Ver Versão Completa : Troller na expedição
RENATO-SELVA
01/08/2009, 00:04
Amigos,
Pretendo fazer uma expedição ao Ushuaia no início do ano que vem. Alguém já fez algo parecido que possa me dar alguma idéia?
Acompanho na mídia, geralmente é usado Land Rover nessas empreitadas, o troller vem aparecendo aos poucos nesse meio, talvez por estar a pouco tempo relativamente no mercado, se compararmos com a outra marca. Isso é um clichê somente?
Numa expedição dessas, o que devo levar de peças pra manutenção?
Escolhi o troller por ser um jipe confiável, robusto e confortável (nunca andaram de willys ou bandeirante? hehehehe)
Abraços
Renatoy
O Troller é muito utilizado em expedições Renato...
Aqui tem grupos e mais grupos de Trolleiros.
O problema dele é ser pequeno, limitando a quantidade de pessoas e bagagem.
O ideal é retirar os bancos trazeiros e viajar em 2 pessoas.
No mais, só alegria.
Abraços.
cRiPpLe_rOoStEr
01/08/2009, 07:44
o bagageiro do troller é uma piada... mês passado fui na concessionária ver uns, e apesar das limitações de espaço é um modelo bastante interessante... bem que poderia ser feita uma versão mais longa, como acontecia no bandeirante, ficaria mais adequado para expedições embora acabasse sacrificando um pouco o ângulo de saída... quanto a estar a pouco tempo no mercado, o maior problema ainda está relacionado a ter uma rede de assistência especializada e reposição de peças originais menos desenvolvida...
Amigos,
Pretendo fazer uma expedição ao Ushuaia no início do ano que vem. Alguém já fez algo parecido que possa me dar alguma idéia?
Acompanho na mídia, geralmente é usado Land Rover nessas empreitadas, o troller vem aparecendo aos poucos nesse meio, talvez por estar a pouco tempo relativamente no mercado, se compararmos com a outra marca. Isso é um clichê somente?
Escolhi o troller por ser um jipe confiável, robusto e confortável (nunca andaram de willys ou bandeirante? hehehehe)
Abraços
Renatoy
Boa tarde Renato,
Em marco desse ano fui ao Atacama. Foram 14 dias de viagem. Como foi eu e minha esposa, retirei os bancos traseiros do troller e tive espaco de sobra para a bagagem. Tambem tem a opcao de tirar o banco traseiro individual ou deixar apenas o individual caso sejam mais pessoas.
Nao levei muitas pecas de reposicao, ate porque o caminho para o atacama e tranquilo. Levei filtro de oleo, oleos, fluidos e uma boa mala de ferramenta que foi utilizada apenas uma vez.
Caso o numero de pessoas nao seja tao grande, o troller e um excelente carro para expedicoes.
Um abraco:concordo:
guilhermekrug
04/08/2009, 20:27
Tem uma lista de peças no site www.euamomeutroller.com.br
Aconselho levar durepox, umas mangeiras reservas, WD 40, enforca-gato, colocar a proporção certa de líquido de radiador e usar os produtos que vendem na Argentina e no Chile para Diesel no Frio....Sempre tenho no jipe, líquido de direção, óleo, freio e caixa de ferramenta....
RENATO-SELVA
05/08/2009, 11:19
Valeu pelas dicas!!!
Muito bom o site! Nunca tinha achado nenhum que fosse tão completo sobre o Troller!
Valeu!:concordo:
fernandotf
05/08/2010, 09:50
Pessoal, estou pensando em adquirir um Troller 0km para realizar expedições.
Embora ter lido bastante tópicos aqui no fórum, continuo com algumas dúvidas:
1) A posição de dirigir para uma pessoa com 1,85m é adequada em viagens longas (15 ou 30 dias)?
2) Li muito sobre problema de "flutuação" na direção do Troller... isto incomoda em viagens longas, ou é notável apenas para os pé-de-chumbo? O modelo 2010 tem o mesmo problema?
3) A mecânica é realmente confiável? Consigo achar peças pela América Latina? Na ausência de oficinas Troller, consigo peças nas autorizadas da Ford?
4) O tanque têm 72L. Quantos quilometros aproximados consigo andar com tranquilidade andando a 110km/h? É possível embutir algum tanque extra em baixo do carro? Ou só no bagageiro mesmo?
5) Este motor 3.0 têm problemas para pegar ou de funcionamento no frio (-15ºC)? O ar-quente dá conta do recado?
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda!
