como pedal do freio estava com uma regulagem muito justa, ao passar em grandes ondulações nas dunas (buracos de outros carros) o sensor era acionado e o carro contava o combustível.
Não me acorreu nada, pois estava em uma reta.
Mas para quem gosta de fazer lateral em morros isto é um perigo, pois se a injeção for cortada em meio a uma lateral, o carro vira rapidamente.
Recomendo todos a retirar este sensor, que fica no pedal de freio.
São 2 sensores, um que aciona a luz de freio, outro que corta a injeção.
Basta retira-lo, e, com fita isolante, pendura-lo dentro do painel.
É um sensor sem grande valia, pois não conheço ninguem que, em carros manuais, ande com o pé no acelerador e no freio ao mesmo tempo.
PS. O alerta vale para o pessoal que anda em dunas e gosta de fazer laterais, manobras bem perigosas por sinal.
Abraços.
hmeneguzzi7
02/08/2009, 05:49
Caro Abreu
Olha só o que postei:
"
Caros foristas
Um amigo tem um Troller como o meu, um 2009, com 1 mês de uso a menos que o meu.
Seu Troller estava com freio muito duro e com dificuldades de parar o carrro. Na revisão de 5.000Km, retiraram o hidrovácuo, fizeram um serviço, e o recolocaram. Não resolveu.
Após a entrega do carro (após a revisão), ao pegar a estrada, o carro falhava nas ultrapassagens e a lâmpada do gerenciamento eletrônico acendia.
A autorizada trocou o filtro de combustível e estes problemas de alimentação resolveram.
Ontem a concessionária colocou um hidrovácuo novo e ao retornar para sua cidade o carro tornou a falhar e a lâmpada do gerenciamento eletrônico a acender.
A Troller disse que não há nada relação do hidrovácuo com gerenciamento eletrônico, mas após as duas retiradas do hidrovácuo o carro sai com falhas no sistema de gerenciamento. O carro entra na concessionária sem problema algum.
Estão sugerindo nova troca do filtro de combustível, sendo que o após a ultima troca, com apenas 5.000 km de rodado, o carro não rodou nem 400 km.
O que vc acham? "
O interessante é que vc achou a solução.
sds
Hmeneguzzi7
JEFFCATUNDA
02/08/2009, 11:10
Pessoal, venho fazer um alerta donos de Troller 3.0 para o sensor que corta a injeção de combustível do motor localizado no pedal de freio.
Este sensor serve para, se pressionado o pedal do freio juntamente com o pedal do acelerador, a central corta a injeção de combustível. É uma proteção para o motor.
Eu ja tinha mandado tirar o sensor do meu Troller 07, pois quando ando muito em água os freios perdem eficiencia, quando volto para estrada fico acelerando e pisando levemente no freio, para que os mesmos esquentem e voltem a funcionar normalmente.
Como pedal do freio estava com uma regulagem muito justa, ao passar em grandes ondulações nas dunas (buracos de outros carros) o sensor era acionado e o carro contava o combustível.
Mas para quem gosta de fazer lateral em morros isto é um perigo, pois se a injeção for cortada em meio a uma lateral, o carro vira rapidamente.
É um sensor sem grande valia, pois não conheço ninguem que, em carros manuais, ande com o pé no acelerador e no freio ao mesmo tempo.
PS. O alerta vale para o pessoal que anda em dunas e gosta de fazer laterais, manobras bem perigosas por sinal.
Abraços.
Cara, eu fiquei matutando aqui para que realmente serviria este sensor, pois para nada certamente é que não é....
Lembrei de postagens anteriores de duvidas de colegas quanto ao corte de injeção de combustivel em viaturas eletrônicas, isso após capotarem, pois não adiantaria apenas desligar o motor...
Será que este dispositivo não tem esta função?
Eu tambem fiquei em dúvida porque sempre após lavar a viatura eu costumo andar por algum tempo acelerando e pisando no freio, faço isso para aquecer e secar os discos e pastilhas...e nunca a injeção cortou...O meu é um 2009.
Será que não existe ai um outro fator que não foi levado em consideração, como por exemplo declives bruscos e acentuados provocados pelas ondulações?
Lembrando ainda dos trollers 2006, eles costumavam cortar quando de inclinações maiores que 45 graus, isso sim provocou o tombamento de alguns deles em laterais acentuadas....
