Conectar

Ver Versão Completa : Tcase dando trancos, ajuda

Willys51or
01/08/2009, 17:39
Amigos, estou com um problema na Tcase original de um CJ3A (1951). Quando troco de marchas, ou seja, desaclopo o motor do câmbio, e solto a embreagem, vejo que a alavanca da reduzida dá um tranco para trás. Isso em qualquer marcha, basta eu acionar a embreagem e soltar. Com a alavanca do câmbio não acontece nada. Os amigos teriam um palpite ou já tiveram um problema assim, gostaria de conversar antes mesmo de levar ao mecânico. Obrigado.

Lucas Nassif
01/08/2009, 17:48
O meu dá isso as vezes no câmbio, em 3a marcha.

Quando eu estou andando de 3a e uso o freio motor, ao acelerar novamente a alavanca dá um tranquinho, mas não escapa marcha nem nada. Só dá o barulho mesmo.

Só não sei que diabo é isso...

SERGIO MOLLO
01/08/2009, 18:22
Amigos, estou com um problema na Tcase original de um CJ3A (1951). Quando troco de marchas, ou seja, desaclopo o motor do câmbio, e solto a embreagem, vejo que a alavanca da reduzida dá um tranco para trás. Isso em qualquer marcha, basta eu acionar a embreagem e soltar. Com a alavanca do câmbio não acontece nada. Os amigos teriam um palpite ou já tiveram um problema assim, gostaria de conversar antes mesmo de levar ao mecânico. Obrigado.

Verefique se não tem nenhum coxim quebrado:concordo:

Willys51or
02/08/2009, 20:11
Lucas, isso mesmo, mas não há escape de marcha. Também ocorre após usar o freio motor.
Sergio, valeu pela dica e tomara que seja tão simples assim. Confesso que ainda não verifiquei por falta de tempo, mas a maquina anda pouco.

Até o fim de semana quero olhar, para depois eu levar ao mecânico.

Obrigado.

inaciocm
04/08/2009, 09:15
X2

Verefique se não tem nenhum coxim quebrado:concordo:

do cambio e t-case

Rogério Barthy
04/08/2009, 10:22
Não seria folga nas cruzetas ? ou no espigão do cardan ?
Minha viatura estava com esses trancos e barulhos e sanei, substituindo uma cruzeta e o espigão do cardan traseiro.
Rogério

Willys51or
04/08/2009, 22:17
Valeu amigos, pelas dicas, esse tópico está começando a ficar interessante!!!

Gustavo de Olliveira
05/08/2009, 13:11

Olá amigos......
Mas "perai" ........ o problema relatado está na T-CASE , é a alavanca da reduzida que dá um tranco . Não é isso Willys51 ????
Pelo que eu entendi oque está ocorrendo é que a reduzida ( a engrenagem ) dentro da caixa não está ficando na posição correta, oque ocasiona o "tranco".
Pensando neste sentido oque pode ter ocorrido é a quebra ou perda de eficiencia da trava das alavancas que nada mais é do que uma molinha com uma esfera no " fucinho" da T case.
oque mantem as engrenagens em seus devidos lugares.
Faça um teste segura com a mão a alavanca na posição SEM REDUÇÃO e teste se o tranco ainda ocorre, depois faça engatado na reduzida, se parar é só a trava mesmo.
Se não parar ... pode ser os rolamentos da sua T case pedindo aposentadoria.
Um abraço

Gustavo de Olliveira
09/08/2009, 19:56
E ai willys51or foi pra trilha e ficou atolado ???? rsrs

conseguiu descobrir o problema ???

Willys51or
16/08/2009, 21:54
Valeu amigos. Não fiquei na trilha não, porque o jipe é do meu velho. Quando vi não deixei mais ele andar, digo, pescar com ele. Tinha folga sim, no cardã, espiga e luva. Vou aproveitar e talvez já troque as cruzetas. Porém, este teste de segurar a alavanca, tanto sem engatar a reduzida, quanto engatada a reduzida, vou fazer também.
O mecânico, que não vende peças, acha que é só o problema dos componentes do cardã e coxins ruins. Mas confesso que tenho minhas dúvidas. Pois nesses quase trinta anos que o jipinho está conosco, nunca foi aberta a t-case e nunca deu um problema. Acredito que mais alguém tenha chegado no final de sua vida útil. Abraço.