Martin Melcop
05/08/2010, 10:01
Vamos lá:
1 - Sim, tinho 1,80 e nunca tive problemas com o meu, mesmo dirigindo por longas horas
2 - No meu (2005) só acontecia acima de 140 Km/h
3 - Meu 2.8 nunca me deu dor de cabeça, gostei tanto que instalei no meu JPX
4 - Entre 100 e 110, pode esperar um consumo de 9,5 a 10 Km/l. Se andar a 120 Km/h vai para 8,5 a 9 Km/h
5 - Nunca andei nessas condições com o meu
Amigos,
Abraços
Renatoy
Parceiro, dá uma olhada no link http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?securitytoken=1281115926-d0de5451e8d4d5644d200d2acd7560689918872e&s=&daysprune=&f=66, que fala sobre expedições, planejamentos etc...
Me parece que o Jeison, tinha um troller e ele rodou quase toda a America do Sul nele...
[]'s
fernandotf
15/08/2010, 09:36
Obrigado pelas respostas...
Ontem fiz um test-drive em um Troller, e fiquei muito surpreso com a posição de dirigir, assim como a estabilidade. Então fiquei com mais algumas dúvidas:
1) Li muitas críticas sobre a posição de dirigir do Troller. A versão 2010 (ou ainda anteriores) corrigiu este defeito, ou eu que não consegui perceber?
2) Uma vez fiz um test-drive em um Troller 2006... e agora em um 2010. Achei o 2010 muito mais estável que o 2006. Houve alguma outra alteração na suspensão além do ajuste das molas?
3) Existe algum motivo técnico para que a direção do troller não volte sozinho após a curva? Digo no ponto de vista de resistência ou estabilidade?
Comente como foi sua viagem ao Ushuaia.
Já fui pro Atacama com o meu e sem maiores problemas.
Os problemas estão listados a seguir:
- Farois trincados (provavelmente choque térmico - trincaram depois novamente);
- Parabrisas trincado (pedra voadora não identificada);
Quanto as perguntas:
1 - Tenho 1,85 e acho tranquilo viajar por longas horas. Cansa menos que muito carro de passeio.
2 - Nos 2009 e acima, apenas se tiver com folga na bucha da panhard.
3 - Faz uma bela revisão e troca todos os fluidos antes, aí é só alegria. Levei kit basico, correia + filtros e não usei (para o Atacama são menos de 5000km fora do Brasil) Acabei descobrindo que por exemplo em Salta (Argentina) tem oficina/loja MWM e tem peças e assistência pro NGD 3.0, portanto deve haver em outras cidades também. Item importante: Leve lubrificante com grafite para as guias dos vidros da porta. Enche demais de pó e emperra tudo. Isso vale para a Patagonia também. Ahhhh uma caixa de ferramentas sempre é bom ter, né?
4 - Consumo entre 8 a 10km/l (em altitudes acima de 3500m, o consumo aumenta 50%) Quanto a abastecer, sempre que possivel, encha o tanque. Os melhores postos são os YPF e abasteça com o Diesel Euro.
5 - A mínima que peguei até agora foi -7 graus. Em altitude tudo é complicado. A eletronica também sofre, as vezes tem que bater 2 a 3x para pegar. Para o frio que vc espera, deve-se comprar anti congelante para o diesel e pelo jeito vai precisar de correntes (cadeñas) obrigatórias na Argentina e Chile com neve.
Tirei os bancos traseiros e até hoje não coloquei de volta, alias, fiz um "porta malas" no lugar... Dá uma olhada aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/110770-troller-para-expedicao-3.html#post1792049
Dependendo quando você for, quem sabe não sou parceiro.... hehehhehhehe
Amigos,
Abraços
Renatoy
Renato,
Tem muita gente fazendo esse tipo de viagem de Troller. Eles vão e voltam.... normalmente sem problemas.
Fui pro Atacama ( viagem total = 6.300km) sem problemas no carro.
P.S. - As lambi rolha não são tão confiáveis assim.
Abs,
Reinaldo
o bagageiro do troller é uma piada... mês passado fui na concessionária ver uns, e apesar das limitações de espaço é um modelo bastante interessante... bem que poderia ser feita uma versão mais longa, como acontecia no bandeirante, ficaria mais adequado para expedições embora acabasse sacrificando um pouco o ângulo de saída... quanto a estar a pouco tempo no mercado, o maior problema ainda está relacionado a ter uma rede de assistência especializada e reposição de peças originais menos desenvolvida...
Gostei do seu nick.
Parece nome de cantor de blues em fim de carreira, tomando Wild Turkey numa casa suspeita do baixo Mississipi. Ficaria completo se fosse cripple half-blind rooster, mas enfim.