Leo, faça um teste:
Venha andando normalmente, com uma marcha engatada e velocidade constante e pressione levemente o pedal do freio (sem soltar o acelerador).
Só pressione o suficiente para acender as luzes de freio.
O carro corta a injeção de combustivel na hora e acende a luz do motor no painel.
Soltando o pedal do freio, ele volta ao normal na mesma hora tambem.
Isto ocorria com o meu 07 tambem, mas como retirei o sensor não ocorre mais.
Ocorre no 2010, exatamente como descrevi.
Abraços.
guilhermeludwig
02/08/2009, 16:58
Fora que impede o cara de fazer o heeltoe, crucial em algumas situações.
O meu assim como o do Jeff nunca cortou. Vou pedir pro meca dar uma opiniao.
YouTube - Heel Toe Driving Technique
JEFFCATUNDA
02/08/2009, 17:32
Fiz novamente e nada, não corta!
Será que alguns ja vem sem este sensor?
Fiz novamente e nada, não corta!
Será que alguns ja vem sem este sensor?
Não!
Até hoje, todos que vi cortam!
Você testou em que velocidade e em que marcha Jeff?
Abraços.
JEFFCATUNDA
02/08/2009, 18:11
Não!
Até hoje, todos que vi cortam!
Você testou em que velocidade e em que marcha Jeff?
Abraços.
Então tem uma velocidade especifica?
Cara eu acelero e aperto o freio.....libero um solto o outro... etc...
descreve como é que ele para que eu tento reproduzir por aqui......
leo cabral
02/08/2009, 18:27
Eu já tinha mandado tirar o sensor do meu Troller 07, pois quando ando muito em água os freios perdem eficiencia, quando volto para estrada fico acelerando e pisando levemente no freio, para que os mesmos esquentem e voltem a funcionar normalmente.
Abraços.
Abreu ontem me envolvi em um acidente nas dunas , justamente em uma lateral com um Troller 2009. O proprietário do veículo me pediu para ir o acompanhando na viatura, ele estava com dificuldades de realizar uma lateral apesar de varias tentativas seguidas.
No momento em que fomos fazer a lateral ele estava fazendo tudo certo , motor bem cheio e aceleração correta , de repente o carro deu um solavanco e capotou de frente e em seguida de lado. Tivemos algumas contusões um pouco fortes, o motorista foi levado para o hospital e eu ainda tentei ficar la ajudando a rebocar a viatura mas meu ombro estava muito contundido e eu tinha sofrido algumas escoriações.tanto que estou escrevendo da minha cama agora.Mas nada de mais grave.
Ficou a minha duvida sobre o que gerou o tal solavanco e ficou o meu depoimento da segurança estrutural do troller 2009 , ela esta excelente, apesar da força do impacto saímos relativamente bem e a a viatura poucas avarias sofreu.
leo cabral
02/08/2009, 18:30
Jeff ,Tente algum dia fazer isso na areia com ondulações , no asfalto plano isso não ocorre.
:concordo:
Ow Zéééé, não é para liberar um e apertar o outro não!
Aperta os 2 juntos Jeff...
Com o pé no acelerador, use o pé direito para pisar no freio, apenas o suficiente para acender a luz de freio.
A injeção corta o combustivel na hora...
Abraços.
Interessante o relato!
Uma situação real, onde a decisão autônoma da máquina pode implicar em acidente.:shock:
Agora, por curiosidade.
Por que não testar com o carro parado, desengatado?
Acelera em ponto morto, pisa no freio. Vai cortar do mesmo, jeito, certo? :pensativo:
Ou ainda, abaixa e procura o tal sensor. Simule um curto.
Deve ser um interruptor comum, como o da luz de freio.
Se eu tivesse um Troller, também o desligaria.
Tenho hábito de frear levemente com o pé esquerdo ao passar em quebra-molas, para evitar trocas de marchas desnecessárias e trancos na suspensão.
Abraços,
Nos 3 trollers que ja tive esse sensor funcionava e nunca me deixou na mao nao, acho que esse sensor ajuda no cut off da injecao e em coinjunto com o sensor de velocidade ajuda na pre aceleracao.
No Cutoff, imaginem uma descida ai vc simplesmente tira o pe do acelerador e freia, o motor corta combustivel (de forna normal programada, sem acender luz nenhuma ok?), por isso dizem que "banguela" em carros injetados n representa economia alguma de combustivel
Na pre aceleracao, vc´s nunca observaram que o carro andando em baixa velocidade desengrenado, a rotacao do motor fica um pouquinho acima dos 900rpm e quando vc realmente para ele estabiliza nos 900rpm? dizem ser caracteristica de carros com acelerador eletronico uma pre leitura e/ou uma pre aceleracao do motor para uma saida mais suave, acho que eh mais ou menos assim ele tenta se antecipar a comando de aceleracao do motorista.
Me corrijam se falei besteira.
JEFFCATUNDA
03/08/2009, 09:13
ABREU:
LEO CABRAL:
jeff ,Tente algum dia fazer isso na areia com ondulações , no asfalto plano isso não ocorre.
file:///C:/Users/SPACET%7E1/AppData/Local/Temp/msohtml1/01/clip_image001.gif
MAUS:
Nos 3 trollers que ja tive esse sensor funcionava e nunca me deixou na mao nao, acho que esse sensor ajuda no cut off da injecao e em coinjunto com o sensor de velocidade ajuda na pre aceleracao.
JEFFCATUNDA:
Será que não existe ai um outro fator que não foi levado em consideração, como por exemplo declives bruscos e acentuados provocados pelas ondulações?
Lembrando ainda dos trollers 2006, eles costumavam cortar quando de inclinações maiores que 45 graus, isso sim provocou o tombamento de alguns deles em laterais acentuadas....
ABREU: (1)
Venha andando normalmente, com uma marcha engatada e velocidade constante e pressione levemente o pedal do freio (sem soltar o acelerador).
Só pressione o suficiente para acender as luzes de freio.
O carro corta a injeção de combustivel na hora e acende a luz do motor no painel.
Soltando o pedal do freio, ele volta ao normal na mesma hora tambem.
GUILHERME:
LEO CABRAL:
de repente o carro deu um solavanco e capotou de frente e em seguida de lado.
ABREU: (2)
Aperta os 2 juntos Jeff...
Com o pé no acelerador, use o pé direito para pisar no freio, apenas o suficiente para acender a luz de freio.
A injeção corta o combustivel na hora...
(1), (2): É assim que estou fazendo colega e não cortou, vou tentar até cortar......se cortar!
John1532Jr
03/08/2009, 09:16
A abordagem mais correta e segura para verificar isto não seria através de um contato com a fábrica? Acredito que ninguem melhor do que a própria Troller para esclarecer este ponto. Afinal êles têm o projeto do carro e sabem a função de cada sensor existente no veículo.
Pedro Bachir
03/08/2009, 09:27
YouTube - Heel Toe Driving Technique (http://www.youtube.com/watch?v=IuoZeuSgEj4)
dirigi um troller 2005/06 3.0 semana passada e fiz punta tacco pra arrancar em uma subida e varias vezes para reduzir marcha, fez normal... a ranger daqui de casa faz tb... :concordo:
abraço
Jeff, estou vendo que você é meio lento...
Vá em qualquer estrada, mantenha por exemplo 80Km/h.
Com o outro pé, o esquerdo (pé que você usa para apertar a embreagem) e pise LEVEMENTE no freio, só o suficiente para acender a luz de freios.
NAO SOLTE O ACELERADOR, CONTINUE ACELERANDO E PISANDO NO FREIO AO MESMO TEMPO.
O CENTRAL CORTA O COMBUSTIVEL NA HORA E ACENDE A LUZ DO MOTOR NO PAINEL.
Este teste simula o que aconteceu comigo, vinha nas dunas, a uns 70Km/h, em uma reta, quando as ondulações começaram a ficar muito fortes a ponto de movimentar o pedal de freio e acionar o tal sensor que corta a injeção de combustivel.
O carro ficava dando umas leves falhadas, que em piso reto não há problemas, mas em uma lateral de um morro, causa acidente.
Como ja disse no meu primeiro post, esta dica vale somente para o pessoal que anda em DUNAS e gosta de fazer laterais.
Abraços.
dirigi um troller 2005/06 3.0 semana passada e fiz punta tacco pra arrancar em uma subida e varias vezes para reduzir marcha, fez normal... a ranger daqui de casa faz tb... :concordo:
abraço
To vendo que você tambem tem dificuldades de compreenção.
Isto nao ocorre com o carro parado, subindo uma ladeira amigo.