Da forma como vejo, o Troller é na verdade um jipe e sendo assim, foi pensado para 2 pessoas, pois não cabem 2 adultos com mais de 1.70m no banco de tras. Vendo por esse angulo, não tenho problemas com isso, pois conforme meu post anterior, não tenho mais os bancos traseiros (alias, não ficaram nem 6 meses no carro.
Abraços,
Reinaldo
Murillus
08/03/2013, 17:12
sim... sim... sim... jipe é jipe... feito pra dois... quando se coloca pessoas no banco trazeiro ate a forma de dirigir fica diferente... ja notaram isso ???
GPBarbosa
08/03/2013, 21:03
Gostei do seu nick.
Parece nome de cantor de blues em fim de carreira, tomando Wild Turkey numa casa suspeita do baixo Mississipi. Ficaria completo se fosse cripple half-blind rooster, mas enfim.
Da forma como vejo, o Troller é na verdade um jipe e sendo assim, foi pensado para 2 pessoas, pois não cabem 2 adultos com mais de 1.70m no banco de tras. Vendo por esse angulo, não tenho problemas com isso, pois conforme meu post anterior, não tenho mais os bancos traseiros (alias, não ficaram nem 6 meses no carro.
Abraços,
Reinaldo
um dia eu fiz do meu troller um fusca de circo.
coloquei meu pai que tem pouco mais de 1,8 e cerca 110kg no banco do passeio e meus dois irmãos com quase 1,9 no banco de traz...
ah eu tenho 1,8... Só isso já foi uma aventura... Mas deu para sobrevier...
Foi engraçado...
Murillus
09/03/2013, 08:45
um dia eu fiz do meu troller um fusca de circo
kkk... entrar até que é fácil... dificil é sair...
JEFFCATUNDA
09/03/2013, 10:26
assinando..
Caiogaucho
02/02/2014, 19:24
Acompanhando e curtindo:pular:
Acompanhando e curtindo:pular:
Bem vindo.
Falando em expedições, fiz a Carretera Austral, parte da Ruta 40 e fomos até o Ushuaia em dezembro 2013. Foram ~12.400km em 28 dias.
ZERO problemas com o Troller, inclusive andando com diesel S1800 (isso mesmo diesel agricola), pq não tinha outro!!! Nessa hora fico com pé atras em relação aos Troller 3.2 assim como qualquer outro diesel pós 2011. Vai pra um lugar desses e entope tudo que é catalizador, recirculação, etc, etc.... faz o que?
RCPM, porque você diz que as Lands Defender não são tão confiáveis assim?
Já ouvi isso de um amigo e não acreditei...
Explica aí, agora deu curiosidade...hehehehe
abs:safari-rig:
Fabio_Roberto
28/10/2014, 17:41
Depois do natal vou fazer uma de 4000 km..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/482008d1412788016t-troller-para-expedicoes-rota.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/482008d1414524569-troller-para-expedicoes-rota.jpg)
Vai ser minha primeira mas me preparei da seguinte forma...
Autonomia: O Troller é tranquilo, roda 700 km, no meu caso com qq tipo de diesel então nem me preocupei com isso.
Suspensão: Amortecedores offshox e molas novas
Pneus: Vou de BF AT 33, vai bem em qq situação.
Bloqueio: Traseiro 75% eaton truetrac e dianteiro por enquanto nada... mas até lá vou tentar colocar o mesmo na frente.
Equipamentos: Guincho, patesca, pá, hi-lifti, cinta, anilhas.
Bancos: Esse assunto é crucial o original do troller acho uma grande merda, vou de Rallydesign, ja esta encomendado.
Levar uma caixa de ferramentas.
Retirar o banco individual traseiro..
Acho que é isso.. talvez eu leve algumas peças como fusível, mangueiras etc.. ainda não pensei nisso.. mas é por ai..
RCPM, porque você diz que as Lands Defender não são tão confiáveis assim?
Já ouvi isso de um amigo e não acreditei...
Explica aí, agora deu curiosidade...hehehehe
abs:safari-rig:
Defender tem que viajar com outras defender, senão não acompanha o comboio ou atrasa todo mundo, mas não é este o motivo da falta de confiança.
Não quero entrar em polemica mas já gastei muito diesel puxando defender em viagens.
Isso é uma discussão pra muita cerveja.
Abs,
Reinaldo
Depois do natal vou fazer uma de 4000 km..
Vai ser minha primeira mas me preparei da seguinte forma...
Autonomia: O Troller é tranquilo, roda 700 km, no meu caso com qq tipo de diesel então nem me preocupei com isso.
Suspensão: Amortecedores offshox e molas novas
Pneus: Vou de BF AT 33, vai bem em qq situação.
Bloqueio: Traseiro 75% eaton truetrac e dianteiro por enquanto nada... mas até lá vou tentar colocar o mesmo na frente.
Equipamentos: Guincho, patesca, pá, hi-lifti, cinta, anilhas.
Bancos: Esse assunto é crucial o original do troller acho uma grande merda, vou de Rallydesign, ja esta encomendado.
Levar uma caixa de ferramentas.
Retirar o banco individual traseiro..
Acho que é isso.. talvez eu leve algumas peças como fusível, mangueiras etc.. ainda não pensei nisso.. mas é por ai..
Os bancos da Rallye design são fantásticos!
Fiz a viagem pro Ushuaia com eles. Nota 10!
Sugestão: dá uma inspecionada nas buchas dos amortecedores e mande trocar antes da viagem se for o caso ou leve 2 amortecedores originais na caixa de ferramentas.
Abs,
Reinaldo
Fabio_Roberto
29/10/2014, 10:30
Os bancos da Rallye design são fantásticos!
Fiz a viagem pro Ushuaia com eles. Nota 10!
Sugestão: dá uma inspecionada nas buchas dos amortecedores e mande trocar antes da viagem se for o caso ou leve 2 amortecedores originais na caixa de ferramentas.
Abs,
Reinaldo
Boa dica.
Tenho dois originais novos, vou levar. Obrigado.
Amigo RCPM, lhe perguntei pois ouvi do mecanico que as Land não são tão robustas quanto falam...
Aí até postei isso no fórum da Land, lógico com todo respeito, teve gente que ja foi atacando... E no fim, não obtive respostas. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
abs
homerohermida
29/10/2014, 23:10
Minha experiência: RJ-SC-RJ, paradas apenas para abastecer, dormir em SC e voltei. 3.000Km e zero problemas.
Amigo RCPM, lhe perguntei pois ouvi do mecanico que as Land não são tão robustas quanto falam...
Aí até postei isso no fórum da Land, lógico com todo respeito, teve gente que ja foi atacando... E no fim, não obtive respostas. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
abs
Olha, conheço pelo menos uns 20 que tem Defender e ele é um bom jipe, mas quebra como qualquer outro.
Essa lenda de inquebrável, indestrutível não é bem assim, mas infelizmente como há os radicais de todos os lados que defendem as suas viaturas, o pessoal landeiro é extremista, portanto são insuportáveis como alguns aqui no fórum do Troller também.
Tirando o fato de ser ruim de conforto (pior que o Troller), a falta de um motor mais potente (a unica land que eu conheço que anda razoavelmente é de um amigo que trocou o motor por um 2.8), a viatura é robusta e aguenta muita pancada, mas quebra como qualquer outro carro. Por isso o comentário de não serem tão confiáveis como dizem.
Como os donos acham que a viatura é indestrutível ao ponto de somente a land andar depois do apocalipse, acabam muitas vezes neglicenciando a manutenção e ai quebram.
Vou citar os 2 problemas mais comuns que são:
- Falha do alternador. Ele quebra do nada, pode pesquisar.
- Corrosão nos pontos de aterramento - não inspecionam, enche de sujeira e oxidação ai quando molha….
O que me falam é que: Bengalas/Semieixos, Bomba de direção, e algumas outras coisas, na Defender...quebram com certa/muita facilidade...
não sei, nunca tive...
Giuberto
31/10/2014, 02:51
O que me falam é que: Bengalas/Semieixos, Bomba de direção, e algumas outras coisas, na Defender...quebram com certa/muita facilidade...
não sei, nunca tive...
O problema é que o pessoal quer colocar pneu 33", 35", 37"... e a mecânica dela não é como do troller ou do marruá, com aquele câmbio de caminhão da eaton que já ganhou o dakar 10x, a caixa da borgwarner idem, diferenciais flutuantes dana idem, enfim, mecânica realmente superdimensionada para os padrões de hoje. É um projeto muito mais atrasado que o troller. Um clássico, mas, infelizmente parado no tempo.
Mas, sabendo usar, não vai quebrar. Tem que respeitar os limites, especialmente quando se está usando pneus maiores, largos e pesados. Não passou, puxa no guincho. Se forçar vai quebrar mesmo.
Tem um manual que fala exatamente a km que começa a apresentar cada problema na defender. É tiro e queda, pelo que posso me lembrar. Por volta de 50-100 mil km, aparecem problemas na caixa de direção e aterramento (desses lembro muito bem). Se usar pneus maiores, e for veículo de trilha, aparecem bem mais cedo.