Ocorre com o carro em movimento, em velocidade, com o pé no acelerador.
Lucas Nassif
03/08/2009, 14:12
Interessante isso aí, Abreu!!! Muito bom ter avisado pra galera.
Se eu tivesse um Troller 3.0, com certeza isolaria esse sensor!!
Só tenho uma dúvida: será que só tem isso no TROLLER ou em outros veículos diesel eletrônicos? :pensativo:
Estou curioso se a Hilux AT do meu pai tem esse sensor...em todo caso, vou fazer o teste de acelerar e pisar no freio de uma vez só pra ver se dá alguma coisa.
Abrs,
Lucas Nassif.
Interessante isso aí, Abreu!!! Muito bom ter avisado pra galera.
Se eu tivesse um Troller 3.0, com certeza isolaria esse sensor!!
Só tenho uma dúvida: será que só tem isso no TROLLER ou em outros veículos diesel eletrônicos? :pensativo:
Estou curioso se a Hilux AT do meu pai tem esse sensor...em todo caso, vou fazer o teste de acelerar e pisar no freio de uma vez só pra ver se dá alguma coisa.
Abrs,
Lucas Nassif.
Tem em outros veiuculos tambem Lucas...
Na Discovery 3 tem, na Sorento diesel tambem...
Só que ninguem vai fazer lateral nas dunas com um carro desses...
No Troller, este sensor representa um grande perigo para quem faz lateral em dunas.
Abraços.
Lucas Nassif
03/08/2009, 16:44
Só que ninguem vai fazer lateral nas dunas com um carro desses...
No Troller, este sensor representa um grande perigo para quem faz lateral em dunas.
Abraços.
Isso mesmo!
Mas agora é bom o pessoal ficar ligado nesse assunto, pois se o pedal de freio estiver justo e andar por estradas ruins onde o veículo "trepide" bastante, pode ocorrer falhas no motor, sendo que esta falha é causada por uma coisa bem "boba".
Um exemplo disso é o caso postado pelo Hmeneguzzi7 na página anterior.
Abrs,
Lucas Nassif.
RONIE_VALIM
03/08/2009, 18:26
Só para constar:
Na minha Frontier 2007 eletrônica também corta...
Abraços!
Pedro Bachir
03/08/2009, 18:35
To vendo que você tambem tem dificuldades de compreenção.
Isto nao ocorre com o carro parado, subindo uma ladeira amigo.
Ocorre com o carro em movimento, em velocidade, com o pé no acelerador.
:parede:
primeiro, olhe a mensagem que eu citei...
edit: vou colocar a mensagem que eu citei pq axo que vc tem dificuldade de compreenção:
YouTube - Heel Toe Driving Technique (http://www.youtube.com/watch?v=IuoZeuSgEj4)
segundo, ao fazer punta tacco para reduzir marcha o carro esta em movimento, com o pé no acelerador e no freio ao mesmo tempo, a unica diferença é que a embreagem também está precionada...
guilhermeludwig
03/08/2009, 20:32
Obs: "punta tacco" é outro nome para a manobra do video.:concordo:
:parede:
primeiro, olhe a mensagem que eu citei...
edit: vou colocar a mensagem que eu citei pq axo que vc tem dificuldade de compreenção:
segundo, ao fazer punta tacco para reduzir marcha o carro esta em movimento, com o pé no acelerador e no freio ao mesmo tempo, a unica diferença é que a embreagem também está precionada...
Então Pedro, a situação com a embreagem apertada não representa risco nenhum ao motorista, afinal, se a embreagem está pressionada você não está precisando de potencia nas rodas!
Em uma lateral de uma duna, você precisa de toda a potencia do motor, constantemente.
Caso o motor falhe, engasgue ou deixe de funcionar, a capotada é iminente.
Abraços.
alanjipe
04/08/2009, 19:20
:shock: vixe e agora como vou fazer pra fazer meus burnouts, esse final de semana mesmo quase estourei um pneu com o bixão... E haja fumaça...:-D
rogeriomasih
04/08/2009, 19:37
Vou testar na Ranger, que tb é eletrônica - com o mesmo motor do troller - e posto o resultado aqui.
Elmer_Jeep
04/08/2009, 19:42
:shock: vixe e agora como vou fazer pra fazer meus burnouts, esse final de semana mesmo quase estourei um pneu com o bixão... E haja fumaça...:-D
Como é que vc faz burnout se de acordo com o que foi relatado aqui ao freiar e forçar aceleração ao mesmo tempo o sensor do pedal de freio corta a alimentação do motor... :pensativo:
guilhermeludwig
04/08/2009, 20:49
Puts.... hj fiz o teste e cortou.....
Mas notei que ele só faz isso em velocidades superiores a 30/35 KM/h
rogeriomasih
04/08/2009, 22:28
Testei na Ranger (3.0 2005) e não cortou.
JEFFCATUNDA
05/08/2009, 01:22
cortou....fiz e cortou.....mas parece que tem umas nuances....vamos pesquisar...
alanjipe
05/08/2009, 08:36
Como é que vc faz burnout se de acordo com o que foi relatado aqui ao freiar e forçar aceleração ao mesmo tempo o sensor do pedal de freio corta a alimentação do motor... :pensativo:
Troller 2001 2.8 MWM, desse jeito dá pra queimar pneu até acabar com tudo...
Considero com boa regulagem meu freio, mas no teste q fiz, o corte de combustível só aconteceu qdo realmente atolei o pé no freio, será q isso é suficiente para atrapalhar minha performance em terrenos irregulares???
Pergunto pq mesmo em ondulações muito grandes o freio não movimentaria (sozinho) o suficiente para cortar o combustível...
Conclusão certa??
abraço.
henrique.t
05/08/2009, 11:14
bom dia amigos...
gostaria de uma ajuda se possivel. comprei um troller 2005/2006 3.0. tudo normal, sem problemas até então... apareceu uma falha quando atinge uma rotação entre 2.100 a 2.500 rpm. parece que corta o combustivel. da uma rateda e é só aliviar o pé e acelerar novamente que ele retoma a aceleração. abaixo de 2.000 e acima de 2.500 ele funciona normal. abre o giro e anda muito bem... isso só acontece quado se estabiliza a aceleração enrte estas rotações.
fui concesionaria, trocaram os bicos, baixaram o tanque, tiraram a borracha do pescador, passaram o scaner e nada, não aparece a falha... já troquei o filtro de diesel por duas vezes o de ar tambem. a pricipio quando sai da oficina fuincionaou muito bem viajei 200km e nada tanto em baixa como alta, mas no dia seguinte tornou a falhar... por ultimo um amigo bombista meu disse que poderia ser o sensor de alta da bomba de alta presão, mas não me deu certeza...
alguem poderia me dar uma dica???
GLEISON NOGUEIRA
05/08/2009, 11:33
Muito bem lembrado Abreu....vou ver urgente isso no meu.....lateral com corte é capotada na hora.....abraços
JEFFCATUNDA
06/08/2009, 12:11
Parece...parece, repito, que tem uma faixa de rotação que faz isso e em outras não....Eu consegui fazer em baixa rotação mas em altas não....
ALGUÉM CONFIRMA???
JEFFCATUNDA
06/08/2009, 12:14
Outra dúvida.
A fábrica do motor e a montadora não iriam jogar dinheiro fora, portanto existe um objetivo para que este sensor esteja onde está.
Qual seria????
Parece...parece, repito, que tem uma faixa de rotação que faz isso e em outras não....Eu consegui fazer em baixa rotação mas em altas não....
ALGUÉM CONFIRMA???
Vixe, o meu é o contrário, só fez acima de 2.000 giros!
coisas de troller!
PAULO CARECA
06/08/2009, 19:08
No meu o corte dura segundos, se pisar mais no acelerador ele some, mas nas situações que colocou o ABREU, esses segundos são fatais.
Lucas Nassif
06/08/2009, 19:35
Testei na Hilux AT hoje e não cortou!
Estava em alta velocidade e pisei no freio...a Hilux chegou a parar e começar a fritar os pneus, mas nada de cortar a injeção!
JEFFCATUNDA
06/08/2009, 22:09
O meu começa a freiar antes de cortar...isso quer dizer que o curso deste sensor deve ser maior que o do sensor das luzes de freio...Quanto ao objetivo do sensor, se ele fosse colocado DO OUTRO LADO, isso é, se ele acionasse quando apertado e não quando liberado, não teria esse problema.
admluizmarcelo
03/05/2021, 15:28
Meu troller esta apresentando essas falhas, o mecânico disse que é isso do sensor, será que conseguiram resolver?